• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - 1ª EDIÇÃO 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - 1ª EDIÇÃO 2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - 1ª EDIÇÃO – 2012

1.0 – DOS OBJETIVOS

A 1ª. Edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal será realizada pela

FEBRAFITE com o apoio das associações filiadas e outras entidades de classe parceiras e patrocinadoras, tendo por principais objetivos:

Valorizar, promover e premiar ações que envolvam matérias específicas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a importância social do tributo.

Incentivar o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos por meio de mecanismos de controle social, como forma de efetivo exercício da cidadania. Desenvolver atividades em parceria com suas associações filiadas e

Administração Pública de qualquer esfera de governo, no sentido de aperfeiçoar conhecimentos teórico-práticos referentes à Educação Fiscal em todos os

Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Incentivar mecanismos de aprendizagem com propósito de permitir ao cidadão o acompanhamento da correta aplicação dos recursos materiais colocados à

disposição da Administração Pública para atendimento das demandas sociais existentes.

Propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado por meio de atividades de educação fiscal.

2.0 – DOS PARTICIPANTES

Poderão participar do Prêmio Nacional de Educação Fiscal escolas estaduais, municipais, universidades, dentre outras pessoas jurídicas que desenvolvam,

diretamente, projetos voltados à área da Educação Fiscal em suas comunidades locais, excetuando-se entidades ligadas à categoria dos Fiscos.

3.0 – DA ABRANGÊNCIA DOS PROJETOS

Poderão ser inscritos projetos em desenvolvimento que abranjam as seguintes ênfases em Educação Fiscal, permitindo aspectos de transversalidades com outras áreas de formação ou de conhecimento, como por exemplo:

a – iniciação tributária – conceitos básicos de tributo; b – a importância social dos tributos;

c – atuação fiscal no Estado Brasileiro; d – o retorno dos tributos para a sociedade; e – acompanhamento das Contas Públicas;

f – a preservação do patrimônio público/combate ao vandalismo; g – combate à pirataria;

h – a exigência da Nota e do Cupom Fiscal, direito e dever; i – outras (justifique).

(2)

4.0 – DO CRONOGRAMA DA 1ª. EDIÇÃO

Em 2012, a execução do PRÊMIO obedecerá ao seguinte cronograma de desenvolvimento:

a – lançamento: 16 de maio de 2012;

b – período de divulgação e inscrição: de 17 de maio a 15 de agosto de 2012;

c – período de verificação pelas equipes técnicas: de 16 de agosto a 18 de setembro de 2012;

d – período de trabalho da Comissão Julgadora: de 19 de setembro a 15 de outubro de 2012;

e – divulgação nominal dos dez projetos inscritos com maior pontuação: 20 de outubro, no site do Prêmio;

f – solenidade de premiação: 20 de novembro de 2012, em Brasília/DF. 5.0 – DA INSCRIÇÃO

O prazo de inscrição, previsto no item a da seção anterior deste Regulamento, poderá ser prorrogado a critério e por ato do Comitê Técnico.

5.1 – Das Condições Gerais de Inscrição

5.1.1 – A inscrição dar-se-á por iniciativa dos órgãos/pessoas jurídicas interessadas, observadas as condições estabelecidas nesta seção, bem como o prazo de que trata o item b da seção anterior deste Regulamento.

5.1.2 – Os projetos inscritos deverão:

a) estar em execução na data da verificação in loco, desde que seja possível mensurar os resultados atingidos;

b) ter data de início e estimativa de término;

c) estimular a conscientização do valor social do tributo; e

d) estarem devidamente inscritos, com observância de todas as demais normas e condições previstas neste Regulamento.

5.1.3 – Não serão aceitas, sob qualquer condição, inscrições fora do período

estabelecido no item b da seção anterior deste Regulamento, salvo eventual decisão de prorrogação do prazo nos termos do estabelecido no item 5.0;

5.2 – Da Documentação de Inscrição

5.2.1 – A inscrição deverá conter os seguintes documentos:

1. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO (Anexo I), devidamente preenchido;

2. FICHA TÉCNICA DE PROJETO (Anexo II), devidamente preenchida, assinada pelo representante do órgão/pessoa jurídica interessada e acompanhada da seguinte documentação:

a) resumo do projeto;

b) recursos materiais utilizados no projeto.

5.2.2 – Caso haja a necessidade de outras informações, a Coordenação do Prêmio poderá entrar em contato para atendimento da solicitação desejada.

(3)

A inscrição do projeto processar-se-á nas seguintes etapas:

A – PREENCHIMENTO DO ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Mediante o preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO (Anexo I), a ser disponibilizado de 17 de maio a 15 de agosto de 2012,

exclusivamente via internet, pelo site www.premioeducacaofiscal.com.br ; B – PREENCHIMENTO DO ANEXO II - FICHA TÉCNICA DE PROJETO O preenchimento, bem como a documentação que a acompanha, devem ser

encaminhados no prazo máximo de 10 (dez) dias, contados da data da remessa eletrônica do Formulário de Inscrição de Projeto (Anexo I):

a) por processo de digitalização de imagens/vídeos, apensadas ao e-mail

premioedfiscal@febrafite.org.br, desde que com certificação digital da assinatura do responsável pelo órgão/pessoa jurídica interessada;

b) via correio ou em mãos, diretamente à sede da FEBRAFITE, no seguinte endereço: SRTVN QD. 702, Bl. “P”, Ed. Rádio Center, 1º andar, salas 1056/1057, Asa Norte, Brasília/DF. CEP: 70.719-900.

C - HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Mediante a apresentação, no prazo definido neste Regulamento, da FICHA TÉCNICA DE PROJETO (Anexo II), devidamente assinada pelo representante legal do

órgão/pessoa jurídica interessada, acompanhada da documentação a que alude o subitem 5.2.1 (nº 2), desta seção.

6.0 – DO COMITÊ TÉCNICO E DA COMISSÃO JULGADORA 6.1– Do Comitê Técnico

Ao Comitê Técnico compete:

a) Analisar e avaliar, em caráter preliminar e subsidiário, os projetos inscritos, observados os critérios e etapas definidos neste Regulamento;

b) Prestar assessoramento técnico à Comissão Julgadora.

O Comitê Técnico será constituído por até 03 (três) integrantes da carreira do Fisco Estadual/Distrital, Federal e Municipal, por Unidade da Federação com projeto inscrito no Prêmio e atuarão unicamente em regime de “trabalho voluntário”.

6.2 – Da Comissão Julgadora

Compete à Comissão Julgadora, observadas as normas estabelecidas neste Regulamento, o julgamento e seleção dos projetos premiados.

A Comissão Julgadora, de composição interinstitucional, será integrada por: representante da FEBRAFITE;

representante da ESAF;

representante do Ministério da Educação; representante da Câmara dos Deputados; representante do Senado Federal;

(4)

representante do Poder Judiciário;

representante da Ordem dos Advogados do Brasil; representante do Tribunal de Contas;

representante de entidades representativas do Fisco das três esferas de Poder. 6.2.1 – A Comissão Julgadora deverá ser constituída por 01 (um) representante de cada entidade acima elencada, respeitado o mínimo de 05 (cinco) participantes.

6.2.2 – Até o dia 15 de agosto do corrente ano será publicada a relação de

entidades/órgãos que comporão a Comissão Julgadora, vedada a identificação nominal de seus representantes.

7.0 – DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO

A entidade instituidora do PRÊMIO executará a avaliação dos projetos mediante a aplicação dos critérios e cumprimento das etapas estabelecidas nesta secção, através do trabalho exclusivo do Comitê Técnico, sendo que a definição e aplicação dos critérios são privativas da equipe avaliadora.

7.1 – Dos Critérios de Avaliação 7.1.1 – Do Diagnóstico:

Aferição da realização do diagnóstico da necessidade pública que ensejou a elaboração do projeto.

7.1.2 – Do Planejamento do Projeto:

Neste quesito serão avaliados as técnicas e os documentos relacionados à fase do planejamento do projeto inscrito pelo órgão/pessoa jurídica interessada participante, sendo considerados, por exemplo, a justificativa do projeto, a definição clara do objetivo geral e dos objetivos específicos, a definição de metas, o cronograma físico, o orçamento global do projeto, o cronograma de desembolso e a utilização de indicadores de resultado.

7.2 – Da Execução do Projeto

Neste quesito serão avaliadas as participações dos gestores e/ou responsáveis diretos do projeto, bem como a metodologia utilizada no gerenciamento do projeto, em especial nos aspectos técnicos, financeiros e contábeis.

7.3 – Do Acompanhamento e Controle

Neste quesito será examinada a metodologia de acompanhamento da execução e dos resultados do projeto, em especial a utilização de formulários, planilhas e programas de gerenciamento.

7.4 – Da Avaliação Qualitativa

Os resultados dos projetos inscritos deverão comprovar o atendimento dos objetivos propostos, por meio de documentos, tais como:

a) relatórios de progresso do projeto;

b) pesquisa de satisfação do público beneficiário; c) relatório da entidade financeira, se for o caso. 8.0 – DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO 8.1 – Da Pré-Análise dos Projetos:

Os projetos inscritos serão submetidos à análise preliminar com o objetivo específico de verificação do correto preenchimento dos quesitos e informações previstas na seção. 8.2 – Da Análise de Campo dos Projetos

(5)

A análise de campo será executada por equipe designada pela FEBRAFITE, ficando facultada à entidade instituidora do Prêmio, a realização de pesquisa de satisfação junto aos beneficiários diretos e população em geral onde se localiza a ação, para fins de complementação da avaliação do projeto analisado.

8.3 – Da Classificação dos Projetos

Após a análise de campo, o Comitê Técnico procederá, em caráter preliminar e subsidiário, a análise e avaliação dos projetos, organizando o rol daqueles que serão submetidos à Comissão Julgadora para avaliação final.

8.4 – Da Avaliação Final dos Projetos

Será procedida pela Comissão Julgadora com base nos critérios definidos nesta seção. 9.0 – DA PONTUAÇÃO

A pontuação máxima atribuível aos projetos será de 100 pontos divididos da seguinte forma:

30 pontos – referente à inovação e criatividade; 20 pontos – sustentabilidade;

10 pontos - números de publicações, se houver;

20 pontos - referente ao número de atividades já executadas;

10 pontos - número de beneficiários diretos já atendidos pelo projeto (estudantes);

10 pontos - número de pessoas envolvidas ou atendidas (educadores). 10.0 – DA PREMIAÇÃO

Serão agraciadas com Certificado de Reconhecimento as 10 (dez) melhores iniciativas selecionadas pela Comissão Julgadora.

Serão contemplados ainda, dentre as selecionadas, as três melhores conforme deliberado pela Comissão Julgadora com o Troféu PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL e com a seguinte premiação financeira:

1º - Colocado – R$ 15,000.00 (quinze mil Reais) 2º - Colocado – R$ 10,000.00 (dez mil Reais) 3º - Colocado – R$ 5,000.00 (cinco mil Reais)

A coordenação do Prêmio irá convidar 01 (um) representante dos órgãos/pessoas jurídicas das dez primeiras selecionadas para participar da solenidade de premiação que ocorrerá no dia 20 de novembro de 2012, em Brasília-DF, com custos por conta da organização do Prêmio.

11.0 – DA PERIODICIDADE DAS EDIÇÕES

O PRÊMIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL poderá ser realizado por prazo indeterminado.

12.0 – DA DIVULGAÇÃO

Os participantes cedem automaticamente à entidade instituidora, sem exclusividade, em caráter não oneroso e por prazo indeterminado, o direito de divulgação dos projetos inscritos e apresentados para efeito de concorrer ao PRÊMIO NACIONAL DE

(6)

EDUCAÇÃO FISCAL – Edição 2012, nos sites das entidades filiadas, apoiadoras e também em revista alusiva ao prêmio.

A cessão de direitos de que trata o item anterior abrange o direito de veiculação na mídia impressa, televisiva, em emissoras de rádio, sites na internet, congressos, seminários, cursos e outros meios de comunicação social, inclusive publicação em qualquer idioma e lugar, e, em especial o direito de reprodução dos projetos. 13.0 – DOS RESULTADOS

O rol dos projetos premiados e os resultados mensurados de cada projeto avaliado serão formalizados em documentos próprios pela entidade instituidora em sua sede na cidade de Brasília/DF.

A FEBRAFITE manterá um Banco de Dados contendo todas as informações sobre os projetos inscritos.

14.0 – DO REGULAMENTO DA EDIÇÃO 2012 14.1. Das informações sobre o Regulamento

Todas as informações sobre este Regulamento poderão ser obtidas no: a. site: www.premioeducacaofiscal.com.br;

b. e-mail: premioedfiscal@febrafite.org.br; c. Telefone: (61) 3328-1486 / 2907.

15.0 – DAS OMISSÕES DO REGULAMENTO

Referências

Documentos relacionados

20º A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos deverá ser paga juntamente com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, em

No caso da colheita totalmente mecanizada, as plantas são ceifadas e enleiradas mecanicamente por um ceifador acoplado a um trator e, do mesmo modo do sistema anterior, ficam de 7 a

A Comissão Nacional do Descobrimento (que vem dando palestras, inclusive em Santa Cruz Cabrália) também vem se aproximando dos índios a fim de anunciar a festa

a) Determinar a prevalência de obesidade, asma e asma grave em crianças e adolescentes da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e verificar possíveis associações entre a obesidade

74 Nas seguintes 3 tabelas, apresentam-se os deslocamentos mínimos e máximos, obtidos para uma malha com o número de elementos finitos variável, tal como os instantes em

eringmaterialsabstracts Referenciais com resumos Cobre a literatura especializada em materiais de construção e suas aplicações como polímeros, cerâmicas e materiais

Em terceiro lugar, o fenômeno da “família fechada nela mesma”, identificado em algumas famílias8, em que havia uma interdição dos fi- lhos de brincar com outras crianças na rua