• Nenhum resultado encontrado

curriculum vitae joaquimcoimbra.weebly.com PAGINA 2/20

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "curriculum vitae joaquimcoimbra.weebly.com PAGINA 2/20"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

J JJOOOAAAQQQUUUIIIMMMCCCOOOIIIMMMBBBRRRAAA,,,AAARRRQQQUUUIIITTTEEECCCTTTOOO C CCUUURRRRRRIIICCCUUULLLUUUMMMVVVIIITTTAAAEEE P PPOOORRRTTTOOO,,,DDEDEEZZZEEEMMMBBBRRROO ODDDEEE220200220200

(2)

curriculum vitae 01 INFORMAÇÕES PESSOAIS

▪ Nome: JOAQUIM COIMBRA SOARES SILVA.

▪ Data de nascimento: 28 de Novembro de 1950.

▪ Filiação: Joaquim Ferreira da Silva e de Helena Coimbra Soares. ▪ Estado civil: Casado.

▪ Naturalidade: Vila Nova de Gaia.

▪ Residência: Rua da Fraternidade, 53 – 4430-835 AVINTES.

▪ Escritório: Rua de Santa Catarina, 1500/1º, C/F – 4000-448 PORTO. ▪ Telefones 220924468(E) e 917855095(T).

▪ E-mail: a.joaquimcoimbra@gmail.com ▪ Site: joaquimcoimbra.weebly.com

▪ Números de identificação do cidadão 1935624 e contribuinte fiscal 108047318. ▪ Membro 6547 da Ordem dos Arquitectos.

▪ Membro da Sociedade para a Preservação do Património Construído. 02 FORMAÇÃO SUPERIOR

▪ Tese de doutoramento na Universidade de Valladolid – Espanha, sobre Problemas da Arquitectura e Cidade Moderna, com o tema “analogias de arquitecturas – o edificado monástico reinterpretado”.

▪ Pós-graduado em Alta Direcção em Administração Pública. ▪ Formação superior em avaliação imobiliária.

▪ Mestre em arquitectura.

▪ Estudos Avançados pela Universidade de Valladolid – Espanha, em Teoria da Arquitectura e Projectos Arquitectónicos.

▪ Doutorando da Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Valladolid – Espanha. ▪ Licenciado em arquitectura.

▪ Licenciado em engenharia civil. 03 FORMAÇÃO ESPECÍFICA

▪ Formação média como técnico de carpintaria civil com a classificação de 16 valores, pela Escola Industrial e Comercial de Gaia.

▪ Formação média como técnico de construção civil com a classificação de 15 valores, pela Escola Industrial e Comercial de Gaia.

▪ Formação como técnico das construções e instalações militares com a classificação de 14 valores, pela Escola Prática de Engenharia – Tancos/Vila Nova da Barquinha.

▪ Formação como técnico de orçamentação e análise de custos na construção civil, 24 horas/Maio de 1972, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Lisboa.

▪ Licenciatura em engenharia civil, com a classificação de 12 valores, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

▪ Curso sobre as Novas Regulamentações de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado, e Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes, 60 horas/Setembro e Outubro de 1983, Associação Nacional dos Engenheiros/Porto.

▪ Encontro sobre Gestão de Energia em Edifícios, 12 horas/Dezembro de 1985, Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no Auditório do Conselho Superior de Obras Públicas/Lisboa.

▪ Seminário sobre o Novo Regime de Empreitadas de Obras Públicas, Decreto-Lei 405/93, 6 horas/Maio de 1994, Instituto de Gestão e Administração Pública, no Auditório da Comissão de Coordenação da Região Norte/Porto.

(3)

curriculum vitae Porto.

▪ Seminário sobre Gestão do Património, 12 horas/Outubro de 1997, Escola Galega de Administração Pública e o Instituto de Gestão e Administração Pública, no Auditório da Comissão de Coordenação da Região Norte/Porto.

▪ Participou no 1º Forum Internacional de Urbanismo, na Conferência subordinada ao tema Novas Arquitecturas versus Arquitecturas Tradicionais – Que Ambiente Urbano?, 12 horas/Março de 1999, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Vila Real.

▪ Encontro na Sé de Braga sobre Conservação e Recuperação do Património, 18 horas/Maio de 1999, promovido pelo Instituto Português do Património Arquitectónico, Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense, Câmara Municipal de Braga e Universidade do Minho/Braga.

▪ Participou no 1º Forum Internacional de Urbanismo, na Conferência subordinada ao tema Estratégias de Reabilitação de Centros Históricos, 12 horas/Junho de 1999, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Vila Real.

▪ Seminário Sobre Cor e Conservação de Superfícies Arquitectónicas, 12 horas/Dezembro de 1999, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Lisboa.

▪ Curso de Especialização Sobre a Madeira na Construção, 18 horas/Março de 2000, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/Lisboa.

▪ Seminário sobre o Cadastro e Inventário dos Bens do Estado – Técnicas de Inventariação e Gestão Patrimonial, 12 horas/Junho de 2000, pelo Instituto de Gestão e Administração Pública, no Auditório da Comissão de Coordenação da Região Norte/Porto.

▪ Seminário sobre Património Cultural – imóveis classificados, 18 horas/Setembro de 2000, no Auditório da Direcção-Geral do Património/Lisboa.

▪ Mestrado em arquitectura, com a classificação de sobressaliente, na área do projecto e restauro arquitectónico, no Departamento de Teoria de la Arquitectura y Proyectos Arquitectónicos, da Escuela Técnica Superior de Arquitectura, da Universidad de Valladolid - Espanha.

▪ Seminário sobre A Intervenção no Património – Práticas de Conservação e Reabilitação, 18 horas/Outubro de 2002, no Auditório da FEUP, promovido pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pela Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Norte, da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, do Ministério das Obras Públicas/Porto.

▪ Curso de Especialização “A 2ª Geração de Planos Directores Municipais”, 69 horas/Janeiro a Março de 2005, promovido e realizado nas instalações do Instituto de Gestão e Administração Pública/Porto. ▪ Formação superior em avaliação imobiliária, 78 horas/Fevereiro a Junho de 2006, com a classificação de

15 valores, certificado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, promovido pela Escola Superior de Actividades Imobiliárias e ministrado no Porto.

▪ Curso de “Liderança e Gestão na Administração Pública”, 42 horas/Setembro de 2006, promovido e realizado nas instalações do Instituto de Gestão e Administração Pública/Porto.

▪ Seminário sobre A Intervenção dos Arquitectos na Determinação do Nível de Conservação dos Imóveis, 7 horas/Dezembro de 2006, no Auditório 3 da Fundação Engenheiro António de Almeida, promovido pela Ordem dos Arquitectos Portugueses/Porto.

▪ Curso “Gestão de Processos de Licenciamento de Equipamentos Turísticos”, 56 horas/Fevereiro a Abril de 2008, promovido pela TecMinho da Universidade do Minho, no edifício dos Congregados/Braga.

▪ Curso “O Novo Regime da Contratação Pública”, 30 horas/Setembro de 2008, promovido pelo INA – Instituto Nacional de Administração, nas instalações da Direcção Regional da Economia do Norte/Porto. ▪ Formação “RedeEmpreendouro para agentes de empreendedorismo local – 1ª Edição”, 30 horas/Novembro de

2009, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, nas instalações do Museu do Douro/Régua.

(4)

curriculum vitae

classificação de 15 valores, promovido pelo Instituto Nacional de Administração, IP, nas instalações da Direcção Regional da Economia do Norte/Porto.

04 FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

▪ Curso AutoCad, 60 horas/Outubro a Dezembro de 1993, Microplus/Porto.

▪ Curso Excel, 24 horas/Janeiro de 1994, Instituto de Gestão e Administração Pública, no Centro de Formação da Câmara Municipal do Porto.

▪ Seminário sobre Turismo no Espaço Rural – Do Projecto à Obra, 6 horas/Outubro de 1996, promovido pela Ordem dos Arquitectos Portugueses, no Auditório da Escola Agrícola de Refoios/Ponte de Lima.

▪ Conferência sobre A Intervenção na Torre de Belém, 6 horas/Julho de 1998, promovida pela Sociedade para a Preservação do Património Construído, no Auditório do Padrão dos Descobrimentos/Lisboa.

