• Nenhum resultado encontrado

P R O V A D E B I O L O G I A I. O desenho representa origem e ação de organela celular presente em muitos seres vivos. Digestão. Fagocitose Lisossoma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "P R O V A D E B I O L O G I A I. O desenho representa origem e ação de organela celular presente em muitos seres vivos. Digestão. Fagocitose Lisossoma"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Complexo de Golgi Ergastoplasma Digestão Lisossoma Membrana Plasmática Fagossoma Partícula sólida Fagocitose Vesícula

Q UES TÃO 3 1

O desenho representa origem e ação de organela celular presente em muitos seres vivos.

É CORRETO afirmar que esse processo ocorre:

a) normalmente em eucariontes no processo de digestão intracelular. b) na atividade de glândulas endócrinas.

c) no estômago dos mamíferos no processo de digestão protéica. d) em todos os tecidos de origem mesodérmica.

Q UES TÃO 3 2

Um homem e uma mulher com visão normal tiveram uma filha, Maria, também com visão normal para daltonismo. Do casamento de Maria com Manuel nasceu um casal de gêmeos, sendo um deles daltô-nico e outro normal.

Sabendo-se que o daltonismo é uma característica determinada por gene recessivo ligado ao sexo, é INCORRETO afirmar:

a) O pai de Maria não é portador, mas Maria é portadora do gene que causa daltonismo. b) Os dois gêmeos podem ter recebido o gene recessivo que determina o daltonismo. c) Se o gêmeo afetado for o do sexo masculino, Manuel certamente é normal.

(2)

A interação entre os organismos ocorre de maneiras diferentes, que influenciam a estrutura e funcio-namento de comunidades ecológicas. Assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Na competição, os organismos que interagem podem se prejudicar mutuamente. b) No mutualismo, ambos os participantes se beneficiam da interação.

c) No comensalismo, um participante é beneficiado, e o outro não é afetado. d) No parasitismo, nenhum dos organismos é beneficiado.

Q UES TÃO 3 4

As células de nosso organismo estão banhadas em uma solução rica em glicose. Todavia, a glicose não pode atravessar a membrana celular por difusão simples. A glicose só pode entrar na célula atra-vés de proteínas transportadoras de glicose presentes na membrana celular. Algumas células possu-em essas moléculas transportadoras todo o tpossu-empo possu-em suas mpossu-embranas. Outras, porém, como as do tecido muscular e tecido adiposo, só colocam a molécula transportadora de glicose na membrana celu-lar, na presença de:

a) insulina. b) heparina. c) acetilcolina. d) glicosidase.

Q UES TÃO 3 5

Observe os esquemas a seguir.

1. n n n 2 n n índivíduo esporos zigoto gametas indivíduo → → meiose→ → 2. n n n 2 n 2 n n indivíduo esporos indivíduos zigoto gametas indivíduo → → → meiose→ → 3. n 2 n 2 n n 2 indivíduo zigoto gametas indivíduo meiose →  →     → 

De acordo com os esquemas, é correto afirmar, EXCETO:

a) O ciclo número 1 pode ocorrer em algumas algas e não há organismos multicelulares diplóides. b) Plantas avasculares e vasculares podem ter o ciclo de número 2.

c) O ciclo de número 3 pode ocorrer em animais e não há organismos haplóides.

(3)

Por meio de estudos com cultura de tecidos em plantas, os botânicos descobriram substâncias com grande poder de estimular a divisão celular em tecidos vegetais. Essas substâncias foram denomina-das citocininas. As citocininas formam-se primeiramente nas raízes e movem-se para outras partes da planta. São efeitos das citocininas, EXCETO:

a) estimular o crescimento de gemas laterais, que se transformam em ramos. b) estimular o processo de senescência de folhas, acelerando a abscisão foliar. c) aumentar a expansão de pedaços cortados de folha.

d) provocar a germinação de certas sementes que exigem luz quando essas são mantidas no escuro constante.

Q UES TÃO 3 7

“Hoje em dia, durante um período de prosperidade econômica e progresso social sem precedentes, estamos no meio da mais séria crise ambiental da história de nosso planeta. A triste realidade é que, enquanto a economia se expande, o ecossistema do qual a economia depende permanece igual, le-vando a uma relação cada vez mais tensa. A única medida mais direta da saúde do planeta é a situa-ção de sua biodiversidade. Em taxa sem precedentes, estamos perdendo seus três componentes: a diversidade de espécies, a diversidade genética e a diversidade de habitats.”

(Fonte: HICKMAN, C.P., ROBERTS, L.S., LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia.11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.)

A perda da diversidade genética pode ser conseqüência, EXCETO: a) do aumento de algumas populações.

b) do aumento da diversidade de nichos ecológicos. c) da seleção natural.

(4)

A DENGUE, MAIS UMA VEZ.

Aumento de 95% na incidência da doença em 2005 sinaliza novo pico epidêmico.

Recursos significativos têm sido investidos nos programas de combate ao mosquito transmissor da dengue, mas os resultados não são promissores. A despeito das iniciativas adotadas para o aprimo-ramento técnico e aumento de cobertura da intervenção contra o mosquito, o problema vem se agra-vando.

(Fonte: SCIENTIF AMERICAN, novembro de 2005.) Com base no assunto abordado, é correto afirmar, EXCETO:

a) As dificuldades de controle da doença estão relacionadas à extraordinária capacidade de adapta-ção do Aedes aegypti ao ambiente habitado pelo homem e à inexistência de uma vacina segura e eficaz.

b) A dengue, atualmente, é um dos principais problemas de saúde pública do mundo, devido à sua grande expansão geográfica (afeta os quatro continentes), às complexas características clínico-epidemiológicas e, principalmente, às dificuldades enfrentadas para seu controle.

c) Embora a maioria dos indivíduos acometidos desenvolva a dengue clássica, alguns apresentam formas graves, particularmente a febre hemorrágica da dengue e a síndrome de choque da den-gue (SCD), quando passa a existir risco de óbito, caso não haja tratamento rápido e adequado. d) O Brasil, desde a década de 1980, vem apresentando sucessivas epidemias de dengue de

ex-pressiva magnitude, principalmente nas áreas rurais em função das deficientes condições de sa-neamento ambiental.

Q UES TÃO 3 9

Em um experimento, determinadas espécies de árvores foram severamente podadas.

Permitiu-se que as formigas recolonizassem algumas árvores à medida que elas começaram a cres-cer, mas outras árvores foram mantidas sem formigas.

O resultado foi o seguinte: árvores que cresceram sem formigas foram severamente atacadas por ou-tros insetos e recuperaram suas folhas muito lentamente.

Sabe-se que formigas atacam, expulsam insetos folívoros e cortam também as pontas de outras plan-tas, especialmente trepadeiras.

A relação entre a planta e a formiga é exemplo de: a) Mutualismo.

b) Predatismo. c) Inquilinismo. d) Parasitismo.

(5)

Alguns seres vivos só puderam ser vistos e ter sua estrutura desvendada após a invenção e aperfei-çoamento de microscópios cada vez mais poderosos. Alguns desses microrganismos estão represen-tados abaixo.

São características apresentadas por todos os seres vivos indicados, EXCETO: a) Hereditariedade e possibilidade de evolução.

b) Necessidade de síntese protéica para a sua reprodução. c) Capacidade de nutrir-se para crescer e reproduzir. d) Relação com o meio através de sua superfície.

Q UES TÃO 4 1

Observe os esquemas abaixo, que representam uma importante etapa da mitose. No esquema 1, a mitose não prossegue e é interrompida na metáfase. E, no esquema 2, a mitose continua, passando da metáfase para anáfase.

Com base nos esquemas, pode-se afirmar que as forças balanceadas envolvem, EXCETO: a) apenas um componente do citoesqueleto.

b) formação correta do fuso mitótico. c) participação dos centríolos.

d) alinhamento das cromátides na placa equatorial.

Vírus Bactéria Protozoário Levedura

(6)

AQUECIMENTO GLOBAL PODE DIVIDIR A AMAZÔNIA

Eventos climáticos extremos, como secas induzidas pelo aquecimento global e pelo desmatamento, podem dividir a Amazônia em duas e transformar em cerrado uma área de 600 mil quilômetros qua-drados. O alerta é de pesquisadores que fizeram um mapa das áreas mais sensíveis da floresta à se-ca, usando os registros de precipitação dos últimos cem anos. O grupo de cientistas descobriu que uma faixa de mata correspondente a 11% da área da floresta tem padrões de precipitação mais seme-lhantes aos do cerrado. Essa seria a primeira zona a "tombar" caso se confirmem cenários propostos de "savanização" (conversão em cerrados) da Amazônia.

(Fonte: Folha de S.Paulo, 16 de fevereiro de 2006.) Com base no assunto apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Essa "Amazônia seca" possui vegetação com maiores índices de evapotranspiração, e seus solos tendem a ficar mais secos durante os meses sem água do que solos de regiões muito úmidas. b) Em caso de transformação da floresta em cerrado, a área se tornaria muito mais vulnerável a

in-cêndios florestais, que poderiam mudar também a cobertura vegetal.

c) Um desses fatores de transformação pode ser o desmatamento, já que boa parte das chuvas na floresta tropical é gerada, dentro da própria mata, por evaporação de água do solo e das folhas. d) Outro fator a ser considerado seria o aquecimento global, porém em menor proporção, pois não

afeta as regiões não desmatadas.

Q UES TÃO 4 3

NOVAS DOENÇAS APARECEM A UMA VELOCIDADE EXCEPCIONAL

Cientistas reunidos num congresso advertiram que novas doenças infecciosas estão aparecendo a uma velocidade excepcional, com os seres humanos acumulando cerca de um novo elemento patogê-nico por ano. Segundo disse um dos cientistas à BBC, isso significa que as agências oficiais e os go-vernos têm que trabalhar mais duro do que nunca para enfrentar as ameaças. A maioria das novas doenças aparecidas nos últimos anos está vindo de outros animais.

(Fonte: BBC Brasil, 21 de fevereiro de 2006.) Com base nesse assunto, pode-se afirmar que são doenças transmitidas aos seres humanos por ani-mais, EXCETO:

a) Ascaridíase. b) Leptospirose. c) Hantavirose. d) Hidrofobia.

(7)

Em diversos répteis que não possuem cromossomos sexuais, a temperatura de incubação dos ovos determina o sexo dos descendentes de acordo com o gráfico abaixo.

Analisando o gráfico acima e de acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmati-va INCORRETA.

a) A temperatura de incubação dos ovos poderia afetar a expressão de genes envolvidos com a de-terminação do sexo nos répteis indicados.

b) Os crocodilos nascidos após incubação, em temperaturas intermediárias, são hermafroditas. c) O aumento da temperatura na Terra poderia contribuir para reduzir o tamanho de populações de

jacarés e tartarugas.

d) Nos gametas produzidos pelos animais do gráfico, encontram-se somente cromossomos ditos au-tossômicos.

Q UES TÃO 4 5

As Angiospermas representam o extremo atual de uma tendência evolutiva que passa pelas Traqueófi-tas: geração esporofítica desenvolvida e gametofítica reduzida. São características exclusivas das An-giospermas, EXCETO:

a) dupla fecundação. b) endosperma triplóide. c) produção de sementes. d) presença de ovários e frutos.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Baixa Alta TEMPERATURA DE INCUBAÇÃO P O R C E N T A G E M D E M A C H O S Tartarugas Jacarés Crocodilos

Referências

Documentos relacionados