• Nenhum resultado encontrado

CAD Manager: você é um deles?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAD Manager: você é um deles?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CAD Manager: você é um deles?

Carlos Krueger – GAP 3D Engenharia

Você é o usuário mais experiente da sua empresa? Quando algum problema acontece é o seu telefone que toca? Você é o responsável por criar, gerenciar e divulgar os padrões da empresa? Suporte, treinamento, padrões, licenciamento, atualização de versões e muita dor de cabeça. Se estes termos são familiares aos seus ouvidos é bem provável que você seja o CAD Manager da sua empresa, mesmo sem ainda carregar o título em seu crachá. Participe dessa sessão e descubra o caminho das pedras de uma gestão eficiente de CAD que também pode funcionar para seu time.

Objetivo de aprendizado

Ao final desta palestra você terá condições de:

 Descrever as funções de um CAD Manager

 Traçar uma estratégia para resolver seus problemas de suporte e treinamento

 Criar, divulgar e aplicar padrões de desenhos técnicos

 Conhecer ferramentas de licenciamento de softwares CAD

 Aplicar técnicas de gerenciamento CAD em sua empresa

Sobre o Palestrante

Em 2001 iniciou o curso de Técnico em Programação de Computadores na Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná e em 2002 ingressou no curso de Engenharia Civil na mesma instituição. No ano de 2004 fez intercâmbio nos Estados Unidos na Harvard Extension School

(Cambridge, MA, EUA) retornando ao Brasil no ano seguinte para retomar os estudos de Engenharia, concluindo o curso em 2008. De 2006 a 2014 trabalhou em uma das maiores empresas projetistas do Brasil no ramo de Usinas Hidrelétricas, atuando desde 2010 como CAD Manager, coordenando uma equipe de Engenheiros dedicados a Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologia CAD e CAE.

Participou de todas as edições do Autodesk® University Brasil (2011, 2012 e 2013) e das duas últimas edições do Autodesk® University (2012 e 2013) em Las Vegas, EUA, nesta última atuou como

palestrante junto à Odebrecht com o tema “Transforming the Ecosystem in the Construction Industry” onde foi apresentado o case de sucesso da Usina Hidrelétrica de Chaglla, no Perú, que contou com a aplicação do conceito de BIM 5D para controle e planejamento da obra, unindo o modelo 3D, custos e cronograma.

Em 2013 obteve certificação de CAD Manager pela Autodesk®.

Em 2014 inicia, junto a dois sócios especialistas em modelagem 3D, a empresa GAP 3D Engenharia com o intuito de promover e difundir a modelagem 3D e seus benefícios para obras de infraestrutura de grande porte, aliando Engenharia e a Tecnologia CAD.

(2)

2

CAD Manager (Gerente CAD)

Ser CAD Manager ou Gerente CAD de uma empresa não é uma tarefa simples e demanda muito esforço, experiência, dedicação e conhecimento das soluções CAD utilizadas no ambiente de trabalho.

A maioria das empresas brasileiras não tem uma pessoa ou departamento dedicados

EXCLUSIVAMENTE ao assunto, na realidade, existem sim profissionais que se destacam por serem exímios conhecedores dos softwares e acabam se sobressaindo, assumindo além das tarefas de Desenhista, Projetista ou Engenheiro as responsabilidades do gerenciamento CAD. É importante salientar que não necessariamente o CAD Manager é o melhor usuário de CAD da empresa, mas com certeza ele deve ter um relacionamento bem próximo dos experts e conhecer o software a fundo.

Entre as diversas tarefas de um CAD Manager, podemos destacar algumas:

Suporte

Centralizador dos problemas

Ter um único canal capaz de receber, analisar, tratar e resolver os problemas de CAD da sua empresa pode ser um tanto vantajoso. Normalmente muitos problemas são semelhantes e já foram resolvidos em algum momento, se o CAD Manager recebe todos os chamados de problemas ele pode rapidamente verificar se o caso se trata de algo já visto antes ou de um novo desafio.

Banco de Erros

Manter um Banco de Erros pode ajudar a identificar erros comuns mais rapidamente e permite armazenar informações que podem poupar muito seu tempo e de sua equipe. Seu Banco de Erros pode ser uma planilha, um documento de texto ou ainda um banco de dados, o

importante é descrever o erro, o código do erro (se existente) e a solução adotada.

Três níveis

Muitos erros são de fácil solução, outros nem tanto. Com o tempo percebemos que alguns problemas podem ser resolvidos rapidamente pelo departamento CAD ou pelo CAD Manager, mas às vezes podemos perder muito tempo e parar parte da produção da empresa, por isso recomenda-se termos três níveis de suporte: interno, revenda e especialista Autodesk®: Interno: utilize sua experiência e seu Banco de Erros e caso não consiga resolver, é

importante lembrar que é possível obter ajuda em grupos especializados na Internet, como o AUGI (Autodesk® User Group International) ou ainda nos Discussion Groups da Autodesk® Community;

Revenda: as boas revendas mantêm profissionais aptos a oferecer suporte técnico de qualidade, esse contato geralmente tem um retorno rápido e eficiente;

(3)

3 Especialistas Autodesk®: se sua empresa é assinante do benefício Autodesk® Subscription você pode abrir chamados que serão atendidos por especialistas, o pedido pode ser feito diretamente no Subscription Center através do preenchimento de um formulário.

Hardware

Padronização

Tão importante quanto ter um bom software CAD é ter uma máquina correspondente, que permita ao usuário desfrutar de todos os recursos sem os famosos “travamentos” ou “fatal erros”. Não existe fórmula mágica para compra de uma máquina, mas felizmente existem recomendações técnicas de alto nível e, não menos importante, a troca de informações com colegas da área.

Uma ampla e exaustiva pesquisa deve preceder a escolha do equipamento, além disso é muito importante conhecer bem as atividades dos profissionais que irão utilizar o hardware, de modo a criar uma padronização de máquinas de acordo com o cargo/função, exemplo:

Desenhista/Projetista 2D: desktop com processadores Intel® Core™ i3, i5 ou i7, de 8 a 16GB de RAM e placa gráfica da linha NVIDIA® Quadro® NVS;

Projetistas 3D: workstation com processadores Intel® Xeon®, de 16 a 32GB de RAM e placa gráfica profissional NVIDIA® Quadro® K600 ou K2000;

Simulações CAE: workstation com processadores Intel® Xeon®, de 32 a 128GB de RAM com avaliação de necessidade de placa gráfica. Cabe avaliar o uso de servidores dedicados, mid-cluster ou mid-clusters dependendo da complexidade da análise.

Produtividade x Investimento

Investir em hardware não significa apenas suprir a configuração mínima solicitada por um software CAD, a aplicação de recursos nessa área sugere comprovadamente um ganho expressivo de produtividade. Esses investimentos podem e devem ser justificados para Diretoria através de números e estudos reconhecidos. Geralmente as empresas fornecedoras de hardware fornecem estes estudos e tem equipes especializadas em comprovar os ganhos de produtividade para cada tipo de equipamento.

Remanejamento

Com o tempo as máquinas tem uma tendência natural a não atender o usuário, isso se deve ao lançamento de novas versões de softwares e sistemas operacionais que a cada dia requerem mais poder de hardware, dessa forma é obrigatório manter um ciclo de remanejamento dentro da empresa, de modo que as máquinas dos colaboradores que

recebem novos equipamentos possam passar para o grupo que requer menos capacidade de processamento e assim por diante. NOTA: Algumas vezes não é possível manter o

remanejamento devido à grandes mudanças de hardware, como ocorreu com a troca de sistemas 32 para 64 bits onde àquelas máquinas ficaram obsoletas e praticamente inutilizáveis para sistemas CAD.

(4)

4

Padrões CAD

Padrões Gráficos

A padronização gráfica está intimamente ligada à qualidade do produto final de sua empresa. Podemos ter o melhor time de Engenharia, se houver falhas na “tradução gráfica”, tudo o que foi pensado será mal transmitido e consequentemente teremos um produto não fidedigno. O ideal é ter um padrão baseado em uma norma, de preferência internacional e de grande aceitação em seu mercado de atuação, de modo que você consiga um grande amparo legal na escolha de suas simbologias, textos, cotas, etc. e provavelmente encontrará bibliotecas e arquivos fonte já carregados na instalação de seu software CAD.

O que padronizar?

A padronização deve abranger todos os elementos gráficos de um documento técnico CAD ou ainda todos os elementos que compõe um modelo 3D (quando for o caso).

Para os desenhos, devemos padronizar textos, cotas, layers e suas características, hachuras, leaders, carimbos, notas, comentários e blocos diversos.

O uso de templates auxilia muito na elaboração de documentos padronizados, pois o usuário já inicia o trabalho com todos os padrões carregados.

Padrão de versão

A padronização da versão do software CAD de toda empresa ajuda a manter a equipe com o mesmo nível de conhecimento técnico da ferramenta, facilitando ainda o treinamento, o suporte e ainda facilita o controle de licenciamento.

Servidor de padrões

Recomendação para manter um servidor que contenha todos os templates, arquivos de hachura e arquivos de plotagem (penas). Os caminhos dos padrões devem ser configurados antes da entrega da máquina para o usuário, ou seja, já na instalação do software

(manualmente ou através de um deployment).

