• Nenhum resultado encontrado

CHAMAMENTO PÚBLICO. Apresentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMAMENTO PÚBLICO. Apresentação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CHAMAMENTO PÚBLICO

Apresentação

O Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte, torna público o presente chamamento que tem por objetivo a estruturação do passaporte turístico – MINAS PASS – com a inserção de atrativos turísticos que estejam interessados nesta ferramenta e que atendam aos critérios para a sua participação.

O MINAS PASS é uma ferramenta gerida pela Companhia Mineira de Promoções – PROMINAS – e que tem como objetivo oferecer ao turista um diferencial para a visitação a atrativos turísticos de Belo Horizonte e região, bem como o acesso a produtos e serviços turísticos. A vantagem competitiva do MINAS PASS é fornecer, para o turista, por meio de um único passaporte acesso a vários atrativos.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR/MG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – SEDE/MG, apoiam o turismo de negócios e eventos por meio de um Programa que tem por organismos executores o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/MG - e o Instituto Estrada Real, ambas entidades do Sistema FIEMG. Este Programa visa estimular o trabalho em rede das empresas ligadas aos segmentos de negócios e eventos de BH e região, fazendo com que possam ser oferecidos ao participante de eventos e ao visitante da cidade, produtos e serviços diferenciados e que façam com que eles fiquem mais tempo na cidade e gastem aqui mais dinheiro.

O Programa incentiva a criação de diferenciais competitivos que possam ser usados tanto para a captação de novos eventos para BH, como para a promoção dos eventos que aqui já acontecem e acontecerão. E o

MINAS PASS é um desses diferenciais. Com ele o turista perceberá uma vantagem em usufruir de atrativos,

pontos turísticos e serviços que a capital mineira e sua região têm a oferecer.

Objeto

O MINAS PASS é um passaporte turístico que poderá ser utilizado nos atrativos contemplados na parceria, proporcionado ao turista conhecer os roteiros de Belo Horizonte e região. A utilização do passaporte está limitada a 48 horas corridas, a partir da primeira utilização nos atrativos cadastrados no passaporte.

(2)

competitivo para a cidade. Diferencial este que estimula o consumo dos turistas de negócio e de lazer. Além disso, a apresentação de roteiros e os benefícios gerados com a comercialização do MINAS PASS facilitam a estadia e o prolongamento do tempo de permanência do turista no destino, tendo em vista a oferta de um produto adequado ao perfil de cada comprador.

Este projeto beneficiará também os atrativos contemplados oferecendo um sistema de gestão on-line de ingressos, com acesso a base de dados gerada pelos visitantes de todos os atrativos envolvidos.

Comissão Avaliadora

A seleção dos atrativos turísticos interessados será feita pela equipe de coordenação do Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte, com base nos critérios listados neste chamamento.

Critérios

Os proponentes e seus atrativos devem atender aos seguintes critérios para serem considerados aptos a integrar o MINAS PASS:

ITEM COMPROVAÇÃO

Instituições e empresas públicas ou privadas de Belo

Horizonte e região em um raio de até 150 quilômetros Cópia do cartão de CNPJ

Atrativos com caráter cultural, histórico e/ou natural Item 4.5 da ficha de inscrição

Formalização da Instituição/Empresa Proponente responsável pela gestão do atrativo

Cópia do estatuto ou contrato social com comprovação da eleição do representante legal (ata de assembleia),

quando aplicável Estrutura de informática contendo computador com, no

mínimo, sistema operacional Windows XP, 2 (duas)

entradas USB e acesso à internet Declaração descritiva da estrutura

Material de divulgação Cópia dos materiais

Vedação ao trabalho infantil Declaração da instituição/empresa

(3)

Acessibilidade ao atrativo (atendimento ao decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004), exceto casos com processo de tombamento por parte do governo estadual ou federal

Item 4.5 da ficha de inscrição e documentação comprobatória, quando aplicável

Cadastro dos guias de turismo no CADASTUR, caso

existam guias no atrativo Cópia do certificado CADASTUR

Certificação padrão ABNT para atrativos que

contemplem atividade de turismo de aventura Cópia do certificado

Atrativo integrante do inventário turístico municipal Documentação comprobatória ou declaração da Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Impactos ambientais neutros do atrativo Documentação ambiental pertinente (Prefeitura / IEF / SEMAD / IGA / IBAMA)

Regularidade fiscal do proponente INSS / Fazenda Municipal / Fazenda Estadual / Receita Certidões Negativas de Débito (Trabalhista /FGTS / Federal)

Fluxo turístico no atrativo Cópia do livro de presença dos últimos 2 (dois) anos ou controle de bilheteria

Estado de conservação Laudos de segurança do atrativo (CBMMG /Prefeitura / Vigilância Sanitária)

Obs.: Todas as atividades que exijam certificação para serem desenvolvidas pelo atrativo devem ter seus certificados (cópias) apresentados, mesmo que não tenham sido especificados na tabela acima. Contrapartida do Proponente

Para integrar o MINAS PASS, a instituição/empresa proponente – gestora do atrativo – deve ter ciência dos seguintes itens que deverão compor a sua infraestrutura para operacionalização do passaporte:

1) Scanner / leitor de código de barra (que seja compatível com o sistema operacional do passaporte) 2) Sistema operacional de bilheteria / entrada (que possa ser adequado ao sistema do passaporte)

Caso a instituição/empresa gestora do atrativo possua os itens acima, bastará que sejam feitos eventuais ajustes às necessidades operacionais do passaporte. Caso o atrativo não possua os itens supra citados, eles deverão compor investimento de contrapartida do proponente.

(4)

Envio

Para efetivação do interesse, a instituição ou empresa responsável pelo atrativo turístico deverá encaminhar as documentações comprobatórias dos critérios listados acima, bem como a ficha de inscrição, que se encontra anexa ao final deste chamamento.

O envio deverá ser feito de uma das duas formas a seguir:

1 – Envio de e-mail para apoio@turismodenegociosbh.com.br

2 – Envio por Correio para

Rua Álvares Maciel, 59 / 10º andar, Santa Efigênia, 30.150-250, BH/MG. Aos cuidados do Programa de Turismo de Negócios e Eventos de BH Prazos

Limite para envio da inscrição e documentação: 14/11/2012 Publicação do Resultado: 26/11/2012

Prazo de Recurso: 03/12/2012

Publicação do Resultado Final (após recursos): 07/12/2012

Recurso

Após a divulgação do resultado, o proponente interessado poderá apresentar recurso dentro do prazo estipulado. O recurso deverá ser encaminhado ao e-mail apoio@turismodenegociosbh.com.br, tendo como remetente o e-mail do proponente, sendo assinado por seu representante legal (conforme apresentado na ficha de inscrição).

O Programa responderá também dentro do prazo estipulado e em caráter definitivo.

Considerações Gerais

Este instrumento público convida os interessados com o viés de estabelecer parcerias estratégias, potencializar a comercialização do passaporte turístico MINAS PASS, e assim, promover com maior afinco os atrativos turísticos de Minas Gerais alavancando o número de turistas visitantes a estes pontos turísticos de

(5)

Belo Horizonte e de seu entorno.

Eventuais documentos exigidos pelos critérios deste chamamento que não constarem do material encaminhado, poderão ser solicitados pelo Programa ao proponente, caso assim julgue a comissão avaliadora.

Da mesma forma, caso a comissão avaliadora entenda ser necessária um visita técnica de inspeção para verificar determinado item constante da documentação e da ficha de inscrição enviada pelo proponente, esta será agendada com a devida antecedência.

As comprovações do cumprimento de datas e prazos, bem como o ônus e as obrigações constantes deste chamamento são de única e exclusiva responsabilidade do proponente.

O proponente será o único responsável ainda pela veracidade das informações e documentações fornecidas, isentando o Instituto Euvaldo Lodi – Minas Gerais (IEL-MG), o Instituto Estrada Real e a Companhia Mineira de Promoções (PROMINAS) de qualquer responsabilidade civil ou penal.

O presente Chamamento Público encerra-se na data final de envio da inscrição, podendo a qualquer tempo ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do IEL-MG, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

Belo Horizonte, 15 de outubro de 2012

Comissão Avaliadora MINAS PASS

Referências

Documentos relacionados

/ l ES Leer estas instrucciones cuidadosamente antes de la primera utilización y guardarlas para referencia futura.. / l FR Il est recommandé de lire attentivement ce

Foucault define que seu “objetivo será mostrar como as práticas sociais podem chegar a engendrar domínios de saber que não somente fazem aparecer novos objetos, novos

O MUNICÍPIO DE MANDAGUARI, por meio da SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SMAS, torna público o presente EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTA DA

O presente edital, tem por objeto, a seleção de empresa do ramo da Construção Civil e Conglomerado, para a execução do projeto RESIDENCIAL COLINAS DO PRADINHO, junto

O balanço de brancos pode ser selecionado usando a opção Balanço de brancos no menu de disparo (0 236), que também pode ser usada para ajustar com precisão o balanço de brancos

O mapeamento das áreas verdes urbanas de Paulínia subsidiou as análises iniciais que revelaram a heterogeneidade da distribuição destes elementos na área urbana do município,

As pessoas buscam cuidados médicos Provas de laboratório para patógenos.. Sensibilidade

MACDONALD, James – Aconselhamento Bíblico Cristocêntrico, São Paulo, SP: EBR, 2016. PIERRE, Jeremy e REJU Deepak – O Pastor e o Aconselhamento, São José dos Campos, SP: