• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CAPÍTULO I – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º. Este Regulamento estabelece as regras e os procedimentos para a elaboração, o depósito e a defesa do trabalho de conclusão do curso de graduação em Direito (TCC), de acordo com as normas aplicáveis do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNA, as normas gerais da instituição sobre TCC e o projeto pedagógico do curso de Direito.

Art. 2º. A conclusão do curso de graduação em Direito e a expedição do respectivo diploma dependem do cumprimento de todo o currículo pleno, com aproveitamento adequado, incluindo a aprovação nas disciplinas relativas ao TCC.

Art. 3º. O TCC consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área jurídica, em formato monográfico, e tem por objetivo propiciar aos alunos do curso de graduação em Direito a oportunidade de demonstrar o grau de habilitação adquirido durante o curso, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, a consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica do Direito.

Art. 4º. As atividades relacionadas ao TCC serão desenvolvidas por meio de três disciplinas, organizadas da seguinte forma, de acordo com as regras gerais da UNA:

I – No 8º período, o aluno cursará “TCC Projeto”, disciplina antes denominada “Metodologia da Pesquisa Jurídica”.

II – No 9º período, o aluno cursará “TCC Orientação 1: Direito”, disciplina antes denominada “Monografia I”. III – No 10º período, o aluno cursará “TCC Defesa”, disciplina antes denominada “Defesa de Monografia”. Art. 5º. O cronograma de atividades das três disciplinas seguirá o calendário institucional UNA para TCC, que será divulgado pelo professor gestor para cada turma no início do semestre letivo.

§1o Os prazos constantes do calendário são definitivos. Ao encerrar o prazo de uma atividade, não há reposição ou substituição para novas postagens.

§2º O horário de postagem de cada atividade prevista se encerra às 22:35.

§3o Em caso de modificação do calendário, este prevalece em relação ao disposto nesta resolução.

Art. 6º. O TCC deve ser elaborado de acordo com os critérios estabelecidos no “Manual de Trabalhos Monográficos” disponível na biblioteca e no site do Centro Universitário UNA e/ou em conformidade com as regras da ABNT, considerando-se:

a) a estrutura formal do trabalho;

b) a formatação de apresentação gráfica;

c) as regras gerais de apresentação de referências; d) as regras gerais de citações.

Art. 7º. Durante a elaboração da Monografia, nas disciplinas “TCC Orientação” e “TCC Defesa”, o aluno contará com a orientação do professor orientador escolhido durante a disciplina de “TCC Projeto”. Além do professor orientador, a coordenação de curso indicará um professor gestor para acompanhar o andamento das atividades.

(2)

§1o As orientações serão realizadas por Hangouts, e-mail ou presencialmente e serão registradas pelo professor no sistema disponibilizado pela instituição.

§2o. Em caso de necessidade de mudança do tema do trabalho e/ou do orientador, a solicitação fundamentada deve ser encaminhada ao professor gestor de TCC, que avaliará sua pertinência e possibilidade.

§3o. Pequenas modificações no conteúdo que não comprometam a linha básica do projeto não são consideradas mudança de tema.

CAPÍTULO II – DA DISCIPLINA DE TCC PROJETO

Art. 8º. A elaboração do projeto de TCC (“Projeto”) será realizada no âmbito da disciplina “TCC Projeto”, de caráter presencial e carga horária de 40 (quarenta) horas/aula, sob o acompanhamento de um professor designado para a disciplina pela Coordenação de Curso.

Art. 9º. No início do semestre letivo, o aluno matriculado nesta disciplina, com auxílio do professor da disciplina, escolherá o tema a ser pesquisado, em qualquer área jurídica, e convidará um docente integrante dos quadros do Centro Universitário UNA para orientá-lo no TCC.O prazo para que o aluno escolha seu orientador deve ser marcado pelo professor da disciplina de “Projeto de TCC”.

Parágrafo único - Para formalizar o vínculo da orientação, o aluno deverá preencher e entregar ao professor desta disciplina, até a data divulgada no início do semestre, um formulário, denominado “Termo de Aceite de Orientação” (Anexo I), contendo informações sobre o tema da pesquisa e as assinaturas do orientando e do orientador.

Art. 10. No decorrer do semestre letivo, o aluno desenvolverá o Projeto sob a orientação do professor da disciplina, que estabelecerá prazos para entrega do projeto de acordo com o calendário institucional.

Art. 11. O Projeto deve conter, no mínimo, a seguinte estrutura I. Apresentação

II. Justificativa III. Problema IV. Hipótese

V. Objetivos gerais e específicos; VI. Metodologia

VII. Cronograma VIII. Bibliografia.

Art. 12. A distribuição de pontos da disciplina será feita em três etapas: I. Avaliação processual no total de 30,0 pontos

II. Avaliação da versão intermediária do projeto em 30,0 pontos III. Avaliação da versão final do projeto em 40,0 pontos

§1o. Deve ser rejeitado o Projeto que esteja incompleto.

§2º. Não há Prova Alternativa na disciplina de “TCC Projeto”.

§3º. Os casos de APD da disciplina de “Projeto TCC” devem seguir as regras da UNA para disciplinas presenciais.

(3)

Art. 13. O professor da disciplina “TCC Projeto” avaliará e atribuirá nota à versão final do Projeto entregue pelo aluno, promoverá o lançamento da nota no sistema e, em seguida, devolverá o Projeto ao aluno. Parágrafo único - Ao final do semestre letivo, o professor da disciplina “Projeto TCC” entregará à Coordenação do Curso de Direito somente o Termo de Aceite de Orientação de cada aluno.

CAPÍTULO III – DA DISCIPLINA DE TCC ORIENTAÇÃO 1: DIREITO

Art. 14. A disciplina “TCC Orientação” servirá à elaboração de parte do TCC, a conclusão do trabalho acontecerá na disciplina “TCC Defesa”.

Art. 15. A disciplina “TCC Orientação” será avaliada em 100 pontos, sendo divididos em 4 etapas:

I. Atividade avaliativa 1, avalia o processo de realização do TCC, a cargo do professor gestor, em 15,0 pontos.

II. Atividade avaliativa 2, avalia o processo de realização do TCC, a cargo do professor orientador, em 35,0 pontos.

III. Atividade avaliativa 3, da versão preliminar da monografia depositada na 9ª semana de atividades, a cargo do professor orientador, em 25,0 pontos

IV. Atividade avaliativa 4, da versão final da monografia depositada na 19º semana de atividades, a cargo do professor orientador, em 25,0 pontos.

§1º Não há Prova Alternativa na disciplina de TCC Orientação.

§2º Casos de APD em “TCC Orientação” devem ser encaminhados ao Colegiado de Curso que decidirá sobre sua pertinência.

Art. 16. A aprovação na disciplina “TCC Orientação” é pré-requisito para matrícula na disciplina “TCC Defesa”.

CAPÍTULO IV – DA DISCIPLINA DE TCC DEFESA

Art. 17. No decorrer da disciplina “TCC Defesa”, o aluno finalizará seu trabalho e o defenderá diante de uma banca.

§1º O aluno terá da 1ª à 10ª semana de aula para completar e finalizar o trabalho monográfico.

§2º O depósito do TCC será realizado na 11ª semana de aula. Após o depósito o professor avalia a possibilidade de autorização da banca.

§3º As bancas serão agendadas na 13ª semana e ocorrerão entre a 14ª e a 19ª semanas de aula.

Art. 18. A disciplina “TCC Defesa” será avaliada em 100 pontos, sendo divididos em 4 etapas:

I. Atividade avaliativa 1, avalia o processo de realização do TCC, a cargo do gestor, em 15,0 pontos. II. Atividade avaliativa 2, avalia o processo de realização do TCC, a cargo do professor orientador, em

35,0 pontos.

III. Atividade avaliativa 3 é realizada pela banca e se refere à parte escrita da versão final e completa da monografia, em 25,0 pontos

IV. Atividade avaliativa 4 é realizada pela banca e se refere à apresentação oral da versão final e completa da monografia, a cargo da banca, em 25,0 pontos.

(4)

§2º Casos de APD em TCC Orientação devem ser encaminhados ao Colegiado de Curso que decidirá sobre sua pertinência.

Art. 19. O depósito da versão final e definitiva do TCC pelos alunos matriculados na disciplina de “TCC Defesa” deve ser feito da seguinte forma:

(i) 1 (uma) via digital será enviada por meio do sistema disponibilizado pela UNA para realização do TCC.

(ii) 4 (quatro) vias impressas deverão ser entregues à Coordenação de Curso, acompanhadas dos seguintes documentos: 1) formulário de depósito de TCC (Termo de Depósito, Anexo II) e 2) “Termo de Autorização da Biblioteca” (Anexo III)

§1º. O depósito somente estará completo com a entrega das versões impressas e digital do TCC. Não são aceitos depósitos intempestivos.

§2º. Após o depósito, não será aceita a substituição ou qualquer modificação do teor do TCC, sendo facultada, contudo, a apresentação de simples errata, desde que entregue à Coordenação de Curso com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência da data designada para defesa do TCC.

Art. 20. As bancas de TCC serão agendadas pelo gestor da disciplina.

§1º As bancas serão compostas por três professores, sendo um professor orientador, que presidirá a sessão de defesa, e os outros dois, professores convidados.

§2º Na hipótese de desligamento do professor orientador, a defesa ocorrerá perante os 3 (três) professores convidados, sendo que um deles deverá ser indicado pelo aluno como professor orientador, no momento do agendamento da banca.

Art. 21. A sessão de defesa do TCC terá, no máximo, 1 (uma) hora de duração e obedecerá ao seguinte procedimento:

(i) O presidente da banca (orientador) fará a abertura da sessão e passará a palavra ao aluno. (ii) O aluno terá, no máximo, 15 (quinze) minutos para apresentar seu trabalho, destacando o

problema, a metodologia utilizada, os tópicos mais importantes e/ou polêmicos e as conclusões alcançadas.

Eem seguida, cada membro da banca terá, no máximo, 10 (dez) minutos para suas considerações e a argüição do aluno.

(iii) Ao final, o aluno terá 10 (dez) minutos para suas considerações finais.

Parágrafo único. Durante sua apresentação, o aluno poderá utilizar equipamento audiovisual e outros recursos didáticos, devendo, para tanto, providenciar, junto com o professor orientador, a reserva prévia do equipamento junto ao setor competente do Centro Universitário UNA.

Art. 22. Os membros da banca examinadora deverão tomar por base para avaliação do TCC os seguintes critérios

(i) Avaliação da parte escrita, representando 25 (cinquenta) pontos, em que serão verificadas: a relevância científica do tema, a formulação adequada do problema, a confiabilidade dos dados e

(5)

fundamentos apresentados, argumentação, qualidade da bibliografia utilizada, redação, estilo e apresentação técnica do texto e conclusão;

(ii) Avaliação da apresentação oral, somando 25 (cinquenta) pontos, em que serão verificados: o domínio em relação ao conteúdo do trabalho escrito quanto à clareza, precisão e segurança, os recursos didáticos utilizados na apresentação, respostas adequadas às questões formuladas, domínio em relação à organização e seqüência das informações mais importantes (assunto, problema, objetivo, metodologia, argumentação e conclusão).

Art. 23. Ao final da sessão de defesa, o professor orientador redigirá uma Ata de Defesa de Monografia (Anexo IV)

Parágrafo único. A Ata da Defesa, assinada pelos examinadores e orientador e contendo a nota final obtida pelo aluno, deverá ser entregue pelo aluno, no prazo de até 02 (dois) dias após a realização da defesa, à Coordenação do Curso de Direito, que repassará ao professor gestor para lançamento da nota. Art. 24. As defesas de TCC serão públicas.

§ 1o. Será estimulada a participação de outros alunos, na qualidade de ouvintes, que farão jus a certificado, para fins de cômputo de sua participação como Atividade Complementar.

§ 2o. A participação em cada defesa de TCC conferirá ao aluno 1 (uma) hora de Atividade Complementar. É da responsabilidade do aluno entregar a Ata de Defesa da Monografia à Coordenação das ACG’s para a contagem da hora.

CAPÍTULO V – DO PROFESSOR ORIENTADOR E DO PROFESSOR GESTOR

Art. 25. A orientação do TCC é atividade exclusiva dos professores do Centro Universitário UNA.

Parágrafo único. Cada professor poderá ter, no máximo, 7 (sete) orientandos por semestre letivo, somados os que se encontram matriculados em “TCC Orientação” e em “TCC Defesa”.

Art. 26. O professor orientador tem, entre outros, os seguintes deveres específicos nas disciplinas de “TCC Orientação” e “TCC Defesa”:

I. Frequentar as reuniões convocadas pela Coordenação do Curso de Direito para discussão dos trabalhos sob sua orientação;

II. Atender seus orientandos para discussão da elaboração do TCC, observando o calendário institucional;

III. Registrar as orientações no sistema relativo às disciplinas;

IV. Examinar os relatórios parciais que lhe forem entregues por seus orientandos e apresentar suas considerações;

V. Participar das defesas de TCC para as quais estiver designado, em especial as de seus orientandos;

VI. Presidir as sessões de defesa de TCC de seus orientandos, redigir e assinar as atas. VII. Repassar ao professor gestor as notas auferidas por seus orientandos no prazo estipulado.

(6)

Art. 27. O professor gestor tem, entre outros, os seguintes deveres específicos nas disciplinas de “TCC Orientação” e “TCC Defesa”:

I. Detalhar aos alunos matriculados a organização e o cronograma das disciplinas; II. Sanar eventuais dúvidas dos alunos em relação às disciplinas;

III. Acompanhar, pelo sistema, o andamento das atividades previstas; IV. Agendar e divulgar as bancas de TCC;

V. Lançar as notas dos alunos no sistema.

CAPÍTULO VII – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28. A constatação de plágio ou qualquer outro procedimento que caracterize não autoria por parte do aluno, no projeto ou na monografia, resultará em reprovação na disciplina em curso e encaminhamento às providências legais, conforme Portaria UNA 01/2010 – Trabalho de Conclusão de Curso.

Art. 29. As disposições constantes deste Regulamento aplicam-se a todas as grades curriculares em vigor no Curso de Direito do Centro Universitário UNA, com as eventuais adaptações que se fizerem necessárias. Art. 30. Os casos omissos serão decididos pela Coordenação do Curso de Direito, de acordo com as normas do Centro Universitário UNA e as disposições legais aplicáveis, podendo estas serem levadas também ao Colegiado do Curso de Direito.

Art. 31. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação.

(7)

ANEXO I

TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

Nome do aluno: ______________________________________________________________ RA: _______________________________ Período: ____________ Turma: _____________ Tel. Residencial: ____________________ Tel. Celular: _____________________________ TEMA DA MONOGRAFIA: ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ____________________________________________________ NOME DO ORIENTADOR: Prof. _______________________________________________________________________ Belo Horizonte, ____ de ___________________ de 20____. ___________________________ _____________________________

Assinatura do(a) aluno(a) Assinatura do(a) prof. orientador(a)

RECIBO

Recebemos do aluno ___________________________________________________________, RA n. ________________, o projeto de monografia intitulado ___________________________ ______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________, a ser orientado pelo Prof. ________________________________________________________.

(8)

ANEXO II

TERMO DE DEPÓSITO DE MONOGRAFIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO DE DIREITO

ALUNO(A): ___________________________________________________________________________

RA: __________________Turno: ________________ Período: ________ Turma: _________

Tels: ________________________________ E-mail: _________________________________________

Orientador: PROFESSOR(A)______________________________________________________________

TÍTULO DA MONOGRAFIA: ______________________________________________________________

EU, PROFESSOR ORIENTADOR, AUTORIZO O DEPÓSITO DA MONOGRAFIA DO ALUNO SUPRA MENCIONADO.

Assinatura do Prof. Orientador: _________________________________________________________

A ser preenchido pela Secretaria:

Na presente data, o aluno apresentou à Secretaria da Coordenação do curso de Direito os seguintes documentos:

( ) Termo de Autorização – permissão, pelo aluno, de disponibilização da monografia na biblioteca ( ) Monografia em 4 (quatro) vias impressas.

Belo Horizonte, ______ de ________________________ de ___________.

Assinatura do aluno: _______________________________________________________

= P R O T O C O L O =

TERMO DE DEPÓSITO DA MONOGRAFIA

Aluno(a): __________________________________________________ RA _________________

(9)

ANEXO III

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A BIBLIOTECA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Eu, __________________________________________________ - RG:__________________ CPF: __________________ - E-Mail: _________________________ - Tel.: _______________

□ Professor □ Funcionário

□ Aluno Graduação □ Aluno Pós-Graduação □ Outros:______________

do curso _________________________________________________________________, do Centro Universitário UNA, na qualidade de titular dos direitos autorais da obra já concluída e entregue e cujo título em português é:

________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

e em inglês é: (obrigatório somente para teses e dissertações de mestrado)

________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Defendido(a) no ano ___________, que se encontra no seguinte formato:

□ Tese de doutorado □ Monografia de especialização □ Artigo periódico

□ Dissertação de mestrado □ Trabalho conclusão de curso □ Outros: _____________.

Com base no disposto na Lei Federal Nº 9160, de 19 de fevereiro de 1998: AUTORIZO ( )

NÃO AUTORIZO ( )

O Centro Universitário UNA, através da Biblioteca, a disponibilizar gratuitamente, em seu banco de dados, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral do trabalho de minha autoria, em formato digital, para fins de leitura e/ou impressão pela internet, a partir desta data. Possibilitando a retirada de circulação ou suspender qualquer forma de utilização já autorizada quando assim eu desejar.

Local: _______________________________________________ - Data: _____/_____/______ Assinatura: __________________________________________________________________ Nome do orientador: _______________________________________ - RG:_______________ CPF: ________________ - E-Mail: ___________________________ - Tel.: ________________

(10)

ANEXO IV

ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CURSO DE DIREITO Nome do aluno: ______________________________________________________________________________________ Título do TCC: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Data da banca: _____/_____/__________ Horário da Banca: _____h_____ Nome e Assinatura do Orientador:

_________________________________________ - ________________________________ Nome e Assinatura dos membros da banca:

_________________________________________ - ________________________________ _________________________________________ - ________________________________ Notas:

Trabalho escrito: ________________ (de 0 a 25 pontos) Apresentação: _________________ (de 0 a 25 pontos)

TOTAL: ___________________ (de 0 a 50 pontos)

Assim, o aluno referido acima foi considerado: APROVADO REPROVADO Observações: __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

OBS: O ALUNO deve entregar esta ata na Secretaria da Coordenação de Curso, logo após a defesa, para que a nota da mesma lhe seja atribuída no Sistema SOL.

(11)

=P R O T O C O L O =

ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aluno(a): _____________________________________________________________________ [A ser preenchido pelo Setor de Coordenação]

Referências

Documentos relacionados

A experiência realizada atualmente na cidade de Concordia, Entre Rios, Argentina, está relacionada com a geração de processos inclusivos, baseada no reforço da produção

subsequente, sendo o momento de referência dessa valorização as 17 horas para a generalidade dos instrumentos financeiros (valores mobiliários, mercado monetário, ETFs e derivados)

Deus quer que o homem seja restabelecido em seu primeiro estado, isto é, que não haja nada na carne que se oponha a seu espírito; o que São Paulo exprime assim (1 Ts 4, 3): Pois é

Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos referente à imagem

Os resultados deste trabalho de acompanhamento de pacientes submetidos ao selamento de tecido cariado em lesões profundas de cárie, com uma taxa de sucesso de

" Tomou , pois , Jeremias o outro rolo e o deu a Baruque , filho de Nerias , o escrivão , o qual escreveu nele  , ditado por Jeremias , todas as palavras do livro que Jeoaquim ,

Sabe-se que a energia gerada a partir do bagaço da cana de açúcar possibilita a diminuição dos riscos provenientes da falta de energia em virtude de uma seca prolongada,

Medidas de segurança e precauções O funcionamento seguro é possível quando, durante o funciona- mento simultâneo do exaustor e do aparelho de combustão aberta no mesmo espaço ou