• Nenhum resultado encontrado

PPP-20114ªParteAnexosformulário6comp.habilidades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PPP-20114ªParteAnexosformulário6comp.habilidades"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Área: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Matemática: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Identificar, transformar e traduzir adequadamente valores e unidades básicas apresentadas sobre diversas formas como decimais em frações ou potencias de dez, litros em metros cúbicos, quilômetros em metros, ângulos em graus e radianos.

2. Ler e interpretar dados ou informações apresentadas em diferentes linguagens, representações, como tabelas, gráficos, esquemas, diagramas, arvores de possibilidades, formulas, equações ou representações geométricas.

3. Traduzir uma situação dada em determinada linguagem para outra; por exemplo, transformar situações dadas em linguagem matemática corrente em tabelas, gráficos, desenhos, formulas ou equações matemáticas e vice-versa.

4. Selecionar diferentes formas para determinar um dado ou conjunto de dados e informações, reconhecendo as vantagens e limites de cada uma delas; por exemplo, escolher entre uma equação, uma tabela ou um gráfico para representar uma dada variação ao longo do tempo, como a distribuição do consumo de energia elétrica em uma residência ou a classificação de equipes em um campeonato esportivo.

5. Ler e interpretar diferentes tipos de textos com informações apresentadas em linguagem matemática, desde livros didáticos ate artigos de conteúdo econômico, social ou cultural, manuais técnicos, contratos comerciais, folhetos com propostas de vendas ou com plantas de imóveis, indicações em bulas de medicamentos, artigos de jornais e revistas.

6. Frente a uma situação ou problema, reconhecer a sua natureza e situar o objeto de estudo dentro dos diferentes campos da Matemática, ou seja, decidir-se pela utilização das formas algébrica, numérica, geométrica, combinatória ou estatística. Por exemplo, para calcular distancias ou efetuar medições em sólidos, utilizar conceitos e procedimentos de geometria e medidas, enquanto para analisar a relação entre espaço e tempo no movimento de um objeto, optar pelo recurso das funções e suas representações gráficas.

7. Reconhecer a existência de invariantes ou identidades que impõem as condições a serem utilizadas para analisar e resolver situações-problema; por exemplo, estabelecer identidades ou relações com aquelas existentes entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro, os volumes de um cilindro e de um cone que tenham a mesma base e a mesma altura, a relação entre catetos e hipotenusa em qualquer triangulo retângulo; ou ainda a identidade fundamental da trigonometria.

8. Identificar transformações entre grandezas ou figuras para relacionar variáveis e dados, fazer quantificações, previsões e identificar desvios. As ampliações e reduções de figuras são exemplos que devem ser entendidos como transformações de uma situação inicial em outra final.

(2)

9. Perceber as relações e identidades entre diferentes formas de representação de um dado objeto, como as relações entre representações planas nos desenhos, mapas e telas de computador com os objetos que lhes deram origem.

10. Identificar e fazer uso de diferentes formas e instrumentos apropriados para efetuar medidas ou cálculos; por exemplo, discriminar o melhor instrumento para medir, comparar ou calcular comprimento e distancias, ângulos, volumes ocupados por líquido, em dada situação especifica.

11. Usar adequadamente réguas, esquadros, transferidores, compassos, calculadoras e outros instrumentos ou aparelhos.

12. Compreender a necessidade e fazer uso apropriado de escalas; por exemplo, na construção de gráficos ou em representações de plantas e mapas.

13. Compreender a Matemática como ciência autônoma, que investiga relações, formas e eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo. A forma lógica dedutiva que a Geometria utiliza para interpretar as formas geométricas e deduzir propriedades dessas fórmulas é um exemplo de como a Matemática lê e interpreta o mundo a nossa volta. 14. Compreender a construção do conhecimento matemático como um processo histórico, em estreita relação com as condições sociais, políticas e econômicas de uma determinada época, de modo a permitir uma visão critica da ciência em constante construção, sem dogmatismos ou certezas definitivas. Por exemplo, o uso da geometria clássica ou da analítica para resolver um mesmo problema que pode mostrar duas formas distintas de pensar e representar realidades comparáveis em momentos históricos diferentes.

15. Compreender a Matemática como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas manifestações artísticas ou literárias, teatrais ou musicais, nas construções arquitetônicas ou na publicidade.

16. Perceber a dimensão da Matemática e da ciência em espaços específicos de difusão e mostras culturais, como museus científicos ou tecnológicos, planetários, exposições.

17. Expressar com clareza, utilizando a linguagem matemática, elaborando textos, desenhos, gráficos, equações, expressões e escritas numéricas – para comunicar-se via internet, jornais ou outros meios enviando ou solicitando informações, apresentando idéias, solucionando problemas. 18. Identificar regularidades em situações semelhantes para estabelecer

regras, algoritmos e propriedades; por exemplo, perceber que todas as funções do segundo grau possuem o mesmo tipo de gráfico, o que implica propriedades de sinal, crescimento e decrescimento. Da mesma forma, ao indicar regularidade de que e constante a soma dos termos eqüidistantes de uma progressão aritmética finita, estender essa propriedade a toda situação envolvendo progressões aritméticas e dai deduzir a soma de seus termos.

19. Identificar diferentes formas de quantificar dados numéricos para decidir se a resolução de um problema requer calculo exato, aproximado, probabilístico ou analise de medidas. Por exemplo, de acordo com uma dada situação escolher número de algarismos apropriado ou fazer

(3)

20. Fazer previsões e estimativas de ordens de grandeza, de quantidades ou intervalos esperados para os resultados de cálculos ou medições e, com isso, saber avaliar erros ou imprecisões nos dados obtidos na solução de uma dada situação-problema.

21. Compreender o desenvolvimento histórico da tecnologia associada a campos diversos da Matemática, reconhecendo sua presença e implicações no mundo cotidiano, nas relações sociais de cada época, nas transformações e na criação de novas necessidades, nas condições de vida, por exemplo, ao se perceber a origem do uso dos logaritmos ou das razoes trigonométricas como resultado do avanço tecnológico do período das grandes navegações do século XVI, pode-se conceder a Matemática como instrumento para a solução de problemas práticos e que se resolve para muito alem deles, ganhando a dimensão de idéias gerais novas aplicações fora do contexto que deu origem a elas.

22. Perceber o papel desempenhado pelo conhecimento matemático no desenvolvimento da tecnologia e a complexa relação entre a ciência e a tecnologia ao longo da historia. A exigência de rapidez e a complexidade dos cálculos fizeram com que a Matemática se desenvolvesse e, por outro lado, as pesquisas e avanços teóricos da Matemática e demais ciência permitiram o aperfeiçoamento de maquinas como o computador, que vem tornando os cálculos cada vez mais rápidos.

23. Reconhecer e utilizar símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem matemática; por exemplo, ao ler embalagens de produtos, manuais técnicos, textos de jornais ou outras comunicações, compreender o significado de dados apresentados por meio de porcentagens, escritas numéricas, potencias de dez, variáveis em formulas.

24. Acompanhar e analisar os noticiários e artigos relativos a ciência em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas e televisão, identificando o tema em questão e interpretando com objetividade, seus significados e implicações para, dessa forma, ter independência para adquirir informações e estar a par do que se passa no mundo em que vive. 25. Produzir textos analíticos para discutir, sintetizar sistematizar formas de

pensar, fazendo uso sempre que necessário, da linguagem matemática. Redigir resumos, justificar raciocínios, propor situações-problema, sistematizar as idéias principais sobre dado tema matemático com exemplos e comentários próprios.

26. Identificar os dados relevantes em uma dada situação-problema para buscar possíveis resoluções; por exemplo, em uma situação de dados apresentados por meio de tabelas, gráficos, especificações técnicas, reconhecer as informações relevantes para uma dada questão que se busca resolver.

27. Interpretar, fazer uso e elaborar modelos e representações matemáticas para analisar situações; por exemplo, utilizar funções ou gráficos para modelar situações envolvendo cálculos de lucro máximo ou prejuízo mínimo; utilizar ferramentas de estatística e probabilidade para compreender e avaliar as intenções de votos em uma campanha eleitoral

(4)

ou, ainda, optar entre modelos algébricos ou geométricos para obter determinadas medições de sólidos.

28. Construir uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo da Matemática, estabelecendo conexões entre seus diferentes temas e conteúdos, para fazer uso do conhecimento de forma integrada e articulada.

29. Adquirir uma compreensão do mundo da qual a Matemática e parte integrante, através dos problemas que ela consegue resolver e dos fenômenos que podem ser descritos por meio seus modelos e representações.

30. Reconhecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, percebendo sua presença nos mais variados campos de estudo e da vida humana, seja nas demais ciências, como a Física, Química e Biologia, seja nas ciências humanas e sociais, como a Geografia ou a Economia, ou ainda nos mais diversos setores da sociedade, como na agricultura, na saúde, nos transportes e na moradia.

31. Compreender a responsabilidade social associada a aquisição e uso do conhecimento matemático e procedimentos econômicos e sociais, e propor soluções de problemas de interesse individual e coletivo; como problemas de abastecimento, saúde, educação e lazer, percebendo que podem ser muitas vezes quantificados e descritos através de gráficos e tabelas e dos procedimentos das ciências.

32. Promover situações que contribuam para a melhoria das condições de vida das cidades onde vivem ou de preservação responsável do ambiente. Utilizar as ferramentas matemáticas para analisar situações de seu contorno real e propor soluções, por exemplo, analisando as dificuldades de transporte coletivo em seu bairro por meio de levantamento estatístico, manuais técnicos de aparelhos e equipamentos, ou a melhor forma de plantio da lavoura para a subsistência de uma comunidade.

33. Expressar da forma oral para comunicar idéias, aprendizagens e dificuldades de compreensão; por exemplo, explicando a solução dada a um problema, expondo duvidas sobre um conteúdo ou procedimento, propondo e debatendo questões de interesse.

34. Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à ciência e tecnologia, de forma analítica e critica, posicionando-se com argumentação clara e consistente sempre que necessário, identificar corretamente o âmbito da questão e buscar fontes onde se possam obter tais informações e conhecimentos.

(5)

Área: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia Biologia: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma escrita e oral, símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica.

2. Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.

3. Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios.

4. Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.

5. Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.

6. Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

7. Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico e estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações.

8. Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

9. Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

10. Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento.

11. Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

12. Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea.

13. Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.

14. Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania.

(6)

ANEXOS

Área: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia Química: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.

2. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.

3. Equacionar e resolver problemas, sendo capaz de interpretar resultados numéricos e experimentais.

4. Identificar e caracterizar os constituintes de um sistema inicial e final.

5. Identificar nos diversos dados experimentais o(s) fator(es) que os inter-relacionam.

6. Elaborar hipóteses explicativas a partir de fenômenos observados.

7. Utilizar situações-problema planejadas ou do cotidiano, de forma a observar informações e identificar variáveis relevantes, e ser capaz de elaborar possíveis estratégias para equacioná-las ou resolvê-las.

8. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

9. Esquematizar, planejar, executar e interpretar experimentos químicos, comunicando os resultados.

10. Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

11. Perceber a inter-relação existente entre os conhecimentos químicos e aqueles produzidos em outras ciências afins.

12. Integrar os conhecimentos químicos e processos produtivos à responsabilidade de preservação socioambiental.

(7)

Área: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologia Química: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma oral e escrita, símbolos, códigos e nomenclaturas da linguagem científica.

2. Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações: sentenças, equações, esquemas, diagramas, tabelas, gráficos e representações geométricas.

3. Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios.

4. Elaborar comunicações orais ou escritas para relatar, analisar e sistematizar eventos, fenômenos, experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.

5. Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.

6. Identificar em dada situação-problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

7. Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico, estabelecer relações; identificar regularidades, invariantes e transformações.

8. Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, representar dados e utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

9. Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.

10. Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento.

11. Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

12. Compreender a ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea.

13. Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com as ciências, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social.

14. Reconhecer e avaliar o caráter ético do conhecimento científico e tecnológico e utilizar esses conhecimentos no exercício da cidadania.

(8)

ANEXOS

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias História: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do conhecimento do papel do indivíduo como sujeito da história e produtor do conhecimento.

2. Interpretar, analisar e criticar fontes, documentos de naturezas diversas, reconhecendo o papel das diferentes linguagens, dos diferentes agentes sociais nos contextos envolvidos em sua participação.

3. Entender e relativizar as diversas concepções de tempo e formas de periodização, reconhecendo-as como construções culturais e históricas. 4. Compreender o conhecimento histórico enquanto produção do saber. 5. Situar as diversas produções da cultura – as linguagens, as artes, a

filosofia, a religião e as manifestações culturais – como representações sociais que emergem no cotidiano da vida social e se solidificam nas diversas organizações e instituições da sociedade.

6. Analisar as diversas concepções de Estado no passado, comparando as permanências e mudanças na contemporaneidade.

7. Desenvolver o conceito de ideologia enquanto instrumento de dominação e resistência dos diferentes grupos humanos.

8. Compreender os conceitos de Capitalismo, Socialismo e Democracia, fundamentando-se na historiografia contemporânea.

(9)

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Geografia: 1º ano do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Compreender a evolução do pensamento geográfico, onde Geografia deixou de ser estritamente física, para adquirir uma visão analítica, crítica, social, econômica, política, humanista e propositiva diante das profundas e cada vez mais rápidas, mudanças do mundo em que vivemos.

2. Identificar e avaliar as singularidades e generalidades do espaço, paisagem, lugar, região, território e nação, reconhecendo os fenômenos espaciais a partir da compreensão Homem – Trabalho – Natureza.

3. Compreender o sistema de orientação, sabendo localizar-se nas diversas partes da Terra.

4. Desenvolver o hábito de trabalhar com mapas, escalas, gráficos, tabelas e outros instrumentais de geografia na escola e nos diversos âmbitos da vida considerando-os como elementos capazes de fornecer uma leitura de mundo.

5. Compreender a dinâmica geológica, geomorfológica, pedológica e suas implicações socioambientais.

6. Identificar as questões ambientais e perceber-se como sujeito responsável na preservação do meio ambiente.

(10)

ANEXOS

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Geografia: 2º ano do Ensino Médio

Competências e Habilidades

5. Identificar as questões ambientais e perceber-se como sujeito responsável na preservação do meio ambiente.

1. Capacidade de compreender os fenômenos locais, regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as dimensões de espaço e tempo.

2. Compreender as relações políticas, econômicas e sociais que definem a Nova Ordem Mundial, considerando os avanços tecnológicos e suas ações transformadoras.

3. Compreender a dinâmica geológica, geomorfológica, pedológica, climática e suas implicações socioambientais gerais e no Brasil.

4. Compreender a dinâmica populacional brasileira e suas implicações. 5. Desenvolver no aluno uma postura consciente que lhe permita perceber

como parte integrante de uma região, repensando por inteiro sua dimensão espacial, humana e social, visando o resgate e à construção de sua cidadania plena.

(11)

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Geografia: 3º ano do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Desenvolver o hábito de trabalhar com mapas, escalas, gráficos, tabelas e outros instrumentais de geografia na escola e nos diversos âmbitos da vida considerando-os como elementos capazes de fornecer uma leitura de mundo.

2. Identificar as questões ambientais e perceber-se como sujeito responsável na preservação do meio ambiente.

3. Capacidade de compreender os fenômenos locais, regionais e mundiais expressos por suas territorialidades, considerando as dimensões de espaço e tempo.

4. Compreender as relações políticas, econômicas e sociais que definem a Nova Ordem Mundial, considerando os avanços tecnológicos e suas ações transformadoras.

5. Compreender a dinâmica geológica, geomorfológica, pedológica, climática e suas implicações socioambientais gerais e no Brasil.

6. Compreender a dinâmica populacional brasileira e suas implicações. 7. Desenvolver no aluno uma postura consciente que lhe permita perceber

como parte integrante de uma região, repensando por inteiro sua dimensão espacial, humana e social, visando o resgate e à construção de sua cidadania plena.

(12)

ANEXOS

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Filosofia: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

Competências e Habilidades 1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.

2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos.

3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.

4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.

5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo vias de comunicação e articulação entre eles.

6. Compreender as relações econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.

7. Refletir sobre temas da pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes.

(13)

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Sociologia: 1º ano do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Compreender as diferenças entre os discursos produzidos pelas ciências sociais, acerca da realidade e aqueles elaborados na esfera do senso comum.

2. Construir elementos de análises que possibilitem a leitura crítica das situações da vida cotidiana.

(14)

ANEXOS

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Sociologia: 2º ano do Ensino Médio

Competências e Habilidades

3. Construir elementos de análises que possibilitem a leitura crítica das situações da vida cotidiana.

4. Compreender as diferenças entre os discursos produzidos pelas ciências sociais, acerca da realidade e aqueles elaborados na esfera do senso comum.

(15)

Área: Ciências Humanas e Suas Tecnologias Sociologia: 3º ano do Ensino Médio

Competências e Habilidades

1. Compreender as diferenças entre os discursos produzidos pelas ciências sociais, acerca da realidade e aqueles elaborados na esfera do senso comum.

2. Construir elementos de análises que possibilitem a leitura crítica das situações da vida cotidiana.

3. Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de gênero, etnias e segmentos sociais, de modo a preservar o direito à diversidade.

4. Compreender a realidade econômica, social e política da sociedade brasileira.

(16)

ANEXO

Área: Linguagens e Códigos

Português : 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Competências e Habilidades

1. Compreender, na leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados, estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo com as condições de produção/recepção).

2. Ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos, instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-se às sequências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição e injunção).

3. Comparar o estabelecimento de diferentes relações de sentido.

4. Produzir textos com coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função da produção e utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.

5. Reconhecer a língua materna como veículo de participação social e geradora de significação que contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.

6. Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.

7. Compreender os valores sociais implicados na variação linguística e o preconceito contra os valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente.

8. Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos.

9. Compreender conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a incorporação da telemática nas atividades curriculares.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

e) a declaração DOCTYPE pode, ou não, estar presente... I - Uma folha de estilo CSS é um documento XML, em conformidade com o esquema XML xsd:css mantido pelo consórcio W3C, o

A maior parte dos isolados testados (81%) mostrou resistência ao Tiofanato metílico a uma concentração de 490 ppm, correspondente a recomendação comercial (Tabela 4).. 1 -

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de