• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Sul de Santa Catarina Agronegócio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Sul de Santa Catarina Agronegócio"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Manual do Curso

Agronegócio

(2)

Curso Superior de Tecnologia na modalidade a distância

Agronegócio

(3)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Reitor

Mauri Luiz Heerdt

Vice-Reitor

Lester Marcantonio Camargo

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação

Hércules Nunes de Araújo

Pró-Reitor de Administração e Operações

Heitor Wensing Júnior

Assessor de Marketing, Comunicação e Relacionamento

Fabiano Ceretta

Diretor do Campus Universitário de Tubarão

Rafael Ávila Faraco

Diretor do Campus Universitário da Grande Florianópolis

Zacaria Alexandre Nassar

Diretora do Campus Universitário UnisulVirtual

Ana Paula Reusing Pacheco

Campus Universitário UnisulVirtual

Diretora

Ana Paula Reusing Pacheco

Gerente de Administração e Serviços Acadêmicos

Renato André Luz

Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação

Moacir Heerdt

Gerente de Relacionamento e Mercado

Guilherme Araujo Silva

Gerente da Rede de Polos

José Gabriel da Silva

Manual do Curso Coordenação do Curso

Jairo Afonso Henkes

Designer instrucional

Rafael da Cunha Lara

Assistente Acadêmico

Ester Konig Da Silva

Projeto Gráfico e Capa

Equipe UnisulVirtual

Diagramação

Marina Broering Righetto

Revisão Ortográfica

Diane Dal Mago

Copyright © UnisulVirtual 2018

(4)

Apresentação

|

5

Perfil do formado

|

5

Objetivos geral e específicos

|

6

Duração do curso

|

6 Carga-horária

|

6 Reconhecimento

|

6

Organização Didático-Pedagógica

|

7 Concepções teórico-metodológicas

|

8 Estrutura curricular

|

9 Certificações Estruturantes Certificações Complementares Certificações Eletivas Ciclo de formação

Laboratório Virtual de Aprendizagem | 21

Avaliação

|

22

Sistema de avaliação

|

22

Média para aprovação

(5)

5

Apresentação

O curso de Tecnologia em Agronegócio é uma graduação e, portanto, um curso de ensino superior, que formará tecnólogos em Agronegócio.

Ao final do curso, você estará capacitado(a) a desenvolver projetos envolvendo as viabilidades econômicas de empreendimentos agropecuários, uma vez que o agronegócio é sinônimo de agricultura empresarial e envolve uma gama de atividades agropecuárias, as quais passam pela utilização de alta tecnologia, até o fornecimento de produtos provenientes da agricultura familiar.

Sendo assim, faz-se necessário ter conhecimento das diversas etapas do agronegócio, como o planejamento de novos projetos, o fornecimento de insumos e equipamentos agrícolas, as vendas e distribuição

de produtos, os processamentos e as ações de marketing, sempre levando em conta os aspectos socioambientais e as melhores práticas em negócios.

Perfil do formado

O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Unisul, compreendendo que a universidade se apresenta como espaço de produção do conhecimento inovador que não se esgota na mera formação profissional, prioriza também as competências, as qualificações sociais, a formação para a autonomia, para a cidadania, para responsabilidade ética, moral e para o mundo do trabalho.

O Tecnólogo em Agronegócio é o profissional com competências e habilidades para viabilizar soluções

tecnológicas e competitivas para o desenvolvimento de negócios a partir do domínio da gestão e das cadeias produtivas do setor. Nesse sentido, o Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Unisul forma um profissional que:

࡟ Pensa e age política, científica e eticamente nas atividades do agronegócio; ࡟ Prospecta novos mercados em todos os setores do agronegócio;

࡟ Busca alternativas de beneficiamento, logística e comercialização dos bens e produtos agropecuários;

࡟ Conhece e avalia as tecnologias do setor agropecuário;

࡟ Auxilia em estudos, análise de viabilidade econômica, implantação e desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis;

࡟ Reflete criticamente sobre os impactos sociais e ambientais do agronegócio; ࡟ Desenvolve novos empreendimentos na cadeia produtiva do agronegócio.

Assim, o estudante formado no Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio deve, em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional, possuir competências pessoais, profissionais, socioafetivas, que o tornem capaz de melhor compreender a si mesmo e a sociedade.

(6)

6

Objetivos geral e específicos

Como objetivo geral: formar profissionais éticos, comprometidos com a qualidade de vida, que viabilizem soluções tecnológicas e competitivas para o desenvolvimento e gestão do agronegócio, a partir do domínio de gestão e das cadeias produtivas do setor.

Objetivos específicos

࡟ Compreender os conceitos, princípios, abrangência e limitações da gestão de agroempreendimentos.

࡟ Compreender as organizações rurais sob o enfoque das cadeias de produção e da gestão. ࡟ Integrar diferentes conceitos nas práticas de gestão administrativa, enfocando a especificidade

do setor de agronegócio.

࡟ Refletir sobre novas alternativas de gestão dos agroempreendimentos. ࡟ Conhecer e avaliar as tecnologias do setor agropecuário.

࡟ Analisar a viabilidade econômica de projetos em agronegócio.

࡟ Identificar alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização. ࡟ Colaborar em estudos de implantação e desenvolvimento de projetos sustentáveis e

economicamente viáveis.

࡟ Refletir criticamente sobre os impactos sociais e ambientais do agronegócio e utilizar racionalmente os recursos naturais.

Duração do curso

O tempo previsto para a duração do curso é de 3 anos

Carga-horária

A Carga Horária mínima legal para este curso é de: 2.400 horas. Carga Horária Total: 2.520 horas.

Reconhecimento

Criação do curso: Resolução CÂM-GES nº 16, de 17/8/2005.

Autorização de Funcionamento: Decreto nº 266 de 8/5/2007, publicado no D.O- SC de 8/5/2007.

Alteração de Nomenclatura: Resolução CÂM-GES nº 186/09, de 17/6/2009. Resolução CONSUN nº 60, de 31/3/2010.

(7)

7

Organização Didático-Pedagógica

O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio nutre- se nas premissas e direcionadores contidos no Projeto Pedagógico da UNISUL, bem como, na política institucional expressa na Missão, Visão e Valores da Universidade. Possui como referencial básico as Diretrizes Curriculares que regulamentam os cursos Tecnológicos.

A rápida produção de conhecimentos imprime mudanças significativas no cenário mundial e nacional,

trazendo novos paradigmas que exigem da educação e dos educadores novas formas e posturas de atuação. As relações emergem indicando novos caminhos para a sobrevivência, uma vez que a capacidade produtiva dos sistemas econômicos e do planeta requerem distintas competências e habilidades, no sentido da

produção qualitativa de bens e serviços e de novas relações sociais, nos quais a universidade, no seu papel de gerar e difundir conhecimentos inovadores, pode contribuir por princípios, mas principalmente por assumir esse compromisso em sua missão.

Nesse sentido, o conhecimento no contexto do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio refere-se ao que se produz cumulativamente ou por reinterpretação. Conhecimento como alavanca da transformação do direcionamento da sociedade alicerçada no crescimento para o desenvolvimento. Já se experimentou um longo período em que as descobertas das ciências, viabilizadoras das inovações científico-tecnológicas, deram origem a um modelo de civilização calcado na ideia de progresso. O custo desse modelo foi a

degradação do meio ambiente e o alargamento do fosso o qual separa os que acumularam riquezas dos que foram excluídos dos seus resultados (PPI-UNISUL, 2010).

O conhecimento passa e ser entendido como um elo ou como instrumento que fomenta a ação a qual vincula o individual e o coletivo ao meio ambiente. Por concepção, deduz-se que o profissional com essa formação será um transformador, sintonizado com os elementos de influência em vários níveis, agindo como agente de mudança e melhoria no local.

É pela ciência que se perscruta a natureza, caminha-se da visão superficial para as razões da experiência e para a necessidade que liga os efeitos às causas.

A ciência é a integração da razão criadora, das razões da experiência e das necessidades, atribuindo ao conhecimento a função de estabelecer a melhoria da qualidade da vida humana.

Nesse sentido, a educação no seio da universidade deve ser articuladora, autônoma de informações diante do mercado e do estado, produtora de conhecimentos e conceitos. Deve também ser mediadora da busca do conhecimento, que deve se estender ao longo da vida de todos que dela participam no: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser. A atuação da universidade deve objetivar uma

educação inovadora e cidadã, que conjugue a lógica e o pensar livre e autônomo.

O ensino, dessa forma, deve mobilizar o professor e o estudante-autônomo para um processo de reflexão de si e da realidade em que vive. Deve centrar-se em uma relação envolvendo professores e estudantes por meio de conceitos elaborados, leituras, diálogos, discussões grupais, investigação sistemática e pesquisa. A partir desse pressuposto, depreende-se uma premissa importante para o novo Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnólogo em Agronegócio. Os conteúdos estão arranjados de modo que o estudante possa formar as concepções das habilidades e competências necessárias à sua formação, em um processo natural, que flui ao longo do curso, nos semestres de modo consecutivo, do primeiro para o último.

A aprendizagem que se utiliza de práticas pedagógicas com características de instruir, fazer conhecer, transmitir, alterar, construir e reconstruir o conhecimento transcende o simples ato de repassar o saber

elaborado, ainda que considerado o saber mais atual da humanidade, indica uma postura científica na busca de soluções para questões enxergadas, principalmente, pela ótica de quem aprende.

A avaliação diagnóstica e processual que busca o crescimento do avaliado e de quem o avalia deve ser um ato intencionalmente refletido e propiciar um processo de desvelar o conhecimento. Trata-se de um procedimento didático coerente aos paradigmas de ensinar e aprender, adotados pela instituição de ensino e

(8)

8

seus professores. E, nesse sentido, as práticas pedagógicas que provêm produção de conhecimento devem acontecer mediante um processo de avaliação que impulsione o estudante a aprender e a desenvolver, requerendo dos professores orientação e otimização das aprendizagens.

Tendo esses pressupostos como elementos basilares, o Curso Superior de Tecnólogo em Agronegócio espera atuar de maneira ajustada aos pressupostos da Unisul (Missão, Visão e Valores), em especial na consolidação de inserção plena no mundo globalizado, permitindo que a Unisul seja vista como uma instituição provedora da ciência e da tecnologia, consolidando a sua imagem de excelência na extensão e na pesquisa como

mecanismos integradores e indissociáveis do processo de ensino e aprendizagem, transformando a produção e disseminação do conhecimento como instrumento gerador de iniciativas comunitárias autossustentáveis. Nesse contexto, o Curso Superior de Tecnólogo em Agronegócio ao desenvolver, consolidar e relatar as suas experiências, espera permitir que tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa, elevem o padrão dos seus resultados, reflexo do nível cada vez mais apurado das suas ações.

Concepções teórico-metodológicas

A trajetória da Unisul é marcada pelo compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, no sentido de propor a construção de uma sociedade humanizada e preparada para lidar com os constantes desafios impostos pelo conhecimento.

Por isso, a Unisul “[...] busca antecipar novos cenários que possam alicerçar as suas propostas pedagógicas. Para vencer os atuais desafios, organizou-se em uma estrutura inovadora e criativa, denominada Unidade de Articulação Acadêmica - UNA”. (UNA PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO E AGROINDÚSTRIA, 2011)

O Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio faz parte da UnA Produção, Construção e Agroindústria; de acordo com seu Projeto, essa UnA é constituída por iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, que podem ser identificadas nas grandes áreas do conhecimento descritas na Portaria nº 9 da Capes, de 5 de dezembro de 2007, como sendo:

a. Área de conhecimento Multidisciplinar. b. Área e Avaliação: Interdisciplinar. c. Engenharia/Tecnologia/Gestão.

As concepções teórico-metodológicas do Curso estão alinhadas com o Projeto Pedagógico Institucional (UNISUL, 2010), com as Diretrizes Acadêmicas Institucionais (UNISUL, 2011) e o Projeto Acadêmico da UnA Produção, Construção e Agroindústria (UNISUL, 2011).

