• Nenhum resultado encontrado

MANUAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2º SEMESTRE / 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 2º SEMESTRE / 2015"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Seção Técnica de Graduação

MANUAL PARA

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

2º SEMESTRE / 2015

de 27 a 29 de julho de 2015

Leia atentamente as orientações deste Manual. Em caso de dúvidas,

(2)

1. Preciso renovar minha matrícula no SISGRAD. O que fazer? 3 1.1. Abri minha tela de matrícula e constam disciplinas que já cursei disponíveis para matrícula. Tem algo errado? 4 1.2. Sou aluno do curso de Farmácia-Bioquímica e preciso me matricular em uma disciplina do período contrário ao meu. É possível? 5 1.2.1. Solicitei troca de período de uma disciplina, devo realizar a matrícula dessa disciplina no MEU PERÍODO DE CURSO? 6 1.2.2. Entenda o Processo de Troca de Período de Disciplinas – matrícula em Caráter Excepcional (procedimento restrito ao Curso de Farmácia-Bioquímica) 7 1.3. Quando tento me matricular via SISGRAD em uma disciplina do meu período de Curso, um campo para JUSTIFICATIVA aparece. Está tudo bem? 8

1.4. DIVISÃO DE TURMAS PRÁTICAS 9

1.4.1. Preciso trocar de Turma Prática para conseguir montar minha grade. Como devo proceder? 10 1.4.2. Preciso em matricular online na turma prática de algumas disciplinas que não são da minha seriação ideal. O que fazer? 11 1.5. Como saberei quais disciplinas serão oferecidas no 2º semestre de 2015? 12 1.6. Não consigo “montar minha grade horária”. Preciso de ajuda! 13

1.7. MATRÍCULA X INTERCÂMBIO 14

1.8. Não tenho mais disciplinas para cursar. Como fica meu vínculo com a faculdade? 15 2.

Finalizei TODOS os procedimentos para realizar minha matrícula. O que faço agora?

(3)

1. Preciso renovar minha matrícula no SISGRAD. O que fazer?

Em primeiro lugar, é preciso acessar a página do SISGRAD através do link abaixo:

<https://sistemas.fcfar.unesp.br/sentinela/login.open.action>.

Após isso, acesse o Módulo Aluno de Graduação, selecione o menu “Re-matrícula” e clique em “Solicitação / Adequação”.

Neste momento, todas as disciplinas que você ainda não cursou aparecerão disponíveis para matrícula. Basta selecionar as turmas que deseja e SALVAR SUA MATRÍCULA .

Não esqueça de conferir seus horários ao final da tela de matrícula. Você poderá alterar suas solicitações durante os dias de matrícula. Valerá sempre a última alteração salva.

 Para visualizar as telas e facilitar a compreensão, acesse o tutorial de re-matrícula disponível no link abaixo:

http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/20150703161136orientacoes_para_matricula_fcfar20152.pdf

O aluno que não renovar sua matrícula no prazo estipulado pelo Calendário Escolar terá a mesma AUTOMATICAMENTE cancelada.

Existe um mínimo e um máximo de disciplinas para cursar por semestre? Mínimo: 3 disciplinas

Máximo (em créditos): Para o período integral, limite de 40 créditos, e

também quando ocorrer troca de período de disciplinas; e para o período noturno, 24 créditos.

(4)

1.1. Abri minha tela de matrícula e constam disciplinas que já cursei

disponíveis para matrícula. Tem algo errado?

Com o tempo, algumas disciplinas sofrem alterações e precisam ser cadastradas novamente, com novos códigos, pois a anterior ainda consta em alguma estrutura curricular vigente. Por isso, é possível que alguma disciplina conste na sua tela de matrícula, mesmo que você já tenha integralizado, devido ao número elevado de estruturas cadastradas no SISGRAD que atende todos os alunos do Curso.

O que fazer então?

Certifique-se que você integralizou a disciplina, consultando seu histórico escolar no menu Documentos > Solicitação > Emitir. Essa disciplina não irá interferir na conclusão de seu curso. Fique tranquilo!

E essas informações do CENSO que aparecem, devo preencher?

Sim. A sua tela de matrícula só será liberada quando as informações para o CENSO DE ENSINO SUPERIOR forem preenchidas. Responda com seriedade, pois são informações de extrema importância prestadas a Órgãos Superiores. É rápido e simples!

(5)

1.2. Sou aluno do Curso de Farmácia-Bioquímica e preciso me matricular

em uma disciplina do período contrário ao meu. É possível?

Se você está matriculado a partir do 2º ano:

SIM!

Para isso, você precisa entregar no balcão de atendimento da Graduação o requerimento específico para solicitação de Matrícula em Caráter Excepcional (um para cada disciplina - com os nomes das disciplinas completos e corretos) – Para agilizar, traga seu requerimento preenchido.

Esse requerimento está disponível no link abaixo e também na página da Graduação.

http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Graduacao/requer-matricula-carater-excepcionaltroca-de-periodo-2015-2sem.doc

Essas solicitações deverão ser JUSTIFICADAS e comprovadas (declaração de orientador de IC, do serviço, etc), exceto para alunos com reprovação em disciplina (DP) e alunos transferidos.

A entrega deve ser realizada pessoalmente ou através de terceiros (sem necessidade de autorização prévia desde que o formulário esteja devidamente preenchido e assinado pelo interessado), no mesmo período da matrícula online (27 a 29 de julho de 2015).

NÃO SERÃO ACEITAS SOLITAÇÕES FORA DESSE PERÍODO. PROGRAME-SE! SUA MATRÍCULA É COISA SÉRIA.

NÃO SE PREOCUPE!

Nesse período a Equipe da Graduação estará com horário diferenciado de atendimento:

Manhã: das 09h às 12h Tarde: das 14h às 17h

Lembrando que no 2º semestre, não é possível solicitar troca de período das disciplinas anuais.

(6)

1.2.1. Solicitei troca de período de uma disciplina, devo realizar a

matrícula dessa disciplina no MEU PERÍODO DE CURSO?

Se você for aluno regular, sem reprovação, e não ocorrer choque

de horário com outras disciplinas;

Se for motivo de reprovação ou transferência, provavelmente você

dependerá apenas da autorização da troca de período para ser

matriculado, pois haverá choque de horário entre as disciplinas

de interesse.

Se vou realizar o pedido de troca de período de disciplina e sou aluno regular (sem reprovação na disciplina), por que devo realizar a matrícula no meu período de curso?

 Porque se o seu pedido de troca de período não for aceito, você já estará matriculado no seu período.

 Após a troca de período ser aceita, a Graduação fará o ajuste da matrícula do aluno (procedimento interno), assim o aluno permanecerá matriculado em apenas um período.

Não consigo me matricular em determinada disciplina, pois solicitei troca de período do seu co-requisito, ou vice-versa. O que eu faço?

Mande um e-mail para a Seção Técnica de Graduação explicando a situação no MESMO PERÍODO DE MATRÍCULA (de 27 a 29/07/15). Seja o mais claro possível! Realizamos um controle de “acertos internos” para esses casos e adequamos sua matrícula posteriormente.

(7)

1.2.2. Entenda o Processo de Troca de Período de Disciplinas - Matrícula em Caráter Excepcional (procedimento restrito ao Curso de Farmácia-Bioquímica)

 A matrícula a ser realizada online É SOMENTE PARA AS DISCIPLINAS DO SEU PERÍODO DE CURSO. Ou seja, aluno do INTEGRAL realiza na Internet a matrícula para as disciplinas do período integral; aluno do NOTURNO realiza na Internet a matrícula para as disciplinas do período noturno. Se existir a necessidade de cursar disciplinas no período contrário, a matrícula é realizada via requerimento entregue na Graduação (item 1.1).

RESUMINDO:

Matrícula online: somente para o seu período de curso.

Matrícula em caráter excepcional (presencial): mediante entrega do formulário de troca de

período de disciplinas.

 As solicitações serão analisadas por três membros do Conselho de Curso de Graduação de Farmácia-Bioquímica (dois docentes e um discente).

Em primeiro lugar, é analisada a quantidade de solicitações em relação ao número de vagas disponíveis. Quando há excesso de alunos, o Docente responsável pela disciplina é consultado e, caso a matrícula desse “excesso” não seja autorizada, para a seleção são levados em consideração: a justificativa apresentada; o documento comprobatório apresentado (se for o caso) e o Coeficiente de Rendimento do solicitante.

 Existe um limite de solicitações? Não há um limite de disciplinas que poderão ser solicitadas, porém é bom usar o bom senso. Solicite apenas a troca de período das disciplinas que realmente for cursar nesta condição. A Graduação não procederá com o

cancelamento de troca de período de disciplina autorizada (solicitei a troca de período, foi aceita e depois quero voltar para o meu período) – isso não será permitido.

(8)

1.3. Quando tento me matricular via SISGRAD em uma disciplina do meu

período de Curso, um campo para JUSTIFICATIVA aparece. Está tudo bem?

