• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

1 de 5

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO

COMPONENTE CURRICULAR: Projeto Integrado de Prática Educativa 2 (PIPE 2)

UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Educação

CÓDIGO: GPE007 PERÍODO/SÉRIE: 2 TURMA: Pedagogia CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 04 (120) PRÁTICA: 04 (120) TOTAL: 240 h OBRIGATÓRIA: (x) OPTATIVA: ( ) PROFESSOR: Astrogildo Fernandes da Silva Júnior

Maria Simone Ferraz Pereira

ANO/SEMESTRE: Período Letivo Especial

OBSERVAÇÕES:

Componente Curricular de 240 aulas ofertado na forma de atividade acadêmica remota emergencial (AARE) de 10/08 a 12/12/2020 conforme resolução 7/2020 do Conselho de Graduação.

O presente Plano de Ensino foi elaborado pelos docentes Astrogildo Fernandes da Silva Júnior e Maria Simone Ferraz Pereira, responsáveis por essa disciplina, no curso de Pedagogia, nas turmas dos turnos matutino e noturno, respectivamente.

2. EMENTA

Dimensão teórico-prática dos processos de estudos e de investigação da ação educativa. A Iniciação Científica; teoria e prática de desenvolvimento de metodologias de investigação direcionados pela observação-reflexão do cotidiano da prática educativa escolar e não-escolar.

3. JUSTIFICATIVA

A disciplina de Projeto Integrado de Prática Educativa 2 (PIPE 2) representa uma oportunidade de integração horizontal e vertical do currículo do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Essa disciplina buscará possibilitar que os (as) discentes possam construir diagnósticos e reflexões sobre as práticas educativas vivenciadas nas instituições escolares desde o Pipe 1. Assim, esse componente curricular tem sua relevância por buscar articular os estudos sobre teoria e prática (práxis) educacional desenvolvidos no curso, além de aprofundar os estudos sobre o desenvolvimento de metodologias de investigação direcionados pela observação-reflexão do cotidiano da prática educativa escolar e não-escolar.

4. OBJETIVO Objetivos Gerais:

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Científico do campo educacional.

-Compreender a contribuição da pesquisa científica e de sua inserção na educação.

-Compreender o papel da educação e identificar o papel do pedagogo no contexto da prática social e da educação escolar e não escolar.

-Desenvolver autonomia intelectual, atitude acadêmica e científica.

-Possibilitar a aproximação sistematizada e orientada a diferentes práticas educativas escolares e não escolares, objeto de atuação do pedagogo.

-Conscientizar da responsabilidade da formação intelectual do pedagogo para o exercício de uma prática educativa, consciente e crítica.

Objetivos Específicos:

-Continuar o processo de formação teórica e prática sobre a educação escolar e não escolar, fundamentado em reflexões construídas a partir do início do Curso de Pedagogia.

-Desenvolver habilidades de estudos, de pesquisa e de produção de conhecimentos.

-Desenvolver o processo de iniciação científica, tendo a educação como objeto de estudos. -Desenvolver estudos e leituras analíticas e elaborar fichamentos, resumos, resenhas, dentre outros.

-Elaborar e vivenciar experiências utilizando metodologias e procedimentos de apresentação e divulgação dos conhecimentos produzidos e adquiridos.

-Assegurar o aprofundamento de estudos e o desenvolvimento de experiências investigativas nos campos escolares e não escolares de atuação do pedagogo.

-Elaborar e desenvolver projetos de estudo de caso e/ou estudos exploratórios a partir de coleta de dados e diagnóstico da realidade observada.

5. PROGRAMA

1. Modalidades de pesquisa:

1.1 Pesquisa quantitativa X qualitativa; 1.2 Pesquisa bibliográfica;

1.3 Pesquisa descritiva; 1.4 Pesquisa experimental; 1.5 Pesquisa de campo; 1.6 Estudo de caso.

1.7 Pesquisa participante e pesquisa-ação

2. A investigação em Educação: teoria e prática 2.1. Estudo de Caso e Estudo Exploratório 2.2. Diagnóstico da realidade educacional 2.3. Escolha do assunto;

2.4. Formulação de problemas; 2.5. Hipóteses e variáveis;

3. Amostragem; 3.1. Coleta de dados;

3.2. Análise e interpretação de dados. 3.3. Divulgação dos Estudos Desenvolvidos

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

3 de 5

3.4. Elaboração de um projeto de ensino 6. METODOLOGIA

De acordo com a Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação e Comunicado da DIREN 2141138, de 16/07/2020 a disciplina se desenvolverá ao longo de 18 semanas com carga horária semanal de 8 horas. A disciplina recorrerá a atividades síncronas (webconferências, audioconferências, webaulas, chats etc.) e assíncronas (videoaulas; fóruns de dúvidas, fóruns de debates, elaboração de textos ou material hiper midiático, resposta a questionários online, dentre outros definidos com a turma). Para realização das aulas os textos serão disponibilizados semanalmente na Plataforma Moodle e os estudantes serão instigados a postar comentários e/ou questionamentos sobre o texto para garantir a interação dos mesmos.

Para o desenvolvimento das atividades síncronas será utilizada, preferencialmente, a Plataforma M-Conf-RNP e as atividades assíncronas serão hospedadas, preferencialmente, na Plataforma Moodle.

Discriminação da carga horária síncrona e assíncrona:

a) Atividades síncronas: 60 horas – 18 semanas presenciais – 8 aulas semanais - Tempo máximo: 4 horas

Horários das atividades síncronas: quartas -feiras, 18:30 – 22:30 Plataforma de T.I./softwares que serão utilizados: conferenciaweb rnp

b) Atividades assíncronas: 60 horas

Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: Moodle

Endereço web de localização dos arquivos: Será disponibilizado no Moodle

c) Carga-horária prática: 120 horas

Descrição da realização: as atividades serão orientadas de forma assíncrona, possibilitando aos discentes contato com profissionais da educação básica que se encontram desenvolvendo ensino remoto.

d) Demais atividades letivas: 00 horas (não haverá)

e) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas: Os discentes receberão os textos, preferencialmente pelo Moodle.

O cronograma detalhado da disciplina será definido juntamente com os estudantes até 10 dias após o início do período letivo especial. (Resolução nº 07/2020, art. 7º, § 4º)

7.AVALIAÇÃO

Compreendendo a avaliação como ferramenta pedagógica formativa, a mesma projeta -se de maneira contínua e processual, partindo da sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos a sínteses reflexivas de modo que sejamos capazes de identificar e analisar o que foi aprendido pelos alunos para que subsidie a reorganização do trabalho pedagógico na busca da construção do conhecimento. Nessa perspectiva, a avaliação transcende a superficialidade da verificação dos resultados finais para se tornar parte integrante da organização do trabalho pedagógico durante todo o desenvolvimento, pois parte-se do princípio de que se trata de um instrumento de auxílio para a melhoria da prática

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

docente, uma vez que pode possibilitar a reflexão da ação e oferecer possibilidade de a lterá-la em prol da garantia do direito dos alunos à aprender.

A avaliação da disciplina de Pipe 2 será contínua, de forma a verificar os vários momentos de desenvolvimento dos(as) discentes:

Avaliações Pontuação por

atividade

Atividades desenvolvidas na Plataforma Moodle (assíncronas).

40 Análise de uma dissertação ou tese

abordando o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

20

Produção de uma Projeto de Ensino abordando a questão das relações étnico raciais

20

Atividades Práticas: entrevista com professores, análise de materiais didáticos produzidos pelos professores para o ensino remoto

20

Total 100

Até 10 dias após o início do período letivo especial, o docente da disciplina apresentará, aos estudantes da turma e à Coordenação do Curso o detalhamento das atividades de avaliação da aprendizagem que serão realizadas, critérios e respectiva distribuição dos pontos na disciplina. (Resolução nº 07/2020, art. 7º, § 4º)

8. BIBLIOGRAFIA Básica

BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1990. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2008.

LUDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

LUNA, S. V. Planejamento da pesquisa: uma introdução, elementos para uma análise metodológica. São Paulo: EDUC, 2009.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2ed São Paulo: Cortez-Autores Associados, 2011.

Complementar

EZPELETA, J. & ROCKWELL, E. Pesquisa participante. Trad. Francisco S. de A. Barbosa. São Paulo: Cortez, 2004.

FAZENDA, Ivani. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento . Campinas, Papirus, 1997.

POPPER, Karl Raimund, Sir. A lógica da pesquisa científica. São Paulo : Cultrix, 1985. THIOLLENT, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo:

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

5 de 5

Polis, 1987.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

GARRET, A. A entrevista: seus princípios e métodos. Rio de Janeiro: Agir, 1988.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: / /

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra qualificada,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de