Nesse âmbito, o processo ensino-aprendizagem por competências visa a ser dinâmico e contextualizado, significativo para o acadêmico, profissional e cidadão. Para tanto, o ensino, a pesquisa e a extensão são articulados e integrados, aproximam a teoria e a prática por meio de atividades formativas e ambientes de aprendizagem específicos para o estudante do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio. Por sua vez, a avaliação por competências procura superar a avaliação tradicional, marcada pela fragmentação da teoria e prática, e descontextualizada em relação à dinâmica do mundo do trabalho, da ciência e da cultura. Sobretudo, a avaliação é entendida como um momento de aprendizagem numa perspectiva processual, formativa e de aprimoramento contínuo. O currículo está atualizado em função do movimento contínuo e necessário entre a academia e a sociedade, em busca da produção, socialização e aplicação do conhecimento, possibilitando diferentes itinerários.

A universidade busca se colocar como articuladora das informações que se processam no trabalho e na empresa, com autonomia diante do mercado e do Estado, na medida em que o papel de produtora de conhecimento é resguardado na noção de ensino, pesquisa e extensão, para responder às expectativas do futuro profissional e criar novas demandas. Além disso, conforme o Projeto Pedagógico Institucional, a universidade deve ser

mediadora da busca do conhecimento e, para tanto, precisa responder aos interesses regionais, alimentar o ensino por meio da pesquisa e considerar a problemática regional como motivação para suas ações.

(9)

9

Na modalidade a distância, o desenvolvimento de material pedagógico como livros digitais, web aulas,

objetos multimidiáticos e outros, fundamenta-se a partir de teorias pedagógicas, nos avanços da tecnologia e na dinâmica da sociedade. Os materiais têm características autoinstrucionais e requerem formato específico e pessoas especialmente preparadas para essa função.

Nas concepções norteadoras das ações didático-pedagógicas no curso, o processo de ensino e de

aprendizagem precisa ser uma experiência significativa, tanto para docentes como para discentes. A proposta para o novo currículo será de proporcionar aos estudantes motivação para que eles construam o seu

conhecimento sobre o objeto estudado. Professor e estudantes devem interagir para que a construção do conhecimento seja realizada de fato. Assim, estaremos preparando profissionais ativos, capazes de identificar e resolver problemas, de trabalhar em equipe, com visão de futuro e críticos. Dessa forma, deverá o Curso focar em práticas pedagógicas interdisciplinares, de ensino, pesquisa e de extensão, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, Portaria nº 10, de 28 de julho de 2006.

Também faz parte do apoio ao discente o Programa de Promoção à Acessibilidade. Esse programa tem como objetivo promover a mediação entre o estudante com deficiência visual, física, auditiva, mental ou com necessidades educacionais específicas (NEE) a uma estrutura arquitetônica e de educação acessível na universidade.

Estrutura curricular

Os projetos das certificações estruturantes e complementares são apresentados a seguir e contemplam uma adequada organização das competências, carga horária e conteúdos. As unidades de aprendizagem estão apresentadas por meio da carga horária e da ementa, e serão desenvolvidas no plano de ensino.

Cada uma das certificações listadas está organizada em ciclos de formação apresentadas logo abaixo. ࡟ Certificações Estruturantes: 1.980 horas.

࡟ Certificações Complementares: 420 horas. ࡟ Certificações Específicas: 60 horas.

(10)

10

Quadro 1: Unidades de Aprendizagem com suas cargas horárias

Nome da Certificação Tipo de Certificação Carga Horária da Certificação

Unidades de Aprendizagem (UA) que compõe a Certificação

Agroindústria Estruturante 180

Sistema Agroindustrial de Origem Animal Sistema Agroindustrial de Origem Vegetal Novas Tecnologias de Produção Agropecuária

Economia no Agronegócio Estruturante 240

Economia

Economia do Setor Público

Mercado de Capitais e Bolsa de Valores Engenharia Econômica

Empreendedorismo e Marketing Estruturante 120 Empreendedorismo Marketing

Estudo de Caso em Agronegócio Estruturante 90 Estudo de Caso em Agronegócio Gestão Agropecuária Estruturante 210

Gestão de Produção Agropecuária Planejamento de Propriedades Rurais Agroturismo

Gestão de Pessoas e Organizações Estruturante 120 Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional Gestão Estratégica e Organizações Estruturante 120 Gestão Estratégica

Estrutura e Processos Organizacionais

Gestão Financeira e Orçamentária Estruturante 300

Matemática Financeira

Gestão Financeira de Curto Prazo Gestão de Custos e Preços

Orçamento Empresarial e Controladoria Gestão Financeira de Longo Prazo Logística no Agronegócio Estruturante 180

Gestão da Cadeia de Suprimentos Logística

Gestão de Produção

Mercado Agropecuário Estruturante 300

Introdução ao Agronegócio

Fundamentos do Mercado Agrícola Mercado Agrícola

Atacado e Varejo de Produtos Agrícolas Financiamento Agrícola

Qualidade em Produtos e Serviços Estruturante 120 Sistemas Integrados de Gestão Gestão da Qualidade

Formação Sociocultural Complementar 120 Estudos Socioculturais Socioeconomia e Geopolítica Fundamentos de Cooperativismo Complementar 60 Constituição de Cooperativas Legislação no Agronegócio Complementar 180

Educação e Legislação Sanitária Direito Agrário

Direito do Trabalho

Metodologias de Pesquisa Complementar 60 Metodologia para Estudo de Caso Atividades Complementares Específica 60

Certificação Eletiva Eletiva 60 Carga horária total do curso 2.520 Fonte: PPC do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios (2014).

(11)

11 Manual do Curso

Certificações Estruturantes

a. Mercado Agropecuário (300h)

Competências

Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços.

Conteúdos

Aspectos históricos do agronegócio. A transnacionalização. A modernização da agricultura. Conceitos e discussão.

As dimensões do agronegócio. O agronegócio no Brasil. O agronegócio no mundo. O Brasil no cenário internacional do agronegócio. Análise das perspectivas por produto. A agricultura familiar. Síntese de resultados. Principais desafios para o crescimento do agronegócio. O futuro do agronegócio. Política agrícola e política agrária. Política econômica que afeta a agricultura. Mercado de trabalho. Compreender a complexa dinâmica do mercado de trabalho – na contemporaneidade, em níveis, além das fronteiras do Brasil. Tendência e perfil do profissional. As competências necessárias. O ensino e as necessidades de mercado. A economia e o mercado agrícola. Oferta e demanda. Elasticidade de produtos agrícolas. Intervenções do Estado nos mercados agrícolas. Crédito rural. Taxas de juros agropecuários. Agricultura familiar. Custeio e equivalência de produtos. Comércio atacadista e varejista. Preços de produtos agrícolas. Vinculação dos preços agrícolas com outros produtos industrializados. Índices de preços. Atração de clientes. Mercado alvo. Suprimento de preços e produtos.

Unidades de Aprendizagem

Introdução ao Agronegócio (60h)

Ementa: Aspectos históricos e conceituais. Dimensionamento do agronegócio regional, nacional e internacional. Perspectivas para o agronegócio. Papel da agropecuária no desenvolvimento econômico. Instrumentos de política agropecuária. Áreas de atuação do profissional do agronegócio.

Fundamentos do Mercado Agrícola (60h)

Ementa: Evolução da economia inserida no contexto histórico. Políticas para o

desenvolvimento agrícola. Dinâmica da agricultura capitalista. Noções de microeconomia e macroeconomia. Análise de mercado. Custos de produção.

Relações entre o desenvolvimento econômico e a agricultura. O Estado e as políticas agrícolas.

Mercado Agrícola (60h)

Ementa: Agricultura moderna. Agricultura familiar e complexos agroindustriais. Balança comercial, setor agrícola e processo de inflação. Prioridades da agricultura brasileira. Produção de alimentos e produção de energia. Estratégias de comercialização agrícola. Comportamento do consumidor.

Pré-Requisito da Unidade de Aprendizagem: Fundamentos do Mercado Agrícola

Financiamento Agrícola (60h)

Ementa: Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), classificação e limites de financiamento. Planos de safra, créditos complementares do sistema financeiro, apoio governamental, operações com taxas e juros de mercado, programa nacional de agricultura familiar, cédula de produto rural, seguro rural subvencionado, classificação de custeio, equivalência de produtos, títulos de crédito rural.

Atacado e Varejo de Produtos Agrícolas (60h)

Ementa: Evolução das formas e canais de vendas e da concorrência. Fundamentos das duas categorias de comércio: atacadista e varejista. Diferenças de preços entre as categorias. Destinos e preços de produtos agrícolas. Vinculação dos preços agrícolas com outros

produtos industrializados. Índices de preços. Atração de clientes. Mercado alvo. Suprimento de preços e produtos.

(12)

12

b. Agroindústria (180h)

Competências

Planejar, executar e controlar a qualidade das etapas do processo de produção

agroindustrial, contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Adequar equipamentos agroindustriais, pesquisar e desenvolver tecnologias alternativas para aproveitamento de produtos e subprodutos agropecuários, sempre contemplando o aspecto ambiental.

Conteúdos

Evolução tecnológica na agricultura Brasileira. Avanços tecnológicos na produção de alimentos. Tecnologia da informação. Agricultura de precisão. Análise da cadeia produtiva vegetal e animal. Sistemas de produção vegetal e animal sustentável.

Unidades de Aprendizagem

Novas Tecnologias de Produção Agropecuária (60h)

Ementa: Evolução tecnológica na agricultura Brasileira. Avanços tecnológicos na produção de alimentos. Tecnologia da informação. Produção integrada. A demanda tecnológica. Agricultura de precisão.

Sistema Agroindustrial de Origem Vegetal (60h)

Ementa: Análise da cadeia produtiva vegetal no Brasil e no mundo. Competitividade e globalização. Sistemas de produção vegetal sustentável.

Sistema Agroindustrial de Origem Animal (60h)

Ementa: Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Interdisciplinaridade e complexidade. Abordagens de cadeias. Complexos agroindustriais de origem animal. Cadeias de produção agroindustrial. Sistemas agroindustriais. Cadeia de suprimentos, alianças e/ou redes.

Sistemas integrados.

c. Gestão Agropecuária (210h)

Competências

Utilizar técnicas de análise, avaliação e gerenciamento para elaboração de projetos em propriedades Rurais.

Elaborar estudos de mercado e entender os riscos da comercialização dos produtos agropecuários.

Conteúdos

Diagnóstico e planejamento de propriedades rurais. Níveis de planejamento. Planejamento estratégico e gerencial. Orçamento. Planejamento operacional. Fontes de captação de recursos financeiros. Turismo rural e suas modalidades. Resgate histórico e cultural. Sustentabilidade do agroturismo.

Unidades de Aprendizagem

Planejamento de Propriedades Rurais (60h)

Ementa: Diagnóstico e planejamento de propriedades rurais. Níveis de planejamento.

Planejamento estratégico. Planejamento gerencial: método de orçamento, de simulação e de programação linear. Planejamento operacional. Fontes de captação de recursos financeiros.

Agroturismo (60h)

Ementa: Modalidades de turismo rural, empreendimentos em agroturismo, agregação de valores e produtos de serviço nas propriedades rurais, resgate de patrimônios históricos e culturais. Rotas turísticas: rotas religiosas, rotas culturais e históricas. Perspectivas da agroindústria do turismo, sustentabilidade ambiental.

Gestão de Produção Agropecuária (90h)

Ementa: Avaliação de risco, estudo aplicado da bolsa de valores para os principais produtos agrícolas e pecuários, inserção do ponto de equilíbrio para as principais culturas e rebanhos. Pré-Requisito da Unidade de Aprendizagem: Orçamento Empresarial e Controladoria

(13)

13 Manual do Curso

d. Empreendedorismo e Marketing (120h)

Competências

Desenvolver o empreendedorismo no agronegócio.

Compreender e gerar estratégias de marketing para mercados agropecuários.

Conteúdos

Empreendedorismo e empreendedor. Perfil do empreendedor. Habilidades do empreendedor. Qualidades do empreendedor. A constituição de empreendimentos: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais. Empreendedorismo frente à gestão de pessoas e das

organizações. Histórico, evolução e tendências de Marketing. Fundamentos, funções e orientações do Marketing. Composto mercadológico. Análise do ambiente de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento. Valor para o cliente. Gestão de varejo, atacado e logística. O papel do profissional de marketing.