▪ Conferência sobre O Templo Romano de Évora, 6 horas/Março de 1999, promovido pela Sociedade para a Preservação do Património Construído, no Auditório do Padrão dos Descobrimentos/Lisboa.

▪ Seminário Cinema e Arquitectura – confrontação das utopias arquitectónicas nos filmes do expressionismo alemão e construtivismo soviético – coordenado por Hans-Joachim Schlegel, 12 horas/Maio de 2000, pelos Departamentos de Arquitectura e Cine-Vídeo da Escola Superior Artística do Porto e Goethe Institut do Porto.

▪ Colóquios sobre a Igreja e a Cultura Contemporânea em Portugal, subordinada aos temas “A Igreja e a Arquitectura”, e “A Igreja e as Artes Plásticas”, 6 horas/Setembro de 2000, promovidos pela Universidade Católica Portuguesa, na Antiga Alfândega do Porto.

▪ Seminário Técnico e Científico sobre o projecto e a obra de conservação do Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, 6 horas/Maio de 2002, promovido pela Associação World Monuments Fund Portugal e Instituto Português do Património Arquitectónico, na Sala do Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos/Lisboa.

▪ Seminário sobre “Património e Defesa Nacional”, 6 horas/Dezembro de 2003, no Auditório da Reitoria da Universidade do Porto, promovido pelo Instituto da Defesa Nacional, do Ministério da Defesa/Porto. ▪ Seminário “O Inventário dos Bens Culturais da Igreja”, 4 horas/Junho de 2006, na Casa

Diocesana/Seminário de Vilar, promovido pela Diocese do Porto.

▪ Seminário internacional “Património e Riscos Naturais – Uma Visão Multidisciplinar”, 6 horas/Março de 2007, pelo Instituto de Gestão e Administração Pública, no Auditório da Comissão de Coordenação da Região Norte/Porto.

▪ Curso de “Trabalho em Equipa”, 24 horas/Setembro de 2007, promovido e ministrado nas instalações da Direcção Regional da Economia do Norte/Porto.

▪ Sessão de esclarecimento “Representantes da OA nas Comissões Arbitrais Municipais - NRAU”, 8 horas/Setembro de 2007, pela Ordem dos Arquitectos, no Auditório da Associação Nacional de Jovens Empresários/Porto.

▪ Seminário “Inventariação, Catalogação e Dinamização dos Bens Culturais da Igreja”, 4 horas/Janeiro de 2009, na Casa Diocesana/Seminário de Vilar, promovido pela Diocese do Porto.

▪ Reunião plenária das Comissões Sectoriais e Territoriais da Comunidade de Trabalho do Norte de Portugal e de Castilla y Leon - Espanha, apresentação dos trabalhos desenvolvidos desde 2004 e perspectivas de cooperação no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça, 6 horas/Janeiro de 2009, no Palácio da Bolsa/Porto.

▪ Sessão distrital “A Reforma da Administração Pública”, 7 horas/Fevereiro de 2009, promovido pelo INA – Instituto Nacional de Administração, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. ▪ Curso “Ser Dirigente de IPSS – 2ª Edição”, 60 horas/Maio e Junho de 2018, promovido e ministrado nas

instalações da UDIPSS-PORTO – União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade do Porto. 05 CARREIRA PROFISSIONAL E MILITAR

(5)

curriculum vitae 1969

▪ Colaborador dos Arq.tos António Neves e António Bandeira – Porto. 1970

▪ Ingressa por concurso externo geral de acesso na carreira técnica do quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, na Direcção Regional do Norte, do Ministério das Obras Públicas, para a área geral da construção civil e áreas particulares de arquitectura e engenharia civil, com funções de desenvolvimento, preparação, organização e apoio técnico dos projectos e pormenorização de especialidade, no património imóvel classificado, desde 28 de Janeiro.

▪ Colaborador do Eng.ro José João Borges Pereira de Brito – Porto. 1971

▪ Cumpriu o serviço militar nos Cursos de Sargento e de Construções, respectivamente na Escola Prática de Sargentos Milicianos – Caldas da Rainha e Escola Prática de Engenharia – Polígono de Tancos/Barquinha.

1972

▪ Forma instruendos no Batalhão de Engenharia, nas especialidades de construção civil – Polígono de Santa Margarida/Abrantes.

▪ Mobilizado para o Batalhão de Engenharia da Guiné, colocado na Companhia de Construções e destacado para Aldeia Formosa, sector sul da província, onde continua as obras de instalação do Quartel Sede de Batalhão, coordenando um grupo de 70 operários.

1973

▪ Continua na Guiné a realizar as obras de construção do novo Quartel do Agrupamento de Transmissões, perímetro do Comando-Chefe/Bissau, coordenando um grupo de 220 operários.

▪ Integra o Gabinete de Estudos e Projectos do Batalhão de Engenharia da Guiné, desempenhando funções no desenvolvimento de projectos de estruturas e instalações, determinação de materiais e quantidades de obra, avaliação de custos, colaborador dos Eng.ros Baptista Barros, Jorge Maldonado e Hasse-Ferreira. 1974

▪ Terminou o serviço militar em Julho, retomando funções na Direcção Regional do Norte, da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

▪ Colaborador dos Arq.tos Delmira Calado e João Rosado Correia – Porto. 1977

▪ Colaborador dos Arq.tos Joaquim Marques de Araújo e Eduardo Jorge Coimbra de Brito – Porto. 1979

▪ Colaborador do Gabinete PROCIVIL, da Eng.ra Maria Emília Cascaes – Porto. 1980

▪ Colaborador do Gabinete HIDRAPEL, do Eng.ro Vasco Pereira Valente – Porto.

▪ Ingressou na carreira técnica superior do quadro de pessoal da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, na Direcção Regional do Norte, do Ministério das Obras Públicas, para a área geral de engenharia civil, com funções de desenvolvimento de estudos e projectos, inspecção e assistência técnica no património imóvel classificado, desde 01 de Setembro.

1997

▪ Ingressou por transferência no quadro de pessoal da Direcção-Geral do Património, do Ministério das Finanças, colocado nos Serviços Regionais do Porto, com funções de inspecção, estudos e propostas de intervenção sobre todo o património imóvel do Estado, desde 01 de Setembro.

1998

▪ Ingressou na carreira técnica superior do quadro de pessoal da Direcção-Geral do Património, do Ministério das Finanças, colocado nos Serviços Regionais do Porto, para a área de arquitectura, desde 19 de Junho, acumulando funções de substituição do Coordenador Regional.

(6)

curriculum vitae 2007

▪ Requisitado para o quadro de pessoal técnico superior da Direcção da Economia do Norte, do Ministério da Economia, colocado nos Serviços de Turismo, com funções de apreciação de candidaturas relativas à instalação e verificação das condições de autorização e de funcionamento dos equipamentos de turismo em espaço rural, desde 01 de Julho.

2008

▪ Ingressou no quadro de pessoal técnico superior da Direcção da Economia do Norte, do Ministério da Economia, afecto à unidade orgânica de apoio à direcção regional, com funções de representação, formação, apoio técnico, perícias imobiliárias e monitorização do estado geral e particular do edificado, desde 01 de Julho.

2010

▪ Desempenha as áreas disciplinares de arquitecto e engenheiro civil, tendo sido quadro superior dos Ministérios das Obras Públicas, Finanças e Economia, até 31 de Dezembro, para aquelas áreas e o ordenamento do território.

06 CARREIRA PEDAGÓGICA

▪ Professor Auxiliar Convidado da Disciplina de Análise da Arquitectura Vernacular, Ambiente e Design, do 1º ano curricular do Curso de Arquitectura e Urbanismo, na Escola Superior Gallaecia – Vila Nova de Cerveira/Viana do Castelo, nos anos lectivos de 1997/98/99.

▪ Professor Auxiliar Convidado da Disciplina de Património Arquitectónico, Paisagístico, Urbano e Rural, do 5º ano curricular do Curso de Arquitectura e Urbanismo, na Escola Superior Gallaecia – Vila Nova de Cerveira/Viana do Castelo, no ano lectivo de 1997/98.

▪ Professor Auxiliar Convidado da Disciplina de Materiais e Processos Construtivos, do 1º ano curricular do Curso de Arquitectura e Urbanismo, na Escola Superior Gallaecia – Vila Nova de Cerveira/Viana do Castelo, no ano lectivo de 1999/00.

▪ Professor Auxiliar Convidado da Disciplina de Construções I, do 3º ano curricular do Curso de Arquitectura e Urbanismo, na Escola Superior Gallaecia – Vila Nova de Cerveira/Viana do Castelo, no ano lectivo de 1999/00.

▪ Director e Orientador do Estágio de Cláudia Cristina Cunha da Costa, entre Janeiro e Dezembro de 2003, de acreditação e obtenção do título profissional pela Ordem dos Arquitectos.

▪ Director e Orientador do Estágio de Sara Maria Cruz Lopes da Mota e Sá, entre Novembro de 2005 e Outubro de 2006, de acreditação e obtenção do título profissional pela Ordem dos Arquitectos.

▪ Director e Orientador do Estágio de Lia Cristina Ferreira de Sousa Costa e Silva, entre Outubro de 2010 e Novembro de 2011, de acreditação e obtenção do título profissional pela Ordem dos Arquitectos. ▪ Director e Orientador do Estágio de Maria Luísa Portero Campos, entre Abril de 2011 e Maio de 2012, de

acreditação e obtenção do título profissional pela Ordem dos Arquitectos Portugueses.

▪ Director e Orientador do Estágio de Teresa Morais Coimbra, entre Julho de 2012 e Junho de 2013, de acreditação e obtenção do título profissional pela Ordem dos Arquitectos Portugueses.

07 PUBLICAÇÕES E TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO 1982

▪ Participou no Boletim 130 sobre a Pousada de Santa Marinha da Costa/Guimarães, do Arq.to Francisco de Azeredo, edição da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

1983

▪ Participou na monografia sobre o Solar dos Castros/Vila Nova de Cerveira, do Arq.to Cassiano Barbosa, edição da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

(7)

curriculum vitae

▪ Estudo de definição da utilização do espaço Convento de São Bento da Vitória/Porto, com Arq.ta Margarida Coelho e Prof Luís Soares, da iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura e do Ensino Superior.

1991

▪ “A Igreja Matriz de Santo Tirso – Novas Perspectivas”, edição dos Serviços Culturais da Câmara Municipal.

▪ “A Amizade e a Cultura”, pensamento sobre o Teatro Almeida e Sousa, na Revista Caminho Novo, edição do Clube Recreativo Avintense.

1994

▪ Estudos e trabalhos para a limpeza da Torre dos Clérigos, edição do Laboratório Nacional de Engenharia Civil – Lisboa, no 2º Encontro sobre Conservação e Reabilitação de Edifícios.

▪ Estudos e trabalhos para a limpeza da Torre dos Clérigos, número 1 da revista Monumentos, edição da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

1996

▪ “Dos Primeiros Edifícios Escolares de Avintes”, no VII Forum da Autarquia, edição da Junta de Freguesia.

1997

▪ Participou na monografia do Centro Nacional de Sementes Florestais – Amarante, com o texto fragmentos da obra!, dos Arq.tos Dante Macedo e João Afonso, edição da Direcção-Geral das Florestas.

▪ Participou no número 2 da revista Patrimonium, como co-autor do texto “Solar dos Castros, Vila Nova de Cerveira – De Casa para Cultura”, edição da Direcção-Geral do Património.

2000

▪ Participou na 1ª sessão do Ciclo de Conferências – Razões Plurais e Ambientais, sobre “o quê, o porquê, para quem e como conservar o património histórico e artístico”, no Auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro/Vila Nova de Gaia.

▪ Realizou para a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Valladolid – Espanha, concluindo a fase de Seminário do Doutoramento em Arquitectura Moderna, os temas seguintes:

/ Processo Teórico e Histórico, do Prof Dr Júlio Arrechea Miguel – “Adolfo Loos em Álvaro Siza – A Casa de Ovar para Avelino Duarte”;

/ Processo Projectual e Interventivo, do Prof Dr Miguel Angel De La Iglesia Santamaría – “Construir pelo Construído – Eduardo Souto de Moura e Santa Maria do Bouro”;

/ Processo Arquitectura e Urbanística, da Profª Drª Maria Castrillo Rómon – “o SAAL de Álvaro Siza – São Victor, um caso em suspensão”.

2001

▪ Realizou para a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Valladolid – Espanha, concluindo a fase de Investigação do plano de Doutoramento em Arquitectura Moderna, o tema “Analogias de Arquitecturas – O Edificado Monástico Reinterpretado”, sobre as intervenções arquitectónicas de Fernando Távora, Eduardo Souto de Moura, José Paulo dos Santos e Luís Carrilho da Graça, respectivamente, em Santa Marinha da Costa/Guimarães, Santa Maria do Bouro/Amares, Nossa Senhora da Assunção/Arraiolos e Flor da Rosa/Crato.

2003

▪ Realizou para os Serviços Regionais do Porto da DGP, do Ministério das Finanças, uma síntese de três ideias; a primeira relembra o aparecimento da estrutura, qual o objecto e o que foi feito; a segunda assinala um território de acção, como dinamizar/revitalizar os serviços e que projectos; a terceira indica uma posição preliminar para a organização, transmitida à Direcção em 22 de Outubro, no Auditório da Direcção-Geral do Património/Lisboa.

(8)

curriculum vitae

▪ “A Nova Igreja do Senhor da Vera Cruz”, edição da Fábrica da Igreja Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal, por ocasião da dedicação de 14 de Setembro do novo centro de culto.

2018

▪ “Propagar a Memória” – Sentium Aula – Do Simpósio à Exibição, edição da Câmara Municipal de Felgueiras, por ocasião do vigésimo oitavo aniversário da elevação a cidade, em 13 de julho, no auditório municipal.

08 COMISSÕES E GRUPOS DE TRABALHO

▪ Assessoria Técnica ao Ministério das Finanças em Comissões Periciais de avaliação de imóveis nos Concelhos da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

▪ Assessoria Técnica ao Ministério da Justiça em Comissões Periciais de análise, identificação e limites de Imóveis nos Concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia.

▪ De 1984 a 1994 integra grupo de trabalho entre o Ministério das Obras Públicas, o Departamento de Geotecnia do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Grupo Português da Pedra, para acções específicas de protecção e restauros sobre imóveis classificados.

▪ De 1984 a 1994 integra equipas multidisciplinares do Instituto Português do Património Arquitectónico, do Ministério da Cultura, para acções de salvaguarda e revitalização sobre imóveis classificados. ▪ Participou por nomeação em concursos internos de ingresso ou acesso geral para provimento de lugares

das categorias de técnicos superiores de 2ª, 1ª classes e principal, e técnicos profissionais de 2ª, 1ª classes e principal, na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas, e na Direcção-Geral do Património do Ministério das Finanças.

▪ Desde 2004 representa a Direcção-Geral do Património, do Ministério das Finanças, nas Comissões Mistas de Coordenação, junto das respectivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, na Revisão dos Planos Directores Municipais de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, Póvoa do Lanhoso, distrito de Braga, Sabugal, distrito da Guarda, Alijó, Boticas e Murça, distrito de Vila Real, Penedono e São João da Pesqueira, distrito de Viseu.

▪ Desde 2004 representa a Direcção-Geral do Património, do Ministério das Finanças, nas Comissões Técnicas de Acompanhamento, junto da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, nos Planos de Pormenor do Programa Polis da Covilhã, Guarda, Vila Nova de Gaia e Viseu, respectivamente dos distritos da Guarda, Porto e Viseu.

▪ Em 26 de Agosto de 2004 representa a Direcção-Geral do Património e outorga por parte do Estado Português na escritura de transmissão de propriedade do prédio urbano da Rua de São Gemil, Freguesia de Águas Santas, Concelho da Maia, pertencente ao ex-IROMA – Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas.

▪ Representou a Direcção-Geral do Património, do Ministério das Finanças, por nomeação de 04-12-2006, no grupo de trabalho constituído por indicação do Secretario de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, para o desenvolvimento do Plano de Pormenor da Colónia Agrícola da Gafanha, Ílhavo, distrito de Aveiro.

▪ Desde 2008 representa a Direcção da Economia do Norte, do Ministério da Economia, nas Comissões Mistas de Acompanhamento, junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, na Revisão dos Planos Directores Municipais de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, Braga, distrito de Braga, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Flor, distrito de Bragança, Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, Felgueiras, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo, distrito do Porto, Montalegre, distrito de Vila Real.

▪ Representou a Direcção da Economia do Norte, do Ministério da Economia, nos grupos de trabalho, constituídos junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Plano de Pormenor de Sardoura - Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, Alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de

(9)

curriculum vitae

Paredes, distrito do Porto, Plano de Pormenor da Fonte do Leite - Chaves, distrito de Vila Real, e Plano de Urbanização da Cidade de Lamego, distrito de Viseu, Alteração ao Plano Director Municipal de Macedo de Cavaleiros e Loteamento Industrial de Mogadouro – distrito de Bragança.

▪ Representou a Direcção Regional da Economia do Norte, do Ministério da Economia, por nomeação de 27-10-2009, na Comissão Distrital de Protecção Civil do distrito de Viana do Castelo.

09 ACTIVIDADE ASSOCIATIVA

▪ Membro efectivo do Conselho Geral do Futebol Clube de Avintes, com as actividades de futebol, voleibol e atletismo, desde 1984, tendo sido Secretário-Geral e Presidente da Direcção nos exercícios de 1983/84 e 1984/85/86, respectivamente, destacando a elaboração, aprovação e publicação de novos estatutos, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral nos exercícios de 1997/2000 e 2008/2010, tendo coordenado as celebrações dos 75 anos da instituição, membro permanente da Comissão Técnica eleita pela Assembleia-Geral Extraordinária de 09-11-2007.

▪ Direcções da Associação de Pais do Colégio Salesiano dos Órfãos do Porto, entre 1989/95.

▪ Direcção da União Académica de Avintes, com as actividades de voleibol, montanhismo e cultura musical, nos exercícios de 1990/91.

▪ Conselho Fiscal da Cooperativa de Ensino da Escola Superior Artística do Porto, entre 1992/95.

▪ Presidente da Mesa da Assembleia-Geral de Os Plebeus Avintenses, com as actividades de teatro, jogos, dança e ginástica de salão, nos exercícios de 2000/01, destacando a conclusão do auditório e a elaboração, aprovação e publicação de novos estatutos.

▪ Presidente da Direcção, de Janeiro de 2008 a Dezembro de 2010, da Associação de Funcionários da Direcção Regional da Economia do Norte, do Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento.

▪ Direcção da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Gaia no exercício 2011/12.

▪ Presidente da Direcção do Centro Social Mário Mendes da Costa, desde janeiro de 2015, Avintes/Gaia. 10 ACTIVIDADE TECNICA NO PATRIMÓNIO IMÓVEL

Ministério das Obras Públicas

Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais

▪ Realizou acções técnicas de avaliação e intervenção arquitectónico/construtivo sobre imóveis nacionais protegidos – classificados, nas componentes sobre o nível de conservação, identificação de patologias, propostas de intervenção e métodos de acção, descrição e dimensionamento dos trabalhos, com valores económicos de referência, propostas de concurso, cadernos de encargos, detalhes e critérios de análise, adjudicação, consignação e recepção dos empreendimentos, nomeadamente para os edifícios das igrejas Matriz e Terço/Barcelos, Fonte Arcada/Póvoa de Lanhoso, Santiago d’Antas e S.ta Eulália de Arnoso/Famalicão, Roriz/Santo Tirso, da Oliveira/Guimarães, Sé de Braga e castelo de Lanhoso – distrito de Braga; edifícios das igrejas de Outeiro, Aldeia das Veigas de Quintanilha e Castro de Avelãs/Bragança, Moimenta/Vinhais, Matriz de Freixo de Espada-à-Cinta e Sé de Miranda do Douro, torre heptagonal de Freixo de Espada-à-Cinta, castelos de Torre de Moncorvo e Mogadouro – distrito de Bragança; edifícios das igrejas da Misericórdia e Cedofeita/Porto, São Gonçalo/Amarante, Tabuado/Marco de Canaveses, São Miguel/Penafiel, São Pedro de Rates/Póvoa de Varzim, Azurara/Vila do Conde, Águas Santas/Maia, mosteiro de Pombeiro/Felgueiras, Casa Episcopal e Sé – distrito do Porto; edifícios das igrejas de Ganfei/Valença, Castro Laboreiro e Paderne/Melgaço, Matriz de Caminha e de Viana do Castelo, castelo de Castro Laboreiro, fortalezas de Lobelhe, Monção e Valença – distrito de Viana do Castelo; e edifícios das igrejas de Constantim, Guadalupe, Mondrões e São Brás/Vila Real, Cumieira/S.ta Marta de Penaguião, capelas de Murça e de Mouçós, castelos de Montalegre, Chaves, Monforte e Pontido/Vila Pouca de Aguiar – distrito de Vila Real.

(10)

curriculum vitae 11 INSPECÇÃO PATRIMONIAL SOBRE IMÓVEIS

Ministério das Finanças Direcção Geral do Património

▪ Realizou acções técnicas de inspecção sobre imóveis nacionais protegidos ou de outra natureza, sempre propriedade do Estado, nas vertentes de levantamento histórico, arquitectónico, estrutural ou construído, verificação da afectação e usos, avaliação do nível de conservação, identificação de patologias, propostas de intervenção e métodos de acção, com determinação de valores económicos de referência, nomeadamente para o Memorial do Burgo/Arouca e Igreja de Trofa do Vouga/Águeda – distrito de Aveiro; Castelo de Arnóia/Celorico de Basto, Mosteiro de Rendufe/Amares e Igreja e Torre de Manhente/Barcelos, Estação Radionaval da Apúlia/Esposende – distrito de Braga; Igreja de Castro de Avelãs/Bragança e Castelos de Oleiros/Mogadouro e de Freixo de Espada-à-Cinta – distrito de Bragança; casas dos magistrados do Fundão – distrito de Castelo Branco; Castelo de Pinhel – distrito da Guarda; antigo Hospital da Misericórdia de Matosinhos, instalações na Foz do Douro da Universidade Católica, igreja e edifícios do antigo Convento de Santa Clara, Loja do Cidadão no edifício da Torre das Antas, Hospital do Conde de Ferreira, Paço Episcopal, edifício da antiga Cadeia da Relação e Solar de Lamas – distrito do Porto; Igreja Matriz de Caminha e Solar dos Castros/Vila Nova de Cerveira – distrito de Viana do Castelo; Torre Medieval de Quintela/Vila Marim – distrito de Vila Real; Mosteiro de São João de Tarouca/Tarouca – distrito de Viseu, Ruínas Romanas de Coninbriga/Condeixa e Antigo Hospital Militar da Figueira da Foz – distrito de Coimbra.

▪ Realizou acções técnicas de avaliação sobre bens imóveis de qualquer natureza – urbanos ou rústicos - propriedade do Estado ou outros de carácter público ou privado, nos limites de aquisição, alienação, arrendamento, cessão e dação, reconhecimento dos instrumentos de planeamento, análises urbano/arquitectónica e construtiva, verificação dos usos, afectação e nível de conservação, identificação de patologias, pesquisa de mercado, propostas e modos de valor económico, em lugares dispersos pelos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real.

▪ Realizou acções técnicas de estudos do território, análise comparativa de cartografia, recolha de dados intrínsecos e específicos sobre imóveis de qualquer natureza, propriedade do Estado, para defesa, argumento e propostas de esclarecimento e ou definição dos bens em apreço, para integrar processos jurídicos.

12 LICENCIAMENTOS E ASSESSORIA DA DIRECÇÃO Ministério da Economia

▪ Aplicação legislativa e regulamentar específica ao licenciamento de empreendimentos de turismo em espaço rural, atento aos instrumentos de planeamento, com preocupações analíticas quanto ao sentido das propostas relativos à inserção/valorização urbano/rural e arquitectónico/construtivo, verificação das condições técnicas de funcionamento, observância e anotação da implementação regulamentar objectiva, em lugares de contexto urbano ou rural dispersos pelos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real.

▪ Assessoria da direcção para o ordenamento, de representação e integração nas Comissões de Acompanhamento da Revisão dos Planos Directores Municipais e Planos de Urbanização ou de Pormenor, junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

13 PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO

▪ Arquitectos – António Neves, António Bandeira, Alberto da Silva Bessa, Alcino Soutinho, Octávio Lixa Filgueiras, Viana de Lima, Eduardo Coimbra de Brito, Joaquim Marques de Araújo, Cassiano Barbosa, João Rosado Correia, Delmira Calado, Luís Vasconcelos, Heitor Alves Bessa, Francisco Perry de Azeredo,

(11)

curriculum vitae

Joaquim Duarte da Rocha, Raul Moreira da Silva, Cristina Henriques, Jorge Fernando Albuquerque, Guilherme Guimarães, Glória Azevedo Coutinho, José Pereira de Oliveira, Carlos Marramaque, Jorge dos Reis Costa, Fernando Távora, João Carreira, Abílio Mourão, Eduardo Souto Moura, Humberto Vieira, Eduardo Gama, Helena do Lago, Joana Barbosa, Cláudia Costa, Sara da Mota e Sá, Cecília Carvalho, Lia Cristina Costa e Silva, Nuno Monteiro, Luísa Portero, Teresa Morais Coimbra.

▪ Engenheiros Civis – José João Borges Pereira de Brito, Baptista Barros, Jorge Maldonado, Hasse Ferreira, Adolfo Silva Soares, João Luís Fonseca, Aristides Guedes Coelho, Mota Freitas, Moreira da Costa, Fernando Baptista, Luís Magalhães, Maria Cecília Vítor, Fernando António, Gil Gomes da Silva, Carlos Moutinho, António Adão da Fonseca, Ângela Saraiva, Zelinda Espírito Santo, Francisco Rodrigues, António Carneiro, Francisco Machado dos Santos, Francisco Gomes da Silva, João Maria Sobreira, Jorge Nunes da Silva, Alexandre Dias dos Santos, Carlos Azevedo, Nuno Vidal, Jorge Fernando Gomes, Pedro Morais Coimbra, Marco Vieira.

▪ Engenheiros Electrotécnicos - Fernando Silva Gusmão, Granjo Lopes, Fernando Maciel Barbosa, Francisco Pinto de Azevedo, Manuel Costa Simões, Manuel Maçana, Raul Serafim Barros da Silva, Alexandre Ferreira Martins, Abílio Rocha, Estela Peixoto, Gilberto Teixeira, Lameiras Santos, Miguel Martins.

▪ Engenheiros Mecânicos - Rui Paulo Remoaldo, António Cruz, Alfredo Costa Pereira, Raul Vasconcelos Bessa, Manuel Duarte Sarmento, Amílcar Moreira, Joaquim Francisco Costa, Paulo Oliveira, Ricardo Lopes, Jorge Neves, Luís Tiago Leal.

▪ Desenho e Topografia - Augusto Marques, José João Ferreira, Joaquim Rocha, Adriano Martins, António Mendes, David Santos, Álvaro Liça, Vítor Santos, Pais Cardoso, Mário Fernandes, José Barbosa, José Miranda.

14 ACÇÕES NO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO ou PROJECTOS E ACÇÕES TÉCNICAS Actos da Profissão Sobre o Construído ou Sobre o Meio Urbano e Rural 1971

▪ Coordenou e executa o levantamento arquitectónico do castelo medieval de Vila Nova de Cerveira e dos aglomerados intramuros, para execução do projecto geral de adaptação a uma pousada da Empresa Nacional de Turismo, do Prof Arq.to Alcino Soutinho.

1974

▪ Identificação e registo de parte das estruturas romanas de Braccara Augusta, na área urbana de Maximinos – Braga, sob a direcção dos Arq.tos Pedro Vieira de Almeida e Alberto Bessa.

1975

▪ Integrou a equipa multidisciplinar de levantamento, definição e traçado da área de centro histórico da cidade de Viana do Castelo.

▪ Reconversão e ampliação da casa rural do século XIX de Américo Pereira Pinto – Argoncilhe/Vila da Feira.

▪ Colaborou no Plano Director Municipal e Núcleo Residencial – zona poente de Torre de Moncorvo, dos Arq.tos João Rosado Correia e Luís Vasconcelos.

▪ Casas geminadas José Dias do Canto e António Parreira Morais – Vila Nova de Cerveira. 1976

▪ Colaborou no projecto de alteração do anteparo do átrio e protecção exterior dos vãos das galerias no Museu Nacional de Soares dos Reis – Porto.

▪ Integrou a equipa multidisciplinar de levantamento, definição e traçado da área de centro histórico de Caminha.

▪ Unidade fabril DiasRuivo, de tratamento de curtumes e tintas para calçado – Avintes/Gaia, que inclui um reservatório elevado com capacidade para 5000 litros de água.

(12)

curriculum vitae 1977

▪ Integrou a equipa multidisciplinar de levantamento, definição e traçado da área de centro histórico de Amarante.

▪ Casa Clemente Ribeiro d’Abreu – Pevidém/Guimarães. ▪ Capela de S.ta Isabel – Avintes/Gaia.

1978

▪ Reconversão e ampliação da casa rural do século XIX de Francisco Correia – Avintes/Gaia.

▪ Integra a equipa multidisciplinar de levantamento, definição e traçado da área de centro histórico de Ponte de Lima.

▪ Casa Alves Oliveira – Olival/Gaia.

▪ Casa P.dre Dr Joaquim Dias dos Santos – Pedroso/Gaia. 1979

▪ Colaborou no projecto geral de recuperação da casa neoclássica e interiores arte nova, e novo edifício das oficinas pré-profissionais no Legado da Condessa de Santiago do Lobão – Porto, do Arq.to Cassiano Barbosa.

▪ Colaborou no projecto de fundações e estruturas de duas unidades de 11 pisos de habitação multifamiliar, para Abílio Lopes e Outros – Oliveira do Douro/Gaia.

▪ Casa Brasilino Duarte – Avintes/Gaia. 1980

▪ Casa Amadeu Lopes da Costa – Sandim/Gaia.

▪ Unidades multifamiliares de 32 fogos, para António Marques, Lda – Oliveira do Douro/Gaia. 1981

▪ Colaborou no projecto geral, executou as especialidades de engenharia civil e realizou a gestão das obras de adaptação do edifício e jardim barroco do Solar dos Castros/Vila Nova de Cerveira, a Centro de Cultura, Biblioteca e Turismo, do Arq.to Cassiano Barbosa.

▪ Unidade industrial de metalomecânica da REMETAL – Silva Escura/Maia.

▪ Fundações e estruturas da unidade industrial de confecções da FABEL – Espinhosa/Maia. 1982

▪ Fundações e estruturas das oficinas pré-profissionais e piscina do MADI – Ministério do Emprego e Segurança Social – Mafamude/Gaia.

▪ Unidade hoteleira da CAIMA-HOTEL – Castelões/Vale de Cambra.

▪ Unidade de habitação multifamiliar e comércios para Alfredo Barbosa – Oliveira do Douro/Gaia. 1983

▪ Unidade fabril para SERRANOS, SA – Fábrica Praiamar – Caxinas/Vila do Conde.

▪ Três unidades de habitação multifamiliar e comércios para Barcelos, Terras do Bouro e Vieira do Minho, uma, respectivamente, do Eng.ro Vasco Pereira Valente e as restantes do Eng.ro Brito Peixoto.

1984

▪ Instalação do Museu Militar na Torre de Menagem do Castelo de Bragança.

▪ Coordena e executa o levantamento da casa barroca de São Paio de Pousada – Amares/Braga, para projecto de reconversão do Prof Arq.to Viana de Lima.

▪ Casa Dr Manuel Freitas – Avintes/Gaia. ▪ Casa Dolores Almeida – Alfena/Valongo. 1985

▪ Instalação do Museu de Arte Religiosa na igreja renascentista da Misericórdia de Torre de Moncorvo. ▪ Restauro e adaptação da Torre Medieval de Quintela/Vila Real, para instalar Museu de Numismática. ▪ Urbaniza os terrenos marginais à supressão da passagem de nível, variante à EN15, de João Silva –

(13)

curriculum vitae ▪ Casa Eng.ro Eugénio Moreira – Águas Santas/Maia.

1986

▪ Palácio de Mateus/Vila Real, estrutura barroca de Nicolau Nasoni, com renovação da totalidade das coberturas, revestimentos das fachadas e valorização dos interiores ao nível do andar, capela e anexos. ▪ Restauro da ermida medieval da Teixeira – Assoreira/Torre de Moncorvo, com destaque para as pinturas

interiores sobre fresco das abóbadas e paredes. ▪ Casa Dr Domingos Coutinho – Pedroso/Gaia. ▪ Casa Manuel Rodrigues – Avintes/Gaia. 1987

▪ Igreja e Torre dos Clérigos – Porto, com renovação da totalidade das coberturas e valorização dos interiores do último piso.

▪ Instalações da Ordem Beneditina nas alas norte e poente do Convento de São Bento da Vitória – Porto. ▪ Fundações e estruturas das novas instalações da Associação Recreativa Os Restauradores Avintenses –

Avintes/Gaia, da autoria do Arq.to Pulido Valente.

▪ Casa Domingos Jesus dos Santos – Vilar de Andorinho/Gaia. 1988

▪ Levantamento arquitectónico da Casa do Convento Beneditino de Moimenta da Beira, e co-autor do projecto geral para turismo de habitação.

▪ Ampliação, reconversão e requalificação, incluiu as especialidades de engenharia civil, das instalações dos Bombeiros Voluntários de Amarante, do Arq.to Heitor Bessa.

▪ Integra equipa multidisciplinar no concurso público de Habitação Evolutiva, do Instituto Nacional de Habitação, com propostas uni e multifamiliar.

1989

▪ Co-autor do projecto geral de adaptação e ampliação do edifício barroco do antigo Hospital Dª Amélia a Centro de Dia e Infantário, da Misericórdia de Torre de Moncorvo.

▪ Fundações e estruturas das unidades comerciais, escritórios e habitação multifamiliar de Diamantino Ramos da Silva – Matosinhos.

▪ Casa Joaquim Ventura – Pedroso/Gaia. 1990

▪ Reforço e consolidação das abóbadas da Igreja Matriz de Santo Tirso/Mosteiro de São Bento, que incluiu a renovação da totalidade das coberturas.

▪ Integrou equipa multidisciplinar no concurso limitado promovido pelo Município de Arouca, do estudo e recuperação das aldeias tradicionais da Serra da Freita.

▪ Casa Manuel Coelho – Praia de Esmoriz/Ovar. ▪ Casa Dr Daniel Fonseca – Avintes/Gaia. 1991

▪ Gestão da obra de adaptação do Mosteiro de São Bento da Vitória – Porto, do Arq.to Guilherme Guimarães, para o Arquivo Distrital.

▪ Conclusão dos interiores e acessos da Igreja Paroquial da Lixa – Felgueiras, do Arq.to Heitor Bessa. ▪ Unidade de serviços para Bouças – Empreendimentos Imobiliários, Lda – Matosinhos.

▪ Coordenou os trabalhos de construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa – Penafiel, do Arq.to Heitor Bessa.

▪ Unidade fabril de calçado de Domingos Jesus dos Santos – Vilar de Andorinho/Gaia. 1992

▪ Coordenação a instalação da exposição “Dos Confins da Idade Média” e a fase inicial dos trabalhos de reconversão e ampliação do Museu Nacional de Soares dos Reis – Porto, do Prof Arq.to Fernando Távora. ▪ Coordenação da fase inicial dos trabalhos de beneficiação e reconversão do Teatro Nacional de São João

(14)

curriculum vitae – Porto, do Arq.to João Carreira.

▪ Fundações e estruturas da ampliação da ala poente do Mosteiro Beneditino de Singeverga – Roriz/Santo Tirso.

▪ Fundações e estruturas da casa das Quintas de São José – Alpendurada/Marco de Canaveses.

▪ Co-autor do projecto da nova Igreja Paroquial da Madalena – Madalena/Paredes, do Arq.to Francisco de Azeredo.

1993

▪ Coordenação das obras de reconversão e ampliação das Termas das Caldas da Saúde – Areias/Santo Tirso, do Arq.to Francisco de Azeredo.

▪ Reconversão e ampliação do edifício barroco, lado sul da Praça Dom João III – Miranda do Douro, para uma estalagem de 17 quartos.

▪ Preparou as partes escritas e gráficas da exposição no Ministério do Equipamento Social – Lisboa, sobre as últimas obras de consolidação, recuperação, valorização e beneficiação na igreja, sacristia e claustro do Mosteiro de São Bento - Santo Tirso.

▪ Casa António Soares – Gulpilhares/Gaia.

▪ Co-autor do novo Centro Paroquial de Anadia – Arcos/Anadia, do Arq.to Francisco de Azeredo. ▪ Casa José Fernandes Cardoso – Oliveira do Douro/Gaia.

1994

▪ Trabalhos de limpeza e valorização dos paramentos de granito da Torre dos Clérigos – Porto.

▪ Adaptação e ampliação da casa barroca de Isabel Lobo Fernandes, para unidade de turismo no espaço rural de 6 quartos – Rua Nova/Vinhais.

▪ Participou no 2º Encontro Sobre Conservação e Reabilitação de Edifícios, promovido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre 27/06 e 01/07, como co-autor da comunicação “estudos e trabalhos para a limpeza da Torre dos Clérigos”.

▪ Coordenação dos trabalhos de reconversão e ampliação do Convento de Santa Maria do Bouro – Amares/Braga, do Arq.to Eduardo Souto de Moura, para uma estalagem da Empresa Nacional de Turismo. ▪ Casa Dr Celso Costa – Pedroso/Gaia.

▪ Casa Eng.ro Lino Figueiredo – Pedroso/Gaia. 1995

▪ Trabalhos de limpeza e valorização dos paramentos de granito, e restauro dos estuques decorativos da Igreja do Convento dos Grilos – Porto.

▪ Restauro e beneficiação das pinturas sobre os estuques dos tectos e paredes da Sé de Viana do Castelo. ▪ Reposição do pavimento renascentista de granito da Igreja do Convento de Santa Clara – Porto.

▪ Casa Prof Francisco Fernandes – Madalena/Gaia. ▪ Casa Júlio Ramos – Avintes/Gaia.

1996

▪ Reconversão e ampliação da casa rural do século XIX de Manuel Ferreira, na Barragem do Carrapatelo, Porto Antigo/Cinfães.

▪ Reconversão e ampliação do edifício do século XIX do Infantário Mário Mendes da Costa – Avintes/Gaia, para 72 utentes nas valências de Centro de Dia e ATL.

▪ Integrou equipa multidisciplinar de fiscalização técnica da obra do Centro Nacional de Sementes Florestais – Amarante, do Ministério da Agricultura.

▪ Projecto base do complexo desportivo do Futebol Clube de Avintes, de dois campos de futebol e ténis, bancadas nascente e poente, vestiários/balneários, bar/cafetaria e sede social – Avintes/Gaia.

1997

▪ Renovação do pavimento e reorganização do presbitério na capela-mor da Igreja Conventual de Moreira/Maia.

(15)

curriculum vitae

▪ Ampliação, reconversão e requalificação da antiga casa paroquial do século XIX de Santo António – Grijó/Gaia, para Centro de Convívio.

▪ Casa Eng.ro António Carneiro – Valbom/Gondomar.

▪ Requalificação urbana do Largo de S.ta Isabel – Avintes/Gaia. 1998

▪ Reconversão e ampliação do edifício do século XIX do Teatro Almeida e Sousa – Avintes/Gaia.

Estrutura dos vitrais da frontaria da igreja do mosteiro de Grijó/Gaia, do Mestre/Pintor Júlio Resende, executados e montados por Grassi Alessandro & C snc, da Via Piranesi/Milão.

▪ Polidesportivos de Murraceses e Corveiros, incluiu bancadas e vestiários/balneários – Grijó/Gaia. ▪ Unidades multifamiliares de José da Silva Santos, na Rua Central de Campos – Avintes/Gaia, para 36

habitações. 1999

▪ Reconversão e beneficiação do edifício escolar neoclássico de Cabanões, sede da Junta da Freguesia de Avintes, com auditório, sala nobre e polo da biblioteca municipal – Avintes/Gaia.

▪ Reconversão e ampliação da Casa do Outeiro, na Quinta dos Canaviais – Grijó/Gaia.

▪ Consolidação e proposta de reconversão da residência medieval dos Castelo Melhor – Santiago da Guarda/Ansião.

▪ Unidade de serralharias com a área coberta de 525 m2, de Serafim de Sousa Oliveira – Avintes/Gaia. ▪ Unidades multifamiliares e parte comercial de Manuel Rocha, da Rua Central – Lever/Gaia, para 12

habitações e 4 lojas. 2000

▪ Restauro do órgão de tubos do século XIX, assistido pelo Prof Gerard Doderer, renovação das coberturas e pinturas interiores, reconversão dos sistemas de iluminação e som ambiente na igreja paroquial barroca de São Pedro de Avintes/Gaia.

▪ Implantação e plinto da imagem do ano jubilar, da Escultora Irene Vilar, na alameda do Mosteiro de Grijó/Gaia.

▪ Requalificação urbana do Largo de São Vicente – Grijó/Gaia. ▪ Casa Arménio Moreira – Lever/Gaia.

2001

▪ Reconversão e ampliação para polo da biblioteca municipal do antigo edifício escolar do início do século XX – Olival/Gaia.

▪ Requalificação urbana da envolvente do Aqueduto do Mosteiro, na Amoreira – Grijó/Gaia. ▪ Requalificação urbana dos Largos da Gandra e do Palheirinho – Avintes/Gaia.

▪ Casa Joaquim Coimbra – Avintes/Gaia. 2002

▪ Reconversão e requalificação da capela barroca do Senhor de Matosinhos, em Coimbrões – Santa Marinha/Gaia, para instalação do núcleo museológico paroquial.

▪ Requalificação da frontaria e interiores do Palacete dos Viscondes de São João da Pesqueira, sito na Rua Dom Manuel II, 18, para instalação da sede social da Obra Diocesana do Porto.

▪ Unidades multifamiliares de 11 casas em banda agrupada, de José da Silva Santos, na Rua de Gradouro – Avintes/Gaia.

▪ Casa Lucinda Leal – Avintes/Gaia. 2003

▪ Adaptação de um polidesportivo fechado a espaço de culto católico temporário da Paróquia do Candal – Santa Marinha/Gaia.

▪ Reabilitação das coberturas e fachadas da igreja paroquial barroca de São Tomé, classificada de interesse público pelo Decreto 28/82, publicado no DR 47, de 26 de Fevereiro - Bitarães/Paredes.

(16)

curriculum vitae

▪ Unidades multifamiliares de 12 casas em banda agrupada, de Pedro Ferreira da Silva, na Avenida Vasco da Gama – Avintes/Gaia.

▪ Casa Secundino Freitas – Avintes/Gaia. 2004

▪ Reconversão e ampliação para centro plural e serviços paroquiais da Casa Paroquial de Murraceses - Grijó/Gaia.

▪ Reorganização da área de recreio, que incluiu blocos sanitários, do Colégio do Candal – Santa Marinha/Gaia.

▪ Reconversão do presbitério, renovação dos pavimentos e anteparo, pinturas interiores, reformulação da rede de iluminação e aquecimento da igreja barroca do Divino Salvador - Vilar de Andorinho/Gaia.

▪ Reconversão e ampliação da Vila Bela a casa unifamiliar de César Oliveira, Calçada da Escarpa da Serra do Pilar, nº 166 - Centro Histórico de Gaia.

▪ Casa António Couto Mendes – Grijó/Gaia.

▪ Unidade multifamiliar de 6 casas em condomínio fechado, do Eng.ro Pimenta Monteiro, na Rua da Ponte de Pedra – Avintes/Gaia.

2005

▪ Reconversão e ampliação do Colégio do Candal, para refeitório e biblioteca – Santa Marinha/Gaia.

▪ Reabilitação e reconversão do Centro Paroquial de Santo Ildefonso – Porto, implantado sobre as envolventes norte e nascente da igreja matriz.

▪ Casa Eng.ro António Correia – Avintes/Gaia.

▪ Igreja Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal – Santa Marinha/Gaia. 2006

▪ Reabilitação e restauro da igreja paroquial medieval de São Pedro – Gondalães/Paredes.

▪ Restauro do órgão de tubos de matriz ibérica, construído a partir de 1805 por Manuel de Sá Couto e agora recuperado por Pedro Guimarães, integrado no coro alto da igreja paroquial de Santo Ildefonso/Porto.

▪ Casa Orlanda Couto Mendes – Grijó/Gaia.

▪ Desenho urbano sobre a área de 6.150m2 para oito unidades unifamiliares, da Fraternidade Sacerdotal da Diocese do Porto, na Rua Afonso de Albuquerque – Esmoriz/Ovar.

2007

Casa Maria João Coutinho, Rua Barão de Forrester, 727/731 – Cedofeita/Porto.

▪ Reconversão e requalificação da capela contemporânea consagrada à Senhora Mãe dos Cristãos do lugar do Balteiro – Vilar de Andorinho/Gaia.

▪ Unidade unifamiliar de 8 casas em banda agrupada, do Dr António Borges, na Rua Almeida e Sousa – Avintes/Gaia.

▪ Casa Teresa Cardoso e Rui Arrifana – Gueifães/Maia. 2008

▪ Reabilitação, requalificação e valorização do parque desportivo Joaquim Lopes, do Futebol Clube de Avintes, com relvado sintético de última geração e iluminação, instalações administrativas, balneários e bancada.

▪ Reabilitação e restauro da igreja paroquial renascentista de São Cristóvão – Louredo da Serra/Paredes. ▪ Consolidação e requalificação do Aqueduto de Montebelo da freguesia da Foz do Douro, para a empresa

municipal de Gestão de Obras Públicas da Câmara Municipal do Porto. ▪ Casa Margarida Cármen – Avintes/Gaia.

▪ Casa de Ana e Lino Figueiredo – Avintes/Gaia. 2009

(17)

curriculum vitae Centro Histórico do Porto.

▪ Requalificação da capela renascentista da Senhora da Piedade, Avenida Diogo Leite, Santa Marinha/Vila Nova de Gaia.

▪ Recuperação e reconversão da Casa do Choupelo, Rua do Choupelo, 42 – Santa Marinha/Vila Nova de Gaia. ▪ Requalificação da igreja paroquial barroca de Santa Marinha, classificada de interesse público pelo

Decreto 45/93, publicado no DR 280, de 30 de Novembro – Vila Nova de Gaia.

▪ Creche do Centro Social do Candal para 66 utentes, na Rua da Vera Cruz – Santa Marinha/Gaia.

▪ Unidade bifamiliar para César Fernando Couto Oliveira, sito na Calçada da Serra, 168 a 192, zona especial de protecção do património mundial da cidade do Porto – Santa Marinha/Gaia.

▪ Nova igreja paroquial de São Pedro da Afurada – Santa Marinha/Gaia (projecto base). 2010

▪ Requalificação e restauro da Capela do Senhor do Além, Rua Cabo Simão – Santa Marinha/Vila Nova de Gaia.

▪ Requalificação e reconversão da Casa Paroquial de São Tomé de Bitarães para Centro de Formação Social, Rua da Igreja – Bitarães/Paredes.

▪ Requalificação e restauro da Capela do Senhor do Além e espaço público envolvente, implantada a montante da Ponte Luís I sobre a margem esquerda do rio Douro – Santa Marinha/Vila Nova de Gaia.

▪ Unidade para lar de idosos do Centro Social da Paróquia de São Salvador de Grijó para 42 utentes, na Rua da Ribeira Velha – Grijó/Vila Nova de Gaia.

▪ Centro Social e Cultural da Paróquia de São Tomé de Bitarães, Rua da Igreja – Bitarães/Paredes. 2011

▪ Reconversão e requalificação da Casa do Passal – Paço de Sousa/Penafiel, para um programa de turismo no espaço rural para casa de campo e pavilhão multiusos.

▪ Reconversão, ampliação e requalificação da Casa Paroquial de São Cristóvão de Louredo para Centros Cívico e Cultural – Louredo/Paredes.

▪ Casa da Drª Carmo de Azevedo e Eng.ro Coelho de Azevedo – Bonfim/Porto. ▪ Casa Eng.ro Francisco Rodrigues – Avintes/Vila Nova de Gaia.

2012

▪ Gestão da obra do Centro Cívico de Louredo – Louredo/Paredes.

▪ Reconversão da cobertura e envolvente alta da igreja matriz de Santo Ildefonso – Porto. ▪ Gestão da obra do Centro Cultural de Louredo – Louredo/Paredes.

▪ Reconversão, ampliação e requalificação do imóvel integrado na frente urbana poente da rua Rodrigues Sampaio, 160 a 170, da sociedade imobiliária Olicali, Lda – Santo Ildefonso/Porto.

2013

▪ Requalificação e restauro da igreja paroquial de São Miguel do Couto/Santo Tirso.

▪ Requalificação da igreja paroquial de Santa Bárbara de Coimbrões – Santa Marinha/Vila Nova de Gaia. ▪ Conjunto habitacional, comércio e serviços dos irmãos Adolfo Manuel e Maria Manuela, Silva Soares,

sito na Rua Caetano de Melo, 314 a 330 – Oliveira do Douro/Vila Nova de Gaia. 2014

▪ Requalificação e divulgação da igreja matriz de Santo Ildefonso, classificada de interesse público pelo Decreto 28/82, publicado no DR 47, de 26 de Fevereiro – Porto.

▪ Requalificação e restauro da igreja paroquial de Duas Igrejas – Duas Igrejas/Paredes. ▪ Reconversão e ampliação da antiga escola primária Adães Bermudes – Margaride/Felgueiras.

▪ Viabilidade e ocupação de equipamento industrial de aconcheg’art - mobiliário, em terreno sito na Avenida de Carreiras Verdes – Louredo/Paredes.

2015

(18)

curriculum vitae Burgães – Burgães/Santo Tirso.

▪ Reconversão e requalificação dos lugares interiores do presbitério e assembleia, com elaboração das peças dos lugares simbólicos, da igreja paroquial da Reguenga – Reguenga/Santo Tirso.

2016

▪ Requalificação e valorização do Centro de Dia do Centro Social da Paróquia de São Salvador de Grijó – Grijó/Vila Nova de Gaia.

▪ Reconversão e requalificação da entrada nobre – anteparo, acesso e coro alto – da igreja paroquial de Guimarei – Guimarei/Santo Tirso.

▪ Legalização e alteração de usos de espaço comercial de José César Guerreiro de Morais. sito na Praça da Liberdade – 61, do centro histórico de Vila Nova de Cerveira.

2017

▪ Requalificação e restauro da capela do Senhor d’Além, para integrar o quadro comunitário Portugal 2020 – Santa Marinha/Vila Nova de Gaia.

▪ Reconversão e requalificação da igreja paroquial de São Pedro de Aboim – Aboim/Amarante.

▪ Reconversão e requalificação dos exteriores do santuário de Nossa Senhora da Assunção – Monte Córdova/Santo Tirso.

▪ Requalificação do Condomínio Santiago, sito na Rua Senhor de Matosinhos, 583 a 607, e Avenida Henrique Cernache, 143 a 168, incluiu relatório prévio, com determinação de patologias e aconselhamento – Santa Marinha/Vila Nova de Gaia.

2018

▪ Casa da Carreira, de Maria Teresa Ferreira Soares – Vilar de Andorinho/Gaia.

▪ Ampliação, reconversão e requalificação do edifício neoclássico sito na Praça Escultor Henrique Moreira – Avintes/Gaia, para integrar a oferta cultural municipal.

▪ Reconversão e requalificação do alojamento do presbítero da Diocese, e seis alojamentos da ala nascente, o primeiro situado no terceiro pavimento e os restantes no segundo pavimento da Casa Episcopal – Terreiro da Sé/Porto.

2019

▪ Construção da torre sineira da igreja paroquial de São Cipriano da Chapa – Chapa/Amarante.

▪ Requalificação da biblioteca, salas contíguas e percursos expositivos da Casa Episcopal – Terreiro da Sé/Porto.

▪ Creche do Centro Social da Paróquia de São Salvador de Grijó para 33 utentes, na Rua da Ribeira Velha – Grijó/Gaia.

2020

▪ Unidade de habitação sita na Avenida Afonso Henriques, 383 a 397 – Matosinhos, propriedade da Diocese do Porto, incluiu relatório prévio, com determinação de patologias e aconselhamento para a decisão. ▪ Condomínio da Rua de Alexandre Herculano, 151 a 161, para actuação nas fracções que são propriedade da

Diocese do Porto, incluiu descritivos para a intervenção – Sé/Porto.

▪ Reconversão e requalificação da residência paroquial de Santa Maria Madalena de Santo Tirso, localizada no piso superior do claustro gótico do antigo mosteiro de São Bento, classificado como Monumento Nacional pelo Decreto de 16-06-1910, Diário do Governo nº 136, de 23-06-1910 – Santo Tirso. 15 TRABALHOS – CASOS ELEITOS

Actos da Profissão Sobre o Construído

▪ Reabilitação e restauro da igreja medieval de São Pedro – Gondalães/Paredes (2005/2006).

▪ Memória – Apesar de vencida pelos anos, pelas transformações e acidentes, ainda declara marcas medievais, renascentistas e barrocas. Limpámos e aditamos procedimentos contemporâneos, assumimos riscos, para dar vida nova ao usado.

(19)

curriculum vitae

▪ Restauro e conservação do Aqueduto de Montebelo – Foz do Douro/Porto (2007/2008).

▪ Memória - A ideia para intervir quis garantir a sustentação histórica, arquitectónica e construtiva do conjunto, pela sua raridade na cidade, mas também pelos problemas que o seu estado colocava e por isso não tinha de continuar a agonia de décadas, porque, finalmente, integra dignamente o meio, para ser usado como ponte entre tempos distantes e distintos.

▪ Reconversão e Ampliação da Antiga Escola Adães Bermudes – Margaride/Felgueiras (2014/2020).

▪ Memória – O projecto “sentium aula” aproveita a referência secular da escola primária de Felgueiras e junta-lhe um volume contemporâneo para abrigar usos de criação cultural “do simpósio à exibição”, porque providencia lugares de reunião, assembleia e exposição. Com o construído aditado pretendemos o reforço da memória e do significado da antiga escola, pela transparência e leveza dos seus volumes.

Actos da Profissão Sobre o Meio Urbano e Rural

▪ Casa unifamiliar para Orlanda Mendes, Rua Calçada da Rainha – Grijó/Gaia (2006).

▪ Memória – O desenho geral da proposta organiza a habitação no interior de uma caixa de planta rectangular assente sobre um plano vertical profundo, que a recepciona a 1/3. A caixa recebe todas as funções e as cavidades de inserção de luz natural e ventilação dos espaços. Completa o equilíbrio estrutural do volume alto uma outra caixa térrea, porque se pretende que a caixa para habitar levite na sua também reduzida expressão volumétrica.

(20)

curriculum vitae

▪ Igreja Paroquial do Senhor da Vera Cruz do Candal – Santa Marinha/Gaia (2004/2008).

▪ Memória - Pediu-se uma arquitectura e uma arte mutáveis, porque existe uma liturgia também mutável, que a assembleia celebrará, numa realidade viva e activa, em continuada transformação, oferecendo renovadas razões de identidade própria ao meio tradicional e ao urbano em crescimento. Interessou criar um espaço unitário de celebração de quatro centenas de lugares sentados, reunidos sob uma caixa de capacidade comunicativa, dispondo de uma vasta alameda servida de generosas manchas de jardim. O conjunto integra espaços de encontro e reunião, e bloco mortuário. Construíram-se os sinais e as alfaias, de pleno testemunho e confirmação do lugar/objecto de culto católico.

Referências

Documentos relacionados

O biogás gerado no tratamento de águas residuárias de suinocultura, quando reaproveitado como fonte energética, necessita passar por processos de purificação

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Embora a solução seja bastante interessante como parte de uma política pública relacionada ao gerenciamento de dados de saúde dos usuários do sistema, esse

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é