Verificar atendimento aos padrões

Além de se ter uma boa base de padrões e aplica-los no dia a dia da empresa, é importante verificar se os usuários estão utilizando estes recursos, existem ferramentas nativas do AutoCAD que permitem essa verificação, como o comando CHECKSTANDARDS utilizado para verificar se os padrões estabelecidos estão sendo atendidos através de arquivos DWS. Os arquivos DWS são semelhantes aos de templates, no entanto são utilizados para comparar e verificar se os padrões estão sendo atendidos “on the fly”, ou seja, à medida que o

colaborador vai trabalhando ele é avisado caso faça alguma ação que não esteja contemplada no padrão, uma mensagem de pop-up de “Standard Violation” aparece no canto inferior direito da tela. Essa ferramenta pode ser bastante útil para incentivar o uso dos padrões e reduzir não conformidades nos desenhos de AutoCAD.

(5)

5

Treinamento

Quando treinar a equipe?

Manter sua equipe treinada ajuda a manter a produtividade de sua empresa em alta, minimiza os erros em documentos e garante que os colaboradores estão utilizando os recursos mais adequados e modernos disponíveis para a execução de tarefas.

A periodicidade é geralmente determinada por dois fatores: entrada de novos colaboradores e atualização do parque de softwares CAD:

Entrada de novos colaboradores: manter a equipe com certo nivelamento técnico na ferramenta é importante, pois todos terão em mãos o mesmo conhecimento para utilizar a ferramenta e executar suas tarefas. Novos colaboradores devem ser treinados para se adequarem à versão utilizada em sua empresa e entrarem em contato com a padronização e cultura CAD;

Atualização de versão: A decisão de fazer um upgrade na versão do software CAD utilizado deve ser do CAD Manager e sua equipe. Testes devem ser executados antes de atualizar todo o parque, geralmente o próprio CAD Manager utiliza o produto e pede para um grupo seleto testá-lo. Muitas vezes vale a pena aguardar o lançamento dos Service Packs que corrigem erros da versão de lançamento.

Onde treinar a equipe?

Evite treinar sua equipe no próprio posto de trabalho, tente reservar a sala de reuniões da empresa e peça ajuda ao pessoal da TI para montar uma estrutura de treinamento, você pode até mesmo utilizar as máquinas dos próprios colaboradores, mas é importante retirá-los do local de trabalho para que o treinamento não seja comprometido com interrupções de trabalhos do dia a dia.

Como treinar a equipe?

Estude o software CAD e as novidades da versão, prepare um material didático interessante e bem ilustrado, providencie também arquivos de exemplo com documentos de uso comum na empresa, assim os alunos ficarão mais familiarizados com o material e fixarão melhor o conteúdo.

Licenciamento

Controle

Controlar o uso de licenças é essencial para o bom aproveitamento do parque de softwares CAD, cada empresa tem sua métrica, mas geralmente o uso de licenças de rede (NETWORK) gera um melhor aproveitamento e traz benefícios de segurança para a empresa. Existem ferramentas de verificação e controle de licenças como LMTools e JTB, por exemplo.

(6)

6

Segurança

Licenças de máquina (STANDALONE) são instaladas, verificadas e ativadas através de um SERIAL NUMBER e um PRODUCT KEY, esses códigos são facilmente obtidos no próprio software CAD, através do Product Information (comando ABOUT). Se um colaborador agir de má fé ele pode copiar essas informações e instalar o software de propriedade da empresa em qualquer máquina, o proprietário oficial do software recebe uma notificação para cada

instalação realizada, porém é muito difícil identificar e punir o responsável pelo vazamento. Licenças de rede (NETWORK) ficam armazenadas em um servidor, através de um arquivo .LIC que está associado ao mac address do próprio servidor. As licenças instaladas em cada máquina são direcionadas a este servidor e o uso do software só é liberado após verificação. Esse sistema impede que máquinas de fora da rede utilizem as licenças e permite ao CAD Manager conhecer melhor o uso das licenças.

Para os desenhistas e projetistas a relação de licenças de rede/usuário é de 1:1 e para Engenheiros e usuários esporádicos podemos considerar 3:1 (três usuários deste grupo para cada licença de rede).

Bibliografia e Sites de apoio

Livros

Expert CAD Management – The Complete Guide – Robert Green Manual de BIM – Chuck Eastman

Sites

GAP3D Engenharia – www.gap3d.com.br

Autodesk® User Group International - www.augi.com

Cadalyst – CAD Management - http://www.cadalyst.com/management

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

As principais constatações identificam ações e práticas no âmbito da gestão logística e da cadeia do abastecimento que contribuem para o equilíbrio entre os

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Unidade de Citogenética Unidade de Genética Médica Unidade de Genética Molecular Unidade de Rastreio Neonatal Unidade de Investigação e

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Unlike Mary (and Ruth), Esther's split with her family is voluntary, a fact that deeply hurt her sister Mary Barton, mother of the protagonist, whose death John Barton thinks

[r]

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais