• Nenhum resultado encontrado

CIEMG lança Cadastro Industrial 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIEMG lança Cadastro Industrial 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Agenda

Cursos, palestras e encontros empresariais. Confira a programação para abril e maio de 2015

PÁG. 6

Tema debatido também com o secretário de

Desenvolvimento Econômico

CIEMG/COEP Contagem capacitam cerca de 2.700 pessoas

Sindicato reúne cerca de 5.000 empresas de transporte

PÁG. 3 e 4 PÁG. 5 PÁG. 6

CRISE HÍDRICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CONVÊNIO CIEMG/SETCOM

Cadastro Industrial 2015 reúne mais de 50 mil empresas, entre produtores e fornecedores da cadeia produtiva mineira PÁG.3

Foto:

mbochiard

Foto:

Priscila Silveira

Foto: Alessandro Cardoso

Foto:

Sebastião Jacinto Junior

CIEMG lança Cadastro Industrial 2015

NÚMERO 21 | MARÇO A ABRIL 2015

(2)

Diretoria Plena

Com a palavra _ Presidente do CIEMG

Informações sobre toda a cadeia produtiva

Sabemos que nosso parque industrial tem quali-dade para competir em qualquer mercado do mun-do. E essa relevância da indústria mineira na cadeia produtiva está consolidada de maneira concreta na posição que ocupa, de terceiro maior PIB do país.

É importante ressaltar que, como integrante do Sistema FIEMG, o CIEMG tem uma efetiva partici-pação na busca pelo crescimento e aprimoramen-to do nosso parque industrial, pela promoção de negócios, representação, defesa e apoio ao em-preendedor mineiro.

Criar oportunidades de negócios faz parte do nosso trabalho diário e, para promover crescimen-to, nada melhor que oferecer de forma fácil e aces-sível informações completas sobre tudo o que cada empresa produz em nosso estado.

Assim, especialmente para nós do CIEMG é motivo de orgulho entregar ao mercado a edição 2015 do Cadastro Industrial de Minas Gerais, valioso instrumento estratégico de ne-gócios, verdadeira vitrine da indústria mineira, de empresas de toda sua cadeia produtiva. Essa publicação é instrumento histórico que, em sua versão na internet, possibilita o acesso a mais de 50 mil produtores e fornecedores. Atualizado, ampliado e disponibilizan-do novos recursos de busca, o Cadastro Industrial é uma resposta aos anseios de todisponibilizan-do o empresariado.

São várias opções de acesso – de impresso a meios digitais móveis – que simbolizam não só a modernização desse instrumento, como ainda múltiplas oportunidades de fo-mentar negócios para que nossa indústria seja conhecida, ganhe mercado e cresça.

São informações estratégicas, organizadas, que mostram o que as empresas mineiras produzem, onde estão e como e onde podem ser encontradas. Tudo organizado e conso-lidado de forma a atender a necessidade de acesso rápido – e em qualquer lugar – a in-formações sobre compradores, clientes, parceiros e fornecedores.

Colocamos à disposição de nossas empresas um produto completo que, com certeza, tem sido, nos últimos 10 anos, utilizado de forma eficaz para a promoção do desenvolvi-mento sustentável e o efetivo crescidesenvolvi-mento da economia de Minas.

Bons negócios,

José Agostinho da Silveira Neto

Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais

Foto: Sebastião Jacinto Júnior

Conselho Superior

Presidente: Olavo Machado Junior Álvaro Augusto Teixeira da Costa Carlos Lindenberg Spínola Castro

Ellos José Nolli Ermelindo da Rocha Faria José Eduardo de Lima Pereira

Luiz Alberto de Castro Tito Luiz Carlos Motta Costa

Murilo Araújo

Presidente do CIEMG

José Agostinho da Silveira Neto

1º Vice-presidente

Francisco de Assis Guerra Lages

2º Vice-presidente

Arquimedes Wagner Brandão de Oliveira

Vice-presidentes

Dale Dangele Sette Fernandes Fialho Domingos Francisco de Castro

Eduardo Paoliello Emir Cadar Leôncio Corrêa Filho Marco Aurélio Moreira Marcos Antônio Gonçalves Salomão Martha Regina Coelho Teixeira Lassance

Raymundo de Almeida Vianna Rogério Luis da Cunha

Roland Maria Henry Thomas Goblirsch Freiherr von Urban Welington Mumic

1º Diretor-Secretário

Bruno Magalhães Figueiredo

2º Diretor-Secretário

Cira Mara Machado

1º Diretor-Tesoureiro

Roberto de Souza Baeta

2º Diretor-Tesoureiro

Renato Travassos Martins da Silva

Diretores

Alfredo Miranzi Neto Aurélio Marangon Sobrinho

Carlos Alberto Homem Cássio Braga dos Santos

Edilton Pires Bispo Élcio Fortunato do Carmo Fábio Alexandre Sacioto Fabrício Fernandes Freire Fausto Augusto Leomil Silveira

Felipe Palhares Guerra Lages Fernando Meira Ribeiro Dias Frank Sinatra Santos Chaves

Giana Marcellini

Humberto Ribeiro de Mesquita Machado Zica José Ciro Mota

Leomar Pereira Delgado Leonídio Soares Luciano de Avelar Luiz Custódio Cotta Martins Mário Ferreira Campos Filho Nagib Galdino Facury Raimundo Luiz Fernandes

Renê Wakil Júnior Rodrigo Palhares Guerra Lages

Tarcísio José Moreira Umberto Nogueira Wilson Luiz Martins Leal

Conselho Fiscal Titulares

José Ferreira da Silva Filho João Marcelo de Araújo Machado Sérgio Márcio Gouveia Mariano da Silva

Suplentes

David da Silva Júnior José Balbino Maia de Figueiredo

Rômulo Albertini Rigueira

Superintendente Executiva do CIEMG

Maria Helena Martins de Sá Guedes

GESTÃO 2014/2018

Informativo CIEMG é uma publicação do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Endereço: Av. Babita Camargos, 766 - Praça da Cemig - Cidade Industrial - Contagem/MG - Cep: 32210-180 | Presidente: José Agostinho da Silveira Neto | Superintendência: Maria Helena Martins de Sá Guedes | Produção: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - CIEMG | Projeto Gráfico e Acompanhamento: Gerência de Comunicação e Marketing do Sistema Fiemg | Textos: Gerência de Imprensa do Sistema Fiemg | Diagramação: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais - Ciemg | Tiragem: 4 mil exemplares | Distribuição: Gratuita

(3)

Lançamento do Cadastro Industrial de Minas Gerais 2015

Informação é o primeiro requisito para ter sucesso quando se trata de competir, disse o presidente do CIEMG, José Agosti-nho da Silveira Neto no lançamento do Ca-dastro Industrial 2015, na sede da FIEMG.

O parque industrial mineiro está prepara-do para competir em qualquer mercaprepara-do lo-cal ou mundial, cada dia mais competitivo e integrado. E, por absoluta falta de conheci-mento, muitas empresas compram produ-tos fora do estado, com todas as dificulda-des que o processo acarreta, de prazos de entrega a custos de frete, destacou o em-presário, no evento de lançamento.

Mas, nesse cadastro, podem ser encon-trados de parafusos a equipamentos e má-quinas para a construção civil, chips, cal-çados, alimentos, entre mais de 1.000 itens de mais de 1.300 setores, oferecidos por 19 mil empresas. Para acesso gratuito, no site, esse mapa dinâmico da atividade industrial registra informações de 50 mil empresas de todos os portes, destacou o presidente do CIEMG.

“Nesse momento de crise, chega o Ca-dastro Industrial para abrir oportunidades de bons negócios, ao mostrar onde estão o cliente e o fornecedor, quem tem produtos e serviços para vender e também para quem precisa comprar insumos e matéria--prima. É, com certeza, destaque entre os mais importantes e estratégicos guias de

negócios à disposição das empresas mi-neiras”, avaliou o presidente da FIEMG, Olavo Machado Júnior.

O Cadastro Industrial é uma poderosa ferramenta para gerar novos negócios, foi o que demonstrou o consultor Tiago Aroei-ra, mestre em marketing, durante palestra no lançamento da publicação. Nesse mer-cado de verdadeira hipercompetitividade, a estratégia de marketing é oferecer o pro-duto antes mesmo de o cliente saber que precisa e o Cadastro abre infinitas possibi-lidades de novos mercados. Isso desde a

Negócios

0 3 • INFORMATIVO CIEMG Março a Abril 2015

Fomentador de novos negócios e eficiente ferramenta de marketing

prospecção e definição de segmento e o alvo até o nicho a ser trabalhado. Está tudo no Cadastro, disse o consultor.

Além de informações sobre 700 empre-sas por região, município, atividade, produ-to, porte, número de funcionários, ferra-mentas inteligentes como filtros simultâ-neos e combinações possibilitam e am-pliam as consultas gratuitas ao site. Está disponível nas versões impressas, web, mobile, com acesso a smartphones e ta-blets e no site www.cadastroindustrialmg. com.br. Mais informações: (31) 3362-5666.

Foto:

Sebastião Jacinto Junior

Esta é a primeira vez que um secretário de Estado aceita um convite para partici-par de reunião de trabalho da diretoria e tratar abertamente de temas importantes para a indústria, disse o presidente do CIEMG, José Agostinho da Silveira Neto, sobre a participação do secretário de Es-tado de Desenvolvimento Econômico, Al-tamir de Araújo Rôso Filho em reunião mensal, na sede da entidade.

“Esta é também a minha casa e estou aqui por ser empresário e entender a posi-ção da indústria”, disse o secretário, que já foi presidente da Regional FIEMG Rio

CIEMG recebe secretário de Desenvolvimento Econômico

Encontro debate temas como crise hídrica e guerra fiscal

Grande e atua no setor de construção civil em Uberaba.

Minas Gerais tem grandes potencialida-des em todos os setores e precisamos de projetos para, juntamente com a iniciativa privada, redirecionar um novo modelo de desenvolvimento econômico, destacou.

Sobre essa posição, o presidente do CIEMG, José Agostinho, disse que são mui-tas as reivindicações e que somente terão sucesso se pleiteadas de forma unida por todo setor. “Temos que buscar caminhos, projetos para vencer a crise”, destacou.

Especialmente sobre a crise hídrica o

secretário disse que essa é uma questão que está sendo conduzida de forma con-junta com todos os órgãos do governo e pediu “a contribuição de todos para en-frentar esse problema. Quero manter um canal aberto com as entidades de todos os setores da economia”.

Entre outras questões debatidas na reu-nião, a guerra fiscal também ganhou desta-que no encontro com os empresários. O se-cretário disse que “a questão precisa ser encarada, reavaliada e discutida de forma bem aberta para tentar romper barreiras estruturais na administração pública”.

(4)

Notícias

www.inovarambiental.com.br | 31. 3491 3234

Foto:

Alessandro Carvalho

Crise hídrica: é urgente estabelecer contingenciamento

A crise hídrica e seus desdobramentos na economia foi um dos temas debatidos pelos empresários em reunião de trabalho da diretoria do CIEMG, quando analisaram estudo da gerência de Meio Ambiente do Sistema FIEMG, sobre a real situação das bacias hidrográficas do estado. Foram analisados nível de reservatórios, probabi-lidades de precipitação pluviométrica, en-tre outros fatores que afetam diretamente a produção.

