• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

Curso: Comunicação Social Ciclo:

Ramo: Ano:

Designação: Teorias do Jornalismo Créditos: 5

Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem Tipo: S2

Área científica: Ciências da Comunicação Opção/Obrig Obrig

Ano lectivo Docentes: Responsável da UC:

2013-2014 Orlando César Orlando César

Total de Horas 135 Total de Horas de contacto: 60

Nº de horas de contacto: T – ensino teórico 25 TP –

teórico-prático 20 PL – prático e laboratorial TC – trabalho de

campo S – seminário E – estágio OT – orientação tutória 15 O – outra

Nº de Horas de trabalho autónomo

Estágio Projeto Trabalho no terreno.

Estudo Avaliação 75

1. Introdução

As teorias do jornalismo procedem a cinco abordagens: (1) um campo de campos; (2) uma profissão; (3) um fenómeno de inscrição do mundo; (4) uma instância da democracia; e (5) um quadro de teorias. Responde, como ponto de partida, ao que é o jornalismo, contextualiza-o nas diferentes perspetivas de investigação e relativamente às várias teorias e modelos das ciências sociais e humanas e, finalmente, apresenta o seu corpo de conhecimento (epistemologia) e práticas partilhadas (cosmologia).

O jornalismo é, na sua representação do real, um fenómeno de geração do sistema, um espaço de mediatização das relações de poder e um campo de construção do espaço público. Não é apenas uma atividade técnica de recolha, tratamento e difusão de informação. É uma forma de conhecimento e um domínio discursivo. O seu método assenta numa perspetiva heurística e numa disciplina de verificação. A sua atividade baseia-se em práticas sociais e num reportório de valores. É um fenómeno complexo de inscrição do mundo, cuja função é informar o público sem censura. Mas constitui também um campo de investigação, com o concurso de outras disciplinas.

A Organização Internacional do Trabalho, na sua Classificação Internacional Tipo das Profissões (desde CITP/1988 e até à de 2008), inclui o jornalista entre as profissões intelectuais e científicas. Também a Classificação Portuguesa das Profissões de 2010, elaborada a partir da CITP/2008, inclui o jornalista no grupo de especialistas das atividades intelectuais e científicas. Os perfis profissionais dos jornalistas generalistas e especializados exigem um núcleo de competências gerais e académicas e outro de competências, capacidades e características profissionais necessárias ao

(2)

conjunto das profissões do jornalismo e aos perfis específicos da profissão. Os requisitos fundamentais da formação do jornalista polivalente e generalista pressupõem uma competência humanística e cultural, comunicacional, profissional e tecnológica, segundo o afirma Mário Mesquita, relator da área de Jornalismo do Grupo Comunicação para Implementação do Processo de Bolonha a nível nacional (Dezembro de 2004).

2. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre o jornalismo, sobre o contexto económico, político e social da produção de notícias, sobre as pressões e condicionamentos actuais que afetam o trabalho jornalístico e as relações sociais mediatizadas. Desenvolver a compreensão sobre o quadro teórico e a capacidade de avaliar criticamente o impacto social do jornalismo. Compreender o papel e a importância dos média na sociedade contemporânea e o produto do trabalho jornalístico como um conjunto específico de práticas sociais, códigos e convenções.

Adquirir conhecimento sobre o fenómeno complexo da comunicação de massas, compreender a produção, processamento e efeitos dos sistemas de símbolos e saber distinguir os elementos significativos do fenómeno analisado.

Desenvolver competências sobre o corpo de conhecimentos do jornalismo, as suas práticas sociais e comunidade de valores, normas, perceções e cultura. Capacidade de utilizar as ferramentas do jornalismo e desenvolver as aptidões que guiam a compreensão dos jornalistas e a sua maneira de lidar com a realidade.

3. Conteúdos programáticos

Identificar o jornalismo como uma profissão, como uma instituição, como um domínio discursivo, como uma comunidade, como um conjunto de práticas, como um fenómeno de inscrição do conhecimento e como objeto de investigação.

Mapear os diferentes campos de investigação, quer na perspetiva da abordagem de Denis McQuail (2003) quer na de Barbie Zelizer (2004). Contextualizar as teorias de imprensa e os três modelos de comunicação e política. Abordar o campo do jornalismo na perspetiva de Bourdieu e os conceitos teóricos organizacionais e os de gatekeeper (selecção), newsmaking (construção da notícia) e agenda setting (agendamento).

Encarar a investigação em jornalismo em função da origem de quem o estuda. Abordar a realidade da comunicação e apresentar a definição de jornalismo como arte e como ciência. Apresentar as três áreas epistemológicas que Mats Ekström (2002) designa como: forma de conhecimento, produção de conhecimento e aceitação pública/ legitimidade de alegação de conhecimento.

4. Articulação dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular

Os conteúdos programáticos intentam colocar em perspetiva o contexto, o campo de relações e os instrumentos de que o jornalismo se serve para representar a realidade e produzir o conhecimento que lhe é específico. A compreensão dos elementos, conceitos e instrumentos conferem as condições para apreender os saberes e o modus operandi, padrões de comportamento e de interação em que se baseia o jornalismo.

5. Metodologias de ensino

Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.

6. Articulação das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O ensino direto, com recurso a métodos ativos, intenta transmitir noções cognitivas sobre o domínio da produção e práticas jornalísticas, que inclui relações institucionalizadas e padrões de acção, que são essenciais ao tipo específico de produção de conhecimento do jornalismo.

O ensino indireto estimula o envolvimento dos(as) estudantes, proporcionando-lhes saberes para lidar com regras, práticas, procedimentos institucionalizados e sistemas de classificação que determinam a forma de conhecimento produzido. O debate em seminário e os trabalhos visam

(3)

apreender as práticas sociais do jornalismo que, enquanto atividades de classificação, estruturam-se para lidar com eventos inesperados e complexos de uma forma rotinizada.

7. Avaliação e classificação

O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.

A avaliação dos(as) estudantes revestirá esta forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.

As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.

8. Observações

As atividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.

9. Bibliografia principal

Alsina, Miguel Rodrigo (2005), La Construcción de la Noticia, Barcelona, Paidós. Balle, Francis (2003), Os Media, Porto, Campo das Letras.

Benson, Rodney e Erik Neveu, org. (2005), Bourdieu and the Journalistic Field, Cambridge, Polity. Bourdieu, Pierre (1997), Sobre a Televisão, Oeiras, Celta Editora.

Cascais, Fernando (2001), Dicionário de Jornalismo – As palavras dos media, Lisboa, Editorial Verbo. Cornu, Daniel (1999), Jornalismo e Verdade – Para uma Ética da Informação, Lisboa, Instituto Piaget. Correia, Fernando (1997), Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa, Editorial Caminho.

Ekström, Mats, «Epistemologies of TV journalism. A theoretical framework», Journalism, Vol. 3 (3), 2002, Thousand Oaks, SAGE Publications, pp.259–282.

Esteves, João Pissarra, org. (2002), Comunicação e Sociedade: Os efeitos sociais dos meios de comunicação de massas, Lisboa, Livros Horizonte.

Fontcuberta, Mar de (1999), A Notícia – Pistas para Compreender o Mundo, Lisboa, Editorial Notícias.

Gomis, Lorenzo (2001), Teoría del Periodismo – Cómo se Forma el Presente, Barcelona, Paidós Ibérica.

Hallin, Daniel C. e Paolo Mancini (2010), Sistemas de Media: Estudo Comparativo – Três Modelos de Comunicação e Política, Lisboa, Livros Horizonte.

Kovach, Bill e Tom Rosenstiel (2004), Os Elementos do Jornalismo – O que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir, Porto, Porto Editora.

Mattelart, Armand e Michèle (2002, 2ª ed.), História das Teorias da Comunicação, Porto, Campo das Letras.

McCombs, Maxwell (2006), Estableciendo la agenda – El impacto de los medios en la opinión pública y en el conocimiento, Barcelona, Paidós.

(4)

McQuail, Denis e Sven Windahl (2003), Modelos de Comunicação para o Estudo da Comunicação de Massas, Lisboa, Editorial Notícias.

Traquina, Nelson (2004), A Tribo Jornalística. Uma comunidade transnacional, Lisboa, Editorial Notícias.

Traquina, Nelson (2002), O que é Jornalismo, Lisboa, Quimera.

Traquina, Nelson, org. (1999, 2ª ed.), Jornalismo: Questões, Teorias e “Estórias”, Lisboa, Veja. Wolf, Mauro (2006, 9ª ed.), Teorias da Comunicação, Queluz de Baixo, Editorial Presença.

Zelizer, Barbie (2004), Taking Journalism Seriously – News and the Academy, Thousand Oaks, Sage Publications.

Sítios Internet

BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior - Covilhã - Portugal. Apresenta artigos sobre 30 temáticas, designadamente Jornalismo, http://www.bocc.ubi.pt/. César, Orlando (2011), Crianças versus Riscos/Perigo - Como comunicar. Manual de competências comunicacionais e Guia de referências éticas, culturais e jurídicas para os órgãos de comunicação social/ jornalistas, Lisboa, Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco e Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (editor). In www.cnpcjr.pt/Manual_Competencias_Comunicacionais/default.html

Livros Labcom, projecto editorial do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, que apresenta em PDF todos os livros publicados pelo Laboratório de Comunicação On-line, Coleções: Estados da Arte, Teorias da Comunicação, Pesquisas em Comunicação, Jornalismo e Cinema e Multimédia. In http:// www.labcom.ubi.pt.

10. Bibliografia complementar

Adam, G. Stuart (1993), Notes Towards a Definition of Journalism. Understanding an old craft as an art form, St. Petersburg, Florida, The Poynter Institute for Media Studies.

Berger, Peter L. e Thomas Luckmann (1999), A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro. Camponez, Carlos (2002), Jornalismo de Proximidade, Coimbra, Edições Minerva.

Cebrián, Juan Luís (1998), Cartas a um Jovem Jornalista, Lisboa, Bizâncio.

Correia, Fernando e Carla Baptista (2007), Jornalistas – Do ofício à profissão, Mudanças no jornalismo português (1956-1968), Lisboa, Editorial Caminho.

Curran, James (2005), Medios de Comunicación y Poder en una Sociedad Democrática, Barcelona, Editorial Hacer.

Ferin, Isabel (2002), O que é Comunicação e Culturas do Quotidiano, Lisboa, Quimera Editores. Fidalgo, Joaquim (2008), O Jornalista em Construção, Porto, Porto Editora.

Freixo, Manuel João Vaz (2006), Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget.

Mattelart, Armand (1977), Meios de Comunicação de Massa, Ideologias e Movimento Revolucionário, 2 vols. Lisboa, Iniciativas Editoriais.

McLuhan, Marshall (2008), Compreender os Meios de Comunicação – Extensões do Homem, Lisboa, Relógio D’Água Editores.

Mesquita, Mário (2004, 2ª ed.), O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea, Coimbra, Edições Minerva Coimbra.

(5)

Montalbán, Manuel Vázquez (2000), Historia y Comunicación Social, Barcelona, Mondadori. Neveu, Eric (2005), Sociologia do Jornalismo, Porto, Porto Editora.

Ricardo, Daniel (2003), Ainda bem que me pergunta: Manual de escrita jornalística, Lisboa, Editorial Notícias.

Rieffel, Rémy (2003), Sociologia dos Media, Porto, Porto Editora.

Rodrigues, Adriano Duarte (1999), As Técnicas da Comunicação e Informação, Queluz de Baixo, Editorial Presença.

Santos, Rogério (2003), Jornalistas e Fontes de Informação – A sua relação na perspectiva da sociologia do jornalismo, Coimbra, Edições Minerva.

Schudson, Michael (2003), The Sociology of News, New York, W.W. Norton & Company.

Shoemaker, Pamela J. e Stephen D. Reese (1996, 2ª ed.), Mediating the Message – Theories of Influences on Mass Media Content, New York, Longman.

Traquina, Nelson (2004), A Tribo Jornalística – Uma comunidade transnacional, Lisboa, Editorial Notícias.

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e