• Nenhum resultado encontrado

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2014/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2014/2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

C

C

O

O

N

N

V

V

E

E

N

N

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

C

C

O

O

L

L

E

E

T

T

I

I

V

V

A

A

D

D

E

E

T

T

R

R

A

A

B

B

A

A

L

L

H

H

O

O

2

2

0

0

1

1

4

4

/

/

2

2

0

0

1

1

5

5

S

S

I

I

N

N

D

D

I

I

C

C

A

A

T

T

O

O

D

D

O

O

S

S

T

T

R

R

A

A

B

B

A

A

L

L

H

H

A

A

D

D

O

O

R

R

E

E

S

S

N

N

A

A

S

S

I

I

N

N

D

D

Ú

Ú

S

S

T

T

R

R

I

I

A

A

S

S

D

D

E

E

A

A

L

L

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

D

D

E

E

R

R

I

I

O

O

D

D

O

O

S

S

U

U

L

L

E

E

R

R

E

E

G

G

I

I

Ã

Ã

O

O

D

D

O

O

A

A

L

L

T

T

O

O

V

V

A

A

L

L

E

E

D

D

O

O

I

I

T

T

A

A

J

J

A

A

Í

Í

S

S

I

I

N

N

T

T

I

I

A

A

V

V

I

I

S

S

I

I

N

N

D

D

I

I

C

C

A

A

T

T

O

O

D

D

A

A

S

S

I

I

N

N

D

D

Ú

Ú

S

S

T

T

R

R

I

I

A

A

S

S

D

D

E

E

P

P

A

A

N

N

I

I

F

F

I

I

C

C

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

,

,

C

C

O

O

N

N

F

F

E

E

I

I

T

T

A

A

R

R

I

I

A

A

,

,

P

P

R

R

O

O

D

D

U

U

T

T

O

O

S

S

D

D

E

E

C

C

A

A

C

C

A

A

U

U

E

E

B

B

A

A

L

L

A

A

S

S

,

,

M

M

A

A

S

S

S

S

A

A

S

S

A

A

L

L

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

Í

Í

C

C

I

I

A

A

S

S

,

,

B

B

I

I

S

S

C

C

O

O

I

I

T

T

O

O

S

S

,

,

D

D

O

O

C

C

E

E

S

S

E

E

C

C

O

O

N

N

S

S

E

E

R

R

V

V

A

A

S

S

A

A

L

L

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

Í

Í

C

C

I

I

A

A

S

S

D

D

E

E

B

B

L

L

U

U

M

M

E

E

N

N

A

A

U

U

V

V

I

I

G

G

Ê

Ê

N

N

C

C

I

I

A

A

:

:

0

0

1

1

/

/

0

0

7

7

/

/

2

2

0

0

1

1

4

4

A

A

3

3

0

0

/

/

0

0

6

6

/

/

2

2

0

0

1

1

5

5

(2)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2014/2015

Pelo presente instrumento particular de CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, de um lado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Rio do Sul e Região do Alto Vale do Itajaí, com sede à Alameda Aristiliano Ramos, 194, sala 602, Centro, na cidade de Rio do Sul – SC, inscrito no MTB sob o número 46000007683/93-45 e inscrito no CNPJ sob o número 73.231.086/0001-37, neste ato representado pelo seu Presidente, Sr. ROGÉRIO BENTO, inscrito no CPF número 379.285.469-49 e de outro lado o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria, Produtos de Cacau e Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos, Doces e Conservas Alimentícias de Blumenau, com sede à Rua XV de Novembro, 550, 4º andar, sala 403, na cidade de Blumenau – SC, inscrito no CNPJ sob o número 83.089.391/0001-90, inscrito no MTB sob o número 329.683/73, neste ato representado pelo seu Presidente, Sr. IVAN CARLOS TONN, inscrito no CPF número 803.054.669-68, todos abaixo assinados, fica estabelecida a CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, regida pelas cláusulas e condições seguintes.

CLÁUSULA 01 – DA VIGÊNCIA

A presente Convenção Coletiva de Trabalho terá vigência de um ano, contando a partir de 01 de julho de 2014 até 30 de junho de 2015.

CLÁUSULA 02 – REAJUSTE SALARIAL

As empresas concederão, no mês de julho de 2014, à todos os seus empregados representados pelo Sindicato Profissional, um reajuste salarial de 8 % (oito por cento) incidentes sobre o salário do mês de Julho de 2013. Do total apurado serão compensados os adiantamentos legais e ou espontâneos concedidos a partir de 01 de julho de 2013 a 30 de junho de 2014.

Parágrafo Único: Os empregados admitidos após o mês de julho de 2013, terão seus

salários reajustados de forma proporcional aos meses trabalhados.

CLÁUSULA 03 – REMUNERAÇÃO MÍNIMA

A partir de julho de 2014 o salário normativo para os empregados das empresas representados pela categoria obedecerá ao seguinte critério:

a) Faxineiro, Auxiliar de Produção, Auxiliar de Padeiro, Auxiliar de Confeiteiro e demais Auxiliares...R$ 910,00 b) Profissional: ...R$ 945,00

Parágrafo Único: estão excluídos do disposto desta cláusula os menores submetidos ao

regime regular de aprendizagem, bem como aqueles integrados no Programa Social do Trabalho Educativo, promovido e coordenado pelas entidades governamentais.

(3)

CLÁUSULA 04 - DESCONTOS

A empresa fica autorizada a efetuar descontos em folha de pagamento dos empregados a título de: supermercado, açougue, associações de empregados, grêmios, cooperativas de crédito e de consumo, vale transporte, seguro saúde e de vida, refeições/alimentação, mensalidade sindical, serviços médicos e odontológicos, exames laboratoriais, desde que expressamente autorizados pelos mesmos.

CLÁUSULA 05 – HORAS EXTRAORDINÁRIAS

As horas extraordinárias efetivamente trabalhadas, serão pagas da seguinte forma: a) 55% (cinqüenta e cinco por cento), de segunda-feira à sábado;

b) 105% (cento e cinco por cento), aos domingos e feriados.

CLÁUSULA 06 – JORNADA NOTURNA

Fica assegurado ao empregado que prestar serviço no horário noturno compreendido entre 22:00 horas e 05:00 horas, um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o valor da hora normal.

CLÁUSULA 07 – SALÁRIO SUBSTITUTO

Admitido empregado para função de outro dispensado sem justa causa, será aquele, salário igual ao do empregado de menor salário da função, excetuando-se nos casos onde exista apenas um funcionário na mesma função, cuja especialização necessite durante espaço de tempo para obtenção de experiência, sem considerar vantagens pessoais.

CLÁUSULA 08 – FÉRIAS PROPORCIONAIS

Ao empregado que rescindir espontaneamente o Contrato de Trabalho, antes de completar um (01) ano de serviço, porém com mais de três (03) meses de trabalho ininterruptos na mesma empresa, serão pagas férias proporcionais, à razão de um doze avos (1/12) por mês completo de trabalho na empresa.

CLÁUSULA 09 – AVISO PRÉVIO

Será de 30 (trinta) dias, para os empregados com até um ano de serviço na mesma empresa e após será acrescido 3(três) dias a cada ano completado com no máximo de 90(noventa) dias de aviso prévio.

CLÁUSULA 10 – DISPENSA DO AVISO PRÉVIO

O empregado que tiver o seu contrato de trabalho rescindido sem justa causa e que no curso do aviso prévio desejar afastar-se do emprego, desde que comprove novo emprego, fica dispensado do cumprimento do mesmo, recebendo o salário referente aos

(4)

Parágrafo Único: A liberação do empregado do cumprimento do aviso prévio, não

antecipa a data do pagamento e homologação das verbas rescisórias.

CLÁUSULA 11 – RESCISÃO POR JUSTA CAUSA

No caso de rescisão por justa causa, a empresa comunicará, por escrito, ao empregado, contra recibo ou mediante assinatura de testemunhas se for necessário, o dispositivo legal no qual incidiu a falta. No caso de assinatura o número de testemunhas se dará da seguinte forma:

• De 02 (dois) a 04 (quatro) funcionários, 01 (uma) testemunha; • De 05 (cinco) a 09 (nove) funcionários, 02 (duas) testemunhas; • De 10 (dez) ou mais funcionários, 03 (três) testemunhas.

CLÁUSULA 12 – GARANTIAS ESPECIAIS DE EMPREGO

Será garantido o emprego e o salário, aos empregados optantes pelo regime do FGTS, durante os 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à aquisição do direito à aposentadoria por idade ou por tempo de serviço, desde que comprove através de declaração da Previdência Social a aquisição do direito e, desde que o empregado tenha mais de cinco (5) anos de trabalho na mesma empresa. Adquirido o direito proporcional, extingue-se a garantia;

Parágrafo Único: em qualquer caso, o contrato poderá ser rescindido por pedido de

demissão, acordo, justa causa, transferência ou encerramento das atividades da empresa ou, ainda, a qualquer tempo, mediante o pagamento dos dias de garantias restantes.

CLÁUSULA 13 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E UNIFORMES

A empresa que exigir que seus empregados trabalhem uniformizados, deverá fornecer os equipamentos e uniformes, fazendo constar de regulamento, a obrigatoriedade. A empresa fornecerá, gratuitamente aos seus empregados os equipamentos de proteção individuais e coletivos de trabalho, necessários às atividades profissionais desenvolvidas, comprometendo-se os empregados a usar e zelar por seu correto uso e manuseio. Por ocasião do desligamento do empregado, este deverá proceder a devolução dos referidos equipamentos/uniformes, sob pena de ter que indenizá-los à empresa.

CLÁUSULA 14 – COMPENSAÇÃO DAS ANTECIPAÇÕES SALARIAIS

As antecipações salariais concedidas na vigência desta Convenção Coletiva serão compensadas dentro dos critérios previstos no inciso XXI da Instrução do TST, que excetua:

a) término de aprendizagem; b) implemento de idade;

(5)

d) transferência de cargo, função, estabelecimento ou localidade; e) equiparação salarial determinada por sentença transitada em julgado.

Parágrafo Único: a empresa comunicará, por escrito, ao SINTIAVI, as antecipações

salariais espontaneamente concedidas, durante a Convenção Coletiva de Trabalho.

CLÁUSULA 15 – COMPENSAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Ficam as empresas autorizadas a trabalhar onde há necessidade de trabalho aos domingos e feriados, independentemente de acordo individual, inclusive para empregados em atividades insalubres ou perigosas, desde que sejam respeitadas as regras básicas a seguir:

a) jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais;

b) as horas de trabalho aos domingos e feriados serão compensadas segundo a conveniência do serviço, por descanso (folga) em período equivalente, nos dias seguintes ou nos dias subseqüentes, dentro das do trabalho normal;

c) deverá existir uma escala de revezamento, proporcionando duas folgas dominicais a cada dois domingos trabalhados por mês.

Parágrafo Único: as empresas comunicarão aos empregados e fixarão em local visível

alternativa que será adotada, com antecedência para que surta o que será adotado.

CLÁUSULA 16 – MORA SALARIAL

O atraso no pagamento dos salários e das verbas rescisórias, observados os prazos estabelecidos pela Lei nº 7.855, de 24/10/1989, que alterou o art. 459 da CLT, implicarão no pagamento de multa de 0,2% (zero vírgula dois por cento) do valor líquido devido por dia de atraso, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora.

CLÁUSULA 17 – QUADRO DE AVISOS

A empresa permitirá ao Sindicato Profissional, fixar os seus informativos e normas, bem como o acordo salarial, ficando por liberdade da Empresa, a escolha do local.

CLÁUSULA 18 – PENALIDADES

Pelo não cumprimento de qualquer cláusula da presente Convenção Coletiva, a parte infratora pagará à parte prejudicada a multa correspondente a 5% (cinco por cento) do valor do Piso Salarial (cláusula 3) por infração e por empregado.

CLÁUSULA 19 – CONCILIAÇÃO DE DIVERGÊNCIAS

Havendo divergência entre as partes por motivo de aplicação das cláusulas desta Convenção Coletiva, comprometem-se as partes a discuti-las com o objetivo de procurar

(6)

Por ocasião das negociações coletivas com o Sindicato Patronal (Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Produtos de Cacau e Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos, Doces e Conservas Alimentícias de Blumenau), o Presidente do Sindicato Profissional, será dispensado do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, devendo comunicar sua empregadora a respeito.

CLÁUSULA 21 – TAXA ASSISTENCIAL

As empresas descontarão de todos empregados, associados e não associados, abrangidos pelo presente instrumento, a importância de 4% (quatro por cento) a título de Taxa Assistencial, sendo descontado 2% (dois por cento) no mês de setembro de 2014 e 2% (dois por cento) no mês de maio de 2015.

Parágrafo 1º: As quantias descontadas deverão ser recolhidas impreterivelmente até o

5º (quinto) dia útil do mês seguinte, após o efetivo desconto, através de guias próprias que serão encaminhadas pela entidade sindical profissional.

Parágrafo 2º: O desconto é de inteira responsabilidade da entidade sindical

profissional, sendo a empresa mera repassadora das importâncias descontadas.

CLÁUSULA 22 – RELAÇÃO NOMINAL

As empresas ficam obrigadas a remeter ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Rio do Sul e Região do Alto Vale do Itajaí – SINTIAVI, localizado à Alameda Aristiliano Ramos, 194 – sala 602, em Rio do Sul – SC, juntamente com a cópia do comprovante de recolhimento da contribuição confederativa, constando: relação de seus empregados, discriminando nomes, admissão, funções, salários e o valor do desconto individual e, se solicitadas por escrito na ocasião do pagamento da Contribuição Sindical Profissional.

CLÁUSULA 23 - RENEGOCIAÇÃO

Durante a vigência desta Convenção Coletiva, havendo necessidade, as partes de comum acordo poderão revê-la, firmando eventual termo aditivo.

Rio do Sul (SC), 16 de julho de 2014.

________________________________ ROGÉRIO BENTO

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Rio do Sul e Região do Alto Vale do Itajaí

(7)

_______________________________ IVAN CARLOS TONN

Presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Produtos de Cacau e Balas, Massas Alimentícias, Biscoitos,

Doces e Conservas Alimentícias de Blumenau

Testemunha:_________________________ Vilson Schulle

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, por meio da Gerência Executiva de EducaçãoProfi ssional – GEEP, no uso de suas

[r]

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição