• Nenhum resultado encontrado

PROPAV COCENAI RELATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA. (Habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPAV COCENAI RELATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA. (Habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda )"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROPAV – COCENAI RELATÓRIO

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

(Habilitações: “Jornalismo” e “Publicidade e Propaganda”) Introdução

O PROPAV foi instituído para permitir à Universidade uma revisão geral de seus cursos e métodos de ensino, buscando a opinião dos docentes e discentes num primeiro estágio, para depois consultar os funcionários. O objetivo é conhecer as propostas de cada curso, revelado em um estudo de seus Projetos Pedagógicos, bem como os anseios da comunidade local quanto às expectativas de atuação de cada campus.

Conhecer o perfil de professores e alunos também possibilita o correto direcionamento dos esforços no sentido de atender as necessidades da comunidade acadêmica no que se refere à estrutura e conteúdo dos cursos.

O PROPAV não é e nem pretende ser um órgão punitivo. Apenas colhe dados emanados da própria PUC, que servirão de orientação para, conhecendo possíveis problemas, direcionar a Universidade no caminho de uma melhoria continuada, levando-a a tomar decisões amparadas em informações seguras.

A presente análise dos resultados dos questionários busca enfatizar aquilo que de mais valioso foi revelado neste primeiro momento. Cada Curso poderá fazer as correções que julgar importantes e oportunas. Porém, aquelas conclusões que revelem situações momentâneas devem ser vistas com cautela e aguardar outra edição do PROPAV para verificar sua confirmação ou não. Decidindo então por sua intervenção ou manutenção.

Nada é imposto, apenas revelado. As tomadas de decisões é que poderão ser fundamentadas nestas informações, que doravante tornam-se ferramentas poderosas no auxílio da evolução da instituição PUC Minas.

3DUWH&217(;78$/,=$d­2'$%$6('($78$d­2'$68%&20,66­2 ,%$6('($78$d­2'$68%&20,66­2

,&XUVRVGHJUDGXDomRRIHUHFLGRVQDiUHDGD6XEFRPLVVmR - Administração Geral;

- Administração (Habilitação em Comércio Exterior); - Comunicação Social Integrada

- Comunicação Social (Habilitação em Publicidade e Propaganda); - Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo);

- Direito; - Psicologia;

- Sistemas de Informação

,,,1)5$(6758785$*(5$/',6321Ë9(/ ,,,1)5$(6758785$*(5$/',6321Ë9(/

- Dois prédios com salas de aula;

(2)

- Biblioteca; - Auditório; - Cantina;

- Estacionamento interno; - Segurança interna;

- Empresa Júnior, DAJ, setor de apoio, orientação de monografia; - Estrutura administrativa: Secretarias, Coordenações, Extensão; ,,,$/8126'$%$6('($78$d­2'$68%&20,66­2

,,,7RWDOGHDOXQRVLQJUHVVDQWHV - 464 alunos.

,,,7LSRVGHLQJUHVVR

- 425 alunos entraram via vestibular;

- 30 alunos entraram via transferência externa; - Seis alunos entraram via portador de diploma; - Três alunos entraram via transferência de unidade.  ,,,7RWDOGHDOXQRVPDWULFXODGRV - 1997 alunos.  ,,,7RWDOGHHJUHVVRV - 29 alunos.  ,9352)(66257(6'$%$6(($78$d­2'$68%&20,66­2 ,97RWDOGHSURIHVVRUHV - 174 professores. ,97LWXODomR - 4,88% são graduados; - 39,84% são especialistas; - 52,84% são mestres; - 2,44% são doutores. 93RVLomRQDFDUUHLUDGRFHQWH - 4,88% são auxiliares; - 55,28% são assistentes I; - 38,21% são assistentes III; - 1,63% são adjuntos III. ,95HJLPHGHWUDEDOKR

- 22,76% são aulistas;

- 71,55% são regime – até 20 horas; - 5,69% são regime – de 31 a 40 horas.

(3)

3DUWH&$5$&7(5,=$d­2'26&85626 9&8562'(&2081,&$d­262&,$/ 9,QIRUPDo}HVJHUDLVGR&XUVR

9D 1RPH GR &XUVR &2081,&$d­2 62&,$/ *(67­2 '$ &2081,&$d­2 ,17(*5$'$ +DELOLWDo}HV HP -RUQDOLVPR H 3XEOLFLGDGH H 3URSDJDQGD 

9E7XUQR12,7( 9F8QLGDGH$5&26

9G$QRGHDEHUWXUDGR&XUVR

9H,QIUDHVWUXWXUDGLVSRQtYHOSDUDRIXQFLRQDPHQWRGR&XUVR

O Curso conta com 12 salas de aula, uma sala de projeção (data-show), uma sala de orientação de estágio e monografia, uma sala dos professores de dedicação, uma sala da coordenação e o auditório para apresentações e palestras, laboratórios de fotografia, rádio, tv e jornal.