Este tipo de campo é exibido, normalmente, para alunos que não estão cursando as disciplinas na seriação ideal (por exemplo, estão com atraso no curso). Nesse caso, basta preencher com REPROVAÇÃO, por exemplo, ou RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA.

Algumas vezes, o sistema exibe esse campo para alunos regulares, por conta das diversas estruturas cadastradas. Nesse caso, preencha com RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA.

Como faço para “puxar” disciplinas do meu período de curso?

Se você atender aos requisitos de matrícula da disciplina, basta matricular-se no

SISGRAD. (orientações: item 1)

E do período contrário?

Se você atender aos requisitos de matrícula da disciplina, basta realizar os procedimentos para troca de período de disciplinas - Matrícula em Caráter

Excepcional. (orientações: item 1.2)

O importante é preencher o campo, só assim o sistema

permitirá que o aluno selecione a disciplina.

(9)

1.4. DIVISÃO DE TURMAS PRÁTICAS

Curso: Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia 1º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061136101_ano.pdf 2º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061136302_ano.pdf 3º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061136413_ano.pdf

Curso: Farmácia-Bioquímica (integral) 1º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061137061anointegral.pdf 2º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061137172anointegral.pdf 3º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061137263anointegral.pdf 4º ano http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/201507061137364anointegral.pdf

Informamos que o critério para divisão dos

alunos em TURMAS PRÁTICA é

(10)

1.4.1. Preciso trocar de Turma Prática para conseguir montar minha grade.

Como devo proceder?

A troca de Turma Prática deve acontecer através de PERMUTA. Ou seja, você precisará encontrar alguém da turma prática que deseja se matricular e verificar se este tem a possibilidade de se matricular na turma prática correspondente ao seu nome. Ainda, verifique a possibilidade de choque de horário caso a troca aconteça.

Depois disso, vocês deverão preencher um formulário próprio para troca de Turma Prática – com os nomes das disciplinas completos e corretos - (link), assinar e entregá-lo a Graduação (via e-mail em formato .pdf, ou pessoalmente) no período de matrícula.

http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/20150703161840mudanca_aulas_praticas_ebb_fb13.doc

Após a entrega do requerimento, os alunos envolvidos devem se matricular via SISGRAD nas turmas práticas já trocadas!

É importante saber:

As trocas indevidas (sem realização de permuta e comunicado à Graduação) serão

CANCELADAS pela Graduação no período de Acerto de Matrícula (procedimento interno) e sua matrícula na disciplina será corrigida pela Seção para a turma prática correta.

Identifiquei a necessidade da troca após o período de matrícula. Tem algo que possa fazer?

SIM!

Após a matrícula, a solicitação para troca

de turma prática deverá ser realizada ANTES do início das aulas, seguindo o mesmo procedimento.

Lembrando que no 2º semestre, não é possível solicitar troca de turma prática das disciplinas anuais.

(11)

1.4.2. Preciso me matricular online na turma prática de algumas

disciplinas que não são da minha seriação ideal. O que fazer?

Nesse caso, procure se matricular na turma que tiver com a maioria dos alunos com nome de mesma inicial ao seu. Por exemplo, se seu nome é Carolina, matricule-se na turma prática que contém a maioria dos nomes que começam com “C”.

Se isso não for possível, matricule-se na turma prática que melhor atender a sua necessidade e avise a Seção Técnica de Graduação (Lembramos que o e-mail deve ser enviado no mesmo período de matrícula). Tentaremos atendê-lo da melhor maneira possível e qualquer empecilho, entraremos em contato.

A mesma orientação serve para alunos que, por algum outro motivo, não constam nas divisões de turma aqui apresentadas (item 1.4).

ATENÇÃO:

No caso de solicitação de troca de período de determinada disciplina, não será possível “escolher” a turma prática a ser cursada. O que solicitamos é que seja anotada no próprio requerimento a PREFERÊNCIA de horário. Procuramos atender todas as solicitações, mas as matrículas em caráter excepcional são realizadas nas turmas práticas com maior número de vagas, para não existir desequilíbrio entre as turmas práticas.

(12)

É possível observar que, em cada disciplina com matrícula solicitada no SISGRAD, é exibido o número de vagas daquela disciplina, bem como a quantidade de solicitações.

1.5. Como saberei quais disciplinas serão oferecidas no 2º semestre de 2015?

Ufa! Essa é fácil... Em nosso site, é possível encontrar o Rol de Disciplinas. Este arquivo é atualizado todo início de ano letivo. Ou seja, as disciplinas que constam no documento, são as que serão oferecidas para seu Curso no corrente ano letivo.

Para facilitar, segue o link do Rol das Disciplinas, separadas por curso.

