• Nenhum resultado encontrado

INICIAÇÃO ESPORTIVA NA ESCOLA COMO PONTE PARA FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INICIAÇÃO ESPORTIVA NA ESCOLA COMO PONTE PARA FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO SOCIAL DO ALUNO

VIEIRA, Priscilla Martins – UTP-PR priscilla_vmartins@yahoo.com.br CAGNATO, Euza Virginia – SME-CTBA euza_cagnato@hotmail.com Eixo Temático: Didática: Teorias, Metodologias e Práticas

Agência Financiadora: Não contou com financiamento

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar se dentro do trabalho de professores de Educação Física, responsáveis pela iniciação esportiva, ocorre conjuntamente o processo de desenvolvimento dos valores, que contribuem para uma boa formação social do indivíduo em adolescentes do ensino médio de uma escola particular de Curitiba, praticantes de modalidades esportivas variadas dentro da escola. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso do tipo descritiva, na qual se busca conhecer e descrever um estado de coisas da forma como ele se apresenta (GIL, 1999). A coleta de dados foi realizada com 37 alunos do ensino médio praticantes de modalidades esportivas variadas e 4 professores de educação física do ensino médio responsáveis pela iniciação esportiva, avaliados por meio de questionário estruturados auto aplicados composto por 9 questões fechadas e dependentes para os alunos e composto de 8 perguntas fechadas para os professores. Conforme a análise dos dados constatou-se que professores de iniciação esportiva buscam trabalhar questões relacionadas a valores sociais em conjunto com a técnica visando contribuir para formação social de seus alunos e que os alunos percebem o desenvolvimento deste trabalho pelo professor, acreditam na sua importância e na sua contribuição para sua formação pessoal. Conclui-se que na iniciação esportiva ocorre uma relação social e assim cabe ao professor se utilizar deste momento para buscar desenvolver juntamente com seus alunos a reflexão da importância de uma formação íntegra do indivíduo para que futuramente possam interferir de forma efetiva em seu meio social contribuindo nas transformações da sociedade como um todo.

Palavras-chave: Iniciação Esportiva. Formação Social. Valores Sociais.

Introdução

A criança inicia sua trajetória escolar muito cedo por volta dos 6 anos de idade, e é na escola que passa em média 12 anos, tendo influências do meio escolar, de amigos e principalmente professores. Essas relações sociais vivenciadas pelo indivíduo funcionam

(2)

como parâmetros para constituírem sua personalidade, seu caráter, suas opiniões e suas atitudes. Porém se não forem devidamente orientados, respeitando suas possibilidades, seu grau de entendimento, os alunos correm o risco de não evoluírem adequadamente em todos os aspectos do desenvolvimento humano. Quando se fala em orientação adequada pode-se entender que quem a desenvolve são as pessoas mais velhas e mais próximas dos alunos e dentro deste contexto, relações sociais, proximidade e orientação, a escola e o professor estão inclusos tendo um papel muito importante na vida do aluno.

A Educação Física esta fortemente presente na vida dos alunos e desde muito cedo por meio das aulas curriculares e das atividades esportivas extracurriculares praticadas pelos alunos e são durante estas atividades que se dão as relações sociais que influenciam na formação do aluno. Não importa qual o direcionamento da atividade, o professor pode e deve se utilizar destes momentos como meio para trabalhar, o desenvolvimento da autonomia, da consciência crítica e reflexiva e os aspectos relacionados à formação íntegra do indivíduo. Este direcionamento também pode e deve existir dentro da iniciação esportiva, onde os alunos parecem apenas automatizarem movimentos técnicos de sua modalidade preferida. Cabe ao professor conscientizar-se da importância de seu papel, e a influência que suas aulas, quando bem elaboradas, com metodologias adequadas visando todas as dimensões da formação, trazem ao seu aluno.

Segundo Natividade (2003) estudos vêm observando, um certo despreparo no aspecto moral e ético das crianças e adolescentes que se recebe nas escolas nos dias de hoje. Os valores como solidariedade, altruísmo, respeito e amor, estão cada vez mais camuflados ou potencialmente guardados.

Contudo porque não criar chances, por meio da iniciação esportiva, para que princípios de formação íntegra do indivíduo possam ser postos em prática pelos próprios alunos.

Atualmente é indispensável que exista a preocupação dos educadores com as fases do desenvolvimento da criança, para poder compreender seu comportamento, prevê-lo e em alguns casos modificá-lo.

Segundo Barros (1987), para ensinar uma atividade a uma criança é preciso saber se está madura para aquela atividade, como poderá ser motivada, quais os melhores meios de ensiná-la e tornar duradoura a aprendizagem.

(3)

O desenvolvimento se faz com a união de vários aspectos específicos inter-relacionados, ou seja, à medida que uma criança se desenvolve fisicamente, sua inteligência, seu comportamento social e emocional também estão se desenvolvendo.

A escola tem importante papel em todo desenvolvimento do indivíduo afinal este passa em média 12 anos em ambiente escolar, grande parte do seu tempo. Em relação ao desenvolvimento emocional e a escola, acredita-se que deve ocorrer uma orientação aos alunos em direção a maturidade emocional. Conforme Chase (apud PFROMM, 1976, p.137), alguns pontos devem ser incluídos em um programa de orientação para saúde mental dos alunos, onde se insere o desenvolvimento da maturidade emocional, são alguns destes pontos: manutenção de um clima amistoso e de confiança entre adolescente e professor; um bom programa de educação física auxiliando o jovem para adquirir confiança em si mesmo e coragem; um amplo campo de atividades extracurriculares, que desenvolva talentos especiais e proporcione vias para descargas emocionais; uma atmosfera na qual os objetivos visados possam ser atingidos em ambiente de companheirismo, feliz e bom humor.

Desenvolvimento social seria sucintamente o processo pelo qual o indivíduo adquire comportamentos, atitudes, valores etc., considerados adequados pela cultura onde vive.

Segundo Pfromm (1976) a transformação gradual do comportamento social da criança e do adolescente no comportamento do adulto abrange numerosos aspectos, dignos da mesma atenção que tributamos ao crescimento mental, físico e emocional. A socialização é contínua, inicia-se nos primeiros anos de vida e prossegue ao longo da vida, nela intervindo numerosos agentes.

Formar o homem integralmente, para as relações da vida, em seus mais amplos aspectos, afinal o homem é um ser social não sobrevive se solitário, sobrevive das relações sociais interdependentes que cria desde o início da vida e as desenvolve com seu amadurecimento.

Valores como ética, socialização, sociabilidade, respeito, moral entre outros compõem a questão da transformação social do indivíduo. Quando falamos em valores para formação social, temos presente a utilidade, a bondade, a beleza, a justiça etc., assim como os respectivos pólos negativos: inutilidade, maldade, lealdade, injustiça etc. Os valores existem para um sujeito entendido não no sentido de mero indivíduo, mas de ser social; exigem também em suporte material, sensível, sem o qual não tem sentido logo estes valores existem unicamente em um mundo social; isto é pelo homem e para o homem.

(4)

Conforme Rosseto (2008), nas últimas décadas , o esporte cresceu, desenvolve-se e tornou-se mania nacional. Na sua dimensão educacional e quando praticado em contextos como escola, clube, centros educacionais etc., com professor, técnico, ex-atleta e/ou agente comunitário, passou a ser visto como um meio para desenvolvimento integral e a formação da cidadania. No início deste século o esporte educacional, amparado pelo estado e pela sociedade, acena com o fortalecimento e a preservação de valores universais, como solidariedade, justiça, ética e liberdade. Neste contexto, a sua prática deve respeitar os princípios: democratizar e incluir diversidade, aprendizado lúdico, educação integral, dialogilicidade e protagonismo.

Dentro da iniciação esportiva existe espaço para uma ação transformadora, basta o professor se comprometer com seu aluno independente de suas habilidades esportivas.

Segundo Greco (1998), o treinamento esportivo com crianças e adolescentes é visto como um passo dentro do processo de ensino-aprendizagem-treinamento e não tem o objetivo de atingir altos níveis de rendimento. Ressalta ainda a iniciação esportiva como meio de formação global do ser humano, proporcionando o desenvolvimento psicomotor, de capacidades cognitivas, a manutenção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas como um hábito contínuo.

Canotilho (2006), afirma que o esporte será mais educativo se conservar a sua qualidade lúdica, sua espontaneidade e seu poder de iniciativa. O excesso de aprendizagens dos modelos de taxionomias e o supertecnicismo são os perigos mais graves do esporte educativo do nosso tempo.

Paes (apud CANOTILHO, 2006, p.34) ressalta “[...] quando se pensa em esporte como meio de educação, é preciso ter convicção de que o importante não é o jogo mas sim quem joga”.

Este estudo envolve o trabalho de iniciação esportiva em conjunto com a aquisição de valores sociais para formação íntegra do indivíduo com o objetivo de analisar se ocorre o processo de formação social do aluno nas atividades de iniciação esportiva na escola. Buscando identificar se professores acreditam na importância do tema, se seguem esta linha de trabalho, quais as dificuldades encontradas e se conseguem observar resultados. E se os alunos percebem seus professores influenciando na sua formação por meio das atividades esportivas e qual sua opinião a cerca do tema. Podendo servir como recurso no auxílio de professores de iniciação esportiva para ampliarem a dimensão de seu trabalho pensando no

(5)

esporte, também, como meio de educação e formação de indivíduos capazes de interferir criticamente na sociedade.

Procedimentos Metodológicos

Tipo de pesquisa

Segundo Gil (1999) as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou o estabelecimento de relações entre variáveis, salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo, levantar opiniões, atitudes e crenças de uma população. Contudo esta pesquisa caracteriza-se como, um estudo de caso do tipo descritiva, na qual se busca conhecer e descrever um estado de coisas da forma como ele se apresenta. Sendo realizada para sua elaboração uma pesquisa bibliográfica constituída principalmente de artigos e livros.

Descrição da Amostra

Gil (1999) afirma que nas pesquisas sociais é muito freqüente trabalhar com amostra, ou seja, com uma pequena parte dos elementos que compõem o universo esperando que ela seja representativa da população que pretende estudar, e nesta pesquisa os elementos da amostragem foram selecionados com esta visão. Podendo ser considerada, também conforme as classificações do autor uma amostra por acessibilidade ou conveniência, escolhida pela facilidade de acesso e admitindo que pudesse de alguma forma, representar o universo. Sendo integrada de uma determinada população, formada por professores de Educação Física, responsáveis pela iniciação esportiva de alunos do Ensino Médio e também alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Curitiba, praticantes de modalidades esportivas variadas dentro da escola.

Instrumentos

Para a elaboração desta pesquisa foram utilizados questionários estruturados auto aplicados por escrito aos respondentes, que tem por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc. Compostos por questões fechadas, onde o entrevistado escolhe uma das alternativas que melhor representa

(6)

seu ponto de vista, e questões dependentes onde uma questão depende da resposta de outra anterior.

Foram utilizados dois modelos de questionários com focos diferentes um para alunos do ensino médio, praticantes de modalidades esportivas variadas dentro da escola composto por 9 questões fechadas e dependentes, e outro questionário para professores,de educação física do ensino médio responsáveis pela iniciação esportiva de alunos do Ensino Médio, composto de 8 perguntas fechadas, validados.

Coleta de Dados

Foram entrevistados 37 alunos do ensino médio praticantes de modalidades esportivas variadas e 4 professores de educação física do ensino médio responsáveis pela iniciação esportiva. Tanto alunos quanto professores foram selecionados em uma mesma escola particular de Curitiba.

Resultados e Discussão

A análise dos resultados aplicada nessa pesquisa concentrou-se no campo descritivo, através do conhecimento da amostra.

Ao responder os questionários os alunos poderiam optar por mais de uma alternativa de resposta em apenas três questões, questão 2, 5, 6, e nas outras poderiam optar por apenas uma alternativa conforme explicitado.

Na questão 1 procurou-se verificar com qual idade ocorreu o início da prática esportiva da maioria dos alunos, conforme a análise dos dados a maioria dos alunos, ou seja, 83,7% iniciou a prática esportiva ainda na infância que segundo Gallahue (2001) compreende a faixa etária dos 3 aos 10 anos e 17,3% iniciou na adolescência que inicia aos 10-11 anos e estende-se até os 18-20 anos. Estes resultados estão de acordo com Assis (2001) onde afirma que o contato de qualquer pessoa com o mundo do esporte acontece desde muito cedo ainda criança.

