• Nenhum resultado encontrado

A Organização e Gestão do Grupo de Famílias Produtoras de Sementes Orgânicas de Arroz da Região Metropolitana de Porto Alegre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Organização e Gestão do Grupo de Famílias Produtoras de Sementes Orgânicas de Arroz da Região Metropolitana de Porto Alegre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

A Organização e Gestão do Grupo de Famílias Produtoras de Sementes Orgânicas de Arroz da Região Metropolitana de Porto Alegre

The Organic Rice Seeds Families Group Organization and Management of the Metropolitan Region of Porto Alegre - RS

SILVA, Gabriel Cortes Machado da 1; MARQUES, Artêmio Soares 1, ALVES, Celso2, NEFF, Yuric Francisco Merino 4, VIGNOLO, Antonio Marcos5, SANTOS, Sarita D’Avila

dos2,

1 Cooperativa de Trabalhos em Serviços Técnicos (COPTEC), gabriel.cortesm@yahoo.com.br; asmhist@yahoo.com.br, 2 FAPEU/UFSC, celsoalvesalves@yahoo.com.br, sarita_qa@yahoo.com.br, 3 Engenheiro agrônomo,

yuricfrancisco@gmail.com, 4 UFSM/INCRA amvig74@yahoo.com.br

Resumo: A matriz econômica primária principal dos assentamentos da região de Porto Alegre é o arroz irrigado. Desde o princípio da produção de arroz orgânico na região as famílias assentadas buscaram autonomia em toda a cadeia de produção do plantio ao beneficiamento, incluindo a produção de sementes orgânicas. Em 2009, o grupo de produtores definiu o tema da produção de sementes orgânicas como uma prioridade. A produção de sementes na safra 2013/2014 foi de aproximadamente 1250 toneladas, envolve vinte e uma famílias distribuídas em sete assentamentos em quinze campos de produção, com uma área total de duzentos e cinqüenta hectares.

Palavras-Chave:produção agroecológica, arroz orgânico, organização da produção.

Abstract: The main primary economic matrix of the Porto Alegre region settlements is the irrigated rice. Since the beginning of the organic rice production in the region, the settled families had searched for autonomy in all the production chain from the plantation to the processing, including the production of organic seeds. In 2009, the group of producers defined the organic seeds production subject as a priority. The production of seeds in2013/2014 harvest was of 1250 tons, approximately, it involves twenty-one families distributed in seven settlements in fifteen production fields, with a total area of two hundred and fifty hectares.

(2)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015 Keywords: agroecological production, organic rice, production organization.

Contexto

A matriz econômica primária principal dos assentamentos da região de Porto Alegre é o arroz irrigado em razão das condições edáficas, topográficas, climáticas e hidrográficas favoráveis. Desde a formação dos assentamentos as famílias buscaram a viabilidade econômica, através da reprodução do modelo de orizicultura convencional que existia na região. Estas famílias, por serem originárias, em sua maioria, da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, tiveram dificuldades para se adaptar ao modelo de agricultura, principalmente pela diferença cultural em relação a sua região de origem, onde se ocupavam de culturas de sequeiro como soja e milho. Assim, a direção dos assentamentos, o corpo técnico e os assentados começaram a procurar, ainda na década de 1990, alternativas para os problemas decorrentes do modelo convencional como altos custos de produção, problemas ambientais e de saúde provocados pelos insumos químicos. Surge assim a primeira experiência de plantio de arroz utilizando insumos naturais nos assentamentos da região. (VIGNOLO, 2010). Atualmente toda a produção de arroz orgânico dos assentamentos está certificada. Desde o principio as famílias assentadas buscaram autonomia em toda a cadeia de produção do plantio ao beneficiamento, incluindo a produção de sementes orgânicas.

A organização das familias se dá atraves do Movimento dos Agricultores Rurais Sem Terra (MST), organizadas economicamente pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP), e internamente pelo Grupo Gestor do Arroz Ecológico, com a finalidade de realizar o planejamento coletivo das atividades de formação e produção em todas as fases com ênfase à produção de base ecológica.

As famílias da região são atendidas pelo Programa Estadual de Assistência Técnica Social e Ambiental do Rio Grande Sul (ATES). A assistência técnica é prestada pela Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (COPTEC)

(3)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

através do Núcleo Operacional Eldorado do Sul que atende em torno de seiscentas famílias em dezesseis assentamentos, em oito municípios.

Descrição da experiência

As principais prerrogativas para a elaboração deste trabalho se relacionam com a demanda de maior organização das informações e conhecimentos acerca da produção orgânica de sementes de arroz irrigado.

Para a elaboração destetrabalho, a metodologia desenvolvida foi a de participar de espaços como reuniões de grupo gestor, seminários, visita de pares, encontros de formação e também coleta das informações em documentos presentes nos escritórios da COOTAP e COPTEC, coleta de relatos em reuniões com os responsáveis técnicos e famílias assentadas envolvidas, sendo também realizado relato em vídeo de depoimentos de dois produtores de semente, que poderão ser utilizados posteriormente no documentário da experiência.

Como objetivo geral, este trabalho buscou trazer elementos para auxiliar na organização para a concretização da produção de 100% das sementes de arroz orgânico utilizados na produção de grãos nos assentamentos do RS. Em 2009 o grupo de produtores definiu o tema da produção de sementes orgânicas como uma prioridade. A produção de sementes na safra 2013/2014 foi de aproximadamente 1250 toneladas, envolve vinte e uma famílias distribuídas em sete assentamentos em quinze campos de produção, com uma área total de duzentos e cinquenta hectares.

A partir de 1998 iniciaram-se os primeiros cultivos de arroz irrigado no sistema pré-germinado orgânico nos assentamentos da Reforma Agrária. Foi proposto que as unidades produtivas produziriam suas próprias sementes para produção de grãos, inicialmente a partir de material disponível no mercado, em engenhos da região e instituições de fomento e pesquisa. O desenvolvimento das atividades enfrentou diversos entraves, como a aquisição de grãos ao invés de sementes, originando problemas qualitativos, sanitários e de produção; a inexperiência dos agricultores ao escolherem as melhores áreas de produção

(4)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

de grãos para implantar o sistema de produção de sementes e na maioria não possuírem ainda estrutura necessária para colheita e processamento, acarretando grandes perdas econômicas. A COOTAP assumiu um papel de viabilizar o processo de desenvolvimento da produção de sementes e busca de outros parceiros como empresas, instituições e cooperativas. Dentro do programa de sementes do Grupo do Arroz Agroecológico foi construído um plano de formação juntamente com a Embrapa Pelotas, para que fossem desenvolvidas ações juntamente com os agricultores e técnicos da COPTEC, na busca do domínio das tecnologias em todas as etapas do processo de produção e beneficiamento de sementes de arroz orgânico. As principais atividades que envolvem os técnicos e as famílias produtoras de sementes são a realização das vistorias de monitoramento e avaliação de campos de produção; auxiliar no cadastramento de informações junto às instituições reguladoras e desenvolvimento de processos de capacitação e estruturação de conhecimentos acerca do tema, auxilia e participa desde a formação do grupo, no auxilio ao planejamento, realizado através dos seminários, reuniões e visitas; na descrição e cadastramento do histórico de campo para as cooperativas e junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização e autenticação; o acompanhamento das etapas de manejo através das vistorias, o que irá influenciar diretamente nas atividades de campo e destinação do produto colhido para sementes ou grãos.

Resultados

Na finalização deste trabalho conclui-se que o acesso às máquinas e implementos necessários para preparo de solo e colheita, o acesso e a disponibilidade de água em alguns momentos críticos melhoraram o processo produtivo das familias. Há a necessidade de adotar práticas como a lâmina d’água permanente, para controle de pragas e espécies invasoras, além do consorciamento com outras atividades como criação de gado, o consórcio com marrecos de Pequim, a fim de melhorar a fertilidade do solo e realizar um manejo ecológico das plantas e animais indesejáveis.

(5)

Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015

Como potencialidades a experiência tem o apoio das cooperativas regionais e de assistência técnica, com a disponibilidade de pessoal, máquinas e equipamentos, além do acúmulo de experiência no assunto e a organização do grupo gestor.

Os limitantes são os fatores climáticos e presença de plantas indesejáveis para a aprovação do campo de sementes, os problemas técnicos como atraso na entrega de sementes, corretivos e adubo e a dependência da maioria dos produtores de maquinário de terceiros, falta de força de trabalho familiar para realizar os tratos culturais.

Como lições aprendidas temos que existe um conceito bem estabelecido entre as famílias integrantes do grupo, de que produzir sementes é diferente de produzir grãos e que somente um bom manejo de fertilização e preparação do solo até a semeadura garante a qualidade da semente.

Referências bibliográficas:

Vignolo, A. M. S. 2008. A Produção de Arroz Orgânico nos Assentamentos da Reforma Agrária na Região de Porto Alegre – RS. Monografia apresentada como um dos requisitos ao grau de Especialista em Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC.

Referências

Documentos relacionados

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Desse modo, a escola e a mídia são significadas como um lugar de consolidação de imagens sobre a língua, através do ensino de língua portuguesa, estabilizando-as a

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é