• Nenhum resultado encontrado

Com relação ao processo de urbanização e industrialização do mundo, analise as afirmativas a seguir.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com relação ao processo de urbanização e industrialização do mundo, analise as afirmativas a seguir."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico a seguir apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.

Com base nas informações anteriores, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004:

a) o aumento do uso da terra. b) a redução dos custos de material. c) a redução do uso de agrotóxicos. d) o aumento da oferta de empregos. e) o aumento do uso de tecnologias.

2. Observe a tabela.

Com relação ao processo de urbanização e industrialização do mundo, analise as afirmativas a seguir.

I - Com exceção da China e da Índia, com as maiores populações do planeta e industrialização recente, todos os países industrializados são urbanizados.

II - Há países que apresentam índices muito baixos de industrialização e outros que praticamente não dispõem de um parque industrial, no entanto, são urbanizados.

III - Nos países subdesenvolvidos, independente do nível de industrialização, a grande transferência da população do campo para a cidade, notadamente para as grandes metrópoles, agravou os problemas urbanos, conseqüência da macrocefalia urbana.

(2)

Estão corretas as afirmativas: a) apenas I e II. b) I, II e III. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) apenas I.

3. Sobre o modelo de industrialização implementado em países do Sudeste Asiático, como Coréia do Sul e Taiwan, e o adotado em países da América Latina, como a Argentina, o Brasil e o México, pode-se afirmar corretamente que:

a) nos países do Sudeste Asiático, a participação de capital estrangeiro impediu o desenvolvimento de tecnologia local, ao passo que, nos países latino-americanos, ela promoveu esse desenvolvimento.

b) nos dois casos, não houve participação do Estado na criação de infra-estrutura necessária à industrialização.

c) nos países do Sudeste Asiático, a organização dos trabalhadores, em sindicatos livres, encareceu o produto final, ao passo que, nos países latino-americanos, a ausência dessa organização tornou os produtos mais competitivos.

d) nos dois casos, houve importante participação de capital japonês, responsável pelo desenvolvimento tecnológico nessas regiões.

e) nos países do Sudeste Asiático, a produção industrial visou à exportação, ao passo que, nos países latino-americanos, a produção objetivou o mercado interno.

4. Analise os seguintes itens: I - Robotização da produção.

II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.

III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades de novos mercados e matérias-primas.

IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia. V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.

Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas: a) I e III.

b) III e IV. c) I, II e V. d) II, IV e V. e) II e V.

5. Responda a questão com base na interpretação dos gráficos hipotéticos referentes à "EVOLUÇÃO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E ECONÔMICO" dos países centrais e dos países periféricos mais atrasados.

(3)

Com referência ao gráfico X - Países Centrais, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O maior ritmo de crescimento econômico e demográfico dos países centrais ocorreu ao longo do século XIX.

b) O ritmo de crescimento da produção manteve-se em ascensão por todo o período posterior à Revolução Industrial.

c) Na primeira metade do século XX, registrou-se queda na evolução demográfica desse grupo de países.

d) Ao comparar a diferença entre população e produção, o maior crescimento líquido da economia registrou-se durante o século XX.

e) os dois gráficos representam a evolução da industrialização e do crescimento populacional ao longo dos séculos XVIII e XXI.

6. No mundo capitalista, a industrialização contemporânea apresenta uma certa dispersão do processo produtivo em áreas que oferecem maiores vantagens econômicas. Entre os reflexos dessa realidade nos países periféricos, assinale a afirmação INCORRETA.

a) Ocorre implantação de avanços tecnológicos e expansão da produção em países periféricos, como estratégias instituídas pelo modelo industrial vigente, para ampliar seus mercados.

b) Existe incentivo ao consumo dos produtos disponibilizados pela indústria moderna, alterando hábitos culturais nos países periféricos e atendendo ao sistema de capital mundial.

c) Há discrepância entre o setor público dos países periféricos, com pouca capacidade de investimento, e o da iniciativa privada internacional e/ou nacional, que investe, cresce e se globaliza em diversos setores.

d) Há uma ordem pré-estabelecida para o acesso a uma vida mais digna, favorecida pela expansão do processo de produção em países periféricos.

e) as alternativas a e b estão corretas.

7. Considere a relação existente entre o espaço geográfico e as respectivas áreas de maior concentração industrial, preenchendo os parênteses com V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Europa Oriental - Sul da Espanha e Norte da Itália.

( ) China - Setor Norte, junto à fronteira com a Mongólia.

