• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ANÁLISE DO CONJUNTO HABITACIONAL NELSON MARCONDES: SUAS DINÂMICAS URBANAS E INFLUÊNCIAS PARA A CIDADE DE ASSIS-SP.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ANÁLISE DO CONJUNTO HABITACIONAL NELSON MARCONDES: SUAS DINÂMICAS URBANAS E INFLUÊNCIAS PARA A CIDADE DE ASSIS-SP."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ANÁLISE DO CONJUNTO HABITACIONAL NELSON MARCONDES: SUAS DINÂMICAS URBANAS E INFLUÊNCIAS PARA A CIDADE DE ASSIS-SP.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: Arquitetura e Urbanismo SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): PAULO AFONSO LOPES JUNIOR AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALINE ALVES ANHESIM ORIENTADOR(ES):

(2)

1 RESUMO

A pesquisa proposta tem por finalidade a análise do Conjunto Habitacional Nelson Marcondes, empreendimento este viabilizado pelo INOCOOP e que desempenha forte influência para a cidade de Assis. Seu principal objetivo é analisar e caracterizar o então denominado bairro Inocoop em função de suas dinâmicas urbanas, peso histórico e influência para a cidade. Logo, esta pesquisa elenca as diretrizes de um conjunto habitacional idealizado de acordo com os levantamentos bibliográficos, e compara os dados obtidos com as características levantadas in loco. Além também de montar um comparativo da influência do bairro para o município em relação a outras regiões deste, imediatamente em conformidade com a importância de empreendimentos do local.

PALAVRAS-CHAVE: Conjunto Habitacional, Tecido Urbano, Dinâmicas Urbanas, Urbanismo.

INTRODUÇÃO

O conjunto habitacional Nelson Marcondes, também conhecido como bairro Inocoop está localizado na cidade de Assis-SP, com população aproximada de 102.924 habitantes (IBGE, 2017). Assis é a maior cidade de sua microrregião, e exerce grande influência em diferentes aspectos sobre tais municípios, em nível de educação, cultura, saúde e até mesmo comércio (IBGE,2017).

Segundo Vitor Miyazaki (2013) até a data de sua pesquisa, a cidade se expandiu por meio de conjuntos habitacionais viabilizados pela CECAP – Companhia Estadual de Casas Populares, pelo BNH – Banco Nacional de Habitação e pela INOCOOP – Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais de São Paulo.

O motivo da implantação do bairro Inocoop, primordialmente surgiu pela necessidade de acabar com um grande vazio urbano existente ás margens das rodovias SP-270 e a SP-333, que tiveram grande influência para o crescimento e permanência do bairro.

De acordo com a divisão de macrozoneamento do município (PMA, 2006), o bairro pertence a zona Z3A, zona caracterizada por algumas diretrizes como, o uso misto do solo com predominância habitacional, maior ocorrência de conjuntos habitacionais implantados, existência de áreas topograficamente desfavoráveis e

(3)

2

geograficamente próximas de nascentes e de margens de córregos, e localização às margens das rodovias Miguel Jubran (SP-270) e Raposo Taveres (SP-333).

A caracterização do bairro proposta por esta pesquisa, auxiliará na fiscalização do poder público na questão do bairro existente e acerca de soluções para problemas urbanísticos encontrados, como o expresso por Candido Malta Campos (2003), logo em sua introdução do livro “Reinvente seu bairro”, onde o autor anuncia a importância dos urbanistas na contribuição para a reflexão sobre questões urbanas e na garantia da seguridade dos planos de cidade, como o diretor.

Candido Malta Campos (2003) retrata o bairro, a partir de como suas dinâmicas urbanas se relacionam com a qualidade de vivência da comunidade. Deste modo, o foco desta iniciação é analisar não superficialmente a qualidade de vida de seus residentes, mas sim, a organização da população do bairro como sociedade. Além de que as dinâmicas urbanas de uma cidade são de suma relevância para o seu bom funcionamento (CAMPOS, 2003).

OBJETIVOS

O objetivo principal desta pesquisa é analisar e caracterizar o Conjunto Habitacional Nelson Marcondes em função de suas dinâmicas urbanas, peso histórico e influência para a cidade. Para isto, listou-se os seguintes objetivos específicos: Levantamento bibliográfico e documental sobre o processo de desenvolvimento do bairro; Levantamento bibliográfico sobre diretrizes de formação ideal para um bairro; Levantamento bibliográfico sobre conjuntos habitacionais; Levantamento bibliográfico acerca da coordenação de empreendimentos formados através de construção cooperativista, mais especificamente o INOCOOP; Identificação de empreendimentos de importância para o desenvolvimento do objeto de pesquisa; Elaboração de mapas que auxiliem no entendimento das dinâmicas urbanas; Elaboração de um mapa de evolução urbana da cidade de Assis, e se possível mais detalhado sobre o bairro; Elaboração do documento que relacione as características do bairro como as características previstas por Cândido Malta Campos Filho, no livro Reinvente seu Bairro.

METODOLOGIA

Preliminarmente esta pesquisa se desenvolveu por meio de um levantamento bibliográfico, em função de analisar as principais obras e autores que retratem o

(4)

3

funcionamento e processo de formação dos conjuntos habitacionais de casas populares, tanto quanto, pesquisas relacionadas à qualidade urbana, influência de equipamentos no desenvolvimento do município, construção cooperativista, mais notadamente em relação ao auxílio do INOCOOP para o objeto de pesquisa.

Concomitantemente a pesquisa bibliográfica, foi realizada a pesquisa documental junto ao acervo da Prefeitura Municipal quanto ao surgimento e desenvolvimento do Conjunto Habitacional Nelson Marcondes, levando em consideração o projeto de implantação, o auxílio adquirido e o que esta proposta preveria para o tecido urbano e para a sociedade assisense. Estes levantamentos serviram para caracterizar adequadamente o objeto de pesquisa sob um método qualitativo, que em síntese mostra a formação, evolução e desempenho do conjunto habitacional em questão.

Foram utilizados como ferramentas do cenário do estudo de caso, levantamentos de campo, análise in loco. Prontamente a isso, a regularização dos dados obtidos, elaboração da expressão escrita, e espargimento da pesquisa.

DISCUSSÃO

Usualmente o que pode ser compreendido é que em prima a implantação do bairro adveio de boas iniciativas. Contudo, seu desenvolvimento extrapolou o controle do planejamento urbano e sua proposta de implantação. Portanto, as dinâmicas das cidades podem mudar seu rumo decorrente de outras intervenções, como a especulação imobiliária, implantação de equipamentos públicos e decorrente da população residente como um todo.

Para uma cidade de médio porte como a cidade de Assis-SP, falar sobre urbanismo têm se tornado cada vez mais necessário, mas em contrapartida, mesmo que análises como esta estão sendo realizadas por estudantes e profissionais da área, é cada vez mais nítida a deficiência do espargimento desse assunto para a população, e impressiona-se que mesmo passados 15 anos desde a publicação do livro de Candido Malta Campos (2003), os índices sobre este assunto ainda sejam tão altos.

RESULTADOS

A área de estudo agora transparece maiores características de um bairro convencional do que de um conjunto habitacional. Portanto, a bibliografia mais

(5)

4

utilizada e próxima da realidade do bairro, é acerca de programação de um bairro e não das especificidades de um conjunto habitacional.

É possível afirmar que a formação e atual estado de um bairro, não é dado somente a um aspecto e excludente a todos os outros, assim, um bairro para apresentar atual estado, passou por inúmeras modificações e adaptações e portanto, podemos obter uma visão da individualidade total de um bairro e os motivos para seu funcionamento, independente da qualidade deste.

Figura 1 – Mapa de vazios urbanos presentes no bairro Inocoop.

Não há a presença de terrenos baldios na extensão do Inocoop, fator definido já que este advém de conjuntos habitacionais onde os loteamentos são calculados a ponto de utilizar ao máximo a extensão territorial disponível e são entregues já edificados. Fonte: (PMA, 2006), adaptado pelo autor.

A ocupação dos lotes ao norte do excerto é feita por empreendimentos que exigem uma maior disponibilidade de terreno livre, fazendo assim com que gere estas áreas de uso obsoletas e de acesso exclusivamente privado.

É fácil localizar lotes destinados ao lazer, sejam eles em caráter social, religioso ou esportivo. Existe uma gama de possibilidades para a presença deste tipo de uso, contudo, um deles deve-se ao fato de que com a criação deste conjunto habitacional almejava-se dar abrigo aos comerciários da região.

Devido também as necessidades da população, aos poucos foram instalando-se comércios instalando-sejam eles de uso exclusivo ou misto, entretanto, hoje em dia o principal motivo para sua existência, é a presença do prédio da Unip, a qual os alunos da universidade movimentam os pontos comerciais do local, principalmente os focados em alimentação e entretenimento.

(6)

5 Figura 2 – Mapa de Uso do Solo

Fonte: (PMA, 2006), adaptado pelo autor.

Figura 3 – Mapa de hierarquia viária Fonte: (PMA, 2006), adaptado pelo autor.

Segundo Cândido Malta Campos (2003), as escolas e creches devem se localizar em áreas mais tranquilas do bairro, e deve haver uma distinção clara e enfática das “ilhas de tranquilidade” dos “rios de tráfego intenso” (CAMPOS, 2003). Deste modo, a localização desta escola não é a mais adequada, além disso, a importância desta via também é dada ao fato de que esta faz a comunicação com a Universidade Paulista, gerando em horários de pico, fluxos que esta não consegue suprir.

É evidente que há a predominância de lotes com alturas de pavimentos térreos somente, portanto, os lotes onde há a presença de 2 pavimentos, foram feitas reformas mais severas na residência, o que as torna não tão frequentes. Entretanto, hoje a maioria das casas passaram por reformas, o que garantiu paisagens de fachada

(7)

6

das casas diversificadas e diferentes do que é costumado se encontrar em conjuntos habitacionais.

O lote presente a norte do excerto territorial da cidade na figura 4, o qual é denominado com a presença de alguma edificação com 3 pavimentos ou mais, é um Residencial composto por 6 torres de apartamentos e 2 tipos de plantas diferentes, e sua implantação neste local foi garantida decorrente da especulação imobiliária citada anteriormente e pela influência do prédio da Unip, logo que este residencial se torna apto a abrigar tanto os estudantes da universidade como outros tipos de famílias e necessidades.

Figura 4 – Mapa de Gabarito de Altura

Fonte: (PMA, 2006), adaptado pelo autor.

Segundo Campos Filho (2003), podemos desenhar esquematicamente os tecidos urbanos mais comuns e simplifica-los no que se diz respeito a moradia em 4 tipos:

 Tipo 1 - Os bairros que nascem e se desenvolvem isoladamente, normalmente nas periferias do espaço urbano da época em que se inicia.

 Tipo 2 - Os bairros que estão se relacionando com os bairros vizinhos, formando uma nova malha de acordo com o seu desenvolvimento.

 Tipo 3 - Os bairros planejados tipo “jardim”, que normalmente surgem nas periferias urbanas da época em que são implatados e tendem futuramente a se tornarem centrais.

(8)

7

 Tipo 4 - Os bairros que se transformaram em área central na estrutura urbana, devido ao desenvolvimento territorial do município.

(CAMPOS, 2003).

Usualmente poderiamos entender o Conjunto Habitacional Nelson Marcondes como um tecido urbano básico tipo 3. Contudo, considerando que o Inocop foi implantado no ínicio da década de 90, devemos conceituar possíveis mutações já ocorridas no tecido urbano, assim, fazendo um comparativo entre o bairro que temos hoje, que pode ser ilustrado pelo mapa de hierarquia viária (figura 5), e os tipos de tecidos urbanos básicos descritos por Campos Filho (2003), podemos perceber que o Inocoop assemelha-se mais as características e morfologia de território do tecido urbano básico tipo 2 (figura 8), principalmente quando entendemos sua relação com os bairros vizinhos.

O Departamento de Planejamento Urbano disponibilizou duas pranchas do Inocoop em processo de aprovação, sendo uma o projeto de implantação (figura 11) e outra, um projeto de sobreposição (figura 12). A partir destas pranchas foi possível ter acesso à algumas informações que antes não existia com tanta precisão, como data de aprovação, engenheiro responsável, discriminação das áreas, detalhamento de lote e etc. Figura 11 – Carimbo Projeto de Implatação. Figura 12 – Carimbo Projeto de Sobreposição.

(9)

8 Figura 13 – Projeto de Sobreposição (adaptado).

Fonte: (Departamento de Planejamento Urbano da Cidade de Assis).

É possível sim afirmar de que o projeto inicial contava um pensamento racional em relação as áreas destinadas para além da habitação, como as áreas institucionais, de lazer e de comércio. Apesar disto, de acordo com Candido Malta Campos (2003), “[...] para o morador interessa que, quanto maior for a frequência da demanda, mais fácil deve ser o acesso a esse comércio ou serviço.”, assim deve ser a organização urbana do comércio, dos serviços em geral e dos serviços de educação e saúde, o cidadão deve examinar como sua vida esta organizada para se servir do comércio e dos serviços. (CAMPOS, 2003). Neste ponto a diagramação dos serviços pode ser considerada eficaz, uma vez que existem no centro do bairro, áreas institucionais, comerciais e de lazer, que torna propicio o acesso sem priorização de alguma parcela da população à estes espaços.

Em contra partida, o projeto não conta com as possíveis mudanças que o tempo e o desenvolvimento territorial do bairro poderiam ocasionar, tornando inviável a aplicação para o dias atuais.

Como o aumento do fluxo da via principal não foi previsto, as áreas de lazer passaram a estar dispostas em locais não desejaveis, inviabilizando a ideia de “ilhas de tranquilidade” descrita por Candido Malta Campos (2003), o mesmo dá-se para a locação das escolas e creches evidenciadas na figura 4 e nas páginas 13 e 14 desta pesquisa.

CONCLUSÃO

O Conjunto Habitacional Nelson Marcondes é um, dos mais de cinquenta bairros do município de Assis-SP, e conhecer um pouco mais sobre ele desencadeou a possiblidade de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e a vontade de se aprofundar no assunto. Portanto, buscar conhecer sua cidade é tão importante quanto falar sobre questões urbanísticas, assim como falar sobre a desigualdade

(10)

9

social ajuda a combate-la, ou sobre como tentar se mover, melhora a mobilidade urbana.

O Inocoop surgiu de boas iniciativas para sanar deficiências da extensão territorial da cidade, contudo sua localização, mesmo com a existência de um projeto prévio, fez com que as rodovias vigentes localizadas às margens do bairro, funcionassem como pedras no crescimento territorial da zona urbana, tanto em nível de barreira territorial, como psicológica.

Como foi abordado por esta pesquisa, a influência de empreendimentos no local está a modificar a predominância de uso, para misto, fazendo com que se firme o que também é previsto em legislação municipal.

A influência de equipamentos como a Unip e as rodovias, tendem a extrapolar a capacidade das dinâmicas urbanas do bairro, como o sobrecarregamento dos fluxos das vias, dos transportes coletivos ineficientes, as moradias, ou até mesmo a mobilidade urbana como um todo. Contudo, estes instrumentos influenciadores são os maiores responsáveis pela migração de tipo básico de tecido urbana que o Conjunto Habitacional Nelson Marcondes está passando.

Os conjuntos habitacionais são sem dúvida um instrumento muito importante para urbanistas que buscam melhorar a segregação existente entre os bairros mais pobres e ricos das cidades brasileiras. Entretanto, um projeto deve englobar a grande maioria das necessidades humanas, para não gerar o da segregação social.

Entender o funcionamento de uma cidade é muito mais complexo do que ter um olhar destrinchado de seus aspectos, olha-la de forma separada, ou por excertos, entender uma cidade vai além de tentar compreender suas dinâmicas urbanas, seu referencial histórico ou o seu projeto, entender uma cidade é conhecê-la, participar dela, uma cidade é política, uma cidade é o urbanismo, mas o urbanismo vai muito além de uma cidade, o urbanismo é o modo de vida das cidades, é a racionalização dos ajuntamentos humanos, o urbanismo permite criarmos as melhores condições para nossas habitações. Engana-se quem pensa que o urbanismo é responsabilidade somente dos urbanistas ou profissionais da área, ter conhecimento sobre o urbanismo é conhecer suas próprias condições e direitos, é poder cobrar dos governos vigentes melhores argumentos.

(11)

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PMA. História da Cidade, 2006 Disponível em: <https://www.assis.sp.gov.br/pagina/6/cidade/história-de-assis>. Acessado em: 27 de março de 2017.

FERREIRA, J. S. W. (Coord.). Produzir Casas ou Construir Cidades? Desafios para um novo Brasil urbano. Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais e urbanos. São Paulo: LABHAB, FUPAM, 2012.

IBGE. Cidades. Disponível em:

<http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=350400&serach=sao-paulo|assis|infrograficos:-informações-completas>. Acessado em 27 de março de 2017.

MIYAZAKI, Vitor Koiti – Estruturação da cidade e morfologia urbana: um estudo sobre cidades de porte médio da rede urbana paulista – Portal Unesp. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/105090/miyazaki_vk_dr_prud.p df?sequence=1>. Acessado em: 27 de março de 2017.

CAMPOS, Candido Malta Filho. Reinvente seu bairro. Caminhos para você participar do planejamento de sua cidade. Editora 34. São Paulo - SP. 2003.

MARICATO, Ermínia. Brasil, Cidades. Alternativas para a crise urbana. Editora Vozes. Petrópolis – RJ. 2001.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Editora Vozes. Petrópolis – RJ. 2011.

BONDUKI, Nabil. KOURY, Ana Paula. Os pioneiros da habitação social. Onze propostas de morar para o Brasil moderno. Volume 03. Editora Unesp. Edições Sesc. São Paulo – SP. 2012.

PMA. Plano Diretor. Lei Complementar n.10. Paço Municipal: “Prof. Judith de Oliveira Garcez”. 10 de outubro de 2006.

ECONOMIANET. Economia de escala, 2018. Disponível em: < http://www.economiabr.net/teoria_escolas/economias_de_escala.html>. Acessado em: 11 de Agosto de 2018.

Referências

Documentos relacionados

Cânticos TEMPO COMUM 4 Cântico Salmo: 42 (41) Leitura: Romanos 8,31-39 ou Marcos 2,13-17 Cântico Silêncio Oração de Louvor. - Jesus, manso e humilde de cora- ção, tu visitas todo

Portanto, estudos com populações adultas, que investiguem de forma mais detalhada a associação entre atividade física e percepção de segurança contra crimes na

No nosso caso em particular a esfera pública adquire os contornos do Conselho de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente 3 (COMDEDICA) situado na cidade de São

Entretanto ao se falar em âmbito salarial, constatou-se que mesmo com uma pequena fatia de 27% dos entrevistados informando que tanto os homens quanto as mulheres de sua

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

b) deve-se comprovar rigorosamente a execução do orçamento, no caso de recursos a serem aplicados em custeio, investimento ou saneamento financeiro. 9 - O

Cada camada de convolução possui entre centenas e milhões de parâmetros aprendíveis que são otimizados durante o processo de descida de gradiente, conforme