• Nenhum resultado encontrado

Versão Primeira versão Publicado em A revisar em 08 06/08/ /03/ /03/2017. Versão Item Descrição resumida da alteração Motivo Data

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versão Primeira versão Publicado em A revisar em 08 06/08/ /03/ /03/2017. Versão Item Descrição resumida da alteração Motivo Data"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID

Publicação

x Pública Restrita

RESUMO DESCRITIVO

Princípios e diretrizes utilizados na Política de Exercício de Voto em Assembleias (“Política de Voto”) dos fundos geridos pelas unidades de negócios do Grupo Safra responsáveis pela gestão de fundos de investimento.

IDENTIFICAÇÃO

Versão Primeira versão Publicado em A revisar em

08 06/08/2008 24/03/2016 24/03/2017

Área gestora do conteúdo: Asset Compliance

REGISTRO DAS ALTERAÇÕES

Versão Item Descrição resumida da alteração Motivo Data

01 Todos Criação do documento Formalização de regras 06/08/2008

02 - Alteração do nome do Gestor Evento Societário 01/10/2010

03 - Inclusão no item 8 de encaminhamento das

convocações das assembleias Identificação de responsabilidade 04/08/2011

04 - Revisão da Política Atualização de versão 10/02/2012

05 - Revisão da Política Atualização de versão 10/08/2012

06 - Revisão da Política Atualização de versão 20/12/2013

07 - Revisão da Política Atualização de versão 13/02/2015

08 - Revisão da Política Atualização de versão 24/03/2016

APROVAÇÃO

Análises Aprovação Comitê Executivo

Elaboração

Gestor conteúdo Superior Imediato 1º Aprovador Nome completo:

Daiane Pereira da Silva

Nome completo: Daiane Pereira da Silva

Nome completo: Paulo Sérgio Cavalheiro

Nome completo: Paulo Sérgio Cavalheiro

(2)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID Publicação x Pública Restrita

ÍNDICE

1. APLICAÇÃO E OBJETO... 3 2. PRINCÍPIOS GERAIS... 3

3. EXERCÍCIO DA POLÍTICA DE VOTO... 4

4. CONFLITO DE INTERESSES... 5

5. PROCESSO DECISÓRIO... 5

6. COMUNICAÇÃO AOS COTISTAS... 6

7. RESPONSABILIDADE DAS ÁREAS DE RELACIONAMENTO... 6

8. REGULAMENTAÇÃO EXTERNA... 7

(3)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID

Publicação

x Pública Restrita

1.

APLICAÇÃO E OBJETO

As gestoras de fundos de investimento do Grupo Safra, nos termos do Código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para Fundos de Investimento (“Código ANBIMA”) e Instrução nº 555/14 da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, estabelecem a presente política de exercício de direito de voto em assembleias.

A Política de Voto deve ser observada pelo Gestor para todos os Fundos de Investimento e Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento sob sua gestão (“Fundos”), e cujas políticas de investimento autorizem alocação em ativos financeiros e valores mobiliários (“Ativos”) que contemplem o direito de voto em assembleias (“Assembleias”), exceto nas hipóteses previstas na presente política.

A Política de Voto tem como objetivo definir os critérios a serem utilizados para votação, pelo Gestor, nas Assembleias dos Ativos detidos pelos Fundos com o intuito de acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento das atividades operacionais, avaliar os impactos da deliberação proposta frente a situação financeira dos emissores dos ativos, a atuação de seus administradores, a aplicação de seus recursos, as perspectivas de crescimento, o retorno esperado, o cumprimento e a evolução dos padrões de Governança Corporativa, bem como a verificação das condições estipuladas nas emissões dos ativos.

A Política de Voto não se aplica aos seguintes casos:

i) fundos exclusivos ou reservados, desde que prevejam em seu regulamento ou no formulário de informações complementares, conforme aplicável, cláusula destacando que o Gestor não adotará a Política de Voto;

ii) ativos financeiros de emissor com sede social fora do Brasil; iii) certificados de depósito de valores mobiliários; e

iv) ativos de emissão do Administrador ou empresas do Grupo.

2.

PRINCÍPIOS GERAIS

A fim de cumprir o objetivo da Política de Voto, os princípios identificados abaixo deverão nortear o Gestor no processo de exercício de voto:

Princípio da Igualdade: Representa o compromisso do Gestor em dispensar, a todos os cotistas dos Fundos, tratamento justo e equitativo, sem qualquer discriminação entre eles.

Princípio da Boa-Fé: As decisões do Gestor devem estar em consonância com os melhores padrões éticos, de confiança, fidelidade e compromisso.

Princípio da Lealdade: O Gestor sempre votará levando em consideração a melhor decisão para os cotistas, fortalecendo a confiança e o compromisso que são intrínsecos ao dever de fidúcia existente no relacionamento entre eles.

Princípio da Transparência: Representa a garantia, facilitação e livre acesso às informações acerca das atividades exercidas pelo Gestor.

Princípio da Legalidade: Garantia que o Gestor sempre observará e cumprirá a legislação e regulamentação aplicável aos Fundos, em especial à legislação referente à segregação de atividades e independência das unidades de negócios do Safra.

(4)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID

Publicação

x Pública Restrita

Princípio da Eficiência: Representa o objetivo de sempre adotar decisões que busquem valorizar os ativos e não onerar os Fundos e, por conseguinte, os cotistas.

3.

EXERCÍCIO DA POLÍTICA DE VOTO

É obrigatório o exercício da Política de Voto em relação às Matérias Relevantes Obrigatórias abaixo relacionadas: I. Em relação às ações, seus direitos e desdobramentos:

a) eleição de representantes de sócios minoritários nos Conselhos de Administração, quando aplicável;

b) aprovação de planos de opções para remuneração de administradores da companhia, se incluir opções de compra ”dentro do preço” (preço de exercício da opção é inferior ao da ação subjacente, considerando a data de convocação da assembleia);

c) aquisição, fusão, incorporação, cisão, alterações de controle, reorganizações societárias, alterações ou conversões de ações e demais mudanças de estatuto social que possam, no entendimento do Gestor, gerar impacto relevante no valor do ativo detido pelo Fundo de Investimento; e

d) demais matérias que impliquem tratamento diferenciado. II. Em relação aos ativos financeiros de renda fixa ou mista:

a) alterações de prazo ou condições de prazo de pagamento, garantias, vencimento antecipado, resgate antecipado, recompra e/ou remuneração originalmente acordadas para a operação.

III. Em relação às cotas de Fundos de Investimento:

a) alterações na política de investimento que alterem a classe CVM ou o tipo ANBIMA do Fundo de Investimento; b) mudança de administrador ou gestor, que não integrantes do seu conglomerado ou grupo financeiro;

c) aumento de taxa de administração ou criação de taxas de entrada e/ou saída; d) alterações nas condições de resgate que resultem em aumento do prazo de saída;

e) fusão, incorporação ou cisão, que propicie alteração das condições elencadas nas alíneas anteriores; f) liquidação do fundo de investimento; e

g) assembleia de cotistas para fechamento de fundo de investimento em decorrência de pedidos de resgate incompatíveis com a liquidez dos ativos, conforme artigo 39 da Instrução CVM nº 555/14.

É reservado o direito ao Gestor de exercer o voto em assembleias que deliberem outras matérias que, a seu exclusivo critério, possam ser relevantes aos interesses dos cotistas.

O exercício da Política de Voto ficará a exclusivo critério do Gestor, mesmo acerca das matérias relevantes obrigatórias relacionadas acima, nos seguintes casos:

(5)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID

Publicação

x Pública Restrita

b) o custo relacionado com o exercício do voto não seja compatível com a participação do ativo financeiro no Fundo;

c) a participação total dos Fundos sob gestão, sujeitos à Política De Voto, na fração votante da matéria, seja inferior a 5% e nenhum Fundo possuir mais do que 10% de seu patrimônio no ativo em questão;

d) situação de potencial conflito de interesses;

e) as informações disponibilizadas pela empresa não forem suficientes para a tomada de decisão, mesmo após solicitação de informações adicionais e esclarecimentos.

4.

CONFLITO DE INTERESSES

O Gestor sempre buscará garantir que os princípios estabelecidos nesta política sejam respeitados. Contudo, podem haver situações que influenciem, de sobremaneira, a decisão do Gestor em relação ao voto a ser proferido. Nestas situações de conflito de interesses, o Gestor decidirá, em conjunto com o Asset Compliance e o Jurídico, qual a postura a ser assumida na respectiva Assembléia.

5.

PROCESSO DECISÓRIO

Serão observados os seguintes procedimentos de decisão, formalização e registro de voto:

a) O Asset Compliance é responsável por verificar diariamente se há convocação de Assembléias de emissores dos ativos pertencentes às carteiras dos fundos. Com relação às Assembléias de fundos de investimento, o Jurídico Societário de Fundos é responsável por repassar à Asset Compliance as cartas de convocações recebidas na sede do Administrador. O Asset Compliance compilará as informações e as encaminhará um relatório aos envolvidos;

b) Ao tomar conhecimento da convocação das Assembleias e das respectivas ordens do dia, o Gestor avaliará a relevância da matéria, a existência de potencial conflito de interesse e os custos envolvidos;

c) Se decidido pela participação do Fundo na Assembleia, o Gestor encaminhará ao Jurídico Fundos o Edital de Convocação e informará o voto a ser proferido, bem como solicitará a emissão da procuração para seu representante, a qual deverá ser especifica quanto ao voto a ser proferido, ou não, a critério do Gestor;

d) Caso o Gestor decida pela não inclusão do voto no Instrumento de Procuração, a ser emitido em favor de um colaborar do Grupo Safra, o mesmo deverá avaliar o tema previamente à realização da Assembléia e então instruir o outorgado, quanto ao voto que deverá ser então proferido.

e) Caso a Assembleia seja realizada em local que, a critério do Gestor, inviabilize a representação por um colaborador do Grupo, o Gestor poderá requisitar a presença de um advogado terceirizado que o representará, por meio de procuração específica, que obrigatoriamente detalhará o voto a ser proferido na Assembleia.

f) O Jurídico Fundos solicitará a confecção da procuração ao Jurídico Societário do Grupo Safra, via workflow, anexando o Edital de Convocação, voto a ser proferido (se for o caso) e os dados do outorgado

g) Atendida a solicitação, o Jurídico Fundo encaminhará a documentação necessária ao representante indicado pelo Gestor, para que o mesmo possa votar na Assembléia.