A questão 2 refere-se aos sentimentos estimulados durante a realização das aulas de iniciação esportiva. Os resultados mostraram que 64,8% estão interessados em aprender e se divertir durante a realização dos treinos, 24,3% se sente motivado sendo encontrado o mesmo percentual de alunos com vontade de tornar-se profissional, já 21,6% mostram-se com

(7)

interesse de ser o principal da equipe, 5,4% dos alunos se sente competitivo e 2,7 desmotivados. Com a análise dos dados verifica-se que a maior porcentagem das respostas é similar, a da pesquisa, citada no livro de Robert S. Weinberg e Daniel Gould (2001) no capítulo Desenvolvimento psicológico das crianças por meio do esporte onde afirma que a maioria das crianças participa de esportes para divertir-se. Outras razões citadas pela maioria das crianças são, fazer alguma coisa na qual são boas, melhorar suas habilidades, fazer exercício e ficar em forma, estar com os amigos, fazer novas amizades e competir.

Na questão 3 procurou-se conhecer a visão que os alunos tem de seu professor de iniciação esportiva, os dados mostraram que 59,4% dos alunos define sua função como pessoa que pode lhe ajudar a aprender mais sobre o esporte, 24,3% acreditam que a sua função é direcionar as aulas de iniciação esportiva para que sejam organizados e 16,2% o definem como pessoa que escolhe os melhores para formar a equipe. Verificou-se que os alunos vêem a função do professor de iniciação esportiva não apenas como um mero organizador das atividades. É pertinente ressaltar que a função do professor não pode se restringir apenas ao ensino dos gestos técnicos da modalidade esportiva, mas sim a um trabalho mais amplo desenvolvendo também aspectos cognitivos, sociais, morais, afetivos, etc. contribuindo para formação do indivíduo.

A questão 4 trata da definição dos alunos, de seu relacionamento com os colegas de prática esportiva. Mostrando os resultados que 40,5% os definem como amigos, 35,1% os definem como pessoas que tenho vínculo de amizade e respeito em todas as horas, 10,8% os definem como pessoas que procuro respeitar nos treinos ou em qualquer momento, já 5,4% os definem como colegas para os momentos de treino e com o mesmo percentual os definem como pessoas que não possuo afinidades além dos momentos dos treinos e 2,7% os definem apenas como concorrentes para seu futuro profissional. O maior percentual das respostas aparecem relacionados ao respeito e a amizade, dois fatores que influenciam positivamente nas relações sociais, de acordo com Robert S. Weinberg e Daniel Gould (2001) no capítulo Desenvolvimento psicológico das crianças por meio do esporte, entre amigos as crianças desenvolvem, sua auto-estima, sentimentos mútuos de proximidade, vínculos pessoais, lealdade e dão assistência relativa a aprendizagens variadas uns aos outros.

Na questão 5 procurou-se saber se os alunos percebem durante as aulas de iniciação esportiva se algum dos valores sociais, respeito, moral, cordialidade, aceitação das diferenças, são vivenciados em conjunto com a técnica da modalidade. Verificou-se com os resultados

(8)

que, 64,8% dos alunos percebem o respeito sendo vivenciado, 32,4% percebem a aceitação das diferenças, 13,5% percebem a moral e 8,1% percebem a cordialidade, Com as respostas obtidas pode-se acreditar que os professores de iniciação esportiva buscam trabalhar valores sociais em conjunto com a técnica da modalidade, visto que é pertinente que o professor busque enfatizar a importância dos valores sociais em geral não só com advertências verbais mas também durante a realização das atividades práticas.

A questão 6 abordou se os alunos conseguiam aprender algum valor social importante como respeito, cordialidade, aceitação das diferenças e moral, para sua formação através das aulas de iniciação esportiva, conforme os dados notou-se que a porcentagem total dos alunos acredita que conseguiu aprender algum desses valores dentre eles o respeito foi o mais citado com 72,9% dos alunos, a aceitação das diferenças aparece em 61,1% das respostas, a moral com 27% e a cordialidade em 10,81%. Analisando os dados acredita-se que os professores de iniciação esportiva trabalhem questões relacionadas a valores sociais, durante as aulas e que os alunos conseguem percebê-los. Se passarem a refletir e praticar tais valores em seu cotidiano de acordo com Maturana (apud GALLARDO, 1998) o indivíduo poderá viver como ser socialmente responsável, livre, capaz de refletir sobre seu fazer cotidiano, capaz de corrigir erros, cooperar e de possuir uma conduta ética porque não se ilude em suas relações com os demais não sendo arrastados as drogas ou ao crime, pois não dependerão da opinião dos outros na busca de sua identidade.

A questão 7 procurou verificar se o professor de iniciação esportiva buscava trabalhar questões de valores sociais nas aulas de iniciação esportiva, se os alunos acreditam na sua importância e se esses valores contribuem para sua formação. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos, 78,3% acredita na importância do trabalho de valores sociais e que contribui para sua formação, 13,5% acreditam que este trabalho não importa mas percebe que o professor tenta lhes transmitir valores sociais durante as aulas de iniciação esportiva, 5,4% acreditam na importância mas seu professor não trabalha valores sociais não contribuindo para sua formação e 2,7% não se importa com o trabalho de valores sociais e só quer aprender a jogar. Nota-se que os alunos além de perceber os valores sociais sendo trabalhados durante as aulas de iniciação esportiva acreditam na importância para sua formação, mostrando que esta instituição de ensino, provavelmente, em suas atividades de iniciação esportiva, contribui para desenvolver a autonomia de seus alunos.

(9)

A questão 8 aborda como o aluno define o perfil de sua equipe incluindo seu professor. 62,1% dos alunos acreditam que o perfil de sua equipe é de entrar em quadra buscando a vitória, mas sempre respeitando suas possibilidades e também seus adversários, 29,7% diz que o perfil de sua equipe é de treinar muito, e todas suas vitórias serem por mérito da equipe, 5,4% diz que sua equipe treina muito e todos juntos porém em quadra “ é cada um por si e Deus por todos” e 2,7% acredita que sua equipe tem apenas o objetivo de ganhar custe o que custar. O respeito e a cooperação, aparecem subentendidos nas repostas dos alunos, estes que podem ser desenvolvidos, também, conforme sugere Brotto (1995) por meio dos jogos cooperativos que são divertidos para todos e todos têm um sentimento de vitória, criando alto nível de aceitação mútua.

Após questionar os alunos se, o professor de iniciação esportiva trabalhava o esporte em conjunto aos valores sociais, se conseguiam perceber este trabalho e a sua importância para sua formação a questão 9 buscou verificar se os alunos acreditavam que este desenvolvimento, dos fatores relacionados a sua formação humana, se dá somente pelas relações familiares ou em conjunto com a escola, professor e relações sociais. Desta maneira 45,9% acreditam que seu professor trabalha valores sociais de maneira diferenciada da habitual, contribuindo ainda mais para sua formação, 27% acreditam que seu professor apesar de saber que os alunos já trazem a base de casa deve sempre trazer novas situações de trabalhos com valores sociais pois enriquecerá sua formação, 18,9% acredita que seu professor apenas reforça a questão relacionada a valores sociais, pois base os alunos já trazem de casa, e 8,1% acreditam que seu professor e sua família tem o mesmo enfoque relacionados a valores sociais, logo não seria necessário que eles fossem trabalhados durante os treinos. Conforme os dados verificou-se que para os alunos é importante o trabalho diferenciado do professor abordando valores sociais pois reforça a base trazida pelas relações familiares contribuindo de maneira significativa para sua formação. O papel da escola, e do professor, não é apenas de coadjuvante na formação social do aluno, mais devem atuar em cumplicidade com as relações familiares tornando mais efetivo este processo de desenvolvimento para formação do indivíduo.

O segundo questionário refere-se à opinião dos professores em relação, a situações variadas, do trabalho de iniciação esportiva em conjunto com questões relacionadas a valores sociais, eles deveriam optar apenas por uma alternativa de resposta em todas as questões.

(10)

A questão 1 refere-se ao que enfatizam os professores na elaboração de suas aulas de iniciação esportiva, mostraram os resultados que 75% dos professores diz enfatizar o aperfeiçoamento da modalidade, em conjunto com trabalho de valores sociais visando o esporte como meio e não fim, 25% dos professores diz enfatizar o trabalho de questões diversas para formação do aluno por meio do aperfeiçoamento da técnica da modalidade. As alternativas, *enfatizo apenas o aperfeiçoamento gradativo dos fundamentos e da técnica da modalidade treinada e *não enfatizo nada além do aperfeiçoamento da técnica, não foram assinaladas por nenhum dos professores. Com os resultados verifica-se que embora os professores trabalhem com iniciação esportiva em foco principal, eles utilizam-se do esporte como meio e não fim buscando o trabalho de questões diversas inclusive de valores sociais ressaltando a afirmação de Rossetto (2008) que o esporte quando praticado em contextos como escola, clubes, centros educacionais etc., com professor, técnico, ex-atleta ou agente comunitário, passou a ser visto como meio para um desenvolvimento integral e a formação da cidadania.

A questão 2 procura identificar se os professores acreditam ou não, na possibilidade de desenvolver um trabalho que reforce nos alunos questões relacionadas à formação social, em conjunto com a iniciação esportiva. Nos resultados 100% dizem acreditar nesta possibilidade. Ressaltando que dentro da iniciação esportiva existe espaço para uma ação transformadora, basta o professor se comprometer com seu aluno independente de suas habilidades esportivas. Na questão 3 procurou-se saber se os professores consideram importante o trabalho de valores sociais em aulas de iniciação esportiva. Mostraram os resultados que 75% consideram importantes e buscam trabalhar nesta linha, 25% consideram importante mas, acreditam que estes valores os alunos já trazem de casa, os professores devem apenas reforçar a idéia de maneiras diferentes. As alternativas, *não, acredito que são questões para um trabalho individualizado, * sim, mas não trabalho nesta linha e *não considero importante, não foram citadas nas respostas dos professores. Nota-se pelas respostas conscientização dos professores de que seu papel vai muito além das orientações relacionadas a modalidades esportivas.

Na questão 4 procurou-se saber se o professor consegue observar influência, e em que nível, do trabalho de valores sociais nas atitudes dos alunos. Os resultados mostraram que 50% dos professores observam influência intermediária, dependendo das situações em que o aluno se encontra e 50% observa alta influência do trabalho de valores sociais nas atitudes dos alunos. As alternativas *baixa influência do trabalho de valores sociais nas atitudes dos alunos

(11)

e *não percebo nada além do primordial para o aperfeiçoamento esportivo não foram assinaladas por nenhum dos professores. As respostas levam a crer que se o professor desenvolve um trabalho de valores sociais e os resultados podem ser observados pois, as atitudes dos alunos iram demonstrar esta influência.

A questão 5 refere-se as dificuldades encontradas pelos professores que trabalham com iniciação esportiva tendo o esporte como meio para contribuição na formação do aluno. 50% dos professores afirmam que a maior dificuldade é fazer com que os alunos percebam e absorvam as questão relacionadas a técnica e a valores sociais conjuntamente, 50% afirmam que a maior dificuldade esta em abordar temas relacionados a questão de valores sociais de maneiras diferentes das que os alunos já estão habituados a conviver em seu cotidiano. Nenhum dos professores disse não encontrar grandes dificuldades nem considerou como dificuldade planejar as aulas abordando os dois focos. As respostas podem ser analisadas conforme a afirmação de Rossetto (2008) embora as dimensões das expectativas de aprendizagem (dos conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal) possam ser analisadas separadamente, elas acontecem e se concretizam simultaneamente. O que ocorre é que o professor, que não planeja sistematicamente, foca mais suas expectativas e ações em uma dimensão do que nas outras, medindo e avaliando a aprendizagem somente em um aspecto. Dessa forma, as relações entre as dimensões ocorrem de forma oculta, reduzindo seu significado, cabendo ao aluno construir essas relações, uma vez que a intervenção do professor não estava planejada inicialmente sobre todas as dimensões.

Na questão 6 procurou-se verificar se o professor costuma interferir quando percebe que algum de seus alunos age de forma inadequada, demonstrando indiferença em relação a valores sociais e como procura fazê-lo. Mostraram os resultados que 100% dos professores interferem quando observam a indiferença dos alunos. 75% dizem interferir imediatamente, argumentando sobre a possível conseqüência negativa daquele ato buscando a reavaliação do aluno em relação a tal, 25% dizem interferir em outro momento, a sós com o aluno tentando questioná-lo a respeito de sua atitude e após, argumentando para que reavalie, dando sugestões de como agir adequadamente, explicando porque considera sua atitude errada. As alternativas, *encaminho o aluno para alguém responsável por instrução nestes casos específicos e *não interfiro, acredito que as relações sociais por si só, mostram ao aluno diferenças entre certo e errado, logo ele conseguirá em outro momento avaliar que sua atitude não correta, não foram assinaladas por nenhum dos professores. Os resultados mostraram que

(12)

os professores buscam interferir, confirmando a colocação de Bicudo (apud Barros, 1987, p.60) que o professor deve ter consciência de que assume papel importante na vida do aluno e sua principal missão, junto da escola, deve concentrar-se na educação e não apenas na transmissão de conhecimentos. A escola precisa aparelhar-se para ajudar o aluno a vencer suas dificuldades. Não deverá, simplesmente, eliminar os “maus elementos”, pois a socialização destes também compete a ela.

A questão 7 refere-se a posição dos professores de iniciação esportiva em relação ao trabalho de valores sociais. 50% dos professores acreditam que apesar da formação social dos alunos já ser bastante vivenciada em seu cotidiano familiar os professores podem contribuir ainda mais por meio das atividades extracurriculares dos alunos, 25% acreditam que os professores podem apenas reforçar a idéia de questões relacionadas a valores sociais, mas não podem interferir como os pais, na formação do aluno e 25% acreditam que são questões intrínsecas em qualquer tipo de atividade escolar, podendo ser trabalhada a qualquer momento trazendo resultados significativos e contribuindo para formação do aluno. Nenhum dos professores optou pela alternativa que dizia serem questões muito específicas e não tendo resultados significativos, se trabalhados em conjunto com qualquer outra atividade. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (Brasil, MEC, 1998) os conteúdos classificam-se em: Conteúdos atitudinais – valores, atitudes e normas; Conteúdos procedimentais – saber fazer; Conteúdos conceituais/ factuais – conceitos e princípios que se prestam a generalizações ao ambiente sociocultural. Caberia então a todo professor elaborar suas aulas baseado em tais conteúdos que são diretamente influentes ao aluno logo, a vivência de valores sociais do cotidiano familiar estaria sendo reforçada, na escola e em atividades extracurriculares contribuindo ainda mais para formação do aluno.

Na questão 8 pensando em um trabalho mútuo de desenvolvimento de habilidades esportivas e reconhecimento de valores sociais, o professor deveria sequenciar as alternativas, respeito, cordialidade, aceitação das diferenças, moral e ética, conforme considerasse sua importância. Nos resultados em 1° lugar com 50% cada alternativa, apareceram respeito e aceitação das diferenças, em 2°lugar apareceram ética e cordialidade com 50% cada uma, em 3°lugar respeito teve 50% das respostas, 25% para aceitação das diferenças e 25% para ética, em 4°lugar aparece a moral em 75% das respostas e a ética em 25%, no 5°lugar a cordialidade em 50% das respostas e aceitação das diferenças e a moral aparecem com 25% cada uma. Nesta questão o intuito não era analisar quais valores eram mais ou menos importante. O

(13)

intuito maior é que todos estes valores sejam realmente trabalhados pelos professores, pois todos contribuem na formação íntegra do aluno.

Considerações Finais

Conclui-se através dos resultados que a maioria dos adolescentes apresenta opiniões positivas em relação a importância do trabalho conjunto do esporte com aspectos relacionados a valores sociais e sua formação, demonstram perceber a tentativa do professor em contribuir para sua formação. Acreditam e valorizam a importância deste fato e demonstram em suas atitudes um resultado positivo do trabalho que busca desenvolver o professor. Nota-se a conscientização dos professores de seu papel, na vida dos alunos, ir mais além, focando suas aulas não apenas no aperfeiçoamento da técnica da modalidade, mas também nas questões que influenciam o desenvolvimento humano do indivíduo nos mais variados aspectos (motor, cognitivo e social). E quando este processo, de influenciar positivamente os alunos para uma formação íntegra, ocorre conjuntamente na escola e relações familiares traz melhores resultados, sendo este fato considerado enriquecedor pelos alunos onde entendem sua família como principal base para uma boa formação e a escola, juntamente com as aulas de iniciação esportiva com a mediação do professor, como auxiliar para reforçar esta base.

O processo de desenvolvimento humano em seus mais amplos aspectos se faz por influência do meio e das relações sociais e neste momento surgem as divergências, afinidades, dúvidas, principalmente ao adolescente que se encontra na busca pela sua identidade. Na iniciação esportiva ocorre esta relação social e cabe ao professor se utilizar deste momento para buscar desenvolver juntamente com alunos a consciência de seus atos e suas opiniões e a reflexão da importância de uma formação íntegra do indivíduo para que futuramente possam interferir de forma efetiva em seu meio social contribuindo nas transformações da sociedade como um todo.

Desta forma acredito que podem ser realizadas outras análises inclusive com intervenção prática, com amostras maiores, verificando se efetivamente ocorre este trabalho conjunto de iniciação esportiva e formação dos alunos, buscando identificar se as abordagens utilizadas, são as mais adequadas e, trazem resultados realmente efetivos.

(14)

REFERÊNCIAS

ASSIS, S. Reinventando o esporte, possibilidades da prática pedagógica. Pernambuco: Autores Associados. 2001.

BARROS, C. S. G. Pontos da Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Áticas, 1987. BROTTO, F. Jogos cooperativos: Se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos: Renovada, 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

CANOTILHO, E. H. Educação Física transformadora: concreta, viva e significativa. 2006. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Esporte Escolar) – Centro de Ensino á Distância, Universidade de Brasília, São Paulo, 2006.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5° edição. São Paulo: Editora Atlas S.A, 1999.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, Bebês,

Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

GALLARDO, J.P; OLIVEIRA, A.B; ARALENA, C.J.O. Didática da Educação Física: a criança em movimento. São Paulo : FTD, 1998.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação Esportiva Universal – 1 Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1998.

NATIVIDADE, M. P. A contribuição do jogo na educação para o resgate dos valores

morais na constituição da ética. 2003. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em

Recreação) - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Recreação da Pré-Escola a Terceira Idade, Faculdades Integradas Maria Tereza, Rio de Janeiro 2003.

PFROMM, N. S. Psicologia da Adolescência. 5. ed. São Paulo: Pioneira , 1976.

ROSSETTO JUNIOR, A. J;. COSTA, C. M.; D’ANGELO, F. L. Práticas Pedagógicas

reflexivas em esporte educacional. São Paulo: Phorte, 2008.

WEINBERG, Robert S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do

Referências

Documentos relacionados

As Áreas de Preservação Permanente localizadas em imóveis inseridos nos limites de Unidades de Conservação de Proteção Integral criadas por ato do poder público até a

do capital e taxas de juro, que são hipoteticamente consideradas inva- riáveis na análise microeconômica, desenvolvida pelos neoclássicos e que não pode ser sustentata sob a

A Comissão de Estágios Obrigatórios é constituída pelo Coordenador do Curso, pelos Professores/Coordenadores das disciplinas de Estágio Profissional em Iniciação

Autores como Goldenberg (2000) apontam para uma relativização dos estereótipos de gênero masculinos – homem provedor, forte, chefe de família – e femininos – mãe,

Feito isso, repetiremos o número 423 (já que é ele que está na sétima classe) na primeira classe. Com isto, agora faremos apenas o algoritmo da soma, ou seja , somaremos as unidades

Para o ano de 2014 foram definidas as datas, sempre contando com a parceria com a equipe da Fundação de Parques Municipais e também, preparado o folder de divulgação do evento, bem

[r]

Além de contribuir para a ampliação de vagas e qualificação do atendimento, o projeto realiza formações e mentoria para assessorar o aprimoramento do