• Nenhum resultado encontrado

sistema de isolamento térmico pelo exterior O sistema de acabamento leve para isolamento térmico e protecção de paredes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "sistema de isolamento térmico pelo exterior O sistema de acabamento leve para isolamento térmico e protecção de paredes"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

sistema de isolamento

térmico pelo exterior

o sistema de acabamento “leve” para isolamento térmico e protecção de paredes

(2)

o sistema de isolamento térmico

da viero

porquê usar o sistema

de isolamento

da viero?

1 visolplast

revestimento texturado

1B prymer acq

primário à base de água

2 adesan cps/cps B/cpv 22

massa adesiva

3 rede 150 K8

rede fibra de vidro

4 placa de poliestireno expandido 20 Kgs/m3 de densidade 5 suporte 2 2 5 4 3 1B 1

sistema tradicional sistema de isolamento térmico da viero

21 cm 35 cm

o sistema de isolamento térmico da viero é um método para isolamento de paredes e protecção dos edifícios pelo exterior, fixando placas de poliestireno expandido nas fachadas. as placas são cobertas e reforçadas com massa adesiva, armada com rede em fibra de vidro para proteger o sistema. a superfície é acabada com um revestimento final contínuo, que lhe confere a protecção final e decoração permanente.

este sistema é aplicável em projectos novos de renovação, conferindo uma atractiva economia nos custos de energia e acabamento monolítico do edifício com manutenção reduzida.

uma parede isolada com o sistema de isolamento viero é resistente aos ciclos climáticos. a aplicação exterior do sistema previne pontes térmicas, reduz choques térmicos, impede a infiltração da água da chuva e permite que a “massa térmica” se concentre no interior da construção. a condensação é reduzida, senão mesmo eliminada completamente, ajudando a combater ou a prevenir a formação de bolores desagradáveis e anti-higiénicos nas paredes frias. a estrutura actual é preservada uma vez que fica sujeita a menores tensões. em edifícios novos, é possível encontrar o mesmo valor de isolamento com uma reduzida espessura da parede exterior, poupando nos custos das alvenarias. se o sistema é aplicado directamente ao tijolo ou blocos de cimento, há poupança no custo das fachadas do reboco.

(3)

onde pode ser utiliZado

este sistema?

os custos da energia no aquecimento e arrefecimento serão notavelmente reduzidos e teremos ainda poupança no equipamento a ser instalado, que poderá ser menor e menos caro.

o sistema de isolamento dá também maior estabilidade às temperaturas interiores, conferindo maior conforto aos ocupantes.

lembrar: a poupança de energia não é apenas um dever cívico... é uma necessidade real.

praticamente em todo o tipo de construção, seja nova ou antiga, seja industrial, comercial ou residencial.

o suporte pode ser constituído por blocos de betão; tijolos; pré-fabricados, ordinários ou reforçados com argamassas; argamassa projectada; metal ou madeira.

desde que a superfície seja estruturalmente forte, limpa, seca e uniformemente plana.

para execução do sistema, será necessário estender os peitoris das janelas, dobradiças de portadas e outras ligações, pelo menos 3 cm mais de espessura que o sistema, lembrando sempre em providenciar as necessárias goteiras.

um condomínio de 20 famílias antes e depois da aplicação do sistema de isolamento térmico

20.000 18.000 16.000 14.000 12.000 10.000 8.000 1 2 3 4 5 anos

consumo de comBustível em litros

a p li c a ç ã o d o s is te m a d e is o la m en to

porquê usar o sistema de isolamento da viero?

(4)

variaçÕes

de temperatura

Gráfico a: sem isolamento térmico

Gráfico B: com isolamento térmico

Branco: acabamento texturado de protecção e adesan, massa adesiva com rede fibra de vidro

aZul: poliestireno expandido de 20 Kg/m3 de densidade e 5 cm de espessura

amarelo: Base, parede de tijolo, 25 cm espesso

verde: reboco, 1,5 cm de espessura

viero:

experiência e confiança

valores da taBela de isolamento, mostrando os valores médios do coeficiente K oBtido com diferentes espessuras de isolamento

aplicado a diferentes tipos de paredes características

das paredes K sem isolamento

K com isolamento espessura do poliestireno Betão espessura = cm 25 densidade 2,2 t/m2 λ = 1,28 W/m oc 2,58 s = cm 3 s = cm 4 s = cm 5 s = cm 6 0,81 0,66 0,55 0,48 tijolo vaZado espessura = cm 25 λ = 0,410 W/m oc 1,25 0,61 0,52 0,45 0,40 tijolo espessura = cm 25 λ = 0,930 W/m oc 2,17 0,76 0,63 0,53 0,46 parede dupla espessura = cm 8 + 8 cavidade de ar de cm 5 c = 4,240 W/m2oc 1,22 0,60 0,51 0,45 0,40 painel pré-faBricado espessura = cm 12 c = 0,740 W/m2oc 1,35 0,62 0,53 0,46 0,41

λ = lamda: coeficiente de condutibilidade térmica (W/m oc)

K = K - condução térmica (W/m2 oc)

c = condutibilidade (1/c = K)

o cálculo foi obtido usando o sistema métrico

a 35o 35o -10o -10o 34o 25o 10o -8o 22o 21o 20o 20o 15o 18o B

(5)

1 perfil metálico de suporte

2 placa de poliestireno expandido

3 cantoneira de ângulo 4 adesan cps,cps-B ou cpv 22 base de aderência 5 rede 150 K8 fibra de vidro 6 adesan cps,cps-B ou cpv 22 (2ª demão) 7 acabamento a visolplast

sobre uma demão de prymer acq

os componentes

do sistema

adesan cps, cps B ou cpv 22

regularizador adesivo em pasta para ser misturado com cimento portland, excepto o cpv 22. adesan cps necessita da adição de 30% de cimento, o adesan cps-B necessita de 100%, enquanto o cpv 22 necessita da adição de 22% de água. é usado para fixar as placas isolantes de poliestireno expandido sobre o suporte e formar a base de cobertura sobre as mesmas placas onde será mergulhada a rede de fibra de vidro 150 K8.

cimento portland

tipo 32,5 ou 42,5 deve ser adicionado nas seguintes proporções: • 7,5 Kg por cada 25 Kg de adesan cps (=30%)

• 25 Kg por cada 25 Kg de adesan cps B (=100%)

poliestireno expandido

placas isolantes de poliestireno expandido, auto-extinguível, com uma densidade mínima de 20 g/m3 de acordo com os padrões uni 7819.88. espessura especificada.

rede 150 K8

armadura em fibra de vidro, 150 g/m2, com especial resistência às substâncias alcalinas

e a altas tensões de esforço em ambos os sentidos.

prymer acq

primário concentrado à base de água, diluído em 5 partes de água.

visolplast

acabamento final contínuo de alta qualidade disponível numa vasta gama de texturas e cores atractivas. caracteriza-se pela elevada resistência à abrasividade, choque e condições atmosféricas; possui flexibilidade suficiente para acompanhar movimentos ligeiros. a cobertura é impermeável à água mas mantém-se permeável ao vapor da água.

1 2 3 4 5 6 7

(6)

como é instalado

o sistema?

a colocar o perfil metálico de suporte das placas numa posição elevada na base da superfície antes de aplicar a primeira fiada de poliestireno. deixar sempre pelo menos abertura de 1 cm entre o chão e o perfil metálico.

B misturar o adesan cps ou cps B massa adesiva com a quantidade especificada de cimento portland, e, o adesan cpv 22 misturar com a quantidade específica de água. para obter uma pasta homogénea, usar meios mecânicos. a mistura perma-necerá trabalhável durante cerca de 4 horas.

c com a mistura já preparada, aplicar a rede fibra de vidro à base do sistema.

d aplicar a mistura previamente prepa-rada sobre as placas. na presença de irregularidades inferiores a 10 mm, usar a 15x10 mm talocha dentada (ta-locha n.º 3) para aplicar a mistura a toda a superfície das placas isolan-tes. em locais em que as irregularida-des ultrapassem os 10 mm, utilizar o método de aplicação da mistura por pontos e no perímetro das placas. em nenhuma circunstância deve ser aplicada nas extremidades das pla-cas para evitar a ponte térmica.

c

d B

1 perfil metálico de suporte

2 parafuso de fixação

3 rede envolvendo toda a placa (para este tipo de perfil) 4 poliestireno expandido a 4 1 3 2

(7)

como é instalado o sistema?

e fixar as placas isolantes no suporte com as extremidades encostadas e pressionar até estarem devidamen-te seguras. aplicar as placas com as juntas verticais desencontradas, iniciando cada fiada ora 1 placa intei-ra ointei-ra com meia placa. controlar a uniformidade da superfície com um nível. alisar eventuais áreas salien-tes e preencher quaisquer abertu-ras apenas com tiabertu-ras de poliestireno para uniformizar a fachada.

f em caso de condições difíceis de ade-rência, a fixação mecânica é aconse-lhada usar 8 buchas/m2 e aplicar 24

horas depois da colagem das placas.

G aplicar as cantoneiras de alumínio nas arestas, utilizando a mistura de adesan para a fixação.

H após 48 horas da aplicação das placas de isolamento, aplicar uma camada de adesan cps, cps-B ou cpv 22 com uma talocha de 6 mm (talocha n.º 1) e trabalhando a partir do topo da parede, mergulhar a rede de fibra de vidro 150 K8. to-das as sobreposições deverão ter pelo menos 10 cm. nos cantos, a rede deverá contornar a aresta em pelo menos 15-20 cm.

G e

H f

(8)

como é instalado o sistema?

i é necessário reforçar os cantos dos vãos de janelas, portas, etc., zonas consideradas críticas, deverão ser usados pedaços de rede numa se-gunda camada com uma inclinação de 45o relativamente à primeira.

j depois da superfície estar conve-nientemente seca, dar outra demão de adesan cps, cps-B ou cpv 22, até obter um um suporte uniforme. dei-xar secar pelo menos 48 horas.

K aplicar uma camada de prymer acq, diluída em 5 partes de água limpa, ao longo de toda a superfí-cie e deixar secar correctamen-te. aplicar o revestimento final visolplast na sua textura e cor pre-viamente seleccionadas seguindo as instruções de aplicação de cada tipo. é aconselhado o uso de cores claras.

l proteger todas as áreas onde o siste-ma se encontre próximo de telhados, janelas, etc., para evitar infiltrações de água. todas as juntas devem ser colmatadas devidamente com um cordão de fundo e um mastique elas-tomérico acrílico.

K i

l j

(9)

cálculo do custo

do sistema

orientação para o projectista seGuir, na estimativa do custo por metro

quadrado do sistema de isolamento térmico - viero

produto consumo preço unitário custo / m2

mistura adesiva adesan cps adesan cps-B

adesan cpv 22

cimento portland placas de poliestireno esp...cm rede fibra de vidro

150 K8 prymer acq acabamento texturado visolplast tipo... cerca de 7 Kg/m2 cerca de 5 Kg/m2 cerca de 7 Kg/m2 ... ... 1,1 m2/m2 cerca de 0,3 lt/m2 ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Custo total dos acessórios:

perfil de arranque cantoneiras Buchas outros outros ...ml custo.../ ml : m2 = ... ...ml custo.../ ml : m2 = ... 8 un. /m2 custo.../ ml : m2 = ... custo.../ ml : m2 = ... custo.../ ml : m2 = ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Custo estimativo do transporte (dividido /m2):

custo do andaime por m2

custo de mão-de-obra por m2

outros custos

... ... ...

Estimativa total do Custo dE apliCação do sistEma por mEtro quadrado

para uma correcta aplicação,

lemBre-se que:

1 ceritifique-se que a base está em condições e é apropriada para receber a massa adesiva, o peso e o acabamento final do sistema de isolamento. 2 certifique-se que a base está livre de humidades.

3 todo o trabalho deverá ser efectuado por aplicadores capazes, com condições climatéricas não inferiores a 5oc. não deverá ser executado na

presença de vento, chuva ou sobre a incidência directa dos raios solares, ou quando a previsão da temperatura for inferior a 5oc depois da aplicação e

antes do endurecimento do produto. com temperaturas superiores a 30oc é

aconselhável protecção solar.

4 é aconselhável a utilização do visolplast como revestimento final apenas com cores claras o que ajudará a reflectir o calor e significará uma baixa da temperatura final do sistema. cores escuras (com um coeficiente de absorção solar superior a 0,7) apenas deverão ser aplicadas em áreas devidamente protegidas dos raios solares demasiado incisivos. evitar também grandes contrastes de cores numa mesma fachada.

5 nunca aplicar o sistema de isolamento em superfícies horizontais e adoptar cortes apropriados sempre que necessários (parapeitos, soleiras, etc.). 6 em nenhuma circunstância, deverão ser introduzidos aditivos ou substâncias

estranhas no produto, caso não sejam claramente indicadas nas instruções.

toda a informação aqui contida é concebida como guia prático: é o fruto da nossa experiência e da mais recente tecnologia e possui apenas valor indicativo. a aplicação é conduzida fora do nosso controle e, portanto, é da exclusiva responsabilidade do aplicador. nenhuma sujeição de responsabilidade poderá ser aceite dada a excelente variedade das possibilidades de aplicação e métodos de trabalho. esta informação anula qualquer versão anterior e está sujeita a alteração a qualquer momento, de acordo com a data do produto e do desenvolvimento do sistema. o serviço técnico viero encontra-se ao seu dispôr para informações complementares.

total:

(10)

alGuns

detalHes Úteis

Breves

especificaçÕes

sistema de isolamento térmico exterior e protecção para paredes

1 a base de edifícios novos ou antigos deve ser verificada em todos os pontos para assegurar que está nas melhores condições e é adequado para receber a massa adesiva o peso e o acabamento final do sistema de isolamento (mínimo 3 da n/cm2 de aderência). a base deve estar seca e livre de poeiras, óleos e restos de tintas ou revestimentos anteriores. a superfície deverá estar suficientemente nivelada e uniforme e qualquer irregularidade ou imperfeição deverá ser removida antes do início da aplicação. a temperatura ambiente para aplicação e secagem deve oscilar entre os +5oc e +30oc e H.r. abaixo dos 80%.

2 fixar mecanicamente o suporte metálico numa posição elevada na base da parede.

3 misturar o adesan cps ou cps-B massa adesiva com a quantidade especificada de cimento portland e o adesan cpv 22 misturar com a quantidade específica de água. para obter uma pasta homogéna, usar meios mecânicos. a mistura permanecerá trabalhável durante cerca de 4 horas.

4 usar placas de poliestireno expandido de 20Kg/m3 de densidade, tamanho 100x50 cm, espessura variável de 3 a 8

cm segundo padrões da uni 7819.88. fixar as placas ao suporte com massa adesiva. na presença de irregularidades inferiores a 10 mm, usar a 15x10 mm talocha dentada (talocha n.º 3) para aplicar a mistura a toda a superfície das placas isolantes. em locais em que as irregularidades ultrapassem aos 10 mm, utilizar o método de aplicação da mistura por pontos e no perímetro das placas. as placas deverão ser colocadas horizontalmente e niveladas. se for recomendado a fixação mecânica, usar 8 buchas / m2 e fixar após 24 horas da aplicação das placas. assegurar que entram pelo

menos 3 mm na superfície.

5 aplicar as cantoneiras de alumínio nas arestas, utilizando a mistura adesiva para a fixação. alisar eventuais áreas salientes e preencher quaisquer aberturas apenas com tiras de poliestireno para uniformizar a fachada.

6 após 48 horas da aplicação das placas de isolamento e antes de 30 dias, aplicar uma camada de adesan cps, cps-B ou cpv 22 com uma talocha de 6 mm (talocha n.º 1) e trabalhando a partir do topo da parede, mergulhar a rede de fibra de vidro 150 K8. as sobreposições deverão ter 10 cm. nos cantos, a rede deverá contornar a aresta em pelo menos 15-20 cm. é necessário reforçar os cantos dos vãos de janelas, portas, etc., zonas consideradas críticas. devem ser usados pedaços de rede numa segunda camada com uma inclinação de 45o relativamente à primeira. 7 depois da superfície estar convenientemente seca, dar outra demão de adesan cps, cps-B ou cpv 22 até obter um

suporte uniforme. deixar secar pelo menos 48 horas.

8 aplicar uma camada de prymer acq, diluída em 5 partes de água limpa, ao longo de toda a superfície e deixar secar correctamente, aplicar o revestimento final visolplast na sua textura e cor previamente seleccionadas.

9 proteger todas as áreas onde o sistema se encontre próximo de telhados, janelas, etc., para evitar infiltrações de água. todas as juntas devem ser colmatadas devidamente com um cordão de fundo e um mastique elastomérico acrílico.

peitoril da janela com aumento metálico paraGem do sistema com perfil em paredes omBreiras início a partir do nível do solo primeiro andar com pinGadeira aumento de um peitoril em pedra

(11)

o sistema de isolamento térmico da viero é eficiente energicamente,com custos efectivos, rápido e fácil de aplicar. é um sistema que concederá ao edifício uma protecção duradoura e realça a sua aparência. um sistema que foi sujeito a intensivos testes em vários países, nos quais foi aplicado com sucesso por muitos anos. estes são apenas algumas das vantagens que a viero oferece com este sistema.

qualquer produto da nossa Gama foi concebido para ter um bom desempanho,formulados nos nossos laboratórios de modo a servir as suas necessidades de aplicação, testado e comprovado para assegurar a sua qualidade.

Referências

Documentos relacionados

On the wattle/daub (Fig. After 180 days, both insec- ticides showed a drop in mortality with values below 0.1 at 270 days. However, even at these low values, deltametrine

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

autoridade judiciária no prazo de 10 dias e por esta apreciada, em ordem à sua validação, no prazo de 10 dias.. A constituição de arguido implica a entrega, sempre que possível

§ 1° O discente deverá iniciar a produção de seu Plano de Trabalho na Fase 01 (disciplina “Diretrizes para o TCC do Design de Interiores”), que será avaliado pelo professor

Para além da quantificação da captação de formaldeído do ar interior, todas as tintas foram sujeitas a testes e ensaios de caracterização simplificados e nas tintas

Por meio da OS 117, a autoridade tida por coatora determinou aos policiais rodoviários federais que “convidem”, durante a Operação Integrada de Segurança

As últimas são sempre donas das forças que controlam, enquanto que as outras são um joguete para quem quer que deseje aproveitar-se delas.... Pensamento lógico e