• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL 2014"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL

(2)

Local: Águia de Fogo – Mogi das Cruzes Data: 10.05.2014 – Sábado

Horário de chegada: 7h30 Café: 7h30 às 9h00

Sorteio: 09.05.2014 – Sede da ABRAFATI.

Orientações e definição de estratégia: 8h30 às 9h00 Apresentação e reconhecimento de campo: 9h00

Provas: 9h30 às 12h00

(3)

A. Objetivo

Promover a integração entre as empresas fabricantes de tintas e fornecedores

de matérias-primas Associadas à ABRAFATI e o aprimoramento das técnicas aplicáveis ao controle de emergências, principalmente no combate a incêndio.

B. Escopo

 As empresas inscreverão os brigadistas e coordenador individualmente. Estes participantes formarão as equipes a partir do sorteio no dia 09.05, realizado na sede da ABRAFATI.

Todos os interessados poderão participar do sorteio C. Cronograma

07.05.2014 - Encerramento das inscrições  09.05.2014 - Sorteio

10.05.2014 - IX Encontro de Brigadas de Emergência

D. Inscrição

 A Associada, que desejar participar do Encontro de Brigadas, deve enviar para a ABRAFATI a ficha de inscrição completa e comprovante de treinamento.

Pensando na segurança dos participantes, os brigadistas inscritos deverão impreterivelmente ter treinamento prático de brigadas.

 Não há limite mínimo de inscrições de brigadistas, mas sim o limite máximo de 7 (sete) inscritos por unidade fabril. Estes brigadistas devem ser subdivididos entre equipe A, B e C. Caso a empresa inscreva 3 (três) ou mais brigadistas, deve inscrever também um Coordenador.

(4)

A empresa deve encaminhar a relação de todos os participantes do evento:

brigadistas, coordenador (se houver), motorista, membro da comissão de Meio Ambiente e convidados.

 A empresa deverá efetuar o pagamento de R$ 371,00 até 30 de abril, após essa data o valor será de R$ 410,00 por brigadista inscrito, a partir do boleto gerado pelo setor financeiro da ABRAFATI.

E. Premiação

 A premiação será conferida aos brigadistas das equipes com os três melhores desempenhos. Cada integrante das equipes vencedoras receberá uma medalha de honra ao mérito, conforme a classificação em função do tempo conquistado, (1º, 2º e 3º lugares);

 Será reconhecida a equipe que tiver melhor desempenho de boas práticas, independente do tempo de prova.

 Todos os integrantes das guarnições receberão um certificado de participação, emitido pela ABRAFATI, independente da classificação.

F. Comunicação

 A ABRAFATI providenciará a divulgação do evento, bem como a filmagem e fotos.

Cópia da filmagem em DVD para cada empresa participante.  Página no site da ABRAFATI

G. Transporte

 A empresa participante deve responsabilizar-se pelo transporte de seus funcionários até as instalações da empresa Águia de Fogo, bem como pelo retorno.

(5)

H. Regulamento do Encontro

1. Equipamentos de Proteção

Equipe A e B

Cada Brigadista/Coordenador deve apresentar-se obrigatoriamente no evento com Equipamentos de Proteção Individual – EPIs: capacete, calçado de segurança, óculos de segurança, capuz balaclava, luvas de raspa/vaqueta e capa de aproximação, os demais são opcionais;

 Equipe C

Macacão, máscara com filtro para vapor orgânico e gases ácidos / cartucho amarelo ou universal, botas de borracha e máscara.

 A empresa Águia de Fogo fornecerá luvas de PVC, macacão e botas de borracha, extintores portáteis de pó químico seco, dióxido de carbono e água, equipamento autônomo (cilindro de aço carbono vazio), bem como os combustíveis, em quantidade suficiente para atender aos objetivos do encontro.

2. Composição da Equipe 2.1 Equipe

 Cada equipe terá a formação de 7 (sete) Brigadistas subdivididos em “A”, “B” e C e um Coordenador.

(6)

Os nomes dos Brigadistas inscritos serão colocados em 3 recipientes

diferentes: um para cada equipe, A, B e C e o nome dos Coordenadores em outro recipiente.

 É proibida a participação de funcionários que desempenham as funções Bombeiro Industrial, Auxiliar de Segurança, Técnico, Coordenador e Engenheiro de Segurança do Trabalho na composição da equipe de brigadista.

 Os profissionais mencionados no item acima poderão, a critério da empresa, se inscrever tão somente como coordenador de equipes;

 O Coordenador terá papel fundamental para o bom desempenho da equipe, pois a partir da equipe formada por sorteio, passará instruções aos seus Brigadistas.

 Durante a prova, o Coordenador deverá orientar e liderar a equipe. Reunião de orientação, 30 min.

 A inscrição de 1 coordenador acarretará na inscrição de 1 brigadista. A cada 3 brigadistas inscritos a empresa deverá inscrever 1 coordenador.

 Caso ocorra algum incidente com os participantes durante a prova, esta será paralisada, e as decisões sobre a retomada da equipe deverá ser tomada pela Coordenação do Encontro e a ABRAFATI.

2.2. Equipe de Capacitação

 Após as inscrições caso não tenhamos números múltiplos de 7 (sete), poderemos utilizar um mesmo Brigadista (se assim se dispuser), em mais de uma equipe.

3. Sorteio

O sorteio, para definir a ordem de entrada das equipes, os coordenadores,

os nomes das equipes e os participantes divididos em grupos A, B e C, será realizado no dia 09.05.2014, às 14h na sede da ABRAFATI.

(7)

4. Convidados

 Cada empresa poderá convidar no máximo 4 pessoas, além dos Brigadistas, Coordenador de competição, Representante da Comissão e motorista.

5. Advertências

 Não serão permitidas entre as equipes e convidados, manifestações verbais, que possam trazer contribuições negativas ou positivas durante o evento, ou seja, entre o disparo e o bloqueio do cronômetro. Nos intervalos, as torcidas terão liberdades para manifestações de incentivos.

6. Arbitragem

 3 árbitros fiscalizarão o desempenho da competição conforme regulamento previamente definido pela Comissão de Meio Ambiente Segurança e Saúde Ocupacional da ABRAFATI, sendo dois para avaliar o desempenho da equipe no circuito e um para avaliar o comportamento da torcida;

 2 cronometristas registrarão o tempo de prova;

7. Penalidades

A equipe, que no julgamento dos árbitros, cometer qualquer penalidade, conforme descrito abaixo, terá somado no seu tempo de prova o valor correspondente a penalidade atribuída.

1. Não afivelar o cinto do cilindro – 15s por participante

2. Retirar o cilindro durante qualquer momento do percurso – 120s

3. Utilizar o extintor de CO2 segurando na mangueira de alta pressão ou no difusor

– 20s

(8)

6. Não prender a vítima adequadamente à maca – 20s 7. Deixar a vítima cair no chão – 30s

8. Cruzar jatos de extintores durante a extinção na “Canaleta” – 25s 9. Cruzar jatos de extintores durante a extinção na “Ferradura” – 25s 10. Não colocar o extintor deitado após a extinção – 20s

11. Abandonar o extintor em lugar inadequado – 20s 12. Disparo acidental de CO2 ou H2 O – 20s

13. Filtro inadequado da máscara da prova de contenção de derramamento – 20s 14. Não colocar a luva na prova de contenção de derramamento – 60s

15. Início do procedimento da turma “C”antes da colocação do 5° cone – 20s

16. Posicionamento inadequado do brigadista 1 no suporte a prova de contenção de derramamento – 30s

17. Conter o derramamento antes de fechar a válvula – 120s

18. Necessitar de maior quantidade de serragem além da disponível– 120s 19. Pular para entrar ou sair da piscina de descontaminação – 60s

20. Intervenção dos membros da equipe A no processo de contenção – 80s

21. Saída de algum integrante da turma “B” antes que a equipe C ultrapasse a linha demarcada na saída da piscina de descontaminação – 20s

22. Não obedecer a sequência de combate na pista “In Door” – 20s 23. Não desligar a chave geral ao adentrar na “Pista In Door” – 30s 24. Utilizar extintor de água nos painéis elétricos – 100s

25. Não utilizar PQS na fritadeira – 100s

26. Utilizar extintor de água na fritadeira – 100s 27. Correr durante os exercícios (cada corrida) – 15s

(9)

28. Não utilizar ou utilizar inadequadamente os EPIs necessários – 60s 29. Reignição / Rescaldo mal efetuado- 30s

30. Bater a união da mangueira no chão – 20s

31. Não lançar as mangueiras da forma correta – 30s 32. Subir sem proteção na árvore de natal - 120

33. Coordenador interagir de maneira errônea ou atuar – 120s

8. Critérios de Desempate

1º) menor número de penalidades;

 2º) menor tempo recebido como demérito em função da(s) penalidade(s);

3º) menor tempo registrado no circuito da prova.

9. Circuito

A equipe será formada por 01 (um) Coordenador e 07 (sete) Brigadistas, divididos em três turmas (“A”, “B” e “C”), onde cada integrante terá um papel a cumprir, conforme regulamento. A prova será desenvolvida da seguinte forma:

OS BRIGADISTAS ESTARÃO POSICIONADOS EM LOCAL A SER DETERMINADO NO DIA DO EVENTO VESTINDO OS EPIs E O EQUIPAMENTO AUTÔNOMO.

O EQUIPE C NÃO DEVERÁ UTILIZAR EQUIPAMENTO AUTÔNOMO.

PARA COLABORAR COM O DESEMPENHO DO COORDENADOR, OS NÚMEROS 1, 2, 3, 4, 5, 6 E 7 SERÃO DISTRIBUIDOS POR ESSE AO ORGANIZAR SUA EQUIPE. ESTES NÚMEROS SÃO ORIENTATIVOS E NÃO OBRIGATÓRIOS .

(10)

MAPA DO CIRCUITO

TURMA A

03 (três) Brigadistas sairão em direção à Casa de Fumaça (sem fumaça), onde a

porta de entrada estará encostada. Antes da entrada, os três Brigadistas deverão posicionar-se paralelamente à parede, na sequência 1, 2 e 3. O Brigadista 1 deverá, com a parte posterior da mão, checar a temperatura da porta (procedimento utilizado em caso de acesso a áreas de emergência) abrindo-a, e em seguida, adentrar ao recinto, devendo o Brigadista 3 deixar a porta encostada. Concluindo este desafio, a equipe deverá dirigir-se ao piso superior da casa de fumaça para resgatar a vítima (boneco). Para esta operação, a equipe deverá utilizar uma maca. A vítima deverá ser devidamente posicionada na maca e transportada até um local seguro, a ser determinado pela Comissão Organizadora no dia do evento;

 Em seguida deverão dirigir-se ao obstáculo “Ferradura” onde os Brigadistas, 1 e 3, deverão fazer a extinção do incêndio, utilizando extintores de pó químico

Casa de Fumaça e resgate da vítima Ponto de saída Derramamento Ferradura Canaleta In door Maracanã Árvore de Natal

(11)

seco não devendo dirigir jato cruzado na extinção, e, após a extinção, colocá-los deitados no posto onde foram retirados, tudo sob a supervisão do Coordenador;

 Na sequência a equipe deverá realizar a extinção do obstáculo “Canaleta” onde os Brigadistas, 2 e 3, deverão fazer a extinção do incêndio, utilizando extintores de dióxido de carbono não devendo, dirigir jato cruzado na extinção, e após a extinção colocá-los deitados no posto onde foram retirados;

 Em seguida a equipe deverá dirigir-se ao ponto de emergência química, onde o brigadista 1 deverá colocar os 5 cones nos locais pré-determinados (sinalizados por fita adesiva) e os brigadistas 2 e 3 devem se posicionar dando suporte à operação de contenção de derramamento. Após a colocação do último cone, o brigadista 1 deverá se posicionar atrás dos brigadistas 2 e 3.

 A equipe A permanecerá na posição de suporte até o brigadista da equipe C completar a etapa.

TURMA C

 O Brigadista 7 que já estará no cenário do derramamento deverá colocar as luvas após a colocação do 5º cone iniciando o processo de contenção.

Dirigir-se ao container e fechar a válvula.

 Fazer a contenção adequadamente do material derramado utilizando serragem (quantidade disponível 3 baldes de 15L)

 Finalizada a contenção o brigadista deverá passar pela piscina de maneira segura para descontaminação, fixando os dois pés nas marcas indicadas. A entrada e saída da piscina deverá ser feita em linha reta e assim como em outras etapas do circuito o brigadista não poderá correr.

 A conclusão dessa etapa se dará quando o brigadista ultrapassar a linha demarcada na saída da piscina de descontaminação.

(12)

TURMA B

 Após a conclusão de emergência química, a turma “B” dirigir-se-a à “Pista In Door” (Galpão Simulador), onde inicialmente deverá fazer uma vistoria do local com o objetivo de classificar os princípios de incêndio e desligar a chave geral de eletricidade. Próxima atividade será a extinção do princípio de incêndio classe B, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e fritadeira na cozinha. A extinção do princípio de incêndio GLP deverá ocorrer pela técnica do isolamento ( retirada do material combustível ), já na fritadeira pela aplicação do PQS. A extinção de incêndio da classe C (painéis elétricos) deverá ser feita por extintor de CO2. E

finalmente a extinção de incêndio da classe A, recipiente contendo feno na sala de almoxarifado, (nesta operação é obrigatório o rescaldo (revirar o fardo de feno após a extinção).

 A extinção na pista “In Door” deverá se iniciar pela Classe B (Cozinha), através do Brigadista 6, em seguida pela Classe C (Painéis elétricos), através do Brigadista 5; e por último na Classe A (Sala de Almoxarifado), através do Brigadista 4.

 Após a extinção na Pista “In Door” os Brigadistas deverão dirigir-se à Pista Externa;

 Os Brigadistas devem preparar a linha de ataque no hidrante próximo à arquibancada, onde estarão à disposição 02 mangueiras de 1 ½ polegada, com 15 metros cada, acondicionadas na forma aduchada, 01 esguicho regulável de 1 ½ polegada e 02 chaves de mangueiras de 1 ½ polegada. Os Brigadistas 5 e 6 deverão lançar as mangueiras e o brigadista 4, deve posicionar-se com um esguicho de 1 ½ polegada, os integrantes da equipe deverão efetuar as conexões, constituindo-se uma linha direta. O Brigadista 4 solicitará ao Brigadista 6 a abertura e fechamento do hidrante através de sinais e/ou verbal;

 A extinção do incêndio deverá iniciar pelo Tanque 1 (Maracanã), onde será utilizada uma mistura de óleo diesel e gasolina como combustível, e na sequência no Tanque 2 (Árvore de Natal), onde será utilizado GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) como combustível;

(13)

O Coordenador só poderá solicitar a presença do Brigadista 6 para fechar a

válvula do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) Tanque 2, quando tiver total certeza da proteção ao acesso a válvula.

 O circuito da competição será encerrado quando a equipe promover o fechamento da válvula da alimentação GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) no tanque 2, quando o juiz solicitará a paralisação do cronômetro;

NOTAS

Check List (formulário assinado pelo coordenador de cada equipe)

- 02 lances de mangueira de 1 ½ polegada; - 01 esguicho regulável de 1 ½ polegada; - 02 chaves de mangueira de 1 ½ polegada;

 Os extintores deverão ser testados antes de cada extinção, tanto nos obstáculos abertos como no sistema “In Door”;

 Se houver falha mecânica em algum extintor durante a competição, o cronometro será parado e reiniciado a competição;

 A equipe deverá desligar a chave geral de eletricidade, operação que será feita pelo brigadista 6;

 Na Pista “In Door” um Brigadista só poderá iniciar a extinção após o término do outro;

 Terminada a extinção na Pista “In Door”, os extintores deverão estar deitados próximos ao posto onde foram retirados;

 O avanço e recuo durante as operações de combate a incêndio com mangueiras, deve ser feita de forma técnica, portanto os coordenadores das turmas precisarão orientar os participantes sobre este procedimento;

(14)

O processo de aduchamento será efetuado pela próxima equipe a participar,

esta por sua vez terá a oportunidade de aduchar as mangueiras da forma que achar mais apropriada.

10. Planilha de contagem de tempo e das penalidades

A Planilha será colocada pelos avaliadores à disposição dos coordenadores das equipes participantes, após apuração do resultado.

11. Ocorrência

Os incidentes não regulamentados neste documento serão analisados e dirimidos pela Comissão de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional da ABRAFATI.

(15)

13. Resultados

A equipe vencedora será a que cumprir a prova em menor tempo, já com os acréscimos das penalidades.

Será reconhecida a equipe que tiver melhor desempenho de boas práticas, independente do tempo de prova.

Essas duas premiações podem coincidir para mesma equipe.

14. Localização da Águia de Fogo

Referências

Documentos relacionados

The prevalence of early deciduos molar loss was 4.04%, from 568 children examined, being 15 in the lower arch and 8 in the upper arch of 23 children, mean age and standard

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

contrato é anulável mediante declaração enviada pela MAPFRE ao Tomador do Seguro. Não tendo ocorrido sinistro, a declaração referida no parágrafo anterior deve ser enviada no prazo

Como programa financeiro passível de apoio aponta-se o AGRIS, Acção 7 3.3 Proposta C: Recuperação e Reutilização de Elementos e/ou Conjuntos do.

Em relação à escrita de palavras, os estudantes que se encontram neste nível provavelmente não escrevem as palavras ou estabelecem algumas correspondências entre

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Para o desenvolvimento do modelo no software de simulação, foram cole- tados dados na linha de montagem por meio de entrevistas com os operadores, acompanhamento do

Pág 8 de 13 um evento que fazia parte do Programa de Aceleração de Crescimento-PAC voltado para as regiões metropolitanas, para que cada uma se desenvolva com base em sua