• Nenhum resultado encontrado

VIVEMOS TEMPOS DIFÍCEIS NÉ? VAMOS FALAR UM POUQUINHO DE AMOR?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVEMOS TEMPOS DIFÍCEIS NÉ? VAMOS FALAR UM POUQUINHO DE AMOR?"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Há ANOS

(2)

VIVEMOS TEMPOS DIFÍCEIS NÉ? VAMOS FALAR UM POUQUINHO DE AMOR?

O MEDO É O MAIOR INIMIGO DO AMOR. NÃO PERMITA QUE ELE LHE ROUBE A SAÚDE, MATE A ALEGRIA DE VIVER E A SUA CAPACIDADE DE AMAR. O MEDO TAMBÉM PODE VIRAR PANDEMIA. A GENTE PODE ESCOLHER O AMOR EM VEZ DO MEDO. UM DOS MAIORES ENSINAMENTOS QUE JESUS NOS DEIXOU FOI: “AMAI AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO E DEUS SOBRE TODAS AS COISAS”. MAS O QUE É O AMOR? O AMOR ESTÁ POR TODA PARTE NA NATUREZA, QUE NOS CONVIDA AO EXERCÍCIO DA NOSSA INTELIGÊNCIA; ATÉ NO MOVIMENTO DOS ASTROS O ENCONTRAMOS. É O AMOR QUE ORNA A NATUREZA DE SEUS RICOS TAPETES; ELE SE ENFEITA E FIXA MORADA ONDE SE LHE DEPARAM FLORES E PERFUMES. É AINDA O AMOR QUE DÁ PAZ AOS HOMENS, CALMA AO MAR, SILÊNCIO AOS VENTOS E SONO À DOR. DEUS NÃO COBRA DE NÓS O AMOR IMPOSSÍVEL, NÃO TEMOS AINDA CAPACIDADE PARA AMAR A TUDO E A TODOS, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE NÃO CONHECEMOS, MAS O QUE DEUS ESPERA DE NÓS É QUE TENHAMOS A AUSÊNCIA DO ÓDIO EM NOSSOS CORAÇÕES.

ESTAS PALAVRAS VEM COM OBJETIVO DE ACALMAR TODOS OS CORAÇÕES QUE ESTÃO ENFRENTANDO ALGUMA TRIBULAÇÃO, POIS O AMOR É O MAIOR REMÉDIO PARA TODOS OS MALES.

AS ATIVIDADES FORAM PREPARADAS COM MUITO AMOR PARA QUE DESENVOLVAM JUNTO ÀS CRIANÇAS, QUE COM CERTEZA, RETRIBUIRÃO COM MUITA ALEGRIA. ALEGRIA, É MAIS UM REMÉDIO PARA O CORAÇÃO.

FELIZ É AQUELE QUE AMA A TODOS COM A INOCÊNCIA DE UMA CRIANÇA.

(3)

ORGANIZANDO A ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS

MATERIAL: TOALHAS DE MESA OU TECIDOS VARIADOS E ALGUMAS FLORES. CASO TENHA UM JARDIM OU QUINTAL, VÁ ATÉ LÁ COM A/S CRIANÇA/S ANTES DA ATIVIDADE E COLHA FOLHAS OU FLORES COM ELA/S, PARA QUE POSSAM SER USADOS NA DECORAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO:

 EXPLIQUE À/S CRIANÇA/S QUE VOCÊS IRÃO PREPARAR UM ESPAÇO JUNTOS PARA UM MOMENTO DE REFEIÇÃO.

 CONVIDE-A/S A EXPLORAR OS MATERIAIS DISPONÍVEIS NAS

CAIXAS COM OS ALIMENTOS QUE VOCÊ JÁ DEVERÁ TER ORGANIZADO.

 ARRUMEM O LOCAL DE ACORDO COM SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS.

 DEPOIS QUE O LOCAL E O AMBIENTE ESTIVEREM ORGANIZADOS PELA/S CRIANÇA/S, PROCURE SABER O QUE ACHARAM E FAÇA O CONVITE PARA A REFEIÇÃO.

 INCENTIVE OS BEBÊS, ESPECIALMENTE OS MAIORES, A SE ALIMENTAREM SOZINHOS, COM OS TALHERES OU COM AS MÃOS.

 ENQUANTO SE ALIMENTAM, INCENTIVE-OS A EXPLORAR AS TEXTURAS, CHEIROS E SABORES.

 PARA FINALIZAR: DIGA AOS BEBÊS QUE ATIVIDADE ACABARÁ EM DEZ MINUTOS, QUE OS MATERIAIS SERÃO ORGANIZADOS. CONVIDE-OS PARA RECOLHER OS OBJETOS, AS TOALHAS E OS TECIDOS E GUARDÁ-LOS NAS CAIXAS NOVAMENTE.

(4)

EXPERIMENTE A ATIVIDADE MAIS VEZES, QUE TAL UM PIQUENIQUE EM DIVERSOS ESPAÇOS DE SUA CASA E QUINTAL?

EXPLORANDO A SUPERFÍCIE DA TERRA

MATERIAL:

POTES PEQUENOS COM ÁGUA, ELEMENTOS NATURAIS (PEDRAS, GALHOS, FOLHAS, SEMENTES) POTES DE TAMANHOS PEQUENOS E MÉDIOS, FUNIS, PENEIRAS E COLHERES. ESPAÇOS: A PROPOSTA SERÁ REALIZADA SOBRE UMA SUPERFÍCIE DE TERRA. ORGANIZE DOIS CANTOS, UM DELES COM OS ELEMENTOS NATURAIS E OS POTES DE ÁGUA E O OUTRO COM OS POTES, AS COLHERES, OS FUNIS E AS PENEIRAS. LEVE AO ESPAÇO EXTERNO UMA CAIXA COM BRINQUEDOS DE ENCAIXE PARA AS CRIANÇAS UTILIZAREM, SE DESEJAREM.

DESENVOLVIMENTO:

 SENTE-SE PRÓXIMO AOS BEBÊS E AUXILIE-OS, SE NECESSÁRIO, A UTILIZAR OS MATERIAIS.

 GARANTA ESPAÇO LIVRE E SEGURO PARA AQUELES QUE ENGATINHAM E ANDAM COM AUTONOMIA.

 PRIMEIRAMENTE PERMITA QUE AS CRIANÇAS EXPLOREM O ESPAÇO LIVREMENTE. RETIRE SEUS CALÇADOS E CONVIDE-OS A

(5)

RETIRAR OS DELES TAMBÉM, SE ASSIM DESEJAREM, PARA QUE POSSAM SENTIR A SUPERFÍCIE DE FORMA AMPLA.

 OPORTUNIZE LIBERDADE PARA SE DESLOCAREM POR ELE, DE ACORDO COM SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS.

 ACOMPANHE ESSE PRIMEIRO CONTATO COLOCANDO SUA MÃO JUNTO A DO BEBÊ SOBRE A TERRA.

 FAÇA COMENTÁRIOS COMO: O QUE É ISSO? É TERRA! VOCÊ QUER COLOCAR A MÃO? QUE TEXTURA ELA TEM? QUAL É TEMPERATURA DELA? ESTÁ QUENTE OU FRIA? COMO PODEMOS BRINCAR COM A TERRA? VAMOS DESCOBRIR?

 POSSIBILITE QUE TODOS, DE ACORDO COM OS PRÓPRIOS DESEJOS E INTERESSES, EXPLOREM LIVREMENTE O ESPAÇO SOBRE A SUPERFÍCIE, USANDO MOVIMENTOS E PARTES DO CORPO PARA SE APROPRIAR DAS CARACTERÍSTICAS DELA.

(6)

EXPLORANDO FOTOGRAFIAS, “OLHA O PASSARINHO!”.

MATERIAL

FOTOS DA FAMÍLIA; MÁQUINA FOTOGRÁFICA OU CELULAR COM CÂMERA FOTOGRÁFICA.

DESENVOLVIMENTO

 COLOQUE AS FOTOS DA FAMÍLIA EM UMA CAIXA.

 CONVIDE A CRIANÇA A SENTAR-SE CONFORTAVELMENTE. APRESENTE AS FOTOS UMA A UMA. EXPLORE PESSOAS, LUGARES, PAISAGENS. SEMPRE PERGUNTANDO: QUEM É ESTA PESSOA? QUE LUGAR É ESSE? QUEM É MAIS ALTO/MAIS BAIXO NAS FOTOS, ETC...

 LOGO, CONVIDE A CRIANÇA A TIRAR ALGUMAS FOTOS. INSTIGUE-A A FAZER POSES, CARAS E BOCAS. DEPOIS MOSTRE AS FOTOS A ELA. EM SEGUIDA, TROQUE AS POSIÇÕES, EXPLIQUE A ELA COMO MANUSEAR O APARELHO FOTOGRÁFICO E FAÇA VOCÊ AS POSES PARA QUE ELA TE FOTOGRAFE.

(7)

ESPELHO, ESPELHO MEU! MATERIAL:

ESPELHO PREVIAMENTE FIXADO EM UM ESPAÇO DE REFERÊNCIA E QUE TENHA MEDIDAS PRÓXIMAS AO TAMANHO DOS BEBÊS, APARELHO QUE REPRODUZA SOM, MÚSICAS ESTÁTUA E CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

DESENVOLVIMENTO:

 COLOQUE A CRIANÇA DE FRENTE AO ESPELHO.

 AO VER A SUA IMAGEM REFLETIDA, CADA UMA PODE REAGIR OU SE EXPRESSAR DE UMA FORMA, DESPERTANDO SUA

CURIOSIDADE.

 FALAR SOBRE O QUE ESTÁ OBSERVANDO.

 PROPONHA UM DIÁLOGO SOBRE O QUE ESTÃO VENDO E SOBRE AS PARTE DO CORPO.

 PROCURE SEMPRE SE REFERIR A ELAS PELO SEU NOME,

 VÁ SUGERINDO OUTROS LUGARES PARA QUE COLOQUE A MÃO, EM SEU

PRÓPRIO CORPO E TAMBÉM EM SEU CORPO.  PÓS ESTA PARTE, PROPONHA UMA DANÇA EM FRENTE AO ESPELHO.

SUGESTÕES DE MÚSICA: “ESTÁTUA E CABEÇA, OMBRO JOELHO E PÉ, AMBAS DA XUXA”. MÚSICAS DISPONÍVEIS NOS SITES:

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=B1DYKXJJ-1O E HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=ABGIIHRJDMI

(8)

BRINCANDO COM TECIDOS MATERIAIS:

CAIXAS FECHADAS COM UM FURO NO MEIO POR ONDE AS CRIANÇAS POSSAM INSERIR SUAS

MÃOS E TIRAR TECIDOS, TECIDOS DE DIVERSOS TAMANHOS, CORES E TEXTURAS, BARBANTE PARA FAZER UM VARAL, APARELHO DE SOM OU CELULAR PARA REPRODUZIR MÚSICA.

DESENVOLVIMENTO:

 ESSA ATIVIDADE PODE SER REALIZADA EM UM ESPAÇO ACONCHEGANTE DA CASA.

 PROVIDENCIE VARAIS AMARRANDO BARBANTES NUMA ALTURA EM QUE AS CRIANÇAS QUE ANDAM E QUE NÃO ANDAM POSSAM ACESSAR E PENDURE OS TECIDOS PELO VARAL DE FORMA CONVIDATIVA PARA BRINCAREM.

 ESPALHE ALGUMAS CAIXAS FECHADAS COM UM FURO NO MEIO PARA AS CRIANÇAS COLOCAREM SUAS MÃOS SEM VEREM O QUE CONTÉM NELA. ENCHA AS CAIXAS DE TECIDOS.  ERMITA QUE ESTE MOMENTO SEJA LIVRE E ESPONTÂNEO,

CONVIDANDO AS CRIANÇAS A SE APROXIMAREM DOS VARAIS TAMBÉM,.

 AO TÉRMINO, CONVIDE AS CRIANÇAS PARA GUARDAREM OS TECIDOS NAS CAIXAS, INCENTIVANDO A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E MATERIAIS.

(9)

FAZ DE CONTA QUE... MATERIAIS:

SEPARE VÁRIOS OBJETOS QUE PODERÃO SER CONSIDERADOS COMO PARTE DE UM CENÁRIO, INCLUINDO BRINQUEDOS DA CRIANÇA. JUNTO COM A CRIANÇA, SELECIONE UM LIVRO OU UMA HISTÓRIA INFANTIL SOBRE A QUAL IRÃO FAZER A ATIVIDADE.

DESENVOLVIMENTO:

 CONTE A HISTÓRIA COM MUITO EMPENHO, ENFATIZANDO OS SONS, VOZES, ETC.

 AO TÉRMINO DA HISTÓRIA, PROPONHA A CRIANÇA QUE ESCOLHA UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA PARA IMITAR. VOCÊ ESCOLHERÁ OUTRO.

 DIRIJAM-SE AO CANTINHO QUE JÁ DEVERÁ ESTAR PREVIAMENTE MONTADO .

 EXPLIQUE À CRIANÇA QUE PODERÃO USAR TUDO QUE ESTÁ NO CANTINHO PARA COMPOREM SEUS PERSONAGENS. DEPOIS É SÓ BRINCAR DE IMITAR.

(10)

PINTANDO COM CARVÃO E CAFÉ

MATERIAIS:

 PARA ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PRECISARÁ DE: IMAGENS DE REVISTAS, LIVROS, ATÉ

MESMO FOTOS.

APROXIMADAMENTE MEIO LITRO DE CAFÉ MISTURADO COM ÁGUA, ORGANIZADO EM DOIS RECIPIENTES PLÁSTICOS (PODEM SER CANECAS, POTES OU COPOS DESCARTÁVEIS).

 PEDAÇOS DE CARVÃO COMUM OU TIRAS DE CARVÃO VEGETAL.  PAPELÃO OU PAPEL.

DESENVOLVIMENTO

 INCENTIVE A CRIANÇA A EXPLORAR O CARVÃO E O CAFÉ SENTINDO O CHEIRO E A TEXTURA.

 SOLICITE QUE A CRIANÇA DESENHE NO PAPEL, UTILIZANDO O CARVÃO E O DEDO MOLHADO NO CAFÉ.

(11)

REFERÊNCIAS: Https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2879/organizando-a-alimentacao-dos-bebes file:///c:/users/casa/downloads/plano-de-aula-edi1-30und04.pdf file:///c:/users/casa/downloads/plano-de-aula-edi1-08und01.pdf File:///c:/users/casa/downloads/plano-de-aula-edi3-31und03.pdf

EQUIPE RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DESTE MATERIAL: ESPECIALISTA, DIRETORA E

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Our results also demonstrated that mice bearing concomitant immunity established by infection and reinfection (D1) presented a significant reduction of worm burden (p < 0.01),

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Os elementos esperados para a realização dessa intencionalidade foram, obtidos a partir da modificação no espaço e exercício dessa forma de autoridade, possibilitando

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

fornecer as razões da não concessão da assistência. As duas autoridades podem ser obrigadas a consultar, nos termos do parágrafo 10 do presente Memorando de Entendimento.