Unidades de Aprendizagem

Empreendedorismo (60h)

Ementa: Empreendedorismo e empreendedor. Perfil do empreendedor. Habilidades do

empreendedor. Qualidades do empreendedor. A constituição de empreendimentos: aspectos estratégicos, gerenciais e operacionais. Empreendedorismo frente à gestão de pessoas e das organizações.

Marketing (60h)

Ementa: Histórico, evolução e tendências de marketing. Fundamentos, funções e

orientações do marketing. O composto mercadológico. Análise do ambiente de marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento. Valor para o cliente. Atribuições do profissional de marketing.

e. Gestão Financeira e Orçamentária (300h)

Competências

Raciocinar lógica, crítica e analiticamente para operar com valores e formulações matemático-financeiras, presentes nas relações formais e causais entre fenômenos

produtivos, administrativos e de controle, para expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

Conteúdos

Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. Equivalência de capitais. Taxas. Séries de pagamentos. Sistemas de dívidas. Correção monetária, amortização e depreciação. O Papel da Administração Financeira e do Administrador Financeiro. Análise das demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Administração de caixa. Administração dos estoques.

Administração de contas a receber. Fontes de financiamento de curto prazo. Risco, retorno e precificação de ativos. Custo, estrutura de capital e alavancagem. Decisões de investimento de longo prazo. Fontes de financiamento de longo prazo. Gestão baseada em valor.

Avaliação de empresas.

Unidades de Aprendizagem

Matemática Financeira (60h)

Ementa: Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos. Equivalência de capitais. Taxa: nominal, efetiva e equivalente. Empréstimos de curto e de longo prazos. Sistemas de dívidas. Correção monetária, amortização e depreciação. Equivalência de fluxo de caixa.

Gestão Financeira de Curto Prazo (60h)

Ementa: O Papel da Administração Financeira e do Administrador Financeiro. Análise das demonstrações financeiras. Administração do capital de giro. Administração de caixa.

Administração dos estoques. Administração de contas a receber. Fontes de financiamento de curto prazo.

(14)

14

Gestão Financeira de Longo Prazo (60h)

Ementa: Risco, retorno e precificação de ativos. Custo, estrutura de capital e alavancagem. Decisões de investimento de longo prazo. Fontes de financiamento de longo prazo. Gestão baseada em valor. Avaliação de empresas.

Pré-Requisito da Unidade de Aprendizagem: Gestão Financeira de Curto Prazo

Gestão de Custos e Preços (60h)

Ementa: Definição e classificação de custos. Métodos de custeio. Aspectos técnicos e práticos de custos empresariais e análise de custos. Comportamento das relações custo/ volume/lucro. Custos para formação do preço de venda.

Orçamento Empresarial e Controladoria (60h)

Ementa: Sistema orçamento global. Orçamento de vendas. Orçamento de produção.

Orçamento de despesas operacionais. Orçamento de caixa. Demonstrativo do resultado do exercício projetado. Balanço patrimonial projetado. Controle: definições e características. Relatórios de desempenho. Análise das variações orçamentárias.

f. Logística no Agronegócio (180h)

Competências

Propor ações de intervenção em logística e na produção com a análise dos dados mediante uso da pesquisa operacional.

Conteúdos

O papel estratégico da Gestão Patrimonial e de Materiais. Compras e novas tendências em compras. Negociação. Previsão de demanda. Gestão dos estoques. Controle de inventário. Origem e evolução da Logística. Logística Reversa. Processamento de pedidos. Conceitos da qualidade aplicados à Logística. Gestão da cadeia de suprimentos. Fundamentos da Logística Internacional.

Gestão da distribuição física. Nível de serviço ao cliente. Localização de fábricas e Centros de Distribuição. Armazenagem, movimentação e equipamentos para a movimentação de materiais. Sistemas de Informação aplicados a Logística. Operadores logísticos. Gestão da produção e operações. Arranjo físico e Layout. Projeto de produto e processos. Balanceamento da produção. Sistemas produtivos e estratégias de produção. PCP. Histórico e aplicação dos conceitos de qualidade na produção de produtos e serviços. Sistemas integrados de gestão.

Unidades de Aprendizagem

Gestão da Cadeia de Suprimentos (60h)

Ementa: Introdução - definição e o ambiente macroempresarial. Estratégia competitiva. Alinhamento estratégico de uma cadeia de abastecimento. Escopo estratégico de uma cadeia de abastecimento. Fatores-chave para o desempenho de uma cadeia de abastecimento. Elementos para estruturar uma cadeia de abastecimento. Benefícios e obstáculos de uma cadeia de abastecimento. Montagem de uma cadeia de abastecimento. Gerenciamento de uma cadeia de abastecimento.

Logística (60h)

Ementa: O papel estratégico da Gestão Patrimonial e de Materiais. Compras e novas tendências em compras.

Negociação. Previsão de demanda. Gestão dos estoques. Controle de inventário. Origem e evolução da Logística. Logística Reversa. Processamento de pedidos. Conceitos da qualidade aplicados à Logística. Gestão da cadeia de suprimentos.

Fundamentos da Logística Internacional.

Gestão de Produção (60h)

Ementa: Origem, evolução da gestão da produção e operações. Arranjo físico e Layout. Projeto de produto e processos.

Balanceamento da produção. Sistemas produtivos e estratégias de produção. PPCP. Histórico e aplicação dos conceitos de qualidade na produção de produtos e serviços. Sistemas integrados de gestão. Meio ambiente.

(15)

15 Manual do Curso

g. Gestão Estratégica e Organizações (120h)

Competências

Gerenciar estrategicamente as organizações, a partir da compreensão e aplicação de questões científicas, técnicas, sociais e éticas relacionadas à administração.

Conteúdos

A organização como um sistema social: Visão Sistêmica. Os processos administrativos. A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Evolução do pensamento estratégico. Principais ferramentas estratégicas e suas aplicações.

Posicionamento estratégico. Análise do ambiente externo. Análise do ambiente interno. lmplementação e controle das estratégias. Consultoria em gestão estratégica. Dimensões organizacionais.

Estrutura organizacional. Organograma. Mapeamento e análise de processos.

Fluxogramação. Organização e análise da distribuição de trabalho. Quadro de distribuição do trabalho.

Estudo e análise do arranjo físico. Layout e mapas de área de riscos. Manuais administrativos. Outras ferramentas de gestão.

Unidades de Aprendizagem

Gestão Estratégica (60h)

Ementa: A organização como um sistema social. Visão sistêmica. Os processos administrativos. A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Evolução do pensamento estratégico.

Principais ferramentas estratégicas e suas aplicações. Posicionamento estratégico. Análise do ambiente externo e interno. Formulação e formação de estratégias. lmplementação e controle das estratégias. Consultoria em gestão estratégica.

Estrutura e Processos Organizacionais (60h)

Ementa: Dimensões organizacionais. Estrutura organizacional. Mapeamento e análise de

processos. Organização e análise da distribuição de trabalho. Estudo e análise do arranjo físico. Layout e mapas de área de riscos. Manuais administrativos. Outras ferramentas de gestão.

h. Economia no Agronegócio (240h)

Competências

Realizar análise econômica nos temas relacionados a estratégias de inovação e desenvolvimento na era da economia do conhecimento.

Analisar os impactos no meio ambiente dos modelos de crescimento econômico. Analisar riscos no mercado futuro.

Elaborar análises de cenários macroeconômicos brasileiros e internacionais, por meio da análise de dados conjunturais.

Conteúdos

Análise histórica. Análise setorial da firma. Empresas e meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Mercados futuros. Debêntures. Mercado de opções e mercados futuros. Análise de ações. Teoria das carteiras. Variáveis de análise.

Unidades de Aprendizagem

Economia no Setor Público (60h)

Ementa: As atribuições econômicas do Governo e o crescimento do setor público. A participação do Estado na economia. Os gastos do setor público. Política fiscal e

estabilização econômica. A despesa e a receita pública como instrumento de estabilização de preços. A dívida pública. A política de incentivos fiscais. Federalização fiscal. Política fiscal e distribuição de renda.

Engenharia Econômica (60h)

Ementa: Introdução à Engenharia Econômica. Métodos de análise de investimentos. Análise de equilíbrio e de sensibilidade. Análise de viabilidade. Incerteza e riscos em projetos.

(16)

16

Mercado de Capitais e Bolsa de Valores (60h)

Ementa: Estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Títulos e valores mobiliários. Mercado acionário. Debêntures. Análise Fundamentalista e Análise Técnica. Teoria das carteiras. Mercado de opções e mercados futuros. Simulação de investimentos.

Economia (60h)

Ementa: Conceitos básicos. Sistema econômico: estrutura e funcionamento. Oferta e demanda: formação de preços de mercado. Estruturas de mercado. Introdução à macroeconomia: metas, instrumentos e contabilidade nacional. Elementos de economia internacional.

i. Estudo de caso em Agronegócio (90h)

Competências

Planejar, executar e controlar a qualidade das etapas do processo de produção

agroindustrial, contemplando a obtenção, o processamento e a comercialização de matérias-primas de diversas origens, insumos e produtos finais.

Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações.

Conteúdos

Diagnóstico do Mercado Agropecuário. Avaliação de projetos e propostas em agronegócio. Avaliação de empreendimentos agropecuários. Análise e produção de textos acadêmicos. Elaboração de projetos agropecuários.

Unidade de Aprendizagem

Estudo de caso em Agronegócio (90h)

Ementa: Diagnóstico, análise e prognóstico aplicado ao Agronegócio.

j. Qualidade em Produtos e Serviços (120h)

Competências

Elaborar a gestão da qualidade para produtos e serviços. Desenvolver sistemas de informação adequados à microempresas.

Conteúdos

Definições de qualidade e produtividade. Qualidade e produtividade. Sistemas de gestão e de melhoria da qualidade. Gestão e melhoria de processos. Certificação e normas de qualidade. Sistemas de gestão da produtividade. Diferenciais competitivos baseados na qualidade e na produtividade.

Unidades de Aprendizagem

Sistemas Integrados de Gestão (60h)

Ementa: Origens e Evolução dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP); Funcionalidades de um ERP; Os ERP e o Suporte à Decisão; Integrações complementares ao ERP; Metodologias de Implantação de um ERP; Conceitos de BI (Business Intelligence), EIS (Enterprise

Information Systems) e CRM (Customer Relationship Management) e sua integração ao ERP.

Gestão da Qualidade (60h)

Ementa: Fundamentos da qualidade. Evolução do conceito da qualidade. Filosofia da qualidade. Planejamento da qualidade. Implantação da qualidade nos processos de Operação e Logística. Introdução ao controle estatístico de processos. A qualidade como estratégia. Normalização ABNT e séries ISO. Qualidade em serviços. Avaliação de fornecedores.

k. Gestão de Pessoas e Organizações (120h)

Competências

Desenvolver habilidades sociais, humanas, conceituais e intelectuais, com o objetivo de orientar/fazer o planejamento estratégico e a política dos recursos humanos em uma empresa.

(17)

17 Manual do Curso

Conteúdos

Relações entre trabalho e subjetividade. Indivíduo, grupos e equipes nas organizações. Gestão de pessoas. Motivação no trabalho. Liderança. Comunicação e criatividade nas organizações. Política de recursos humanos. Subsistemas de recursos humanos. Competências e habilidades. Descrição e análise de cargos. Clima e cultura organizacional. Segurança, higiene e saúde ocupacional. Planejamento estratégico.

Empregabilidade.

Unidades de Aprendizagem

Gestão Estratégica de Pessoas (60h)

Ementa: A contribuição da Gestão de Pessoas: conceitos, importância e evolução. A visão integrada e sistêmica dos processos da Gestão de Pessoas nas organizações. O campo de ação da Gestão de Pessoas. A Gestão de Pessoas em diferentes contextos organizacionais: micro, pequeno, médio e grande porte. Os diferentes níveis de abrangência da Gestão de Pessoas: micro, macro e meso-organizacional. A Gestão de Pessoas numa visão

estratégica. Consultoria interna. Empregabilidade. Empowerment. Terceirização. Alinhamento do planejamento estratégico de recursos humanos com o planejamento global da empresa. Políticas e processos de gestão de pessoas: planejamento de recursos humanos. Noções dos direitos dos trabalhadores (Legislação Trabalhista).

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional (60h)

Ementa: O trabalho: diferentes significações. Trajetória histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Segurança e saúde no trabalho. Saúde mental do trabalhador. Atitudes e comportamento no ambiente de trabalho. Relações interpessoais. Grupos e equipes. Motivação. Comunicação. Criatividade. Relações como os empregados. Atitudes e perfil do gestor de pessoas. Responsabilidade social e ambiental. Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Aspectos éticos da intervenção profissional nas organizações e no trabalho. Estudos étnico-raciais. Direitos Humanos.

Certificações Complementares

a. Formação Sociocultural (120h)

Competências

Analisar e compreender contextos. Dialogar com as diferenças socioculturais. Produzir academicamente.

Conteúdos

Sociedade, Estado e Cidadania. Teorias políticas e o estudo das dinâmicas sociais. Cultura, identidade e diversidade. Estudos étnico-raciais. Ética e Direitos Humanos. Economia, política, educação e organizações humanas. Ocupação do espaço geográfico. Meio ambiente e dinâmicas socioambientais.

Unidades de Aprendizagem

Estudos Socioculturais (60h)

Ementa: Sociedade, Estado e Cidadania. Ética e Direitos Humanos. Teorias clássicas e contemporâneas para a análise das sociedades. Redes sociais, comunidades e formação do sujeito. Processos midiáticos e práticas culturais. Cultura, identidade e relações étnico-raciais. A formação do povo brasileiro.

Socioeconomia e Geopolítica (60h)

Ementa: Economia, política e organizações humanas. Relações sociais de produção e consumo. Organismos internacionais reguladores da política e da economia. Educação e ocupação profissional. Ocupação do espaço geográfico. Meio ambiente e dinâmicas socioambientais.

(18)

18

b. Legislação no Agronegócio (180h)

Competências

Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

Promover mudanças organizacionais na busca de resultados qualitativos e quantitativos, por meio do raciocínio crítico e criativo diante dos desdobramentos da legalização e dos demais efeitos jurídicos relativos à criação de novos empreendimentos organizacionais, bem como sobre manutenção e o funcionamento dos já existentes.

Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços.

Conteúdos

Antecedentes históricos. Estatuto da Terra. Direito ambiental e agrário. Impostos agrícolas. Cadastro de produtores rurais. Sistemas de arrendamentos agrários. Condições de

Usucapião. Definições de higiene com relação aos manipuladores de alimentos. Qualidade e segurança alimentar. Higiene e sanificação na indústria de alimentos. Microbiologia dos alimentos. Fermentações. Legislação para produtos alimentares de origem vegetal e animal. Aditivos e coadjuvantes nas indústrias de alimentos. Tecnologia da carne do leite e do pescado. Óleos e gorduras. Métodos de conservação e preservação dos alimentos. Tecnologia de pós-colheita de frutas e hortaliças. Instalações. Introdução ao estudo do Direito do Trabalho. O conceito de empregador e de trabalhador. A relação de trabalho e as suas características. Os principais direitos dos trabalhadores. O processo trabalhista. As formas de representação dos trabalhadores e a negociação coletiva. A Seguridade e a Previdência Social. Os impactos tributários da legislação social sobre as empresas.

Unidades de Aprendizagem

Direito do Trabalho (60h)

Ementa: Introdução ao estudo do Direito do Trabalho. O conceito de empregador e de trabalhador. A relação de trabalho e as suas características. Os principais direitos dos trabalhadores. O processo trabalhista. As formas de representação dos trabalhadores e a negociação coletiva. A Seguridade e a Previdência Social. Os impactos tributários da legislação social sobre as empresas.

Direito Agrário (60h)

Ementa: Antecedentes históricos. Estatuto da Terra. Função social da propriedade. Direito agrário e o meio ambiente. Propriedade imobiliária. Reforma agrária. Cadastro rural. Zoneamento. Imposto sobre a propriedade territorial rural. Teoria geral dos contratos agrários. Princípios específicos dos contratos de arrendamento e parceria rural. Usucapião especial rural. Crédito rural.

Educação e Legislação Sanitária (60h)

Ementa: Comunicação e Educação em aspectos sanitários. Legislação sanitária aplicada a agronegócios. Padrões higiênico- sanitários para alimentos de origem animal e vegetal. Inspeção em produtos de origem animal e vegetal.

Constituição de Cooperativas (60h)

Ementa: Documentação necessária para constituição e registro de uma cooperativa: Estatuto Social, a realização da Assembleia de Constituição, bem como dos demais documentos necessários e os procedimentos nos órgãos de registro para a concessão.

c. Fundamentos do Cooperativismo (60h)

Competências

Interpretar e aplicar a legislação básica pertinente ao cooperativismo no Brasil, da constituição ao gerenciamento de cooperativas.

Conteúdos

(19)

19 Manual do Curso

Unidade de Aprendizagem

Constituição de Cooperativas (60h)

Ementa: Documentação necessária para constituição e registro de uma cooperativa: Estatuto Social, a realização da Assembleia de Constituição, bem como dos demais documentos necessários e os procedimentos nos órgãos de registro para a concessão, observando seus aspectos legais e societários. Constituição e definição dos membros do Conselho de Administração (CA), do Conselho Fiscal (CF) e do Conselho Educativo (CE). Integralização das cotas-parte de cada associado e constituição do capital social da uma cooperativa.

d. Metodologias de Pesquisa (60h)

Competências

Compreender as atividades e etapas da pesquisa científica, por meio de metodologia prático-reflexiva.

Conhecer as formas para elaboração de projetos de pesquisa. Compreender o universo da pesquisa empírica e acadêmica.

Conhecer as regras pertinentes à elaboração e desenvolvimento de um Estudo de Caso.

Conteúdos

Tipos de pesquisa. Estudo de Caso.

Unidade de Aprendizagem

Metodologias de Pesquisa (60h)

Ementa: Tipos de pesquisa. Estudo de Caso: conceito, composição estrutural e metodologia.

Certificações Eletivas

De acordo com as diretrizes acadêmicas institucionais, as certificações eletivas expressam o conjunto de competências entendidas como significativas pelos estudantes e que integralizam currículo em função da dinâmica dos campos de saber e de atuação que surjam ao longo do processo de formação. Dependem de validação e devem ser avaliadas quanto à carga horária e às competências desenvolvidas.

(20)

20 Sem. Unidade de Aprendizagem C/H Pré-Requisitos Estrutura

Curricular

Base Notas

1 Economia 60 CET 6,0

1 Estudos socioculturais 60 CCO 6,0

1 Gestão Estratégica 60 CET 6,0

1 Gestão Estratégica de Pessoas 60 CET 6,0

1 Sistemas Integrados de Gestão 60 CET 6,0

1 Introdução ao Agronegócio 60 CET 6,0

1 Matemática Financeira 60 CET 6,0

Subtotal 420

2 Empreendedorismo 60 CET 6,0

2 Fundamentos do Mercado Agrícola 60 CET 6,0

2 Gestão Financeira de Curto Prazo 60 01013 CET 6,0

2 Gestão da Cadeia de Suprimentos 60 CET 6,0

2 Gestão da Qualidade 60 CET 6,0

2 Gestão de Custos e Preços 60 CET 6,0

2 Logística 60 CET 6,0

Subtotal 420

3 Direito Agrário 60 CCO 6,0

3 Educação e Legislação Sanitária 60 CCO 6,0

3 Mercado Agrícola 60 01361 CET 6,0

3 Novas Tecnologias de Produção Agropecuária 60 CET 6,0

3 Sistemas Agroindustrial de Origem Animal 60 CET 6,0

3 Sistemas Agroindustrial de Origem Vegetal 60 CET 6,0

Subtotal 360

4 Atacado e Varejo de Produtos Agrícolas 60 CET 6,0

4 Direito do Trabalho 60 CCO 6,0

4 Economia do Setor Público 60 CET 6,0

4 Estrutura e Processos Organizacionais 60 CET 6,0

4 Gestão de Produção 60 CET 6,0

4 Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional 60 CET 6,0

4 Orçamento Empresarial e Controladoria 60 CET 6,0

Subtotal 420

5 Financiamento Agrícola 60 CET 6,0

5 Gestão Financeira de Longo Prazo 60 01127 CET 6,0

5 Gestão de Produção Agropecuária 90 01595 CET 6,0

5 Mercado de Capitais e Bolsa de Valores 60 CET 6,0

5 Metodologia para Estudo de Caso 60 CCO 6,0

5 Planejamento de Propriedades Rurais 60 CET 6,0

5 Socioeconomia e Geopolítica 60 CCO 6,0

Subtotal 450

6 Agroturismo 60 CET 6,0

(21)

21 Manual do Curso

Sem. Unidade de Aprendizagem C/H Pré-Requisitos Estrutura Curricular

Base Notas

6 Constituição de Cooperativas 60 CCO 6,0

6 Engenharia Econômica 60 CET 6,0

6 Estudo de Caso em Agronegócio 90 CET 6,0

6 Marketing 60 CET 6,0

Subtotal 330

Certificação Eletiva 60 CEL

Subtotal 60

Atividades Complementares 60 CES

Subtotal 60

Total da carga horária 2.520

Fonte: PPC do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios (2014).

Legenda:

CET - Certificação Estruturante CCO - Certificação Complementar CES - Certificação Específica CEL - Certificação Eletiva

Laboratório Virtual de Aprendizagem

Este ambiente de aprendizagem visa a oferecer um espaço onde você pode encontrar ferramentas para realizar experiências e simulações, bem como propostas de experimentos relacionadas às ferramentas indicadas.

O laboratório virtual é um ambiente de aprendizagem livre, que pode ser utilizado por todos que tenham interesse. A maioria deles está assim organizada: Apresentação; Ferramentas: com a descrição de todos os recursos à disposição, tutorial de utilização, links para downloads etc.; Atividades: são propostas de experimentos, casos, simulações para que você faça uso da ferramenta indicada.

O acesso a este ambiente de aprendizagem pode ser feito pelo endereço eletrônico: www.unisul.br/laboratoriosuv

(22)

22

As avaliações serão realizadas mediante instrumentos diversificados – que não venham a exigir somente a memorização dos conteúdos, mas, principalmente, a reflexão e a interpretação –, de forma presencial e por meio de atividades de avaliação a distância.

Sistema de avaliação

A avaliação na unidade de aprendizagem será verificada considerando os objetivos propostos no seu plano

de ensino e compreenderá as atividades de avaliação mencionadas nesse documento.

Atenção para a fórmula de cálculo da média de aprovação indicada no plano de ensino de cada Unidade de Aprendizagem.

Média para aprovação

Será aprovado de forma direta o estudante que obtiver aproveitamento igual ou superior a sete (7.0), numa escala de zero a dez (0 a 10), resultante do processo de avaliação desenvolvido durante a unidade de aprendizagem. No plano de ensino constará a forma de aprovação ao estudante que não obtiver, na avaliação da unidade de aprendizagem, nota igual ou superior a sete (7.0).

(23)

23

Contato com a UnisulVirtual

SAIAC – Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico

Atendimento On-Line:

Portal MinhaUNISUL (http://minha.unisul.br): Atendimento On-Line > Informação/ Reclamação > Solicitar Caso de Informação ou Encaminhar Caso de Reclamação.

Presencialmente:

SAIAC UnisulVirtual – Avenida Pedra Branca, 25 – Bairro Cidade Universitária Pedra Branca – Palhoça/SC. CEP: 88137-900.

Atendimento SAIAC: De segunda a sexta-feira das 8h às 21h.

Telefone (para contato com a Central de Relacionamento da Unisul):

0800 970 7000 | (48) 3279 1000 (para ligações de telefone celular)

Horário de atendimento da Central de Relacionamento: De segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 12h (quando houver aplicação de avaliações presenciais).

Equipe de Tutoria

E-mail: tutoriavirtual@unisul.br

Correio Postal

UnisulVirtual - Educação Superior a Distância

Avenida Pedra Branca, 25 | Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça - Santa Catarina | CEP 88137-900.

Coordenação do Curso

Jairo Afonso Henkes agronegocio.uv@unisul.br

(24)

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Para comprovar essa hipótese, adota-se como objetivo deste trabalho a análise da Teoria do Capital Humano e suas implicações para a captura da subjetividade dos indivíduos

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda