• Nenhum resultado encontrado

207 0 Aniversário do CFN 43 0 Aniversário da AVCFN O VETERANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "207 0 Aniversário do CFN 43 0 Aniversário da AVCFN O VETERANO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano XIX - Nº 05 - Junho de 2015

O VETERANO

O VETERANO

Órgão de Divulgação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais - E-mail: secretaria@avcfn.com.br - Site: www.avcfn.com.br Praça Barão de Ladário, s/n - Ilha das Cobras - - Centro - CEP: 20091-000 - Rio de Janeiro - RJ.

SEMINÁRIO HISTÓRIA NAVAL - BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

SEÇÃO REGIONAL REGIÃO DOS LAGOS

SEÇÃO REGIONAL CAPIXABA

VAlte Bittencourt - Op Combinadas e Conjuntas CMG Alves de Almeida - Batalha Naval do Riachuelo CC(EN) Haynnèe - Amazônia Azul

Posse da Diretoria Regional e do Conselho Fiscal Direção Nacional, ComForAerNav e Direção Regional Entrega de panóplia ao Comandante da Força

Aeronaval

Presidente do CDC entrega ao Veterano Carlos, Presidente do CF, o Estandarte do CFN

Srª Marlene Salomão, Presidente da SOAMAR Marataízes, integra a Mesa Diretora

Veterano Almir, Presidente da DAdmR, recebe o Guião da SR Capixaba

(2)

2

O VETERANO

JUNHO DE 2015

Criada em 4 de maio de 1972 Fundada em 7 de outubro de 1995 - CNPJ 01.678.208/0001-27 ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO

DE FUZILEIROS NAVAIS

Praça Barão de Ladário, S/N - Ilha das Cobras - Centro Rio de Janeiro - RJ- Brasil. CEP: 20091-000.

Telefones: (21) 2126-5107 - (21)2253-1170 e (21) 2233-3162 Presidente: José Henrique Salvi Elkfury

Vice-Presidente: Edison da Silva NunesFilho Diretor de Comunicação Social: Lúcio Fernandes de Lucena Vice-Diretor de Comunicação Social: Dagoberto da Conceição Carvalho Produção Visual: Buenas Palavras Ass. Com. Ltda.

Revisão: Coordenada pela Diretoria da Associação de Veteranos

Fotografia: Alves (AVCFN) e colaboradores. Jornalista Responsável: Márcia Miranda - Reg.Mtb 26052/RJ Tiragem: 4.000 Exemplares.

"A redação é responsável, de acordo com a lei, por toda matéria publicada e, sendo assim, reserva a si a escolha de colaborações para a publicação.

As publicações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal".

Mensagem do Presidente

José Henrique Salvi Elkfury CAlte(FN), Presidente Nacional

MANTENHA SEU

ENDEREÇO ATUALIZADO.

Junho é o mês da Data Magna da Marinha, quando celebramos a vitória na Bata-lha Naval do Riachuelo, mar-cando o ponto de inflexão na Guerra da Tríplice Aliança, de-cisiva contribuição para supe-rar o adversário.

Para celebrar os 150 anos daquela efeméride, a AVCFN organizou um Seminário de História Naval, descrito neste

edição, e participou da corrida organizada pelo Co-mando-Geral do CFN.

Além deste importante evento, neste mês a AVCFN teve dois grandes motivos para celebrar - a criação de duas Seções Regionais: SR Região dos Lagos, com sede em São Pedro da Aldeia, RJ, e SR Capixaba, sediada em Itaóca, ES. Contamos, assim, com mais dois pólos de irradiação da Missão da AVCFN, congregar Fuzileiros Navais, mantendo o vín-culo com a Marinha do Brasil.

Finalizo lembrando que já estamos nos preparan-do para ações futuras, em especial a Festa Pai Vete-rano, o Desfile no Dia da Independência e as elei-ções para a Diretoria Administrativa, em outubro.

ADSUMUS! VIVA A MARINHA!

AÇÕES DE

RESPONSABILIDADE

SOCIAL

Comitiva de Veteranos da AVCFN e da Asso-ciação Esportiva Saco e Maca entregaram ao Abrigo Lar Luz e Amor, em 18JUN, doação reco-lhida na festa do Dia das Mães no Saco e Maca. O Abrigo (Av. dos Democráticos, 1090 -Higienópolis. Tel 2260-7650) atende crianças "fi-lhos do crack", ou que sofreram abandono, maus tratos e outros tipos de violência, com a propos-ta de reinserção ao núcleo familiar. Para ajudar o Abrigo podem ser feitas doações de itens para bazar, fraldas e Nestogeno, ou contribuição fi-nanceira.

A seguir, a comitiva foi ao Hospital Naval Marcílio Dias, para levar uma mensagem de con-forto aos baixados.

Criado com a finalidade de incentivar a Lide-rança, atributo fundamental para os Combaten-tes Anfíbios, o Premio destina-se aos Fuzileiros que se destacam neste assunto nos cursos de carreira. Foram agraciados os seguintes milita-res, pela atuação destacada nos respectivos cur-sos:

- 2ºTen(AFN) Fábio Nascimento dos Santos, Curso Especial de Guerra Anfíbia

- 3ºSG-FN-IF Carlos Mendonça Marins, Cur-so de Habilitação à Promoção a Sargento

- SD-FN Mike Bomfim de Souza, Curso de Formação de Soldado FN.

PREMIO AVCFN

DE LIDERANÇA

ENCONTRO DE

VETERANOS NO

Btl RIACHUELO

Em 10JUN, reuniram-se no Batalhão Riachuelo, Cellula Mater dos Combatentes An-fíbios do Brasil, Fuzileiros da Turma de 1970, para celebrar 45 anos de incorporação à MB. ADSUMUS!

(3)

150 ANOS DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

Um Pelotão constituído por Veteranos, Milita-res da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais e familiares participou da Corrida Ba-talha Naval do Riachuelo, organizada pelo Co-mando-Geral do CFN, por meio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, na Praia de Copacabana, em 20JUN.

CORRIDA BATALHA

NAVAL DO

RIACHUELO

Com a finalidade de celebrar os 150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, a AVCFN realizou, em 9JUN, na Sede Nacional, o Seminário História Naval.

Participaram Veteranos e militares da Ativa, que assistiram às seguintes pa-lestras:

- Operações Conjuntas e Combinadas na Guerra da Tríplice Aliança, V Alte (RM1) Bittencourt, da DPHDM:,

- Aspectos da Batalha Naval do Riachuelo, CMG (RM1) Alves de Almeida, da EGN, e

- Amazônia Azul, CC(EN) Haynnèe, da SECIRM.

Ao final, o Veterano Mattos brindou os presentes com um poema, de sua auto-ria, mostrando as agruras de uma guerra.

(4)

4

O VETERANO

JUNHO DE 2015

SEÇÃO REGIONAL REGIÃO DOS LAGOS

Em 19JUN foi realizada, no Auditório da Força

Aeronaval, Assembléia Regional Ordinária fim criação da SR Região dos Lagos, antiga aspiração dos Vete-ranos residentes naquela área. Presidida pelo VAlte(Refº-FN) Fernando do Nascimento, Presidente do CDC, contou com a presença do CAlte Matias, Comandante da Força Aeronaval, de Comandantes das Unidades da ForAerNav, oficiais e praças convidados - além, é claro, de Veteranos.

Ao fazer uso da palavra, o CAlte Matias lembrou o vínculo existente entre a Aviação Naval e o CFN, na pessoa do Almirante Protógenes Guimarães, Patrono da Aviação Naval e organizador do CFN na sua confi-guração atual - como Ministro da Marinha, em 1932, transformou o Regimento Naval em Corpo de Fuzilei-ros Navais e criou o Quadro de Oficiais FuzileiFuzilei-ros Navais. O ComForAerNav também destacou o grande efetivo de Fuzileiros integrando a Família Naval na área e assegurou o apoio da ForAerNav à AVCFN, inclusi-ve cedendo um espaço para o PC da SR.

Foi, certamente, um grande dia para a Associa-ção, agora com seu Guião fincado na Região dos La-gos - São Pedro da Aldeia, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Rio das Ostras e Saquarema.

Canto do Hino Nacional

Protocolo de criação da SR conduzido pelo Presidente do CDC

Posse da DAdmR e do Conselho Fiscal

Presidente do CF, Cmt Jackson, recebe o Estandarte do CFN

Presidente da Diretoria, Cmt Martiny, recebe o Guião da SR

Alocução do Presidente do CDC

Diretoria Administrativa Regional Presidente, Carlos Antonio Martiny;

Vice-Presidente e Primeiro Secretario, Volmar Madruga Vaz;

Diretor Social e Segundo Secretario, Jose Doradino Suarez Corato;

Vice-Diretor Social, Joselito Barbosa da Silva; Diretor Cultural e Segundo Tesoureiro, Rogelio Suarez Corato;

Diretor de Comunicação, Antonio Wanderlei de Souza

Vice-Diretor de Comunicação, Raphael Suarez Corato;

Diretor de Esportes, Rômulo Tolentino Álvares Filho;

Vice-Diretor de Esportes, Daniel Ferreira Santos.

