• Nenhum resultado encontrado

MONTES CLAROS, QUARTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONTES CLAROS, QUARTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.118

MONTES CLAROS, QUARTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2021

Prazo para concorrer a uma vaga no ensino supe-rior termina hoje. Candidato precisa ter feito o Exa-me Nacional do Ensino Médio 2020 e não ter zera-do a redação. Para se inscrever, é preciso utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governofederal, da mesma forma que fez para aces-sar o resultado do Enem 2020.PÁGINA 8

Último dia para

inscrição no Sisu

Governo de Minas repassa valor para o Fundo Garantia Safra 2020/2021, que vai ajudar mais de 32 mil agricultores do semiárido mineiro que perderam culturas por condições climáticas ad-versas e também pela pandemia. Estado foi o primeiro a liberar o recurso, que deve chegar a 99 municípios.PÁGINA 5

R$ 3 milhões

contra perdas

Esse é o índice de maiores de 80 anos em Mon-tes Claros que ainda não receberam a segunda dose contra a Covid-19. Demora na aplicação

po-de comprometer a imunização po-desse grupo, que abriga as principais vítimas fatais da doença. Fa-lha nos agendamentos e distância dos postos de

vacinação da casa dos pacientes podem explicar baixo retorno. No país, cerca de 1,5 milhão estão com a segunda dose atrasada.PÁGINA 4

Quase 80% dos idosos

ainda sem proteção

PÁGINA 9

8.834

IDOSOS COM MAIS DE

80 ANOS RECEBERAM

A PRIMEIRA DOSE

CONTRA A COVID EM

MONTES CLAROS

93,4

%

22

%

DO TOTAL DESSE PÚBLICO

JÁ TOMARAM

A SEGUNDA

DOSE NA CIDADE

2.013

DOS QUE JÁ

PASSARAM

PELA PRIMEIRA

APLICAÇÃO

VULNERÁVEL - Fundo garante segurança alimentar

Copa do Brasil com destaque para os goleiros

(2)

LOTAÇÃO

Carros particulares (são a cada dia mais deles), vans, picapes e até caminhões com gente na carroceria são os mais flagrados pelos fiscais da ANTT, em ple-no século 21.

LINHA DE FRENTE

Em tempo. A ANTT não fez menção às autoridades de saúde de estados e do Ministério para vacinar seus agentes nas estradas como grupo prioritário.

BISPO ESTÁ NU

A turma da tela caiu da cadeira há dias. Um famo-so bispo, líder de igreja nacional, pasfamo-sou nu, desa-visado, à frente da sua tela numa live para o qual fora convidado.

DIVERSIDADE

O DEM criou o núcleo da diversidade LGBT no partido. A ideia surgiu de um grupo de filiados inconformado com as posições ideológicas do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), pastor evangélico e ligado ao líder Silas Mala-faia. Bolsonarista de primeira hora, Sóstenes agora ameaça deixar a legenda.

DIVÓRCIO

O senador Humberto Costa (PT-PE) tem dito in-ternamente no diretório estadual que passou da hora de desligar a deputada federal Marília Ar-raes. Brigada com a maioria da executiva, a par-lamentar só tem o apoio de Teresa Leitão, deputa-da estadual. Marília Arraes já está à procura de outra casa.

MÃEZONA

“Dona” do PSB de Pernambuco, Renata Campos não move um fio de cabelo para incentivar a candidatura do ex-prefeito do Recife Geraldo Jú-lio ao governo. A sua silenciosa aposta é o seu bem avaliado filho, hoje prefeito da capital, João

Campos. É que não pesa sobre Campos (ainda) a gestão contra a Covid-19.

STAND BY

A ministra da Família e Direitos Humanos, Dama-res Alves, foi convidada a se filiar ao PTB para dispu-tar eleição. Ela avisou que aguarda instruções do presidente Bolsonaro.

OAB & POLÍTICA

Segue a pré-disputa para as seccionais da OAB este ano. Em BH, o principal candidato é Luís Cláudio Chaves, amigo de longa data do presidente do Sena-do, Rodrigo Pacheco. Eles representaram juntos o Estado no Conselho Federal da Ordem.

MERITOCRACIA

A promoção do almirante Garnier a comandante da Marinha é o melhor exemplo de meritocracia que o governo deveria seguir em ministérios na Esplanada – e não o faz. De família pobre de Cascadura, no Rio, Garnier estudou com dificul-dades e ascendeu na Força, aprovado em 1º lugar em todos os cursos que fez na carreira.

PASTEL POP

Prefeito da pequena São Pedro da Aldeia, na re-gião dos Lagos do Rio de Janeiro, o outsider Fá-bio do Pastel tem doado seu salário desde janei-ro a uma instituição de caridade. Mesmo com aperto no caixa das suas lanchonetes fechadas por decretos seus.

CARAS NOVAS

A escola RenovaBR (www.jornada.renovabr. org.) abriu inscrições do Ciclo II para selecio-nar e qualificar quem deseja se formar um lí-der gestor público e político. O Jornada Reno-va já reúne inscritos de todos os estados brasi-leiros e deve formar a próxima turma para as eleições de 2022.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Apósumanodasuachegada,apandemiaquepersis- tevaipromovendomudançasemudançasnasocieda- deque,porsuavez,permanecesendoregidapordecre-tos. Enquanto a vacinação segue a passos lentos e a segunda onda faz ainda mais vítimas, a estruturação da saúde está longe do que seria necessário para aten-der não apenas a demanda advinda do contágio do Covid-19, mas de outras tantas doenças que não saí-ram de cena para dar lugar ao vírus.

Para tentar organizar o caos, os municípios conti-nuam acreditando e editando decretos que, se por um lado impedem a maior circulação do vírus, impedem também a melahora da economia. Empresários e pe-quenosempreendedores jánãotêmmaisqualquerre-ferênciadeondebuscarrecursosparapermanecerem de portas abertas.

Porque, ao contrário do que deveria ser, os decretos mudam constantemente, forçando adaptações que fragilizam ainda mais inúmeros setores. Isso, por sua vez, traz como consequência o aumento de pessoas desempregadas. Famílias

inteiras sem as devidas condições de se sustenta-rem implicam em um nú-mero maior de pessoas su- jeitasaseinfectarem.Oau-mento de infectados leva novamente a fechar o co-mércio e novas demissões. A bola de neve só cresce, instalando mais caos.

A conscientização da po-pulação é de fundamental importância ante o cená-rio e a realidade vigentes?

Sim.Mas osgestores precisamrepensar, não apenas o que determina os decretos, mas a forma como lidar com a pandemia, porque o que temos visto é que, ape- sardosdecretos,davacinação,ovírusavançaeapopu-lação é duplamente punida: na saúde e na economia. Sim, o vírus é cruel por levar embora pessoas queri-das. Mas é preciso sim repensar os decretos, porque desemprego, falta de recursos para se manter, tam-bém levam à morte. O vírus é irracional e vai seguir seu curso, mas os homens por trás dos decretos, das decisões que precisam ser tomadas para a preserva-ção da espécie humana, imagina-se que não o são.

Porisso,anteagravidadedasdiversassituaçõesedo caosquese instalou,espera-sequeosgestorestenham mais sensibilidade, mais empatia e, sobretudo, solu-ções mais inteligentes, efetivas e eficazes que possam protegerapopulação,levandoaoextermíniodovírus, sem promover o extermínio do homem na terra.

EDITORIAL

Apesar dos

decretos, da

vacinação, o

vírus avança e a

população é

duplamente

punida

reportagem@colunaesplanada.com.br LEANDRO MAZZINI

Piratas da pista

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – já são poucos em atividade – têm tido mais trabalho nas estradas federais. Segundo a agência, foram registradas 1.409 autuações contra “transporte pirata” de 1º de março de 2020 até 31 do mesmo mês deste ano. Fontes da Coluna informam que os números oficiais poderiam ser bem maiores. Decretos municipais e estaduais que restringiram os transportes coletivos autorizados motivaram, por outro lado, o aumento do clandestino. Mas há o contingente reduzido de agentes na pista, devido à pandemia da Covid-19. E tem aquela cena habitual das estradas que cortam as regiões metropolitanas: enquanto para-se um veículo para flagrante, outros muitos passam sem fiscalização.

Idas e vindas

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net Uma publicação da Indyugraf CNPJ 41.833.591/0001-65 Gerente Administrativa: Daniela Mello daniela.mello@funorte.edu.br Editora: Janaina Fonseca Coordenação de redação: Adriana Queiroz (38) 98428-9079 Departamento Comercial: Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante: (31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net

Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO

BRANCO

Projetos de vacina

da UFMG contra a

Covid-19 avançam

Pesquisa em conjunto com a Fiocruz Minas tem

bons resultados; universidade busca recursos

u

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

A principal dificuldade que a esquerda vem encon-trando para iniciar umacostura em torno da disputa presidencialestájustamentenafaltadeconfiançado PTemrelaçãoàsoutrasagremiações.Nesteprimeiro momento,sóaceitadiscutiroassuntoseonomeaser apresentado for do quadro do partido. Vale lembrar queacandidaturaprópriapermitefortalecerachapa naproporcionaleabreexpectativaparaunirtodaes- querdanosegundoturno.Naesferafederal,aprincí-pio o único nome é do ex-presidente Lula (PT).

PT na proporcional

Se na disputa majoritária o PT de Minas tem apre-sentado como única opção para disputa o deputado federal e ex-prefeito de Belo Horizonte Patrus Ana-nias,oquecaminhaparanãoseremplacado,ofimda coligaçãonaproporcionalacabouporajudaroparti- doquetememseuquadronomesquepermitemmon-tar chapa forte. Aliás, na prática, o fim da coligação proporcionalcontemplamesmosãoospartidoscon-siderados grandes e médios. De qualquer forma, é grande a expectativa de que o Congresso mude as regras para o pleito de 2022.

Privatização

Peloandardacarruagem,aprimeiraempresapúbli-ca a ser privatizada no atual governo federal será os Correios. O desejo do Executivo é reforçado por pes-quisas realizadas pelo Instituto Ideia Big Data, que afirma ser a população favorável à privatização. Na prática, o sucateamento dos Correios fez com que a empresa deixasse de ser referência e perdesse o apoio da população.

Criando opções

A forma com que a classe política e, principal-mente, as entidades estão se posicionando ou ar-ticulando para as eleições de 2022 continua tími-da. O desenho político é de que continuaremos tendo umarepresentatividade pífia no Congresso Nacional,sendo representado porparlamentares de outras regiões que por aqui aportam e com-pram a consciência do eleitorado através de nos-sas lideranças. É fato que existem deputados de outras áreas do Estado que assumiram o Norte de Minas. Entretanto, são exceções da regra.

Homenagem a Américo

Um dos assuntos abordados pelos vereadores na manhãdestaterça-feira(13)foiolegadodeixadopelo jornalista e ambientalista Américo Martins, que fale- ceunamanhãdesegunda-feira.OpapeldeAmeriqui-nho, como era carinhosamente conhecido, em favor dasociedade,sejacomoempresário,ambientalistae homem de imprensa, foi referenciado por todos.

Expomontes 2021

O então presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Luiz Maia, informou que estava otimista com relação à realização presencial da Expomontes 2021. Com a eleição do presidente Moacyr Basso, o desejocontinuou.Comooquadroepidêmiconopaís, decorrente da Covid-19, continua, está confirmada a realização, mas de forma virtual.

Falta confiança

Jornalista, articulista, analista político e empresarial EMPENHO - Cientistas da universidade mineira trabalham desde 2020 para desenvolver imunizantes

Da Redação*

Um estudo para o de-senvolvimento de uma vacina contra a Co-vid-19 pelo Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e pela Universi-dade Federal de Minas Gerais (UFMG) con-cluiu, com “resultados bastante animadores”, aetapade provade con-ceito. Tal etapa faz par-te dos estudos pré-clíni- cos,emlaboratório,ein-dica se a vacina tem po-tencial para produzir resposta imune e prote-ção contra a doença.

Cientistas do Institu-to Nacional de Ciência e Tecnologia em Vaci-nas (INCTV) da Fiocruz Minas e do Centro de Tecnologia em Vacinas da UFMG trabalham no desenvolvimento deste imunizante des-de março des-de 2020. Se-gundo os pesquisado-res, a vacina não ape- nasprotegeuoscamun-dongos usados na pro-va de conceito, como também evitou

qual-quer manifestação clínica da doença.

A pesquisa agora segui-rá nos estudos pré-clíni-cos, com testes em maca-cos, considerados funda-mentais para que se possa avançar em direção aos testes clínicos, em huma-nos. Nos primatas não-hu-manos, os pesquisadores vão investigar se a respos-ta imune causada pela va-cina tem capacidade de produzir anticorpos con-tra o novo coronavírus.

Oiníciodostestesemhu-manospodeocorrer ainda neste ano, segundo os pes-quisadores responsáveis pelo estudo. Porém, essa etapa requer a produção de um lote piloto da vaci-na dentro de rigorosos cri-térios de boas práticas e controle de qualidade, o que exigirá maior volume de recursos financeiros.

O pesquisador Ricardo Gazzinelli, coordenador do INCTV, explica que a plataforma tecnológica usada na vacina consiste na combinação de duas proteínas, entre elas a pro-teína S, utilizada pelo

no-vo coronavírus para inva-dir as células do hospedei-ro. Essas proteínas são combinadas em uma pro-teína “quimera”, que obte-ve os resultados positivos na prova de conceito.

VÁRIAS PESQUISAS

A UFMG possui sete projetos de imunizantes contra a Covid-19 em estu-do. Um deles, em estágio mais avançado, está em busca de recursos para fi-nanciar a próxima etapa da pesquisa.

Segundo a universida-de, são necessários R$ 30 milhões para avançar às etapas 1 e 2 dos testes clí-nicos da vacina contra a Covid-19 chamada Spin-t e c , d e s e n v o l v i d a n o CTVacinas e uma das três mais adiantadas em estudo no país.

Nas últimas semanas, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida vem-se reunindo com parlamen-tares e autoridades de vá-rias instâncias governa-m e n t a i s e governa-m b u s c a d e apoio financeiro.

“Éumtrabalhoincessan-te, e, felizmen“Éumtrabalhoincessan-te, a acolhi-da tem sido a melhor pos-sível. Já conseguimos o apoio de alguns deputa-dos estaduais e a banca-da mineira na Câmara Fe-deral também está empe-nhada em liberar recur-sos. Além disso, a Prefei-tura de Belo Horizonte, por meio do prefeito Ale-xandre Kalil, manifestou total apoio e garantiu que contribuirá com re-cursos para não deixar a pesquisa ser interrompi-da”, informa a reitora.

Nesta quarta-feira (14), Sandra Goulart irá à As- sembleiaLegislativadeMi-nas Gerais (ALMG) para apresentar estudos em an- damentoquetratamdode- senvolvimentoedaprodu-ção de vacina contra a Co-vid-19 pela universidade.

“Todos os apoios e esfor-ços serão necessários”, afirma a reitora, que tam-bém acredita que o imu-nizante será selecionado para receber financia-mento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ino-vações (MCTI).

*Com Agência Brasil

(4)

Idosos ainda desprotegidos

Saúde

Quase 80% dos maiores de 80 anos que tomaram a primeira dose da

vacina contra a Covid em MOC não recebeu a segunda aplicação

u

RISCO - Baixo índice de aplicação da segunda dose pode comprometer imunização dos idosos Da Redação*

Após três meses do iníciodavacinaçãocon- traaCovid-19,aexpecta-tiva era a de que o país já estivesse com boa parte dos idosos imuni-zados, ou seja, recebido as duas doses que ga-rantem a proteção con-tra o novo coronavírus. No entanto, nesta quar-ta-feira, o ministro da Saúde,MarceloQueiro-ga, informou que cerca de1,5milhãodebrasilei-ros estão com a segun-da dose atrasasegun-da. A de-mora na aplicação do imunizante pode estar colocando esse grupo ainda em risco.

O ministro ressaltou que a pasta vai divulgar uma lista, por Estado, de pessoas que estão com a segunda dose atrasada. Em Minas, por exemplo, metade dos idosos com 80 anos oumaisnãotomouase-gunda dose da vacina contra a Covid-19.

Ao todo, 492 mil ido- sosdessafaixaetáriare-ceberam a primeira aplicação, mas pouco mais de 239 mil foram contempladoscomore-forço, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulga-dos na segunda-feira.

Em Montes Claros, o índice é ainda mais bai-xo. Apenas 22% dos maiores de 80 anos que tomaramaprimeirado- sejáreceberamasegun-da e podem se conside-rar imunizados. Segundo especialis- tas,adiferençanesseín-dice das aplicações se deve a vários fatores.

Um deles é o de que parte destegruporecebeuavaci-na da Astrazeneca, desen-volvida pela Universidade de Oxford, que precisa de um intervalo de três me-ses para a aplicação da se-gunda dose. Portanto, o prazo ainda não teria ven- cidoparaquemrecebeues-se imunizante.

Paraquemrecebeua Co-ronaVac, estudos apon-tam melhor eficiência quando a segunda dose é aplicadanum intervalo de 21 a 28 dias.

FALHAS

Porém, outros aspectos observados por especialis- tasjustificamabaixacober-tura,como falhas nos agen- damentosporpartedaspre-feituras e dificuldade de acesso aos postos de saúde.

Esse tipo de situação foi registrado por um es-tudo divulgado semana passada por pesquisado-res da Universidade de São Paulo (USP) e da Uni-versidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo os cientistas, apenas 33% desses ido-sos estão completamen-te imunizados no Bra-sil. “Grande parte depen-de depen-de alguém para le-var. Eles não têm auto-nomia para ir sozinhos

ou podem ter medo de ir sozinhos”, diz o profes-sor da UFRJ, Guilherme Werneck.

Paraele, para que a cam-panha acelere, é preciso ampliar os horários de funcionamento nos pos-tos de saúde, principal-menteaos finsde semana. Há também a possibili-dade de falha no agenda-mentode quem precisa re-ceber o reforço em casa por conta de alguma con-dição de saúde.

Werneck afirma que os municípios precisam de um sistema que dê conta demonitorarquemnãore-cebeu a segunda dose, in-centivando que voltem às unidades de saúde.

PROTEÇÃO PREJUDICADA

Para a infectologista Cláudia Biscotto, deixar de tomar a segunda dose é uma situação preocu-pante, pois “pode interfe-rir negativamente na i n d u ç ã o d a r e s p o s t a imunológica”. “A mensa-gem sempre deve ser de tomar as doses conforme a data estipulada, man-ter os cuidados de distan-ciamento, uso de másca-ras quando estiver fora de casa e higienização fre-quentedasmãose

superfí-cies”, alerta a médica. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) garante que não há falta de vacina para a segunda dose, pois as unidades são disponibi-lizadas pelo Ministério da Saúdee enviadasem“tem-po oenviadasem“tem-portuno”.

A secretaria também in-formou que a busca pelos faltososnavacinaçãoéfei-ta pelas equipes de saúde dos municípios, especial-mente de Atenção Primá-ria, que possuem contato direto com o usuário.

A secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pi-menta, foi procurada na tarde de ontem, estava em reunião e disse que retor-naria mais tarde, o que não ocorreu.

*Com Agência Brasil e Hoje em Dia

FÁBIO MARÇAL/DIVULGAÇÃO

Falhas nos agendamentos por

parte das prefeituras e dificuldade

de acesso aos postos de saúde

aparecem como explicações para

baixa aplicação da segunda dose

(5)

Socorro chega ao

semiárido mineiro

Governo de Minas repassa R$ 3,2 mi ao Fundo Garantia Safra 2020/2021

u

AJUDA - Benefício deve atender, principalmente, agricultores familiares em condições de maior vulnerabilidade e em um momento de extrema dificuldade por causa de perdas da safra e da Covid-19

Da Redação*

Mais um socorro che-ga ao semiárido minei-ro e vai ajudar quase 32 mil agricultores de até 99 cidades da região. O governo do Estado libe-rou R$ 3 milhões do aporte estadual ao Fun-d o G a r a n t i a S a f r a 2020/2021.

O recurso é usado pa- raajudarprodutoresru-rais em situação de per- dacomprovadaemfun-ção de fatores climáti-cos. A quantia também deverá ajudar a suavi-zar os impactos da pan-demia de Covid-19 e ga-rantir a segurança alim e n t a r a o s b e n e f i -ciários do programa.

O Garantia Safra é um programa voltado aos agricultores fami-liares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, que pos-suam renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e que plantem entre 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca.

Na prática, União, es-tados e municípios, alémdopróprioagricul-tor, pagam uma quota-parte para que, no caso de perda de safra, o tra-balhador seja reembol-sado com um benefício anual de R$ 850 e tenha o risco social reduzido. Para que os produto-res recebam o valor, é necessário que as pre-feituras também qui-tem o aporte municipal do programa.

Minas foi o primeiro Estado a fazer o repasse, em sua totalidade, entre as unidades federativas brasileiras envolvidas pelo programa. MAIOR VULNERABILIDADE O superintendente de DesenvolvimentoAgrope-cuário da Secretaria de Es-tado de Agricultura (Sea-pa), João Denilson Olivei-ra, explica que o benefício deve atender, principal-mente, os agricultores fa-miliares em condições de maior vulnerabilidade e emummomento deextre-ma dificuldade.

“São produtores que

po-dem perder a safra em de-corrência da estiagem ou porqualqueroutraadversi-dade climática. O recurso garante a eles as condições mínimas de sobrevivência e subsistência da família, alémdepossibilitaraconti-nuidade da atividade que desenvolvem na proprie-dade rural”, ressalta.

O produtor Warmilon Cilezio Barbosa Silva, da comunidade de Almece-gas, na zona rural de Cora-ção de Jesus, no Norte de Minas,reforçaaimportân-cia do Garantia Safra para o fortalecimento da agri-cultura familiar. “Muitas vezes, somos prejudica-dos. Na nossa região, no

mesmo município, chove em uma parte e na outra não. Por isso, o valor é es-sencial para nós”, garante. Ainda de acordo com o superintendente, o gover-no de Minas foi o primei-ro Estado da federação, entre os que aderiram ao programa Garantia Sa-fra, a efetuar o aporte fi-nanceiro. “O repasse ga-rante a participação doEs-tado e o benefício aos agri-cultores familiares que ti-verem perdas na safra 2020/2021. Isso demons-tra uma sensibilidade do governo com a questão so-cial da agricultura fami-liar”, destaca Oliveira.

*Com Agência Minas

JOÃO DENILSON OLIVEIRA/DIVULGAÇÃO

O Garantia Safra é uma ação do

Programa Nacional de

Fortalecimento da Agricultura

Familiar (Pronaf) e foi implantado

pelo governo federal no ano safra

2002/2003, pela Lei Federal n˚

10.420 de 10 de abril de 2002.

O objetivo é garantir condições

mínimas de sobrevivência aos

agricultores familiares de

municípios sujeitos à perda de pelo

menos 50% da produção na área

da Superintendência do

Desenvolvimento do Nordeste

(Sudene), por causa dos fenômenos

de estiagem ou excesso hídrico.

(6)

Montes Claros é terra de gente que gosta de ficar juntinho, povo festeiro, que ama celebrar. Gente que se abraça, dança e canta. Uma gente que vive colada, mas que agora está isolada.

Por enquanto, o jeito é comemorar o aniversário ao lado de amigos e da família reunida através de encontros virtuais. Mas, lembre-se: estamos unidos

e sairemos dessa pandemia mais fortes e mais humanos.

Quecadaaniversariantealimentepensamentoselevadospautadosnagrati-dão, lucidez e compaixão.

Ah, o churrasco é para depois da quarentena, mas os parabéns são para agora! Feliz aniversário. Força e saúde!

Coração em festa!

FOLÊGO - Vida longa para o ator e diretor montes-clarense Diógenes Câmara, que celebra mais um ano de vida. O ator se sente feliz e com muito fôlego para novos espetáculos depois da pandemia. Feliz aniversário!

MODA - Suelen Amorim, beleza, talento e profissionalismo, principais atributos que fazem da modelo montes-clarense presença constante no mundo da moda. Feliz dia!

ÓPERA - A cantora Christiane Franco recebeu muitos cumprimentos pelo aniversário. Ela é responsável por grandes montagens em solo montes-clarense, como Carmen de Bizet,

Madame Buterfly de Puccini, Cavaleria Rusticana de Mascagni e A flauta mágica, de Mozart.

Parabéns!

FELIZ DIA - Atenta e sempre pronta a registrar o mundo ao seu redor. Bia Andrade tem sempre uma boa história para contar. Que Deus abençoe todos os dias da sua vida com muito amor e muita alegria! Parabéns, querida amiga!

AMIGOS PARA SIEMPRE - Denise Correa de Alkmim Falcão recupera-se da Covid no Hospital das Clínicas Mário Ribeiro e recebeu o carinho dos funcionários, equipe médica e da médica e reitora da Funorte, Raquel Muniz, que fez questão de cantar um trecho do clássico “Amigos Para Siempre”, composta por Andrew Lloyd Webber e a letra, de Don Black

O HAITI É AQUI - Nosso amigo Emmanuel Predestin, que residiu em Montes Claros, e hoje é o primeiro secretário imigrante da história de Maringá. Além de ser doutorando em Agronomia, se destaca por trabalhos voluntários com outros imigrantes

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmos 90:12

Gente & Ideias

Drika Queiroz

genteideiascomunicacao@gmail.com

(7)

A Lei 14.128, de 26 de março de 2021, dispõe acer-ca da compensação financeira a ser paga pela União aos profissionais e trabalhadores de saúde que, durante o período de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente da disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), porteremtrabalhadonoatendimentodiretoapa- cientesacometidospelaCovid-19,ourealizadovi-sitas domiciliares em determinado período de tempo, no caso de agentes comunitários de saú-de ou saú-de combate a ensaú-demias, tornarem-se per-manentemente incapacitados para o trabalho.

OProjetode Lei1.826/2020,de autoriadosdeputa-dosReginaldoLopes(PT-MG)eFernandaMelchionna (PSol-RS),foiaprovadopelaCâmaradosDeputadose atendeaquelesque tenhamtrabalhado diretamente com pacientes acometidos pelo coronavírus.

Nessesentido, o profissional da área da saúde que ficar incapacitado permanentemente para trabalho emrazãodacontaminaçãopelaCovid-19poderárece- berumaindenizaçãoe,emcasodeóbito,essaindeni- zaçãopodeserestendidaaocônjugeoucompanhei- ro,aosdependenteseaosherdeirosnecessários,sen-do o valor diviro,aosdependenteseaosherdeirosnecessários,sen-do igualmente entre eles.

A indenização paga pela União deverá ser direcionada para:

I - o profissional ou trabalhador de saúde que ficar incapacitado permanentemente para o trabalho em decorrência da Covid-19;

II - o agente comunitário de saúde e de combate a

endemiasqueficarincapacitadopermanentementepa- raotrabalhoemdecorrênciadaCovid-19,porterrealiza- dovisitasdomiciliaresemrazãodesuasatribuiçõesdu-rante o Espin-Covid-19;

III - o cônjuge/companheiro, aos dependentes e aos herdeiros necessários, caso o profissional de saúde ou os agentes mencionados tenham falecido nas situa-ções descritas nos incisos I e II acima.

Alémdisso,paraquesejacaracterizadoodireitoain-denização, deverá ficar comprovada que a incapacida-de permanente foi causada pela Covid-19, mesmo que esta não tenha sido a cauda única ou principal, desde que mantido o nexo temporal entre a data de início da doençaeaocorrênciadaincapacidadepermanentepa-ra o tdoençaeaocorrênciadaincapacidadepermanentepa-rabalho ou óbito.

Dessaforma,osujeitopoderásersubmetidoaexame médico pericial, que será realizado por integrantes da carreiradePeritoMédicoFederal,ondeseráanalisadoo seu estado de saúde e os laudos de exames laborato- riaisoulaudomédicoqueatestequadroclínicocompatí-vel com a doença.

A compensação financeira, será paga em duas verbas, serão elas:

I - 1 prestação em valor fixo de R$ 50.000,00

Nessaprimeira hipótese,a quantia serápaga aopro- fissionalincapacitadopermanentementeenaocorrên- ciadeóbitoosvaloresserãopagosaocônjugeoucom-panheiro, aos seus dependentes e aos seus herdeiros necessários, sendo o valor dividido em partes iguais.

II – 1 única prestação de valor variável paga a

cadaum dosdependentes doprofissional ou traba-lhador de saúde falecido. Nesse caso, terão direito a prestação os dependentes menores de 21 anos, os dependentesmenores de 24 anos, se estiverem cur-sando curso superior. Portanto, O valor será calcu-lado mediante a multiplicação da quantia de R$ 10.000,00 pelonúmero deanos inteiros eincomple-tos que faltarem para cada um deles, na data do óbito do profissional ou trabalhador de saúde, pa-ra atingir a idade de 21 anos completos, ou 24 anos se cursando curso superior.

É válido pontuar que por se tratar de natureza indenizatória, a compensação financeira não pode-rá constituir base de cálculo para a incidência de impostoderenda ou decontribuiçãoprevidenciária. Além de não prejudicar o direito ao recebimento de benefícios previdenciários.

Profissionais da saúde contaminados pela

Covid-19 poderão ser indenizados

vieiraxavieradvogados@gmail.com

(8)

Prazo final para inscrição no Sisu

Educação

Data limite, que seria no dia 9, foi prorrogada até esta quarta-feira (14)

u

INSCRIÇÃO - Candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal Da Redação* T e r m i n a n e s t a quarta-feira (14) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A data limite, que estava marcada para 9 de abril, foi prorrogada na noi-te da última sexta-feira.

Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele te-nha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edi-ção de 2020, cujo re-sultado foi divulga-do no dia 29 de mar-ço, obtido nota supe-rior a zero na prova de redação e não te-nha participado do Enem na condição de treineiro.

Para se inscrever, o c a n d i d a t o d e v e utilizar o mesmo lo-gin cadastrado no portal de serviços do governo federal, d a m e s m a f o r m a que fez para acessar o r e s u l t a d o d o Enem 2020.

O candidato deve se preparar com an-tecedência para não t e r p r o b l e m a s n o ato da inscrição do Sisu, quando é exigi-da a senha do caexigi-das- cadas-tro no portal de ser-viços. Quem preci-sar recuperar esses dados já deve provi-denciá-los.

De acordo com o MEC, as inscrições para o primeiro pro-cesso seletivo do Si-su de 2021 ultrapas-sou, na quinta-feira, a marca de 2 milhões de inscrições. PROUNI Estudantes interessa-dos em disputar uma das bolsas remanescentes do processo seletivo do primeiro semestre de 2021 do Programa Uni-versidade para Todos (Prouni) terão uma chan-ce a partir do próximo mês. O Ministério da E d u c a ç ã o ( M E C ) v a i abrir, nos dias 3 e 4 de maio, as inscrições para essas vagas, que deverão ser feitas exclusivamen-te pela inexclusivamen-ternet, na pági-n a d o P r o u pági-n i a t é a s 23h59 de 4 de maio.

O Prouni é um progra-ma de acesso ao ensino s u p e r i o r d e s t i n a d o a quem não tem diploma de graduação. São ofere-cidas vagas em institui-ções privadas do ensino superior no país, com bolsas de estudo inte-grais, que cobrem a tota-lidade da mensatota-lidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

NÃO PREENCHIDAS

As bolsas remanescen-tes ofertadas serão aque-las não preenchidas no processo seletivo regu-lar para o primeiro se-mestre de 2021.

O Prouni seleciona bol-sistas duas vezes por ano, para ingresso no pri-meiro e no segundo se-mestres.

Neste primeiro semes-tre, o programa oferece bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no Dis-trito Federal. São mais de 162 mil bolsas oferta-das, sendo 52.839 para cursos na modalidade de educação a distância.

*Com Agência Brasil

Avaliação termina hoje

Da Redação*

O prazo para os alu- nosdaredepúblicaesta-dual de Minas realiza-r e m a A v a l i a ç ã o Diagnóstica termina nesta quarta-feira (14). O caderno de prova fica disponível no aplicati-vo Conexão Escola 2.0 e também pode ser aces-sado pelo hotsite Estu-de em Casa – estuEstu-deem- estudeem-casa.educacao.mg.gov. br/avaliacao-diagnosti-ca-2021. Quem não tem acesso à internet rece-berá o material impres-so, em casa.

A partir dos resulta-dos, eles percebem como podem melho-r a melho-r , a i n d a m a i s , o aprendizado. Os

estu-dantes que têm acesso à internet farão a Avalia-ção Diagnóstica no for-mato digital.

Para aqueles que acessa-rem as avaliações por meio do Conexão 2.0, a na-vegação será patrocinada pelo governo do Estado, ou seja, não haverá uso do pacotededadosparaa rea-lização das provas.

Já os alunos que não têm acesso à internet recebe-rão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), obser- vandotodososcritériossa-nitários em prevenção à Covid-19.

DESEMPENHO

Quem já fez a prova comenta a

importân-cia da avaliação e os be-nefícios de realizarem o teste. A aluna Mikae-ly Gomes dos Santos, do 1º ano da Escola Esta-dual Dr. Tancredo Ne-ves, de José Gonçalves de Minas, no Jequiti-nhonha, conta que o re-sultado da Avaliação Diagnóstica foi muito importante.

“Osresultadosmeajuda-ramaconseguir verassun-tosdedificuldade e,comis-so, passei a estudar mais”.

PLANO INDIVIDUAL

A partir dos resultados da prova, cada estudante terá acesso a um Plano In-dividual de Estudos, que trará indicações de mate-riais de revisão ou apro-fundamento das

maté-rias abordadas.

Ele também poderá ser utilizado pelos professo-res para determinar ativi-dades individuais e para a turma.

Os resultados das ava-liações e o Plano Indivi-dual de Estudos, com as recomendações de ativid a ativid e s c o m p l e m e n t a -res, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova na versão digital em até uma semana após a fi-nalização dos testes.

Já os alunos que realiza-rem as avaliações no for- matoimpressoserãoinfor-mados sobre os resultados e sobre a indicação de ma-teriais de estudos pelos professores.

*Com Agência Minas

(9)

Vale vaga e grana

América e Cruzeiro entram em campo nesta quarta pela Copa do Brasil

u

Lucas Borges

@lucaslborges91

Thiago Prata

@ThiagoPrata7

Vale uma vaga na ter-ceira fase da Copa do Brasil e, consequente-mente, R$ 1,7 milhão a mais de premiação. Com esses objetivos em jogo, América e Cruzei-ro entram em campo nesta quarta-feira (14) pela competição nacio-nal. O Coelho recebe o Ferroviário-CE, às 19h, no Independência, e a Raposa visita o Améri-ca-RN, às 21h30, na Are-na das DuAre-nas.

Caso uma partida ter-mineempatada notem-po normal, a vaga será

definida por meio de dis-puta de pênaltis, como aponta o regulamento do torneio mata-mata.

MOMENTOS DISTINTOS

Cruzeiro e América chegam a esta etapa da competição vivendo si-tuações distintas na tem-porada, com uma inver-são de papéis em relação aos momentos de ambos na fase anterior.

Antes de sua estreia na Copa do Brasil, a Raposa vivia um período de irre-gularidade no Mineiro. Após uma vitória, um em-pate e uma derrota no Es-tadual, enfrentou o São Raimundo (RR), no Ami-gão, e alcançou um

empa-te em 1 a 1, depois de ini-ciar o duelo atrás no mar-cador. Na primeira fase, a igualdade no placar bene-ficiava o visitante.

Só que para o embate com o América-RN, o ti-me azul vai entrar em campo embalado por duas vitórias consecuti-vas, em cima de Coimbra enoclássico contraoAtlé-tico, no qual muitos di-ziam que os celestes se-riam goleados pelo rival.

Já o Dragão conquis-tou a vaga para esta eta-pa por conta do triunfo por 2 a 0 sobre o Real Brasília, no estádio Ser-ra do Lago. A equipe li-dera o Campeonato Po-tiguar, com dez pontos, em cinco jogos.

COELHO

O América, por sua vez, somava três vitórias e um revés antes do triun-fo por 1 a 0 para cima do Treze-PB, na primeira fa-se da Copa do Brasil. De-pois dessa partida, man-teve a boa fase ao bater o Cruzeiro, no Mineiro, no confronto seguinte.

Noentanto,oCoelhoteve uma queda de rendimento. Nas três últimas rodadas, obteveapenasumdosnove pontos que disputou.

Por sua vez, o Ferroviá-rio eliminou o Porto Ve-lho, também por 1 a 0, pe-la competição. No Cam-peonato Cearense, termi-nou na ponta da primei-ra fase e ocupa a vice-li-derança da segunda. DECISIVOS – Goleiros Fábio, do Cruzeiro, e Matheus Cavichioli, do América, podem ter papel importante hoje: empate nos jogos da 2ª fase vai para pênaltis

BRUNO HADDAD/CRUZEIRO ESTEVÃO GERMANO/AMÉRICA

O Coelho recebe o Ferroviário-CE,

às 19h, no Independência, e a

Raposa visita o América-RN, às

21h30, na Arena das Dunas.

Caso uma partida termine

empatada no tempo normal, a

vaga será definida por meio de

disputa de pênaltis, como aponta

o regulamento do torneio

(10)

Nem a pandemia consegue parar Raquel Muniz. Se não pode reunir presencialmente, ela faz uma live para agregar, confra-ternizar e alegrar o dia a dia das pessoas. Para comemorar o mês das mulheres, ela reuniu 40 mulheres de vários setores da cidadee região. Participei ao lado de minha filha Sandra epude relembrarocarinhoqueRaquelsemprededicouaopadreHenri-que e também parabenizá-la pela dedicação aos seus familia-res. Foi um café da manhã muito agradável. Destaque para a gentileza de Raquel que enviou uma cesta de café na véspera paraserdegustadoduranteoprograma.Nãofoimelhorporque não foi ao vivo. Vontade de rever e abraçartanta genteconheci-da e amiga. Obrigagenteconheci-da Raquel pelo convite

Quem trocou de idade na quarta-feira, 7 de

abril,emerecetodooca- rinhodacolunaéaqueri- díssimajornalistaRosan-gela Silveira. Parabéns!

A família de Gilson Souza es-tá felicíssima com sua recupe-ração. Com muita fé, perseve-rança e bravura ele venceu a Covid-19e retornouao

seiofa-miliar. Na foto, Gilson com a esposa Édila Souza, as filhas Ana Paula e Karine, os genros Rogério e Marcos Matrone, e os netos Victor e Giovanni.

Muito sentida em nossa socie-dade a morte de Mercês Godoy. Na foto, ao lado do filho querido Marcelo Godoy,

que mora na Ho-landa. A coluna s e s o l i d a r i z a c o m t o d o s o s seus familiares e amigosnestemo-mento de dor. Quemtambémestevetrocandodeidadefoi a gatíssima Nikole Kyriakidis. Ao chegar de viagem com o namorado Saulo Emanuel, ela foisurpreendidaemumacomemoraçãoestri-

tamentefamiliar.Parareceberaaniversarian-te,o padrasto Lucianopreparou um delicioso bobo de camarão na moranga. Também teve bolo temático e doces da Jabbur Sweet Gour-met.Nadamelhorqueocarinhodafamíliaeo aconchego do lar para brindar a data.

Aniversariante

ilustre

Recuperação

Pesar

Nikole Kyriakidis ganha bolo surpresa

D’elas na web

Ruth Jabbur

Ruth Jabbur

colunistaruthjabbur@gmail.com

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo