• Nenhum resultado encontrado

WIKI COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA Wiki as a tool in the promotion of competence in bibliometric analysis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WIKI COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA Wiki as a tool in the promotion of competence in bibliometric analysis"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

WIKI COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Wiki as a tool in the promotion of competence in bibliometric analysis

Sibele Fausto (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

sifausto@usp.br

Elisabeth Adriana Dudziak(Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil) -

elisabeth@usp.br

Mariza Leal de Meirelles Do Coutto (Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil)

marizadc@usp.br

Resumo:As facilidades propiciadas pelo surgimento de recursos tecnológicos para a criação e compartilhamento de conteúdos colaborativos na web descortinaram novas possibilidades para as atividades educativas. A missão do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo na promoção da competência permanente dos servidores técnico-administrativos que atuam nas bibliotecas foi fortalecida com a adoção de uma dessas ferramentas – a plataforma wiki, no apoio das atividades voltadas à competência dos profissionais bibliotecários, possibilitando a reunião, a gestão e o compartilhamento dos materiais didáticos e técnicos elaborados para essa finalidade. Este artigo descreve a adoção de uma ferramenta wiki para apoiar as atividades educativas na competência em bibliometria.

Palavras-chave: Wiki; Conteúdo colaborativo; Competência; Bibliometria

Abstract:The facilities offered by the emergence of technology to the creation and sharing of collaborative content in web unfold new possibilities for educational activities. The mission of the Integrated Library System of the University of São Paulo in promoting permanent competence of technical and administrative staff who work in libraries was strengthened with the adoption of one of these tools - the wiki platform, to support activities related to the competence of the library staff, enabling the collect, management and sharing of educational and technical materials elaborated for this purpose. This article describes the adoption of a wiki tool to support educational activities in competence in bibliometrics.

Keywords: Wiki; Collaborative Content; Competence, Bibliometrics

Introdução

As bibliotecas universitárias, como partícipes das atividades acadêmicas e científicas executadas nas universidades, tradicionalmente são focadas noprocessamento e transferência da informação com o objetivo de potencializar o desenvolvimento e produção de novos conhecimentos, e evoluíram atreladas às tecnologias de comunicação e informação (TIC) baseadas na internet, condicionando seus procedimentos técnicos e serviços para garantir tanto a organização como a recuperação e o acesso à informação.Entretanto, novas tendências se apresentam para a biblioteca universitária, ampliando seu escopo de atuação, especialmente no que tange ao suporte à pesquisa

(2)

científica, incluindo as avaliações sistemáticas do desempenho das universidades e de sua produção científica (Corral, Kennan & Afzal, 2013).

Por conseguinte, as bibliotecas universitárias começam a oferecer análises bibliométricas para apoio na tomada de decisões na avaliação da pesquisa e na alocação de recursos institucionais. Porém, essa atuação de suporte à pesquisa científica não prescinde da necessária formação de profissionais qualificados e habilitados no uso de metodologias e ferramentas adequadas a essas novas competências, como o desenvolvimento de análises bibliométricas.

Este trabalho descreve a iniciativa do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP) na constituição de uma estrutura formal para a promoção de competências em bibliometria dos profissionais bibliotecários atuantes nas bibliotecas e unidades de pesquisa da Universidade, por meioda criação de um Grupo especializado e sua atuação nesse propósito, aqui destacando-se entre suas ações a elaboração de uma página wiki para apoio às atividades de análise bibliométrica.

2 O SIBiUSP e o desenvolvimento da competência em informação

Criado em 1981, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), atualmente congrega 46 bibliotecas das unidades de ensino e pesquisa, institutos especializados e museus da USP, sob coordenação sistêmicade seu Departamento Técnico. Nesse sentido, constitui-se como comunidade de prática que reúne 866 profissionais dos três níveis funcionais: superior (354), técnico (327)e básico (185) – posição em março de 2014. Desde 2002, o Departamento Técnicodo SIBiUSP desenvolve, anualmente, o programa de Capacitação de Equipes Bibliotecárias como processo sistêmico. O programa tem por instrumento norteador o documento "Diretrizes para capacitação de equipes do SIBiUSP" (SIBi, 2013), e visa promover a capacitação permanente dos servidores técnico-administrativos que atuam em Bibliotecas. A capacitação é realizada de acordo com as características exigidas pela organização e pelo próprio mercado, em sintonia com os interesses dos servidores, das Chefias Técnicas de Bibliotecas, do Departamento Técnico e da alta administração da USP.

O objetivo final do programa é desenvolver a competência do profissional que atua em bibliotecas, entendendo-se competência como a mobilização de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, além de recursos adequados para a produção de um resultado efetivo, seja na forma de resolução de problemas, seja na proposição de novas soluçõespara a consecução dos objetivos institucionais. Assim, o foco da competência está nos resultados.

2.1 O desenvolvimento da competência de profissionais bibliotecários da USP em bibliometria

A constituição de uma estrutura formal para a promoção da competência dos profissionais bibliotecários da USP em análise bibliométrica remonta a 2011, com o início do projeto piloto “Bibliometria automatizada nas Bibliotecas do SIBiUSP” (Prado et al, 2011), visando desenvolver competências de compreensão da análise bibliométrica automatizada nos integrantes das unidades de informação da USP, em especial das unidades localizadas no Campus de São Carlos. Em 2012, o SIBiUSP estabeleceu parceria com a Escola Técnica e de Gestão da USP, formalizando o curso “Capacitação de bibliotecários em análise bibliométrica para apoio à gestão da pesquisa em universidade pública”, estendendo-o a 100 participantes envolvidos com a elaboração e análise de indicadores

(3)

sobre a produção científica e tecnológica da USP, com carga horária expandida e maior abrangência de conteúdo.

Tais participantes eram oriundos das 46 bibliotecas de unidades de ensino e pesquisa da instituição, garantindo a formação de nichos de competência em todas elas, cobrindo assim toda a Universidade, além de representantes do próprio Departamento Técnico, órgão gestor do SIBiUSP. A iniciativa do curso “Capacitação de bibliotecários em análise bibliométrica para apoio à gestão da pesquisa em universidade pública” gerou 32 trabalhos finais que abordaram aspectos variados e apresentaram distintas aplicações de análises bibliométricas; além de incentivar a produção de trabalhos científicos (Santos et al, 2013; Flamino et al, 2014; Palop et al, 2014) apresentados em eventos nacionais e internacionais.Os resultados dessa capacitação também foram analisados tantodo ponto de vista educativo quanto do ponto de vista da análise bibliométrica dos trabalhos produzidos (Dudziak, Fausto &Ferreira, 2014).

Em continuidade à iniciativa de constituição de uma estrutura formal para a promoção da competência dos profissionais bibliotecários da USP, em2013 a USP adquiriu o software para análises bibliométricas Vantage Point®, e em 2014 foi criado o “Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados” (Grupo EBA) do SIBiUSP, com o propósito de promover o desenvolvimento de estudos bibliométricos aplicados por parte das equipes do SIBiUSP (bibliotecários, técnicos e analistas de sistemas). A constituição formal do Grupo EBA, bem como seus objetivos e destaque de ações empreendidas são detalhadas na subseção a seguir.

2.1.1 O Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP

O Grupo EBA do SIBiUSP foi inspirado em tendências externas verificadas em bibliotecas universitárias na aplicação da bibliometria com foco naavaliação, em iniciativas como as relatadas por Gerritsma et al. (2010) na Holanda e por Gumpenberger,Wieland e Gorraiz (2012) na Áustria, estes últimos destacando a necessidade decompetência pertinente dos bibliotecários neste domínio e descrevendo a experiência daEuropean Summer School for

Scientometrics (ESSS); além de iniciativascomo eventos e oficinas em bibliometria

direcionadas aos bibliotecários, a exemplodo Bibliometrics in Libraries Meeting (2014) na Inglaterra, já em sua 3ª edição.

Em março de 2014 é formalmente criado o Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP, constituído por uma equipe multidisciplinar de 14 profissionais do sistema de bibliotecas da USP, reunindo diferentes conhecimentos e habilidades na contribuição para o alcance dos propósitos do Grupo estabelecidos em seu Objetivo Geral e em seus Objetivos específicos, detalhados a seguir:

Objetivo Geral: coordenar as atividades sistêmicas de desenvolvimento de estudos e análises bibliométricas realizadas pelas equipes do SIBiUSP (bibliotecários e técnicos), utilizando metodologias e fontes de informação especializadas e aplicativos específicos de avaliação quantitativa automatizada da produção intelectual da USP, visando fornecer suporte às políticas e à gestão das atividades de ensino, pesquisa e extensão;

Objetivos Específicos

− Estabelecer premissas e diretrizes de coordenação sistêmica das atividades relacionadas à análise bibliométrica como suporte à gestão da pesquisa e da produção intelectual da USP e processos correlatos;

(4)

Estabelecer sistema de gerenciamento e provimento de dados (Data

warehouse-Armazém de dados) para a realização de estudos e pesquisas,

bem como a elaboração de relatórios;

− Estabelecer metas de operacionalização de uso do Vantage Point® visando a realização de análises bibliométricas automatizadas da produção intelectual da USP, a partir do uso de aplicativos específicos como o Vantage Point® e outros softwares de apoio;

− Coordenar ações de capacitação no campo da bibliometria e oferecer materiais instrucionais e informativos para as equipes bibliotecárias visando o pleno desenvolvimento de suas atividades na área em questão;

− Contribuir para o desenvolvimento de metodologias, técnicas e geração de indicadores bibliométricos e cientométricos aplicados, a partir da padronização de dados, análise e avaliação da produção, disseminação e uso da informação registrada, análise de estruturas dentro de campos de pesquisa e padrões de colaboração;

− Contribuir para o direcionamento da política científica institucional, a partir dos estudos dos rankings internacionais de avaliação, bem como através de análises e estudos das metodologias e dos indicadores bibliométricos, cientométricos e webométricos relacionados.

Desde sua criação o Grupo reúne-se regularmente, e desenvolveu ações importantes para a consolidação de seus propósitos, descritas a seguir:

− Criação do ambiente virtual para a efetivação dos procedimentos de acesso ao software Vantage Point® pelas bibliotecas do sistema mediante senha, através dainstalação de Máquinas Virtuais (Virtual MachinesVantage Point® – VMs VP), commetodologia de uso compartilhado de licenças por VMs;

Criação de diretórios compartilhados em storages nas VMs (através do Data

warehouse) para os arquivos da produção científica da USP registrada no catálogo

Dedalus e extraída periodicamente por meio de filtro;

Criação de filtro em XML (eXtensibleMarkupLanguage) para o formato MARC 21 (MachineReadableCataloging), permitindo a extração de dados do catálogo Dedalus1, que registra a produção científica da USP, possibilitando assim o armazenamento de grandes conjuntos de dados em um formato legível por qualquer computador (o XML) para acesso, e análise pelos profissionais bibliotecários do SIBiUSP;

− Produção de materiais didáticos como guias e tutoriais em análise bibliométrica para refinar pesquisas e estudos;

− Realização de um Encontro em dezembro de 2014, reunindo todos os profissionais bibliotecários do sistema envolvidos com análise da produção científica de sua unidade, para apresentar os recursos desenvolvidos, bem como dirimir dúvidas e trocar experiências. Nesse encontro foram propostas2 atividades de extração e análise de dados da produção científica da USP registrada no catálogo Dedalus e nas bases de dados Web of Science(WoS)2 e Scopus3. Como resultado, foram entregues 70 relatórios documentando os procedimentos de análise propostos, que

1Dedalus: catálogo bibliográfico online das bibliotecas da Universidade de São Paulo.

http://dedalus.usp.br/F?RN=545004586.

2Web of Science: base de dados mantida pela empresa Thomson-Reuters: http://wokinfo.com/. 3

(5)

no momento estão sendo avaliados para subsidiar o Grupo EBA no planejamento das atividades futuras de promoção da competência em análise bibliométrica. A variedade de recursos gerados demandou um local para reuni-los e disseminá-los entre os profissionais bibliotecários da USP, surgindo então a ideia da criação de um wiki para essa finalidade, facilitando o acesso aos recursos e materiais didáticos disponíveis para promover a competência em análise bibliométrica. A opção por uma página wiki para essa finalidade está fundamentada nas características inerentes dessa ferramenta, descritas na próxima seção.

3 A web e as ferramentas colaborativas: Wiki

Em 1992, a criação da World Wide Web (ou simplesmente web) por Tim Berners-Lee transformou gradativamente a Internet, com o surgimento de plataformas e aplicativos que facilitam a geração de conteúdos digitais, chegando à interação do usuário com esses conteúdos (O´Reilly, 2005). Se nos seus começos a web era estática e unidirecional (web 1.0), exigindo conhecimento de código para sua operação, com a web 2.0 a criação e a circulação da informação foram facilitadas, permitindo aos usuários gerar o próprio conteúdo (UserGeneratedContent). Para Blattman e Silva (2007:198), na web 2.0 “o sujeito torna-se um ser ativo e participantesobre a criação, seleção e troca de conteúdo postado em um determinadosite por meio de plataformas abertas”. Assim, a web 2.0 é mais dinâmica e colaborativa, promovendo o compartilhamento de conteúdos produzidos e consumidos diretamente entre os usuários conectados.

Um marco importante na construção colaborativa de conteúdo na rede foi a criação, em 1995, do primeiro servidor wiki por Ward Cunningham. A palavra wiki, em havaiano, significa “rápido, veloz”, e Cunningham teve a ideia de criar “[...] um sistema de hipertexto para guardar e modificar informação – uma base de dados na qual cada página pode ser facilmente editada por qualquer usuário que tenha acesso a um navegador web” (Leuf&Cunningham, 2008:14). Portanto, essa plataforma já surgiu como espaço de colaboração e compartilhamento, por permitir que um mesmo texto tenha vários autores, promovendo a construção conjunta do conhecimento.

O uso da plataforma wiki disseminou-se após a criação da Wikipédia em 2001. Consistindo em uma enciclopédia multilíngue escrita e editada colaborativamente por voluntários do mundo todo, a Wikipédia reúne mais de 13 milhões de artigos em 260 idiomas (Santos, 2009). Para Cunningham (2010), um ambiente wiki se caracteriza pelos princípios da simplicidade e facilidade de utilização; pelo caráter incremental, agregando links para outras páginas, mesmo as ainda não criadas; pelo conteúdo e estrutura orgânicos e abertos para edição e desenvolvimento; além da universalidade dos mecanismos de edição e organização, que são os mesmos que os de escrita, de modo que qualquer escritor é automaticamente um editor e organizador; entre outras características.

4 Metodologia

As vantagens apresentadas pela ferramenta colaborativa wiki tornou-a escolha preferencial para reunir os conteúdos criados com o objetivo de promover a competência dos profissionais bibliotecários da USP em análise bibliométrica. A wiki do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSPfoi desenvolvida pelos analistas integrantes do Grupo e disponibilizada para a edição de seus conteúdos colaborativamente.

A plataforma wiki é gratuita, podendo ser baixada apenas utilizando algum navegador comum (como InternetExplorer, Chrome, Mozilla Firefox, etc.) ou qualquer outro software capaz de lerlinguagem HTML e imagens. Pode ser hospedada em servidores online

(6)

próprios.Seu layout é padrão, podendo ser customizado seguem formatos simples de edição, próximos ao

WhatYouSeeIsWhatYouGet

linguagem especial de código para a edição do conteúdo representa a grande facilidade

Outra funcionalidade importante da ferramenta é o registro do histórico de mudanças de cada página, cronologicamente ou pelo nome do usuário que modificou o conteúdo, descrevendo as modificações em relação ao número de palavras (editadas, inseridas, apagadas), bem como aos arquivos e

wiki pelo Grupo.

A wiki é uma ferramenta aberta, e potencialmente pode ser editada por qualquer usuário, mas há a possibilidade de restringir

permitindo-se seu acesso e manejo apenas a usuários registrados e convidados. Essa opção adotada para acesso

grupo foram sendo gradativamente inseridos na Aqui, apresentamos a estrutura e conteúdos disponíveis

5 Resultados:Wiki como ferramenta de promoção de competências em bibliometria Awiki do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados

SIBiUSP4, com livre acesso a qualquer pessoa conectada. A Figura 1 mostra a aparência do recurso.

Fig. 1: Wiki do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP

A plataforma está estruturada em 1 Introdução

2 Base teórica e conceitual 3 Filtros e Arquivos de Dados

4 Wiki do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP. Disponível em:

http://vp.sibi.usp.br/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal

é padrão, podendo ser customizado, sendo que a maioria das seguem formatos simples de edição, próximos ao WYSIWYG (

WhatYouSeeIsWhatYouGet – “o que você vê é o que você tem”), prescindindo do uso de

linguagem especial de código para a edição do conteúdo – característica da web 2.0 que ande facilidade para a criação, manejo e interação com os conteúdos

importante da ferramenta é o registro do histórico de mudanças de cada página, cronologicamente ou pelo nome do usuário que modificou o conteúdo, modificações em relação ao número de palavras (editadas, inseridas, apagadas), bem como aos arquivos e links, permitindo o controle da construção da página é uma ferramenta aberta, e potencialmente pode ser editada por qualquer usuário, mas há a possibilidade de restringir-se a participação por meiode configurações de usuário,

se seu acesso e manejo apenas a usuários registrados e convidados. Essa opção adotada para acesso pelos membros do Grupo EBA. Os conteúdos produzidos pelo grupo foram sendo gradativamente inseridos na wiki, e esse processo segue em marcha.

estrutura e conteúdos disponíveis atualmente na plataforma como ferramenta de promoção de competências em bibliometria do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicadosestá hospedada na página virtual do

, com livre acesso a qualquer pessoa conectada. A Figura 1 mostra a aparência do

do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP

A plataforma está estruturada em nove (9) tópicos, considerando as seguintes seções

2 Base teórica e conceitual 3 Filtros e Arquivos de Dados

Wiki do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP. Disponível em: http://vp.sibi.usp.br/wiki/index.php/P%C3%A1gina_principal. Acesso em 20 jan. 2015.

que a maioria das wikis WYSIWYG (acrônimo para ), prescindindo do uso de característica da web 2.0 que

os conteúdos wiki. importante da ferramenta é o registro do histórico de mudanças de cada página, cronologicamente ou pelo nome do usuário que modificou o conteúdo, modificações em relação ao número de palavras (editadas, inseridas, , permitindo o controle da construção da página é uma ferramenta aberta, e potencialmente pode ser editada por qualquer usuário, de configurações de usuário, se seu acesso e manejo apenas a usuários registrados e convidados. Essa foi a Os conteúdos produzidos pelo , e esse processo segue em marcha.

atualmente na plataforma. como ferramenta de promoção de competências em bibliometria

está hospedada na página virtual do , com livre acesso a qualquer pessoa conectada. A Figura 1 mostra a aparência do

do Grupo de Estudos Bibliométricos Aplicados do SIBiUSP

as seguintes seções:

(7)

4 Manuais e Tutoriais

5 Relatórios e Estudos produzidos pelas equipes do SIBiUSP (2013-2014) 6 Cronograma de Atividades

7 Apresentações e palestras 8 Textos adicionais

9 Informações sobre aWiki

- Na Introdução há uma breve apresentação do Grupo e de seus componentes, declarando seus objetivos institucionais;

- Na seção Base Teórica e Conceitual, foi disponibilizado um texto didático conceituando e elencando os fundamentos teóricos dos estudos bibliométricos, inclusive indicando a bibliografia pertinente;

- Na seção Filtros e Arquivos de Dados ficam disponíveis as ferramentas facilitadoras para a extração dos dados – o filtro construído para o formato MARC 21, que cria um espelho dos registros do catálogo Dedalus num arquivo XML, possibilitando a exportação desses registros para qualquer aplicativo que suporte o código de marcação, bem como o armazenamento de arquivos de dados extraídos das coleções da produção científica de cada unidade USP em diretórios específicos (Datawarehouse), facilitando o acesso e a análise pelas equipes das respectivas bibliotecas;

- Foi criada uma seção exclusiva para os manuais e tutoriais desenvolvidos pelo Grupo. No momento existem um (1)manual e três (3)guias passo a passo, mais cinco (5) tutoriais de uso do aplicativo Vantage Point® para a análise bibliométrica de dados extraídos do catálogo Dedalus e das bases de dados WoS e Scopus, além de dois (2) modelos padronizados do SIBiUSP para a elaboração de relatórios: de Inconsistências de registros do Dedalus e de Evolução da Produção Científica da unidade;

- Há também uma seção para arquivar e documentar os relatórios e estudos produzidos pelas equipes bibliotecárias do SIBiUSP no período de 2013 a 2014 (e como a plataforma é editável, os materiais que forem produzidos futuramente também serão inseridos nessa seção);

- O cronograma de atividades desenvolvidas pelo Grupo também foi registrado e documentado;

- As apresentações e palestras sobre bibliometria coletadas pelo Grupo foram reunidas numa única seção, proporcionando material de estudo e leitura sobre a temática;

- Além de textos adicionais também coletados e reunidos igualmente para a finalidade acima;

- E por fim, uma seção com informações sobre a própria plataformawiki, com indicações de edição e manejo de textos, foi disponibilizada para facilitar essa tarefa de construção de conteúdo entre os colaboradores do SIBiUSP.

6 Considerações Finais

As facilidades propiciadas pelo surgimento de recursos tecnológicos para a criação e compartilhamento de conteúdos colaborativos na web descortinaram novas possibilidades para as atividades educativas. A missão do SIBiUSP na promoção da competência permanente dos servidores técnico-administrativos que atuam nasbibliotecas da

(8)

Universidade de São Paulo foi fortalecida com a adoção de uma dessas ferramentas – a plataforma wiki, no apoio das atividades voltadas à competência dos profissionais bibliotecários, possibilitando a reunião, a gestão e o compartilhamento dos materiais didáticos e técnicos elaborados para essa finalidade. Este artigo, ao descrever a adoção de uma ferramenta wiki para apoiar as atividades educativas na competência em bibliometria, espera incentivar outras experiências semelhantes, promovendo a melhoria da gestão e a maximização do uso e da visibilidade dos conteúdos informacionais gerados pelos serviços de bibliotecas.

Referências

Bibliometrics in Libraries Meeting, 3.(2014). York, U.K.: University of York. Recuperado

em 25 jan. 2015, de

http://library.leeds.ac.uk/downloads/download/165/bibliometrics_in_libraries. Blattmann, U., &Silva, C. C. (2007).Colaboração e interação na web2.0 e biblioteca 2.0.

Revista ACB: Associação Catarinense deBibliotecários, 12(2), 191-215.

Corral, S.,Kennan, M. A.,&Afzal, W.(2013). Bibliometrics and Research Data

Management Services: Emerging Trends in Library Support for Research. Library

Trends, 61(3), 636-674.

Cunningham, W. (2014).Wiki design principles. Recuperado em 20 jan. 2015, de

http://c2.com/cgi/wiki?WikiDesignPrinciples.

Dudziak, E. A., Fausto, S.,&Ferreira, S. M. S. P. (2014). Capacitação de profissionais bibliotecários da USP em análise bibliométrica. InIV Encontro Brasileiro de

Bibliometria e Cientometria. Recife: UFPE. Recuperado em 15 jan. 2015 de http://www.brapci.inf.br/article.php?dd0=0000014439&dd90=ab5c458fec. Flamino, A. N., Oliveira, L. C., Matsuda, R. K.,& Fausto, S. (2014). Utilização do

software Vantage Point na extração de dados para o anuário estatístico da USP. In

IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Recife: UFPE. Recuperado

em 15 jan. 2015 de

http://www.brapci.inf.br/article.php?dd0=0000014465&dd90=bf0ac898ad. Gerritsma, W., Loman; M. E.,Renkema, M. J. M. S., Togt, P. L., Veerman, I. V., et al.

(2010). Bibliometrics in the library, putting science into practice. In Book of

Abstracts of the 11th International Conference on Science and Technology Indicators (pp. 98-99). Leiden: CWTS.

Gumpenberger, C.,Wieland, M.,&Gorraiz, J.(2012). Bibliometric practices and activities at the University of Vienna. Library Management, 33(3), 174-183.

Leuf, B., &Cunningham, W.(2008). The wiki way: quickly collaboration on the web. New York: Addison-Wesley.

O´Reilly, T.(2005). What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for theNext Generation of Software.Recuperado em20 jan. 2015 de

http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html.

Palop. F., Dudziak, E., Fausto, S., Alzate-Tabares, A. N., Arboleda-Carmona, D. P., et al. (2014). Bibliometrics in Academic Libraries as an emergent trend: experiences in South America. In 4th Annual Global TechMining Conference. Leiden: VP Foundation.

(9)

Prado, A. M. M. C., Di Francisco, M. H., Camargo, M. F., et al (2011). Proposta de

projeto sobre bibliometria automatizada nas Bibliotecas do SIBiUSP: piloto nas

bibliotecas do Campus USP São Carlos. São Carlos. [Impresso].

Santos, M. dos, Lione, R., Malerbo, M. B.,Ferreira, M. C. M., & Rodrigues, V. (2013). Análise da produção científica da Biblioteca Central de Ribeirão Preto usando recursos do VantagePoint. In XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia,

Documentação e Ciência da Informação. Florianópolis: UFSC. [CD-ROM]

Santos, V. S. (2009). Wiki como ambiente virtual de construção colaborativa de textos

multimodais em um cenário de educação não-formal. Dissertação de Mestrado,

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 131 p.

Sistema Integrado de Bibliotecas, Departamento Técnico (SIBiUSP)(2003). Diretrizes

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

 Exercícios Não Específicos Representativos (NER) – tarefas de treino que não contemplam princípios de jogo específicos do modelo de jogo, independentemente do nível