• Nenhum resultado encontrado

MANUAL ACADÊMICO MISSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL ACADÊMICO MISSÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MANUAL ACADÊMICO

MISSÃO

A Universidade do Oeste Paulista tem como missão desenvolver a educação num ambiente inovador e crítico-reflexivo, pelo exercício das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento científico, contribuindo para a formação de profissionais cidadãos comprometidos com a responsabilidade social e ambiental.

Este manual tem como objetivo ser um pequeno guia de orientação, e no caso de dúvidas você deve recorrer à página do curso no site: www.unoeste.br, à secretaria ou à Coordenação do curso de Psicologia.

Presidente Prudente 02/2012

(2)

Caro(a) aluno(a),

Bem vindo ao Curso de Psicologia!

Que possamos transformar a convivência dos anos de formação em oportunidade concreta de aprendizagem, crescimento e mudança.

A UNOESTE E O CURSO DE PSICOLOGIA

O percurso histórico e legal da UNOESTE identifica-a como instituição privada, mantida pela Associação Prudentina de Educação e Cultura - APEC e reconhecida pela Portaria Ministerial ME nº 83-12/02/1987. Iniciou com a autorização de funcionamento de sua primeira faculdade, através do Dec. nº 71190, de 03/10/1972, oferecendo cursos de formação de professores e especialistas para o magistério.Oferece 53 cursos em diferentes áreas do conhecimento. A partir de 1987, passou a oferecer cursos de pós-graduação lato-sensu, com interessante acervo de produção de monografias. Em 1994, iniciou seus trabalhos nas áreas da pós-graduação stricto-sensu. Hoje, aos 40 anos, transformada num verdadeiro complexo universitário, a UNOESTE destaca-se por sua atuação em diversas áreas de conhecimento.

Nesse ambiente, com 25 anos de existência, está o curso de Psicologia que encontra interlocução junto a outros campos de saber e práticas voltadas à promoção humana nos contextos das demandas locais e regionais. Esta interlocução é imprescindível à formação profissional pautada pela atuação em equipe multidisciplinar, indispensável para o atendimento global a indivíduos, grupos, organizações e comunidades. O curso oferece aos ingressantes a possibilidade de uma formação profissional generalista que contempla a diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano, visando à promoção de saúde mental em seus diversos contextos. Sua missão é a formação de Psicólogos que assumam uma postura crítica, científica e ética frente aos desafios contemporâneos do conhecimento, que saibam compreender o ser humano e social de modo não acabado, apreendendo a complexidade e multideterminação do fenômeno psicológico. Durante a graduação o aluno é preparado para o desenvolvimento de habilidades e competências que o tornem apto à resolução de problemas abstratos, no campo humano e social, com capacidade para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica. Propicia a ampliação da visão do trabalho em Psicologia para uma perspectiva inter e multidisciplinar, que compreenda as várias interfaces com outras áreas de conhecimento, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades para uma formação qualificada, visando uma participação diferenciada no mercado de trabalho, pois o profissional atua diretamente com as relações humanas e sociais. Na atualidade, este profissional se faz necessário em vários contextos, tais como: hospitais, escolas públicas e privadas, fóruns, consultórios, agências de propaganda, equipes esportivas, empresas, entre outras.

ESTRUTURA

A estrutura do curso de Psicologia está assim constituída:

1 – Eixo Comum: corresponde às disciplinas básicas e fundamentais oferecidas do 1º ao 4º termos, de cunho teórico e teórico-práticas.

2 – Início das ênfases: o curso possui 2 ênfases: Processos Clínicos e Promoção da Saúde, trabalho e Educação. No 5º termo começam a ser oferecidas as disciplinas teóricas que correspondem às 2 ênfases e os Estágios Supervisionados Básicos, que vão até o 8º termo.

(3)

Processos Clínicos, que promovendo experiências práticas de acordo com

seus conhecimentos teóricos, capacitará o aluno a exercer sua futura profissão dentro da Psicologia Clínica.

Promoção da Saúde, Trabalho e Educação, visa desenvolver

competências profissionais e capacitar o discente para que possa atuar junto a Instituições, oportunizando a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos durante o curso.

HORÁRIO DE AULA

Período diurno: de segunda a sexta-feira: das 07h30 - 11h10 mais um período – tarde/noite/sábado - para

desenvolvimento de disciplina e/ou Estágios.