9,QIRUPDo}HVVREUHRVDOXQRVSHUILO

O Curso de Comunicação Social possuía, no segundo semestre de 2003, 350 alunos matriculados. Ainda não há egressos; possuía 06 com matrícula trancada por diversos motivos. A taxa de evasão é de 33 alunos, correspondendo a 9,43 % do total de alunos.

Do total de alunos, 214 responderam ao questionário do PROPAV, sendo que somente 111 o finalizaram. Os que responderam integralmente correspondem a 31,71% de alunos matriculados no Curso.

Os Ingressos ocorreram predominantemente via vestibular, 72 alunos. 3 por re-opção de cursos, 3 por transferência externa e 1 via portador de diploma.

O Curso de Comunicação Social possui três currículos em andamento, dois em processos de extinção onde verificam-se as duas habilitações distintas: jornalismo e Publicidade e Propaganda; e outro com proposta de Gestão Integrada da comunicação.

Devido à flexibilização permitida pelo Projeto Pedagógico, os alunos cursam, regularmente, 5 ou 6 disciplinas por período, ficando os alunos irregulares, por motivo de adaptação de currículo ou reprovação, possibilitados de cursar disciplinas oferecidas em outros cursos ou turnos para completar sua carga horária.

Considerando os 31,71% de respondentes, observa-se como tendência geral do perfil do aluno do Curso de Comunicação Social: é um aluno jovem, num universo bastante equilibrado entre os sexos, matriculados em média em 5 ou 6 disciplinas por período, um bom número exerce atividade remunerada e poucos possuem bolsa de estudo.

9,QIRUPDo}HVVREUHRVSURIHVVRUHVGRFXUVRSHUILO

Num total de 51 professores que exerciam atividades pedagógicas nos Cursos de Comunicação Social no segundo semestre de 2003, 27, ou 52,94% responderam ao questionário do PROPAV.

(4)

Desse conjunto de respondentes, 63,00% são do sexo feminino e 37,00% do sexo masculino. A grande maioria, 63,00%, tem idades entre 30 e 49 anos, 44,44% possui o título de mestre, 48,15% o de especialista e 7,41 apenas a graduação. 96,30% trabalham na PUC Minas há menos de 5 anos e apenas 3,70% estão na instituição há mais de 21 anos. 92,60% estão na carreira docente como professor Assistente I ou III, predominando o regime de trabalho de até 20 horas de dedicação com 66,67%.

Desse universo de professores, 37,04% se dedicam até 3 horas à orientação de alunos fora da sala de aula, outros 14,81% dedicam de 4 a 6 horas, 18,52% entre 7 a 9 horas, 11,11% a mais de 10 horas, e 18,52% não se dedicam à orientação dos alunos fora da sala de aula.

93URMHWR3HGDJyJLFRGR&XUVR

9D 7HQGrQFLD YHULILFDGD QR 3URMHWR TXDQWR DR DWHQGLPHQWR GRV LWHQV FRQWHPSODGRVQR4XDGURGH/HLWXUDGR3URMHWR3HGDJyJLFR

Os Cursos de Comunicação Social possuem três Projetos Pedagógicos distintos, sendo que o mais recente, proposto em 2002 após ampla discussão e ajustes, contempla o perfil do egresso, objetivos gerais e específicos, a estrutura curricular e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, e os recursos humanos e materiais necessários previstos em cronograma de implantação.

A decisão por continuar com apenas um Curso de Comunicação Social, o de Gestão da Comunicação Integrada, extinguindo as duas habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, deveu-se à baixa procura por vagas na região. Não obstante, cria-se a possibilidade de oferecer estas e outras habilitações (Relações Públicas, por exemplo) sobre uma mesma base.

A nova proposta cria o NEL (Núcleo de Estudos da Linguagem), com três linhas de pesquisa em andamento.

9E,QVWkQFLDVGHFLVyULDVSUHYLVWDVHHIHWLYDPHQWHREVHUYDGDV

Os Cursos possuem uma equipe de professores com horas de dedicação voltadas à orientação, pesquisa e extensão, conforme previsto nos Projetos Pedagógicos. Uma equipe de coordenadores imbuída na melhoria dos Cursos.

Nota-se muita maturidade entre os gestores dos Cursos que, mesmo com as transições existentes os mantêm sob condução tranqüila e participativa.

9F &RQKHFLPHQWR GRV FRUSRV GRFHQWH H GLVFHQWH D UHVSHLWR GR 3URMHWR 3HGDJyJLFRGR&XUVR

Quanto ao conhecimento manifestado por professores a respeito dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, o processo de estudo e elaboração do Projeto proposto em 2002, foi debatido em várias reuniões com o corpo docente, onde foi atualizado às exigências locais e às tendências contemporâneas.

93UHSDUDomRDWXDOL]DomRSDUDRGHVHPSHQKRGDVDWLYLGDGHVDFDGrPLFDV 9D$OXQRV

Tendo em vista haver uma proposta de elaboração do Jornal Portal e do Laboratório de fotografia, a criação da TV Intervalo e da rádio, a parte prática tem sido bem conduzida, entretanto há ainda pouca adesão às idéias lançadas.

(5)

Estão satisfeitos com a carga horária das disciplinas e com os recursos de infra-estrutura existentes na instituição para o desenvolvimento de cada disciplina. Relatam que a maioria dos professores adota aulas expositivas e dialogadas; outros também utilizam seminários e atividades em laboratórios, trabalhos de pesquisas individuais ou em grupos. Aprovam as formas de avaliação adotadas (e comunicadas) pelos professores, bem como o nível de conhecimento exigido, compatível com o conteúdo estudado. Agrada-lhes ainda o fato de os professores comentarem os resultados das avaliações e dos trabalhos realizados.

O número de alunos que dominam algum idioma estrangeiro é pequeno Comparando as respostas dos professores sobre esses assuntos, verificam-se algumas distorções quanto às percentuais, porém há uma coerência nas opiniões, geralmente confirmando a tendência verificada pelos alunos.

9E$VSHFWRVGRGHVHPSHQKRGLVFHQWH

Sobre a intensidade da divulgação de projetos de extensão, bolsas, iniciação científica, estágios e outras atividades extracurriculares dirigida aos alunos, os respondentes dos Cursos de Comunicação Social as consideraram satisfatórias. Donde se conclui que as ferramentas previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos estão sendo aplicadas com razoável sucesso.

Quanto ao incentivo para o estudo de um idioma estrangeiro, a maioria considerou fraco ou inexistente. No entanto, o incentivo ao uso de tecnologia eletrônica, para realizar atividades escolares, foi julgado como ótimo e bom pela grande maioria.

O atendimento feito pela secretaria do Curso foi reconhecido como muito bom e bom por uma expressiva amostragem, sugerindo que os funcionários se encontram bem preparados para prestar informações a respeito dos Cursos. 9F$VSHFWRVGRGHVHPSHQKRGRFHQWH

Grande parte dos professores afirma que os objetivos das disciplinas estão sendo atingidos de modo satisfatório e entendem que os instrumentos de avaliação são bem elaborados. 66,66% entendeM que a carga horária é adequada em todas ou mais da metade das disciplinas que leciona.

A grande maioria adota a prática do incentivo à curiosidade e criatividade dos alunos, para a formulação de perguntas e a busca de soluções para problemas.

96REUHDGLQkPLFDHDTXDOLGDGHGRWUDEDOKRFRPRFRQKHFLPHQWR

9D 'LQkPLFD GR WUDEDOKR GD &RRUGHQDomR HP UHODomR DR 3URMHWR 3HGDJyJLFR

Tem sido expressiva a tendência de aplicar os conceitos previstos nos Projetos Pedagógicos. As coordenações apóiam e promovem atividades ou eventos com grande impacto positivo entre os professores e alunos.

Há exposições constantes de obras produzidas pelos alunos e professores com forte apelo crítico e artístico.

9E $VSHFWRV TXH PDQLIHVWDP D PHWRGRORJLD GR WUDEDOKR FRP R FRQKHFLPHQWR

(6)

93UpFRQGLo}HVQHFHVViULDVDRWUDEDOKRFRPRFRQKHFLPHQWR $ ,QIRUPDo}HVDRVDOXQRVVREUHRFRQWH~GRGDVGLVFLSOLQDV

A maioria dos alunos e professores se diz satisfeitos com a troca de informações sobre o plano de ensino das disciplinas, mesmo havendo uma discrepância entre esses dados, o número de alunos que concordam totalmente com essa opinião tende a ser menor do que o de professores.

% $GHTXDomRGDFDUJDKRUiULDDRFRQWH~GRGDVGLVFLSOLQDV

44,44% dos professores consideram adequada a carga horária das disciplinas que lecionam, 22,22% entendem que mais da metade das disciplinas são atendidas e 29,63% que somente a metade das disciplinas são atendidas com uma carga horária suficiente para promover uma efetiva aprendizagem. Os alunos, em sua maioria, percebem essa adequação em mais da metade das disciplinas em que estão matriculados.

9&RQGLo}HVGDLQIUDHVWUXWXUD

72,00% dos professores consideram o espaço de sala de aula adequado ou muito adequado às atividades desenvolvidas. Quanto aos equipamentos disponíveis, 60,00% consideram adequados ou muito adequados às necessidades, 40,00% apenas parcialmente adequados. Sobre os laboratórios, 16,00% dos professores não têm necessidades em suas disciplinas, os que se aplicam, 36,00% consideram muito adequado e 28,00% adequado às exigências das atividades das disciplinas. O número de alunos em sala de aula é considerado muito adequado para 28,00% dos professores, adequado para 24,00% e parcialmente adequado para 36,00%. Os alunos também reconhecem as adequações percebidas, porém com pequenas variações estatísticas que apenas confirmam essa tendência.

9$VSHFWRVGRSURFHVVRGHWUDEDOKRFRPRFRQKHFLPHQWR

81,48% dos professores estimulam os alunos a participarem em atividades culturais em até 4 vezes por mês. 55,56% entendem que é excelente o nível de preparo atual em termos de uso de tecnologia nas atividades de ensino-aprendizagem.

A visão dos professores e dos alunos é bem diferente neste quesito. Observam-se lacunas entre o que tem sido entregue e o que se percebe de conhecimento recebido, o que é natural quando se trata de um tipo de serviço extremamente subjetivo e adaptado às expectativas e experiências de cada elemento da relação ensino-aprendizagem. Geralmente os professores tendem a ser mais otimistas que os alunos nesse tipo de julgamento.

9 5HVXOWDGRV GR WUDEDOKR FRP R FRQKHFLPHQWR  DYDOLDomR GD DSUHQGL]DJHP

Na opinião dos professores, as habilidades e competências desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem como comunicação, trabalhar em grupo, raciocínio lógico e análise crítica. Bem como, tomar iniciativa e aplicar conhecimento em novas situações são, em sua maioria, verificadas na metade ou mais da metade das disciplinas, senão em todas as disciplinas dos professores

(7)

que responderam. Os alunos também verificaram um quadro parecido, apenas com as opiniões diluídas equilibradamente entre todas as disciplinas e a metade delas.

9$VSHFWRVGDIRUPDomRKXPDQLVWDHGRUHODFLRQDPHQWRLQWHUSHVVRDOQR SURFHVVRGRWUDEDOKRFRPRFRQKHFLPHQWR

Tanto os professores quanto os alunos reconhecem os aspectos da formação humanista trabalhado na instituição. Diferem em alguns percentuais, mas mantêm a mesma tendência. Especificamente o processo do trabalho com o conhecimento nos Cursos de Comunicação Social fortalece o relacionamento interpessoal pela própria característica dos Cursos. Isso é claramente explicitados nos resultados apurados.

Referências

Documentos relacionados

Faz parte da nossa realidade termos a televisão (TV) como uma das principais fontes de informação. A TV possui um papel privilegiado em nossa sociedade. Os fatos que nela são

Este artigo, em linhas gerais e através de uma pesquisa descritiva, busca identificar as práticas de leituras de estudantes secundaristas da Escola Estadual de Ensino

como uma “[...] variação individual em resposta ao risco e afirma que os mesmos estressores podem ser experienciados de maneira diferente por diferentes pessoas”, e, de acordo

A Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Maranhão – SAMF/MA tem como papel prestar apoio logístico aos Órgãos do Ministério da

Objetivou-se correlacionar as preocupações adicionais e o desempenho pessoal com a qualidade de vida geral/global dos pacientes adultos com câncer hematológico, hospitalizados para

   A partir do ano de 2008, a gestão do Curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda da PUC Goiás passou então a adotar novas políticas de comunicação

Em fevereiro de 2015 decidimos avançar com uma candidatura aos órgãos sociais da AFUAv com o objetivo de propor aos sócios da Associação um projeto alternativo, com novas

(2013) por meio de análise microbiológica, as amostras de água tratada dos bebedouros de pressão apresentaram-se próprias para consumo humano, e que 15,38% das