• Nenhum resultado encontrado

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR RENOVAÇÃO DA BOLSA SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

1 A UBEC – União Brasiliense de Educação e Cultura,

Mantenedora das seguintes Instituições de Ensino Superior:

A. UCB – Universidade Católica de Brasília; B. FACTO – Faculdade Católica do Tocantins; C. UNILESTE – Centro Universitário do Leste de

Minas.

Por meio de seu Programa de Assistência Social Educacional, como lhe facultam as legislações vigentes, relacionadas e relativas à renovação da Bolsa Social de Estudo, torna publica a realização do Processo Seletivo de Renovação da Bolsa Social de Estudo para o 1° semestre de 2015. Este edital aplica-se aos Cursos de Graduação e Tecnológicos na modalidade Presencial.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo para a Renovação da Bolsa Social de Estudo é regido pelo presente Edital, pela Lei nº 12.101/2009 alterada pela Lei nº 12.868/2013, Decreto nº 8.242/2014, pela Lei 11.096/2005 e Decreto nº 5.493/2005 do PROUNI. 1.2 A análise, para a possível renovação da Bolsa Social de Estudo, de que trata este Edital, é processada a partir da avaliação do Formulário Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo e da documentação apresentada pelos candidatos. O formulário deve estar devidamente preenchido, instruído com toda documentação e devolvido pelo interessado no prazo e local previstos neste Edital. A falta de qualquer documento ou dado determina o indeferimento do processo como um todo.

1.3 O preenchimento e a instrução do Formulário Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo supõem, respectivamente, completar os campos previstos com informações verídicas, incluir as cópias e apresentar os originais de todos os documentos listados neste Edital.

1.4 O aluno deve assinar, conforme definido em cronograma, o Termo de Renovação/Atualização da Bolsa Social de Estudo para o 1º semestre de 2015. A Bolsa Social de Estudo terá validade após a assinatura do Termo, mediante avaliação do rendimento acadêmico. O aluno que não assinar o Termo dentro do período estabelecido neste Edital, conforme cronograma, terá sua bolsa cancelada por todo o semestre letivo.

2. DOS REQUISITOS BÁSICOS

O aluno, para ter o seu pedido analisado, deve satisfazer os seguintes requisitos:

2.1 Estar regularmente matriculado no semestre do pedido de renovação ou estar com a bolsa formalmente suspensa, junto ao Programa de Assistência Social Educacional;

2.2 Ter sido bolsista social durante todo o 2º semestre/2014, com benefício em utilização ou formalmente suspenso, e atender o critério de rendimento acadêmico previsto no item 2.6 deste Edital;

2.3 Comprovar renda familiar per capita de até 1 ½ (um e meio) salário mínimo, para bolsa integral e, até 03 (três) salários mínimos para bolsa parcial de 50%;

2.4 Ser brasileiro nato ou naturalizado; 2.5 Não ser graduado;

2.6 Não apresentar um 2º (segundo) rendimento acadêmico inferior a 75% ao longo do usufruto da bolsa e comprovar frequência mínima obrigatória de 75% da carga horária do curso;

2.7 Não ter vínculo acadêmico com Instituição pública e gratuita de Ensino Superior;

2.8 Inscrever-se neste Processo de renovação da Bolsa Social de Estudo, nas datas previstas neste Edital.

3. DA RENOVAÇÃO

3.1 A inscrição para a renovação da Bolsa Social de Estudo será realizada por meio do preenchimento do Formulário Socioeconômico Unificado da Bolsa Social de Estudo, que deverá ser retirado conforme orientações estabelecidas no Anexo deste Edital, devendo o processo ser entregue em cada Instituição Mantida em que o aluno está regularmente matriculado ou com a bolsa formalmente suspensa.

3.2 A entrega do Formulário devidamente preenchido e da documentação listada neste Edital será realizada em cada Instituição Mantida no período previsto em cronograma, podendo este prazo ser ampliado quando o número mínimo de Bolsas Sociais de Estudo não for atingido, mediante comunicado, que terá a mesma publicidade dada ao presente Edital.

3.3 Na entrega do formulário deverão ser apresentadas as CÓPIAS e os ORIGINAIS de todos os documentos, conforme descritos no item 11.

3.4 Para participar deste processo de Renovação da Bolsa Social de Estudo, o aluno deve comprovar todos os requisitos estabelecidos no Item 2, atender

(2)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

2 as datas e prazos estabelecidos no cronograma,

em anexo e apresentar a documentação descrita no item 11 deste Edital.

4. DO PRAZO

4.1 TODOS os alunos que possuem Bolsa Social de Estudo no 2º semestre/2014, ainda que esteja com o benefício formalmente suspenso, para ter o seu pedido de renovação de bolsa analisado para o 1º semestre/2015, deverão atender aos prazos aqui estabelecidos e especificados no Anexo deste Edital, devidamente separado por Instituição de Ensino:

A) UCB – Universidade Católica de Brasília; B) FACTO – Faculdade Católica de Tocantins; C) UNILESTE – Centro Universitário do Leste de Minas.

4.2 A não participação do aluno dentro do prazo estabelecido no cronograma ensejará no seu desligamento do processo de Renovação da Bolsa Social de Estudo para o 1º semestre de 2015. 4.3 No período da entrega dos processos instruídos

não haverá atendimento telefônico, apenas pessoalmente na Instituição Mantida.

4.4 O resultado será divulgado no site da UCB, FACTO e UNILESTE na data provável estabelecida no cronograma (Anexo).

5. DAS VAGAS DISPONÍVEIS

5.1 Para as bolsas integrais será disponibilizada 01 (uma) bolsa para cada 05 (cinco) alunos pagantes das novas turmas iniciadas e implantadas, em cada semestre letivo, nos termos da Lei nº 11.096/2005. 5.2 Em substituição as bolsas integrais, descritas no

Item 5.1, poderá ser ofertada bolsas parciais de 50% (cinquenta por cento), desde que respeitada a proporção de 01 (uma) bolsa integral para cada 09 (nove) alunos pagantes, em conformidade com o Art. 13, III, "b" da Lei 12.101/09.

6. DA CLASSIFICAÇÃO/DESCLASSIFICAÇÃO 6.1 A classificação dos candidatos ao benefício

obedecerá a seguinte ordem: 1º - Menor renda familiar per capita;

2º - O melhor desempenho acadêmico (maior nota); 3º - Maior grupo familiar;

4º - Proximidade da residência do aluno; 5º- Sorteio.

7. DA PERMANÊNCIA

7.1 A Renovação da Bolsa Social de Estudo é semestral, ou seja, desde a matrícula até a última parcela do semestre, podendo ser renovada, conforme análise socioeconômica, deferimento do processo, análise do rendimento acadêmico, frequência e orientações legais enquanto Entidade Beneficente de Assistência Social, conforme dispositivo do Item 5.1 e 5.2.

7.2 Este processo consistirá na possibilidade ou não da renovação da Bolsa social para os atuais bolsistas, não sendo permitida a participação de alunos veteranos (que não usufruem deste benefício) e dos novos estudantes (calouros), de Transferência Externa, de Reabertura de Matrícula e de Retorno aos Estudos (que não são bolsistas sociais).

7.3 O aluno bolsista deverá estar ciente de que a bolsa cobrirá somente as disciplinas correspondentes à grade curricular do curso e habilitação em que foi inscrito. A inobservância desse Item ensejará no cancelamento automático da bolsa.

7.4 A Bolsa Social de Estudo parcial de 50% incidirá sobre o valor líquido da mensalidade a ser pago, considerando-se todos os descontos regulares e de caráter coletivo oferecido pela Instituição, desde que atendido os requisitos para usufruto destes descontos.

7.5 O bolsista integral ou parcial para manter-se no Programa de Assistência Social Educacional deverá ser aprovado em no mínimo 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo, a contar a partir do semestre em que for contemplado com a Bolsa Social de Estudo.

7.6 Caso o aluno bolsista apresente rendimento acadêmico inferior a 75% no semestre, deverá apresentar por escrito justificativa, junto ao Setor responsável pela bolsa, pelo rendimento acadêmico insuficiente. As justificativas serão analisadas pela Instituição, podendo ser autorizada, por 01(uma) única vez, a continuidade da bolsa. Ocorrendo a reincidência do rendimento acadêmico inferior a Bolsa Social de Estudo será cancelada automaticamente.

A) UCB – Universidade Católica de Brasília; B) FACTO – Faculdade Católica de Tocantins; C) UNILESTE – Centro Universitário do Leste de Minas.

7.7 Não poderão participar do presente Edital: os funcionários da União Brasiliense de Educação e

(3)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

3 Cultura – UBEC, e seus dependentes, cônjuges,

companheiros, filhos menores de 24 (vinte e quatro) anos, independente da Instituição Mantida onde estiverem lotados e/ou em exercício (caso tenha direito a bolsa de estudo funcional).

7.8 O aluno bolsista deverá assinar semestralmente o Termo de Renovação/Atualização da Bolsa Social de Estudo para permanecer com a bolsa, conforme datas previstas neste Edital (Anexo), visto que este documento confirma a renovação.

8. CANCELAMENTO

A Bolsa Social de Estudo poderá ser cancelada a qualquer tempo sem prejuízo das demais sanções cíveis e penais cabíveis, quando ocorrerem as seguintes situações:

8.1 Quando o aluno não assinar o Termo de Renovação/Atualização da Bolsa Social de Estudo, no período estabelecido pelo cronograma, anexo ao Edital;

8.2 Em caso de constatação da falsidade da informação prestada pelo aluno ou do grupo familiar, ou de inidoneidade de documentação apresentada, o aluno terá o benefício cancelado, e a qualquer tempo;

8.3 Quando o aluno omitir integrantes do grupo familiar e/ou declarar e apresentar documentos de pessoas que não integra o grupo familiar;

8.4 Quando da não apresentação de documentação solicitada, mesmo que durante a fase da análise documental ou na visita domiciliar;

8.5 Pelo rendimento acadêmico inferior a 75% nas disciplinas cursadas, por mais de um semestre letivo, quer seja este consecutivo ou alternado; 8.6 Pela incompatibilidade de renda e/ou omissão de

informação constatada quando da análise documental ou visita domiciliar, quer seja por meio de documento ou informação obtida junto ao grupo familiar e referências indicadas pelo candidato; 8.7 Quando não atender pelo menos um dos Requisitos

Básicos, listados no Item 2;

8.8 Quando do cumprimento do total de créditos obrigatórios e/ou optativos obrigatórios e previstos no currículo escolar do aluno para conclusão do curso;

8.9 Quando no descumprimento do que estabelece o Item 3 deste Edital;

8.10 Mediante parecer oriundo de visita domiciliar a ser realizada por assistente social;

8.11 Por ultrapassar o período máximo permitido para a suspensão da Bolsa Social;

8.12 Em virtude de mudança da condição socioeconômica, que ultrapasse o limite de renda descrito no Item 2.3;

8.13 Quando detectado, a qualquer tempo, que o bolsista possui vínculo acadêmico com instituição pública e gratuita de ensino superior;

8.14 Conclusão de curso superior; 8.15 A pedido do bolsista;

8.16 Após o cancelamento da Bolsa Social de Estudo, o aluno terá o prazo de 20 dias corridos, após o comunicado de cancelamento da bolsa para solicitar o trancamento do curso, sob pena de passar para a condição de aluno não bolsista, ou seja, aluno pagante.

9. DO GRUPO FAMILIAR

9.1 Entende-se como grupo familiar a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquela unidade familiar, todas moradoras em um mesmo domicílio, conforme prevê o Art.11º da Portaria Normativa nº 13 do MEC, de 29 de maio de 2014.

9.2 Deverá ser apresentado 01 (um) comprovante de residência em nome de cada membro do grupo familiar maior de 18 anos ou que tenham se emancipado na forma da legislação vigente, de forma a comprovar que cada membro reside no mesmo domicílio.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 A inscrição para a renovação da Bolsa Social de Estudo implica na aceitação das normas estabelecidas neste Edital.

10.2 A entrega da documentação, dentro do prazo aqui estabelecido, não garante, por si só, que o candidato terá a renovação do benefício.

10.3 A vigência deste Edital compreende todo o 1º semestre de 2015.

10.4 Os alunos que não entregarem a documentação, dentro do prazo aqui estabelecido no cronograma

(4)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

4 em anexo, não terão o seu pedido de renovação da

Bolsa Social de Estudo avaliado para o 1º semestre de 2015, independente da justificativa.

10.5 Para a análise da renda per capita familiar será considerada a soma de todos os rendimentos brutos de qualquer natureza auferidos por todos os membros do grupo familiar, a título regular ou eventual, inclusive aqueles provenientes de locação de arrendamento de bens móveis e imóveis.

10.6 Para o cálculo da renda familiar serão deduzidos: 10.6.1 - Os valores percebidos a título de:

a) Auxílios para alimentação e transporte; b) Diárias e reembolsos de despesas; c) Adiantamentos e antecipações; d) Férias e 13º salário;

e) Estornos e compensações referentes a períodos anteriores;

f) indenizações decorrentes de contratos de seguros; e

g) indenizações por danos materiais e morais por força de decisão judicial;

10.6.2-Os rendimentos percebidos no âmbito dos seguintes programas:

a) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; b) Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano;

c) Programa Bolsa Família e os programas remanescentes nele unificados;

d) Programa Nacional de Inclusão do Jovem - Pró-Jovem;

e) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

f) Demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios.

10.6.3 O montante pago pelo alimentante a título de pensão alimentícia, exclusivamente no caso de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública que assim o determine.

10.7 Não será deduzida nenhuma outra despesa da renda familiar, tal como gastos com saúde, aluguel, exceto aquelas definidas no Item 10.6 deste Edital. 10.8 Caso o grupo familiar informado se restrinja ao próprio candidato este deverá comprovar percepção de renda própria que suporte seus gastos, condizente com seu padrão de vida, sob pena de reprovação.

10.9 O aluno bolsista para participar de transferência interna de curso deverá procurar o Programa de Assistência Social Educacional, dentro do prazo estabelecido no processo de transferência interna, para que sejam realizados os devidos procedimentos administrativos com vistas à solicitação de transferência da bolsa. O aluno deverá apresentar a declaração de aptidão para participação do processo de transferência a ser emitido peloDepartamento Responsável.

10.10 Serão permitidas, apenas, transferência da Bolsa Social de Estudo para outro curso quando: o aluno estiver matriculado até o 2º semestre do curso atual (curso tecnológico) e até o 4° semestre do curso atual (bacharelado e licenciatura) para o curso presencial de área afim ao curso de origem e que o valor da grade do curso seja igual ou inferior ao curso atual. É vedada a transferência para cursos na modalidade de Educação à Distância. 10.11 O aluno beneficiado poderá solicitar durante o

semestre a suspensão do usufruto da Bolsa Social de Estudo, nos casos de trancamento da matrícula. Para tanto deverá atender as normas e prazos da Instituição e formalizar junto ao Setor, o pedido de suspensão da bolsa social mediante justificativa, e assinar o termo de suspensão do usufruto da bolsa.

10.12 Será permitida a suspensão da Bolsa Social por até 04 (quatro) semestres letivos durante todo o curso, sejam eles consecutivos ou alternados.

10.13 Caso seja detectada a não veracidade, na declaração de rendimentos emitida por contador, o mesmo será denunciado junto ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC de cada região, para apuração de responsabilidade. O respectivo contador poderá, também, ser denunciado nas demais esferas, sejam jurídicas ou administrativas.

10.14 É vedada a renovação da bolsa social para estudante que possui FIES ou bolsa PROUNI, em quaisquer percentuais, em outra habilitação e/ou curso de graduação ou Tecnológico, na modalidade presencial ou virtual.

10.15 Nenhum documento poderá ser entregue após o prazo final estabelecido neste Edital, salvo quando solicitado pela própria Instituição.

10.16 Os bolsistas sociais poderão receber a visita domiciliar da assistente social da Instituição que poderá solicitar documentação complementar, e que emitirá parecer técnico circunstanciado, a fim

(5)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

5 de certificar a concessão/renovação ou não do

benefício. Essa visita é feita sem aviso prévio ou agendamento, podendo ocorrer a qualquer tempo desde a data de entrega da documentação.

10.17 A renovação da Bolsa Social de Estudo para o 1º semestre de 2015 não implicará na obrigatoriedade da sua renovação para os períodos letivos subsequentes.

10.18 A União Brasiliense de Educação e Cultura – UBEC concede a Bolsa Social de Estudo levando em consideração a análise documental apresentada em relação a situação socioeconômica do aluno e do seu grupo familiar, no ato da entrega da documentação, conforme cronograma em anexo. As alterações documentais após esse período somente serão analisadas novamente nos processos de renovações das Bolsas Sociais de Estudo, não havendo possibilidade da antecipação da reanálise do processo.

10.19 Fica a critério do estudante provável formando do 2º semestre/2014 participar deste processo de Renovação da Bolsa Social de Estudo para o 1º semestre/2015. Contudo, caso o estudante não conclua o curso ao final desse semestre letivo não poderá entregar posteriormente a documentação para renovação da bolsa.

10.20 Haverá recurso para revisão de bolsas já concedidas, ou indeferidas ou canceladas, mediante processo a ser aberto junto ao setor de atendimento ao aluno de cada Instituição. O prazo será regulamentado dentro do cronograma constante neste Edital.

10.21 O aluno poderá esclarecer suas dúvidas, quanto ao edital e documentação necessária nos seguintes endereços e telefones:

UCB – Programa de Assistência Social Educacional – Bloco L Sala 12, Campus I; Telefone: (61) 3356-9498 e (61) 3356-9058; FACTO – Coordenação de Benefícios –Avenida Teotônio Segurado LT01- Bairro Centro (QD 1402 Sul); Telefone: (63) 3221-2100;

UNILESTE – Sala 117 do Bloco B, Campus Fabriciano; Telefone: (31) 3846-5500.

10.22 Esclarecimentos adicionais e os casos omissos relativos a este Edital serão supridos e prestados pelos setores:

UCB – Pró-Reitoria Administração;

FACTO – Diretoria da Faculdade Católica de

Tocantins;

UNILESTE – Programa de Assistência Social Educacional.

11. DA DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE APRESENTAR ORIGINAL E CÓPIA DE TODA A DOCUMENTAÇÃO ABAIXO:

11.1 Identidade e CPF de TODOS os membros do grupo familiar maiores de 18 anos.

11.2 CARTEIRAS PROFISSIONAIS (CTPS)  No caso de emissão de mais de uma via da

CTPS, apresentar todas as vias emitidas, de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 (dezoito) anos, para adolescente de 14 a 17 anos de idade, na condição de aprendiz, ou ainda que tenham se emancipado na forma da legislação vigente, mesmo que desempregados, estagiários, autônomos, aposentados, profissionais liberais, proprietários/sócios de empresas, militar e funcionários públicos (estatutário/celetista), deverá ser apresentada as seguintes páginas: número de série (página da foto/verso), qualificação civil, contrato de trabalho (penúltima e última página com registro e a página subsequente em branco) e as páginas da alteração de salário;

 No caso da perda, extravio ou roubo da CTPS apresentar boletim de ocorrência correspondente e protocolo de solicitação da emissão da nova CTPS ou 2ª via da carteira;  Fica dispensado da apresentação da Carteira

de Trabalho o aluno ou seu componente do grupo familiar que for aposentado por invalidez.

11.3 PESQUISA DO INSS

 Pesquisa emitida pelo INSS, dos últimos 12 (doze) meses, de contribuições Previdenciárias e Vínculos Empregatícios, de todos os membros do grupo familiar acima de 18 anos, que possuem vínculo em carteira profissional ou não, obtida pessoalmente em todas as Agências da Previdência Social. Àqueles maiores de 18 anos que não possui o nº do NIT e/ou PIS/PASSEP deverão acessar a página do endereço eletrônico http://previdencia.gov.br ou ligar para o número de telefone 135, realizar o cadastro para obter o NIT antes de ir nas agências, a fim de obter a pesquisa que comprove vínculo empregatício ou não, documento emitido pelo o INSS.

(6)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

6 11.4 DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

 Todas as páginas e o recibo de entrega da última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF - Exercício 2014 /Ano Calendário 2013), de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos, ou que tenham se emancipado na forma da legislação vigente: pela concessão dos pais mediante escritura pública ou por sentença judicial, pelo casamento, pelo exercício de emprego público efetivo, pelo exercício de estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego desde que, em função deles, o menor com 16 (dezesseis) anos completos tenha economia própria.

 Para aqueles, maiores de 18 anos, que não tiverem renda suficiente para declarar o imposto (IRPF) devem acessar o site: http://www.receita.fazenda.gov.br; imprimir a consulta informando que não consta declaração na base de dados do ano solicitado e apresentar o documento.

 Para sócios ou proprietários de empresas e microempresas, que componham o grupo familiar, apresentar também todas as páginas e o recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica atualizada. Para as empresas optante pelo o Simples Nacional, apresentar a Declaração do Simples Nacional atualizada. Nos casos de empresa inativa, a baixa da firma da empresa junto aos órgãos responsáveis.

 Será considerada para a avaliação da Bolsa, a Declaração do Imposto de Renda e, caso esta seja incompatível com os rendimentos apresentados o processo será indeferido. 11.5 COMPROVANTE DE RENDIMENTOS (PARA

TODOS OS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR QUE POSSUEM RENDA, CONFORME CADA SITUAÇÃO)

11.5.1 Para o assalariado, independente se for funcionário público ou de Instituição privada:  03 (três) últimos contracheques, no caso de

renda fixa, ou;

 06 (seis) últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão, hora extra, 13º salário ou férias;

 Declaração da firma empregadora para o candidato ou membro do grupo familiar recém-contratado que ainda não estiver com o contracheque ou de posse da Carteira de

Trabalho atualizada, contendo o valor bruto dos vencimentos;

 Participação nos Lucros e resultados-PLR ou prêmios se houver;

 Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.2 Para os Autônomos e Profissionais Liberais:

 Apresentar Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, onde deverá constar: 1 – beneficiário, 2 – rendimentos comprovados (o valor do rendimento e o período, mês de percepção) e 3 – fonte pagadora; a declaração deve conter o nº de inscrição do técnico em contabilidade ou contador, junto ao órgão de classe CRC (Conselho Regional de Contabilidade), que deverá emitir tal documento via site do CRC Regional;

 Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança;

 Apresentar carnê do INSS com o comprovante de pagamento, caso houver, do último mês, compatíveis com a renda declarada.

11.5.3 Para sócios e dirigentes de empresas:

 03 (três) últimos comprovantes de rendimentos PRÓ-LABORE com a assinatura do contador;  Contrato social com a composição da empresa

e caso possua o Contrato social das alterações;  Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança;

 Apresentar carnê do INSS com o comprovante de pagamento, caso houver, do último mês, compatíveis com a renda declarada;

 Apresentar todas as páginas e o recibo de entrega da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica atualizada. Para as empresas optante pelo o Simples Nacional, apresentar a Declaração do Simples Nacional atualizada. Nos casos de empresa inativa, a baixa da firma da empresa junto aos órgãos responsáveis.  Declaração de Inatividade, emitida pela Receita

(7)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

7 11.5.4 Para estagiários:

 Contrato de estágio, termo aditivo (se houver) e ou declaração de rendimentos do órgão competente, desde que conste a vigência e o valor da remuneração;

 Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.5 Para aposentados e pensionistas:

 Em caso de candidato e/ou pais aposentados ou pensionistas, apresentar o comprovante do recebimento de proventos emitido pelo INSS, referente ao último mês ou extrato do benefício (acessar site www.previdenciasocial.gov.br);  Apresentar extratos bancários dos 03 (três)

últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.6 Renda oriunda de atividade rural:

 Apresentar Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, onde deverá constar: 1 – beneficiário, 2 – rendimentos comprovados (o valor do rendimento e o período, mês de percepção) e 3 – fonte pagadora; a declaração deve conter o nº de inscrição do técnico em contabilidade ou contador, junto ao órgão de classe CRC (Conselho Regional de Contabilidade), que deverá emitir tal documento via site do CRC Regional;

 Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.7 Renda oriunda de pensão alimentícia:  Em caso do candidato ou pais separados ou

divorciados, judicialmente ou não, apresentar o comprovante atualizado de recebimento da pensão alimentícia ou declaração de ajuda financeira constando o valor recebido, devidamente autenticada em cartório;

 Caso não haja nenhum tipo de ajuda, também deverá ser apresentada declaração de tal fato, devidamente autenticada em cartório; Apresentar também a Certidão de Casamento com a averbação e o formal de partilha, no caso de separação judicial ou divórcio, caso exista;

 Caso não haja documento que comprove a separação judicial mas que os cônjuges, se encontram separados de fato, apresentar declaração autenticada em cartório que confirme tal situação e comprovante de residência atualizado do (a) cônjuge que não faz parte do grupo familiar, caso consiga.  Apresentar extratos bancários dos 03 (três)

últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.8 Renda oriunda de previdência Privada/Complementar:

 As pessoas do grupo familiar que recebem Previdência Privada também deverão apresentar o comprovante atualizado desse benefício;

 Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.9 Para rendimentos de aluguel ou arredamento de bens móveis e imóveis:  Contrato de locação ou arredamento

devidamente registrado em cartório;

 Os três últimos comprovantes de recebimentos;  Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.10 Outros rendimentos:

 Apresentar cópia do RG e declaração autenticada em cartório da pessoa que concede a ajuda financeira ao aluno e a outras pessoas do grupo familiar, deve constar na declaração o grau de parentesco/relação com o aluno e/ou seu grupo familiar. Em conformidade com a Lei nº 7.115/83, sugerimos a utilização do modelo de Declaração de Ajuda Financeira, disponível, conforme orientação da Instituição Mantida;  Declaração autenticada em cartório

comprovando rendimento oriundo de ajuda financeira regular de pessoa que não faça parte do grupo familiar, juntamente com o comprovante de renda do último mês da pessoa que presta ajuda financeira, deve constar na declaração o grau/vínculo de relacionamento da pessoa que ajuda o aluno e seu grupo familiar;

(8)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

8  Nos casos de profissionais autônomos que não

conseguem comprovar renda por meio de DECORE e que não fazem o recolhimento de INSS, será aceito, excepcionalmente, declaração autenticada em cartório informando o tipo de atividade e o valor recebido mensalmente. Em conformidade com a Lei nº 7.115/83, sugerimos a utilização do modelo de Declaração de Renda/Atividade, disponível, conforme orientação da Instituição Mantida.  Nos casos de desemprego, deverá ser

apresentado comprovante das parcelas de recebimento do seguro desemprego, bem como a rescisão do contrato de trabalho;  Apresentar extratos bancários dos 03 (três)

últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.5.11 Nos casos de inexistência de renda dentre os integrantes do grupo familiar maiores de 18 anos ou que tenham se emancipado na forma da legislação vigente:

 Apresentar declaração individual, devidamente registrada em cartório, que ateste a situação de desemprego. Em conformidade com a Lei nº 7.115/83, sugerimos a utilização do modelo de Declaração de Inexistência de Renda, disponível conforme orientação da Instituição Mantida;

 Apresentar extratos bancários dos 03 (três) últimos meses de pessoa física e jurídica da conta corrente e poupança.

11.6 OUTROS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 Cópia do comprovante de residência atualizado no nome de cada um dos membros do grupo familiar maiores de 18 (dezoito) anos, ou que tenham se emancipado na forma da legislação vigente. Além das contas de água, gás, luz e telefone (fixo e móvel), serão aceitos ainda os seguintes documentos, desde que contenham o endereço: fatura de cartão de crédito, extrato bancário outra correspondência enviada por agente bancário, extrato do fundo de garantia, carta do ENEM, correspondência de loja comercial, boleto bancário de mensalidade escolar, demonstrativo ou comunicado do INSS e/ou da Receita Federal, IPTU, IPVA e declaração do proprietário do imóvel confirmando a residência, com firma reconhecida em cartório. Para a apresentação de declarações, sugerimos em conformidade com a Lei nº 7.115/83, a utilização do modelo

de Declaração de Residência, disponível conforme orientação da Instituição Mantida.  Cópia da Certidão de Óbito, em caso de

falecimento de componente do grupo familiar.  Termo de guarda ou Tutela para menores de 18

anos.

 Cópia da Certidão de Nascimento ou carteira de identidade, caso tenha, de todas as pessoas do grupo familiar menores de 18 (dezoito) anos de idade.

 Cópia da Certidão de Casamento dos pais ou do aluno. No caso de união estável, configurada pela convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família (Art. 1.723 do Código Civil Brasileiro) os conviventes deverão firmar uma Declaração, assinada, juntamente pelos os conviventes, atestando que atendem aos requisitos acima, com as firmas reconhecidas em Cartório.  O aluno, Pessoa Portador de Deficiência, que

se enquadram no art. 4o do Decreto no 3.298,

de 20 de dezembro de 1999, com a redação alterada pelo Decreto no 5.296, 2 de dezembro

de 2004, deverão comprovar sua condição por meio de laudo médico atual que ateste a espécie e o grau da deficiência, nos termos do decreto acima citado, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, quando for o caso.

 Apresentar comprovante quanto ao tipo de moradia do aluno e do grupo familiar: se for própria: escritura do imóvel, termo de posse, cessão de direitos ou declaração do IRPF e o IPTU do imóvel contendo a 1ª página que especifica o valor venal ou valor total do imóvel; alugada contrato de locação devidamente registrado em cartório; financiada apresentar contrato de financiamento e comprovantes de pagamento; ou se for cedida apresentar declaração do proprietário do imóvel juntamente com o IPTU atual.

 Informar a quantidade de veículos do aluno e do grupo familiar, anexando ao formulário o Resultado da Pesquisa junto ao DETRAN (pesquisa com CPF se consta veículo no CPF da pessoa). Todo membro do grupo familiar maior de 18 anos deverá apresentar esse comprovante a ser emitido pelo DETRAN, independente ser ou não proprietário de veículo. Caso no resultado da pesquisa conste veículo para o CPF, deverá ser apresentado juntamente com a documentação o detalhamento do veículo expedido pelo DETRAN, que informará os dados como

(9)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

9 quantidade e qual (is) veículo(s), ano, modelo e

etc.

 No caso de veículo financiado pelo candidato e por demais membros do seu grupo familiar deverá ser apresentada cópia do último boleto pago referente à prestação do carro e a última parcela do financiamento (carnê) a vencer.  Nos casos de inexistência de conta bancária

(corrente, jurídica ou poupança), deverá ser apresentada declaração autenticada em cartório comprovando tal situação.

 A Instituição Mantida, por meio de seu setor responsável pelo o gerenciamento do Programa de Assistência Social Educacional, no ato do recebimento da documentação e no decorrer da análise socioeconômica poderá ainda, caso julgue necessário, solicitar outros documentos que considerar pertinente e convocar o candidato ou responsável legal para entrevista. A ausência da entrega da documentação solicitada ou do não comparecimento do candidato ou membro do grupo familiar à entrevista ensejará na exclusão do pedido de Renovação da Bolsa Social de Estudo para o 1º semestre letivo de 2015.  A participação do aluno e responsável legal no

processo de Renovação da Bolsa Social de Estudo, implicará na aceitação das normas estabelecidas neste Edital, que rege as exigências de renovação das Instituições Mantidas de Ensino: UCB – Universidade Católica de Brasília; FACTO – Faculdade Católica do Tocantins e UNILESTE – Centro Universitário do Leste de Minas. Todas as informações prestadas pelo aluno e responsável legal e seu grupo familiar bem como a apresentação de documentos e demais informações prestadas, inclusive àquelas do Formulário Socioeconômico e Entrevista Social, são verdadeiras e de inteira responsabilidade do mesmo. Declarações falsas e omissões implicam na perda automática do benefício concedido, responsabilização legal, prevista pela Lei n° 12.101/2009 Art. 15 § 1º, alterada pela Lei 12.868/2013, Decreto 8.242/2014 e sanções civis, e, principalmente, criminais, previstas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro.

ATENÇÂO: NÃO SERÃO RECEBIDOS PROCESSOS INCOMPLETOS E FORA DOS

PRAZOS ESTABELECIDOS NO

CRONOGRAMA ANEXO DESTE EDITAL.

REALIZAÇÃO

UBEC – União Brasiliense de Educação e Cultura.

(10)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

(11)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

(12)

EDITAL UNIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

SUPERIOR

– RENOVAÇÃO DA BOLSA

SOCIAL DE ESTUDO PARA O 1º SEM/2015

Referências

Documentos relacionados

Em relação a mim não há dúvidas: espero que Portugal consiga o apuramento», sentenciou o antigo internacional português , à margem de uma visita à Pediatria do

3) As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Apesar da variedade dos tipos celulares, algumas partes são encontradas em todas as

Se considerarmos que as cidades com TV têm em média um número maior de eleitores e de partidos, essa diferença não parece capaz de tornar possível a afirmação associada

Para localizar linhas numa lista que contenha um valor exacto, escreva o texto, número, data ou valor lógico na célula existente abaixo do rótulo de critério. Quando utiliza texto

[r]

As informações não diretamente derivadas das demonstrações financeiras como, por exemplo, informações sobre o mercado, quantidades produzidas e comercializadas, capacidades

Por isso, a melhoração da mistura leva, como mostra Zilberberg, a um enriquecimento (ao menos do ponto de vista do enunciador do discurso analisado) enquanto a

Standard, da Allianz, e a Casa Completa, da Mapfre, têm métodos para calcular o capital seguro que libertam o consumidor da respon- sabilidade de avaliar os bens, prescindindo