• Nenhum resultado encontrado

EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial n o 4065 de 31/12/02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Credenciada pela Portaria Ministerial n o 4065 de 31/12/02"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 2º Semestre DISCIPLINA: ANATOMIA TURNO: Noturno

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3,0 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas PROFESSOR

JOSÉ MUSSE COSTA LIMA JEREISSATI

EMENTA

A disciplina de Anatomia é composta pela introdução ao estudo da anatomia humana, sua terminologia e aos componentes anatômicos, estruturais e funcionais dos diversos órgãos que compõe os sistemas: esquelético, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, sendo direcionada ao aprofundamento nos elementos anatômicos do corpo humano. Abrange a osteologia, artrologia, miologia e os sistemas cardiovascular, respiratório e digestório.

OBJETIVOS GERAIS

A disciplina de Anatomia propõe o ensino da morfologia do corpo humano, vinculando-se à compreensão das respectivas funções. Dessa maneira, fornece uma visão na qual o estudo da forma decorre de sua função em um determinado momento.

Ainda, tem como objetivo construir com o discente uma base adequada de conhecimentos dos componentes anatômicos e estruturais dos diversos órgãos que formam os sistemas do corpo humano, bem como seu funcionamento e interações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A disciplina de Anatomia para o curso de Enfermagem tem como objetivo fornecer aos discentes meios de buscar conhecimentos básicos sobre a anatomia dos sistemas esquelético, articular, muscular, cardiovascular e respiratório, utilizando a terminologia anatômica atual;

Possibilitar a construção de uma base adequada de conhecimentos para que o discente possa interagir com outras disciplinas específicas e possibilitar a interação entre o enfermeiro e sua área de atuação;

Conhecer a anatomia do corpo humano e identificar os órgãos (isoladamente e in loco), correlacionando-os com os demais órgãos e sistemas do restante do corpo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução ao estudo da anatomia humana - respeito ao cadáver

- história da anatomia - terminologia anatômica

(2)

- fatores gerais de variação em anatomia - divisão do corpo humano

- planos de delimitação e de secção do corpo humano; termos de posição e de direção - princípios de construção do corpo humano (simetria, metameria, paquimeria e estratificação)

2. Sistema Esquelético – Osteologia

- Generalidades sobre osteologia: função e divisão do esqueleto, classificação dos ossos, periósteo; substância óssea, medula óssea e número de ossos

3. Sistema Articular

- Generalidades sobre artrologia: articulações fibrosas (suturas, sindesmoses e gonfoses), articulações cartilaginosas (sincondroses e sínfises) e sinoviais (componentes anatômicos essenciais, componentes acessórios, classificação anatômica e funcional)

4. Sistema Muscular

- Generalidades sobre miologia: tipos de músculos; componentes, função e classificação dos músculos estriados esqueléticos, classificação funcional;

5. Sistema Cardiovascular - conceito e divisão;

- coração (morfologia externa e interna), pericárdio e vasos da base;

- vasos sanguíneos: artérias (conceito, características, situação e ramos); veias (conceito, características, situação, tributárias, válvulas e bomba muscular); capilares (conceito e características);

- sistema linfático: conceito e funções; linfonodos, tonsilas, baço e timo (conceito, características e situação); linfa, vasos e ductos linfáticos, circulação linfática; importância clínica e funcional do sistema linfático;

- tipos de circulação: sistêmica, pulmonar, portal, fetal e coronária; 6. Sistema Respiratório

- conceito e divisão;

- nariz: nariz externo (esqueleto ósseo e cartilaginoso) e cavidade do nariz (limiar, conchas nasais, meatos e comunicações)

- seios paranasais (anatomia, localização, comunicação com a cavidade nasal) - faringe (limites, divisão, comunicações, componentes linfáticos e funções) - laringe (cartilagens, pregas, glote e função)

- traqueia (posição, componentes anatômicos)

- brônquios (principais, lobares e segmentares; bronquíolos) - pulmões e pleura (estrutura, divisões, morfologia e relações) - músculos respiratórios

Descrição das Atividades Aula 1: Teórica

Apresentação do curso; Introdução ao Estudo da Anatomia (1ª parte): conceito e breve história da anatomia, terminologia anatômica, conceitos de normalidade, variação, anomalia e monstruosidade; fatores gerais de variação em anatomia, divisão do corpo humano.

(3)

Aula Prática / Laboratorial

Apresentação das normas de estudo em laboratório de anatomia e respeito ao cadáver.

Aula 2: Teórica

Introdução ao Estudo da Anatomia (2ª parte): planos de delimitação e de secção do corpo humano; termos de posição e de direção, princípios de construção do corpo humano.

Aula Prática / Laboratorial

Osteologia: identificação dos ossos do corpo humano e de suas principais estruturas anatômicas.

Aula 3:Teórica

Osteologia – generalidades: função e divisão do esqueleto, número de ossos, classificação dos ossos, substância óssea, medula óssea, periósteo.

Aula Prática / Laboratorial

Osteologia: identificação de estruturas anatômicas dos ossos.

Aula 4: Teórica

Artrologia

Aula Prática / Laboratorial

Osteologia e Artrologia

Aula 5: Teórica

Osteologia e Artrologia

Aula Prática / Laboratorial

Osteologia e Artrologia

Aula 6: Teórica

Generalidades sobre miologia: tipos de músculos; componentes, função e classificação dos músculos estriados esqueléticos, classificação funcional.

Aula Prática / Laboratorial

Aparelho locomotor

Aula 7: Teórica

Generalidades sobre miologia: tipos de músculos; componentes, função e classificação dos músculos estriados esqueléticos, classificação funcional.

Aula Prática / Laboratorial

Aparelho locomotor

Aula 8: Teórica

Miologia: identificação dos componentes dos mm estriados esqueléticos (exemplos de m. longo, curto, fusiforme, em leque, bíceps, tríceps, quadríceps, bicaudado, policaudado, digástrico e poligástrico).

Aula Prática / Laboratorial

Aparelho Locomotor

NP1

(4)

Sistema Circulatório: conceito e divisão, coração (morfologia externa e interna), pericárdio e vasos da base.

Aula Prática / Laboratorial

Sistema Circulatório

Aula 10: Teórica

Sistema Circulatório: morfologia externa e interna do coração; vasos da base. Tipos de circulação: sistêmica, pulmonar, portal, fetal e coronária.

Aula Prática / Laboratorial

Sistema Circulatório

Aula 11: Teórica

Vasos sanguíneos: artérias (conceito, características, situação e ramos); veias (conceito, características, situação, tributárias, válvulas e bomba muscular); capilares (conceito e características).

Aula Prática / Laboratorial

Sistema Circulatório

Aula 12: Teórica

Sistema Linfático: vasos linfáticos, linfonodos, baço, tonsilas e timo.

Aula Prática / Laboratorial

Sistema Linfático

Aula 13: Teórica

Sistema Respiratório: vias aéreas: nariz, faringe e laringe. Aula Prática / Laboratorial

Sistema Respiratório Aula 14: Teórica

Sistema Respiratório: vias aéreas: traqueia e brônquios.

Aula Prática / Laboratorial

Sistema Respiratório

Aula 15: Teórica

Sistema Respiratório: pulmões e músculos respiratórios.

Aula Prática / Laboratorial

Sistema Respiratório

NP2

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA EXAME

ESTRATÉGIA DE ENSINO

O curso será ministrado por meio de aulas teóricas e práticas, sendo as aulas teóricas do tipo expositivas ilustradas com recursos audiovisuais. As aulas práticas serão realizadas em laboratório, com a demonstração e estudo orientado dos principais

(5)

elementos anatômicos de cada órgão, seguido de identificação individual pelos alunos em peças anatômicas.

RECURSOS

Audiovisuais (multimedia): TV e Vídeo; Data show - Notas de Aula, Atlas, Workbook, Peças anatômicas no laboratório.

AVALIAÇÃO

A apuração do rendimento escolar é realizada por meio de verificações parciais e exames, conforme previsto no Regimento Institucional.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DÂNGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2006.

NETTER, F.H. Atlas de anatomia humana. 6ª. ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2015. PUTZ, R.; PABST, R. Sobotta: atlas de anatomia humana. 23ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2013.

Bibliografia Complementar

VAN DE GRAAFF, K.M. C.M. Anatomia. 6ª ed. Barueri: Manole, 2003. SPENCE, A.P. Anatomia humana básica. 2ª. ed. São Paulo: Manole, 1991.

WATANABE, L.S. Erhart: elementos de anatomia humana. 9ª ed. São Paulo: Atheneu São Paulo, 2000.

KOPF-MAIER, P. Wolf-Heidegger: atlas de anatomia humana. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2006.

ROHEN, J.W.; YOKOCHI, C.; LUTJEN-DRECOLL, E. Anatomia humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. 5ª ed. São Paulo: Manole, 2002.

SCHUNKE, M., SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus Altas de Anatomia. Anatomia Geral e Aparelho Locomotor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

(6)

SCHUNKE, M., SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus Altas de Anatomia. Cabeça e Neuroanatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

SCHUNKE, M., SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus Altas de Anatomia. Pescoço e órgãos internos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Referências

Documentos relacionados

O trabalho pode ser dividido em exercícios corporais globais (visando o desenvolvimento de uma atitude mais relaxada e adaptada ao espaço físico ao redor, além de uma melhor

estabelecidos alguns critérios: (a) se, nas aulas, o professor apresentasse a série de exercícios como medida metodológica principal e, por último, o jogo formal (o jogo de futsal

 Título do Artigo: O usuário gerente deverá primeiramente inserir o título do artigo, o qual aparecerá na página principal em destaque, e também acima do texto

Nesse período, nas famílias vindas da Europa e que formavam colônias no Brasil, as mulheres eram vistas como produtoras de filhos. 322) referem-se à solidão das mulheres dessa

da exclusão Entretanto, em 1968, os Atos Institucionais que o governo brasileiro publicou “bloquearam qualquer manifestação crítica, a censura e a repressão

 Julgamento ampliado de recurso, com todos os juízes da secção, para assegurar a uniformidade da jurisprudência (artigo 148.º CPTA e 23.º-1-f) ETAF).  A utilidade deste

valores inferiores aos observados. No caso extremo, chegou-se a cerca de um valor 20% menor, indicando que o período da oscilação de nível nos modelos matemáticos é inferior

Assim, baixos valores de storm surge (método 03) resultam em um cálculo de área erodida de quase toda a extensão da praia, enquanto que o que o presente trabalho procura a erosão