• Nenhum resultado encontrado

NOVO CERIMONIAL GUIA PRÁTICO DAS FUNÇÕES; BÁSICO; MESTRE DE CERIMÔNIAS O QUE É?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOVO CERIMONIAL GUIA PRÁTICO DAS FUNÇÕES; BÁSICO; MESTRE DE CERIMÔNIAS O QUE É?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NOVO CERIMONIAL

GUIA PRÁTICO DAS FUNÇÕES; BÁSICO;

MESTRE DE CERIMÔNIAS

O QUE É?

 Mestre de Cerimônias é o profissional que atua como elo entre o anfitrião oficial em um evento formal e/ou informal e os convidados. Ele é o responsável em apresentar e conduzir o evento do início ao encerramento. O seu discurso e apresentação para os convidados ou plateia deve seguir, como padrão, as regras de protocolo e cerimonial utilizadas nos diversos tipos de cerimônias e eventos. (WIKIPEDIA)

 Mestre de Cerimônias é a pessoa que tem a responsabilidade de conduzir a solenidade, a cerimônia ou o evento, anunciando, orientando, “explicando” e apresentando as partes de uma solenidade, cumprindo e fazendo cumprir a programação ou o roteiro, estabelecidos pelo diretor ou chefe de cerimonial ou pelo responsável pelo evento. (PAULO

RÉGIS SALGADO)

 O Mestre de Cerimônias é a pessoa encarregada de fazer a locução do evento, ou seja, é quem conduz a cerimônia, seguindo o roteiro da solenidade e a sequência de procedimentos já definidos anteriormente.

(2)

Mestre de Cerimônias

 É o profissional encarregado de anunciar e conduzir, (presença e voz) pelo microfone os momentos, atrações e discursos programados para um evento, seja público, corporativo, social ou misto. O profissional deve manter-se neutro, ter uma atuação discreta, porém fundamental para chamar a atenção dos convidados para as atrações programadas (programação ou roteiro) e não para si.

Deve ter boa voz (não precisa ser voz aveludada), boa dicção, leitura e interpretação de texto e mensagem do evento impecáveis. Gramática é indispensável e fundamental.

Estar trajado conforme a ocasião. (Noções de Etiqueta)

O Profissional deve ter como características: determinação, postura corporal, aparência pessoal, conhecimento, naturalidade, inspiração, memória, síntese, vocabulário e talento para a comunicação com naturalidade.

Cabe ainda ao Mestre de Cerimônias administrar com bom senso, presteza, cortesia e polidez as situações imprevistas que possam ocorrer na sequência programada da solenidade, compreendendo a importância de sua função como “mediador” (este nem sempre é necessário) e controlador da cerimônia. Todavia, é preciso entender que improvisos são ocasionais a essa função, devendo ser tratados como atos já previstos, antecipados e treinados anteriormente.

(3)

Deveres do Mestre de Cerimônias

 Pontualidade: Cumpra o horário combinado com o cliente ou no mínimo com uma hora de antecedência

 Identifique seu interlocutor para as alterações, inclusões e nominatas. É importante que o Mestre de Cerimônias tenha a quem se reportar, pedir e ouvir orientações.

 Apresente-se inclusive para a equipe de multimidia e para as recepcionistas de palco

 Tenha disponibilidade em colaborar / saber trabalhar em grupo (pro atividade).

 Respeito e Ética com os demais profissionais.

 Ter vocabulário vasto (leitura) e estar sempre atualizado ao cenário político, econômico e social.

 Confira as atividades que você irá anunciar. Leia atentamente o seu roteiro, pontue o texto, leia como se você estivesse ouvindo aquela mensagem e veja se consegue entender. Caso não consiga e (com a anuência de quem escreveu) reescreva e de sentido a ele.

 Teste o seu microfone e os da mesa, palco, tablado, tribunas, etc.  Conferir as fichas de citação.

 Conferir as bandeiras. (Sempre com a intenção de colaborar com o evento).

 Fique fora do stress pré evento (caso haja); pois a voz entrega o seu estado emocional

 O Mestre de Cerimônias pode escrever o Roteiro (Script) em acordo com a cerimonialista, coordenador/organizador do evento, comunicação, marketing da empresa contratante. (Cobre pelo serviço de redação)  COLOQUE TUDO EM CONTRATO

(4)

Direitos do Mestre de Cerimônias

 Equipamentos de Qualidade (Sonorização/Microfone/Local de Trabalho/Tribuna/Palco/Coxia)  Equipe de Cerimonial  Roteiro/Script/Sequencia/Ordem de Acontecimentos  Água  Honorário/Cachê/Pagamento

Apresentador de Eventos

Como alternativa ao Mestre de Cerimônias, o Apresentador de Eventos também utiliza o microfone para anunciar os momentos e atrações da recepção do evento, definidos pela produção. Porém, esse profissional diferencia-se por sua atuação mais informal, personalizada e artística.

 O Apresentador muitas vezes se torna o centro das atenções, imprimindo um tom e um estilo ao evento, como se comandasse um programa de TV ou rádio. O Profissional coloca um toque pessoal na condução, acrescenta alguns “Cacos” (improvisos) no roteiro. Tem muito mais contato visual e gestual com a plateia. Ele faz parte do evento, está comprometido e está identificado com o evento e com os idealizadores.

 Além de boa voz, dicção e leitura, o Apresentador deve ter carisma para conquistar os convidados, bom gosto, bom senso, perspicácia e inteligência. Alguns Apresentadores também atuam como Animadores durante a festa.

(5)

Deveres do Apresentador de Eventos;

 Aparência pessoal, conhecimento da função, naturalidade, inspiração, memória, síntese e vocabulário.

 TALENTO na comunicação

 Pontualidade: Cumpra o horário combinado com o cliente/ com ensaios do evento e a ação

 Identifique seu interlocutor para as alterações, inclusões e improvisos. Esteja atenta a produção do evento;

 Apresente-se inclusive para a equipe de multimídia, equipe artística e tenha Disponibilidade em colaborar / saber trabalhar em grupo (Proatividade)

 Respeito e Ética com os demais profissionais

 Ter vocabulário vasto/leitura e estar sempre atualizado ao cenário político, econômico e social

 Confira as atividades que você irá anunciar

Direitos do Apresentador de Eventos;

 Equipamentos de Qualidade (Sonorização/Microfone/Tele Prompter/Local de Trabalho/Palco/Coxia)

 Equipe de Apoio/Produção/Roteirista/Direção/(Camarim)  Roteiro/Sequencia/Ordem de Acontecimentos

 Água/Alimentação

(6)

Animador Profissional;

 atua durante o evento, incentiva os convidados a participarem do evento através de dinâmicas, brincadeiras, coreografias, etc. A animação pode ser conduzida por uma pessoa ou um grupo, que costuma trabalhar em conjunto com os profissionais de música (banda, DJ, etc.) e deve seguir um roteiro combinado com a produção do evento para evitar problemas, constrangimentos ou atrasos. O Animador profissional de eventos precisa ter carisma e bom senso, ser alegre e criativo.

Deveres do Animador;

 Aparência pessoal, conhecimento da função, naturalidade, inspiração, memória, síntese e vocabulário.

 TALENTO na comunicação e no improviso

 Pontualidade: Cumpra o horário combinado com o cliente/ com ensaios do evento e a ação

 Identifique seu público e a linguagem a ser usada;

 Apresente-se inclusive para a equipe de multimídia, equipe artística e tenha Disponibilidade em colaborar / saber trabalhar em grupo (Pro atividade)

 Respeito e Ética com os demais profissionais

 Ter vocabulário vasto/leitura e estar sempre atualizado ao cenário político, econômico e social

Direitos do Animador

 Equipamentos de Qualidade (Sonorização/Microfone/Local de Trabalho/Palco/Coxia)

 Equipe de Apoio/Produção/Roteirista/Direção  Sequência e Ordem de Acontecimentos  Água/Alimentação

(7)

Celebrante Social - Nova Nomenclatura

(Celebrantes de Casamentos e Celebrantes de Debutantes)

 Atua na celebração do CERIMONIAL (matrimônio/debutante), ou seja, na cerimônia de casamento/debutante celebrando o evento e marcando a união dos noivos e ou a felicidade da família.

 O Celebrante Social pode ser: (Casamentos ou Bodas)

 Celebrante Ecumênico - celebra o casamento com o encontro de religiões distintas, porém Cristãs

 Celebrante Simbólico - sem vínculo com religiões ou crenças, realizam cerimônias personalizadas, podendo seguir, ou não, alguns rituais simbólicos para evidenciar o significado e a importância de cada momento (O Novo Cerimonial não informará nem falará a respeito de Juízes de Paz e Juízes de Paz Eclesiásticos, e nem formará Guia Prático para estas funções, pois entendemos que esses profissionais são diferentes da Função Celebrante Social)

 Alguns Celebrantes Sociais podem ser habilitados para realizar casamento civil. Ele pode ser Ministro Religioso, e isto deve ficar bem claro aos clientes (nubentes/noivos).

 O Celebrante Social pode ser: (Debutantes)

 Apresenta a celebração da aniversariante de 15 anos, roteiriza e celebra com mensagens direcionadas a família e amigos um momento importante da passagem de vida da debutante.

 Ele apenas apresenta/conduz/celebra, ou seja, ele não organiza

(8)

Direitos do Celebrante Social

 Ter comprometimento e respeito às famílias (Casal/Debutante)  Boa postura

 Aparência apropriada  Excelente dicção e oratória  Pontualidade

 Conhecer os protocolos de cerimonial social.

Deveres do Celebrante Social

 Equipamentos de Qualidade/Local de Trabalho/Altar/Mesa de Celebração/Palco

 Equipe de Cerimonial  Água

Referências

Documentos relacionados