• Nenhum resultado encontrado

As consequências de um contrato de Recuperação de Créditos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As consequências de um contrato de Recuperação de Créditos"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

de recuperAção de créditos

tributários (rct)

(2)

Cada contrato fechado é uma vitória significativa. Entretanto, a elaboração de um contrato pode ser um grande problema para profissionais tributários que trabalham com Recuperação de Créditos Tributários (RCT).

A realização de um bom contrato é fator determinante para que você tenha segurança ao executar os serviços de Recuperação de Créditos, já que estabelece regras, garantias, direitos e deveres entre as partes.

É preciso estar atento às particularidades na hora de redigir este documento.

Alguns dos problemas enfrentados devido a assinatura de contratos mal elaborados são: • falta de clareza e definição do objeto do contrato;

• falta de precisão na descrição dos serviços;

• inexistência de sanções claras e definidas, por eventual descumprimento de obrigações individualizadas; • falta de clareza e definição na forma de apuração dos prejuízos que uma parte impõe a outra;

(3)

de Créditos Tributários (RCT) mal redigido

1. Fazer mais do que foi contratado

Informações detalhadas e bem redigidas. Isso é fundamental em todo contrato de prestação de serviços. Principalmente em um contrato de RCT. Neste documento, é essencial que sejam especificados, com transparência, quais serão os trabalhos que serão executados. E, para ter um melhor controle de atividades que não serão desempenhadas, é interessante detalhar quais atividades não estão sendo contratadas. Desta forma, é possível evita pedidos para executar tarefas para as quais você não foi contratado e, ainda, reforça as tarefas pactuadas entre as partes.

• prazos incompatíveis com a natureza do objeto do contrato; • forma e condições de pagamento.

Neste sentido, elaboramos um infográfico para mostrar algumas consequências de um contrato mal redigido, como executar tarefas fora do escopo acordado, problemas para receber seus honorários, ter dificuldades para obter a documentação necessária, ser indevidamente responsabilizados ou não ter garantias em caso de rescisões unilaterais de seus clientes.

(4)

2. dificuldades para receber os honorários

Divergências contratuais, seja na interpretação de cláusulas, ou em disputas judiciais por descumprimento de obrigações, começam quando os contratos são elaborados de forma inadequada. E um dos itens primordiais, para que não se tenha qualquer dificuldade para receber os devidos honorários, é estabelecer as condições de pagamento.

Em sua maioria, os contratos estabelecem o percentual de honorários. Entretanto, não definem prazo o pagamento, o que torna mais difícil a cobrança dos valores. Por isso, é de grande relevância, além de informar valores, estabelecer forma de pagamento, bem como estipular os prazos e multas por possíveis atrasos.

3. dificuldades para obter a documentação necessária

Talvez este seja o item menos contemplado pelos profissionais que atuam com RCT e um dos que mais causam dor de cabeça. Por isso, é muito importante enumerar diretos e deveres de ambas as partes (contratante e contratado).

(5)

de Créditos Tributários (RCT) mal redigido

Para que o trabalho de RCT seja executado, é primordial que o empresário forneça a documentação (como arquivo Sintegra, documentos fiscais eletrônicos, Extrato ou Declaração do Simples Nacional, por exemplo). Assim sendo, é crucial estabelecer na peça contratual que é dever do contratante fornecer os documentos necessários para a apuração do crédito, bem como o prazo para que esta entrega seja efetuada, a fim de não comprometer o bom andamento dos trabalhos.

4. Ficar desprotegido em caso de rescisão unilateral

Todo contrato precisa ter uma possibilidade de rescisão. Independente do motivo, é necessário que esta eventualidade seja contemplada no documento. Entretanto, deve ter cláusulas bem específicas para que as partes não se prejudiquem.

Não é incomum alguns clientes de RCT rescindirem o contrato logo após o protocolo do pedido de restituição, mas antes do recebimento dos valores. Mas, às vezes, o profissional tributário já investiu tempo e valores para cumprir com suas obrigações e ninguém deve sair prejudicado.

(6)

Estabeleça em seu contrato, então, uma cláusula de rescisão, onde as partes não saiam prejudicadas, amparando o profissional tributário, garantindo o recebimento de honorários e o cliente para que não seja lesado.

5. ser responsabilizado indevidamente

Pode-se afirmar que o contrato é uma forma de evitar problemas e antecipar soluções, protegendo ambas as partes (contratante e contratado). No caso de Recuperação

de Créditos Tributários não é diferente. É preciso que direitos e deveres de todos sejam protegidos.

Para que o profissional tributário não seja responsabilizado indevidamente, é preciso que o contrato de prestação de serviços de RCT seja bem elaborado, para que sejam evitados problemas e impasses. A redação de um bom documento capaz de proteger as partes é essencial.

(7)

de Créditos Tributários

Um contrato é um documento importante que serve para proteger os interesses das partes. Antes de fechar qualquer tipo de negócio ou celebrar parcerias vale a pena negociar muito bem e contar com o auxílio de um advogado especializado. Um bom documento é capaz de evitar problemas e impasses, mesmo que no início nada pareça dar errado.

6. A tecnologia para a gestão de contratos

Gerir contratos não é das tarefas mais fáceis. Pilhas de papéis, separados por segmento, prazo, tipo. E, em meio a tantos afazeres e obrigações, muitos destes podem se perder.

Por isso, ter uma ferramenta online que torne possível a gestão de contratos e propostas, facilitando o cotidiano de profissionais tributários e permitindo o acesso de qualquer lugar, via internet, é determinante para que não se perca nenhum detalhe ou prazo estipulado.

Tenha uma solução online que permita fazer a gestão de contratos e propostas, além de realizar o levantamento de valores indevidamente recolhidos pela não segregação das receitas

(8)

decorrentes da venda de produtos sujeitos à tributação Monofásica ou à Substituição Tributária do ICMS, do PIS/Pasep e da COFINS, bem como efetuar o cálculo da exclusão do ICMS ou ISSQN da base de

cálculo do PIS/Pasep e da COFINS.

deixe o robô trabalhar para você!!!

A internet está “povoada” de modelos de contratos genéricos. E isso gera mais problema do que solução, uma vez que são modelos fora do escopo necessário para a Recuperação de Créditos Tributários.

O e-Recuperador, uma solução da suíte de ferramentas da e-Auditoria, possui um módulo para gerar e gerenciar propostas e contratos de forma simples, rápida e profissional. São vários modelos disponibilizados pelo sistema, todos testados e aprovados por profissionais experientes.

Além de gerar propostas e contratos de forma padronizada e extremamente rápida, este módulo facilita o gerenciamento de todas as negociações em curso, fornecendo informações dos créditos a recuperar e dos honorários a receber por cliente, por tipo de crédito, por chance (alta; média; baixa) e por status (em andamento; aceito; recusado).

(9)

AuditoriA diGitAL A FAVor dA contAbiLidAde consuLtiVA

Enquanto o robô trabalha para você, mantenha seu foco na estratégia!

Mais de

210 mil empresas auditam mensalmente

seus arquivos fiscais, contábeis e trabalhistas

com a solução da e-Auditoria.

Visite

www.e-Auditoria.com.br

e saiba mais sobre a 3ª Geração de Auditoria Digital!

e muito mais, de maneira simples e rápida. São oito ferramentas integradas, onde o robô realiza o

serviço que consome mais tempo do profissional contábil e o libera para a atividade intelectual e de

valor reconhecido.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

1.1 A presente licitação tem por objeto o registro de preços para Aquisição de Materiais (Vidrarias e Reagentes) para os Laboratórios de Química do

A nutrição enteral (NE), segundo o Ministério da Saúde do Brasil, designa todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Assim como nos diminutivos em -inn(o,a), a Regra de Atribuição do Acento nos aumentativos em PA é aplicada no interior da palavra (citol- +-ón = citolón). 23) afirma

Faz-se necessário investigar detalhadamente os parâmetros de funcionamento dos motores do ciclo Diesel para propor a idealização na caracterização da penetração

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças