• Nenhum resultado encontrado

Medidas de prevenção devem continuar durante e após vacinação contra a covid-19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Medidas de prevenção devem continuar durante e após vacinação contra a covid-19"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.br

contato@diariocorumbaense.com.br

twitter.com/diarionline

facebook.com/diarionline

1

Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: CLIMATEMPO

máx.

35º

mín.

22º

EDIÇÃO IMPRESSA

Nível do rio Paraguai (Ladário)

ÚLTIMOS 3 DIAS

SEXTA-FEIRA

Edição: 2636| Ano: XIV

Preço: R$ 1,00 Corumbá, 19 de fevereiro de 2021 17/02 16/02 1,45 m 1,44 m 1,40 m 18/02 >>PÁGINA 05 Anderson Gallo Leonardo Cabral

Medidas de prevenção devem continuar

durante e após vacinação contra a covid-19

População deve manter rotina de cuidados, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social para evitar transmissão da doença. >>

PÁGINA 03

Pai "some"

com filho de

11 anos e

mobiliza

Polícia,

familiares e

redes sociais

CORUMBÁ

Corumbá já

tem alta

incidência de

notificações

suspeitas de

dengue

BANDEIRA VERMELHA

>>PÁGINA 04

>>PÁGINA 06

(2)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.brcontato@diariocorumbaense.com.br

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

2

Expediente

Jornal Diário Corumbaense Rua Cabral, nº 1.283 - Centro Fones: 3232-4690 / 3232-4691 Corumbá-MS www.diariocorumbaense.com.br www.diarionline.com.br A redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida, portanto, os mesmos podem não representar, necessariamente, a opinião deste jornal.

Diagramação, Criação e Design

Repórter Fotográfico

Anderson Gallo - DRT-MS 1271 Ricardo Albertoni Miranda João Victor Nunes

Redação Direção Geral: Rosana Nunes - MTB-064/MS rosana@diariocorumbaense.com.br Ricardo Albertoni - DRT 1765/MS ricardo@diariocorumbaense.com.br

/diarionline /diarionline Leonardo Cabral

leonardo@diariocorumbaense.com.br

ARTIGO

Sua vida tem um propósito Divino

T

odo indivíduo que realmen-te acredita em Deus e que respeita isso, procu-rando viver de acordo com Seus mandamen-tos e ensinamenmandamen-tos, vive muito melhor que qualquer outro. Esse simples conhecimen-to, seguido de um profundo desejo de obediência a Ele, pode proporcionar verda-deiros milagres na vida de qualquer um. O problema é que nem todos agem dessa ma-neira, da qual se pro-puseram a seguir há muito tempo, muito antes da criação da Terra.

Para esclarecer e confirmar essas duas afirmações de que vi-víamos com Ele antes da formação da Terra e que escolhemos fa-zer parte desse Plano para nosso crescimen-to (moral e espiritual) e consequentemente

da nossa salvação, (*) Wilson Aquino é jornalista e professor.

Wilson Aquino (*) devemos recorrer às Escrituras Sagradas, que têm respostas para absolutamen-te todas as questões pessoal, profissional, familiar, espiritual... que o indivíduo dese-jar saber.

Quanto à primei-ra afirmação, de que vivíamos com Ele an-tes de virmos à Terra, apesar de muitas igre-jas não creem nisso, o próprio Senhor a confirma. Acompanhe Sua conversa com Jó:

“Onde estavas tu, quando eu fundava a Terra? Faze-mo saber, se tens enten-dimento. Quem lhe pôs as medidas, se tu o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre o que estão fundadas as suas bases? Ou quem assentou a sua pedra de esquina; Quando as estrelas da alva juntas ale-gremente cantavam, e todos os filhos de

Deus jubilavam? ”(Jó

38: 1-7).

Alguma dúvida de-pois desta informação dada pelo próprio Se-nhor?

A outra questão é a de que aceitamos os mandamentos e ensinamentos do Se-nhor, para segui-los na Terra. Somos pri-vilegiados por estar-mos aqui, pois soestar-mos filhos especiais Dele.

O Plano de Deus era que viéssemos à Terra, ganhando um corpo mortal, passan-do por um véu de es-quecimento de como e onde vivíamos no mundo espiritual. De acordo com esse pla-no, enquanto estivés-semos longe (Dele), todos nós cometería-mos pecados e alguns se perderiam.

O Pai Celestial co-nhecia e amava cada um de nós e sabia que precisaríamos de aju-da; assim, planejou um meio de

auxiliar--nos.

Precisaríamos de um salvador para pa-gar pelos nossos peca-dos e para nos ensinar como voltar ao Pai. Jesus Cristo estava disposto a vir e dar a vida por nós, toman-do sobre si os nossos pecados. Ele, como o Pai Celestial, deseja-va que decidíssemos se obedeceríamos aos mandamentos. Sabia que era necessário que fôssemos livres para provar que mere-ceríamos a exaltação.

Satanás, que se cha-mava Lúcifer, também se apresentou e disse que redimiria a huma-nidade toda, de modo que nenhuma alma se perderia, não nos per-mitindo escolher. Tira-ria a nossa liberdade de escolha que nos fora dada pelo Pai.

E mais: desejava ter toda honra por nossa salvação. No final, como sabemos, Jesus Cristo foi

esco-lhido e preordenado para ser nosso Salva-dor. Satanás ficou ira-do e rebelou-se. Hou-ve uma batalha no céu. Satanás e seus seguidores lutaram contra Jesus Cristo e seus seguidores, que

“venceram pelo san-gue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho” (Apoca-lipse 12:11). E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado na Terra e os seus anjos foram lançados com ele”

(Apocalipse 12:9). Observe que de-pois de perder lugar no Reino de Deus, Satanás foi deixado aqui na Terra junto com seus demônios para tentar infernizar a vida do homem e

desviá-lo do caminho de volta ao Senhor. Ele quer que todos os homens e mulheres de toda a Terra, de todos os tempos, sejam fra-cassados como ele.

No entanto, o Plano de Deus para nós, que já tivemos a honra de aprovar esse projeto e fazermos parte dele para enfrentarmos to-das as adversidades e tentações da vida, é lutarmos com todas as forças, alicerçadas Nele, para sermos sal-vos agora e para sem-pre.

Portanto, o Senhor tem sim um propósito Divino para você e a cada um de nós, seus filhos, que já estive-ram, estão e estarão aqui na Terra. Tudo o que precisamos fa-zer para descobrirmos qual é esse propósito e nos voltarmos a Ele em ação e oração.

(3)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.br contato@diariocorumbaense.com.br twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

3

SAÚDE

AGÊNCIA BRASIL www.agenciabrasil.ebc.com.br

Saúde orienta população a manter

cuidados de combate à covid-19

Corumbá já registrou 9,2 mil casos positivos e 252 mortes

Divulgação

Vacinação de todos os grupos prioritários deve durar até o final do ano, estima secretário

ROSANA NUNES COM ASCOM PMC

C

om o início da imunização dos grupos priori-tários contra a covid-19, houve dimi-nuição dos cuidados de biossegurança, que são fundamentais para a prevenção. Desde o início da pandemia, Corumbá já registrou 9.216 casos positivos da doença e 252 óbitos. Do total de notifica-ções, 8.758 infectados se recuperaram. O prefeito Marcelo Iunes pede para que a população mantenha a atenção necessária.

“Faz quase um ano que lutamos contra este inimigo, o município já tomou inúmeras medi-das visando a preven-ção, e a assistência em saúde dos casos positi-vos, como a criação de leitos de CTI exclusivo, uma Central de Atendi-mento específica para suspeitos e confirma-dos, bem como uma rede de mapeamento e monitoramento dos casos positivos”, enfa-tizou.

“Percebemos que muitas pessoas não conseguem manter o nível de atenção e cui-dado do começo, mas é fundamental para se

evitar a contaminação. A vacinação está ocor-rendo de forma grada-tiva, no momento toda a produção é do Minis-tério, não temos como comprar, mas quando puder vamos adquirir”, complementou o chefe do Executivo corumba-ense.

Até o momento o município recebeu 5.526 doses dos imuni-zantes e aplicou 4.968 doses em trabalhado-res da saúde, idosos acima de 80 anos e indígenas. Desse total, 3.596 pessoas recebe-ram a primeira dose e, 1.372, a segunda.

“A vacina é

funda-mental, mas somente ela não é suficiente, não estamos falando de um elixir mágico

que vai resolver a pan-demia. Iniciamos a imunização dos traba-lhadores de saúde,

in-dígenas e idosos acima de 80 anos, a vacina-ção de todos os grupos prioritários deve durar até o final do ano. A po-pulação deve continu-ar a fazer a sua pcontinu-arte, caso contrário, a curva epidemiológica voltará a subir”, advertiu o se-cretário de Saúde, Ro-gério Leite.

As principais me-didas de prevenção devem ser uso de máscara, distancia-mento social, higiene das mãos e testagem sempre que tiver sinto-mas suspeitos. O agen-damento dos testes é pelo telefone 0800 647 0911.

Imunidade pós-vacina pode demorar semanas

O alerta para não abrir mão de cuidados pessoais, sob risco não só de adoecer em um momento em que o sis-tema de saúde continua sob pressão, mas tam-bém de colocar em peri-go a estratégia nacional de imunização contra a covid, também é refor-çado por especialistas que lembram que, além de nenhuma vacina ser 100% eficaz, principal-mente diante do risco de surgimento de no-vas variantes, o corpo humano demora algum tempo para começar a produzir os anticorpos que protegerão o orga-nismo contra a ação do novo coronavírus.

Segundo a vice-pre-sidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a pediatra Isa-bella Ballalai, em média o tempo mínimo para que o sistema imune esteja apto a responder adequadamente contra a presença de qualquer agente patogênico cau-sador de doenças é de, no mínimo, 14 dias após

receber a primeira dose de uma vacina. Mas cada imunizante tem seu pró-prio tempo médio para ativar o sistema imuno-lógico, conforme descrito por seus fabricantes.

Fiocruz

A dose da AstraZene-ca, por exemplo, é capaz de atingir uma eficácia geral de proteção da or-dem de 76% 22 dias após a aplicação da pri-meira dose. O percentu-al pode superar os 82% após a pessoa receber a segunda dose, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por produzir, no Brasil, a vacina em parceria com a farmacêutica e a Univer-sidade de Oxford.

Um estudo publica-do na revista científica The Lancet, no início do mês, sustenta que a maior taxa de eficácia é atingida quando respei-tado o intervalo de três meses entre a primeira e a segunda dose.

Butantan

O Instituto Butantan, parceiro do laboratório

chinês Sinovac no de-senvolvimento da Coro-naVac, afirma que são necessárias, em geral, duas semanas após a segunda dose para que a pessoa esteja pro-tegida, já que esse é o tempo que o sistema leva para criar anticor-pos neutralizantes que barram a entrada do vírus nas células. Ain-da segundo o instituto, uma quantidade maior de anticorpos pode ser registrada até um mês após o fim da vacina-ção, também variando de indivíduo para indi-víduo.

Cuidados

“Ao tomar uma va-cina, a pessoa tem que aguardar pela ação do seu próprio sistema imunológico, que vai produzir os anticorpos que irão protegê-la”, reforça Isabella, des-tacando a importância de, mesmo após tomar a segunda dose, a pes-soa continuar usan-do máscaras, evitanusan-do aglomerações, higieni-zando as mãos e ob-jetos e respeitando as

Quinto lote de vacina deve

chegar na próxima semana

NOTÍCIAS MS

www.noticias.ms.gov.br

Já na próxima sema-na, deve chegar a Mato Grosso do Sul, mais um lote da vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde ao Fórum Nacio-nal de Governadores, na quarta-feira (17) e nesta nova remessa de-vem ser liberadas 4,8 milhões de doses da Coronavac aos estados.

O Secretário de Es-tado de Saúde, Geraldo Resende diz estar espe-rançosos com a possi-bilidade de envio des-sas novas doses para

Mato Grosso do Sul. Segundo ele, assim que o Ministério fizer a distribuição das novas remessas das vacinas, elas serão encaminha-das aos municípios o mais rápido possível.

Mato Grosso do Sul recebeu até agora 222.746 (vacinas), em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira (re-messa) chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote de-sembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina

AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote che-gou ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quar-ta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 foi entregue ao Governo do Estado no dia 7 de fevereiro.

