• Nenhum resultado encontrado

VERDE AM GLOBAL ALPHA FIC FIM CP IE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VERDE AM GLOBAL ALPHA FIC FIM CP IE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A Verde Asset Management S.A. (“Verde”) não comercializa e nem distribui cotas de fundos ou qualquer outro ativo financeiro. Este relatório mensal retrata as opiniões da Verde acerca da estratégia e gestão do fundo e não deve ser entendido como oferta, recomendação ou análise de investimento ou ativos. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Os investimentos em fundos não são garantidos pelo administrador, gestor, por qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Leia o prospecto, o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais e o regulamento do fundo antes de investir. A Verde não se responsabiliza por erros de avaliação ou omissões. Os investidores devem tomar suas próprias decisões de investimento. O investimento em fundos pode

resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Para mais informações acerca das taxas de administração, cotização e público-alvo de cada um dos fundos, consulte os documentos do fundo disponíveis no site verdeasset.com.br. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a prévia e expressa concordância da Verde. Supervisão e Fiscalização: Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Serviço de Atendimento ao Cidadão: www.cvm.gov.br.

VERDE AM GLOBAL ALPHA FIC FIM CP – IE

Relatório de Gestão

Setembro de 2018

Experience is not what happens to you; it’s what you do with

what happens to you.

— Aldus Huxley

A good hockey player plays where the puck is. A great

hockey player plays where the puck is going to be.

— Wayne Gretzky

O fundo Verde AM Global Alpha FIC FIM CP - IE teve uma rentabilidade negativa de 0,29% em setembro e acumula uma rentabilidade de 16,44% no ano. A estratégia de global teve um efeito positivo de 0,81% e o câmbio impactou negativamente o resultado em 0,95% no período. Custos no mês acumularam um impacto negativo de 0,15%.

Desempenho Setembro 2018 Acumulado 2018

Global Alpha -0,29% 16,44%

Libor 6M em BRL -0,69% 24,62%

Para mais informações relevantes à análise da rentabilidade deste Fundo - tais como taxa de administração, taxa de performance, rentabilidade “mês a mês” ou PL médio, consulte o Resumo Gerencial ao final deste material.

(2)

Setembro de 2018 2

Estamos em um “Bull Market”?

Para um norte-americano a pergunta parece descabida, afinal de contas, quando escrevemos essa carta, a alta do S&P no ano excede 9%, estando o índice perto de suas máximas históricas, o PIB continua crescendo a uma taxa superior a 2,5% e o desemprego se encontra abaixo de 4%.

No entanto, esse não é um prisma universal. Para um europeu, o mundo parece bem diferente. O início do ano foi marcado por uma desaceleração relevante da atividade econômica e os mercados acionários refletiram tal piora.

Fonte: Bloomberg, Verde AM

(3)

Setembro de 2018 3 Faça a mesma pergunta para um Chinês ou um Turco e a resposta

certamente terá um tom diferente. Em terras brasileiras também estamos longe de partilhar da pujança norte-americana tanto em atividade econômica como em retorno de ativos.

A verdade é que a narrativa de crescimento global sincronizado que gerava um otimismo relevante ao final do ano passado foi perdendo força ao longo deste ano. A Europa, que chegou a crescer mais que os EUA em alguns momentos do ano passado, passou por uma desaceleração considerável. A visão otimista que parecia dominar os discursos quando se falava de países emergentes também se esvaiu. Crises seguidas de desvalorizações muito importantes das moedas em países como Turquia e Argentina serviram para relembrar os investidores dos riscos inerentes aos países emergentes.

Fonte: Bloomberg, Verde AM

O pano de fundo é a continuidade do processo de normalização da política monetária norte-americana. O mesmo pode ser visto por um lado como uma demonstração de confiança do FED na força de sua economia, que estando próxima ao pleno emprego justificaria a volta de uma pseudo-normalidade monetária.

(4)

Setembro de 2018 4

Fonte: Federal Reserve Bank of New York, Verde AM

Por outro lado, temos que reconhecer que isso representa uma retirada, ainda que gradual, da liquidez que vinha favorecendo certos países. Como dizia Warren Buffett: “quando a maré baixa podemos ver quem estava nadando pelado”. É razoável esperar que países que fizeram um ajuste macroeconômico incompleto se confrontem com um ambiente menos favorável do que aquele quando as taxas de juros nos EUA eram zero. Vale ressaltar que estamos longe de falar de um choque monetário ou um aperto súbito. As condições de liquidez global permanecem favoráveis, os juros de curto prazo na Europa permanecem negativos e os juros no Japão muito próximos de zero.

Trade War

Infelizmente temos que revisitar um tema que já mencionamos na carta passada. O motivo é que a retórica norte-americana se mostrou crescentemente agressiva ao longo dos últimos meses forçando os investidores a contemplar um cenário menos benigno. No momento, o anúncio por parte do governo Trump contempla a imposição de tarifas em USD250bn de bens importados da China.

Conforme já explicitamos, existem duas formas de interpretar tal agressividade:

1. A primeira é de que o governo norte-americano, passou a ver sua

relação com a China de uma forma “mercantilista”. O crescente déficit comercial seria função de práticas injustas de comércio adotadas pelo governo Chinês e tais tarifas seriam uma forma de forçar uma mudança de atitude. Um movimento agressivo, mas de

(5)

Setembro de 2018 5 certa forma “esperado” dentro de um contexto de uma negociação.

Essa visão permite vislumbrar um eventual acerto. Existem medidas que o governo Chinês pode tomar de forma a chegar a um acordo. A próxima reunião do G20 em novembro seria um momento oportuno para o início de um diálogo entre as partes.

2. A segunda interpretação é de que a retórica agressiva não diz

respeito somente ao déficit. Ela envolve uma visão geopolítica do mundo na qual EUA e China estão destinado a um conflito econômico num futuro não muito distante. 1 Os hawks dentro do

governo norte-americano defendem que o crescimento da China se deu não somente desrespeitando as regras de livre comércio, mas também fazendo uso de roubo de propriedade intelectual e transferência de tecnologia e deveria ser combatido. Caso seja essa a visão dominante do governo norte-americano, um acordo seria muito mais difícil dado que as medidas remediais seriam impalatáveis para o governo Chinês.

Em ambos os casos, esse é certamente um dos fatores que merece atenção permanente, por seu potencial impacto sobre crescimento global e preços de ativos.

Expansões econômicas morrem de velhice?

A expansão que se deu após a crise de 2008 está perto de constituir uma das mais longas já registradas, estando para atingir a marca de 10 anos. Isso levou alguns analistas a postularem que ela já padeceria de “velhice” e que estaríamos próximos do fim deste ciclo.

Esse ponto merece ser discutido em mais detalhe. Algumas observações: primeiro, não existe nenhum relógio interno marcando inexoravelmente o tempo de uma expansão. O fato dela ser longa diz muito pouco por si só. Poderíamos inclusive argumentar o contrário: a recuperação que se seguiu à crise de 2008 foi uma das mais lentas já observadas. Ou seja, se olharmos o tempo da recuperação chegamos a uma conclusão, se olharmos sua velocidade e intensidade, chegamos à conclusão oposta.

Não é razoável usar somente o tempo como medida. Ganhamos muito mais riqueza na análise ao incorporar outros elementos. Dado que não existe o componente tempo, podemos perguntar em geral quais os sinais usuais do fim de um ciclo de expansão?

(6)

Setembro de 2018 6 Geralmente, o fim de um ciclo expansionista é marcado por algumas

características comuns. Excessos em alguns mercados/segmentos que tornam os mesmos vulneráveis.

Podemos pensar no mercado imobiliário em 2008 ou nas empresas de tecnologia em 2001. Normalmente conseguimos identificar excesso de alavancagem em algum segmento tornando-o mais sensível à choques. Observando os suspeitos usuais, ou mesmo seguindo a cartilha de 2008 temos dificuldade em observar as mesmas vulnerabilidades. Os consumidores americanos possuem um nível de alavancagem menor. O segundo elemento, e talvez o grande elemento catalizador da crise em 2008 foi o sistema bancário. Aqui é verdade que as diferença geográficas ainda são muito relevantes. Os bancos norte-americanos já terminaram seu processo de ajuste, tendo indo de níveis de alavancagem em excesso de 30x (ativos/patrimônio líquido) para níveis mais próximos dos 10-12x atuais. Verdade que em outras regiões, incluindo a Europa, o processo de ajuste do sistema bancário levou (e ainda leva) mais tempo e se deu de forma incompleta.

Onde já existe algum sinal de exuberância é, em partes, do setor corporativo. Apesar de que, no agregado, a alavancagem empresarial se mantém em níveis razoáveis, com a média composta por um grupo seleto de empresas com caixa líquido elevado, mas também de alguns segmentos de alavancagem relevante.

Onde se observa um nível maior de endividamento é nos governos, que foram a grande variável de ajuste da crise de 2008.

Desta forma, encontramos alguns segmentos onde já se pode identificar vulnerabilidades, porém, ainda parece ser difícil assumir que os riscos apresentem uma magnitude sistêmica.

Isso significa que a expansão atual pode seguir indefinidamente? Não. Mas também não parece corroborar a visão daqueles que sugerem que uma recessão é iminente.

(7)

Setembro de 2018 7

Fonte: FED de NY, Verde AM

Itália é um novo (velho) problema europeu

Outra questão que voltou a inquietar os mercados foi a questão da política fiscal italiana. Só lembrando: a Itália é um país de dívida/PIB elevado, com um sistema político volátil, que passou por uma eleição complicada que resultou numa coalizão de governo “exótica”.

Durante algum tempo, os mercados pareciam satisfeitos com a hipótese de que, apesar de possuir um PIB potencial relativamente baixo, dada a carência de reformas estruturais, a Itália, seria capaz de manter uma política fiscal condizente com a manutenção das condições básicas de estabilidade da relação dívida/PIB. Algo que implicava em um déficit fiscal em torno de 1,5% do PIB. Nesse contexto, o anúncio do governo de um target de 2,4% de déficit foi uma surpresa que nos leva a contemplar uma velha questão estrutural. Apesar de todos os avanços, a União Europeia ainda carece de um arcabouço fiscal sólido. Ainda faltam mecanismos institucionais fortes que garantam a estabilidade fiscal, a exemplo do que existe no campo monetário.

(8)

Setembro de 2018 8

Fonte: Bloomberg, Verde AM

Conclusões

Mesmo com os choques recentes observados nos emergentes, guerras comerciais e a surpresa de políticas fiscais menos consistentes, porque o S&P permanece próximos das máximas históricas? A resposta é bastante simples: Lucros. O crescimento dos lucros para o S&P (não podemos desconsiderar que parte relevante disso é decorrente do corte de impostos) se mantem acima de 20% ao ano. Neste contexto, os investidores mantem uma visão pragmática sinalizando, por enquanto, que todas as questões anteriores ainda que mereçam atenção, no momento, não são capazes de reverter a tendência de aumento de rentabilidade das empresas no longo prazo.

(9)

Público-alvo

Características Performance

Data de início Retorno anualizado

Aplicação mínima Desvio padrão anualizado *

Saldo mínimo Índice de sharpe *

Movimentação mínima Rentabilidade em 12 meses

Cota Número de meses positivos

Cota de aplicação * Número de meses negativos

Cota de resgate * Número de meses acima de 100% do Libor 6M em BRL

Liquidação de resgate * Número de meses abaixo de 100% do Libor 6M em BRL

Taxa de saída antecipada Maior rentabilidade mensal

Taxa de administração *** Menor rentabilidade mensal

Taxa de performance Patrimônio líquido R$

Patrimônio médio em 12 meses R$

Aberto para novas aplicações Classificação ANBIMA:

Admite Alavancagem: Gestor:

Administrador:

Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Calculado até 28/set/2018

2015 7,67 6,83 9,81 11,78 0,18 -1,65 1,69 -3,46 11,95 2,68 0,61 2014 -0,81 1,63 0,23 -5,61 6,33 0,43 5,46 R$ 500.000,00 12,35% 13,27% 14,79% 15,39% 0,08 0,14

Acum. Fdo. Acum Libor 6M BRL

Out Nov Dez Ano Libor 6M BRL

VERDE AM GLOBAL ALPHA FIC FI MULT - IE x Libor 6M BRL

* Calculado desde sua constituição até 28/set/2018 Não há

Não há. Verificar a taxa do fundo investido no regulamento. Não há. Verificar a taxa do fundo investido no regulamento.

R$ 100.000,00 23,00% 37 21 30,43% 37 21 0,19 2,28 0,69 51,63 1,15 14,25 71,96 0,18 14,38 73,43 - 0,18 50,51 12,96 1,15 12,30% -11,57% 29 29 -2,53 Ago 14,17 Abr 11,95% -12,47% Rentabilidades (%)* 8.332.040,87 8.708.088,00 2,81

Mai Jun Jul Set

Jan Fev Mar

Multiestratégia global que atua nos mercados de ações, renda fixa e moedas internacionais. Também pode utilizar estratégias de hedges

globais e operações táticas. O produto é local, denominado em Reais e aplica a expertise em gestão de ativos internacionais desenvolvida in house desde 2002.

Multimercados Investimento no Exterior Sim

Verde Asset Management S.A

Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora De Valores S.A.

0,05 -1,16

** D+0 ** D+3 Fechamento D+1

* Serão considerados dias úteis, em conjunto, na Capital do Estado de São Paulo, da Cidade de NovaYork, NY,EUA e em Bermudas. ** O cotista que desejar efetuar resgate de suas cotas deverá efetuar pedido de resgate na sede ou dependências da Administradora, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do encerramento de cada mês calendário. O valor da cota utilizado para o resgate deve ser aquele apurado no fechamento do último dia útil de cada mês calendário. *** A taxa de administração máxima paga pelo Fundo, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo Fundo nos fundos que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

2013

A descrição acima não pode ser considerada como objetivo do Fundo. Todas as informações legais estão disponíveis no regulamento, lâmina ou prospecto, disponíveis no site verdeasset.com.br

O FUNDO tem como público alvo exclusivamente investidores profissionais que buscam a valorização de suas cotas através da aplicação no fundo de investimento VERDE AM GLOBAL ALPHA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO -INVESTIMENTO NO EXTERIOR, inscrito no CNPJ sob o n.º 18.679.873/0001-38.

Libor 6M BRL Fundo 29/nov/2013 R$ 500.000,00 -0,15 -1,97 7,74 -1,65 -15,50 -17,43 46,54 41,98 2017 -4,06 -1,15 0,36 2016 -2,78 -2,34 -7,64 -3,50 6,57 -12,47 2,77 0,42 2,64 2,95 50,41 46,17 1,61 1,11 2,87 -5,09 0,40 1,36 3,35 0,84 1,36 16,44 24,62 75,13 82,16

* A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Fundos de Investimento não são garantidos pelo administrador do fundo, gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, do fundo garantidor de crédito (FGC). Para obter informações sobre o uso de derivativos, conversão de cotas, objetivo e público alvo, consulte o prospecto e o regulamento do fundo. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses. As estratégias de investimento do fundo podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Verifique se este fundo está autorizado a realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Para fundos que perseguem a manutenção de uma carteira de longo prazo, não há garantia de que o fundo terá o tratamento tributário para fundos de longo prazo. Verifique se a liquidação financeira e conversão dos pedidos de resgate deste fundo ocorrem

em data diversa do respectivo pedido. A partir de 02/05/2008, todos os fundos de investimento que utilizam ativos de renda variável em suas carteiras deixam de apurar sua rentabilidade com base na cotação média das ações e passam a fazê-lo com base na cotação de fechamento destes ativos. Desta forma comparações de rentabilidade destes fundos com índices de ações devem utilizar, para períodos anteriores a 02/05/2008, a cotação média destes índices e, para períodos posteriores a esta data, a cotação de fechamento. Antes de investir, consulte a lâmina, o formulário de informações complementares e/ou o regulamento do fundo, conforme o caso. A Verde não comercializa e nem distribui cotas de fundos ou qualquer outro ativo financeiro. Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído, total ou parcialmente, sem a expressa concordância da Verde. www.verdeasset.com.br.

Supervisão e Fiscalização: Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Serviço de Atendimento ao Cidadão: www.cvm.gov.br.

2018 -1,38 -1,05 0,06 6,01 4,52 2,19 -1,93 7,70 -0,29 -10% 10% 30% 50% 70% 90% 110% no v-13 ma i-14 no v-14 ma i-15 no v-15 ma i-16 no v-16 ma i-17 no v-17 ma i-18

VERDE AM GLOBAL ALPHA FIC FIM CP - IE Libor 6M BRL

0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% ja n -14 ju l-14 ja n -15 ju l-15 ja n -16 ju l-16 ja n -17 ju l-17 ja n -18 ju l-18

Referências

Documentos relacionados

– Noções metafísicas sobre modos da verdade (e não sobre modos de conhecer verdades) – Uma verdade é necessária quando não.. poderia ter

A Sociedade garantirá quaisquer defeitos de fabrico das suas mercadorias; para pneus de marcas Premium, o prazo de garantia será de 5 anos a contar da data de entrega; para marcas

3* Confirmação da Trindade Bíblica A despeito do subordinacionísmo tem­ poral inicial, da tendência para conceber o Espírito Santo em termos impessoais (Smith, 10) e de

É lugar comum, por parte dos intelectuais, quando buscam discutir os saberes da tradição, ou, especificamente, o sentido da tradição em um determinado contexto ou grupo

b) remunerados em base pro rata die à taxa Libor para dois meses divulgada na transação do Sisbacen PTAX800, opção 9, menos 1/8 (um oitavo), no período compreendido entre a data

Questionamos se os conteúdos de ética propostos nos livros didáticos de Filosofia para o ensino médio para as escolas públicas estaduais da Paraíba oferecem meios eficientes

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

Pretendeu-se avaliar a associação entre EFT (exposição in utero e pós-natal) e educação e ocupação parental, a ocorrência de sintomas respiratórios e infecções, asma e