• Nenhum resultado encontrado

As 10 Maiores Refinarias de Petroleo do Mundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As 10 Maiores Refinarias de Petroleo do Mundo"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

FACULDADE PITÁGORAS ± UNIDADE LINHARES

FACULDADE PITÁGORAS ± UNIDADE LINHARES

DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR 

DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO

E GÁS

E GÁS

CARLOS EDUARDO

CARLOS EDUARDO

IRENI BOROTTO

IRENI BOROTTO

JOSUE

JOSUE

PAULO ROBERTO CAMILLO

PAULO ROBERTO CAMILLO

TIAGO PALOMBO

TIAGO PALOMBO

AS 10 MAIORES REFINARIAS DE PETRÓLEO DO MUNDO

AS 10 MAIORES REFINARIAS DE PETRÓLEO DO MUNDO

LINHARES LINHARES

2010 2010

(2)

CAR 

L

E

ARDO IR 

E

I

B

ORO

TT

O JOSU

E

PAU

L

O RO

BE

T

O CAMI

LL

O

T

IAGO PA

L

OM

B

O

S

I

ES E I

I S E

PE

E

Projeto Integrador de Pesquisa apresentado ao Curso de Tecnologia em Petróleo e Gás da Faculdade Pitágoras ± Unidades Linhares, como requisito parcial para avaliação.

Orientador: Prof. Esp. Francisco

(3)

RES

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as 10 (dez) maiores refinarias de petróleo do mundo, bem como localização e produção da mesma. Assim, realizou-se pesquisa com o objetivo de identificar o perfil de cada uma das refinarias citadas.

(4)

ABS RACT

This paper aims to demonstrate the 10 (ten) largest oil refineries in the world, as well as location and production thereof. Thus, we carried out research in order  to identify the profile of each of the refineries mentioned.

(5)

LISTA E IG RAS

FIGURA 1 ± REFINARIA DE JAMNAGAR... ... 08

FIGURA 2 ± PARAGUANÁ REFINARIA COMPLEX... 0

FIGURA 3 ± SAUDITA ARAMCO COMPLEXO DA SEDE... 4

FIGURA 4 ± HOVENSA REFINARIA, ST.CROIXUNITED STATES

VIRGIN ISLANDSCROIX , ILHAS VIRGENS DOS ESTADOS UNIDOS...

(6)

S

ÁRI

1I TRODUÇÃO ... ... 07

RELAÇÃO DAS 10 AIORES RE I ARIAS DE PETRÓLEO... 08

2.1 JAMNAGAR REFINARIA ... 08

2.2PARAGUANA PARQUE DE REFINO (CRP)... 09

2.3 SK GROUP... 10 2.4GS CALTEX... 12 2.5 EXXONMOBIL ... 13 2.6 SAUDI ARAMCO... 14 2.7S-OIL... 16

2.8

HOVENSA... 17 3 CONCLUSÃO... 19 4 RE ER NCIAS... 20

(7)

INTRODUÇÃO

Refinaria é o nome usual para referir -se as destilarias de petróleo que realizam o processo químico de limpeza e refino do óleo cru extraído dos poços e minas de óleo bruto, produzindo diversos derivados de petróleo, como lubrificantes, aguarrás, asfalto, coque, diesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e outros.O petróleo bruto (não processado) é composto de divers os hidrocarbonetos, com propriedades físico -químicas diferentes. Por isso, tem pouca utilidade prática ou uso.No processo de refino, os hidrocarbonetos são separados, por destilação, e as impurezas removidas. Estes produtos podem então ser utilizados em diversas aplicações.Com a crescente demanda dos derivados de petróleo, existem muitas refinarias por todo o mundo. Algumas, relativamente, de baixa produção, como a de Mauá em São Paulo (53.000 bpd). Neste trabalho serão apresentadas as 10 maiores refinarias de petróleo do mundo.

(8)

2 RELAÇÃO DAS10 AIORES RE INARIAS DE PETRÓLEO

Nome da Refinaria Localização Barris por 

dia

Jamnagar_Refinery(Reliance_Petroleum) Jamnagar,Gujarat, ndia 1,240,000 Paraguana parque de refino (CRP)  Amuay e Cardón,

Venezuela 940,000

SK Refinaria Ulsan Energia ( Energy SK) Coreia do Sul 840,000

Yeosu Refinaria ( GS Caltex ) Coreia do Sul 700,000

Refinaria Jurong Island ( ExxonMobil ) Singapura 605,000

Ba Refinaria ( ExxonMobil ) Baytown, Texas, EUA 572,500

Refinaria de Ras Tanura ( Saudi Aramco) Província Oriental,

 Arábia Saudita 550000

S-Oil Refinery Ulsan ( S-Oil ) Coreia do Sul 520,000

Baton Rouge Refinaria ( ExxonMobil ) Baton Rouge, LA, EUA 503,000

Hovensa Llc Ilhas Virgens, EUA 495,000

2.1 AMNAGAR RE INARIA

(9)

  A Refinaria de Jamnagar é uma empresa privada do setor de petróleo da refinaria de propriedade da Reliance Industries em Jamnagar, Gujarat, Índia. A refinaria foi comissionado em 14 de julho de 1999 com uma capacidade instalada de 661 mil barris por dia (105,1 mil m 3 / d). É a maior refinaria do mundo. Reliance Petroleum Limited (RPL), em 25 de dezembro de 2008 anunciou a encomenda de sua refinaria em uma Zona Econ ômica Especial de Jamnagar, Gujarat, na Índia.Com a conclusão da refinaria de RPL, Jamnagar  emergiu como o "Hub Refino do Mundo" com o maior complexo de refino com capacidade total de 1,24 milhões de barris de petróleo por dia .A globalmente competitiva refinaria RPL foi concluída em 36 meses desde a concepção até o comissionamento, que foi um novo marco para a construção de uma refinaria de raiz de grama desta envergadura e complexidade. BechtelUOP LLCFoster  Wheeler RPL alcançou o marco de alavancar o projeto de gestão de competências do grupo Reliance, juntamente com os parceiros de implementação de classe-mundial, como a Bechtel, UOP LLC e Foster  Wheeler, entre outros. Esta evolução indica que pode haver novas expansões para as unidades de processamento de petróleo na refinaria. A refinaria Reliance Industries vêm sendo criticada, por estar localizada muito perto da fronteira com o Paquistão. Isso coloca refinaria maior e mais importante da Índia em risco direto de ataque, se houver uma gue rra.

2.2 PARAGUANA PARQUE DE RE INO (CRP)

(10)

  AParaguaná Refinaria Complexé umarefinaria de petróleo localizada na Venezuela, estado Falcón, e atualmente considerada a refinaria com maior  complexo do mundo. É o resultado da fusão de Amuay Refinaria, Bajo Grande Refinaria e Refinaria de Cardon. Atualmente tem capacidade para refinar 940 mil barris de petróleo por dia. O complexo está localizado em uma área partilhada pelos Paraguaná Península de Falcón imobiliário e da costa ocidental do Lago de Maracaibono estado deZulia. Este complexo possui 71% da capacidade de refino da Venezuela, e pertence à companhia estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA). A Refinaria Cardón iniciou suas operações em 1949 com capacidade para refinar 30 mil barris por dia, hoje faz 305 mil, a Refinaria Amuay começou com uma capacidade de 60.000 barris por dia e hoje faz 635 mil e Bajo Grande refinaria, construída em1956 tem a capacidade para refinar 16 mil barris por dia.

2.3SK GROUP

SK Group ( coreana SK ) é o quarto maior conglomerado ( Chaebol ) na Coréia. O SK Group é composto de 92 subsidiárias e empresas afiliadas que compartilham a marca SK e cultura. Ele mudou seu nome de Sunkyung Group ( coreano) para SK, em 1997. SK Holdings classificou 72 na edição de 2009 da Fortune Global 500.SK Group tem mais de 30.000 empregados que trabalham em 113 escritórios no mundo inteiro. Enquanto seu negócio baseado principalmente em produtos químicos,petróleo e energia indústrias, também presta serviços de construção, transporte,comercialização, local de telefone, telefone móvel, de alta velocidade à Internet e serviço de banda larga sem fio WiBro. Tal como acontece com muitos outros Chaebols Grupo presidência SK foi "herdada" de pai para filho: a partir de seu fundador, o João Chey tarde -hyun, a sua atual presidente Chey Tae-won (filho mais velho). Che Tae-won é casado com a filha do ex-presidente sul-coreano Roh Tae-woo. SK Group começou quando os fundadores actuais adquiridos Sunkyung Têxtil em 1953. Estabeleceu Sunkyung Fibras Ltda. em julho de 1969, e começou a produzir o

(11)

fio original. Em 1973, a SK então estabelecido Sunkyong Petróleo, a partir de uma estratégia de integração vertical para administrar a produção ", a partir do petróleo para fibras." Naquele mesmo ano, a empresa adquiriu o Hotel Walkerhill. Em 1976, Sunkyung Corporation receberam uma empresa de licença de comércio internacional do governo coreano. Em Dezembro de 1980 SK compra de gestão privada, Korea National Oil, tornando-se o quinto maior  da Coréia do conglomerado.Em janeiro de 1988, o petróleo foi importado para processamento para a Coréia do Iêmen é Marib campo de petróleo. Em Junho de 1994, SK entrou de telecomunicações empresariais da Coreia, tornando -se de Serviços de Telecomunicações é o maior acionista da Coréia Mobile. Em Janeiro de 1996, a SK Telecom lançou o primeiro comercial da Coréia do CDMA serviço de telefonia celular em Incheon e Bucheon. Em 2002, a SK Telecom lançou com sucesso o primeiro comercial CDMA 1X EV-DO, tecnologia que lhe permite oferecer 3G de serviços de telecomunicações. Em 2004, a SK Telecom habilitado satélite DMB serviço implantando mundo o primeiro satélite DMB o. Além disso, em 2006, SK começou a revitalizar a geração de telefonia móvel do mercado de 3,5 e no ano seguinte, concluiu a construção do nacional HSDPA rede. Em maio de 2006, a SK Telecom começou o primeiro comercial de 3,5 geração de serviços HSDPA, com qualidade de vídeo de alta de telefonia e transmissão de dados e acesso de roaming global.Em 1998, a Administração re-branded Sunkyong com SK.Em 1999, a SK Chemicals desenvolveu de terceira geração (não cross resistente) de platina-complexo-agente anti-câncer. Além disso, ao concentrar os seus esforços de pesquisa e desenvolvimento na vida ciências, SK Corporation desenvolveu YKP1358, um candidato novo da droga para a esquizofrenia, em 2003. Em 2005, a SK Networks abriu a primeira da China duas inteiramente de propriedade estrangeira estações de gás em Shenyang. Então, depois de explorar a área de mineração no Brasil BM-C-8, SK Corporation desenvolveu um campo de petróleo, que confirmou a existência de mais de 50 milhões de barris de reservas de petróleo. SK gás começou a desenvolver recursos no exterior quando participou em duas áreas de mineração do oeste da península russa de Kamchatka março 2006. No início de 2006, SK Networks também desenvolveu Ecol-Green, um plástico biodegradável material. Incheon Petróleo oficialmente iniciou suas operações usando o nome do SK, em março de 2006.

(12)

SK Energy está atualmente envolvida em 27 campos de petróleo em 15 países em todo o mundo SKC óxido de propileno importados (PO,um produto químico usado na fabricação de poliuretano) tecnologia de produção da Alemanha,em maio 2006. Ela está programada para produzir 100.000 toneladas de PO a partir de 2008. No final de 2005, a SK Corp desenvolveu uma bateria de iões de lítio separador (LIBS), pela primeira vez na Coréia, e começou a vender o produto em 2006. Em julho de 2007, SK Group adotou uma estrutura holding. Sob a re-organização, principal entidade do SK, SK Corporation, foi dividida em uma companhia de investimento, agora SK Holdings e uma companhia operadora, agora SK Energia. As empresas subsidiárias que agora operam sob o guarda-chuva central Holdings SK incluem: SK Energy, SK Telecom, SK Networks, SKC, SK E & S, K e SK Frete Power.

2.4GS Caltex

É uma refinaria de petróleo da Coréia do Sul. A empresa mudou seu nome de Oil Corporation LG-Caltex a GS Caltex Corporation em 27 de janeiro de 2006. É detida conjuntamente pela Chevron e Grupo GS .

2.5 ExxonMobil

  A Exxon Mobil Corporation ou ExxonMobil é uma multinacionalde petróleo e gás corporaçãoamericana.John D. RockefellerStandard OilExxonMobil. É um descendente direto de John D. Rockefeller 's Standard Oil da empresa, e foi constituída em 30 de novembro de 1999, pela fusão da Exxon e Mobil . Irving, Texas Sua sede está localizada em Irving, Texas. ExxonMobilEsso comercializa produtos ExxonMobil em todo o mundo sob as marcas da Exxon, Mobil e Esso . Imperial Oil LimitedSeaRiver Maritime Também possui centenas de filiais menores, tais como Imperial Oil Limited (69,6% de participação) no Canadá, e Marítima SeaRiver , uma empresa de transporte de petróleo. A

(13)

divisão upstream domina o fluxo de caixa da empresa, respondendo por  aproximadamente 70% da receita. A empresa emprega mais de 82.000 pessoas no mundo, como indicado em 2006 Corporate Citizen relatório da ExxonMobil, com cerca de 4.000 funcionários na sua sede em Fairfax jusante e 27.000 pessoas na sua sede em Houston upstream. largest publicly traded companies. ExxonMobil é uma das maiores empresas negociadas

Publicamente no mundo, tendo sido classificadas, ou # 1 ou # 2 para os últimos 5 anos. No entanto, eles estão atualmente 6 de acordo com a Forbes Global 2000. oil refineries1870 Mobil reservas Exxon foram de 72 bilhões de equivalentes de barris de petróleo no final de 2007 e, em seguida (2007) as taxas de produção, estão previstos para durar mais de 14 anos. Com 37 refinarias de petróleo em 21 países, constituindo uma capacidade de refinação diária combinada de 6,3 milhões de barris, a Exxon Mobil é a maior refinaria do mundo, um título que também foi associado com a Standard Oil desde a sua constituição em 1870. supermajorsbarrelsofoilequivalent ExxonMobil é a maior  das seis óleo supermajors, com produção diária de 3,921 milhões de BOE ( barris de óleo equivalente ). Em 2008, esta foi de aproximadamente 3% da produção mundial, que é menos do que várias das maiores empresas de petróleo de propriedade do estado. Quando classificados por reservas de petróleo e gás que é 14 do mundo, com menos de 1% do total. ExxonMobil é a maior empresa de propriedade do governo, não no setor de energia e produz cerca de 3 por cento do petróleo mundial e cerca de 2 por cento de energia do mundo. A ExxonMobil, assim como outras empresas de petróleo, está se esforçando para encontrar novas fontes de petróleo. De acordo com o Wall Street Journal , para cada 100 barris de petróleo tem bombeado, ele substituiu apenas 95. Isso contrasta com o gás natural, onde, para cada 100 metros cúbicos de gás extraído, a Exxon tem encontrado ou comprado um 158 adicionais.

Dados inanceiros milhões de USD

De fim de ano 2005 2006 2007 2008 2009 2010

(14)

O lucro líquido 36 130 39 500 40 610 45 220 19 280 30 460 Os ativos totais 208 35 219 015 242 082 228 052 233 323

  A dívida total 7 991 8 347 9 566 9 425 9 605

2.6

Saudi Aramco

Figura3 ± SauditaAramcocomplexo dasede

state-ownedSaudi ArabiaSaudi Aramco ( em árabe :     ) é a estatal petrolífera nacional da Arábia Saudita. Dhahrané o mundo mais valiosos da empresa, estimado em 781 bilhões nos EUA US $ em 2006, enquanto estimativas mais recentes de 2010, fixou o seu valor na faixa de 2.200.000 milhões USD a 7 biliões de USD. É também o corporação de petróleo com a maior comprovada bruta as reservas de petróleo e produção. Com sede em Riyadh, Arábia Saudita, Saudi Aramco opera também a maior do mundo rede única de hidrocarbonetos, o capitão Gas System. Era conhecido apenas como

Aramco entre os anos de 1933-1988, um acrônimo para Arabian American Oil Company. Sua produção anual é de 3,4 bilhões de barris e que conseguiu mais de 100 campos de petróleo e gás na Arábia Saudita, pelo menos, tot alizando 264,000 milhões de barris de reservas de petróleo e 253 trilhõesscf das reservas de gás.Ghawar FieldShaybah Field Entre os campos integralmente detida pela empresa é o campo de Ghawar, o maior campo de petróleo do mundo, o campo Safaniya , o maior campo offshore do mundo, e os Shaybah Field, um dos maiores do mundo no seu gênero. Saudi Aramco remonta a 29 de maio de 1933, quando o governo saudita assinou um contrato de concessão

(15)

com a Standard Oil of California (Socal), permitindo à empresa explorar a   Arábia Saudita para o petróleo. subsidiaryCalifornia-Arabian Standard Oil

Standard Oil da Califórnia atribuído esta concessão a uma subsidiária integral controlada chamado Califórnia, Arabian Standard Oil Co. (Casoc). Texas Oil CompanyEm 1936, tendo a empresa não obt ido sucesso na localização do petróleo, o Texas Oil Company comprou uma participação de 50% da concessão. DammamDhahran Após uma longa busca para o óleo que durou cerca de quatro anos, sem sucesso, o primeiro sucesso veio com o sétimo local de perfuração Dammam, uma área localizada a poucos quilômetros ao norte de Dhahran em 1938, um poço denominado Dammam número 7. O

desenvolvimento deste bem, que imediatamente se produziram mais de 1.500 barris por dia (240 m 3 / d), deu a confiança da empresa para continuar e prosperar. O nome da empresa foi alterado em 1944, da Califórnia, Arabian Standard Oil Company a Arabian American Oil Company (ou Aramco). Standard Oil of New JerseySocony Vacuum Em 1948, a Standard Oil da Califórnia e do Texas Oil Company foram unidas como os investidores, a Standard Oil of New Jersey, que compra 30% da empresa, e de vácuo Socony que comprou 10% da empresa, deixando a Standard Oil da Califórnia e do petróleo do Texas Empresa com partes iguais de 30% King Abdul Aziz Ibn Saudnationalize Em 1950, King Abdul Aziz Ibn Saud ameaçou nacionalizar  instalações de petróleo do país dele, assim, pressionar Aramco para aceitar  partilhar os lucros 50/50. Um processo semelhante tinha ocorrido com as empresas petrolíferas norte-americanas na Venezuela, alguns anos antes. O governo americano concedeu Aramco empresas associadas EUA um incentivo fiscal conhecido como chamariz de ouro equivalente ao lucro dado a Ibn Saud. Na sequência do novo regime, a sede da empresa foi transferido de Nova Iorque para Dhahran. Em 1973, após apoio dos EUA a Israel durante a Guerra do Yom Kippur o governo saudita adquiriu uma participação de 25% da  Aramco, aumentou a participação para 60% em 1974 e, finalmente, adquiriu o

controle integral da Aramco em 1980. Em novembro de 1988, a empresa mudou seu nome de Arabian American Oil Company para a Saudi Arabian O il Company (ou a Saudi Aramco).

(16)

2.7 S-Oil Saudi Aramco

S-Oil Corporation é uma refinaria de petróleo, sediada em Seul, Coréia. Hangul Foi criado em 1976 pelo antigo nome SsangYong Refinaria. Ela produz petróleo e produtos lubrificantes. Durante a década de 70, a indústria do petróleo sofreu dois choques do petróleo em separado. S-Oil foi fundada em 1976 para garantir a estabilidade de importação de petróleo ea oferta constante de produtos petrolíferos nos mercados. A construção de uma refinaria de petróleo começou em um terreno de 400.000 pyong terra dentro de um complexo industrial localizado na cidade de Ulsan. Em maio de 1980, quatro anos após o início da construção, a operação comercial da refinaria de petróleo começou.Como a empresa começou a operação comercial da planta de produção de lubrificantes à base de óleo em janeiro de 1981, a empresa chegou a iniciar operação em larga escala do sistema de refino de petróleo e produção de lubrificantes. O crescimento extraordinário continuou depois de se tornar uma empresa de refino de petróleo totalmente funcional, e hoje, S -Oil funciona uma refinaria de petróleo com capacidade de 580.000 barris / dia, um centro de BC rachando com uma capacidade de 292.000 barris / dia, BTX planta de produção com uma capacidade anual de 900.000 toneladas, uma unidade de produção de para-xileno com uma capacidade anual de 650.000 toneladas, uma fábrica de óleo lubrificante de base, com uma ca pacidade de 24.000 barris / dia. S-Oil é capaz de importar um volume estável de petróleo de um país produtor de petróleo em condições favoráveis, mantendo relações próximas e amigáveis com os países produtores de petróleo. A empresa fez um esforço especial para promover e melhorar a rentabilidade operacional, empurrando a taxa de pleno direito projetos de processamento de petróleo bruto por usando ativamente a situação prevalecente no mercado exterior. S-Oil também está continuamente a expandir a base de vendas no mercado interno. Como resultado, a Companhia foi capaz de perceber o superávit comercial a partir de 1982 e lançar as bases para um crescimento estável. Em maio de 1987, sete anos depois a empresa começou a operação comercial, a

(17)

Companhia teve a sua oferta pública inicial como uma empresa que cresce  junto com seus acionistas, empregados e clientes.

2.8HOVENSA

Figura 4± HOVE 

SA ref inaria, St.CroixUnited States Virgin IslandsCroix , Ilhas Virgens dos

Estados Unidos

St.HOVENSA é uma refinaria de petróleo localizada na ilha de St.CroixUnited States Virgin IslandsCroix nas Ilhas Virgens Americanas.Hess CorporationPetroleos de Venezuela A refinaria é uma joint venture entre a Hess Corpor¶ation ea Petroleos de Venezuela, que fornece principalmente óleo de calefação e de gasolina para o litoral sul dos EUA e da costa leste com o petróleo bruto, principalmente provenientes da Venezuela. Com uma capacidade de cerca de 500.000 barris por dia (79.000 m 3 / d) está no top 10 maiores refinarias do mundo. Annie de Chabert Hess Petróleo Ilhas Virgens Corporation iniciou a construção da refinaria em janeiro de 1966 ter adquirido a propriedade de Annie de Chabert e em outubro de mesmo ano, a refinaria começou a operar. Em 1974, a capacidade da refinaria foi expandida até 650 mil barris por dia (103 mil m 3 / d), que fez dela a maior refinaria do mundo. HOVENSA LLC, que assumiu a principal operadora da refinaria, foi criada em 1998

(18)

3. CONCLUSÃO

  Ao término deste trabalho chegamos a conclusão que de o petróleo está nas mãos de poucos países e poucas empresas, já que, a quantidade de refinarias de grande porte pertencer a poucos, como por exemplo, a Exxonmobil que tem 03 (três) refinarias entre as 10 (dez) maiores do mundo.

(19)

4. RE ERÊNCIAS BIBLIOGRÁ ICAS

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt

Referências

Documentos relacionados

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das

Frutas no Estado de Goiás, do qual tinha como objetivo principal propor uma metodologia baseada no BSC para suporte e gestão estratégica da empresa. Teve como

1.4 Estrutura da Dissertação A dissertação foi elaborada no formato de um capítulo de Revisão da Literatura, um capítulo referente aos Métodos e três artigos originais

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii