• Nenhum resultado encontrado

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE OFICINAS, CURSOS E WORKSHOPS PARA O CENTRO DA JUVENTUDE DE ALVORADA

PROGRAMA DE OPORTUNIDADES E DIREITOS TERMO DE COLABORAÇÃO N. 156/2017

A Associação Afro-Cultural e Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo, Organização da Sociedade Civil, sediada na Rua Guia Lopes, 775, Bairro a Porto Alegre, município de Alvorada, RS, CEP 94850-560, torna público a Seleção de Propostas de Oficinas, Cursos e Workshops para o Centro da Juventude de Alvorada para compor a grade de atividades de formação do referido Centro, a serem executadas no município de Alvorada / Rio Grande do Sul, no âmbito do Termo de Colaboração Nº 156/2017, firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Associação São Jerônimo.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente chamada pública será regida por este edital e executado pela Equipe do Centro da Juventude de Alvorada.

1.2. Os proponentes de Oficinas, Cursos ou Workshops selecionados serão chamados para uma apresentação da proposta e do funcionamento do Centro da Juventude de Alvorada, após o término do Processo Seletivo. É requisito obrigatório para a contratação dos profissionais e suas propostas a participação na referida atividade.

1.3. As atividades e carga horária das propostas de Oficinas, Cursos ou Workshops deverão ser desenvolvidas prioritariamente nas instalações do Centro da Juventude de Alvorada, localizado na Rua Fátima, Nº 5, Bairro Maria Regina, município de Alvorada. 1.4. A íntegra do Edital estará disponível no site da Associação São Jerônimo www.associacaosaojeronimo.com.br e na Sede do Centro da Juventude de Alvorada, localizado na Rua Fátima, No 5, Bairro Maria Regina, Alvorada – RS.

1.5. O presente processo seletivo seguirá o seguinte cronograma geral:

PROCEDIMENTO DATA

Publicação do Edital da Chamada Pública 18/09/2017

Período para o envio das Propostas de Oficinas, Cursos e ou Workshops

18/09/2017 a 24/09/2017

(2)

Análise das Propostas de Oficinas e/ ou Cursos 25/09/2017 a 27/09/2017

Publicação das Propostas de Oficinas e/ou Cursos Selecionadas 28/09/2017

Homologação dos Resultados 30/09/2017

Início das Atividades 02/10/2017

2) OBJETO E OBJETIVOS DO EDITAL

2.1. Objeto: Seleção de Propostas de Oficinas, Cursos e Workshops para o Centro da Juventude de Alvorada para compor a grade de atividades de formação do referido Centro, a serem executadas no município de Alvorada / Rio Grande do Sul, no âmbito do Termo de Colaboração Nº 156/2017, firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Associação São Jerônimo como parte integrante do POD – Programa de Oportunidades e Direitos.

2.1. Objetivos Específicos:

a. Proporcionar ambiência e relações de cuidado e formação de jovens em situação de risco e/ou vulnerabilidade social por meio da estruturação do Centro da Juventude e uma grade de atividades atraente, dinâmica, de linguagens modernas e múltiplas;

b. Consolidar o Centro da Juventude de Alvorada como um espaço de convivência, de ações educativas, de qualificação profissional, de elevação de escolaridade de orientação profissional e de encaminhamento para serviços de atenção às juventudes de Alvorada;

c. Selecionar propostas educativas voltadas ao desenvolvimento pessoal, esportes, lazer, artes, cultura, criação, expressão corporal, métodos alternativos de resolução de conflitos e promoção de diversidades, direitos humanos, identidades, saúde, sexualidades, drogas e redução de danos e cidadania, beneficiando pelo menos 300 jovens referenciados no território da Salomé, Tupã, Maria Regina, Cedro Umbu, 11 de abril, Tijuca e Sítio dos Açudes;

d. Selecionar propostas que desenvolvam ações de apoio à conclusão do ensino fundamental e médio, reforço escolar (português, redação, matemática, física, química, etc.) e línguas estrangeiras;

(3)

e. Selecionar propostas que desenvolvam formação para inserção do jovem no mundo do trabalho, formação em empreendedorismo e economia solidária e/ou criativa.

3) QUEM PODE PARTICIPAR

3.1. Poderão apresentar proposta de Oficinas, Cursos ou Workshops pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes no território brasileiro, inscritas no Cadastro de Pessoa Física e/ou como Microempreendedores Individuais.

3.2. Cada proponente poderá apresentar mais de uma proposta ao limite de duas considerando todas as áreas abrangidas pelo Centro da Juventude de Alvorada, desde que o horário indicado e o público atendido para sua execução não se sobreponham.

4) DAS CARACTERÍSTICAS DA PROPOSTA DE OFICINA, CURSO OU WORKSHOP 4.1. Oficina: atividade baseada em uma metodologia coletiva e dinâmica de trabalho para a formação, capacitação e/ou reflexão. A ação deve ser estruturada em torno de alguma temática e de objetivos, prevendo momentos de interação e troca de saberes, estabelecendo uma relação entre prática e teoria, em um processo com início, meio e fim. O período de execução de uma oficina pode ser de no máximo quatro meses.

4.2. Curso: ação de formação com a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar os jovens educandos em alguma temática ou área de conhecimento com vistas à atuação profissional ou desenvolvimento de iniciativas criativas e empreendedoras. O Curso tem como característica uma grade estruturada de conteúdos para que o educando aprenda novas competências e atualize seus saberes com foco no desempenho de uma função ou atividade específica.

4.3. Workshop: atividade de curta duração voltada a trabalhar algum tema em um único encontro. O formato das propostas de workshop devem promover a troca de idéias e a construção de conhecimento a partir da prática e experimentação de uma determinada atividade.

4.4. As propostas de Oficinas, Cursos e Workshops devem primar por uma metodologia dinâmica e interativa, que proponha reflexões sobre temáticas ligadas à cultura de paz e à realidade do território no que tange à prevenção de letalidade violenta de adolescentes e jovens.

(4)

5.1. As propostas (com base no modelo em anexo), juntamente com um currículo, simplificado deverão ser enviados em cópia digital para o e-mail alvoradacj@gmail.com ou entregues no Centro da Juventude de Alvorada, localizado na Rua Fátima, No 5, Bairro Maria Regina, Alvorada – RS.

5.2. O Currículo simplificado do proponente deve destacar seu histórico e experiências de trabalho com comunidades e jovens, sua formação e dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail...).

5.3. As propostas serão analisadas pela Equipe Técnica do Centro da Juventude, podendo o responsável pela proposta ser chamado para prestar informações adicionais diante do surgimento dúvidas.

5.4. As propostas aprovadas irão compor um Banco de Propostas do Centro da Juventude e os responsáveis serão convocados mediante surgimento de vagas na grade atividades ou demanda de Oficinas, Cursos e/ou Workshops. Após o chamamento será realizada a contratação e os trâmites administrativos para início das atividades. 5.5. A entrega da proposta implica a aceitação das condições de contratação.

5.6. A avaliação e aprovação da proposta de Oficina, Curso ou Workshop será efetuada pela Equipe Técnica do Centro da Juventude de Alvorada, sendo publicada uma lista das propostas aprovadas.

5.7. Eventuais recursos diante do resultado da seleção de propostas deverão ser encaminhados no prazo de 3 dias úteis subsequentes à publicação do resultado diretamente ao e-mail alvoradacj@gmail.com, mediante fundamentação.

5.8. A seleção da proposta não obriga contratação por parte da Associação São Jerônimo e não significa qualquer tipo de vínculo empregatício ou contratual até a assinatura do contrato de prestação de serviços, que é um contrato de adesão cujas

5.9. A presente seleção tem validade até que outro edital seja lançado.

5.10. A Oficina, Curso e Workshop pode ser repetida em mais de um turno ou em diferentes momentos do percurso formativo mediante acordo entre o proponente e a Equipe Técnica do Centro da Juventude de Alvorada.

6. SOBRE O FORMATO DA OFICINA E/OU CURSOS 6.1. As oficinas, Cursos e Workshops:

a. devem ter periodicidade semanal;

b. devem ter carga horária semanal mínima de 2 horas e diária não superior a 4 horas;

(5)

c. devem contemplar no mínimo 15 jovens em cada Oficina, Curso e/ou Workshop. d. devem ter como participantes jovens entre 15 e 24 anos de idade;

e. devem informar o tema, objetivos, metodologia, grade mínima de atividades, carga horária, número máximo de participantes, recursos e materiais pedagógicos necessários para a implantação da proposta.

f. não podem exigir pagamento de qualquer valor por parte do participante.

6.2. As informações como local de oferta das oficinas, distribuição de horas pelos dias da semana, horário específico da oficina, entre outras especificidades, serão contempladas no contrato que será futuramente assinado. Tais detalhamentos poderão/deverão ser pactuados com a Equipe Técnica que aprovar a proposta.

6.3. O Centro da Juventude de Alvorada oferecerá local para realização da Oficina e/ou Curso e, na medida do possível, disponibilizará os materiais didáticos e pedagógicos descritos pelo(a) proponente mediante um processo de avaliação das reais necessidades e possibilidades.

6. DO SUBSÍDIO PARA REALIZAÇÃO DAS OFICINAS, CURSOS OU WORKSHOPS 6.1. As oficinas serão subsidiadas em função da sua carga horária, sendo os valores diferenciados conforme:

a) R$50,00 (cinquenta reais) a hora corrida de 60 minutos para o(a) proponente que opte pela contratação como Micro Empreendedor Individual e;

b) R$40,00 (quarenta reais) a hora corrida de 60 minutos para o(a) proponente que opte pela contratação através de Recibo de Profissional Autônomo (RPA).

6.2. Os pagamentos serão feitos em duas ou três parcelas conforme a duração da Oficina e/ou Curso;

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (51)9927.72544 ou pelo e-mail alvoradacj@gmail.com ou no Centro da Juventude de Alvorada, localizado na Rua Fátima, Nº 5, Bairro Maria Regina, município de Alvorada.

(6)

ANEXO I – MODELO DE PROPOSTA DE OFICINA, CURSO OU WORKSHOP 1. DADOS PESSOAIS Nome do Proponente: Data de nascimento: Endereço: Telefone: E-mail: 2. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA Área de concentração da oficina: ( ) Arte e cultura

( ) Esporte ( ) Lazer

( ) Expressão e atividade corporal

( ) Cidadania, Direitos Humanos e Identidades

( ) Saúde e Sexualidade

( ) Drogas e Redução de Danos

( ) Comunicação

( ) Cultura de Paz / Resolução de Conflitos / Justiça Restaurativa ( ) Mundo do Trabalho

( ) Empreendedorismo Social

( ) Reforço Escolar e/ou Elevação de Escolaridade

Qual a periodicidade semanal? ___________________ Qual a carga horária semanal? ___________________ Qual a carga horária total? ___________________

Número máximo de jovens e adolescentes em cada Oficina e/ou Curso: __________

3. PROPOSTA PEDAGÓGICA:

Descrição da proposta: (o que os jovens vão fazer na Oficina e/ou Curso)

Objetivos: (qual o objetivo(s) da Oficina e/ou Curso? O que ela pretende estimular, construir, promover ou capacitar?)

(7)

Metodologia: (Descrever como será executada a Oficina,Curso e/ou Workshop, informando os procedimentos, processos e/ou técnicas para o alcance dos objetivos, a gestão do projeto etc. e também descrever como serão desenvolvidos e apresentados os indicadores para avaliação)

Grade mínima de atividades (apresentar uma proposta inicial de conteúdos e técnicas a serem desenvolvidos para realização da Oficina e/ou Curso)

Recursos e materiais pedagógicos necessários para a implantação da proposta.

Item Descrição Unidade Quantidade

4. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Qual o horário preferencial para realização da Oficina e/ou Curso? ( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Indiferente

Este projeto atualmente é executado? ( ) Sim ( ) Não

Se sim, há quanto tempo? _________________________________________________ Se sim, onde (em que local / instituição)? _____________________________________ Se sim, é vinculado a algum outro projeto?

( ) Sim ( ) Não

Por que você entende que este objetivo será alcançado pela proposta?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(8)

Resultado: o que o proponente pretende ensinar ao jovem em termos de ofício (cultura, arte, esporte ou outro).

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Perfil do público da oficina (idade, gênero e outras características que o proponente considerar importantes):

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Como construir a adesão dos jovens e avaliação da participação:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as