• Nenhum resultado encontrado

Programação Básica de LabVIEW

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programação Básica de LabVIEW"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Programa¸c˜

ao B´

asica de LabVIEW

ario Ramalho

2006

(2)

O objectivo ´e dar a conhecer as duas partes do LabVIEW, o painel frontal (Front Panel) e o diagrama de blocos (Diagrama de blocos). Pretende-se que os estudantes fiquem a conhecer as partes do ambiente de programa¸c˜ao de LabVIEW, do painel frontal e do diagramas de bloco. Ser´a efectuado tamb´em um instrumento virtual simples (VI) para incorporar opera¸c˜oes b´asicas em LabVIEW.

(3)

Table of Contents

Table of Contents 2 1 Introdu¸c˜ao 3 1.1 Bases . . . 3 1.1.1 Equipment List . . . 3 1.1.2 References . . . 3 1.2 Apresenta¸c˜ao . . . 3 1.2.1 Objectivos . . . 4 1.2.2 Introdu¸c˜ao . . . 4

1.2.3 Painel Frontal (Front Panel) . . . 5

1.2.4 Diagrama de Blocos . . . 5

1.2.5 Programa¸c˜ao do fluxo de Dados Dataflow . . . 7

1.2.6 SubVIs . . . 7

2 Exemplo I 10 2.1 Convers˜ao de unidades . . . 10

2.1.1 Notas ao funcionamento . . . 14

3 Exemplo II 17 3.1 Generate and display . . . 17

(4)

Introdu¸

ao

1.1

Bases

1.1.1

Equipment List

• Computador com LabVIEW 1

1.1.2

References

Existem abundantes links na net sob LabView.

• Getting Started with LabVIEW. November 2001. http:\\www.ni.com\manuals.

• LabVIEW User’s Manual. November 2001. http:\\www.ni.com\manuals.

• LabVIEW Student Edition. http:\\www.ni.com\LabVIEWse.

1.2

Apresenta¸

ao

Neste trabalho, ´e efectuada uma introdu¸c˜ao ao ambiente de Programa¸c˜ao do LabVIEW. Ser´a efectuado um instrumento virtual simples (vi) para incor-porar opera¸c˜oes b´asicas em LabVIEW.

(5)

4 Apresenta¸c˜ao

1.2.1

Objectivos

• Aprender os constituintes de um VI. • Conhecer as paletes de instrumentos.

• Aprender como s˜ao transmitidos os dados em LabVIEW.

• Distinguir entre os controlos e indicadores no painel frontal e no dia-grama de blocos.

• Criar um subVI usando m´etodos diferentes.

1.2.2

Introdu¸

ao

O LabVIEW ´e uma linguagem gr´afica de programa¸c˜ao que usa ´ıcones em vez de linhas de texto criar aplica¸c˜oes. Em contraste com as linguagens de programa¸c˜ao baseadas em texto, onde as instru¸c˜oes determinam execu¸c˜ao de programa, o LabVIEW usa programa¸c˜ao onde o fluxo de dados (dataflow) determina a forma da execu¸c˜ao.

A Interface de operador ´e constru´ıda por um conjunto de ferramentas e objectos, sendo designada por o painel frontal. O programa ´e efectuado us-ando representa¸c˜oes gr´aficas de fun¸c˜oes, para controlar os objectos no painel frontal.

O c´odigo fica definido num diagrama de blocos, que se pode associar a um fluxograma.

Os programas de LabVIEW s˜ao chamados instrumentos virtuais, ou VIs, porque a sua aparˆencia e opera¸c˜ao imita instrumentos f´ısicos, tal como os-cilosc´opios e mult´ımetros. Cada VI usa fun¸c˜oes que manipulam as entradas da interface ou outras e exibe essa informa¸c˜ao ou a transforma para outros blocos.

Um VI contem trˆes componentes:

(6)

Diagrama de blocos(Block diagram) Contem o c´odigo gr´afico que de-termina a funcionalidade do VI.

(Icon and connector pane) Identifica o VI de modo que pode usar o VI em outro VI. Um VI dentro de outro VI ´e chamado um subVI. Um subVI corresponde a uma sub-rotina em texto-baseado programando linguagens.

1.2.3

Painel Frontal (Front Panel)

Figura 1.1: Painel Frontal

O painel frontal ´e a interface de opera¸c˜ao do VI. O Painel frontal ´e con-stru´ıdo com comandos e indicadores, que s˜ao a entrada com interac¸c˜ao e terminais de produ¸c˜ao do VI, respectivamente. Os comandos s˜ao comuta-dores, bot˜oes, discos, e outros dispositivos de entrada. Os indicadores s˜ao gr´aficos, LED’s, ou outros mostradores. Os comandos simulam os comandos de um instrumento e fornecem os dados ao diagrama de bloco do VI. Os indi-cadores simulam os dispositivos de simula¸c˜ao de um instrumento e mostram os dados gerados pelo diagrama de blocos.

1.2.4

Diagrama de Blocos

Depois de definir o painel frontal, adiciona-se c´odigo usando representa¸c˜oes gr´aficas de fun¸c˜oes para controlar os objectos no painel. O diagrama de bloco

(7)

6 Apresenta¸c˜ao

Figura 1.2: Painel de entrada

contem este c´odigo gr´afico de fonte. Os objectos de painel aparecem como terminais no diagrama de bloco.

As diferentes fun¸c˜oes s˜ao unidas por meio de ’linhas’ por onde se comu-nicam os dados.

Figura 1.3: Exemplos de comandos e indicadores

Pain´eis LabVIEW

As paletes de LabVIEW d˜ao-lhe as op¸c˜oes que necessita para criar e editar o painel frontal e o diagrama de blocos.

Os pain´eis de ferramentas est˜ao dispon´ıveis no painel frontal e no dia-grama de blocos. Estas est˜ao dispon´ıveis com uma actua¸c˜ao no bot˜ao direito do rato.

A palete de Comandos Controls est´a dispon´ıvel s´o no painel frontal. O painel de comandos contem os comandos e indicadores que se usam para criar o painel frontal.

(8)

Figura 1.4: Blocos correspondentes aos objectos da figura 1.3

a b

Figura 1.5: (a)painel de comandos (Controls) (b)fun¸c˜oes (Functions)

A palete de fun¸c˜oes Functions est´a apenas dispon´ıvel no diagrama de blocos. O painel de Functions contem as fun¸c˜oes para construir o diagrama de bloco.

1.2.5

Programa¸

ao do fluxo de Dados Dataflow

O LabVIEW segue um modelo de fluxo de dados para correr VIs. Um n´o do diagrama de bloco ´e executado quando todas as suas entradas est˜ao dispon´ıveis. Quando um n´o completa execu¸c˜ao, fornece dados a seus termi-nais de sa´ıda e passa-os ao pr´oximo n´o no caminho de fluxo.

1.2.6

SubVIs

Introdu¸c˜ao

Depois de construir um VI e criar seu ´ıcone e liga¸c˜oes, podem ser usados noutro VI. Um VI chamado do diagrama de bloco de outro VI ´e

(9)

desig-8 Apresenta¸c˜ao

nado como subVI. Um subVI corresponde a uma sub-rotina (em linguagens baseadas em texto).

Cria¸c˜ao de um ´ıcone

Figura 1.6: Defini¸c˜ao do ´ıcone

Cada VI exibe um ´ıcone no canto superior direito do painel frontal e janelas do diagrama de bloco. Um ´ıcone ´e uma representa¸c˜ao gr´afica de um VI. Pode conter texto, imagens, ou uma combina¸c˜ao de ambos. Se usa um VI como um subVI, o ´ıcone identifica o subVI no diagrama de bloco do VI. O ´ıcone de defeito contem um n´umero que indica quantos novos VIs abriu desde que iniciou LabVIEW. Crie ´ıcones novos para substituir o ´ıcone de de-feito clicando o ´ıcone no canto superior direito do painel frontal ou diagrama de bloco e seleccione Edit Icon 1.6 do menu de atalho ou por dar um clique duplo no ´ıcone no canto superior direito do painel frontal.

Tamb´em pode arrastar um gr´afico para o canto superior direito do painel frontal ou diagrama de bloco. O LabVIEW converte o gr´afico a um ´ıcone de 32 X 32 de pixel’s.

Criando SubVI’s de sec¸c˜oes de um VI

Uma sec¸c˜ao de um VI pode ser utilizada diversas vezes tal como num pro-grama se usam rotinas, e em LabVIEW corresponde aos sub-VI. Um ´ıcone para o novo subVI substitui a sec¸c˜ao seleccionada do diagrama de blocos. O

(10)

LabVIEW cria comandos e indicadores para o novo subVI e liga o subVI aos fios existentes.

Criar um subVI de uma selec¸c˜ao ´e conveniente mas exige um planeamento cuidadoso para criar uma hierarquia l´ogica de VIs. Considere quais os objec-tos a serem incluir na selec¸c˜ao e evite mudan¸cas nas funcionalidades do VI resultante.

(11)

Cap´ıtulo 2

Exemplo I

2.1

Convers˜

ao de unidades

O Exemplo que se segue ´e um sistema de convers˜ao de unidades. Nesta s˜ao introduzidos diferentes tipos de display de modo a ilustrar as suas capaci-dades. O seu aspecto ´e mostrado na figura ??

Figura 2.1: Painel de entrada A convers˜ao oF paraoC ´e efectuada por meio de

oC = 5

9∗ (

oF − 32) (2.1)

1. Inicie o LabVIEW

2. Na janela, fa¸ca New  Blank VI

3. (Opcional) Escolha Window ”Tile Left and Right ou CTRL T para colocar as janelas lado a lado.

(12)

4. Vamos come¸car por definir o layout do sistema, criando os comandos e indicadores.

Figura 2.2: Painel de entrada

(a) Na janela do painel frontal crie um indicador num´erico. Para isso seleccione uma ´area no painel frontal prima o bot˜ao direito do rato, premindo a seguir nos comandos adequados.

Figura 2.3: Painel de indicadores

(b) Seleccione o tipo de comando (neste caso bot˜ao rotativo), ao qual se associa um term´ometro e um indicador num´erico). Simultane-amente devem aparecer os blocos correspondente na janela do di-agrama de blocos.

(c) Agrupe-os da esquerda para a direita, o bloco correspondente ao bot˜ao, os blocos correspondentes ao indicador num´erico e term´ometro a seguir.

(d) Seleccione o tipo de indicador, neste caso um term´ometro, um indicador num´erico e um ponteiro. (Este ultimo ´e ilustrativo, pois

(13)

12 Convers˜ao de unidades

pode-se associar ao term´ometro a indica¸c˜ao num´erica do valor correspondente)

(e) Agrupe estes para a direita de modo a ficar um fluxo de dados l´ogico e linear.

(f) Nas propriedades do bot˜ao acerte o valor dos extremos para os valores correctos, neste caso 0 e 100

(g) Arranje o painel frontal de modo a ficar leg´ıvel, percept´ıvel e claro. Algumas das caracter´ısticas dos ”instrumentos”s˜ao seleccion´aveis nas ”propriedades”(e.g. cor do enchimento no term´ometro, es-calas, etc.).

(h) Coloque as legendas adequadas

5. Crie um loop while englobando os s´ımbolos todos. Para iss0 seleccione o bot˜ao respectivo (figura 2.4, e arraste at´e o quadrado englobar todos os ´ıcones

Figura 2.4: Painel de opera¸c˜oes

6. Vamos agora arranjar a estrutura interna. As opera¸c˜oes a efectuar s˜ao, uma multiplica¸c˜ao, uma divis˜ao e uma adi¸c˜ao.

(14)

Figura 2.5: Painel de opera¸c˜oes

Figura 2.6: sub-painel de opera¸c˜oes

8. disponha os blocos pela ordem l´ogica. Para os ligar os blocos, aponte com o rato para a periferia do um bloco, e ver´a aparecer as liga¸c˜oes e o cursor passar para um pequeno carrinho de linhas

Figura 2.7: cursos de liga¸c˜ao

Ligue as sa´ıdas ´as entradas desejadas, de acordo com as opera¸c˜oes. (a) A sa´ıda do bot˜ao liga a entrada do multiplicador

(b) A segunda entrada do multiplicador liga a uma constante de valor adequado.

(15)

14 Convers˜ao de unidades

(c) A sa´ıda do multiplicador liga ´a entrada superior do divisor( n˜ao ´e comutativo)

(d) A segunda entrada ´e ligada a uma constante de valor adequado (e) A sa´ıda do divisor liga ´a entrada do somador

(f) a segunda entrada do somador liga ´a constante respectiva (32) (g) Do indicador num´erico da entrada e do term´ometro da entrada

ligue ao tra¸co que sai do bot˜ao, de modo a accionar estes.

(h) Similarmente ligue a sa´ıda do somador a um dos indicadores, e dos outros ao tra¸co resultante.

Para pˆor o programa a funcionar carregue na seta, em cima.

Figura 2.8: Diagrama de blocos

Para adicionar o ”LED”o procedimento ´e semelhante, sendo o com-parador obtido pelo sequˆencia de pain´eis adequada.

2.1.1

Notas ao funcionamento

• O LabVieW possui diversos modos de funcionamento, e al´em do nor-mal, tˆem um modo, (accionado pela lampadazinha no menu), que per-mite visualizar o fluxo dos dados por meio de pontos que se sobrep˜oem ´

as linhas.

• O desenho das linhas est´a relacionado com o tipo de dados que con-duzem

(16)

Figura 2.9: Painel de entrada

Figura 2.10: Painel de entrada

• ´E poss´ıvel utilizar pontas de prova no diagrama de modo a visualizar os valores e dados. Estas aparecem clicando no bot˜ao direito quando o cursor est´a sobre a linha (muda para um p). Isto permite verificar o valor e o tipo de dados que est˜ao efectivamente a ser transmitidos.

a b

Figura 2.11: Pontas de prova

• As linhas n˜ao ligadas aparecem a tracejado, e podem ser removidas em conjunto por meio de CTRL-B

(17)

16 Convers˜ao de unidades

(18)

Exemplo II

3.1

Generate and display

Figura 3.1: Painel frontal

O exemplo que se segue ´e um sistema para fazer o display e compara¸c˜ao de duas ondas sinusoidais. Estas s˜ao geradas por software no pr´oprio programa, como se pode ver na figura 3.1

Existem dois cursores para comandar a frequˆencia, do lado esquerdo, sendo efectuado o display de modos diferentes.

1. Se iniciar o LabVIEW, na janela, fa¸ca New  Generate and Display 2. Ou fa¸ca File  New  Generate and Display

3. (Opcional) Escolha Window ”Tile Left and Right ou CTRL T para colocar as janelas lado a lado.

(19)

18 Generate and display

4. A janela quando criada disp˜oe j´a de um gerador de sinais (com fun-cionalidades semelhantes aos do laborat´orio) e um tra¸cador de gr´aficos .

a b

Figura 3.2: Templte ”Generate and display”

5. Vamos adicionar algumas funcionalidades ao sistema, em particular uma indica¸c˜ao gr´afica do frequˆencia (baseada na FFT1, o Espectro de Potˆencia ou Power Spectrum2)

6. No painel de fun¸c˜oes selecione Analysis  Espectral conforme est´a na figura 3.3

7. Al´em do bloco correspondente aparecer´a a selec¸c˜ao de op¸c˜oes, conforme a figura 3.4

8. Seleccione Power Spectrum e Linear  OK

1Fast Fourier Transform

2Power Spectrum – For a given signal, the power spectrum gives a plot of the portion of a signal’s power (energy per unit time) falling within given fre-quency bins. The most common way of generating a power spectrum is by us-ing a discrete Fourier transform, but other techniques such as the maximum entropy method can also be used.(EricW.W eisstein.”P owerSpectrum.”F romM athW orld − −AW olf ramW ebResource.http : //mathworld.wolf ram.com/P owerSpectrum.html)

(20)

Figura 3.3: Painel de entrada

9. Reorganize os blocos de modo a manter uma sequˆencia l´ogica do fluxo de opera¸c˜oes. A leitura ´e efectuada da esquerda para a direita, pelo que ´e nessa direc¸c˜ao que o fluxo de ideias naturalmente flui.

10. Adicione outro gr´afico, conforme indicado na figura anterior. ´E adi-cionado o segundo de modo a permitir a representa¸c˜ao numa escala de frequˆencias lineares e numa escala de frequˆencias logaritmica.

11. Adicione cursores (ou outro) para comandar o frequˆencias e Amplitudes dos sinais (um para cada,por exemplo)

12. Por Copy and Paste crie um segundo gerador de sinais, de modo a ficar com dois sinais independentes independentes. (pode recorrer a (Ctrl+c Ctrl+v) dos conjunto anterior.

13. Nestes , com o rato, clique nas setinhas na parte de baixo e arraste para baixo. V˜ao aparecer diversas entradas e sa´ıdas em cada um dos blocos.

14. As caracteristicas dos sinais podem ser alteradas nas propriedades. 15. Ligue os bot˜oes criados antes `as entradas de frequˆencia amplitudes

(21)

20 Generate and display

Figura 3.4: Op¸c˜oes de ’Espectral’

16. Ligue as sa´ıdas ao respectiva entrada nos tra¸cadores de gr´aficos.

17. No segundo selecione as propriedades 3.5 e em Scales selecione o eixo dos xx(frequency), e a escala Logaritmica.

18. Verifique que funciona.

19. Crie uma caixa de texto no painel frontal. Identifique o trabalho com o numero(s), nomes (s), turno e grupo.

20. Adicione um segundo tra¸cador de gr´aficos para repetir a representa¸c˜ao do sinal, presente no inicio (ponto 4). Neste tra¸cador selecione as op¸c˜oes e efectue a representa¸c˜ao por pontos em vez dos segmentos de uni˜ao dos pontos.

21. O sinal representado nos dois ´e o mesmo. Certifique-se disso. No entanto o seu aspecto visual pode ser totalmente distinto e enganador

(22)

Figura 3.5: Propriedades do gr´afico

a b

Figura 3.6: Exemplos de funcionamento

3. Verifique este ponto por varia¸c˜ao da(s) fequˆencia(s) dos sinais de

entrada(fig 3.8.

22. A adi¸c˜ao do gr´afico xy foi efectuada pelo mesmo modo. Selecionando nas sa´ıdas Graph Ind  XY Graph

3O nosso sistema visual agrupa sequˆencias mais ou menos «l´ogicas» de pontos- por isso entendemos uma linha tracejada como uma linha tracejada e n˜ao uma grupo de segmentos de recta. Faz exactamente a mesma coisa com os pontos no ´ecran

(23)

22 Generate and display

Figura 3.7: Propriedades do gr´afico

Figura 3.8: COmpara¸c˜ao dos m´etods de display

a b

(24)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Uma educação inclusive é a que abrange e acolhe a todos de forma em que os mesmos se sintam participantes do processo histórico, suas realidades devem ser levadas

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

Anopheles darlingi and Anopheles nuneztovari from the Brazilian Amazon have heteromorphic sex chromo- somes with intraindividual variations in the size of the rRNA genes (a rDNA

The work was conceived in the Masters in Environmental Education, School of Education, Polytechnic Institute of Bragança in cooperation with the Polytechnic Institute of Sao Tome