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Obrigatórias: http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Graduacao/rol-obrigatorias-2015--ebb.pdf Optativas: http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Graduacao/rol-disciplinas-optativas-2015.pdf Farmácia-Bioquímica Integral: http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Graduacao/rol-obrigatorias-2015--fb-integral.pdf Noturno: http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Graduacao/rol-obrigatorias-2015--fb-noturno.pdf Optativas:http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Graduacao/rol-de-disciplinas-optativas-2015.pdf

E quantas vagas são oferecidas em cada disciplina?

Segue o link da tabela para verificação:

Engenharia de Bioprocesso e Biotecnologia

http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/20150706115123ebb_vagas_em_disciplina_2015_2.pdf

Farmácia-Bioquímica

http://www.fcfar.unesp.br/arquivos/link/20150706115023fb_vagas_em_disciplina_2015_2.pdf

É importante saber:

Caso a procura em determinada disciplina seja maior que o número de vagas, a seleção será realizada com base no coeficiente de rendimento obtido pelo aluno nas disciplinas cursadas até o semestre letivo anterior.

(13)

1.6. Não consigo “montar minha grade horária”. Preciso de ajuda!

Caso você necessite de auxílio para “montar” sua grade horária, compareça à Graduação no horário de atendimento com uma

PRÉVIA da grade e nós auxiliaremos da melhor maneira possível.

 Para elaborar esse esboço de horário, consulte os horários de aulas para o 2º semestre de 2015 e as tabelas de pré e co-requisitos na Área do Aluno.

http://www2.fcfar.unesp.br/#!/graduacao/area-do-aluno/

Lembre-se:

No período de matrícula a Equipe da Graduação estará com horário diferenciado de atendimento:

Manhã: das 09h às 12h Tarde: das 14h às 17h

(14)

1.7. MATRÍCULA

X

INTERCÂMBIO

Em qual situação você se encaixa?

 Saída para intercâmbio ANTES do início do semestre

Não há necessidade de realizar a renovação de matrícula. Aproveite sua viagem!

 Saída para intercâmbio APÓS o início do semestre

Realizar a matrícula no SISGRAD e, antes de viajar, verificar a necessidade de elaborar um Plano de Complementação de Estudos* para integralização das disciplinas cursadas.

---

 Retorno do intercâmbio ANTES do início do semestre

Realizar a matrícula no SISGRAD normalmente. Caso encontre dificuldade, entre em contato com a Graduação.

Retorno do intercâmbio APÓS o início do semestre

Realizar a matrícula no SISGRAD e, na chegada ao Brasil, verificar a necessidade de elaborar um Plano de Complementação de Estudos*.

*Sobre Plano de Complementação de Estudos, verificar § 6º e 7º do Artigo 1º, da Resolução Unesp nº 73, de 10/10/2014. Link:

http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Pesquisa/ERAPI- EscritorioRegionaldeApoioaPesquisaeInternacionalizacao/resolucao-unesp-73-de-10.10.2014.docx

(15)

1.8. Não tenho mais disciplinas para cursar. Como que fica meu vínculo

com a Faculdade?

Se você integralizou todas as disciplinas obrigatórias, você não precisará mais renovar sua matrícula no SISGRAD até que conclua o curso. Esse procedimento passa a ser automático para a manutenção do seu vínculo com a Faculdade.

(16)

2. Finalizei TODOS os procedimentos para realizar minha matrícula. O que

faço agora?

PARABÉNS!

Agora você deve esperar o Resultado de Matrícula (já com as trocas de período de disciplinas, se aprovadas) que será divulgado pela Seção Técnica de

Graduação no dia 03 de agosto de 2015.

Solicitamos a gentileza de que não fiquem consultando o resultado de matrícula até que seja divulgado, pois isso interfere nos nossos trabalhos, gerando lentidão no sistema e, consequentemente, atraso nos procedimentos.

Só mais uma coisa: Preciso de um atestado de matrícula e não estou conseguindo imprimir. É possível?

Sim. Durante todo o processo de matrícula e até que o resultado seja divulgado, você deverá solicitar o documento no SISGRAD denominado de “Atestado de Pré-Matrícula”. O “Atestado de Matrícula Simples” estará disponível após a divulgação do resultado de matrícula.

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da “Dissertação”, inserida no plano curricular do Mestrado Integrado em Engenharia Civil. O relatório agora

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Sendo assim, percebe-se que o serviço de acolhimento constituiu-se, sobretudo, da necessidade de humanizar o atendimento, bem como de torna-lo mais ágil e efetivo, garantindo, desse

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1