• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO JUSTIFICATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO JUSTIFICATIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

“Toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram nos livros. Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação. Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos. Toda criança tem o direito de crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história. Isso porque o livro é um instrumento de cidadania e de formação. Através deles, podemos compor leituras do mundo e ampliar nossos horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva. Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental na formação e no desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo o livro entrar na casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais fácil será, para ela, desenvolver as habilidades e as competências da leitura e da escrita.” (Fabiano dos Santos, Secult, 2007).

É com o compromisso de democratizar o acesso à leitura e ao livro bem como investir na qualidade da educação e na formação cidadã das nossas crianças e jovens que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia lança o projeto de leitura “Biblioteca na escola viva”. Nele, são apresentados os objetivos e as ações metodológicas a serem desenvolvidas por todos os sujeitos responsáveis pelo desenvolvimento do letramento literário dos nossos alunos.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia atende cerca de 54.118 alunos na sua rede de escolas, nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Com o compromisso de promover uma educação de qualidade que vise ao melhor desempenho dessas crianças e jovens, a secretaria vem desenvolvendo determinadas ações, tanto no campo da gestão das suas escolas como nas ações pedagógicas. Um bom exemplo são os projetos de leitura desenvolvidos nos últimos dois anos.

Acreditamos, no entanto, que o fomento à leitura não pode ser uma ação pontual, mas sim algo que seja realizado cotidianamente com o intuito de consolidar as habilidades de leitura e de escrita, e também promover a cultura da leitura e do consumo de livros. Diante disso, acreditamos que uma proposta que estimule a leitura por meio de um direcionamento na rotina de atividades literárias é fundamental, pois precisamos incentivar a leitura e combater a realidade atual que vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler.

A suspensão das aulas, adotada como medida de prevenção à pandemia de COVID-19 no mês de março, fez com que todos os professores tivessem que inovar em suas práticas pedagógicas a fim de que os alunos não perdessem a rotina de estudos durante o período de isolamento social. Para potencializar tais práticas, o projeto será desenvolvido nos meses de agosto a dezembro com o objetivo principal de estimular nos alunos o gosto pela leitura. Para isso, os professores e os alunos poderão fazer uso de recursos tecnológicos para realizar as atividades propostas, como recontos por meio de produção de vídeo, para participar de círculos de cultura através dos grupos de WhatsApp ou de webconferência, para assistir a contação de histórias por vídeo etc.

O crescente uso de aparelhos tecnológicos sem as devidas orientações, bem como a imersão em ambientes digitais diversos e a falta de incentivo à leitura mais aprofundada de textos literários têm levado as crianças e os jovens ao desinteresse pela leitura de livros paradidáticos. Esses fatores prejudicam o processo de letramento literário, afetando por vezes a produção de texto oral e escrita, especialmente no campo artístico-literário. Contra essa realidade, busca-se proporcionar ao aluno o desenvolvimento da compreensão leitora e o domínio de diferentes gêneros a partir de seus aspectos sociocomunicativos. Desse modo, o incentivo à leitura permitirá desenvolver diferentes competências comunicativas e promoverá acesso a diferentes acervos literários.

APRESENTAÇÃO

(3)

Através do projeto de leitura Biblioteca na escola Viva, o aluno será estimulado a perceber o livro, impresso ou digital, como um instrumento de deleite, de fruição estética e de conhecimento. O projeto contará com o apoio dos gestores e professores de cada unidade escolar, a partir de sua casa ou da escola, que poderão utilizar os seguintes recursos e estratégias:

- Fichas de leitura virtuais ou impressas; - Cadernos e diários de anotações;

- Mala literária (que devem ser higienizadas); Observação: Essa estratégia será usada somente no caso de retorno de aulas presenciais.

- Google Sala de Aula; - WhatsApp.

As ferramentas digitais supracitadas ( Google Sala de Aula e Whatsapp) permitem formar turmas virtuais e apresentar conteúdos multimídia.

Assegurar o direito da criança e do adolescente ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social por meio do acesso à literatura infantil e juvenil, promovendo a aquisição, a distribuição e a dinamização de acervos na rede municipal de educação de Caucaia.

 Socializar acervos literários com a finalidade de despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita;

 Estimular a criação de ambientes favoráveis a leituras compartilhadas entre professores e alunos no ambiente virtual;

 Realizar a dinamização do acervo de literatura infantil e juvenil entre formadores, gestores, professores e demais membros da comunidade escolar;

 Promover encontros virtuais de orientações acerca das etapas do projeto;

 Propiciar o compartilhamento das práticas desenvolvidas nas escolas em âmbito municipal;

 Incentivar a garantia de acervo de literatura infantil e juvenil nas bibliotecas, observando a diversidade de gêneros textuais, a produção de autores cearenses e nacionais, além da qualidade literária e gráfica;

 Realizar práticas de leitura e de apreciação de livros paradidáticos por meio da realização de ciclo de leitura, círculo de cultura, sarau literário e outras estratégias.

Apresentação do projeto de modo virtual para os professores, alunos, pais de alunos e funcionários da escola;

Instituição do dia da leitura, com atividades temáticas diversificadas, envolvendo alunos, professores, funcionários e pais de alunos, que devem acontecer na última semana de cada mês, devidamente registradas;

Organização da biblioteca virtual disponibilizada no portal BIBLIOTECA NA ESCOLA VIVA; OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

(4)

Garantia da participação dos profissionais atuantes em oficinas de leitura literária, produção textual e atividades tendo como referência o projeto em desenvolvimento, momentos que serão ofertados pela SMECT;

Valorização da produção textual das crianças e adolescentes, incentivando a publicação e divulgação das mesmas, coletando textos escritos por cada um, na perspectiva de permitir que cada aluno possa organizar, na forma de livro, o que conseguiu produzir durante o período de realização do projeto; Oficinas de arte (desenho, pintura, releitura) com encontros virtuais entre as escolas;

Mobilização dos pais para participação no Dia da leitura em casa com a família, dia do empréstimo do livro paradidático (a combinar) e entrega da ficha de leitura, reforçando assim a importância dos pais darem atenção em casa, a momentos de leitura dos filhos;

Incentivo a professores a lerem livros, revistas e textos indicados pelo núcleo gestor da escola, pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e SEDUC, que possam contribuir com sua formação continuada.

Sensibilização dos funcionários sobre a importância da leitura, incentivando-os a levarem emprestados para casa livros de seu interesse pessoal, agendando com antecedência (respeitando as orientações para evitar aglomerações);

Estímulo à de doação de livros pela comunidade com intuito de enriquecer o acervo da escola;

Promoção do clube de leitura virtual, com encontros sistemáticos entre os membros para falar sobre os livros compartilhados.

PERÍODO AÇÕES

Agosto Abertura oficial do Projeto de Leitura (via google meet) Seminário de leitura e contação de histórias (encontro virtual) Setembro a

dezembro

Dia da leitura na escola (contação de história, apresentação de trabalhos feitos pelos alunos, mural de cordéis, recital de poesias, texto coletivo, leitura e cantoria etc.). Exposição das atividades desenvolvidas nas escolas. Acontecerá sempre na última semana de cada mês (encontros virtuais).

Rotina de leitura nas turmas de educação infantil e ensino fundamental. (adaptações das rotinas pedagógicas).

Jornal de notícias Anos Finais e EJA: O professor propõe que os alunos criem um jornal de notícias, o qual pode ter conteúdos variados, desde informações sobre o COVID-19, como também outras temáticas (suas rotinas, dicas de entretenimento, etc). O material elaborado pode ser divulgado através das redes sociais que a escola possua e pelo portal do projeto.

Clube de leitura e debate virtuais

Primeiro momento: O professor, através da sua aula compartilhada indica obras literárias, documentários ou filmes para serem lidos ou assistidos pelos alunos em casa, e define uma data para uma reunião virtual.

Segundo momento: O professor realiza uma discussão/debate sobre a obra CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

(5)

escolhida. Podendo, inclusive, solicitar trabalhos aos alunos.

Roda de leitura e contação de histórias virtuais. Para anos iniciais, o professor, em seu horário da aula compartilhada, agenda uma data para fazer leitura para os estudantes ou contar histórias. Essas atividades podem ser realizadas com teatro de sombras, fantoche, ou usando recursos multimídia como slides, música e vídeos.

Outubro e novembro

Semana literária infanto-juvenil envolvendo crianças da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental (contação de história, desenhos, recital de poesias, pesquisas bibliográficas sobre escritores cearenses, dramatizações, leitura de livros abrangendo os diferentes gêneros literários, produção textual).

Encontros e seminários online. Setembro a

dezembro

Clubes de leitura, encontros na escola para o recebimento dos livros e encontros virtuais com alunos, professores, funcionários, pais para orientações.

Oficinas de leitura literárias (Via SMECT e parceiros). Todos os meses

nas formações municipais

Troca de experiências exitosas e apresentações personalizadas entre as escolas.

Dezembro Mostra cultural Educação Infantil– histórias infantis. Culminância do projeto. (a combinar)

Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos, observe se os alunos: demonstram interesse em participar dos círculos de leitura virtuais; compartilham suas anotações sobre o livro que estão lendo, sabendo que é possível falar dos sentimentos que a leitura despertou, das relações que estabeleceram com outros livros e outras situações; perguntam sobre o significado de palavras sobre as quais se tem dúvida; mostram trechos preferidos; levantam questões sobre a história; fazem comentários sobre as ações dos personagens; contam como imaginam determinada cena. Observe ainda se a família tem participado com interesse das atividades virtuais e reuniões, e realizam devolutivas das atividades compartilhadas.

A avaliação será contínua, possibilitando que os alunos acompanhem suas conquistas e suas dificuldades. As atividades sugeridas devem contemplar o uso do acervo de livros do projeto, bem como outros recursos pedagógicos existentes na escola e disponíveis no portal

http://bibliotecanaescolaviva.smecaucaia.com.br utilizados com objetividade, coerência e

responsabilidade. AVALIAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

4 desta tese: e tópico conversacional é marcado por um evento H+L*, com tom de fronteira L% e sem pausa; f tópico contrastivo pode ocorrer com H+L*, L+H* ou L*+H, sem acento frasal

O espectro Raman para esse sistema exibe uma faixa de frequência de 927 e 1021 cm -1 , onde observamos que os comprimentos das ligações dos primeiros vizinhos C-C (C11 e

No presente relatório é feita uma descrição detalhada das equações matemáticas que permitem descrever o campo térmico e o campo higrométrico, e apresenta-se também a

Mais do que isso, podemos ver que essa é uma construção de participação comum aos gêneros, pois até mesmo as mulheres, que aqui não tem tantos impedimentos ao praticar “bi”,

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção que professores e alunos da educação técnica têm dos processos de ensino e de aprendizagem em andamento nesse

No segmento de Ônibus, o primeiro semestre de 2007 foi o melhor da série desde 2002, com aumento de 6,50%, mantendo a retomada esperada de crescimento para o setor em

Uma justificativa para este fato, é que não houve uma diferença grande entre a frequência das modificações na postura quando comparados com as repercussões que ocorreram