• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO DO E-BOOK REDE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA, ORGANIZADO PELO NUMAPE/UEPG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APRESENTAÇÃO DO E-BOOK REDE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA, ORGANIZADO PELO NUMAPE/UEPG"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ÁREA TEMÁTICA:​ ​(marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO

( ) CULTURA

( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO

( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

APRESENTAÇÃO DO E-BOOK “REDE DE PROTEÇÃO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA”, ORGANIZADO PELO NUMAPE/UEPG

Ágatha Tullio (NUMAPE/UEPG; agatha.tulio@gmail.com)1

Alessandra Andri Pagliari (NUMAPE/UEPG; aleepagliari@gmail.com)2

Evelyne Pereira Takii (NUMAPE/UEPG; evelynepereiratakii@gmail.com)3

Cleide Lavoratti (NUMAPE/UEPG; lavoratti@yahoo.com.br)4

Resumo: O resumo expandido aqui estruturado tem por objetivo apresentar o E-Book: Rede de proteção às mulheres em situação de violência. Esta é uma produção realizada pelo projeto de extensão Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no qual várias/os representantes de instituições do município de Ponta Grossa, que atuam no atendimento à questão da violência contra a mulher, contribuíram para a construção deste livro, descrevendo experiências e dados referentes aos seus locais de trabalho. O livro, que foi lançado em 25 de Novembro de 2019, é disponibilizado de forma gratuita e digital, e foi financiado com recursos advindos do programa Universidade Sem Fronteiras.

Palavras-chave:​ Rede de proteção. Violência Contra a Mulher. Serviço Social.

1 Assistente Social; Núcleo Maria da Penha, da Universidade estadual de Ponta Grossa; agatha.tulio@gmail.com 2Estagiária de Serviço Social; Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Acadêmica

de Bacharelado em Serviço Social pela UEPG; aleepagliari@gmail.com

3Estagiária de Serviço Social; Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Acadêmica

de Bacharelado em Serviço Social pela UEPG; evelynepereiratakii@gmail.com.

4 Professora Supervisora; Núcleo Maria da Penha, da Universidade estadual de Ponta Grossa;

(2)

NOME DO PROGRAMA OU PROJETO

O projeto ao qual o presente resumo está vinculado é o Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NUMAPE/UEPG).

PÚBLICO-ALVO

O produto aqui descrito é destinado à comunidade acadêmica, leitores que se interessem pela temática referente à violência contra a mulher e comunidade em geral.

JUSTIFICATIVA

O e-book “Rede de proteção às mulheres em situação de violência”, publicado no ano de 2019, é uma produção organizada através do Projeto de Extensão Núcleo Maria da Penha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A obra foi produzida com o objetivo de abordar a problemática da violência contra a mulher que, devido a sua complexidade, exige o olhar atento e articulado das mais diversas especialidades, para que estabeleçam e desenvolvam suas estratégias de ação.

Para Lavoratti e Baranoski (2019, p. 11), “pensar o trabalho articulado em uma rede de proteção e cuidado à mulher em situação de violência é se propor a enxergar as potencialidades do trabalho interdisciplinar e intersetorial”. É neste sentido que justifica-se o desenvolvimento da obra aqui abordada, para ressaltar a/ao leitora/leitor as dimensões acerca da questão da violência contra a mulher e a essencialidade da articulação de diversas instituições diante da questão, com o intuito de atender mulheres em situação de violência, bem como de combater e prevenir que a violência contra o segmento perpetue-se pelo trabalho intersetorial das políticas públicas.

OBJETIVOS

O livro foi desenvolvido com o propósito principal de levantar questões sobre a violência contra a mulher, a fim de ampliar o campo de visão acerca deste assunto, tornando possível ao leitor compreender a Rede de Proteção à Mulher em situação de violência, e oferecer os conhecimentos necessários para garantir a proteção integral de mulheres vítimas de violência.

(3)

Partindo deste pressuposto, o livro “Rede de proteção às mulheres em situação de violência”, evidencia diversas temáticas e aspectos conceituais em relação à violência contra a mulher, expondo informações e dados que fundamentam reflexões importantes acerca do assunto, bem como apresenta projetos e instituições que constituem a rede de Proteção à Mulher em situação de violência doméstica e familiar, em Ponta Grossa-Pr, evidenciando e apresentando os serviços prestados a comunidade e em específico às mulheres em situação de violência.

METODOLOGIA

Este livro, “Rede de proteção às mulheres em situação de violência”, foi desenvolvido coletivamente por pesquisadores da temática de violência contra a mulher e por equipes que fazem parte da rede de Proteção à Mulher em situação de violência doméstica e familiar do município de Ponta Grossa-Pr. Contou com a contribuição de 34 autores e foi organizado em 10 capítulos.

No primeiro capítulo, a autora Miranda aborda as relações de gêneros e traz reflexões acerca da consolidação de Políticas Públicas de enfrentamento a violência doméstica e familiar no Brasil. No segundo capítulo, as autoras Schimanski e Billerbeck, apresentam os resultados de uma pesquisa realizada com homens que praticavam violência doméstica e refletem sobre a formação da identidade dos homens que praticam violência.

No capítulo 3 são apresentados dados importantes, levantados pela 16° Promotoria de Justiça da Comarca de Ponta Grossa/Pr. Tais informações necessárias, visto que podem subsidiar a formulação de políticas públicas direcionadas para o enfrentamento da violência contra a mulher. O capítulo 4 aborda a perspectiva jurídica pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Ponta Grossa, apontando questões históricas e de organização do trabalho dentro do Juizado.

Os capítulos 5, 6 e 7, foram destinados para a apresentação do trabalho interdisciplinar realizado pelo NUMAPE/UEPG. No capítulo 5, que foi escrito pelas autoras Tullio, Dainelli e Lavoratti, é apresentado o trabalho do Serviço Social no Núcleo Maria da Penha, detalhando os procedimentos utilizados no atendimento das mulheres em situação de violência através dos instrumentais técnico-operativos do Serviço social, dentro de uma perspectiva que visa a garantia dos direitos de mulheres em situação de violência e o rompimento do ciclo de violência.

(4)

O capítulo 6 faz uma análise dos atendimentos psicológicos das mulheres em situação de violência. O capítulo 7 aborda o atendimento jurídico a respeito das medidas protetivas de urgência prevista na Lei Maria da Penha, e como é feito a partir do protocolo dentro do NUMAPE/UEPG.

O trabalho da Patrulha Maria da Penha é apresentado no capítulo 8, no qual relatam a atuação na fiscalização das medidas protetivas de urgência deferidas pelo judiciário. O capítulo 9, parte da abordagem do perfil epidemiológico e o fluxo de atendimento da 3° Regional de Saúde e demonstra a presença da violência nos atendimentos da saúde.

E por fim, no capítulo 1O, é apresentado dados de atendimentos realizados a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social e em outras instituições que fazem parte da política de assistência social.

O livro foi organizado por professoras que estão vinculadas ao NUMAPE/UEPG, que se caracteriza como um projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que teve o início de suas atividades no início do ano de 2018, e desde de então vem ofertando, no referido município, atendimento gratuito e o acolhimento das demandas de mulheres em situação de violência. Os atendimentos são realizados por profissionais de três áreas, sendo elas, uma Assistente social, uma Psicóloga e uma Advogada. O livro em questão “Rede de proteção às mulheres em situação de violência”, também foi financiado por recurso do NUMAPE, advindos do programa Universidade Sem Fronteiras, demonstrando o compromisso do projeto com a pesquisa e o compartilhamento de informações com a comunidade. Além disso, foi editorado pela Editora Estúdio Texto.

RESULTADOS

A rede intersetorial é aquela que articula o conjunto das organizações governamentais, não governamentais, serviços, programas, e também perfaz as redes setoriais. Devido a complexidade que cada mulher possui e as diferentes realidades que cada uma vive dentro de seus lares e suas relações íntimas de afeto, a rede de proteção à mulher atua com o objetivo de potencializar a garantia de segurança, os direitos e a integridade das usuárias.

Portanto, o livro referido foi essencial para que, de uma maneira coletiva, profissionais, pesquisadoras, acadêmicas e as demais componentes da rede de proteção possam repassar seus conhecimentos acerca da violência de gênero contra a mulher, violência

(5)

doméstica e familiar e também, sejam compartilhadas informações sobre a rede do município de Ponta Grossa.

A promulgação da Lei n°11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher (BRASIL, 2006), para tanto, se faz necessário pesquisas científicas, políticas públicas, criação de órgãos de proteção e também profissionais capacitadas(os) para o atendimento à mulher vítima de violência, a exemplo do produto aqui descrito.

O livro foi lançado em 25 de Novembro de 2019, data reconhecida como o dia Internacional da não-violência contra a mulher. O lançamento foi realizado durante o evento:

Relacionamento Abusivo: uma discussão sobre a violência contra a mulher, ​onde um autor de

cada capítulo do livro, fez uma breve exposição sobre o capítulo produzido.

FOTO(S)

Figura 1 – Evento de lançamento do E-Book

Legenda: A imagem foi tirada no dia 25 de Novembro de 2019 no evento "Relacionamento Abusivo: uma discussão sobre violência contra a mulher", o qual também foi o lançamento do e-book "Rede de Proteção às mulheres em situação de violência".

Fonte: Arquivo NUMAPE/UEPG. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O livro aborda como ponto central a Rede de proteção às mulheres em situação de violência, levantando questões pertinentes a este tema com o objetivo de democratizar informações sobre os serviços e projetos, bem como sobre aspectos conceituais da violência

(6)

contra a mulher, tendo em vista a garantia de direitos e a proteção integral da mulher em situação de violência.

A referida obra "Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência" traz a importância que o trabalho em rede tem no município de Ponta Grossa/PR. Segundo Castells (1998), uma rede é “um conjunto de nós conectados, e cada nó, um ponto onde a curva se intercepta. Por definição, uma rede não tem centro, e ainda que alguns nós possam ser mais importantes que outros todos dependem dos demais na medida em que estão na rede”.

Portanto, as redes são estruturadas por um objetivo em comum, seja ele de caráter político ou social, mas sempre buscando o coletivo. Na área da violência contra a mulher, o NUMAPE/UEPG estar em constante articulação com a rede, é fundamental. A medida que o projeto recebe encaminhamentos de outros órgãos da rede, as mulheres atendidas pelo NUMAPE/UEPG muitas vezes demandam o atendimento de outras instituições.

APOIO

Agradecemos à Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF).

REFERÊNCIAS

BRASIL. ​Lei º 11.340, de 07 de Agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8 o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras

providências. Disponível

em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm>. Acesso em: 22 set. 2020.

CASTELLS, Manuel (1998). Rede para o estado? Globalização da economia e as instituições políticas na era da informação. In: ​SEMINÁRIO SOCIEDADE E REFORMA DO ESTADO.​ Brasília, 1998.

LAVORATTI, Cleide; BARANOSKI, Maria Cristina Rauch.​Rede de proteção às mulheres em situação de violência. ​Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2019. Disponível em:

<https://www2.uepg.br//proex/wp-content/uploads/sites/8/2019/11/e-book-rede-de-prote%c3 %a7%c3%a3o-%c3%a0s-mulheres2-compressed_compressed_reduce-1.pdf>. Acesso em: 22 set. 2020.

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

ligada a aspectos infantis (1º ao 5º anos) configura-se como uma fase de mudanças, com mais professores, com novos componentes curriculares, conteúdos mais complexos

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas