• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de compartilhar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com o objetivo de compartilhar"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Carta do Presidente

representantes de interesses da ca-deia produtiva do livro, mas, como uma organização que desenvolve projetos de interesse sócio-cultu-ral especialmente voltados para o fomento à leitura e a melhoria da educação neste país. Por outro lado, confesso que saio com dor no cora-ção. O tempo passou muito rapida-mente, e, os projetos que gostaria de ter desenvolvido em minha ges-tão ainda são muitos.

Foi muito gratificante enfren-tar o desafio, conceber os projetos e colher seus resultados, especial-mente, porque tratava de assuntos que não estão em minha agenda de editor. Tenho certeza de que este prazer irá também contaminar a nova presidência e que novas par-cerias serão estabelecidas com o PNLL e Ministérios da Educação e Cultura voltados ao cumprimento de nossos objetivos comuns norte-ados pelo desejo de transformar o Brasil em um país de leitores. Eu componho a nova diretoria como vice-presidente e meu compromis-so continuará sendo o de motivar a realização de ações orientadas pela nossa principal missão.

Aproveito para agradecer aos companheiros de diretoria que tra-balharam juntos e sempre me apoia-ram; aos colaboradores e equipe do Instituto e a todos os associados, pois, sem a sua participação e con-tribuição não teríamos conseguido fundar de fato esta instituição.

O Pró-Livro busca fortalecer sua imagem e se legitimar junto à sociedade e governo como uma instituição que representa os inte-resses e a responsabilidade social do setor livreiro ao promover e in-vestir em ações voltadas ao fomen-to à leitura e a democratização do acesso ao livro. Este é o compro-misso de toda a diretoria.

Nº 1 – Maio de 2009

C

om o objetivo de compar-tilhar as ações do Instituto Pró-Livro aos nossos associados e parceiros chegamos ao segundo Boletim. Neste número apresenta-mos as ações realizadas de janeiro a abril de 2009.

A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil continua atraindo a im-prensa nos seus mais diversificados artigos e editoriais, mas nesse início de ano, fomos solicitados também a falar do Sítio Pró-Livro – uma ins-talação com contação de história acessível promovida pelo Instituto e executada em parceria com a Funda-ção Dorina Nowill. Detalhes deste e outros projetos você pode conhecer por meio de nosso Boletim.

No dia 7 de maio tive o prazer de passar meu “bastão” como presiden-te do IPL para a nova diretoria eleita que conduzirá o Instituto pelos pró-ximos dois anos. Conforme acorda-do entre as entidades fundaacorda-doras – Abrelivros; CBL e SNEL - a presi-dência será exercida em rodízio, pe-las três entidades. Agora é a vez do SNEL que estará muito bem repre-sentado pela sua presidente Sonia Machado Jardim, da editora Record. Temos quatro representantes de cada entidade fundadora compondo a diretoria, o que garante que o Insti-tuto agregue e represente as princi-pais entidades da cadeia produtiva e de distribuição do livro. Talvez, pelo pouco tempo de existência, não nos demos conta da importância dessa associação enquanto representação legítima dos interesses de quem de-fende, em última instância, os mes-mos objetivos: o fomento à leitura e o acesso ao livro.

Deixo o Pró-Livro, por um lado, com o sentimento de dever cum-prido, pois assumi a presidência de um instituto que somente existia na intenção de editoras e livreiros,

Tenho certeza de que

este prazer irá também

contaminar a nova

presidência e que

novas parcerias serão

estabelecidas com

o PNLL e Ministérios

da Educação e

Cultura voltados ao

cumprimento de nossos

objetivos comuns

norteados pelo desejo

de transformar o Brasil

em um país de leitores.