Essa é uma questão grave que precisa ser tratada de forma urgente e efetiva pe-las indústrias porque implica em impactos sérios na produção, na manutenção de postos de trabalho e consequentemente na vida das famílias, disse o presidente do CIEMG, José Agostinho da Silveira Neto.

O alerta é para que cada empresa tenha

O desafio da indústria: como enfrentar a possibilidade de racionamento

um plano de contingenciamento para en-frentar a crise, a partir da avaliação do vo-lume de água consumido; o que pode ser reduzido sem comprometer a produção; o que pode ser feito em relação ao reuso.

Na apresentação do estudo, o gerente Wagner Costa Soares lembrou que o go-verno precisa priorizar investimentos na estrutura hídrica porque apesar de o país ser a 7ª economia do mundo, é 110ª em sa-neamento, entre 200 países.

Segundo o levantamento, hoje, no esta-do, são 176 municípios em estado de emer-gência, a maioria no Vale do Jequitinhonha e a probabilidade, segundo o especialista, é de 90% de que haja racionamento no abastecimento de água na Grande BH.

Ainda segundo o estudo realizado no parque industrial, no universo das

peque-nas empresas, 60% são abastecidas pela Copasa e, no caso de racionamento, terão que reduzir 30% no volume consumido, o que afetará diretamente a produção. “Já há empresas comprando água para ga-rantir o funcionamento, como também de rodízio entre empresas no uso de poços artesianos, numa preparação para o que poderá acontecer”, disse.

A tendência – mostra o estudo – é de crescente redução no volume de águas das bacias que abastecem Minas. Por exemplo, a Bacia do Jequitinhonha registra queda nos últimos 36 anos. O mesmo ocorre no Rio Doce nos últimos 5 anos, e tem sido irregu-lar nos últimos 10 anos no São Francisco e bacias dos rios das Velhas, Grande, Paraí-ba do Sul e ParanaíParaí-ba, estes com queda mais acentuada nos últimos 2 anos.

O valor da mulher em todos os setores da sociedade

A homenagem do CIEMG às mulheres empreendedoras

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CIEMG promoveu uma manhã de atividades que começaram com café da manhã e sessões de beleza, distribuição de brindes e flores, seguindo-se palestra.

“Temos uma bela história de mulheres ousadas, à frente de seu tempo que têm no século 18 o marco de busca por seus direitos em defesa de causas que são de todos”, disse Cristiane Andrade, coa-ching de carreira e vida, professora da Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Empresas, entre outras quali-ficações em sua palestra “A Mulher Pós-Moderna, Conquistas e Desafios”.

A partir de exemplos de deusas da mitologia grega, a professora disse que, apesar dessas conquistas, ao longo dos sé-culos, as mulheres precisam manter suas características femininas como

sensibilida-de, elegância, lealdasensibilida-de, fraternidasensibilida-de, criati-vidade, tranquilidade, harmonia e coragem. Com mais de 700 funcionários, a maioria de homens, da SAE Towers, Jacy Souza, avaliou a iniciativa: “programação muito adequada, bem planejada, aliás como tudo que o CIEMG oferece aos associados, ao abordar nos cursos e eventos temas atuais que a empresa não tem como oferecer”.

Janiza Muniz, da Ecopostos, destacou “o momento apropriado da homenagem à mu-lher no empreendedorismo”. Da Emaq Enge-nharia, Cynara Alves disse que “essa foi mais uma valiosa iniciativa, entre outras promovi-das pelo CIEMG, como cursos e palestras.

(5)

Representatividade

05 • INFORMATIVO CIEMG Março a Abril 2015 Cerca de 2.700 jovens e adultos foram ca-pacitados e cerca de 3.000 postos de traba-lho foram disponibilizados, em 2014, por meio do COEP Contagem – Programa de Emprega-bilidade do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida, o braço Social do CIEMG – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais.

Cidadãos, empresas, entidades de classe empresariais, instituições de ensino e asso-ciações têm, nesse programa, oportunidade de contribuir com ações de responsabilida-de social que visam, primordialmente, me-lhorar a realidade de famílias do município em situação de vulnerabilidade social.

Presidido pelo CIEMG, o COEP Contagem tem oferecido ações que, por meio de ativida-des educacionais e de capacitação, prepara pessoas que vivem no município para inser-ção no mercado de trabalho e a consequente geração ou ampliação de renda familiar. Por exemplo, o Programa de Empregabilidade, em parceria com o SESI – Serviço Social da In-dústria estabelece parcerias para capacita-ção profissional e, em seguida o encaminha-mento a potenciais vagas de trabalho, além de orientação para iniciar o próprio negócio, por meio de parceria com o Sebrae Minas.

Atividades previstas nesse programa pro-curam fortalecer valores comportamentais, de postura profissional, éticos e de cidada-nia. Todos os capacitados passam a integrar um banco de dados que registra até resulta-do de teste de habilidades e competências para futuros encaminhamentos a postos de trabalho. Jovens e adultos são preparados, entre outras funções, para: almoxarife, ele-trecista, cabeleleiro, manicure, vendedor, té-nico em informática e empreendedorismo.

Responsabilidade social e cidadania por meio do COEP Contagem

Em 2015, “entre outros objetivos

propos-tos, vamos avançar no leque de nossas ações. Pretendemos desenvolver esforço conjunto com a rede de parceiros para am-pliar o volume de vagas no mercado de tra-balho” anunciou Marttha Lassance, presi-dente do COEP Contagem.

Ações culturais e de conscientização so-cial das comunidades identificadas por meio de diagnóstico, também integram o leque de atividades desenvolvidas nas comunidades sob risco social, nos bairros Beatriz, Bela Vista, Bernardo Monteiro, Colúmbia, Monte Castelo, Riacho e Aglomerado Frigo Diniz.

Em dia com os Conselhos

Responsabilidade Social - COEP

• Apoio ao Projeto Centro de Recicla-gem de Materiais Eletroeletrônicos no bairro Belo Vista Contagem para a geração de emprego e renda para a comunidade e a destinação correta dos resíduos eletrônicos. A proposta é resultado da parceria entre a Asso-ciação Comunitária Bela Vista, o Nú-cleo Rotary de Desenvolvimento Co-munitário - NRDC, COEP Contagem e PUC Minas - Unidade Contagem. Par-ticipe! Informações 31-8536-6181

Meio Ambiente

• Apresentação do Projeto Gotejar

GERH

• As 4 competências de sucesso na Gestão de Pessoas

Os conselhos do CIEMG se reúnem mensalmente para discutir assuntos de interesse do empresariado. Fique por dentro do que aconteceu.

(6)

Convênio

Convênio com o Setcom traz setor de transportes para o CIEMG

O CIEMG e o Setcom – Sindicato das

Empresas de Transporte de Cargas do Centro Oeste Mineiro assinaram convê-nio que abre para empresas de 12 municí-pios todas as ações e serviços ofereci-dos pela entidade como cursos, pales-tras, workshops e ainda atividades espe-cíficas desenvolvidas para o setor.

“Esse convênio cumpre o nosso papel de congregar as empresas da cadeia produtiva mineira e é um importante pas-so para atuarmos junto ao setor logístico.

Vamos desenvolver de maneira organiza-da e cooperativista ações que vão desde a capacitação empresarial até a dissemina-ção de informações importantes para o setor,” anunciou a superintendente Maria Helena Martins de Sá Guedes.

Por meio desse convênio, o CIEMG ofe-rece condições especiais de acesso às fi-liadas ao sindicato todo o leque de ativida-des, de forma gratuita ou com desconto como cursos, palestras, treinamentos e debates sobre temas do momento e de

in-teresse das empresas.

“Representamos empresas de trans-porte da base territorial onde estão as maiores do setor e essa iniciativa de nos unirmos ao CIEMG é estratégica para nós”, destacou Raimundo Luiz Fernandes, presidente do Setcom. Ele avalia que a ini-ciativa possibilitará ampliar de maneira considerável os serviços oferecidos às empresas. “São 4.800 filiadas que passam a usufruir também das ações do CIEMG”, anunciou.

Sindicato representa 4.800 empresas do setor de transportes e logística

Agenda

CURSOS | ABRIL

6 a 9/4 - 19h às 22h15 - Luís Winther

Excel aplicado às finanças

7/4 - 8h30 às 17h30 - Elsimar Barros

Tratamento de reclamações de clientes nas organizações

9/4 - 13h45 às 17h - Rafael Luís Mitraud e Paula Emília de Azevedo

Substituição tributária - regras gerais

13 a 16/4 - 19h às 22h15 - Alexsandra Virgínia Rezende

Desenvolvendo habilidades para trabalhar em equipe

15/4 - 13h45 às 17h - Lídia Barreto de Melo Moreira

Atestados médicos e acidentes de trabalho

22/4 - 8h30 às 17h30 - Viviane Pimenta

Melhores práticas na acuracidade de estoques e técnicas de inventário

27 a 29/4 - 19h às 22h15 - Norma Sant'Anna

Desenvolvimento e gestão de plano de cargos e salários

CURSOS _ BELO HORIZONTE

13 a 15/4 - 19h às 22h15 - Ana Maria Parizzi - Sindijoias Etiqueta profissinal e-marketing pessoal

13 a 17/4 - 19h às 22h15 - Eduardo Furtado - Ambiotec Planejamento orçamentário

27 a 29/4 - 19h às 22h15 - Ana Cláudia Freitas - Sindijoias Planejamento orçamentário

CAFÉ EMPRESARIAL

28/4 - 8h às 10h - Cássia Morato

Inteligência positiva no trabalho: livre-se dos sabotadores

PALESTRA

8/4 - 19h às 20h30 - Guilherme Lima, Rogério Saffi Mello e Guilherme Gomide

A importância do franchising para o setor industrial

CURSOS | MAIO

5 e 6/5 - 19h às 22h15 - Cleber Betti

Aspectos gerais dos impostos indiretos (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS)

11 a 14/5 - 19h às 22h15 - Geraldo Barbosa

Gestão de compras e estoques

14/5 - 8h30 às 17h30 - Rafael Luís Mitraud e Paula Emília de Azevedo

Retenções na fonte - serviços prestados por pessoa jurídica (ISSQN, INSS, CSLL, PIS/PASEP e COFINS)

18 a 22/5 - 19h às 22h15 - Eduardo Furtado

Análise financeira e balanço patrimonial

20/5 - 13h45 às 17h - Lídia Barreto de Melo Moreira

Atualização de normas trabalhistas e previdenciárias sob a ênfase do e-Social

25 a 29/5 - 19h às 22h15 - Lucas Silva Moreira

Do planejamento à execução da estratégia

CURSOS _ BELO HORIZONTE

4 a 6/5 - 19h às 22h15 - Ludmila Bravo - Sindijoias

Analista de recrutamento e seleção

11 a 13/5 - 19h às 22h15 - Ana Maria Parizzi - Sindijoias

Desenvolvimento de secretárias

18 a 21/5 - 19h às 22h15 - Ana Cláudia Freitas - Ambiotec

A importância do líder para os resultados da empresa

25 a 28/5 - 19h às 22h15 - Márcio Balbino - Ambiotec

Contabilidade para não contadores

CAFÉ EMPRESARIAL

12/5 - 8h às 10h - Raquel Couto Quebrando barreiras limitantes

PALESTRA

7/5 - 19h às 20h30 - Isaías Jonas de Andrade

Referências

Documentos relacionados

Os doentes paliativos idosos que permanecem nas instituições privadas são encaminhados pelos hospitais em que estavam ou internados pelos próprios familiares

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo