• Nenhum resultado encontrado

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO NFE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO NFE"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO

(2)

TUTORIAL INTEGRAÇÃO NF-e

O objetivo deste tutorial é apresentar os procedimentos necessários para a instalação, configuração, monitoramento e procedimento diversos das Notas Fiscais Eletrônicas emitidas pelo SysPDV. Com a abordagem do uso da rotina Integração NF-e e suas aplicações.

 INSTALAÇÃO DO COMPONENTE TECNO SPEED

A instalação desse aplicativo é importante para que o SysPDV possa emitir NF-e. Em Disco local C:>Syspdv>NFE. Clique em Setup_nfe_dependencies.exe, abrirá uma janela conforme a figura

abaixo, clique em Avançar para iniciar a instalação.

*Clique em avançar para prosseguir com a instalação *Esses componentes devem permanecer marcados *Clique em avançar para prosseguir

*Clique em instalar para concluir a instalação *Clique em concluir para finalizar

Atenção: Somente a instalação do Componente Tecno Speed não garante a emissão da NF-e, é necessário verificar e solicitar ao Suporte Técnico a liberação do CNPJ do cliente para permissão de uso do aplicativo.

(3)

 CERTIFICADO DIGITAL

É um documento eletrônico assinado digitalmente e cumpre a função de associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública. As informações públicas contidas num certificado digital são o que possibilita colocá-lo em repositórios públicos.

Um Certificado Digitalnormalmente apresenta as seguintes informações: • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública • Período de validade do certificado

• Chave pública

• Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado • Número de série.

OS TIPOS DE CERTIFICADO DIGITAL:

O certificado digital do tipo A1 é instalado diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet com validade máxima de um ano.

O certificado digital do tipo A3 oferece maior segurança por ser instalado em uma mídia criptográfica: HSM, cartão inteligente ou token, estes últimos proporcionando maior mobilidade, com validade máxima de três anos.

Atenção:Para que o certificado possa ser reconhecido é necessário durante a instalação direcioná-lo para pessoal. Essa informação pode ser visualizada em: Propriedade da internet>Conteúdo>Certificados>Pessoal.

 INTEGRAÇÃO NF-e

Em Utilitários>Integração NF-e é o caminho por onde são verificados os status das notas fiscais

eletrônicas. E tem como objetivo realizar procedimentos diversos em relação ás notas fiscais eletrônicas emitidas pelo SysPDV.

Observação: È necessário ter efetuado a instalação do certificado digital para realizar as configurações.

1° Passo: Clique no botão Opções e em seguida clique na opção Configurar envio denotas/emails, essa configuração deve ser feita antes de enviar a primeira nota, pois as informações contidas nessa configuração são primordiais para o envio da NF-e para SEFAZ.

(4)

• Na ABA PRINCIPAL será configurado o certificado digital.

2° Passo: Informe o tipo de certificado (A1 ou A3), modelo do certificado, ambiente (Produção ou Homologação), finalidade de emissão, forma da emissão, nome do certificado (Verifique se o certificado foi instalado), PIN Code (Caso o tipo de certificado seja A3), logotipo emitente e orientação (Retrato ou Paisagem).

Observação: No botão Obter validade, será informado à validade do certificado digital.

Campos da figura configuração principal:

Tipo de Certificado: Escolha qual o tipo de certificado (A1 ou A3)

Modelo do Certificado: Escolha qual o modelo do certificado (arquivo, cartão, diretório, máquina, memória) Ambiente: Escolha em qual ambiente será gerada a NF-e (homologação ou produção) Finalidade de Emissão: Escolha qual a finalidade de emissão (normal, complementar, ajuste) Forma de Emissão: Escolha qual a forma de emissão (normal contingência SCAN) Nome do Certificado: Campo para ser inserido o certificado digital

PIN CODE: Campo para ser preenchido com a senha do certificado digital Logotipo Emitente Localizar o logotipo da empresa para ser impresso no DANFE Orientação Escolha o formato da impressão do DANFE (retrato, paisagem)

(5)

 Na ABA E-MAIL serão informados os campos para enviar o email com o DANFE e o XML. 3° Passo: O Campo servidor do SMTP do e-mail, porta do servidor, usuário e senha do e-mail remetente, deve ser informado no cadastro do próprio. Insira o e-mail do remetente (Caso seja enviadas cópias insira CC e CCO), assunto do e-mail, mensagem para ser enviado no corpo do e-mail.

Atenção: Para o envio de email é importante que a conta de email com terminação (.com ) seja

marcado a opção Autenticar e-mail .Para ser realizado a autenticação de servidor do email.

Campos da figura configuração email:

Servidor: Informe o servidor do SMTP do e-mail que será utilizado Porta: Informe a porta do servidor

Email Remetente: Informe o e-mail do remetente da NF-e. CC: E-mail para ser enviada a cópia da NF-e. Cco: E-mail para ser enviada a cópia oculta da NF-e. Assunto: Informe o assunto do e-mail

Mensagem: Informe a mensagem para ser enviado no corpo do e-mail Usuário: Informe o usuário de autenticação do e-mail

Senha: Informe a senha de autenticação do e-mail

(6)

 TELA PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA NFE EMITIDA PELO SYSPDV

As notas fiscais emitidas pelo SysPDV podem ser visualizadas por meio desta tela, onde é possível observar as notas de saída e também as notas de emissão própria. Podem ser utilizados também os filtros de data e status para facilitar a listagem das notas emitidas.

Campos da figura integração NFE/NFSE - cabeçalho:

Data inicial e final Filtra a NF-e dentro de determinado período

Status Campo que serve como filtro para listar a NF-e. Podem ser do tipo: autorizado, cancelado, denegado, enviado, erro, pendente e rejeitado

Nota de Saídas Campo de visualização da NF-e que foram emitidas através da rotina de saída Notas de Entradas-Emissão

Próprias Campo de visualização da NF-e que foram emitidas através de rotina de entrada

 CARTA DE CORREÇÃO

A carta de correção eletrônica é um evento legal e tem por objetivo corrigir algumas informações da NF-e. A CC-e poderá ser transmitida em até 30 dias a partir da autorização de uso da NF-e, e somente poderá ser transmitida para uma NF-e autorizada, visto que não é possível corrigir uma NF-e cancelada.

 Utilizando a Carta de Correção

Em Utilitários>Integração NFE/NFSE informe a data inicial e final e o status autorizado, depois clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja realizar a carta de correção, depois clique no botão Opções ou clique com o botão direito do mouse, selecione a opção Carta de Correção. Para realizar a carta de correção, proceda da seguinte forma:

1. Clique no botão Incluir-F5, para começar a inclusão;

2. Informe a justificativa da carta de correção no campo descrição;

3. Clique no botão Gravar-F9, para confirmar a justificativa carta de correção;

(7)

(8)

 CANCELAMENTO DE NFE NO SYSPDV.

O cancelamento de uma NF-e só poderá ser feito se ela constar na SEFAZ como autorizado, sendo seu prazo máximo para efetuar o cancelamento de 24horas. O procedimento de cancelamento de NF-e no SysPDV pode ser feito em 02 lugares: pela Integração NFE/NFSE ou pela Situação da Nota de Saída em ambos os casos tanto o estoque quanto o financeiro é estornado.

1. Utilizando a Integração NFE/NFSE

Em Utilitários>Integração NFE/NFSE informe a data inicial e final e o status autorizado, depois clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja cancelar, depois clique no botão Opções ou clique com o botão direito do mouse, selecione a opção Cancelar Nota, abrirá uma janela para informar a justificativa do cancelamento que deve ser maior que 15 caracteres e não pode conter acentos. Para finalizar clique em Enviar-F9 para concluir o cancelamento.

2. Utilizando a Situação da Nota Fiscal

O cancelamento da NF-e em Estoque>Nota Fiscal>Saída>Situação da Nota Fiscal, deve ser realizado da seguinte forma, com a NF-e autorizada, informe a série, o número da NF-e e selecione a opção cancelada, em seguida clique no Botão Ok-F6. Confirme a mensagem e depois informe o motivo

do cancelamento.

(9)

 CONFIGURAR MODELO DO DANFE NO SYSPDV

Em Utilitários>Integração NFE/NFSE, informe a data inicial e final, com o status autorizado, depois clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja configurar, depois clique no botão Opções e selecione a opção Configurar Modelo DANFE.

  

 Observação: Essa configuração é feita nos casos em que haja necessidade de alterar alguma informação impressa no DANFE tipo: tamanho da fonte, os dados que estão cortados ou saindo um dado em cima do outro. Conforme a figura a baixo:

Altere a informação que deseja alterar e antes de sair, salve as informações em arquivo>salvar, a partir daí as

(10)

 CONSULTAR NFE NO SYSPDV

O procedimento de consulta NF-e deve ser feito sempre que o usuário tiver dúvidas sobre o envio da NF-e, se por algum motivo o status da nota for de erro ou a emitir, e as demais estiverem com status diferentes.

Em Utilitários>Integração NFE/NFSE informe a data inicial e final, com o status a emitir ou erro, clique em Filtrar, selecione a NF-e que deseja consultar, depois clique no botão Opções e selecione a opção Consultar NF-e. Abrirá uma janela de consulta chave NF-e, clique em Enviar-F9 para consultar na base da SEFAZ o real status da NF-e.

 EXIBIR DANFE NO SYSPDV

A opção exibir DANFE do SysPDV serve para reimprimir um DANFE que não foi impresso durante a emissão da nota fiscal. Para executar este procedimento siga as instruções abaixo.

Em Utilitários>Integração NFE/NFSE informe a data inicial e final e com o status autorizado, clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja reimprimir e em seguida clique no botão Opções e selecione a opção Exibir DANFE.

(11)

Ao escolher a opção Exibir DANFE o mesmo será mostrado conforme figura abaixo.

 ESTORNAR NFE NO SYSPDV

O estorno da NF-e é realizado quando o prazo de 24h para o cancelamento for ultrapassado. O estorno da NF-e pode ser realizado em 02 lugares: Pela Integração NFE/NFSE ou pela Situação da Notade Saída. Em qualquer uma destas opções, será emitida uma nota fiscal de estorno para ser dado entrada no SysPDV.

1. Utilizando a Integração NFE/NFSE

O estorno da NF-e em Utilitários>Integração NFE/NFSE deve ser realizado da seguinte forma: Informe a data inicial e final e status autorizado, clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja estornar,

depois clique no botão Opções e selecione a opção Estornar Nota. Abrirá uma janela para informar a justificativa do estorno e o CFOP de estorno, depois clique em Enviar-F9.

(12)

2. Utilizando a Situação da Nota Fiscal

O estorno da NF-e em Estoque>Nota Fiscal>Saída>Situação da Nota Fiscal, deve

ser realizado da seguinte forma: Com a NF-e autorizada, informe a série, o número da NF-e e

na situação fiscal da nota clique na opção cancelada, confirme a mensagem e depois informe

o motivo do estorno.

 INUTILIZAÇÃO DE SEQUENCIAL NÃO UTILIZADA NO SYSPDV

A inutilização de uma sequencial não utilizada pelo SysPDV pode ocorrer de forma eventual, por esta razão, a sequencial da série é quebrada e portanto deve ser informado a SEFAZ sobre a sua inutilização.

Exemplo: o SysPDV emitiu as NFE 100 e 102, por algum motivo a 101 não foi emitida, pois o sistema pulou a sequência ou o cliente alterou manualmente na série esta sequência, assim, a 101 não poderá ser utilizada, portanto, deve ser inutilizada.

Em Utilitários>Integração NFE/NFSE clique no botão Opções e selecione a opção Inutilização de sequencial não utilizado no sistema. Abrirá uma janela para informar o ano, modelo (sempre 55), série da NF-e, número inicial e final que será inutilizada (informe apenas à sequência que foi quebrada, nunca informe todas as sequências da série, pois nesse caso a inutilização seria de toda a série) e a justificativa da inutilização da sequência, depois clique em Enviar-F9.

(13)

 INUTILIZAÇÃO DA NFE

Inutilizar NFE é o ato de torná-la sem efeito, esse procedimento acontecerá quando alguma informação cadastral de cliente estiver errado, como não é possível corrigir o cadastro e reenviar a NF-e, pois a nota continuará com status de erro no SysPDV, o procedimento mais adequado é inutilizar a NF-e. Em Estoque>Nota Fiscal>Saída>Situação da Nota Fiscal encontra-se a inutilização da NF-e que deve ser realizado da seguinte forma: Informe a série, o número da NF-e, clique na opção inutilizada, em seguida clique Ok-F6.

 REENVIAR NOTA

Reenviar nota é o ato de transmitir a NF-e que estava com status de erro (erro do tipo NCM) ou a emitir para ser validada pela SEFAZ. Esse procedimento deve ser feito em Utilitários>Integração NFE/NFSE informe a data inicial e final, selecione o status (erro ou a emitir), clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja reenviar para SEFAZ, depois clique no botão Opções e selecione a opção Reenviar nota. Abrirá uma janela para o reenvio da NF-e novamente em seguida clique em Enviar-F9.

  

 Observação: Não deixe de consultar NFE para ter certeza que a mesma não se encontra na base da SEFAZ como autorizada.

(14)

 REENVIAR XML NO SYSPDV

O reenvio do XML para o cliente pode ser feito diretamente do SysPDV, desde que a configuração de email esteja feito corretamente. Em Utilitários>Integração NFE/NFSE informe a data inicial e final, com o status autorizado, clique em Filtrar. Selecione a NF-e que deseja reenviar o XML,

depois clique no botão Opções e selecione a opção Reenviar XML. 

 

 Observação: O Reenvio do XML è usado normalmente quando o destinatário não recebeu o XML da NFE.

 DENEGAR NFE

O ato de Denegar uma NFE caberá a SEFAZ de cada Estado reger de que forma isto acontecerá bem como proceder com a mensagem de retorno. Fato é que se a NF-e foi denegada, tal denegação se deu por problemas relacionados com a Inscrição Estadual seja do emissor seja do destinatário por: suspensão, cancelada, baixada ou em processo de baixa. Para isso é necessário checar junto a SEFAZ o motivo mais aprofundado.

A mensagem de retorno da SEFAZ foi: “NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ”. Nesse caso utilize a rotina de Situação da nota fiscal que está em Estoque>Nota Fiscal>Saída>Situação da Nota Fiscal para proceder com a denegação da NF-e. Informe a série e o

número da NF-e, depois clique na opção da situação como Denegada e clique em Ok-F6 para finalizar.

(15)

 ERROS MAIS COMUNS NO ENVIO DA NFE PARA SEFAZ

O alerta abaixo faz referência ao produto que foi cadastrado e não foi informado o NCM. Nesses casos para que seja feita a revisão do NCM verifique em Consultas>Produtos>Impostos federais, filtre por NCM e clique em Exibir-F7. Verifique quais os produtos que estão sem ou com NCM errados. Ajuste-os em Cadastro>Produto>Produto, para

emissão da NFE.

O alerta abaixo faz referência à falta do código do município do IBGE, essa falta pode esta relacionada Cadastro do próprio ou Cadastro do cliente, é necessário verificar esses cadastro e realizar as alterações necessárias.

O alerta abaixo se refere ao telefone que está no formato errado no cadastro do cliente. É importante a correção do telefone em Cadastro>Cliente >Cliente, em seguida clique em Alterar-F7. O formato do número do telefone deve ser preenchido corretamente sendo todos juntos, com 11 dígitos. Exemplo: 0+DD+XXXXXXXX

O alerta abaixo faz referência que a NFE foi rejeitada por duplicidade, este erro ocorre quando o contribuinte transmitiu uma nota, ela foi autorizada (com a mesma chave ou outra diferente) e ele está tentando transmitir novamente na base da SEFAZ, porém no SYSPDV a mesma consta como erro ou a emitir. A Orientação nesses casos é a inutilização da NFE.

O alerta abaixo faz referência ao email que não esta no cadastro do cliente, para o mesmo receber o DANFE e o XML. É necessário verificar o cadastro do cliente em Cadastro>Cliente>Cliente em seguida clique em Alterar-F7, em seguida realizar as alterações necessárias e depois clique em Gravar-F9.

O alerta abaixo faz referência ao cadastro do cliente que esta com a inscrição estadual como ISENTA. É necessário verificar o cadastro do cliente em Cadastro>Cliente>Cliente, clique em Alterar-F7 e altere a inscrição estadual para ISENTO, feita a alteração clique em Gravar-F9.

O alerta abaixo faz referência ao CPF ou CNPJ que esta incorreta no cadastro do cliente. É necessário verificar o cadastro do cliente em Cadastro>Cliente>Cliente, clique em Alterar-F7 e realizar a alteração do CPF ou CNPJ do cliente. Realizada a alteração clique em Gravar-F9.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Quanto às teorias mais utilizadas, fica claro que a TAM e sua ampliação, com UTAUT e UTAUT2 (sobretudo por Venkatesh e Davis, 2000 e Venkatesh et al, 2003 e 2012) são relevantes

Através de estudos de casos, estudou-se a influência da geometria da rampa de lançamento, diâmetro e espessura do duto e profundidade sobre os parâmetros de instalação

SENAD, I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27..

Esta deverá restringir-se às áreas contratadas pelo cliente, não sendo permitida sinalética nas zonas sociais e de circulação do Centro de Congressos.. O Centro de

Aquecimento Aniversário: bloco especial dentro dos programas Caldeirão da Cidade e Funk Cidade, com playlist de festa, para deixar todo mundo contando os dias para o grande

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Os principais resultados esperados são: (1) um conjunto de regras para a ferrugem do cafeeiro e (2) um conjunto de regras para a mancha preta do amendoim, escolhidos como os

A motivação dos alunos poderá ser facilitada se o professor trouxer para a escola algumas fontes sonoras elementares ou instrumentos musicais feitos por si, exemplificando a sua