Além da distribuição das vacinas, Mato Gros-so do Sul também se tor-nou destaque nacional na aplicação dos imuni-zantes, estando entre os primeiros colocados em todo País na vacinação, quando é feita a conta-gem proporcional ao nú-mero de habitantes. recomendações das

au-toridades sanitárias. “É muito importante que as pessoas enten-dam que será preciso continuar tomando os mesmos cuidados por mais algum tempo.

Este ano tende a ser melhor que 2020, pois já temos mais conheci-mento e algumas res-postas à doença, mas, infelizmente, 2021 será ainda de distanciamen-to e de uso de

másca-ras”, acrescenta a vice--presidente da SBIm, acrescentando que, para diminuir a trans-missão da doença, será preciso vacinar, no mí-nimo, 60% da popula-ção brasileira.

(4)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.brcontato@diariocorumbaense.com.br

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

4

SAÚDE

Na bandeira vermelha, Corumbá já tem

alta incidência de notificações de dengue

Anderson Gallo/Arquivo Diário

Moradores devem manter quintais limpos para evitar proliferação do mosquito transmissor

LEONARDO CABRAL leonardo@diariocorumbaense.com.br

C

orumbá está na bandeira vermelha, com alta incidência de casos de dengue neste segundo mês do ano. É o que informou o boletim epidemioló-gico, que corresponde à semana seis, da Se-cretaria Estadual de Saúde (SES), divulga-do na quarta-feira, 17 de fevereiro. Ou seja, o Município pantanei-ro aparece acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

O boletim é divul-gado semanalmente pela SES. Corumbá aparece com 371 ca-sos suspeitos, 47 a mais de uma semana para a outra. Já em relação a casos posi-tivos, o SES indica a cidade com 64 pesso-as confirmadpesso-as com a doença, 15 a mais do que na semana cinco.

Já a Secretaria Municipal de Saú-de informou que até o dia 13 de fevereiro, a cidade já havia ul-trapassado os dados contabilizados pelo Estado. Foram 709 notificações suspeitas na semana epidemio-lógica de número seis, 56 deles confirmados por exame laborato-rial.

Bairros com maior incidência

A Secretaria de Saúde de Corumbá, também informou que os bairros com maior incidência da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são a região do Centro, com 44 no-tificações e o bairro Cristo Redentor, com 43.

Seguindo os dois primeiros, os bairros com maior incidência são: Guatós e Popular Nova que têm 36 noti-ficações cada; Univer-sitário com 30; Maria Leite com 24; e Ae-roporto, Dom Bosco, Jardim dos Estados

com 20 cada um. Com os números subindo, o mutirão para combater a pro-liferação do mosquito, que também é respon-sável pela transmis-são zika vírus e febre chikungunya, está sendo reforçado e co-meçou ontem no Cris-to RedenCris-tor e vai até este sábado (20).

O mutirão tem o objetivo de desenvol-ver ações educativas, eliminar pequenos e grandes depósitos de larvas, colocar te-las em caixas d’água que estejam abertas e cal em fossas. Mas a ação individual dos moradores é a manei-ra mais eficaz de se combater o mosqui-to, já que os focos se concentram principal-mente nos domicílios.

Nesta sexta-feira (19) o mutirão aten-derá as ruas Paraná, Ladário, Oriental e Minas Gerais. No sá-bado, será a vez das ruas Antônio Maria, São Paulo, Tiradentes e Salgado Filho. Primeira morte O boletim epide-miológico estadual também confirmou a primeira morte por dengue em Mato Grosso do Sul. Trata--se de um idoso, de 66 anos, morador em Dourados. Ele morreu no dia 29 de janeiro.

Em 2020, quan-do Corumbá enfren-tou uma epidemia de dengue, com quatro mortes, Mato Grosso do Sul bateu recorde nos óbitos se

compa-rado aos últimos cinco anos. Foram 42 pesso-as que perderam a ba-talha para a doença.

Sintomas e tratamento

Os sintomas da do-ença são: febre alta com início súbito (en-tre 39º a 40º C); for-te dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimen-to dos mesmos; man-chas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com co-ceiras; extremo can-saço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articula-ções; náuseas e vômi-tos.

O Ministério da Saúde apenas reco-menda o uso de para-cetamol para o

contro-le da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 gramas por dia. No entanto, o uso de qualquer me-dicamento só deve ser

feita após indicação de um médico.

É importante man-ter-se hidratado e fi-car em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.

As principais medidas de prevenção

e combate ao Aedes Aegypti são:

Manter bem tampados tonéis, caixas e

barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão

tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia ate

a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas

aquáti-cas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em

li-xeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar

ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro e latinhas de

boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de

mu-ros ou cimento;

Não deixar água acumulada em folhas

secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser

tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar

condi-cionado;

Lonas para cobrir materiais de

constru-ção devem estar sempre bem esticadas

para não acumular água;

(5)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.br contato@diariocorumbaense.com.br twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

5

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMC www.corumba.ms.gov.br/

GERAL

Prefeito atende pedido e Município vai arcar com parte

de plano de saúde de aposentados e pensionistas

Divulgação/PMC

Decreto assinado pelo prefeito Marcelo Iunes foi publicado na segunda-feira

O

prefeito Marce-lo Iunes aten-deu a um an-seio antigo dos servidores da Prefeitu-ra de Corumbá. Com o Decreto N° 2.499, publicado na edição de segunda-feira (15) do DIOCORUMBÁ, o Município passa a ar-car com parte do plano de saúde dos aposen-tados e pensionistas do regime próprio da Previdência Social do Município (Funprev) e os pagos pelo Tesouro Municipal.

“Atualmente, os servidores que se apo-sentam e que desejam continuar no plano de saúde devem contribuir

com o valor integral deste, sem nenhuma contrapartida do Poder Público”, observou o prefeito. “E isso acaba-va por onerar muito os aposentados, os quais dedicaram tempo con-siderável de sua vida para a Administração Pública”, completou Iu-nes.

O secretário mu-nicipal de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, expli-cou que, para o bene-fício ser estendido aos aposentados e pensio-nistas, foi necessária uma adequação dos percentuais pagos pe-los servidores efetivos e comissionados, de modo a manter o equi-líbrio econômico e fi-nanceiro da ação.

“Os servidores efe-tivos e comissionados terão um reajuste míni-mo na contribuição do plano de saúde, a qual resultará em enorme ganho social por per-mitir a inclusão dos aposentados com este benefício”, reforçou o secretário.

Conforme estabele-ce o Decreto N° 2.499, “de cada beneficiário ti-tular efetivo, o desconto na remuneração men-sal em valor equivalen-te a 7,5% (seequivalen-te e meio por cento) e de cada beneficiário titular não--efetivo, desconto na remuneração mensal em valor equivalente a 10% (dez por cento)”.

O texto estabelece ainda que “do patro-cinador integrante da Administração Dire-ta e IndireDire-ta do Poder Executivo Municipal, o recolhimento no valor correspondente a 7,5% (sete e meio por cento) da folha de pagamento mensal do beneficiário efetivo e do beneficiá-rio especial e 5% (cinco por cento) da folha de pagamento mensal do beneficiário não-efeti-vo, respeitado o limite

de 3% das respectivas despesas de pessoal e até 70% do valor de contribuição de cada segurado”.

De acordo com a su-perintendente de Pre-vidência Social da Se-cretaria de Finanças e Gestão, Gabriela Wink-ler, dos 755 aposenta-dos e pensionistas da Prefeitura, apenas 104 eram beneficiários no

plano de saúde. “Mui-tos não aderiam por ter de contribuir na inte-gralidade. Agora, com contribuição por parte do Poder Público, será possível estender esse número”, afirmou, re-forçando que o plano dos aposentados e pen-sionistas não será pago com recursos do Fun-prev e sim com recursos próprios da Prefeitura.

Marinha abre inscrições

para concurso de níveis

fundamental e médio

Anderson Gallo/Arquivo Diário

Sexto Distrito Naval tem 19 vagas em processo seletivo

A Marinha do Brasil abriu inscrições para processo seletivo de profissionais de níveis fundamental e médio para prestação do Ser-viço Militar Voluntário de Praças Temporários (SMV-PR), nas áreas Industrial, de Saúde, Apoio e Administrati-va.

As vagas são para

ROSANA NUNES

rosana@diariocorumbaense.com.br

ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade e no máximo 40 anos, até 31 de de-zembro do ano de sua incorporação, a fim de comporem as fileiras militares como Praças da Reserva de 2ª Clas-se da Marinha (RM2).

O Comando do 6º Distrito Naval, sedia-do em Ladário, oferece vagas na área Indus-trial com especialidade em Eletrotécnica (1), Mecânica (1), Motores (2) e Química (1); Saú-de com especialidaSaú-de em Higiene Dental (1) e Patologia Clínica (1); Apoio com especialida-de em Administração (7) e Processamento de Dados (1); e Adminis-trativa - Motorista de viaturas (4). Os interessados devem acessar o site www.ingressonamari-nha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concor-rer e acessar o link da inscrição e o respecti-vo Aviso de Conrespecti-voca- Convoca-ção.

As inscrições ficam abertas até 04 de mar-ço de 2021 e a taxa é de R$ 60,00. Mais in-formações pelos tele-fones: (67) 3234-1061 ou pelo e-mail: 6dn. imprensa@marinha. mil.br. Com

informa-ções da assessoria de imprensa do Comando do 6º DN.

Começam hoje inscrições em

concurso para recenseador e

agente para o Censo 2021

AGÊNCIA BRASIL

www.agenciabrasil.ebc.com.br

O Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE) pu-blicou ontem (18) o edital para o concurso do Censo Demográfico 2021. No total, serão oferecidas, 204.307 vagas temporárias, das quais 181.898 para a função de recenseador, 16.959 para a ativida-de ativida-de agente censitá-rio supervisor e 5.450 para o cargo de agente censitário municipal.

Para os cargos de agente censitário mu-nicipal e agente cen-sitário supervisor, as inscrições começam hoje (19) e vão até 15 de março. A taxa de inscrição é de R$ 39,49 e podem ser fei-tas pelo site da banca de avaliação Cebraspe (https://www.cebras-pe.org.br/concursos/ ibge_20_agente). Já para as vagas de recenseador, as inscri-ções começam no dia 23 de fevereiro e vão até 19 de março. A taxa de inscrição é R$ 25,77 e a inscrição pode ser feita no endereço ele-trônico https://www. cebraspe.org.br/con-cursos/ibge_20_%20 recenseador.

O salário previsto para agente censitário municipal é R$ 2.100; para agente supervi-sor é R$ 1.700. Já a remuneração do re-censeador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. A previsão é de que as provas objetivas se-jam aplicadas presen-cialmente em 18 de abril para o cargo de agente censitário mu-nicipal e agente cen-sitário supervisor. Já para a função de recen-seador, as provas pre-senciais devem ocorrer no dia 25 de abril, "se-guindo os protocolos sanitários de preven-ção da covid-19".

De acordo com o edital, caberá ao recen-seador realizar a co-leta, presencialmente e/ou por telefone, das informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho.

(6)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.brcontato@diariocorumbaense.com.br

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

6

GERAL

Campanha da Fraternidade

será aberta neste sábado

em Corumbá e Ladário

Divulgação

Campanha da Fraternidade deste ano tem o tema "Fraternidade e Diálogo"

A quarta-feira de cinzas, 17 de feverei-ro, marcou o início da Quaresma, perío-do de quarenta dias que antecede a prin-cipal celebração do cristianismo: a Pás-coa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada num domingo e praticada desde o século IV.

Em entrevista ao

Diário Corumbaen-se, o Bispo

Diocesa-no de Corumbá, Dom João Aparecido Ber-gamasco, disse que é tempo de interioriza-ção maior da vivência da palavra de Deus.

“Para nós, a Qua-resma é um tempo de preparação para a celebração da Pás-coa, identificação pe-nitencial, onde bus-camos assim, fazer da Quaresma o ca-minho para celebrar a Páscoa de Jesus. Mesmo com o tempo que estamos vivendo, com a pandemia, os protocolos e restri-ções serão seguidos e celebrações nas igre-jas serão realizadas, como a imposição das cinzas, momento que representa a introdu-ção dos fieis no tempo da Quaresma”, falou o Bispo.

“Durante toda a Quaresma a igreja oferece aos fieis, mo-mentos penitenciais, de sacramento da pe-nitência e confissão, convida-os para exer-cícios quaresmais, como a oração, tão importante também o jejum e a caridade, que é uma manifes-tação do nosso amor ao próximo, da nossa

LEONARDO CABRAL

leonardo@diariocorumbaense.com.br

solidariedade com os que sofrem, despren-dimento, quebrando nosso orgulho, egoís-mo”, mencionou.

A Quaresma termi-na no Sábado de Ale-luia, anterior ao Do-mingo de Páscoa. Os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se reco-lhem em oração e pe-nitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Campanha da Fraternidade

Além do início da Quaresma, a Igreja também abre a Cam-panha da Fraternida-de 2021. Não haverá este ano a tradicional caminhada entre La-dário e Corumbá. Por causa da pandemia da covid-19, a Cam-panha será lançada no sábado (20) com celebração pelas re-des sociais, reunindo as comunidades da Diocese de Corum-bá e Ladário. O tema este ano é: “Fraterni-dade e Diálogo: com-promisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma uni-dade”.

“Todos os anos a Campanha da Fra-ternidade acompa-nha o tempo quares-mal, gesto concreto da nossa convivência cristã. Ela será ecu-mênica e envolve o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), com um tema importan-te para nós, fala da fraternidade e diálo-go, compromisso de amor”, explicou Dom João Bergamasco.

“Objetivo da cam-panha é através do diálogo amoroso, do testemunho da uni-dade, nessa diversi-dade, inspirarmos no amor de cristo, que-remos convidar a co-munidade de fé, pes-soas de boa vontade a pensar, avaliar e superar os caminhos da polarização e da violência que marca o mundo atual, quere-mos construir um ca-minho de paz”, com-pletou o Bispo.

O lançamento da Campanha da Frater-nidade na região será pela rede social, pá-gina da Diocese, no Facebook, e poderá ser acompanhada pe-los fieis, a partir das 17h de sábado (20):

@pascomdioceseCo-rumba.

Polícia Civil descobre que menino

desaparecido estava o tempo todo com o pai

Anderson Gallo

Logo que chegou à delegacia, Fernando foi ao encontro da mãe; ambos choraram muito

ROSANA NUNES

O

menino

Fer-nando Hen-rique Santos Pereira, de 11 anos, que estava desaparecido desde a manhã de quarta--feira (17), chegou no fim da tarde desta quinta (18) à Delega-cia de PolíDelega-cia Civil. O Diário Corumbaense apurou que trabalho conjunto da equipe de investigação do 1º Distrito Policial e da Delegacia Regional de Polícia Civil che-gou à criança.

Fernando estava o tempo todo sob os cui-dados do pai, Fernan-do de Souza Pereira,

na casa de uma irmã dele, no bairro Popu-lar Nova. O pai, que está separado da mãe da criança, chegou a registrar boletim de ocorrência sobre o de-saparecimento do fi-lho.

Ele foi detido, leva-do para a delegacia e será interrogado pela delegada Tatiana Zin-gier e Silva, para es-clarecer o que o levou a "sumir" com o me-nino. Logo que che-gou ao DP, Fernando Henrique foi ao en-contro da mãe, Cris-tiane Santos Lima Pereira, e a emoção tomou conta dos dois.

O desaparecimen-to do menino causou grande comoção na

ci-dade, mobilizando fa-miliares, amigos e as redes sociais. A famí-lia chegou até a ofere-cer recompensa para quem desse informa-ção que levasse ao pa-radeiro do garoto.

"Graças a Deus ele está bem. Mas fomos feitos de palhaços. Desde que o menino desapareceu estamos à procura dele e até recompensa oferece-mos, para agora des-cobrirmos que o pai foi o responsável pelo sumiço do Fernando. Agora ele vai arcar com as consequência do que fez", disse à reportagem, a prima de Fernando de Sou-za Pereira, EliSou-zandra Marinho.

(7)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.br contato@diariocorumbaense.com.br twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

7

ENTRETENIMENTO

PUBLICIDADE

Solução

BANCO 32

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

R P M E R E T I R A N T E T O L E R A N C I A L E V A N T A R O E G A R O A C C C D E E R C O R P O A C E M M A R G A R I D A A P T O T E M O R R E P A J E I E R M O A N D O I S A M A R T E S C A T O D E C O M E D I A O S R A M A B A S E Ação ou resultado de tolerar Móvel para guardar roupas Buraco formado pela queda do meteoro A favor de; em prol de Sufixo de "vinhedo" Chefe espiritual indígena O lugar vazio; desa-bitado Esse, em espanhol Poema lírico para ser cantado Vitamina encon-trada na cenoura Esmalte incolor para unhas Dispositivo de

circuitos eletrônicos A fogueiraolímpica Televisão (red.)