Jorge Yunes presidente do ipL – 2007/2008

em cumprir com compromissos as-sumidos com o governo, mas con-seguimos ir muito além. Iniciamos nosso trabalho em agosto de 2007, pois dependíamos da aprovação do planejamento e das contribuições voluntárias dos associados. No en-tanto, em pouco tempo demos início aos nossos projetos e conseguimos dar visibilidade ao IPL e inseri-lo na agenda dos principais acontecimen-tos do livro e leitura. Saímos do ano-nimato e fomos chamados a compor mesas e participar de debates, pois ganhamos legitimidade, não como

(2)

Nova Diretoria

do Pró-Livro

DIRETORES

CONSELHO

FISCAL

CONSELHO

FISCAL

DIRETORES

Sonia Machado Jardim

Presidente

Rosely Boschini

ViCe-Presidente AdministrAtiVo

Jorge Yunes

ViCe-Presidente téCniCo

Maria Lúcia Kerr Cavalcante de Queiroz

Primeiro seCretário

Mauro Koogan Lorch

segundo seCretário

Bernardo Jorge Israel Gurbanov

Primeiro tesoureiro

Roberto Feith

segundo tesoureiro

TITuLARES

Andrés Ricardo Cardo Soria Amarilis Manole

Eduardo Yasuda

SupLENTES

Emerson Walter dos Santos Francisco Bilac Pinto Filho Luiz Eduardo Alves Severino

Jorge Yunes

Presidente

Paulo Roberto Rocco

ViCe-Presidente AdministrAtiVo

Oswaldo Siciliano

ViCe-Presidente téCniCo

Francisco Bilac Moreira Pinto Filho

Primeiro seCretário

Maria Lúcia Kerr Cavalcante de Queiroz

segundo seCretário

Bernardo Jorge Israel Gurbanov

Primeiro tesoureiro

Eduardo Salomão

segundo tesoureiro

TITuLARES

Andrés Ricardo Cardo Soria Eduardo Blucher

Evanildo Chauvet Bechara

SupLENTES

José Luiz Machado Alvim de Próspero Marino Lobello

Amarílis Manole

Conheça as editoras que colaboram para que o Instituto

Pró-Livro possa investir em projetos de fomento à leitura

e acesso ao livro, acessando nosso site

www.prolivr o.org.br

Associ

ados C

ontrib

uintes

:

gestÃo 009-00

gestÃo 007-009

e

m janeiro deste ano foi

eleita a nova diretoria do iPL que tomou posse no dia 08 de maio de 009.

os novos diretores foram indicados pelas entidades fundadoras: Abrelivros; CBL e sneL. A presidência do iPL será ocupada por sonia machado Jardim, atual presidente do sneL. A presidente da CBL – rosely Boschini, assume a vice-presidência administrativa e, o presidente da Abrelivros - Jorge Yunes, assume a vice-presidência técnica. essa composição foi acordada entre as entidades na criação do iPL. A maior parte dos membros que integrava a diretoria na gestão permaneceu, ocupando novos cargos. esse rodízio e permanência garantem a continuidade dos projetos e forma de atuação e, também, a harmonia nas decisões conjuntas representando as três entidades e possibilitando a eficácia e efetividade nas ações voltadas ao estímulo à leitura e a democratização do acesso ao livro.

na próxima edição do Boletim serão apresentados os principais projetos e estratégias que irão orientar a nova gestão.

(3)

“A Leitura e o

Livro no Plano

Municipal” e

Fórum Nacional

Instituto

Pró-Livro a convite da

Fundação Dorina

Nowill leva à

8ª edição da

REATECH

contação de

histórias acessível

Janeiro a abriL de 2009

Principais Projetos

Sítio pró-Livro – “Ainda farei livros

onde as crianças possam morar”, disse Monteiro Lobato. Foi com esse espírito que o Instituto Pró-Livro apresentou o “Sítio Pró-Livro”, um espaço montado em parceria com a

Fun-dação Dorina Nowill para Cegos, na VIII RE-ATECH –Feira Interna-cional de Tecnologias em Reabilitação, Inclu-são e Acessibilidade, que aconteceu em abril, em São Paulo. O obje-tivo era mostrar que a leitura se torna cada vez mais acessível para todos. Na instalação te-mática os atores se

re-vezavam entre cenário e elementos que criavam sensações no público, promo-vendo um mergulho no mundo encan-tado de Lobato, pelo tato e pelo som. Os participantes podiam tocar os objetos do cenário e também os bonecos Narizinho e Visconde de Sabugosa. O IPL ainda financiou a edição de mil exem-plares em braile e na versão falada de Reina-ções de Narizinho. Fo-ram inúmeras entrevis-tas para falar do projeto com boa repercussão na mídia e, um público no evento de cerca de 30 mil pessoas.

O presidente do IpL submeteu ao

Se-cretário Executivo do PNLL, Sr José Castilho, ao Sr. Fabiano dos Santos, do MINC, e, Marcelo Soares, do MEC, o projeto “ A Leitura e o Livro no Pla-no Municipal” desenvolvido pelo Ins-tituto. A iniciativa foi bem acolhida e deverá ser implementada em parceria – IPL; PNLL; MINC e MEC. O objeti-vo é fomentar Planos Municipais do Livro e Leitura mobilizando e assesso-rando as Prefeituras para o seu

desen-volvimento e implantação e, contribuir para o alcance da meta estabelecida pelo PNLL de “estimular a criação de planos estaduais e municipais de lei-tura” estabelecendo como objetivo sua implementação até o final de 2009. O lançamento deverá acontecer em Fó-rum Nacional, em Brasília, no mês de agosto/ 2.009. Estão previstos também Fóruns Regionais e Oficinas de forma-ção – presenciais e à distância - a partir de agosto/09.

O IpL foi convidado pela Secretaria de

Estado da Educação de São Paulo para gravar vídeo destinado a formação à dis-tância, de Mediadores de Leitura para as Salas de Leitura que estão sendo implan-tadas pela Secretaria. O presidente falou

do IPL e seus objetivos e iniciativas e a Gerente de projetos falou sobre os resul-tados da Pesquisa Retratos da Leitura, sobre a Biblioteca Pró-Livro (instalada na Bienal de SP) e o Sítio Pró-Livro em parceria com a Fundação Dorina Nowill.

Vídeo para

formação de

Mediadores de

Leitura – SEE-SP

O IpL foi convidado pelo Secretário

executivo do PNLL – Sr. Castilho - a firmar convênio de cooperação e cola-boração com o Ministério da Cultura, para a implementação do Plano Nacio-nal do Livro e Leitura. Sua viabilização

Convênio

MINC-PNLL

está sendo estudada, já que Instituto ainda não completou três anos de exis-tência (CNPJ), o que é exigência para se creditar para firmar convênio com o Ministério da Cultura.

(4)

Homenagem

no dia das

Bibliotecárias

IPL apóia

17º COLE

Seminário

Mediadores

de Leitura

promovido por PNLL-MINC e MEC.

A convite do Secretário Executivo do PNLL, o presidente do IPL, Jorge Yu-nes, participou, em março, da abertura do Seminário Mediadores de Leitura, compondo a mesa com o Ministro da

Cultura Juca Ferreira e outras autori-dades. O Seminário teve por objetivo fornecer estratégias de atuação e for-mação de mediadores de leitura e de-senhar programas de cursos teóricos e aplicáveis. Janeiro a abriL de 2009

Principais Projetos

Apoio à

Biblioteca

de São Paulo

O IpL financia o sistema de

Automa-ção da Biblioteca Modelo de SP (mo-delo Santiago do Chile), a ser instalada pela Secretaria da Cultura do Estado de SP no Parque da Juventude (antigo

Carandiru) e solicita espaço anexo à Bi-blioteca, para manter a Biblioteca Pró-Livro (Viva) e outros projetos do IPL em instalação permanente.

IpL é convidado pela SEE-SP a gravar

vídeo para formação à distância de Mediadores de Leitura para as Salas de Leitura da Secretaria, falando dos projetos: Biblioteca Pró-Livro (Viva); Retratos da Leitura no Brasil e Sítio Pró-Livro (projeto em parceria com a

Fundação Dorina Nowill). O presidente falou também do IPL e seus objetivos. O vídeo será apresentado para a capa-citação de 5.000 mediadores de leitura. Na ocasião serão entregues exemplares do livro Retratos da Leitura para as es-colas participantes.

Formação à

distância de

Mediadores de

Leitura

IpL promove palestra com Galeno

Amorim em parceria com Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. A

dire-tora Maria Lucia Kerr participa da mesa de abertura. São doados exemplares do livro aos presentes.

O Congresso de Leitura do Brasil,

patrocinando material para partici-pantes (6.000 Cadernos de Resumos). A presidente do IPL é convidada para

a abertura oficial (20 a 24 de julho na UNICAMP) e Galeno Amorim para apresentação da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

13ª Jornada

Nacional de

Literatura de

Passo Fundo

IpL apóia financeiramente a 13ª

Jor-nada Nacional de Literatura de Passo Fundo, atendendo a convite da Coorde-nadora Geral Tania Rosing e indica a

profª. Maria Antonieta – consultora do IPL na pesquisa – para ministrar curso falando dos resultados da Pesquisa.

Prêmio Entidade

Amiga conferido

pelo CFB

O IpL foi indicado pela

Diretoria do Conselho Federal de Biblioteco-nomia para receber o prêmio Entidade Ami-ga. A premiação acon-teceu em Brasília no dia 15 de maio.

(5)

pesquisa sobre consumo de materiais de leitura pelas famílias brasileiras.

Proposta pela Associação Nacional das Livrarias – ANL, foi concluída a pesquisa que o IPL patrocinou juntamente com outras entidades. Está em estudo estratégia de divulgação.

Direitos Autorais – IPL integra o Fórum do Livro pelo Direito Autoral e

tem participado ativamente das reuniões.

Audiência pública – Participou, em abril, juntamente com outras entidades

do livro, da Audiência Pública “Frente Parlamentar Mista da Leitura: Lei do Preço Único do Livro - Vantagens e Desvantagens para o Brasil”, rea-lizada pela Frente Parlamentar da Leitura, em Brasília.

4ª edição

Prêmio

Professores

do Brasil

promovido pelo MEC – Instituto é convidado a

dar continuidade à sua par-ceria e patrocínio e partici-pa da Comissão Nacional Organizadora juntamen-te com: Fundação ORSA; Fundação SM; Bunge; OEI; UNESCO; CONSED e UNDIME. O IPL deverá promover a premiação aos professores do ensino fun-damental. Premiação pre-vista para outubro/09.

Outros Apoios e Ações do IPL

Janeiro a abriL de 2009

Principais Projetos

Palestras

O IpL promoveu a realização de 17 palestras para apresentação da pesquisa

Retra-tos da Leitura no Brasil em todo o país, com o consultor Galeno Amorim.

Está prevista a edição de cerca de 10

mil exemplares em parceria com a Im-prensa Oficial do Estado de SP, para distribuição a: Prefeituras – que

parti-ciparem dos Fóruns Regionais e Nacio-nal; Bibliotecas Municipais e Estaduais; e Secretaria Estadual da Educação - SP – por ocasião da videoconferência.

2ª Edição – Livro Retratos da Leitura no Brasil

“Pró-Leitura

no Pró-Livro”

A Diretoria do IpL aprova o lançamen-to do projeto, previsto para julho/09. O IPL estará, com o apoio do PNLL, de-senvolvendo o projeto que tem como objetivo identificar experiências exi-tosas; valorizar e patrocinar bons

pro-jetos de leitura propostos por escolas publicas e comunidades carentes. Os projetos inscritos serão selecionados, monitorados e avaliados, com a colabo-ração de especialistas.

Referências

Documentos relacionados

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

13) Para tal fim cada Parte deverá comunicar a outra por escrito da existência e o objeto da controvérsia, para a resolução da mesma. 14) Caso isto não aconteça em até 60

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

a) A União Europeia constitui-se na atualidade como sendo o exemplo mais bem sucedido de integração econômica regional. Atualmente é composta por 27 países e

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

Os resultados do Cenário 2, que combina intensifi cação produtiva e expansão da pecuária sobre vegetação nativa própria (sobre excedente de Reserva Legal), no caso das

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado