• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE LAGES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE LAGES"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

2020

2020

2020

U M A N O D E D E S A F I O S

U M A N O D E D E S A F I O S

E S U P E R A Ç Ã O

E S U P E R A Ç Ã O

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE LAGES A N O 8 | N Ú M E R O 2 8 | D I S T R I B U I Ç Ã O G R A T U I T A

(2)

CARLOS EDUARDO DE LIZ

Presidente

JANELISE APARECIDA ROYER DOS SANTOS

Vice Presidente

ANTONIO WIGGERS

1º Secretário

MALEK RÁU DABBOUS

2º Secretário

JOSÉ MAXIMILIANO CAPPELLETTI BATALHA

1º Tesoureiro

LUCIA HELENA MACHADO

2º Tesoureiro

MAYCKON MICHELOTTO

Vice Presidente de Educação

ANDERSON DE SOUZA

Vice Presidente de Infraestrutura

ISABEL CHRISTINA ANTUNES BAGGIO

Vice Presidente de Serviços

ALDO ESMÉRIO DE OLIVEIRA JUNIOR

Vice Presidente de Projetos

JOACHIM GERECHT

Vice Presidente da Indústria

CELIO ANTUNES BUENO

Vice Presidente do Comércio

THIAGO MAZUHY ANDRADE

Vice Presidente de Núcleos

EVERALDO CANANI WIGGERS

Vice Presidente de Tecnologia

NILSON ROBERTO FIGUEIREDO CRUZ

Vice Presidente de Eventos

ROBERTO ROGÉRIO DO AMARAL

Vice Presidente de Desenvolvimento Regional

FABRÍCIO DA SILVA

Conselheiro Institucional Jurídico

CÉLIO VASSEN

Conselheiro Institucional de Saúde

PAULO CESAR DA COSTA

Conselheiro Institucional da Madeira

VALMIR MARCOS TORTELLI

Conselheiro Institucional de Tecnologia

ARNALDO MORAES

Conselheiro Institucional de Agronegócio

SANDRO MIRANDA GOMES

Conselheiro Institucional do Comércio

PEDRO DIRCEU CERON

Conselheiro Institucional de Supermercados

CELSO ARCANJO ROSA

Conselheiro Institucional de Infraestrutura

EDUARDO ROSSINI MONTEIRO

Conselheiro Institucional de Serviços

ZILDA ELISA LETTI PELLIZZARO

Conselheiro Institucional de Eventos

ELIEL BURIGO BORGES

Conselho Fiscal Titular

CELSO MARCOLIN

Conselho Fiscal Titular

ANTONIO CARLOS FLORIANI

Conselho Fiscal Titular

VALCIR TORTELLI

Conselho Fiscal Suplente

MARISA DAS GRAÇAS SILVA BÚSSOLO

Conselho Fiscal Suplente

MAX RICARDO MARIN

Conselho Fiscal Suplente

@acil.lages

@acil_lages

Associação Empresarial de Lages Av. Belisário Ramos, 2276 | Centro Lages - SC | Fone: (49) 3251.6611 www.acilages.com.br

DIRETORIA

DIRETORIA

GESTÃO 2020/2021

Edição: Sheila Rosa (Gerente de Comunicação ACIL)

Jornalista Responsável: Sheila Rosa - Reg. 4848/SC

Textos: Sheila Rosa

Fotografia: Arquivo ACIL/Prefeitura de Lages Projeto Gráfico e Diagramação: Sheila Rosa Distribuição: Gratuita

Assessoria de Comunicação: (49) 3251.6611 Comentários e sugestões: acil@acilages.com.br

(3)

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

PALAVRA DO PRESIDENTE

2020 foi um ano desafiador, que ficará na história e memória de todos nós que bravamente seguimos em frente. Assumimos a gestão desta entidade no dia 1º de janeiro de 2020. Pouco mais de dois meses depois teve início aquela que seria a maior crise de saúde mundial e que refletiu na economia: a pandemia do novo coronavírus.

Ninguém estava preparado para algo nessas proporções. Foi necessário agir imediatamente para que a ACIL cumprisse seu papel de representar os associados e, principalmente, de lutar pelos seus interesses.

Durante todo esse período sugerimos medidas para que os setores reabrissem e se mantivessem abertos, mantendo um diálogo permanente com os governos municipal e estadual a fim de garantir a saúde financeira das empresas. Buscamos entender o que poderia ser feito para melhorar o dia a dia durante o enfrentamento ao vírus e, assim, realizamos diversas ações relacionadas as boas práticas de gestão para ajudar as empresas a se manterem.

Mesmo assim, tivemos muitos saldos positivos e experiências inovadoras como nossas reuniões de diretoria, quase todas à distância e o sucesso de eventos virtuais.

Este desempenho está demonstrado nas páginas seguintes deste informativo, onde mostramos a atuação da ACIL como ente representativo da classe empresarial, assim como no seu envolvimento no desenvolvimento econômico da Serra Catarinense.

Por fim, agradeço aos diretores que me acompanharam nessa caminhada e que colaboraram para que pudéssemos realizar este trabalho. Agradeço as entidades parceiras, ao setor público, à imprensa e, finalmente, a equipe de colaboradores que se reorganizaram de maneira a atender as demandas internas e

Carlos Eduardo de Liz

Presidente da ACIL

com isto oferecer um trabalho qualificado de prestação de serviços aos associados.

Desejo a todos um feliz natal e um 2021 de muitas realizações.

(4)

Em 80 anos de extensas atividades, a ACIL sempre cumpriu com sua missão de representar e fortalecer a classe empresarial e o associativismo. Esta gestão, que iniciou em 1º de janeiro deste ano, se deparou com a pandemia do novo coronavírus.

A crise gerada por este vírus foi além da saúde e impactou em todas as áreas da vida em sociedade. O cenário econômico foi um dos mais afetados devido as recomendações de distanciamento social para proteção das pessoas. Mas a atual gestão cumpriu sua missão defendendo os interesses dos empresários e os representando junto aos poderes públicos, bem como manteve-se dedicada às causas do desenvolvimento socioeconômico da Serra Catarinense.

Diversas mudanças ocorreram durante o ano e novos serviços e ferramentas foram implantadas, com o intuito de auxiliar o dia a dia das empresas associadas. Mesmo em meio a pandemia, a diretoria da ACIL se manteve proativa e comprometida com o setor produtivo e os projetos ligados ao desenvolvimento da região. Se fez presente e também promoveu debates entre a sociedade civil organizada, órgãos públicos e empresas privadas, sobre assuntos relevantes que foram tratados em reuniões. Entre os temas debatidos estão o desenvolvimento regional, infraestrutura, saúde, segurança.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

DIRETORIA

REPRESENTATIVIDADE E DEFESA DOS INTERESSES E NECESSIDADES DE SEUS

ASSOCIADOS E DA COMUNIDADE

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

VOOS REGIONAIS

Os voos regionais foram discutidos em diversas ocasiões, voos estes que foram suspensos no início da pandemia e não foram retomados até o momento. Uma das alternativas para sanar este problema foi buscar uma companhia aérea de pequeno porte para operar voos nos aeroportos do interior de Santa Catarina.

A diretoria da ACIL se reuniu com o prefeito Antonio Ceron em duas ocasiões. A primeira foi em março, antes do início da pandemia, quando fez um relato sobre algumas ações pontuais como Festa do Pinhão, Mercado Público, obras no Centro da cidade e finanças. E no dia 15 de junho, quando repassou informações referentes a Covid-19 e seus reflexos no município. Naquela data havia apenas 250 casos confirmados e 519 pessoas estavam sendo monitoradas por apresentarem sintoma gripal. O prefeito também relatou a preocupação para que nenhuma família em Lages passe necessidade na questão de alimentação.

Assim, em 21 de setembro, foi realizada uma reunião entre lideranças empresariais e representantes dos aeroportos de Lages, Caçador e São Miguel do Oeste e a empresa Asta Linhas Aéreas que apresentou a proposta de uma rota para fazer a ligação destes aeroportos com Curitiba e Florianópolis. Para que os voos se tornem viáveis economicamente é necessário um mínimo de 65% de ocupação da aeronave, que possui 9 lugares. Novas reuniões serão agendadas para dar andamento a esta negociação.

(5)

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

DIRETORIA

CEASA

O então chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, participou de uma reunião no dia 03 de agosto, quando informou que está em estudo a instalação de uma unidade do Ceasa em Lages. Informação confirmada pelo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, no dia 13 de outubro, quando afirmou que já está no orçamento de 2021 a implantação desta unidade.

MERCADO PÚBLICO

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Amauri Bacci, participou da reunião em 21 de setembro, para detalhar o edital de licitação para concessão dos boxes do Mercado Público de Lages, que havia sido lançado há poucos dias.

Com um total de 40 boxes, apenas 30 deles constavam do edital, os demais entrarão em outra licitação. O valor de referência de um box de 15m² é de R$ 150 e o prazo de concessão é de 10 anos, sem possibilidade de prorrogação, conforme previsto em lei.

INFRAESTRUTURA

RODOVIAS

No ano de 2020 estiveram na pauta das reuniões da ACIL a melhoria na segurança e condições de trafegabilidade das rodovias que cortam a Serra Catarinense.

Em duas ocasiões, os representantes da Arteris Planalto Sul participaram da reunião da ACIL para atualizar as informações sobre o projeto de duplicação da BR 116, no trecho de Lages. No dia 29 de junho, o coordenador de Implantação e Conserva, Tiago Bortoli, informou que, devido a pandemia, o projeto executivo havia sofrido atraso no cronograma de entrega, mas até o final de julho seria entregue o projeto referente o trecho de Lages e, na sequência, iriam protocolar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com os orçamentos inclusos.

Em 26 de outubro, o diretor de operações, Antonio Cesar Ribas Sass, participou da reunião junto com Bortoli, quando confirmaram que o projeto havia sido protocolado na ANTT no início de agosto e encontra-se em análise. De acordo com o cronograma, a aprovação por parte da ANTT deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021. A obra deve ter início após as desapropriações, no segundo semestre de 2022, com conclusão prevista para o final de 2024. Ainda no mês de outubro, a diretoria da ACIL realizou uma reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, que fez um relato sobre os investi-mentos realizados pelo Governo do Estado na Serra Catarinense, entre elas as obras na Serra do Corvo Branco, que fará a conexão entre a Serra e o Sul do estado e a proteção das encostas da Serra do Rio do Rastro, por telas aramadas. Informou ainda sobre um estudo que está sendo realizado sobre os processos de concessão de rodovias federais junto com as rodovias estaduais.

AEROPORTO DE CORREIA PINTO

O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, e outras lideranças de Lages acompanharam o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira e o Chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, em visita do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. No encontro que ocorreu no dia 02 de outubro, o secretário relatou que serão investidos cerca de R$ 5,5 milhões para finalização das obras no aeroporto, que incluem o acesso à BR 116, iluminação, sinalização de acesso e nos processos de certificação. Segundo ele, a Infracea entrou com pedido de certificação de voos, a qual tem um prazo de 60 dias para ser aprovada e a previsão é de que, a partir de julho de 2021, o aeroporto possa receber voos comerciais.

(6)

REPRESENTATIVIDADE

O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, e o vice-presidente de Infraestrutura, Anderson de Souza, estiveram reunidos com o chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, no dia 04 de setembro, em Florianópolis, quando solicitaram apoio para modificação da lei de incentivo aos voos regionais que trata da redução da base de cálculo do ICMS sobre o combustível das empresas aéreas que operam em Santa Catarina, bem como na organização e estruturação da malha regional com uma empresa aérea de pequeno porte, ligando as cidades do extremo Oeste, Oeste e Serra Catarinense a Florianópolis e Curitiba.

No mês de outubro, a deputada federal Caroline de Toni visitou a ACIL, a fim de

conhe-R E V I S T A A C I L - D E Z E M B conhe-R O D E 2 0 2 0

DIRETORIA

cer as demandas da Serra Catarinense. Na ocasião, os empresários apresentaram duas demandas: solicitaram sua atuação junto ao Ministério da Educação para tentar converter a dívida da Uniplac, proveniente do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), em bolsas de estudo regionais; e também, seu apoio para uma agenda com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para solicitar um estudo de concessão da BR 282, no trecho entre a BR 101 e BR 116.

Ainda com o objetivo de uma maior

aproximação com os representantes

catarinenses na esfera federal, alguns diretores da ACIL receberam, no dia 11 de novembro, o deputado federal Daniel Freitas. Na ocasião foi solicitado sua atuação junto a bancada catarinense para a reativação do processo de realização de um novo leilão para implantação da usina Hidrelétrica Paiquerê; atuação para transformação da dívida da Uniplac com o Proies em bolsas de estudo; realização de um estudo para concessão da BR 282 no trecho entre a BR 101 e BR 116; e para que interceda junto ao

SAÚDE

Ainda no mês de agosto, por meio de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amures, Uniplac, Senai, ACIL e CDL, foi apresentado o protótipo de um ventilador pulmonar que poderá ser usado como suporte respiratório a pacientes hospitalizados. Fruto de três meses de intensas pesquisas e testes, o respirador ainda precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para ser disponibilizado às unidades de saúde com

O presidente do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), Dr. Ronny Albert Westphal, fez um relato para diretoria da ACIL, no dia 03 de agosto, sobre as ações de enfrentamento à Covid-19, como os procedimentos adotados pelo hospital e a destinação de leitos de enfermaria e UTI para tratamento de pacientes com coronavírus.

foco no tratamento da Covid-19.

No dia 09 de novembro, a diretoria da ACIL recebeu o secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, e a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de saúde, Beatriz Bleyer Montemezzo, que alertaram os empresários sobre a necessidade de intensificar as ações de prevenção e controle da COVID-19, devido ao grande aumento no número de Governo do Estado, para que seja apresentada proposta de lei de incentivos fiscais sobre combustível de aeronaves a fim de promover o retorno dos voos regionais.

(7)

SEGURANÇA

Para reafirmar a parceria entre a Polícia Militar e ACIL, no dia 20 de julho, a diretoria da ACIL realizou uma reunião com o comandante da 2ª Região de Polícia Militar, Coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos. Na ocasião, ele relatou que houve retração de cerca de 20% nos crimes nas cidades abrangidas pela 2ª Região de Polícia Militar, principalmente, furtos e roubos. A violência doméstica também teve um decréscimo de 16%, comparado ao período anterior a pandemia.

Sobre o coronavírus, ele informou que a Polícia Militar intensificou as fiscalizações para evitar a propagação por aqueles que não estão entendendo a situação e nas aglomerações em festas não autorizadas, para evitar que a indústria e o comércio precisem fechar as portas novamente. “Devemos usar máscara, fazer o distanciamento social, para que consigamos combater esse inimigo que é silencioso, mas que está nos atacando de uma forma muito feroz”, reforçou ele.

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

DIRETORIA

casos. Ele destacou que, apesar da Serra Catarinense estar seguindo as regras impostas pelo Governo do Estado, que permite que se mantenha todas as atividades econômicas funcionando, muitas pessoas estão relaxando em relação as recomendações no enfrentamento a pandemia, principalmente, no uso da máscara que é o cuidado básico. Ele solicitou o apoio da ACIL para conscientização das pessoas da necessidade de se manter os cuidados básicos para combater o vírus.

A A G I L I D A D E Q U E V O C Ê

P R O C U R A C O M A

S E G U R A N Ç A Q U E V O C Ê

P R E C I S A .

Atendimento personalizado

Com hora marcada

Estacionamento gratuito

A s s o c i a d o A C I L t e m

d e s c o n t o e s p e c i a l !

(8)

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

VOZ ÚNICA

DIRETORES DA ACIL ENTREGAM UMA CARTA DE PROPOSIÇÕES AOS CANDIDATOS A

PREFEITO DE LAGES

“Estamos apresentando propostas construí-das a partir de indicações dos nossos associados. Estas propostas visam o fomento da economia e a melhoria do ambiente e da competitividade empresarial local”, destacou. Em cada uma das reuniões os candidatos puderam explanar sobre seus planos de governo, os quais continham muitas das propostas apresentadas pela entidade.

Entre as proposições, o presidente da ACIL destacou a importância da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ter orçamento e ser dinâmica, além do alinhamento do secretário desta pasta com as entidades empresariais. Na saúde, o pedido é para que

o atendimento da hemodinâmica e

cardiologia esteja disponível 24 horas e na educação melhorar os indicadores da educação em Lages, projetando estar entre as 5 melhores do Estado.

Em um ano com as eleições municipais, a ACIL se manteve atenta a este momento político importante para decidir o futuro da cidade e para ajudar neste processo, a entidade fez um levantamento junto a seus associados, sobre as principais necessidades de Lages. A partir destes dados a associação formatou um documento com propostas que representam as bandeiras defendidas pela ACIL e pelos empresários.

Assim, na manhã de 21 de outubro, a diretoria executiva da ACIL recebeu os candidatos a prefeito de Lages, de forma individual e respeitando as medidas de distanciamento. Na ocasião o presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, explicou aos candidatos que a ACIL está entregando a cada um deles uma carta propositiva, com a intenção de ampliar o diálogo entre a gestão pública e a sociedade organizada.

(9)

NÚCLEOS EMPRESARIAIS

O Núcleo de Jovens Empreendedores de Otacílio Costa também realizou encontros com os candidatos a prefeito daquele município. No dia 22 de outubro, eles se reuniram com Fabiano Baldessar e no dia 06 de novembro com Robson Medeiros.

Nas duas ocasiões, os candidatos conheceram o trabalho do núcleo e em seguida, responderam a algumas perguntas sobre o empreendedorismo e Nas noites de 28, 29 e 30 de outubro a ACIL Jovem e o Núcleo de Tecnologia e Inovação promoveram reuniões individuais com os postulantes ao cargo de chefe do executivo municipal.

Na ocasião, além de conhecer os núcleos, cada candidato teve a oportunidade de responder a alguns questionamentos sobre

assuntos relacionados a causa

empreendedora, inovação, desenvolvimento econômico e social de forma sustentável. Extremamente participativos nas questões relacionadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da região, os nucleados reforçaram junto aos candidatos algumas propostas relacionadas a estes temas. Também entregaram a eles um termo de compromisso, o qual foi assinado por todos os candidatos.

mento econômico e social de forma sustentável de Otacílio Costa. Ao final do encontro, foi apresentada uma carta de compromisso com algumas proposições

para consolidar políticas públicas

relacionadas ao empreendedorismo. Ambos assinaram prontamente o documento.

Por fim, foi a vez do Conselho dos Núcleos da ACIL, que é formado pelos coordenadores e vice coordenadores dos 17 núcleos da entidade, se reunirem com os candidatos a prefeito de Lages, de forma individual. O encontro aconteceu na noite dos dias 09 e 10 de novembro, no auditório da ACIL.

Além de explanar sobre seus planos de governo, os candidatos também puderam

conhecer um pouquinho sobre a

metodologia de trabalho dos núcleos empresariais que, apesar de serem apolíticos, são totalmente envolvidos nas causas empreendedoras e de desenvol-vimento socioeconômico de Lages.

Os candidatos também foram questio-nados pelos nucleados, sobre ações para melhoria do ambiente empreendedor, como tornar Lages protagonista do desenvol-vimento econômico regional, entre outros.

(10)

CERCA DE 500 PESSOAS ACOMPANHARAM A TRANSMISSÃO ONLINE DO ENTREVERO

SUMMIT 2020

A segunda edição do maior evento sobre marke-ting, vendas, empreendedorismo e inovação da Serra Catarinense, o Entrevero Summit, aconteceu 08 de agosto. Cerca de 500 pessoas acompanharam a transmissão online do evento que tem o objeto de fortalecer e estimular a evolução das pessoas e empresas que buscam inspiração e conhecimento para fazer mais e melhor.

Organizado pelo Núcleo de Marketing e Vendas

da ACIL, o evento reuniu cinco palestrantes de renome no mercado estadual que compartilharam muito conteúdo, informação e conhecimento. A primeira palestrante foi Mariana Goetten Matias, que é especialista em estratégias de marketing e deu dicas de como manter o cliente que foi para internet.

Em seguida, o investidor Anjo, Flávio Moritz, destacou que vender bem não é o bastante, é necessário inovar para se manter no topo. Luciano Moura, diretor de mercado da NSC Comunicação, foi o terceiro palestrante a se apresentar. Ele falou sobre as mudanças no comportamento de consumo esperadas para o “novo normal”. Após, foi a vez de Cristina Keiko Yamaguchi, doutora em engenharia e gestão do conhecimento, falar sobre inovação e otimização de conversões em vendas. E por último, o diretor da PackID, Thales Akimoto, apresentou indicadores de desempenho para startups e ressaltou que o que não é medido não pode ser gerenciado.

Uma semana intensa com diversos eventos promovidos pelos núcleos empresariais da ACIL, essa é a definição para a 3ª Semana dos Núcleos Empresariais, realizada em Lages, de 10 a 13 de agosto, de forma virtual. O evento é uma proposição da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e envolveu 552 núcleos empresariais de todo o estado. Na noite do dia 10, o Núcleo de Eventos promoveu um bate papo sobre Soluções empreendedoras para ajudar seu negócio, com Altenir Agostini, coordenador regional do

MUITA INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO COMPARTILHADOS NA 3ª SEMANA DOS

NÚCLEOS EMPRESARIAIS DA ACIL

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

PROGRAMA EMPREENDER

Núcleo de Marketing e Vendas

Conselho dos Núcleos

do Sebrae, e Vanessa Valim Mendes, gestora de atendimento do Sebrae. No dia 11 foram realizadas diversas atividades. No início da manhã, o Núcleo de Gestão de Pessoas promoveu uma Trilha do autoconhecimento: desenvol-vimento pessoal em equipe e home office, com a gestora de talentos da PrintWayy, Lidia Fernanda de Souza; às 9 horas foi a vez do Núcleo de Empreende-dores Jurídicos, que promoveu o Café e Inovação, com o advogado Pedro Pirajá que falou sobre o tema Transformação na advocacia. No período da tarde, a ACIL Jovem realizou uma conversa com Aldo Esmério e Karoline Cecchin que esclareceram alguns pontos com relação a suspensão de contratos, linhas de crédito e assuntos tributários. No início da noite, o Núcleo de Contadores promoveu um treinamento sobre postura profissional, cordialidade e a capacidade de resolver problemas com Karla Oliveira, CEO na LR Gestão. Encerrando a noite

(11)

de terça feira, o Núcleo de Jovens Empreendedores de Otacílio Costa, realizou um workshop sobre Marketing nas redes sociais, com a jornalista e especialista em marketing digital, Aline Oliveira.

Na manhã de 12 de agosto, aconteceu a palestra com o tema Desmistificando investimentos em Startup, com Marcelo Wolowski, promovida pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação. No início da tarde, o Núcleo de Educação realizou uma troca de informações com o Núcleo de Escolas Particulares de Franca (SP). E à noite, o Conselho dos Núcleos promoveu o workshop O Pitch Perfeito: aprenda a vender o seu negócio em poucos minutos, com Kayuá Freitas.

O ponto alto da Semana dos Núcleos Empresariais foi o Hub de Negócios promovido pelo Conselho dos Núcleos na noite de 13 de agosto. Seguindo o modelo da sessão de negócios, o evento foi adaptado para o meio digital. Com um número limitado a 35 participantes para não ficar muito cansativo, cada um teve dois minutos para apresentar seus negócios aos demais participantes. Cada empresa deixou na ACIL seu material de divulgação, que foi colocado em sacolas personalizadas e entregues aos participantes antes do início do evento.

O mundo corporativo já estava numa constante transformação no que diz respeito aos recursos humanos, mas a pandemia acelerou

alguns processos e outros

precisaram ser reinventados. O novo contexto no mercado exige repensar procedimentos e antecipar algumas tendências.

Para debater esse novo

momen-to e buscar fortalecer as

competências de liderança, gestão de pessoas e gestão estratégica nos

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

PROGRAMA EMPREENDER

Núcleo de Gestão de Pessoas

NÚCLEO DE GESTÃO DE PESSOAS DA ACIL REALIZA EVENTO ONLINE SOBRE O

FUTURO DA GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS

profissionais de Lages e região, o Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIL promoveu um evento online, entre os dias 18 e 20 de agosto, o (Re)inventando a Gestão de Pessoas. No primeiro dia do evento (18), a coach e analista de perfil comportamental e especialista em Gestão de Pessoas, Débora Santos, abordou o tema Entender de pessoas é entender de negócios. Em sua abordagem, ela destacou a importância de entender as pessoas e seus perfis, para obter melhores resultados no seu negócio.

No dia 19, foi a vez da consultora de recursos humanos, Edileusa Sena, falar sobre como desenvolver uma cultura de alta performance utilizando a gestão de pessoas. Segundo ela, em um mundo extremamente competitivo e veloz, lideranças e colaboradores estão sempre em busca de um melhor desempenho e posicionamento de mercado e a construção de uma cultura de alta performance é essencial para isso.

E encerrando o evento, no dia 20, o facilitador de processos criativos e de inovação organizacional Igor Drudi, falou sobre como será a nossa gestão de pessoas pós pandemia. Ele destacou que o profissional de recursos humanos tem um papel desafiador pela frente. Não se sabe o que acontecerá, mas quem conseguir responder ao momento com soluções inovadoras e demonstrar uma adaptação constante, certamente sairá à frente e terá mais chances de estar bem quando toda a situação se acalmar.

(12)

em parceria com o Curso de Administração da Uniplac. Durante o evento, acadêmicos e comunidade em geral tiveram a oportunidade de se capacitar em áreas como: mídias sociais, ferramentas Google, canvas e gestão de negócios.

Na primeira noite de seminário, aconteceu a apresentação do Be-a-bá das mídias sociais. Por meio de uma parceria com o Núcleo de Marketing e Vendas da Associação Empresarial de Lages, Janaína Colpani, Joyce Leão e Paula Tebett apresentaram o panorama das mídias sociais que mais crescem, uso e vantagens do whatsapp business, assim como do Instagram, partindo de um olhar de constância humanização no relacionamento com o cliente.

No dia 09, aconteceram duas apresentações. Na Sala 1, Thiago Mazuhy Andrade apresentou as ferramentas Google e de forma prática explicou o uso de ferramentas como Google Drive, Forms, Agenda, Keep, sites e Google Meu Negócio. Destacou que aliar a tecnologia nos negócios é estratégico, gera oportunidade e gestão do tempo, elevando o nível profissional em diversos segmentos. Na Sala 2, Fernando Ortega explanou sobre o Canvas, uma ferramenta que possibilita clareza e planejamento de qualquer negócio, através de olhares como "qual a dor do meu cliente, qual valor da minha empresa, como entregarei meu produto ou serviço”, entre outras reflexões que podem ser construídas através dessa metodologia colaborativa.

A resolução que isenta os Bares e Casas Noturnas de alvará anual e licença mensal foi tema da primeira reunião híbrida, do Núcleo de Bares e Casas Noturnas, realizada na tarde de 27 de outubro, e que contou com a presença do diretor de fiscalização tributária do município, Alexandre dos Santos Martins.

A Resolução 57/2020 CGSIM, dispõe sobre isenção de expedição de alvará e licença de funcionamento pela Polícia Civil, para estabelecimentos considerados de "Baixo Risco", dentre eles bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com ou sem entretenimento. Porém, estas atividades não estamos imunes a fiscalização, devendo ser observado, quando necessário, o processo administrativo para verificação de adequação da atividade quanto à necessidade de alvará, perturbação do sossego ou outras questões que se apresentem.

R E V I S T A A C I L - D E Z E M B R O D E 2 0 2 0

PROGRAMA EMPREENDER

Cerca de 250 pessoas acompa-nharam a edição online do Seminário do Empreendedor, que aconteceu de 08 a 10 de setembro, pela plataforma Google Meet. A plataforma chegou em sua capacidade máxima de participantes, com muito engajamento e participação dos alunos e professores.

Esta foi a 12ª edição do evento e teve como tema "Conectado com o novo normal". Uma realização da ACIL Jovem

ACIL Jovem

CONECTADO COM O NOVO NORMAL FOI O TEMA DA 12ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO DO

EMPREENDEDOR

No último dia do seminário, Vinicius Cadore Furlanetto, apresentou um panorama dos negócios, com olhar inovador e transformador diante do novo Normal, do mundo VUCA (termo em inglês que em português significa volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade), salientando pilares como a gestão de processos, a gestão das pessoas e a gestão da mudança.

Núcleo de Bares e Casas

Noturnas

NÚCLEO DE BARES E CASAS NOTURNAS DA ACIL REALIZAM REUNIÃO COM DIRETOR

DE FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO

(13)

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

PROGRAMA EMPREENDER

Sobre o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura, Martins explicou que ao fazer o pedido do CNPJ o empreendedor deve solicitar a consulta de viabilidade de início de atividade e para facilitar o processo, deve colocar no pedido tudo o que está previsto -som, música ao vivo, bar, boate, espaço para dança. “O empreendedor poderá iniciar sem o alvará, mas não pode ficar sem. Ele tem 180 dias para se adequar”, alertou.

Núcleo da Mulher

Empreendedora

NÚCLEO DA MULHER DA ACIL REALIZA CAMPANHA EM PROL DO OUTUBRO ROSA E

NOVEMBRO AZUL

Uma das principais atividades do Núcleo da Mulher Empreendedora é a campanha Outubro Rosa, onde são realizadas ações para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Engajadas com ações sociais e cuidados com a saúde, as nucleadas decidiram ampliar o alcance da campanha e incorporaram o Novembro Azul, para alertar sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata.

Em um ano com pandemia da COVID-19, que impede atividades coletivas, o Núcleo da Mulher focou em duas ações que seguiram as normas restritivas, mas buscando dar a ampli-tude ao movimento que tem tradição mundial. A primeira, foi o Troco Solidário, que teve a renda revertida para a Casa de Apoio Colibri. Através de uma parceria com O Boticário e Brasil Cacau, de Lages, foram disponibilizados cofres nas lojas para que as pessoas interessadas em ajudar depositassem suas doações.

Já a segunda ação, envolveu várias entidades e teve como foco que o máximo de pessoas possível realizassem alguma atividade física ou prática que revelasse autocuidado, usando um acessório na cor rosa. A ideia foi que cada participante registrasse o momento com uma foto e publicasse em suas redes sociais, no dia 31 de outubro, marcando a sua entidade participante e a #SCROSA. Como a pandemia impede as atividades coletivas, esta ação foi uma possibilidade de causar grande impacto em favor da saúde das mulheres, mantendo as regras de distanciamento impostas pelas autoridades sanitárias.

O Núcleo de Engenharia e Arquitetura firmou parceria com a Defesa Civil e estão realizando inspeção nos abrigos municipais de Lages, com o objetivo de identificar as condições das instalações que acolhem pessoas desabrigadas.

Núcleo de Engenharia e

Arquitetura

NÚCLEO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, EM PARCERIA COM A DEFESA CIVIL,

REALIZA INSPEÇÃO NOS ABRIGOS MUNICIPAIS DE LAGES

(14)

Os nucleados estão conhecendo a estrutura e verificando as condições das unidades que são disponibilizadas pela Prefeitura de Lages. Eles observam a estrutura e vedações, goteiras ou falhas no telhado, instalação e limpeza de calhas, qualidade do forro e do piso, pintura, vidros, instalação elétrica, acessos e acessibilidade, entre outros. Após a inspeção, se identificada a necessidade, encaminham um

relató-R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

PROGRAMA EMPREENDER

rio à Prefeitura que providenciará as adequações necessárias.

Os abrigos que fazem parte deste projeto estão localizados nos bairros Guarujá, Bates, São Carlos, Maria Luiza, Vila Maria, Sede Pinheirinhos, Jardim Panorâmico, Penha, Loteamento Nadir, Ferrovia, Habitação, Universitário, Araucária, Santa Clara, Triângulo, Santa Helena, Bela Vista, Petrópolis, Vila Comboni, Santa Mônica, Ipiranga e Salto Caveiras.

O Núcleo de Gastronomia realizou, de 20 de novembro a 10 de dezembro, uma edição especial do festival gastronômico Sabores de Lages em comemoração aos 254 anos de Lages, cidade que abraçou a ideia deste festival e que a cada edição torna este evento maior devido à grande participação de todos. Por isso, cada um dos pratos participantes recebeu nomes relacionados a pontos turísticos, lendas e outras referências ao município.

Chamou a atenção a diversidade e qualidade do cardápio, composto por mais de 30 pratos inéditos, doces e salgados. Cada receita preparada com temperos e ingredientes regionais, o que confere um sabor totalmente peculiar. O festival reuniu diversos estilos da culinária entre carnes, peixes, massas, hambúrgueres, pizzas, sanduíches, bolos, através dos melhores restaurantes de Lages.

O festival tem como propósito valorizar a culinária local com pratos que levam uma identidade gastronômica de Lages. “Além de valorizar os ingredientes culinários regionais, fortalecendo a identidade gastronômica local, o evento tem como objetivo fortalecer os estabelecimentos participantes”, destaca o coordenador do núcleo, Ruan Rangel.

O Sabores de Lages é uma realização do Núcleo de Gastronomia de Lages, com o apoio da ACIL e CDL.

Núcleo de Gastronomia

EDIÇÃO ESPECIAL DO FESTIVAL GASTRONÔMICO REPETE SUCESSO DAS EDIÇÕES

ANTERIORES

(15)

Melhoria na eficiência e assertividade no atendimento aos clientes, resultando em uma gestão de excelência foram os objetivos do Núcleo de Contadores (Nucont) ao participar do Programa de Aceleração de Núcleos (PAN), promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC).

Os nucleados concluíram, nesta primeira quinzena de dezembro, as ações propostas no projeto e aplicadas através do Programa de Qualidade e Excelência das Empresas de Serviços Contábeis ((PQEC), ministrado pelo Sescon. Estas ações foram desenvolvidas por meio da adoção do Modelo de Excelência da Gestão, que visa estimular e apoiar as empresas no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.

O programa composto por diagnóstico, capacitação e aplicação das melhorias,

Também fez parte das ações do projeto, o curso sobre Vendas Consultivas, que propiciou o desenvolvimento de uma visão estratégica da área e aperfeiçoamento das competências negociais para efetivação da venda do serviço com sucesso.

Participaram do projeto nove empresas nucleadas, são elas: Audibert Contabilidade, Audicon Soluções Contábeis, Cecchin Contabilidade, Confiar Contabilidade, Isoton Contabilidade, JC Serviços Contábeis, LK Contabilidade, OnLima Contabilidade e Ouro Preto Contabilidade.

sentou aos nucleados os seguintes temas: gestão estratégica, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente, gestão de processos, acompanhamento de indicadores e acompanhamento de resultados.

Para o coordenador do núcleo, Aldo Esmério, a participação no PQEC foi de

importância estratégica, “revisamos e

otimizamos todos os nossos processos, garantindo uma entrega de serviços com qualidade e eficiência. A Audicon com a implantação plena do PQEC, garante a nossos clientes, fornecedores, colaboradores e comunidade que estejamos alinhados com as melhores práticas do mercado em operação e gestão”.

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

PROGRAMA EMPREENDER

Núcleo de Contadores

NÚCLEO DE CONTADORES FINALIZA COM SUCESSO O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO

DE NÚCLEOS

Até 50% de desconto em consultas e

exames!

Informações: (49) 3251.6611

Este convênio é para você que

não tem plano de saúde!

(16)

Planejamento da ACIL Reunião sobre BR 116

Prefeito Antonio Ceron e Ten. Cel. Fabiano da

Silva em reunião da diretoria da ACIL José Wolny de Souza, supervisor da Berneck nareunião da ACIL

Secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, participou da primeira

reunião híbrida da ACIL Reunião com presidente do Hospital

Nossa Senhora dos Prazeres, Dr. Ronny Albert Westphal

Reunião com Conselho Superior da ACIL

Nesta edição especial de final de ano, reunimos algumas fotos que representam as principais ações da ACIL durante o ano de 2020. Um ano repleto de desafios, e muitos deles nos obrigaram a pensar diferente, buscar novas estratégias, novas parcerias e sair da zona de conforto. Ao mesmo tempo foram muitos os aprendizados, as experiências, o conhecimento adquirido, as parcerias e networking.

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

FATOS E FOTOS

FATOS E FOTOS

Café com associados

(17)

Reunião com delegados da Policia Civil Lançamento do respirador desenvolvido em Lages

Abertura da Expolages 2020 Visita ao prefeito em exercício, Juliano Polese

Entrevista para SBT/SC

Vistoria no Aeroporto de Correia Pinto Visita à Associação de Videira R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

FATOS E FOTOS

Reunião com Asta Linhas Aéreas

Entrevista para NSC TV Reunião com Chefe Interino da Casa Civil

Reunião com deputado Daniel Freitas Reunião com Deputada Caroline de Toni

(18)

Oferece a segurança que o empreendedor procura para o seu capital intelectual. Os ser-viços incluem registro de marcas no Brasil e no exterior, proteção do design, pesquisas em bases tecnológicas e patentes de inovação, acompanhamento processual, direito autoral, entre outros.

Soluções inteligentes para a tomada de decisões de crédito e apoio a negócios, promovendo mais segurança nas transações comerciais. Uma excelente ferramenta para análise de concessão de crédito, através de consulta do CNPJ ou CPF, bem como para inclusão de devedores, quando necessário.

O convênio ACIL Saúde permite ao usuário o acesso a consultas e diversos serviços com profissionais e estabelecimentos da área da saúde credenciados junto à entidade, com descontos significativos. Além de proprietários e funcionários de empresas associadas, o benefício também pode ser estendido a dependentes e não tem mensalidade, nem carência ou limite de idade.

Documento eletrônico que comprova a identidade de uma pessoa ou empresa, para garantir a autenticidade de remetentes e destinatários de documentos e dados que trafegam pela Internet, trazendo segurança para as transações online e a troca eletrônica de documentos e informações, com presunção de validade jurídica.

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

A ACIL oferece importantes ferramentas para auxiliar na busca pela excelência da gestão empresarial e facilitar o dia a dia da empresa. São produtos e soluções para complementar a gestão, potencializar o desenvolvimento do negócio e beneficiar as empresas associadas.

Documento que atesta a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que mantêm acordos comerciais com o Brasil, com o objetivo de conceder redução ou isenção do imposto de importação, garantindo o acesso preferencial de mercadorias ao mercado externo.

(19)

UTIL Alimentação: É uma solução desenvolvida para atender o Programa de

Alimentação do Trabalhador (PAT), que permite que as empresas deduzam das despesas com a alimentação dos próprios trabalhadores em até 4% do Imposto de Renda devido.

UTIL Card: É um cartão que facilita a gestão financeira e de recursos humanos

das empresas associadas da ACIL e tem o objetivo de informatizar o sistema de convênios e antecipação de salários através de contra vales.

UTIL Combustível: Cartão pré-pago com rede credenciada exclusiva para

utilização em postos de combustíveis e oficinas mecânicas, destinado para empresas que trabalham com frota de veículos e ajuda de custo para viagens e desejam automatizar o processo tornando-o mais prático e seguro.

UTIL Prêmio: É um cartão pré-pago para que as empresas possam oferecer

prêmios e recompensas para seus colaboradores de forma prática e segura, com relatórios gerenciais em rede credenciada personalizada. Ideal para datas comemorativas, reconhecimento de talentos, custeio de cursos e todo tipo de premiação.

Sua empresa pode oferecer assistência odontológica aos seus colaboradores, extensível aos seus respectivos dependentes, por meio da Uniodonto. Com uma pequena mensalidade, o plano dá acesso a ótimos profissionais, gerando maior bem estar e saúde ao colaborador.

Parcerias com empresas associadas com o objetivo de oferecer descontos e promoções aos demais associados e seus colaboradores, proporcionando mais visibilidade às empresas, além de incentivar o associativismo e a realização de negócios.

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

Um jeito fácil e assertivo de cobrar uma dívida. É uma ferramenta que se destaca pelo baixo custo de inserção de títulos para cobrança via tabelionatos de protesto, e por ser um sistema online capaz de se integrar com outros sistemas das empresas.

(20)

Todo associado da ACIL pode usufruir dos descontos que as Empresas Associadas Parceiras oferecem.

BOA VISTA SCPC

10% de desconto nos produtos Makita + 5% de desconto no preço da etiqueta à vista ou 3x no cartão.

20% de desconto na mão de obra e serviços de assistência técnica Makita, Bosch, Garthen, Nagano, Cid e Cortag.

15% de desconto nos Softwares com Mensalidade. 10% de desconto nos Softwares sem Mensalidade.

5% de desconto nos laudos e programas: LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.

10% de desconto no plano bimestral. 20% de desconto no plano quadrimestral. 30% de desconto no plano semestral.

35% de desconto + bônus de 1 mês no plano anual.

30% de desconto na avaliação psicológica para porte de armas, CR, piloto de aviação civil, cirurgia bariátrica, vasectomia, cargos de trabalho, orientação profissional e avaliações psicológicas em geral.

15% de desconto na matrícula anual.

10% de desconto nas mensalidades com pagamento até o vencimento. Material Nível Básico de Inglês sem custo.

10% de desconto na mensalidade para alunos novos, desconto válido para funcionários e dependentes.

50% de desconto em cursos profissionalizantes.

30% de desconto nas mensalidades.

5% de desconto na clínica (rações, cirurgia, vacinas, internamento, acessórios). 10% de desconto na consulta.

ALIAFER ALIANÇAS FERRAMENTAS - (49) 3222-0347

 

ASP SOFTWARES - (49) 3223-0649

BEST - BENTHIEN ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO - (49) 3222-3636

 

BOM CUPOM LAGES - (49) 99902-1315

Desconto para as empresas que divulgarem no verso do cupom fiscal dos supermercados parceiros:

CAC DA SERRA - CENTRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA SERRA - (49) 3222-5433

EXCETO PERÍCIAS PSICOLÓGICAS PARA O DETRAN-SC.