Aumento do preço de um produto Disparo

de arma de "pera"Vogais

O planeta vermelho Os anos do século Erguer do chão 300, em romanos Hábil; capaz Acusada de um crime Medo; receio Remédio em creme Faço cami-nhadas Gaivota, em tupi Chuva fina Hot (?), cachorro-quente Carne para assados Registro de reunião É coberto pela roupa Tipo de flor do campo Apelido de "Isabela" Filme divertido Conjunto de galhos de uma planta Antecede o "F" Ventilar (o cômodo) Iodo (símbolo) Acionam as teclas Migrante do sertão Máquina usada na pavimentação de estradas Espécie de cobertor Roça (os dentes) Malvada (?) Stevens, músico

3/ati — cat — ese — ode. 4/pajé — relê. 6/arejar.

PALA

VRAS CRUZADAS DIRET

AS

Solução

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL

DICAS E JOGOS

PARA DESENV

OLVER

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

      @COQUETE L /RE VISTASCOQ UETE L BANCO 45 L F E D I T O G A L I N E R E N T E A C R E T A I D O R I A L T S E L A D O R U S N O E A R Ã O F E N S A O S C U L O D D N A T E I M A U A E R O I N I M B O R R C B O N S A I H A B I L M R S Ordem ju-dicial pu-blicada em jornais

Data fixada que

jamais há de chegar

Método de

reconhe-cimento biométrico

(?) chi chuan, arte

marcial Auguste (?), pintor impres-sionista Lev Tolstoi, romancis-ta russo "The (?)", seriado de TV da Warner (?) moral, ataque à honra de alguém Habitar; ter residência Tira-(?): é usado na exibição de futebol Nuvem densa e cinzenta de chuva "Ambos", em "ambi-destro" Mastiga à

maneira das preás

Selton Mel-lo, ator de "O Palha-ço" (Cin.) Cultivo japonês de árvores anãs

"Me And (?) Jones",

sucesso de Billy Paul

Vitamina contra a gripe Que

execu-ta execu-tarefas com

agili-dade e eficiência

Orelha, em inglês

A (?): lhe

É formado

por adeni- na, timina,

citosina e guanina Estanho (símbolo) Beijo que indica amizade ou conci-liação Nato; congênito

Aboliu a escravidão nos EUA

Elemento dos signos Touro, Virgem e Capricórnio A vítima morta em acidente Material imper- meabili-zante De sabor amargo João (?) Jr, prefeito de São Paulo (2017) Epíteto de Pelé Musa da Tropicália Canal do "Superbonita" (TV)

2/oc. 3/ear — tai. 5/nimbo. 6/renoir.

(8)

Diário Corumbaense - Corumbá - MS

19 de fevereiro de 2021 - ANO: XIV - Edição: 2636 www.diariocorumbaense.com.brcontato@diariocorumbaense.com.br

twitter.com/diarionline facebook.com/diarionline

8

Referências

Documentos relacionados

Focalizando uma sistemática de apoio à tomada de decisão referente à manutenção e inspeção baseadas em risco (MIBR), o estudo tem como elemento central um novo

Uma decisão acertada aqui representa um passo muito importante em direção ao sucesso pela seguinte razão: se você tem um bom produto, para o qual existe uma boa demanda, todo

também  os  atos  de  improbidade  praticados  contra  o  patrimônio  de  entidade  que  receba  subvenção,  benefício  ou  incentivo,  fiscal  ou  creditício, 

O certificado da Nossa Senhora de Fátima foi entregue, no dia 2 de dezembro, pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ezequiel do Valle, durante uma reunião comemo- rativa, da

A empresa conquistou um espaço relevante no mercado nacional e internacional das indústrias de material de escritório e escolar, sendo constantemente reconhecida através

Acondroplasia FGFR3 Análise da mutação c.1138G>A/C no gene FGFR3 Sequenciamento Sanger Sangue EDTA ou Sangue em papel de filtro (Para saliva cobrar o valor do

• A operação Hole3 foi criada em um esboço que pode ser usado como caminho para o próximo padrão.. No navegador, expanda a operação Hole3 para expor a

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três