Primeiro Tesoureiro, Braz Antonio Beline; Conselho Fiscal

Presidente, Jackson José Lima de Mello; Vice-Presidente, Reinaldo Biangolino Perlingeiro;

(5)

BAeNSPA recebe o Diploma de 'Amigo do Veterano' Canto da Canção Na Vanguarda

Congregando Veteranos da Região dos Lagos e..

..

. Comitiva do RJ

MISSÃO DA AVCFN

Congregar Fuzileiros Navais, demais Mi-litares e Civis, a fim de cultivar o Espírito de Corpo inerente aos Fuzileiros Navais e as tradições Navais, acompanhar o estado da arte da Marinha e, em situações extraordi-nárias, atender demandas da Sociedade, mantendo sempre o vínculo com a Marinha do Brasil.

(6)

JUNHO DE 2015

O VETERANO

6

SEÇÃO REGIONAL CAPIXABA

Em 26JUN, foi realizada Assembléia Regional

Or-dinária, na Área de Apoio e Adestramento dos Fuzi-leiros Navais em Itaóca, ES, com a finalidade de cri-ação da SR Capixaba da AVCFN.

Presidida pelo Presidente do CDC, VAlte(Refº-FN) Fernando do Nascimento, a cerimônia contou com a presença do CAlte(FN) Luiz Corrêa, Comandante da Tropa de Reforço, e Comandantes de Unidades e Ofi-ciais do Estado-Maior da Tropa de Reforço, da Srª Marlene Salomão Carvalho, Presidente da SOAMAR-Marataízes, do Presidente da Câmara Municipal de Itapemirim, Vereador Paulo Sergio de Toledo Costa, do Vereador Waldemir Pereira Gama, também de Itapemirim, do CF Silvio Fernandes Ferreira, Coman-dante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espíri-to SanEspíri-to, da Sra. Dilcea Marvila de Oliveira, Coordena-dora Regional Sudeste das APAE, do 1ºTen Tiago Lopes Ramos, representante do Comandante do 38ºBtlInf, de Vitória, da 1ºTen (RM2-T) Claudia Moraes do Nasci-mento, representante do Capitão dos Portos do ES, entre outros convidados civis e militares.

A AVCFN conta, assim, com mais uma SR, abran-gendo o Estado do Espírito Santo e com sede na região muito conhecida pelos Fuzileiros, pois devem ser raros os Combatentes Anfíbios que não desem-barcaram nas praias de Itaóca.

Presidente do CDC conduz o protocolo de criação de SR

Diretoria Administrativa Regional:

Presidente, Almir Carlos Alves Coutinho; Vice-Presidente, Atilio Candelário Simões; Diretor de Esportes, Marcelo Marcellus de Souza Felipe;

Diretor Social, Adauto de Almeida Oliveira; Diretor de Patrimônio, Ailton Ramos da Silva; Secretário, Marcelo França dos Santos; Tesoureiro, Rogerio Henrique Botelho.

Conselho Fiscal:

Presidente, Antonio Carlos Soares de Azeve-do;

Vice-Presidente, Antonio Carlos dos Santos; Secretário, Rewton Nunes da Cunha

Posse da DAdmR e do CF

Presença de autoridades civis, militares e convidados - além de Veteranos do ES e do RJ

COMPAREÇA ÀS

REUNIÕES DA AVCFN.

(7)

Alocução do Presidente do CDC, capixaba de nascimento

Diretoria da SR Capixaba

SUBEX REF

A criação da SR Capixaba ocorreu em am-biente operativo: durante a realização do exer-cício SUBEX-REF, quando as Unidades da Tro-pa de Reforço realizam adestramento no nível Subunidade. Comitiva de Veteranos do RJ, li-derada pelo Presidente do CDC, VAlte(Refº-FN) Fernando do Nascimento, acompanhou as ati-vidades.

VETERANOS ACOMPANHAM EXERCÍCIO DA TROPA DE REFORÇO

(8)

8

O VETERANO

JUNHO DE 2015

Em 13JUN foi realizado,

no Clube Naval de Uruguaiana-RS, o Primeiro En-contro de Veteranos que ingressaram no CFN pelo então Grupamento de Fuzileiros Navais de Uruguaiana, nos idos de 1970 a 1973, contando com a presença de Veteranos vindos de vários lugares do Brasil como, Manaus, Corumbá, RJ, Florianópolis, Porto Alegre, Rio

ENCONTRO DE

VETERANOS EM URUGUAIANA

Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Itaqui, Alto Uruguai e outras cidades do RS.

Esses encontros de turmas, marcados pela emo-ção, alegria e descontraemo-ção, são importantes para

a prática do Espírito de Corpo, uma vez que con-grega Fuzileiros de ontem, de hoje e de sempre! ADSUMUS!

Comitiva da SR Curitiba esteve presente, em 10JUN, nas celebrações alusivas ao Dia da Arti-lharia no 5º Grupo de ArtiArti-lharia de Campanha Alto Propulsado. Os Veteranos participaram do desfile, embarcados em viatura da Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas.

DIA DA ARTILHARIA

EM CURITIBA

VETERANO LANES

A Sr Curitiba promoveu um evento que bem caracte-riza nosso Espírito de Corpo - visita ao Veterano Lanes que, até pouco tempo, estava dependente de outras pessoas para poder fazer tudo e que agora, embora meio trôpego, já caminha com ajuda do andador. Rece-beu os visitantes com um brilho maravilhoso nos olhos,

como a dizer: "Meus irmãos finalmente chegaram!" O que mais impressionou foi a sua força de vontade, pois pretende voltar praticar atividades físicas na academia e terminar seu curso de Direito, demonstração de força de vontade e coragem de nunca desistir dos seus obje-tivos, lição de vida para todos nós.

Em 13ABR - Passagem de comando do 6º Distri-to Naval, do CAlte Edervaldo Teixeira de Abreu Filho ao CAlte Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar

ATIVIDADES DA

SR LADÁRIO

Em 11MAI - Paradão do 6ºDN, quando o CAlte Petrônio elogiou o Espírito de Corpo dos Veteranos presentes.

A SR São Paulo participou, em 19JUN, do projeto lembrando, realizado na área do 8º DN, com um belo passeio pelos Canais de Santos a bordo do Navio Pa-trulha "GURUPA", comandado pelo CT Luciano Ro-cha, que recebeu os Veteranos com muita simpatia e, cumprindo 'a marca', abriu o toque para o mais antigo presente, CMG Francisco Calijury.

O Comandante fez uma apresentação sobre o Na-vio - Missão, particularidades e valores. No passeio, recordações vieram às mente e aos corações, com a sensação dos velhos tempos.

Registra-se, também, a atenção dada aos Vetera-nos pela Comandante Mirian, do Comando do 8ºDN.

PASSEIO NO P-46 NPa GURUPÁ

SR FLORIANÓPOLIS

Participação, em 21JUN, da Corrida Rústica e Passeio de Bicicleta, promovida pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, alu-siva aos 150 Anos da Batalha do Riachuelo. O Veterano Januário, da SR Natal, continua

colecionando títulos! Em 6-7JUN, participou, em João Pessoa/PB, na XXII Copa Brasil Masters de Natação, onde foi campeão nos 400m livre e nos 100m borboleta, vice-campeão nos 50m borboleta e 3º nos 200m medley.

No dia 14JUN, na praia de Cabo Branco, sagrou-se Tricampeão na categoria 60+ da Tra-vessia Batalha Naval do Riachuelo, organizada pela Capitania dos Portos da Paraíba.

VETERANO JANUÁRIO

COLECIONADOR DE TÍTULOS

Referências

Documentos relacionados

Na maioria dos casos, foram encontradas pregas vocais com mobilidade diminuída por cicatrização e também lesão residual após a cirurgia, fato que torna indispensável à

A Produtora Júnior convocou uma reunião com os coordenadores do Núcleo responsáveis pela pré-produção do evento. Diante das dificuldades iniciais, era preciso encontrar uma forma

termo, qual seja a (in) satisfação, por entender que este melhor traduz uma gama maior de estados de consciência. Essa teoria já sofreu fortes críticas de John

É importante salientar que no conjunto da teologia dogmática e da história do dogma em geral no que diz respeito ao tema deste trabalho, ou seja, o mistério pascal,

De acordo com as normas internacionais, as propriedades das borrachas são determinadas em função da resistência aos materiais a transportar, como por exemplo resistentes à gordura

• A celebração das exéquias recupera a índole pascal da morte cristã, expressa no atual Ritual de Exéquias, reformado por ordem do Concílio Vaticano II.... • Na sociedade atual

Simpósio Brasileiro de Microscopia Eletrônica e Técnicas Associadas a Pesquisa de Materiais, Rio de Janeiro, RJ, 28-30 de outubro,

A vegetação presente em áreas ambientalmente importantes, como nas faixas marginais de rios e nascentes desempenha um importante papel na proteção e manutenção dos