 

CAMDEN ESCOLA DE IDIOMAS - (49) 3224-2839

 

CCAA - (49) 3222-2102  

CEBRAC - (49) 3019-1313

Obs.: Válido para colaboradores de empresas associadas e dependentes.

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PEQUENOS BRILHANTES - (49) 3223-9837        

CLÍNICA VETERINÁRIA QUERÊNCIA DOS ANIMAIS - (49) 3229-1625

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

(21)

BOA VISTA SCPC

30% de desconto nas mensalidades.

20% de desconto nas mensalidades. 12% de desconto para o 1º filho. 15% de desconto para o 2º filho.

15% de desconto em locação de máquinas de café. 10% de desconto na compra de máquinas de café. 24% de desconto em medicamentos de marca 26% de desconto em anticoncepcionais

50% a 90% de desconto em genéricos de uso contínuo

Na compra de 3 caixas de medicamentos genéricos de uso contínuo, a 4ª caixa sai por apenas R$ 0,01 (um centavo)

10% de desconto.

5% de desconto nas mensalidades.

10% de desconto para serviços de DRONE, georreferenciamento e inventário florestal. 4% de desconto em impressos gráficos.

6% de desconto em confecção de brindes e presentes corporativos. 10% de desconto nos cursos preparatórios para concursos.

Isenção da taxa de locação da Capela Mortuária. Seguros personalizados

Descontos especiais

Pagamento por débito em conta corrente e cartão de crédito Atendimento 24 horas para todos os produtos

Atendimentos a sinistros otimizado.

10% de desconto nos produtos de higienização e limpeza. 10% de desconto na venda de extintores.

20% de desconto nas mensalidades.

COLÉGIO COC LAGES - (49) 3380-4083

Obs.: Desconto válido apenas para mensalidades de alunos novos e com solicitação no ato da matrícula. O desconto não é válido para a taxa de matrícula.

COLÉGIO OBJETIVO LAGES - (49) 3224-0500

 

COLÉGIO SANTA ROSA - (49) 3222-0391

 

DI SANTOS MÁQUINAS DE CAFÉ - (49) 3224-4271

 

DROGARIAS ULTRA POPULAR – (49) 3019-0033

      

FOMTOGRAPHY - (49) 8829-1264

 

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS / MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL - (49) 3224-0444

 

GEONEVES AGRIMENSURA E TOPOGRAFIA - (49) 3223-4275

 

GRÁFICA BRINDES LAGES - (49) 3223-3444

  LIDERANÇA CONCURSOS - (49) 99907-2187   PARQUE DA SAUDADE - (49) 3222-5533 / 3222-3777   PLANALTO SEGUROS - (49) 3251.8900  

QUIMAR SOLUÇÕES EM HIGIENE E LIMPEZA - (49) 3222-7349

 

SCI SISTEMAS CONTRA INCÊNDIO – (49) 3224-6986 

SENAC - (49) 3223-3855

(22)

Risco baixíssimo: CDI + 0,69% a.m. Risco Baixo 1: CDI + 0,74% a.m. Risco Baixo 2: CDI + 0,79% a.m. Risco Médio 1: CDI + 0,84% a.m. Risco Médio 2: CDI + 0,89% a.m. Risco Alto 1: CDI + 0,99% a.m.

10% de desconto para implantação do software Company válido somente para clientes novos. 5% de desconto nas mensalidades do software Company válido somente para clientes novos. 10% de desconto nos serviços de: georreferenciamento de imóveis rurais – INCRA; levantamento com DRONE/VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado); mapeamentos temáticos (uso do solo, quantificação de lavouras, falhas, fitossanidade e contagem de árvores).

7% de desconto no desenvolvimento de aplicativos móveis (Android e iOS) para pagamentos à prazo e 10% de desconto para pagamentos à vista na contratação;

7% de desconto no desenvolvimento de sites para pagamentos à prazo e 10% de desconto para pagamentos à vista na contratação;

5% de desconto na mensalidade dos planos de gestão de conteúdo para redes sociais.

10% de desconto para associados ACIL + 10% de desconto nas mensalidades para pagamento até o dia 10 de cada mês.

10% de desconto para Calouros nos cursos de Graduação¹;

30% de desconto para Transferências/Reingressos nos cursos de Graduação¹;

30% de desconto nas matrículas e mensalidades para os Calouros dos cursos de Administração e Ciências Contábeis;

10% de desconto para Pós Graduação Lato Sensu;

30% de desconto nos cursos de Pós Graduação Stricto Sensu²;

10% de desconto para Calouros, Transferências/Reingressos e Matriculados nos cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu¹;

5% de desconto nos laudos e programas: LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.

SICREDI - (49) 3289-9800

Capital de Giro - Entidades Empresariais:

SOFTECSUL TECNOLOGIA - (49) 3289-5100

SUL FLORESTAS GEO ENGENHARIA - (49) 3018-2868

UEEK AGÊNCIA DIGITAL - (49) 3222-6501

UNICESUMAR - (49) 3224-9521

UNIPLAC – (49) 3251-1000

Funcionários de empresas associadas:

Dependentes de funcionários de empresas associadas:

Observação¹: os descontos não contemplam os cursos de Engenharia da Produção, Medicina, Odontologia, Sistemas de Informação, Pós Graduação Lato Sensu e Pós Graduação Stricto Sensu. Observação²: Poderá ser concedido o desconto após análise do pedido pela Comissão Fiscalizadora da Uniplac.

WORK MASTER - (49) 3222-3636

R E V I S T A A C I L - A G O S T O D E 2 0 2 0

REDE DE VANTAGENS

Risco baixíssimo: CDI + 0,59% a.m. Risco Baixo 1: CDI + 0,64% a.m. Risco Baixo 2: CDI + 0,69% a.m. Risco Médio 1: CDI + 0,74% a.m. Risco Médio 2: CDI + 0,79% a.m. Risco Alto 1: CDI + 0,89% a.m.

(23)
(24)

SUA VIDA!

Evite aglomerações e locais que não

seguem as medidas de segurança

VALORIZE

A pandemia ainda

não acabou.

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Esta comunidade ética não decorre simplesmente do estabelecimento de leis e instituições abstratas, que distribuem direitos aos membros, nem meramente com o respeito à