(6)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID

Publicação

x Pública Restrita

h) O Asset Compliance será responsável pela divulgação dos votos proferidos nos termos do item 6 abaixo. i) O Gestor compromete-se a encaminhar ao Jurídico Fundos a justificativa sumária do voto, tão logo o mesmo tenha sido proferido nas respectivas Assembleias.

6.

COMUNICAÇÃO AOS COTISTAS A presente Política de Voto encontra-se:

i) registrada na ANBIMA, em sua versão integral e atualizada, estando disponível para consulta pública; e ii) disponível, em sua versão integral e atualizada, no site: www.safraasset.com.br

Os votos proferidos nas Assembleias serão disponibilizados aos cotistas através do site: www.safraasset.com.br e informados à CVM, no documento denominado “Perfil Mensal”, conforme estabelece a Comissão de Valores Mobiliários.

7.

RESPONSABILIDADE DAS ÁREAS DE RELACIONAMENTO Gestão

• responsável pelo acompanhamento e execução da presente Política de Voto, instrução de voto, encaminhamento ao Jurídico Fundos do edital de convocação, juntamente com a cópia da ata de assembleia recebida do Emissor e lavrada no dia da AGE, além da justificativa sumária do voto após a realização da respectiva Assembleia. Adicionalmente, deverá informar o Asset Compliance e o Jurídico quando da identificação de potencial conflito de interesse.

Asset Compliance

• responsável por: (i) acompanhar as convocações das emissoras de ativos detidos pelos fundos e encaminhar ao Gestor e ao Jurídico Fundos um relatório com as informações sobre as Assembléias, (ii) comunicação aos cotistas e à área responsável pelo envio do Perfil Mensal à CVM, (iii) atualização e registro na ANBIMA, e (iv) verificação do cumprimento desta política.

Jurídico Fundos

• responsável por (i) guardar as atas de assembléia, e (ii) receber as convocações dos fundos de investimento detidos pelos fundos e encaminhá-las ao Asset Compliance.

• responsável por (i) solicitar ao Jurídico Societário a emissão da procuração e a disponibilização da documentação necessária para que o outorgado possa votar na Assembleia; (ii) apoio, sempre que necessário, ao Gestor, Asset Compliance e Jurídico Fundos; e (iii) encaminhar ao outorgado a documentação necessária para que esse vote, de forma presencial, na Assembleia.

Jurídico Societário

• responsável pela confecção da procuração e disponibilização dos documentos de representação legal do Gestor.

(7)

ASSUNTO

Exercício de Direito de Voto em Assembleias pelos Fundos de Investimento

CÓDIGO

022BI-9.022.001

POLÍTICA

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

ID

Publicação

x Pública Restrita

8.

REGULAMENTAÇÃO EXTERNA

A presente política foi formulada com base no Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento, nas Diretrizes para Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias e na Instrução CVM n° 555/14.

9.

DÚVIDAS

Área Responsável

Referências

Documentos relacionados

A etapa que agora se concretiza é a publicação da 1ª Avaliação Genética da Raça Ramo Grande, que julgamos ser um ponto de partida para ações futuras, uma vez que o

b) Cumpram as disposições legais nacionais e comunitárias em matéria de ambiente, nomeadamente as Diretivas Aves e Habitats. No caso de operações não promovidas

A solução concentrada de ampicilina sódica + sulbactam sódico injetável para administração intramuscular deve ser utilizada dentro de 1 hora após

Nossa hipótese de trabalho é a de que o discurso construído pela Folha de São Paulo a respeito da guerrilha tem duas fases: a primeira se iniciou logo após a descoberta

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS, POR MEIO DO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA EM EXERCICIO MÁRCIO ROBERTO TENÓRIO DE ALBUQUERQUE; DO DIRETOR DO CENTRO DE APOIO

A data de início das aulas está prevista no quadro anexos I e II neste edital. O Jovem aprendiz deverá direcionar-se as dependências da Unidade do SENAC, no turno indicado.. As

1.1 A seleção para Mestrado em Odontologia da UFPA, com acesso direto, será realizada em quatro etapas sucessivas, consistindo de uma prova de proficiência em língua inglesa, prova

• [contas setoriais] Data limite para envio dos dados de consumo de combustível no AEC dez/18 (MS+25dc) • Data limite para registro e validação de acordo bilateral de CCEAR,