• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO 2 SAMUEL. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO 2 SAMUEL. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Professora

Sara Victalino Gueiros Dodd

2 SAMUEL

(2)

1

© Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata – 2016 Todos os direitos reservados.

A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei n° 9610).

Publicado no Brasil. IGREJA CRISTÃ MARANATA. INFORMAÇÕES E CONTATOS

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA Rua Torquato Laranja nº 92 – Vila Velha – ES

CEP 29.100-370 – Telefone: 27 3320-3400 E-mail: contato@institutoicm.org.br

Site: www.institutoicm.org.br

O ensino a distância é regulamentado pela lei 9.394/96-Artº 80 e é considerado um dos mais modernos sistemas de ensino da atualidade.

Título Original: HISTÓRICO DA BÍBLIA – Espírito Santo: 2016. ASSUNTO: Bíblia

CATEGORIA: Religião

Presidente da Igreja Cristã Maranata Gedelti Victalino Teixeira Gueiros

Diretor do Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata José de Anchieta Fraga Carvalho

Vice-Diretor do Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata Gerson Beluci Miguel

Coordenador do Curso e do Material Didático Luiz Eugenio do Rosário Santos

Coordenadora Pedagógica do Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata Leonice Monteiro Dias Rocha

Revisão Ortográfica e Metodológica Iolanda Melo Brasil Aguiar e Lauro Venturini

(3)

2

Apresentar uma síntese do livro de I Samuel do Velho Testamento, de modo a facilitar ao leitor tanto a compreensão, como a leitura da Bíblia.

1 2 SAMUEL

2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

9ª SEMANA / Aula 09

SEMANA

ÍNDICE

OBJETIVOS

(4)

3

1

2 SAMUEL

I Samuel I e II Samuel são um só livro, um só autor. Foram separados pelos gregos na Septuaginta, para facilitar a leitura. A inclusão no Cânon demonstra o reconhecimento da autenticidade do livro.

1.1 ESBOÇO DO LIVRO

O Reinado de Davi sobre Judá e todo o Israel [2 Sm 1-10] • Primeiro rei de Judá [2 Sm 1-4]

• Rei de todo o Israel [2 Sm 5-10] • A conquista de Jerusalém [2 Sm 5]

– A arca é trazida a Jerusalém [2 Sm 6] – A aliança Messiânica [2 Sm 7]

– Desenvolvimento do reino [2 Sm 8-10]

• Lutas internas marcam os últimos anos de Davi [2 Sm 11-24] • Natã, o profeta repreende Davi [2 Sm 12]

• Os filhos de Davi revelam-se rebeldes e indignos [2 Sm 13-18] • Davi regressa a Jerusalém e vence quatro lutas [2 Sm 19:11-43] • Cântico de Davi [2 Sm 22]

• Últimas palavras; os trinta e sete valentes [2 Sm 23] • Numeração do povo e castigo [2 Sm 24]

1.2·DAVI REI DE ISRAEL

Natã e Gade foram os profetas que estiveram ao lado de Davi. Um reino de muitas lutas e vitórias.

Saul faleceu e Davi chorou a sua morte, mostrando um espírito de respeito à unção com óleo, quando um amalequita veio dar-lhe a notícia. Este ato foi um sinal para o povo que não houve maldade nem vingança da parte de Davi.

(5)

4

Jônatas havia sido seu grande amigo e Davi lamentou muito a sua morte.

1.3 O EPISÓDIO DA ARCA DO SENHOR

Levada pelos filisteus para a sua terra, permaneceu por 20 anos em Quiriate-Jearim, na casa de Aminadabe, que não recebeu nem mal nem bem. Não valorizou a bênção que era ter na sua casa a Arca do Senhor. Tipo daquele que se acomoda à religião e não muda de vida.

1.4 A ARCA NA CASA DE OBEDE EDOM

II Sm 6 - Homem sério, entendeu a bênção e dentro de três meses as bênçãos lhe vieram e isso tornou-se tão notório que o rei Davi mandou trazer a Arca para Jerusalém.

1.5 O TRONO DE DAVI É CONFIRMADO

A aliança davidica cumpriu a profecia de Jacó quando abençoou seus filhos e disse: a tribo de Judá terá o cetro [o reino].

Gn 49:8-16 - “Judá, a ti te louvarão teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos: diante de ti se prostrarão os filhos de teu pai. Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos. Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas. Os olhos serão escurecidos pelo vinho, e os dentes brancos de leite. Zebulom habitará no litoral; será ele ancoradouro de navios; e o seu termo estender-se-á até Sidom. Issacar é jumento forte, deitado entre dois fardos. Viu ele que o descanso

(6)

5

era bom, e que a terra era agradável. Sujeitou os seus ombros à carga e entregou-se ao entregou-serviço forçado de um escravo. Dã julgará o entregou-seu povo, como uma das tribos de Israel.”

1.6 DAVI TIPO DO SENHOR JESUS

Naquilo que ele não pecou, visto na obediência a Deus, em sua confiança nele, na humildade, etc.

Como homem, o Senhor Jesus, sujeito às tentações, jamais pecou. Sempre vitorioso.

II Sm 3:1 – “E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de Saul cada vez mais se enfraquecia.”

1.7 PROMESSA DE CONFIRMAÇÃO DO REINO

II Sm 7:13-18 - “... Eu lhe serei por pai, [...] a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, [...]. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre [...]. Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi ...”

1.8 DAVI ADMITE MEFIBOSETE NO PALÁCIO

II Sm 9:1-8 - Mefibosete, o filho de Jônatas, estava desamparado, aleijado de ambos os pés; foi convidado a participar da mesa de Davi por todos os dias. Seus bens lhe foram restituídos também. Belo tipo da salvação de um pecador que sai das trevas e vem para o Senhor Jesus.

(7)

6

1.9 DAVI HUMILHA-SE

Diante da repreensão de Davi pelos pecados gravíssimos, ele mostrou-se humilde e confessou a sua falta:

II Sm 12:13 – “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor ...”

1.10 DAVI PASSOU POR LUTAS NO LAR

I Rs 1:6 – Mostra a negligência dos pais em repreender seus filhos. Foi benevolente para com os pecados dos filhos. Chorou amargamente por isto.

1.11 AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE DAVI

II Sm 23:2-4 - “O Espírito do Senhor fala por mim, [...] Falou o Deus de Israel, a Rocha de Israel me disse: Quando um justo governa sobre os homens, quando governa no temor de Deus, será como a luz da manhã ao sair do sol, da manhã sem nuvens, quando, depois da chuva, pelo resplendor do sol, a erva brota da terra.”

1.12 OS TRINTA E SETE VALENTES DE DAVI

II Sm 23:8-39 – Cada nome com seus respectivos atos foram lembrados por Davi. Deus nos vê e cada ato nosso é apreciado por Ele.

1.13 DAVI NUMERA O POVO

II Sm 24 – Davi sempre confiava em Deus em suas lutas. A vaidade se mostrou clara, a ponto de Joabe perceber. Por isso Deus castigou Davi seriamente enviando peste sobre Israel.

(8)

7

Gade, o profeta lhe entregou o recado de Deus e ele rogou a favor do povo. A peste veio sobre o povo, mas Deus perdoou o pecado de Davi. Então ele viu quando o Anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, e fazia a destruição. O templo de Salomão foi edificado naquele lugar onde o Anjo foi visto por Davi.

1.14 A EIRA DE ARAÚNA

II Cr 3:1 – “E começou Salomão a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã (o mesmo Araúna), o jebuseu.”.

II Sm 24:16 – O Monte Moriá é o lugar onde outrora Abraão, obedecendo ao mandado de Deus, se dispôs a sacrificar Isaque, seu filho.

Davi, belo tipo do Senhor Jesus naquilo que não pecou, foi o servo que fez a vontade de Deus.

2

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bíblia do Obreiro. Sociedade Bíblica do Brasil – Barueri: SP, 2014.

DODD, Sara Victalino Gueiros. Colhendo o Trigo: estudo sobre o Pentateuco, livros históricos e livros poéticos. Vila Velha: Ed. do autor, 2007. 280p. Vol.1.

______. Colhendo o Trigo: estudo dos livros dos profetas maiores e livro dos profetas menores. Vila Velha: Ed. do autor, 2007. 328p. Vol.2.

Referências

Documentos relacionados

Cones de Guta-percha e Resilon e tubos de polietileno preenchidos pelos cimentos Epiphany, AH Plus e Endofill (n=5 de cada material) foram posicionados dentro de um

Nas quatro últimas décadas, observamos profundas transformações nas cidades baianas, como conseqüência de alterações que vêm se desdobrando em várias escalas. Além do

Pretende-se garantir que essa informação é apresentada no RECAPE e não consta só do projeto de execução da linha (assegurando-se que não fica omissa dos elementos

Data do Registro: a data de registro deve ser maior igual à data de nascimento e menor igual à data atual; possuir formato dd/mm/aaaa, sendo dd um número natural refletindo

Desta forma, acreditamos que esta proposta didática, cuja finalidade foi desenvolver nos alunos conceitos geométricos e habilidades lógico-espacial, por meio de situações-problemas

A hipertensão arterial sistêmica consti- tui-se em outro importante fator de risco para o grupo aqui estudado, considerando que além de acometer 50,57% das

Aiming at the assistance of the objective pro- posed of the study, the data collection occurred in 3 distinct phases: in the first phase, the pre-test, was ap- plied using

2.2 Para submeter-se à prova de Avaliação de Capacidade Física, o candidato deverá apresentar atestado médico original específico para a finalidade do concurso,