• Nenhum resultado encontrado

Apresentação. Oportunidade. de Marcelo Valle. Prólogo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação. Oportunidade. de Marcelo Valle. Prólogo"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

Prólogo

Terceiro sinal. A cortina se abre. Palco nú, desmon-tado, onde vemos o esqueleto do teatro. Nas laterais, araras e mesas com figurinos e adereços de cena. Entra o casal de atores, Ele e Ela, vestindo-se com roupa simples e neutra, base para receber os toscos adereços, ao longo do espetáculo.

ELE: Oi gente, boa noite! Eu sou o Guilherme Piva, vocês podem me chamar de Piva.

ELA: E eu sou a Maria Clara Gueiros, e vocês, por favor, não me chamem durante o espetáculo, porque isso desconcentra. Quem fala aqui somos nós, vocês só ouvem. E riem, se nós tivermos sorte!

ELE: Sim, é verdade, nós é que vamos nos chamar um ao outro de Guilherme e Maria Clara, que é como nós nos chama-mos mesmo. Mas, talvez, em algum mo-mento, vocês me ouçam chamando a Maria Clara de vaca ou de safada.

ELA: E eu chamando o Guilherme de canalha ou filho da puta.

ELE: Sim, porque nós estamos aqui pra contar pra vocês a História do Amor e não teremos realmente como escapar dessas carinhosas demonstrações de afeto.

ELA: Preparem seus corações, pois, em 1 hora e 30 min, nós vamos contar pra vocês a história de todos os romances.

ELE: Sim, vocês verão em cena, cenas de todos os casais da história da humanidade.

ELA: Começaremos com Adão e Eva. ELE: Não, começaremos com o Homem da Caverna. (pra Ela) Nada nos garante que Adão e Eva existiram.

ELA: Mas não importa se existiram ou não de fato. O fato é que existem, pois fazem parte da nossa história.

ELE: Ah, quer dizer então que você pode adentrar esse palco, a qualquer mo-mento, vestida de Minie?

ELA: E por que não? Coitada, eu não confio nem um pouco no Mickey, naquele rato de rabo pelado, amigo do Tio Sam, que

Minie deve ter muito o que falar.

ELE: Tá bom, Maria Clara, vamos come-çar com Adão e Eva.

ELA: Não, agora começaremos com a Mulher das Cavernas.

ELE: Vocês estão vendo? É só pra contrariar.

ELA: Não é mesmo, é pra nos valorizar, apesar de contas, nós, mulheres, fomos muito massacradas a história toda. Vocês sabiam, que na Idade da Pedra, nós éra-mos soberanas? Que não se tinha ideia de que eram os homens que fecundavam as mulheres?

ELE: Se não eram os homens, eram quem? Os macacos?

ELA: Não, palhaço, simplesmente acreditavam que a mulher tinha este dom: achavam que a vida das crianças começava nas águas, nas pedras, nas árvores, nas grutas, enfim, no coração da terra-mãe, antes de ser introduzida por um sopro no ventre da mãe humana...

Enquanto Ela fala, Ele vai à mesa, pega um tacape de madeira, volta e dá na cabeça dela. Ela cai no chão, Ele a pega desmaiada pelos cabelos, levando pra lateral do palco, em silêncio.

ELE: (voltando) Gente, desculpe, mas se não for assim, ela não para de falar nunca mais e o espetáculo ainda nem começou.

Ela, voltando com uma peruca e uma túnica da Idade da Pedra, entregando o mesmo pra Ele. Eles falam, enquanto se vestem.

ELA: Mas, vai começar agora, no ins-tante que acionarmos este relógio.

ELE: E, em exatos 90 min, terminamos nossa odisseia.

OS DOIS: Divirtam-se!

O relógio é acionado. Início do Espetáculo. Sábios Projetos A História do Amor · Proposta para Patrocínio Cultural

Apresentação

Escrita por Marcelo Valle , A HISTÓRIA DO AMOR é uma comédia inédita, cuja mon-tagem tem estreia prevista para o 2º semestre de 2014 no Rio de Janeiro. Com projeto de temporada inicial de 4 meses, este delicioso espetáculo estrelado por Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva, traz a assinatura de Marcelo Valle na direção e Alice Cavalcante na produ-ção. Em cena, a história do amor através dos tempos contada a partir de situações hilárias com conhecidos casais da humanidade! Uma ode ao riso!

Oportunidade

A HISTÓRIA DO AMOR é um divertido jogo entre um casal de atores. Munidos de ade-reços e alguns elementos de figurino, em 90 minutos, Maria Clara e Guilherme vão falar e viver as desventuras do amor através dos tempos.

No palco, o texto se reveza entre Maria Clara e Guilherme falando de si mesmos (e vivendo a relação homem/mulher), entremeando a narrativa com a história de todos os ro-mances, da realidade ou da ficção, em cenas com diversos casais da história da humanidade.

A dupla de atores inicia sua odisseia contra o tempo em um número musical sobre o amor. Em seguida, uma sucessão de casais históricos como Adão e Eva, Tarzan e Jane, Édipo e Jocasta, Romeu e Julieta, Marco Antônio e Cleópatra e outros tantos enamorados de

remo-tas épocas. Aos poucos, invadem a cena os casais mais modernos, como Lampião e Maria Bonita, Jonh Lennon e Yoko Onno, Seu Nassib e Gabriela, Mickey e Minie, Príncipe Charles e Dianna, entre muitos outros. E, num grand finale musical, uma incondicional ode ao amor.

Nos diálogos estarão presentes as mais diversas questões que sempre envolveram os relacionamentos amorosos através dos tempos. Tudo com muito humor!

Com essas características e uma equipe de destaque nacional, o espetáculo atrairá milhares de pessoas para o teatro. Como patrocinador do projeto, sua marca será vista pelo público e associada a um mo-mento agradável, de descontração e ale-gria incomuns.

(3)

MARCELO VALLE

Marcelo Valle é ator, diretor e produtor

de teatro. Membro da Cia. dos Atores há 20 anos, Marcelo integrou o elenco da grande maioria dos espetáculos: Melodrama, Notícias Cariocas, O Rei da Vela, A Bao A Qu, A Morta, Cobaias de Satã, Só Eles o Sabem, etc... Fora da Cia., entre outras, atuou em Memória da Água, Roberto Zucco, Memorial do Convento, Divã - onde foi indicado para o Prêmio Shell de melhor ator – 2005 - e Um Certo

Van Gogh, com os diretores Felipe Hirsh, Moacyr Chaves, Christiane Jatahy, Ernesto Piccolo e João Fonseca, respectivamente. Em cinema, participou de Os Desafinados e Xangô de Backer Street. Integrou o elenco de Madame Satã, Sem Controle e Tropa de Elite.

Na Cia. dos Atores, Marcelo atuou como produtor em A Bao A Qu, A Morta, João e o Pé de Feijão, Branca Como a Neve, Cobaias de Satã, O Rei da Vela e Os Vermes. Seu curri-culum de diretor trás alguns trabalhos re-conhecidos pela crítica e público, como os infantis João e o Pé de Feijão e Branca Como a Neve, ambas produções da Cia. dos Atores, assim como o adulto Os Vermes; fora de sua companhia de teatro, Marcelo dirigiu no ano de 2013 Inventário e Giz, este último participando da quinta edição do Tempo Festival.

Atualmente, está em cartaz nos cine-mas com Meu Passado me Condena. Na Rede Globo pôde ser visto nas novelas Celebridade, Paraíso Tropical, Viver a Vida e Insensato Coração. Tem participado de alguns seria-dos de humor, como A Grande Família, Sob Nova Direção e Casos e Acasos. No fim de 2013, estará no ar com a segunda tempo-rada do seriado de humor Meu Passado me Condena, no Multishow.

Texto e Direção

A História do Amor · Proposta para Patrocínio Cultural

Sábios Projetos

Patrocínio Cultural

Investir em Cultura é sempre uma ótima ideia! Além de contribuir no crescimento e disseminação da cultura nacional, ao investir em Marketing Cultural sua empresa garantirá:

• Valorização do teatro brasileiro

• Simpatia e Irreverência para sua marca • Originalidade e exclusividade

• Múltiplas possibilidades de ações promocionais • Patrocínio de natureza cultural

• Incentivo Fiscal

• Posicionamento de mercado >>> Responsabilidade Social

Projeto

Montagem da peça teatral A HISTÓRIA DO AMOR e realização de temporada de 4 meses (64 apresentações) na cidade do Rio de Janeiro, com Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva e direção de Marcelo Valle.

A História do Amor é um texto criativo e irreverente. Antes de mais nada, um bom teatro. O espetáculo apresenta um ritmo alucinante, imprimindo à narrativa um timing extraordinário. É um épico, uma explosão de gargalhada!

A HISTÓRIA DO AMOR, além de promover e harmonizar as novas tendências do teatro brasileiro, oferece uma montagem de excelência, com atrativos para todos os públicos.

Ficha Técnica

Texto: Marcelo Valle Direção: Marcelo Valle

Elenco: Maria Clara Gueiros e Guilherme Piva Cenário: Aurora dos Campos

Figurino: Cao Albuquerque Iluminação: Maneco Quinderé

Direção de Movimento: Marcia Rubin Direção Musical: Marcelo Alonso Neves Direção de produção: Alice Cavalcante

“O espetáculo nos propõe uma celebração: o teatro faz cumprir sua função básica de formação de va-lores humanos, atingindo a identificação profunda de raízes culturais, ao provocar o riso. Aliás, desde

sempre, este é o melhor papel que o humor pode assumir nas grandes obras do teatro: o de facilitar a identificação, pois, através do riso, o público desarma suas barreiras e se permite evoluir.”

(4)

A História do Amor · Proposta para Patrocínio Cultural

Elenco

MARIA CLARA GUEIROS

Atriz tarimbada com mais de 30 espetáculos no currículo, 4 longas metragens, além de 15 tra-balhos entre programas de TV e novelas. Ficou nacionalmente conhecida quando sua perso-nagem Laura, do programa humorístico Zorra Total lançou o bordão “Vem cá, te conheço?”. Na TV Globo participou ainda dos seriados A Grande Família (2013); S.O.S Emergência (2010); Minha Nada Mole Vida (2006) e A Diarista (2004) e das novelas Mulheres Apaixonadas (2003); Beleza Pura (2008); Caras e Bocas (2009); Insensato Coração

(2011) e Lado a Lado (2012); No cinema, atuou em Um Show de Verão (2004); Xuxa Gêmeas (2006), Os Porralokinhas (2007), Sexo com Amor? (2008) e Muita Calma Nessa Hora (2010). No teatro, atuou na peça Corações Encaixotados, em 2007. Em 2010, ao lado de Edwin Luisi, estrela o espetáculo de comédia Tango Bolero e Cha Cha Cha. Foi dirigida por Ernesto Piccolo na peça Os Difamantes, e participou dos musicais As Bruxas de Eastwick e O Mágico de Oz, pro-duções da dupla Charles Möeller e Claudio

Botelho.

GUILHERME PIVA

Formado em artes cênicas, tem carreira pautada principalmente pelo

teatro e pela TV, atuando como ator e diretor. Como ator, destacam-se entre seus trabalhos: De Verdade,

direção de Marcio Abreu; A Farsa da Boa Preguiça, direção de João das Neves; A Falecida, direção de João Fonseca; Aurora da Minha Vida, texto e direção de Naum Alves de Souza; O Crime do Dr. Alvarenga, texto e dire-ção Mauro Rasi; A Luz da Lua, direção de Ítalo Rossi; O Submarino, de Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa, com direção de Mauro Mendonça Filho; Arlequim, Servidor de Dois Patrões, direção de Luiz Arthur Nunes; e Carícias, direção de Christiane Jatahy.

Na TV participou de mais de dez no-velas e especiais, sendo dirigido por Walter Avancini, Marcos Paulo, Jorge Fernando, Ricardo Wadingtton, Denis Carvalho, entre outros. Foi indi-cado a vários prêmios em teatro e TV, tendo sido agra-ciado como revelação no Qualidade Brasil, melhor ator

no Máster Brasil, melhor ator coadjuvante no Mambembe,

entre outros.

Atriz

Ator

(5)

Contrapartidas e Entrega de Marca

A comunicação do projeto resultará da ação conjunta de assessoria de imprensa, mídia impressa, envio de newsletter para mais de 10.000 destinatários, distribuição de material impresso, busdoor e mídia televisiva apoiada.

A estratégia da comunicação se baseará em: • Nomes dos profissionais envolvidos

• Ineditismo do texto

MÍDIA PAGA – 16 anúncios no jornal O Globo (Rio Show / Segundo Caderno); 20 unida-des de Busdoor por 2 meses e 4 anúncios no Guia Off/RJ.

COMUNICAÇÃO – Assessoria de imprensa; Newsletter eletrônica; 2 banners. IMPRESSOS – 200 cartazes; 20.000 filipetas, 1.000 convites e 5000 programas.

OUTROS – Mídia televisiva apoiada; 10% dos ingressos para patrocinador e seus convidados.

Obs.:

1. A produção está aberta a sugestões por parte do patrocinador;

2. Todas as ações aqui descritas serão acordadas entre a produção e o patrocinador; 3. O plano de mídia detalhado do projeto será submetido ao patrocinador antes da execução.

Publico Alvo

Jovem e Adulto, de todas as classes sociais. Resultados esperados:

• + de 20.000 espectadores

• Alcance social em mídias online: + 1.500.000 pessoas

Mídia espontânea nos meios impressos, televisivos, radiofônicos e internet.

Investimento

O investimento total do projeto é de R$ R$ 856.508,50,00 e será viabilizado por sistema de cotas.

O projeto está aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (art. 18) – PRONAC 134647 - e oferece 100% de benefício fiscal para seus patrocinadores.

Cota

CO-PATROCINADOR

R$ 154.171,53

• Crédito como co-patrocinador do projeto

• Logomarca nas peças gráficas • Logomarca em toda a mídia paga • Menção em peça de áudio veiculada no início e/ou término da apresentação / VT institucional (conforme

disponibili-dade do teatro)

• Logomarca e menções na mídia online do projeto (mídias sociais) • Menções em mídia espontânea • Cota de ingressos para o espetáculo

• Cópia do clipping

Cotas e Benefícios

Cota

APRESENTADOR

R$ 445.384,42

• Crédito como apresentador do p

rojeto • Logomarca e

m destaque nas peças gráficas • Logomarca e m destaque em toda a mídia paga • Menção em destaque em pe ça de áudio veiculada n

o início e/ou término da apresentação / V

T institucional (conforme disponibilidade do teatro

) • Destaque na m

ídia online do projeto (mídias sociais) (possibilidade d

e ação customizada nas redes sociais) • Menções em m

ídia espontânea • Cota de ingressos para o espe

táculo • Cópia do clipping

Cota

PATROCINADOR

R$ 256.952,55

• Crédito como patrocinador do

projeto

• Logomarca nas peças gráficas

• Logomarca em toda a mídia pag

a

• Menção em peça de áudio

vei-culada no início e/ou término da

apresentação / VT institucional

(conforme disponibilidade do tea

tro)

• Logomarca e menções na mídia

online do projeto (mídias sociais)

• Menções em mídia espontânea

• Cota de ingressos para o

espetáculo

• Cópia do clipping

(6)

Samba Futebol

Clube

Veja a Cena,

Ouça a Canção

Ricardo III

Deixa Que Eu

Te Ame

Quando A

Gente Ama

Espetáculo com texto e direção de Gustavo

Gasparani, com Allan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima.

Samba Futebol Clube foi o líder de indicações para a edi-ção carioca de 2014 do Prêmio Shell, sendo indicado nas categorias: Autor, Direção, Figurino, Iluminação, Música e Inovação. Temporada de 21/mai a 14/jul no Teatro II do CCBB-RJ e 24/jul a 24/ago no Teatro Carlos Gomes.

Ocupação artística do Teatro Dulcina, em par-ceria com a Cia Dramática de Comédia, através do edital de premiação realizado pela FUNARTE. Espetáculos, cursos, leituras dramatizadas e palestras fazem parte do projeto “Veja a cena, ouça

a canção”, que cria um espaço de experimen-tação e discussão sobre a música no teatro. De abril a julho de 2014 os sucessos Quando a gente ama, O Homem da Cabeça de Papelão e A História de Romeu e Julieta voltam aos palcos através desse grande projeto!

Monólogo do ator Gustavo Gasparani, a partir da obra de William Shakespeare, com direção de Sergio Módena. Temporada de 10/jan a 2/ fev no SESC Ginástico. De 4/abr a 10/mai no Teatro Maria Clara Machado e 29/mai a 20/jul de 2014 no Teatro Poeirinha.

Montagem teatral iné-dita do texto de Alcione

Araujo. Direção: Aderbal

Freire-Filho. Com Solange Badim, Isabel Lobo, Bella Camero, Paulo Tiefenthaler, Paulo Giardini, Cândido Damm, Oscar Saraiva. Contemplado em 2º lugar no

programa Eletrobras Cultural 2013. Teatro Eva Herz, de 08/nov a 21/dez de 2013.

Montagem do espe-táculo musical inédito de João Batista, da Cia Dramática de Comédia, que foi contemplado em 1o lugar no programa Eletrobras Cultural 2013. No elenco, Cris Vianna, David Junior, Édio Nunes, Jéssica Moraes, Milton Filho, Patrícia Costa, Vilma Melo, Wladimir Pinheiro. Temporada de 15/nov a 22/dez de 2013 no SESC Ginástico. De 10/ abr a 04/mai de 2014 no

DVD Teatro

Musical

Brasileiro

Dorotéia

As Mimosas

da Praça

Tiradentes

Na Selva das

Cidades

Édipo Rei

Edição de BOX com-posto pelos DVD’s dos espetáculos “Otelo da man-gueira”, “Opereta Carioca”, “OUI OUI... A França é aqui! A revista do ano” e “As Mimosas da Praça Tiradentes”, dirigidos por

Gustavo Gasparani.

Montagem teatral do texto de Nelson Rodrigues, comemorando seu centenário. Direção:

João Fonseca. Com Alinne Moraes, Gilberto Gawronski e grande elenco. Teatro Poeira (RJ) e Teatro Raul Cortez (SP) – 2012.

Indicado ao 7º Prêmio APTR nas categorias Melhor Direção (João Fonseca), Melhor Ator Coadjuvante (Gilberto Gawronski) e Melhor Figurino (Thanara Schonardie).

Montagem de musical com texto de Gustavo

Gasparani e Eduardo Rieche. Direção: Gustavo Gasparani e Sergio Módena. Com Claudio Tovar, Marya Bravo, Gustavo Gasparani e grande elenco. Teatro Carlos Gomes (RJ) – 2012. Prêmio

Shell de Melhor Ator para Gustavo Gasparani. Indicação ao Prêmio Shell na categoria especial - Beto Carramanhos pelo visagismo e ao 7º Prêmio APTR na categoria Melhor Texto.

Monólogo do ator Gustavo Gasparani, a par-tir da obra de William Shakespeare, com di-reção de Sergio Módena. Temporada de 10/jan a 2/ fev no SESC Ginástico. De 4/abr a 10/mai no Teatro Maria Clara Machado e 29/mai a 20/jul de 2014 no Teatro Poeirinha.

Montagem teatral do clássico de Sófocles. Direção: Eduardo Wotzik. Com Gustavo Gasparani, Eliane Giardini, Amir Haddad, Rogério Fróes e grande elenco. Espaço SESC - Copacabana e Teatro Maria Clara Machado (RJ) e SESC Belenzinho (SP) - 2012 / 2013. Premiado na

categoria Melhor Iluminação - Maneco Quinderé no 7o Prêmio APTR.

Portfolio

Acesse www.sabiosprojetos.com.br para

(7)

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em