( ) Canadá - Setor Sudeste, no eixo formado entre as cidades de Montreal e Toronto. ( ) Brasil - Região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.

(4)

O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é a) F - V - F - V b) F - F - V - V c) V - V - F - F d) V - F - V - F e) F - V - V - V

8. "A análise do fenômeno da localização industrial foi proposta, no século passado por Marshall (1920) que apresenta três razões distintas para explicação deste tema. Especificamente, a concentração das atividades seria beneficiada pelo 'pooled' de mercado de trabalhadores com habilidades específicas, o que é benéfico tanto para trabalhadores quanto para firmas; pela provisão de insumos intermediários em maior variedade e menor custo, o que torna a indústria mais eficiente e reforçando a localização; e, por fim, pelos 'technological spillovers', em razão da informação fluir mais facilmente localmente do que em distâncias maiores entre pessoas e empresas".

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. Alguns modelos da geografia econômica não trazem grandes contribuições ou inovações do ponto de vista teórico em relação às teorias elaboradas pelos cientistas regionais e urbanos, mas sim na forma de modelar as fontes que dão base econômica para explicar a distribuição das atividades no espaço. Ou seja, a sua grande contribuição é proporcionar fundamentos microeconômicos para o processo de aglomeração ou dispersão das atividades econômicas no espaço.

II. Em contraposição à teoria tradicional, os modelos da geografia econômica atual argumentam contra e desconsideram a importância dos retornos crescentes de escala, dos custos de transportes, das economias de aglomeração e dos custos de congestionamentos como elementos explicadores da localização industrial. Tais fatores são complexos demais para serem identificados na observação das forças que determinam a localização das atividades no espaço.

III. Dois efeitos agem no sentido de determinar a localização da atividade industrial no espaço, conduzindo a um modelo de centro-periferia. O primeiro deles é o efeito índice de preços. Já o segundo diz respeito à disponibilidade de mão-de-obra local. Esses dois efeitos refletem o argumento do fornecimento de matérias-primas intermediárias, associados à oferta e à demanda, respectivamente.

IV. Existem três fatores que determinam a localização industrial: os custos de transportar os bens produzidos para seu destino final, as economias externas geradas pelo efeito de transbordamento do conhecimento e da informação advindas da presença de firmas/ trabalhadores estarem localizados perto um dos outros e, por fim, à localização industrial que são fontes de demanda e oferta para outras indústrias.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: a) I e III b) I e IV c) II e IV d) I, II e III e) II, III e IV 9.

(5)

O gráfico aponta importantes mudanças no padrão de consumo de países desenvolvidos, entre as décadas de 1950 e 1990.

O modelo produtivo e a correspondente explicação para tais mudanças estão apontadas em: a) consumismo - aumento do volume de crédito para a população

b) sistêmico-flexível - adoção do livre-cambismo como política alfandegária c) fordismo - transferência aos trabalhadores de ganhos de produtividade d) neofordismo - redução do preço dos produtos por subsídios governamentais

e) o aumento do eletrodomésticos, principalmente geladeiras e lava-roupas durante os séculos XV e XIX.

10. Observe o mapa a seguir para responder as próximas duas questões:

Com base no mapa e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.

a) O mapa indica os centros políticos e econômicos das maiores potências militares e geopolíticas do mundo.

b) Estão indicadas as maiores concentrações populacionais de cada uma das grandes civilizações modernas: a americana, a européia, a russa, a negra, a oriental e a austral.

c) A maioria das grandes concentrações urbanas do mundo se localiza no hemisfério Norte, devido ao papel do clima temperado e dos grandes vales pluviais na origem da civilização.

(6)

d) As áreas indicadas mostram concentrações urbanas e industriais que vêm perdendo importância relativa na economia mundial em função do crescimento demográfico e industrial da Índia.

e) As áreas indicadas são grandes concentrações industriais em termos de valor da produção, sem considerar diferenças relacionadas à sofisticação dos produtos e da tecnologia.

11. Considere as seguintes afirmações a respeito da industrialização mundial.

I - No século XX, entre os principais fatores locacionais das regiões industriais estão a existência de um mercado consumidor e a presença de telecomunicações.

II - Os países do Primeiro Mundo foram os pioneiros no processo de industrialização e continuam líderes pela quantidade e qualidade de suas indústrias.

III - As novas regiões industriais são representadas por indústrias de informações ou biotecnologias e coincidem, em parte, com as velhas regiões industriais, tais como Paris, Londres e Milão.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

12. Assinale a alternativa que, respectivamente completa corretamente as lacunas (I) e (II) da frase a seguir.

Há uma distinção conceitual entre os termos modernização e industrialização da agricultura brasileira. Pode-se dizer que na modernização ocorre uma ---(I)---, enquanto que a industrialização envolve a idéia de que ---(II)---.

a) I - desaceleração nos ciclos naturais da produção em detrimento do uso de defensivos agrícolas; II - as máquinas passam a ser intensamente utilizadas na agricultura, promovendo a expansão do setor.

b) I - disputa entre o campo e a cidade, uma vez que o campo passa a ser expressivamente produtivo;

II - a produção agrícola supera a urbana no que se refere à exportação de produtos.

c) I - transformação da produção artesanal camponesa numa agricultura consumidora de insumos; II - a agricultura acaba se transformando num ramo da produção semelhante a uma indústria.

d) I - intensificação dos investimentos a fim de gerar novas tecnologias incrementadoras da produção agrícola;

II - o resultado de tal intensificação amplia a potencialidade de fabricação de novas máquinas para o setor.

e) I - expansão do rítimo de produção da agricultura em detrimento de políticas de incentivo ao crédito rural;

II - a importação de maquinarias deve ser comparável aos resultados das exportações de produtos agrícolas.

13. " É um tipo de sistema agrícola primitivo, adotado historicamente nos ecossistemas de floresta tropical, em que o ser humano derruba trecho da floresta, queimando-o como preparo da terra para o cultivo de subistência, obtendo durante poucos anos (4 a 6) alimento e, posteriormente, abandonando essa área que se tornou improdutiva. Passa então a ocupar novo trecho de floresta e assim por diante. A área inicial abandonada, onde se estabeleceu vegetação secundária, após cerca de 20 anos, poderá ser novamente utilizada para o cultivo".

(7)

a) Sistema de "Plantation" b) Sistema Intensivo

c) Sistema de Agricultura Vazante d) Sistema de Agricultura Itinerante e) Sistema de Rotação de Culturas 14. Leia o fragmento a seguir.

"...; ênfase na especialização de produtos e práticas agrícolas padronizadas, (...), tecnologias voltadas principalmente à redução das necessidades de mão-de-obra; pesada dependência de insumos comprados; forte concentração de renda."

Assinale a alternativa que NÃO se refere às características do sistema agrícola descrito.

a) O emprego maciço de adubos, fertilizantes e agrotóxicos contaminam o ar, a água e os solos e tornam as pragas mais resistentes, o que tem gerado grandes desequilíbrios ao meio ambiente. b) A tecnologia empregada na atividade agrícola aumenta a dependência com relação à indústria, além de contribuir para os elevados custos de produção, que inviabilizam sua prática pelos agricultores descapitalizados.

c) O trabalho é realizado pelos membros da família que, além de produzirem para o autoconsumo, comercializam o excedente, dinamizando a economia local e regional.

d) A substituição do trabalho pelo capital, além de desempregar a mão-de-obra, é responsável pela concentração da terra, contribuindo para o êxodo rural e o aumento dos índices de pobreza.

e) A elevada produtividade por área cultivada tem contribuído para aumentar a oferta de matérias-primas agroindustriais voltadas, sobretudo, para o mercado internacional, o qual é controlado pelas grandes empresas do setor.

15. Observe o gráfico a seguir.

No que tange aos subsídios e às políticas agrícolas mundiais, marque a alternativa INCORRETA. a) A Política Agrícola Comum (PAC) da União Européia causa impactos nos mercados mundiais de

(8)

alguns produtos agrícolas, como o algodão e o açúcar, ao mesmo tempo que dificulta o acesso dos países em desenvolvimento aos mercados europeus.

b) De acordo com os dados do gráfico, os subsídios dos países ricos à agricultura são cada vez maiores, permitindo que a Europa exporte cereais e os Estados Unidos vendam arroz, algodão, milho e outros produtos nos mercados mundiais, abaixo do custo de produção.

c) Os subsídios dos países ricos provocam a destruição do mercado de que dependem os pequenos proprietários dos países pobres, puxando para baixo os preços que recebem pelos seus produtos no comércio mundial.

d) Ao contrário do Japão e da União Européia, a partir de 2004 os Estados Unidos vêm apresentando diminuição dos subsídios agrícolas em relação à década de 1980, em conseqüência do cumprimento dos acordos firmados no âmbito da OMC.

Referências

Documentos relacionados

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..