Período noturno: de segunda a sexta-feira: das 19h00 às 22h30 mais um período – manhã/tarde - para

desenvolvimento de disciplina e/ou Estágios e sábado: das 07h30 às 12h00.

Obs: As atividades de estágio do curso de Psicologia requerem disponibilidade no período diurno.

INTERVALO: Aproveite ao máximo o horário de intervalo para falar ao telefone, tirar xerox, comer,

conversar, etc. Evite entrar atrasado na sala de aula (tolerância máxima de 15 minutos apenas no primeiro horário). O professor, neste caso, tem autonomia para impedir sua entrada e também para fazer a chamada em qualquer momento da aula.

UTILIZAÇÃO DO CRACHÁ

Seu crachá de identificação universitária, adquirido no início do curso, deve ser utilizado para:

- No dia-a-dia para a sua identificação, em sala de aula, acesso aos laboratórios, Clínica Escola e Ceup (Centro Universitário de Psicologia);

- Empréstimo nas Unidades de Informação da UNOESTE;

- Empréstimos de equipamentos no Departamento de Áudio Visual ou no laboratório de informática; - e, em especial, quando estiver executando atividades de estágios e extensão em outras instituições.

NORMAS EM RELAÇÃO ÀS DEPENDÊNCIAS DAS SALAS DE AULA.

- Nosso curso não permite a entrada de comida, bebida e cigarro em sala de aula e laboratórios em geral. Também não permite a entrada e/ou permanência de pessoas estranhas nas dependências do curso, em especial nos laboratórios, CEUP e clínica escola. Casos especiais podem ser autorizados pela direção e/ou professor da disciplina em questão;

- O uso do celular dentro da sala de aula é proibido. Casos especiais devem ser comunicados ao professor que dará ou não permissão para deixar ligado no vibracall e para atender fora da classe; - É proibido permanecer, bem como conversar nos corredores durante os horários de aulas de forma

a prejudicar o bom andamento das mesmas;

- É proibido retirar as carteiras da sala de aula e colocá-las no corredor;

- É proibido anexar informativos nas paredes da sala de aula sem a prévia autorização e carimbo da secretaria.

ÁREAS E PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

Todos os laboratórios e áreas do Curso foram montados para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Para que isso aconteça cada área tem seu responsável e os procedimentos específicos. Abaixo, você terá uma lista dos responsáveis e as principais atribuições:

LAB. DE INFORMÁTICA – PROF. MSc. ANTONIO DE OLIVEIRA ALVES

(4)

LAB. PSICOL. EXPERIMENTAL - PROF. MSc. GABRIEL VIEIRA CÂNDIDO

Realizar observação controlada e experimentos com animais de laboratório.

ATIV. COMPLEMENTARES - PROFª. MSc. ILZA LÍGIA BICEGLIA

Planejar, organizar e acompanhar o desenvolvimento das atividades complementares ao ensino, que estipula o cumprimento de 200 horas ao longo dos 5 anos de curso de acordo com regulamento próprio que se encontra no site do curso. Em 2012 tivemos a publicação de novo adendo ao Regulamento de Atividades Complementares. Consulte no site: http://www.unoeste.br/site/CursoGraduacao/cursos/13/documentos/aden do-no-01-2006-REGULAMENTO-DE-ATIVIDADES-COMPLEMENTARES.doc

PESQUISA - PROFª. Drª. CAMÉLIA S. MURGO MANSÃO

Planejar, organizar e estimular o desenvolvimento das atividades de pesquisa no curso.

CEUP - PROFª. Drª. REGINA GIOCONDA DE ANDRADE

Criar condições para o bom andamento das atividades e serviços realizados no CEUP, bem como promover o bem estar das pessoas envolvidas nas atividades. Fornecer apoio didático-pedagógico para a realização das disciplinas práticas, monitorias e supervisões, nas dependências do CEUP. Administrar a documentação relativa aos estágios nas várias áreas.

CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA - PROFª. MSc. ZILDA RODRIGUES

Proporcionar aos acadêmicos, vivências teórico-práticas, a fim de desenvolver o papel de psicoterapeuta e postura ético-profissional. Responsável pelo serviço prestado pela Clínica-escola à comunidade.

DIREÇÃO DO CURSO - PROFª. Drª. REGINA GIOCONDA DE ANDRADE

Exercer funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais, sendo responsável pela gestão do curso. Organização, planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso; montagem de cadastros indicando as disciplinas a serem cursadas, zelando pelo bom funcionamento do mesmo.

PROJETO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E PROFISSIONAL – P.O.P.P.

Visa o atendimento aos alunos, procurando facilitar a questão da sua identidade pessoal, profissional e a posterior inserção no mundo adulto e no mercado de trabalho. É um serviço que vai desde a recepção dos calouros, passando pela orientação psicopedagógica e profissional, visando propiciar ao aluno condições de desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional e de cidadania no mundo e realidade atuais.

É composto pelas seguintes atividades:

 Orientação, Preparação e Aperfeiçoamento Profissional - Profª.MSc. Zilda Rodrigues

Fornecer aos alunos apoio na preparação para os estudos, participação em concursos e provas, e consequente aperfeiçoamento para o mercado de trabalho.

 Tutoria - Profª. MSc. Ilza Lígia Biceglia

Promover o acompanhamento discente em questões relativas às demandas e necessidades de orientação, mediação e encaminhamentos para resolução de problemas acadêmicos. Estimular situações de interação e integração visando o desenvolvimento das competências interpessoais no grupo discente.

 Monitoria – Prof. Espec. Roberto Mielke

Propiciar aos alunos da graduação a possibilidade de otimizar seu potencial acadêmico, promovendo a melhoria do processo de ensino-apredizagem e assegurando a formação de profissionais mais competentes.

 Metodologia de Estudos – Profª. MSc. Rosiléia Cíntia Fabian

Promover meios para a recuperação dos discentes de menor rendimento acadêmico, assim como a superação de suas dificuldades de estudo e aprendizagem.

(5)

 Atendimento Psicopedagógico e Prevenção em Educação e Saúde Escolar - Profª. Drª. Carmen Lúcia Dias Construir um serviço de apoio psicopedagógico de caráter preventivo, de desenvolvimento e não apenas curativo. O curso conta com um Psicólogo para a realização de atendimento psicopedagógico, com plantões realizados às 5ªs-feiras, no período da tarde. Caso necessite desse serviço busque informações com seu professor tutor.

O curso de Psicologia conta com professores extremamente qualificados e abertos ao diálogo. Em caso de dúvidas sobre questões acadêmicas, fale com seus professores e/ou com a coordenação. Eles tentarão lhe ajudar da melhor maneira possível. Busque os programas citados acima sempre que necessário.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são realizadas além das aulas “tradicionais”. As horas dedicadas a essas atividades integram a carga horária do seu curso, ou seja, são obrigatórias! Fique atento ao seu e-mail. Muitas oportunidades são divulgadas por ele! O curso prevê 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares a serem desenvolvidas ao longo dos cinco anos.

Regulamento no site: http://www.unoeste.br/site/CursoGraduacao/cursos/13/documentos/regulamento-atividades-complementares.doc

APRENDER UNOESTE

Acessível pelo site da Unoeste, no campo “Acesso Rápido”, é um local em que você poderá consultar seu horário de aula, suas notas, emitir boletos, consultar o calendário, sua situação na biblioteca e outros. O Aprender Unoeste, em sua nova versão e totalmente integrado com o Sistema de Gestão Acadêmica da Universidade, disponibiliza diversas ferramentas para apoio às atividades acadêmicas como: Material disponibilizado pelos professores (Textos, Slides, Filmes, Imagens, Audio, ....), Quadros de notas, Planos de Ensino, Serviço de Mensagem, Mural de Avisos, Calendário de Compromissos, Registro de Acesso, etc. Ferramentas como o Aprender Unoeste também podem ser chamadas de LMS (Learning Management Systems, que significa Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem) ou AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem).

CALENDÁRIO ESCOLAR

O calendário deve ser observado com especial atenção, pois as datas mais importantes estão listadas: Prazos para matrícula, eventos, feriados...

Veja o calendário no link “Calendário” em: www.unoeste.br

SISTEMA ACADÊMICO

Freqüência: De acordo com o Ministério da Educação - MEC, o aluno deverá ter no mínimo, 75% de

frequência e nota mínima em cada disciplina para ser aprovado. ATENÇÃO: abono de falta é proibido por lei. Todos os imprevistos de ordem de saúde e social estão contemplados nos 25% de ausência que a lei prevê. As exceções ficam por conta das doenças infecto-contagiosas e gravidez. E, também, a participação em eventos educacionais, culturais e esportivos. Informe-se antecipadamente na Secretaria do Curso.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Avaliação será contínua, através de vários métodos para compor a nota, tais como, participação em aula e avaliações formais, entre outros critérios a serem definidos pelos professores. A média mínima para aprovação em qualquer disciplina, seja ela teórica ou prática é 6,0 (seis) pontos. Se o aluno ficar para exame, a média passa a ser 5,0 (cinco) pontos. As disciplinas de estágio básico (do 5º ao 8º termo) e específico (do 9º e 10º termos) têm como exigência para aprovação a obtenção de média mínima de 6,0 no

(6)

desenvolvimento das atividades propostas semestralmente, e 100% de freqüência para cumprimento integral das atividades e carga horária. Cada professor tem liberdade de adotar critérios de avaliação que julgar mais adequados à sua disciplina, podendo inclusive adotar sistema de avaliação semanal. A metodologia utilizada em cada disciplina deve ser apresentada pelo professor no início do semestre. Exija esse direito.

OBS: O aluno que for flagrado em atitude não condizente com a vida acadêmica, ou seja, com “cola” nas

provas, utilizar trabalho plagiado (ato que pode ser considerado crime) terá nota 0 (ZERO), sem direito a reclamação.

Simulado: Avaliação que ocorre semestralmente, nos meses de março e setembro, para alunos do 5º ao

10º termos, e é previsto no Projeto de Orientação Psicopedagógica e Profissional (POPP). Compõe a média do primeiro bimestre e tem valor de 1,0 a 3,0 pontos. Então, os alunos matriculados nos 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º termos têm um sistema de avaliação específico, onde a média do primeiro bimestre é composta pela avaliação realizada pelos critérios adotados pelo professor de cada disciplina, com valor de 0 a 7,0 pontos, somados à nota do simulado que tem valor de 1,0 a 3,0 pontos, de acordo com desempenho individual no simulado.

Se você perder uma prova oficial: preencha na secretaria o requerimento próprio solicitando a autorização

para a realização de prova repositiva, e recolha a respectiva taxa na tesouraria. NÃO SERÁ ACEITO REQUERIMENTO SEM O COMPROVANTE QUE JUSTIFIQUE SUA AUSÊNCIA, para análise e possível deferimento do mesmo. Junto com o calendário de avaliações, é divulgado o calendário das repositivas, que normalmente ocorre na semana seguinte às provas do segundo bimestre. A matéria para a repositiva é cumulativa do semestre (igual aos exames). Não perca os prazos; nem do requerimento e nem do dia da avaliação.

ESTÁGIOS

A Psicologia, enquanto ciência e profissão, envolve uma série de conhecimentos e temas transversais, que demandam experiências e vivências acadêmicas internas e/ou externas ao curso. Torna-se de fundamental importância a articulação entre atividades teóricas e práticas que proporcionem as condições necessárias para uma atuação acadêmica/profissional bem fundamentada. As atividades práticas são desenvolvidas nos estágios supervisionados que têm caráter obrigatório, e são oferecidos em duas modalidades: básico e específico. O estágio básico tem início no 5º termo do curso e continua pelos 6º, 7º e 8º termos, obedecendo a uma sequência pré-estabelecida que prepare o aluno para o estágio específico nos 9º e 10º termos, onde atuará nas duas ênfases descritas acima.

É no decurso do estágio supervisionado que o aluno-estagiário inicia a sua história profissional, experimentando na prática o início de uma postura que se caracteriza pela passagem da realidade estudantil para a realidade profissional, podendo ser visto como a possibilidade de um contato real com o seu objeto de trabalho e com o contexto institucional e suas inserções. A experiência é um processo contínuo de construção, requerendo responsabilidades e reflexões na construção do saber e da práxis. Os alunos-estagiários recebem a supervisão de um profissional da área, vinculado ao curso de Psicologia da UNOESTE.

OBS: Somente os alunos regularmente matriculados podem realizar os estágios supervisionados.

ESTÁGIO EXTRA-CURRICULAR

Existe a procura por estagiários da área de Psicologia, pois conhecimentos específicos na área são imprescindíveis em qualquer Instituição. O Curso de Psicologia/Unoeste mantém convênios com vários órgãos que integram a empresa com a escola como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), bem

(7)

como outros convênios diretos com Prefeituras, Empresas e Instituições, que têm em seu quadro funcional, no mínimo um psicólogo, que oriente e/ou supervisione os trabalhos dos alunos-estagiários. Para os alunos é uma excelente oportunidade, pois podem colocar em prática o que é visto na faculdade. A experiência adquirida é valiosíssima para a busca de emprego após a formatura, sendo que muitos alunos são contratados pelas empresas em que estagiam, após a conclusão do curso. Outra grande vantagem é a possibilidade do estágio ser remunerado, o que pode ajudar ou até mesmo arcar com os custos/investimentos da faculdade, dependendo do valor da bolsa auxílio fornecida pela empresa. Além de fazer bem financeiramente, faz bem para a identidade do estudante que se sente valorizado.

PESQUISA

Iniciação Científica: Dentre as muitas oportunidades para incrementar sua formação, o Programa de

Iniciação Científica é muito valorizado, principalmente se você deseja seguir a carreira acadêmica. O objetivo é desenvolver um projeto completo de pesquisa científica sob a supervisão de um professor orientador. Pode ser em duas modalidades: PROBIC (com direito a uma bolsa-desconto) e PEIC (sem a bolsa). Veja mais em: www.unoeste.br/site/pesquisa.

BIBLIOTECA

Sua formação não deve depender apenas das notas de aula e de informações encontradas na Internet (nem sempre confiáveis). Os livros são fundamentais! A Biblioteca é um recurso importante à sua disposição. Basta estar matriculado para fazer uso dos seus serviços. Veja as instruções em www.unoeste.br/site/biblioteca

SECRETARIA

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 07h00 às 21h30, e aos sábados das 07h00 às 11h30. Oferece os serviços: Atestados; declarações; histórico escolar; programas das disciplinas cursadas;

documentos para transferências; entrega de carnês; boletins; senhas; crachá de identificação; recebimento de documentos para análise de curriculum e dispensa de disciplinas; informações sobre dependências, adaptações e outras quando houver necessidade; entrega de colação de grau para concluintes.

BOLSAS E FINANCIAMENTOS

A UNOESTE oferece possibilidades de bolsas e financiamentos para os alunos que necessitem. Algumas internas e outras em parceria com programas dos governos Federal e Estadual. Para mais informações procure a direção ou visite a página: www.unoeste.br/site/ensino/Bolsas.aspx

ATIVIDADES DE EXTENSÃO E VOLUNTARIADO

As atividades que levam os serviços da Universidade para a comunidade são valiosas oportunidades para sua formação, além de muitas contarem como atividades complementares para integrar a carga horária do curso. Muitas oportunidades serão divulgadas nos murais e em sala de aula. Fique atento!

EVENTOS

O Curso promove e participa de diversos eventos de interesse. Aguardem as divulgações! São específicos do Curso de Psicologia e ocorrem no mês de maio:

 Jornada de Psicologia

 Encontro de Ex-alunos e Mostra de Trabalhos da Psicologia

ENEPE - ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNOESTE

É um evento anual da UNOESTE, realizado em outubro, para a divulgação dos trabalhos de pesquisa, inovações no ensino e de atividades de extensão tanto internos quanto de outras instituições. É uma ótima oportunidade de atualização e interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes. Fazem parte do ENEPE:

(8)

ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior; ENAEXT - Encontro Anual de Extensão.

As experiências dos formandos nos estágios da ênfase P.S.T.E. sempre serão apresentadas no ENEPE, sendo a oportunidade dos alunos do curso e a Comunidade acadêmica conhecerem a atuação do psicólogo.

Mais detalhes em www.unoeste.br/enepe

O CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ATENDÊ-LO. SECRETARIA:

Fone: (18)3229-2060 E-mail: seccpt@unoeste.br CEUP:

Fone: (18)3229-2097 E-mail: ceup@unoeste.br CLINICA ESCOLA DE PSICOLOGIA:

Fone:(18)3229-2061

E-mail: clinicapsico@unoeste.br

DIREÇÃO: Profª. Drª. Regina Gioconda de Andrade Fone: (18)3229-2063

(9)

GRADE CURRICULAR – 02/2010

1º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Estatística Aplicada à Psicologia 4 h/a Bases Biológicas do Comportamento 4 h/a Psicologia do Desenvolvimento I 4 h/a Análise Experimental do Comportamento I 4 h/a Psicologia, Ciência e Profissão 4 h/a Leitura e Produção de Textos Científicos 4 h/a

2º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Bases Fisiológicas do Comportamento 4 h/a Entrevista e Observação 2 h/a Análise Experimental do Comportamento

II 2 h/a

Psicologia do Desenvolvimento II 4 h/a Indivíduo, Cultura e Sociedade 4 h/a Processos Psicológicos Básicos I 4 h/a Bases Filosóficas da Psicologia 4 h/a

3º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Ética e Cidadania 2 h/a Psicologia da Aprendizagem 2 h/a Introdução à Avaliação Psicológica 4 h/a Psicologia do Desenvolvimento III 4 h/a Teoria e Sistemas em Psicologia 4 h/a Psicologia Social 4 h/a Processos Psicológicos Básicos II 4 h/a

4º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Introd. à Psicopatologia 4 h/a Fundamentos da Psicanálise I 4 h/a Teoria Comportamental Cognitiva 4 h/a Psicol. e Pessoas com Neces. Especiais 2 h/a Psicologia Social Comunitária 4 h/a Avaliação Psicológica Infantil 4 h/a Ética Profissional 2 h/a

5º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Fundamentos da Psicanálise Ii 4 h/a

Teoria Comportamental e Cognitiva 4 h/a

Psicopatologia I 4 h/a

Avaliação Psicológica do Adulto 4 h/a

Estágio Supervisionado Básico I 2 h/a

Metodol. de Pesq. Aplicada à Psicologia 4 h/a

Aconselhamento Psicológico 2 h/a

6º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicopatologia II 4 h/a

Psicologia da Saúde 4 h/a

Psicologia Institucional 4 h/a

Teorias em Processos Grupais 4 h/a

Orientação Profissional 4 h/a

Estágio Supervisionado Básico II 2 h/a

Psicofarmacologia 2 h/a

7º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Estágio Supervisionado Básico III 4 h/a

Clínica Psicanalítica I 4 h/a

Psicologia Organizacional e do Trabalho I 4 h/a

Psicologia Aplicada ao Esporte 2 h/a

Estruturas Clínicas 2 h/a

Diagnóstico Psicol. e Métodos Projetivos 4 h/a

Clínica Comportamental e Cognitiva 4 h/a

8º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicodrama 4 h/a

Clínica Psicanalítica II 4 h/a

Psicologia Escolar 4 h/a

Processos De Gestão 4 h/a

Psicologia Organizacional e do Trabalho II 4 h/a

Estágio Supervisionado Básico IV 4 h/a

9º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicologia Jurídica 4 h/a

História da Infância e da Família 4 h/a

Est. Sup. Específico em Processos

Clínicos I 7 h/a

Est. Sup. Espec. em Promoção de Saúde,

Trabalho e Educação I 7 h/a

10º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicoterapia de Família e Grupo 4 h/a

Mobilidade Humana e Trânsito 2 h/a

Neuropsicologia 2 h/a

Est. Sup.Específico em Processos

Clinicos II 7 h/a

Est. Sup. Espec. em Promoção de Saúde,

(10)

GRADE N.º 26- ANO: 2/2008

1º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Prática: Observação do Cotidiano 4 h/a Bases Biológicas do Comportamento 4 h/a Estatística Aplicada à Psicologia 4 h/a Informática Aplicada. 2 h/a Psicologia do Desenvolvimento Infantil I 2 h/a Leitura e Produção de Texto Científico I 2 h/a Análise Experimental do Comportamento 4 h/a História das Idéias Psicológicas 2 h/a Educação Física I 2 h/a

2º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Prática: Atuação Profissional 4 h/a Bases Fisiológicas do Comportamento 4 h/a Leitura E Produção de Texto Científico Ii 2 h/a Pensamento e Linguagem 2 h/a Psicologia do Desenvolvimento Infantil Ii 2 h/a Indivíduo, Cultura e Sociedade I 4 h/a Processos Psicológicos Básicos I 2 h/a Bases Filosóficas da Psicologia. 4 h/a Educação Física Ii 2 h/a

3º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Ética e Cidadania 2 h/a Psicologia da Aprendizagem 2 h/a Introdução à Avaliação Psicológica 4 h/a Indivíduo, Cultura e Sociedade Ii 4 h/a Psicologia do Desenvolvimento Infantil Iii 4 h/a Processos Psicológicos Básicos Ii 4 h/a Prática: Núcleo de Pesquisa I 4 h/a

4º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Introd.à Psic Fenomenol. e Existencial 2 h/a Psicologia Social I 2 h/a Avaliação Psicológica Infantil 4 h/a Psic. do Desenv.do Adolesc. e do Adulto 4 h/a Teoria e Sistemas Em Psicologia 4 h/a Psic. e Pessoas com Neces. Especiais 2 h/a Ética Profissional 2 h/a Prática : Núcleo De Pesquisa Ii 4 h/a

5º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicologia Social Ii 4 h/a Psicopatologia I 4 h/a Avaliação Psicológica do Adulto 4 h/a Fundamentos da Psicanálise I 4 h/a Teoria Comportamental E Cognitiva 4 h/a Est. Em Instrumentos, Entrevistas e

Exame Psíquico

2 h/a

Neuropsicologia 2 h/a

6º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Estágio em Diagnóstico e Projetos

Institucionais 2 h/a Dinâmica de Grupo e Relações Humanas 4 h/a Psicopatologia Ii 4 h/a Psicologia Institucional 4 h/a Orientação Vocacional e Profissional 4 h/a Fundamentos da Psicanálise Ii 4 h/a Aconselhamento Psicológico 2 h/a

7º Termo

Disciplina Carga Horária Semanal

Est. em Triagem e Orientação Profissional 4 h/a Psicopatologia Iii 4 h/a

Psicodrama 2 h/a

Saúde Mental e Trabalho 2 h/a Clínica Psicanalítica I 4 h/a Diag.Psic. e Técnicas Projetivas (Infantil) 4 h/a Psicologia Escolar 4 h/a

8º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicologia da Saúde 4 h/a Clínica Psicanalítica II 4 h/a Clínica Comportamental e Cognitiva 4 h/a Psicologia Organizacional e do Trabalho 4 h/a Psicologia Aplicada ao Esporte 2 h/a Estágio em Psicodiagnóstico 4 h/a Psicoterapia Breve 2 h/a

9º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Processos de Gestão 4 h/a Psicologia Jurídica 2 h/a Estágio Sup.em Processos Clínicos I 7 h/a Est.Sup.em Promoção de Saúde, Trab. e

Educação I 7 h/a Diag.Psic. e Técnicas Projetivas (Adulto) 2 h/a

10º TERMO

Disciplina Carga Horária Semanal

Psicoterapia de Grupo e de Casal 4 h/a Tópicos Avançados em Psicologia 4 h/a Estágio Sup.em Processos Clínicos Ii 7 h/a Est.Sup. em Promoção de Saúde, Trab. e

Referências

Documentos relacionados

É que, pelo menos em Maquiavel, a preocupação maior passou a incidir, não tanto na legitimidade ou ile- gitimidade do acesso ao poder, mas mais na maneira como se teria de agir para

A gramínea Brachiaria decumbens Stapf tem sido largamente plantada no território nacional por causa da sua excelente adaptação aos solos de baixa fertilidade, sendo,

d) Pagamento da taxa de candidatura no valor de 60E (sessenta euros) , efetuado através da rede de multibanco· pagamento de serviços, utilizando para o efeito a

Todos os estudantes foram presenteados com amostras dos petiscos, isto é, os biscoitos da receita já preparadas previamente pela equipe executora, um caderno de

Segundo o grupo europeu de interesse em hipersensibili- dade a drogas (European Network for Drug Allergy – ENDA) da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, são quatro

Verificou-se que, para todas as marcas, houve modificação da nota entre as três diferentes sessões, sendo que, para algumas marcas, as notas melhoraram e, para outras,

A concretização destas metas implica privilegiar, tanto a formação de professores como de outros elementos da comunidade escolar, no sentido de permitir melhorar as suas

Constatado o defeito no produto, o Consumidor deverá imediatamente comunicar-se com o Serviço Autorizado, por intermédio dos meios de contatos divulgados no manual do produto