• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA EDITAL Nº11/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA EDITAL Nº11/2018"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

EDITAL Nº11/2018

1 ABERTURA

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul torna público as condições que regem o processo seletivo de ingresso no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) – Mestrado Profissional, a ser realizado na Cidade Universitária – Caxias do Sul, a partir do dia 28 de janeiro de 2019. 2 INSCRIÇÕES

2.1.Período

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 28 de janeiro a 1º de março de 2019.

2.2.Taxa

O valor da taxa relativa à inscrição, é R$ 102,00 (cento e dois reais). 2.3.Documentação

Os documentos necessários à realização da inscrição para o Programa de Pós-Graduação em História são os seguintes:

Formulário de inscrição preenchido online e cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição; Original/Cópia do diploma de Graduação (dispensados para egressos da UCS).

Original/Cópia do histórico escolar da Graduação (dispensados para egressos da UCS). Original/Cópia do diploma de Pós-Graduação (se houver);

Cópia do RG e CPF ou carteira de habilitação;

Cópia de certidão de nascimento, casamento ou divórcio.

Currículo Lattes/CNPq (comprovantes das produções informadas); Pré-projeto, conforme modelo disponível na página do programa.

A documentação deverá ser entregue por um dos seguintes meios: − Presencialmente na Central de Atendimento, no Campus-Sede, em Caxias do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min (sem fechar ao meio dia);

Por correio, via Sedex, postado até 5 dias antes do término do período de inscrição, para o seguinte endereço:

Universidade de Caxias do Sul - Central de Atendimento Inscrição no (indicar o nome do curso no qual deseja ingressar) Rua: Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Petrópolis-CEP: 95070-560 -Caxias do Sul - RS

(2)

3 VAGAS

São oferecidas 17 vagas na área de concentração de Ensino de História que serão distribuídas a critério do Colegiado do Programa nas seguintes linhas de pesquisa: a) Fontes e acervos na pesquisa e docência em História; b) Linguagens e cultura no ensino de História.

4 CANCELAMENTO DE OFERTA DO CURSO

A Universidade reserva-se o direito de não realizar o processo seletivo de que trata o presente Edital caso o número de inscritos seja considerado insuficiente para a realização do curso.

A comunicação referente à eventual suspensão do processo seletivo será feita no dia 4 de março de 2019, através do e-mail informado no formulário de inscrição, ficando, neste caso, assegurada a devolução dos valores referentes à inscrição no processo seletivo.

5 SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Os candidatos ao Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional – serão selecionados mediante avaliação da prova escrita, do currículo Lattes/CNPq, da proposta de trabalho em pós-graduação e entrevista.

5.1 Prova escrita

A prova escrita será realizada no dia 11 de março de 2019, às 14 horas, na sala 208, do Bloco H, Cidade Universitária, e terá caráter eliminatório para a etapa seguinte do processo seletivo, composto pela entrevista, análise de currículo Lattes/CNPq e da proposta de trabalho em pós-graduação, pela Comissão de Seleção. A prova escrita terá duração de 4 horas (quatro horas).

5.2 Proposta de trabalho

A proposta de trabalho é documento expositivo e descritivo, configurando objetivamente a proposta intelectual que o candidato se propõe a desenvolver no Programa de Pós-Graduação. O texto deve ser apresentado conforme roteiro proposto no anexo A do Edital.

5.3 Arguição oral, pré-projeto e análise de currículo

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em História realizará entrevista com os candidatos aprovados na prova escrita, entre os dias 13 e 14 de março de 2019, na sala 208 do Bloco H. O horário das entrevistas será informado ao candidato pela secretaria do Programa através de e-mail. A entrevista consistirá no exame da formação acadêmica do candidato, da sua proposta de investigação e da sua potencialidade para a produção de conhecimento científico.

5.4 Temas da Prova Escrita (será sorteado um destes temas para a prova escrita). 1. Ensino de História, currículo e políticas

2. Ensino de História e temas transversais

3. Práticas de memória, patrimônio e ensino de História 4. História e cultura digital

(3)

5.5 Bibliografia básica

ABREU, Marta e SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.

BARROSO, Vera Lucia Maciel et. all. (org). Ensino de História -Desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: Exclamação: ANPUH/rs, 2010

BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GOMES, Luana Barth. A temática indígena na escola: ensaios de educação intercultural. Currículo sem Fronteiras,. 12, n.1, pp. 53-69, Jan/Abr 2012.

FONSECA, Thais Nívea de Lima e. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LAVILLE, Christian. “A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.19, n.38, p. 125-138. 1999.

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros e MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

MONTEIRO, Ana Maria. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & ensino, Londrina, v. 9, p. 37-62, ou!. 2003.

MONTEIRO, Ana Maria; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr., 2011.

ROCHA, Helenice, MAGALHÃES, Marcelo, CONTIJO, Rebeca (org). O ensino de História em questão: cultura histórica, usos do passado – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

Revista História Hoje v. 5, n. 9 (2016).

MALERBA, Jurandir; Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 37, nº 74 (2017). http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472017v37n74-06

PACINI, Henrique Ferreira; Lobo em pele de cordeiro: novas roupagens e velhas atitudes no Ensino de História proposto pela BNCC. Revista História & Ensino. Londrina, v.23, nº 1 (2017). http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/24467

Entrevista com Dr. Keith Casey Barton h tt ps://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/4444 MAIA, Tatyana de Amaral; ALVES, Luís Alberto Marques; HERMETO, Miriam; RIBEIRO, Cláudia Sofia Pinto (Org.). (Re)Construindo o passado: o papel insubstituível do ensino da História. Porto Alegre: EdiPUCRS; Porto: CITCEM, 2016. 286 p. Revista História Hoje v. 3, n. 6 (2014).

(4)

ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina B.; PACIEVICH, Caroline (orgs.). Memória, sensibilidades e saberes. Campinas, SP: Alínea, 2015.

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1. Divulgação do resultado final

A divulgação do nome dos candidatos selecionados para ingresso no Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional, no limite de vagas estabelecido, será feita no dia 15 de março de 2019, através da página do PPGHIS, no site da UCS.

6.2. Convocação dos candidatos selecionados

No caso de não efetivação da vaga de todos os candidatos selecionados, serão chamados a preencher as vagas remanescentes os candidatos classificados como suplentes pela Comissão de Seleção.

A convocação será feita através de telefonema ou e-mail constante na ficha de inscrição ao Curso. 7. CONFIRMAÇÃO DA VAGA

A confirmação da vaga deverá ser efetuada junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação, mediante matrícula nas disciplinas oferecidas pelo Programa, na sala 222 do Bloco H, Cidade Universitária, no período de 18 a 21 de março de 2019, no horário das 14 h às 17 h/ 18 h às 21 h, período após o qual a ausência de manifestação será registrada como desistência.

8. VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo, objeto do presente Edital, é válido somente para o ingresso na Turma 07 do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em História que terá início no primeiro semestre de 2019.

Caxias do Sul, 20 de novembro de 2018.

Dr. Juliano Rodrigues Gimenez Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(5)

Modelo do Pré-Projeto

Área Temática

Delimitação do tema

(De maneira sucinta descrever introdutoriamente a proposta de pré-projeto)

(Até 200 palavras) Objetivos

(Objetivo geral e os objetivos específicos da pesquisa)

(Até 150 palavras) Justificativa

(O que justifica o projeto, salientando as lacunas a respeito do tema. Estabelecer relação com a linha de pesquisa selecionada).

(Até 500 palavras) Revisão bibliográfica

(Fazer uma breve revisão do que já foi escrito sobre o tema, quer nos aspectos mais abrangentes como específicos)

(Até 500 palavras) Fontes

(Descrição das fontes e/ou bases empíricas da pesquisa)

(Até 300 palavras) Fundamentação teórica

(Bases teórico-metodológica da pesquisa. Como metodologicamente pretende levar a pesquisa.)

(Até 400 palavras) Referências Bibliográficas

Referências

Documentos relacionados

Rio de Janeiro: Instituto Memória Musical Brasileira, 2011.. Chiquinha Gonzaga: uma história de

3 — Caso o prazo previsto no n.º 1 não seja cumprido, poderão os conselhos diretivos das regiões tomar medidas para minimizar o atraso consequente e o prejuízo para a

No entanto, um número bastante alto de estudantes (1.678) assinalou como correta a proposição 08, a qual descreve a forma “pudo” a partir de três explicações incorretas,

Após a intubação, os animais foram ventilados em modo volume controlado (VCV) com volume corrente de 6 ml∙kg -1 , frequência respiratória (FR) de 90 irpm em ar ambiente,

11.6 Verificação da resistência axial dos insertos metálicos embutidos em material sintético Este ensaio deve ser realizado de acordo com o especificado na norma EN 50298,

ROXY RETIRA TONINHO CAMPOS SAO VICENTE SHOPPING ITAIM RETIRA Multimovie Cinematográfica Ltda SÃO PAULO RESERVA CULTURAL MCR RESERVA CULTURAL DE CINEMA SÃO PAULO HSBC BELAS ARTES

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que

Ess a membrana é formada por um grande número de camadas de celulose finas e cresce em espes sura Os vasos de CB produzidos neste trabalho 4 mm de diâmetro e 1,2 ± 0, 3 mm