• Nenhum resultado encontrado

Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes 2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

ORAÇÃO INICIAL

Dirigente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Canto inicial

Tu, te abeiraste da praia, não buscaste nem sábios nem ricos. Somente queres que eu te siga.

Senhor, Tu me olhaste nos olhos, a sorrir, pronunciaste meu nome, lá na praia, eu larguei o meu barco, junto a Ti, buscarei outro mar.

Tu, sabes bem que em meu barco, eu não tenho nem ouro e nem espadas, somente redes e o meu trabalho.

Dirigente: Graças e louvores sejam dadas a todo o momento. Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

(Tempo de silêncio e adoração)

Dirigente: Neste dia toda a Igreja, diante de Jesus Eucarístico, se reúne em Adoração para rezar pela Santificação dos Sacerdotes . Assim, celebrando a Solenidade do

Coração de Jesus, um coração que se estremece de compaixão e oferece todo o seu amor pela humanidade, pedimos a Jesus que santifique, fortaleça, conduza nossos sacerdotes para que sejam “o amor do Coração de Jesus” para o mundo. Desta maneira, unidos em oração pedimos pela Santificação de nossos sacerdotes, pois precisamos de santos sacerdotes que sejam “homens consagrados a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, para pregar o evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento” (LG 28).

(3)

MOMENTO DA PALAVRA

Dirigente: Senhor Jesus Cristo, Luz do mundo que ilumina a todos os homens, Vós sois a Palavra do Pai. Assumistes a natureza humana para nos falar com palavras humanas. Instituístes o santo sacerdócio e chamais constantemente homens generosos, que apesar de suas fragilidades, assumem participar do vosso poder divino. Por meio deles quereis revelar-nos o Pai e convidar-nos à felicidade eterna convosco no céu. Dai aos vossos sacerdotes um coração disposto a escutar, inspirai-os e iluminai-os, para que se encham da vossa sabedoria e do vosso amor para comunicá-los aos irmãos. Amém.

Leitor 1: Proclamação do Evangelho: Mt 11, 25-30

“Naquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos a carregar pesado fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”. – Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

(Trechos da Homilia do Papa Francisco proferida na Santa Missa do Crisma na Basílica Vaticana Quinta-feira, 17 de abril de 2014)

L2. Neste dia, peçamos “ao Senhor Jesus que faça descobrir a muitos jovens aquele ardor do coração que faz acender a alegria logo que alguém tem a feliz audácia de responder com prontidão à sua chamada.”

L3. Neste dia, peçamos “ao Senhor Jesus que conserve o brilho jubiloso nos olhos dos recém-ordenados, que partem para «se dar a comer» pelo mundo, para consumar-se no meio do povo fiel de Deus, que exultam preparando a primeira homilia, a primeira Missa, o primeiro Batismo, a primeira Confissão… É a alegria de poder pela primeira vez, como ungidos, partilhar – maravilhados – o tesouro do Evangelho e sentir que o povo fiel volta a ungir-te de outra maneira: com os seus pedidos, inclinando a cabeça para que tu os abençoes, apertando-te as mãos, apresentando-te aos seus filhos,

(4)

intercedendo pelos seus doentes… Conserva, Senhor, nos teus sacerdotes jovens, a alegria de começar, de fazer cada coisa como nova, a alegria de consumar a vida por Ti.”

L4. Neste dia, peçamos ao “Senhor Jesus que confirme a alegria sacerdotal daqueles que têm muitos anos de ministério. Aquela alegria que, sem desaparecer dos olhos, pousa sobre os ombros de quantos suportam o peso do ministério, aqueles sacerdotes que já tomaram o pulso ao trabalho, reúnem as suas forças e se rearmam: «tomam fôlego», como dizem os desportistas. Conserva, Senhor, a profundidade e a sábia maturidade da alegria dos sacerdotes adultos. Saibam orar como Neemias: a alegria do Senhor é a minha força (cf. Ne 8, 10).”

L1. Enfim, neste dia, peçamos “ao Senhor Jesus que brilhe a alegria dos sacerdotes idosos, sãos ou doentes. É a alegria da Cruz, que dimana da certeza de possuir um tesouro incorruptível num vaso de barro que se vai desfazendo. Saibam estar bem em qualquer lugar, sentindo na fugacidade do tempo o sabor do eterno (Guardini). Sintam, Senhor, a alegria de passar a chama, a alegria de ver crescer os filhos dos filhos e de saudar, sorrindo e com mansidão, as promessas, naquela esperança que não desilude.”

LOUVOR A DEUS PELOS SACERDOTES

L2: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, porque eles carregam em si o Cristo de um modo inefável: carregam sua bondade e sua clemência.

R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

L3: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, porque eles são pontes que nos ajudam a atravessar o abismo dos nossos pecados e alcançar a Pátria tão esperada da tua Infinita Misericórdia.

R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

L4: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, porque eles são um Cireneu não obrigado, mas que espontaneamente ajudam o Senhor a carregar a cruz!

(5)

L1: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, porque são instrumentos da misericórdia infinita de Deus humanado, e, com Ele, são pastores, bons samaritanos, cordeiros, vítimas constantemente imoladas! R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

L2: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, porque são qual outro João Batista, cada dia de novo, mostrando-nos o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

L3: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, ministros do vosso perdão, o único perdão que salva.

R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

L4: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, porque, como em Jesus na cruz, em seus corações ecoa o brado ardente de zelo pelas almas: “Tenho sede!”

R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

L1: Eu vos louvo, ó Deus, pelo vosso Servo o Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI, nosso Bispo Maurício, nosso Pároco N. e por todos os sacerdotes de nossa Arquidiocese, que alimentam a vossa família com a Eucaristia, Pão Vivo, que dá vida ao mundo.

R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!

Dirigente: Como é bom nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, podermos agradecer-lhe o dom e presença dos nossos dedicados e incansáveis sacerdotes. Com eles, a cada invocação, rezemos: Todos: Concedei-nos santos sacerdotes, Senhor Jesus!

(6)

ORAÇÃO FINAL

LADAINHA DE JESUS SACERDOTE E VÍTIMA

Senhor, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós Cristo, tende piedade de nós Cristo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós

Cristo, ouvi-nos Cristo, ouvi-nos Cristo, atendei-nos Cristo, atendei-nos

Deus, Pai celestial, tende piedade de nós Deus Filho, Redentor do mundo,

Espírito Santo que sois Deus,

Santíssima Trindade que sois um só Deus,

Jesus, Sacerdote e Vítima, tende piedade de nós Jesus, Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedec,

Jesus, Sacerdote a quem o Pai enviou a evangelizar os pobres,

Jesus, Sacerdote que na última Ceia instituístes o memorial do Vosso sacrifício, Jesus, Sacerdote sempre vivo para interceder por nós,

Jesus, Pontífice a quem o Pai ungiu com a força do Espírito Santo, Jesus, Pontífice tomado de entre os homens,

Jesus, Pontífice constituído em favor dos homens, Jesus, Pontífice do nosso testemunho,

Jesus, Pontífice de maior glória que Moisés, Jesus, Pontífice do autêntico Templo, Jesus, Pontífice dos bens futuros,

Jesus, Pontífice inocente, imaculado e santo, Jesus, Pontífice misericordioso e fiel,

Jesus, Pontífice consumido pelo zelo do Pai e das almas, Jesus, Pontífice perfeito para sempre,

(7)

Jesus, Pontífice que iniciaste um novo caminho em nosso favor,

Jesus, Pontífice que nos amastes e nos purificastes do pecado pelo Vosso sangue, Jesus, Pontífice que Vos entregastes a Deus como oblação e vítima,

Jesus, Vítima dos Homens, Jesus, Vítima santa e imaculada, Jesus, Vítima indulgente,

Jesus, Vítima pacífica,

Jesus, Vítima de propiciação e digna de louvor, Jesus, Vitima da reconciliação e da paz,

Jesus, Vítima na qual temos a fé e o acesso para Deus, Jesus, Vítima que vive pelos séculos dos séculos,

Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor Sede-nos propício, livrai-nos, Senhor Da busca temerária do ministério, livrai-nos, Senhor

Do pecado do sacrilégio, Do espírito de incontinência, De desejos desonestos,

De toda ignominiosa simonia, Do abuso dos bens da Igreja,

Do amor do mundo e das suas vaidades, Da indigna celebração dos Vossos Mistérios, Pelo Vosso sacerdócio eterno,

Pela Vossa santa unção, pela qual o Pai Vos constituiu como Sumo Sacerdote, Pelo Vosso espírito sacerdotal,

Por aquele ministério pelo qual glorificastes na terra a Deus Pai,

Pela cruenta imolação do Vosso corpo na cruz, realizada de uma vez para sempre, Por aquele mesmo Sacrifício que se renova cada dia no altar,

Por aquele poder divino, que exerceis de maneira invisível por meio dos sacerdotes, Para que Vos digneis conservar na santidade toda a Ordem Sacerdotal,

Nós Vos rogamos, Senhor, ouvi-nos Para que concedas ao teu povo pastores segundo o Vosso coração,

Para que os enchas de espírito sacerdotal,

(8)

Para que envieis operários para a Vossa messe,

Para que aumenteis o número de fiéis dispensadores dos Vossos mistérios, Para que lhes façais perseverantes no ministério que lhes haveis confiado,

Para que lhes concedeis paciência no ministério, eficácia na ação e perseverança na oração,

Para que, por seu intermédio, se promova em toda a parte o culto do Santíssimo Sacramento,

Para que recebais no gozo eterno os que desempenharam o ministério,

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Senhor.

Cristo, Sacerdote eterno, ouvi-nos.

Cristo, Sumo e eterno Sacerdote, atendei-nos.

Oremos

Dirigente: Ó Deus, Vós que cuidais e santificais a Vossa Igreja, por meio do Vosso Espírito, suscitai nela dispensadores fiéis e idôneos para os Santos Mistérios, para que por seu ministério e exemplo, o povo cristão, protegido por Vós, progrida no caminho da Salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES

Todos: Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa vida. Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus. Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. Que sejam homens, testemunhas do nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos. Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom

(9)

recebido. Tudo isso vos pedimos pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos

sacerdotes. Amém.

Referências

Documentos relacionados

CB1: Capacidade para manejar eficientemente a informação proveniente de diferentes fontes para a produção de conhecimentos relacionados com o âmbito da cultura.. CB2:

A fim de apresentar um exemplo prático, analisou-se o quadro Parceiro do RJ, veiculado no telejornal RJTV 1ª edição, transmitido pela Rede Globo do Rio de Janeiro, o qual tem

Estes produtos poderão estar disponíveis com apresentação e cores diferentes, estando limitados ao stock existente.. Adereços

Para dar um exemplo, um produtor de melancia exerce o seu esforço numa unidade agrícola de produção, mas depende de in- fraestruturas de energia e transporte para atingir o merca-

estreito-lanceolada, 3-6×1-1,5cm, cartácea, base aguda, ápice agudo, 5-8 pares de nervuras secundárias, densos tricomas simples, hialinos na face dorsal. Inflorescências axilares

Dada as circunstâncias acima descritas, o objetivo deste trabalho consiste na identificação da variabilidade espacial e temporal das áreas alagadas, assim como, das áreas

7.1. Aliança Administradora de Benefícios de Saúde S.A. e GA Corretora de Seguros, Consultoria, Administração e Serviços S.A. A variação do período de R$ 14.440

Segundo Jeferson Bacelar: “O Vila Velha tornou-se não apenas protagonista maior de uma produção artística identificada com as mudanças que se processavam em níveis