• Nenhum resultado encontrado

Consulta - Serviços de consultoria para a criação de referenciais-tipo para processos de compras de PME a Grandes Empresas no âmbito do PORTUGAL SOU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Consulta - Serviços de consultoria para a criação de referenciais-tipo para processos de compras de PME a Grandes Empresas no âmbito do PORTUGAL SOU"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Consulta - Serviços de consultoria

para a criação de referenciais-tipo

para processos de compras de PME

a Grandes Empresas no âmbito do

PORTUGAL SOU EU

(2)

Conteúdo 1. Introdução ... 2 2. Enquadramento ... 2 3. Público-Alvo ... 3 4. Objetivo do Estudo ... 5 5. Objetivos da Consulta ... 5 6. Condições Administrativas ... 6 6.1. Forma da Proposta ... 6

6.2. Condições de Faturação e de Pagamento ... 6

6.3. Documentos que acompanham a Proposta ... 6

6.4. Apresentação e prazo da Proposta ... 6

6.5. Critérios de Seleção ... 7

6.6. Negociação ... 7

6.7. Dúvidas e Esclarecimentos ... 7

6.8. Análise e Exclusão das Propostas ... 7

(3)

1. Introdução

Este documento apresenta informação considerada relevante para a consulta a entidades para a aquisição de serviços de consultoria para a criação de uma Academia de Fornecedores, no âmbito do PORTUGAL SOU EU.

2. Enquadramento

A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Industria (AIP-CCI) pertence à Órgão Operacional do Programa PORTUGAL SOU EU juntamente com a AEP, a CAP e o IAPMEI.

Esta iniciativa foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 56/2011 cujo objetivo é evidenciar a importância da valorização da produção nacional para a promoção da competitividade e do emprego nas empresas nacionais, em particular nas pequenas e médias empresas (PME).

A iniciativa «Portugal Sou Eu» assenta em quatro vetores fundamentais, com o objetivo de mobilizar o país para o desígnio do crescimento económico, evidenciando a importância social e económica do consumo e da produção de produtos e de serviços com relevante contributo da economia nacional, como meio de fomento da competitividade das empresas e do emprego:

a) Fomentar e apoiar a competitividade das empresas nacionais;

b) Estimular a produção de bens e serviços com elevada incorporação de valor acrescentado em Portugal, contribuindo para a revitalização do tecido produtivo nacional;

c) Procurar a mudança de atitude dos consumidores e das empresas, no sentido de reconhecerem o produto e os serviços nacionais como bens de qualidade, que criam emprego e que melhoram a condição do país;

d) Dinamizar a procura dos produtos e dos serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal fomentando uma maior articulação entre empresas e a criação de redes de fornecimento.

A Gestão Operacional da Iniciativa, através do Órgão Operacional, implementa as linhas estratégicas definidas pelo Conselho Estratégico e desenvolve as ações em cada eixo, envolvendo os parceiros especializados, sectoriais - indústria, turismo, serviços, agricultura, comércio, restauração e afins, de

(4)

A implementação do Programa é da responsabilidade das organizações privadas AEP, AIP-CCI, CAP e o IAPMEI, cabendo a atribuição do selo às entidades associativas. O programa é gerido através de um Órgão Operacional em regime de co promoção/consórcio coordenado pela agência pública.

O programa “PORTUGAL SOU EU” é cofinanciado pelo PORTUGAL 2020 no período 2015-2017.

Atualmente, o “Portugal Sou Eu” abrange todos os sectores da economia portuguesa. A produção agrícola e primária, os produtos de transformação industrial, o artesanato e os serviços, através da adesão ao Selo “Portugal Sou Eu”. Mais recentemente, o programa passou a contemplar os setores do comércio a retalho e da restauração, através da adesão ao Estatuto “Estabelecimento Aderente”.

Até ao momento estão qualificados com o selo “Portugal Sou Eu” mais de 3.500 produtos que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 3,1 mil milhões de euros. A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas e 67% integra o setor da alimentação e bebidas. No portal www.portugalsoueu.pt estão registadas mais de 1.400 empresas nacionais, cujos

produtos estão em processo de qualificação.

Mais recentemente, o programa lançou a APP “Portugal Sou Eu”, uma aplicação disponível no facebook, iOS, Android e Windows Phone, que permite identificar mais de 3 mil pontos de venda com produtos com o Selo do programa.

Para mais informação deve consultar o Portal www.portugalsoueu.pt

3. Público-Alvo

A Iniciativa “PORTUGAL SOU EU” apresenta ações dirigidas a diversos públicos-alvo:

Consumidores - consumidores ativos e consumidores do futuro (jovens em idade escolar) - procurando estimular uma mudança de atitude, através de campanhas de informação sobre a identificação da origem dos produtos e dos serviços, levando ao reconhecimento dos

(5)

produtos e dos serviços nacionais, de forma a estimular uma escolha informada e a fidelização sustentável do consumo.

 Agentes económicos, produtores de bens e serviços em duas vertentes:

a. Enquanto potenciais aderentes para qualificação dos seus produtos / serviços com o selo Portugal Sou Eu;

b. Enquanto atores na cadeia de valor, motivando-os e informando-os sobre o conceito de incorporação nacional, no sentido de incrementar, no consumo de bens intermédios, a utilização de produtos e serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal.

Agentes económicos do setor do comércio e da restauração, para aderirem e participarem ativamente, enquanto atores principais de relação entre a oferta - produção e a procura - consumo.

Grandes cadeias de distribuição, no duplo papel de entidades aderentes porque detentoras de marca própria, e enquanto entidades de relevância na ótica da promoção do selo e dos princípios do programa.

Grandes empresas, enquanto potenciais motores para cadeias de abastecimento que privilegiem a incorporação nacional.

Associações regionais/setoriais, Autarquias, Universidades que agreguem e promovam produções específicas de pequena escala, e que através de relações de Parceria possam mobilizar os seus produtores para os ganhos de exploração da marca chapéu “Portugal Sou Eu”.

Compradores institucionais, enquanto agentes disseminadores de uma atitude valorizadora da importância para a economia nacional das tomadas de decisão de compra numa base informada.

(6)

Instituições ou Plataformas que se associam ao espírito da Iniciativa.

Media (meios tradicionais e new media) e Opinion Makers.

4. Objetivo do Estudo

Esta consulta destina-se a selecionar um fornecedor, com capacidade e competência para a definição de uma metodologia para a elaboração de referenciais-tipo, por sector de atividade, para os processos de compra das PME que se pretendem qualificar junto das Grandes Empresas (GE).

Este estudo pretende-se constituir uma referência nacional, no que diz respeito ao desenvolvimento e partilha do conhecimento necessário às PME que se querem qualificar junto das Grandes Empresas (GE), visando o estímulo à incorporação nacional de bens e de serviços.

5. Objetivos da Consulta

No âmbito de um dos vetores da iniciativa PORTUGAL SOU EU, “dinamizar a procura dos produtos e dos serviços que mais contribuem para a criação de valor em Portugal fomentando uma maior articulação entre empresas e a criação de redes de fornecimento”, pretende-se realizar a consulta nos seguintes termos, entre outros que a entidade proponente tenha por conveniente:

 Identificação de 10 GE para análise dos seus processos de compras;

 Levantamento e criação de referenciais-tipo;

 Criação de conteúdos (Guiões) para processos de qualificação das PME;

 Identificar grupos de PME fornecedoras, nomeadamente das regiões de convergência (norte, centro e Alentejo), para cada Grande Empresa, num total de 50 PME (em média 5 empresas por GE);

 Promover e induzir as PME à ação conducentes à sua pré-qualificação junto das GE;

(7)

6. Condições Administrativas

6.1. Forma da Proposta

A Proposta deve ser entregue em 2 exemplares em suporte papel.

A Proposta deve ser redigida em língua portuguesa, deverá ser acompanhada por dossier, no qual a empresa apresentará a seguinte informação:

a) Preço expresso em euros, por extenso e algarismos, sem inclusão do IVA. Em caso de dúvida ou discordância, prevalecerá o valor indicado por extenso;

b) Memória descritiva dos serviços a prestar: âmbito de atuação.

c) Programação dos trabalhos, cronograma e metodologias de execução.

d) Lista dos meios técnicos e humanos e perfil necessários à execução do trabalho.

6.2. Condições de Faturação e de Pagamento

a) A faturação será efetuada à medida da execução das atividades.

b) Os pagamentos das faturas serão efetuados 30 dias após o recebimento do incentivo por parte do COMPETE.

6.3. Documentos que acompanham a Proposta

A Proposta deve ser instruída com os seguintes documentos:

a) Lista de referência ou carteira de clientes (Grandes Empresas e PME);

b) Demais documentação que o concorrente entenda por conveniente no sentido de atestar as habilitações profissionais, idoneidade, capacidade financeira e técnica.

6.4. Apresentação e prazo da Proposta

A Proposta bem como os documentos que a acompanham podem ser entregues na AIP-CCI, até às 18h00 do dia 16 de Junho 2016, em envelope fechado, dirigido a:

(8)

A/C Eng.º Cunha Horta Praça das Indústrias 1300-307 Lisboa

A proposta considerar-se-á válida e inalterada em todas as suas condições por um período de 66 dias úteis contados desde a data do termo do prazo fixado para a sua apresentação.

6.5. Critérios de Seleção

As propostas serão classificadas em função dos seguintes critérios de avaliação: o Experiência e Portfólio -30%

o Metodologia para a elaboração do estudo – 20% o Modelo de monitorização -10%

o Preço dos serviços - 40%

6.6. Negociação

As propostas apresentadas poderão ser objeto de negociação.

6.7. Dúvidas e Esclarecimentos

a) Os esclarecimentos necessários à boa compreensão e interpretação das peças de procedimento devem ser solicitados por escrito, através de correio eletrónico para aip@portugalsoueu.pt.

b) Os esclarecimentos a que se refere o número anterior serão prestados por escrito e dirigidos a todos os proponentes.

6.8. Análise e Exclusão das Propostas

São consideradas inaceitáveis as propostas que respondam parcialmente aos elementos mencionados nos pontos 4 e 5.

(9)

6.9. Minuta do Contrato, Notificação e Obrigações Contratuais

a) Ao adjudicatário, com base na presente consulta, será enviada cópia da minuta do contrato a celebrar, para sua aprovação;

b) O adjudicatário terá que devolver a minuta aprovada ou com proposta de alterações, no prazo de cinco dias úteis a contar da data da sua receção;

c) Será celebrado o contrato, em data a fixar pela entidade adjudicante com o acordo do adjudicatário; d) Os direitos de autor e conexos dos trabalhos adjudicados ficarão pertença da AIP-CCI. Os diferentes

suportes da proposta selecionada poderão ser utilizados em qualquer forma de comunicação e em qualquer altura.

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

O presente artigo pretende discutir o exercício do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos por de entidades e órgãos não

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-