• Nenhum resultado encontrado

Cartilha de Educação Previdenciária

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cartilha de Educação Previdenciária"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Cartilha

de Educação

Previdenciária

(2)

CAPÍTULO 1 - SEGURIDADE SOCIAL

CAPÍTULO 2 - GOVERNANÇA

CAPÍTULO 3 - ADESÃO AO PLANO DE APOSENTADORIA

CAPÍTULO 4 - BENEFICIÁRIOS DO PLANO

CAPÍTULO 5 - REGIMES DE TRIBUTAÇÃO

CAPÍTULO 6 - PERFIS DE INVESTIMENTOS

CAPÍTULO 7 - OPÇÕES APÓS O DESLIGAMENTO DA PATROCINADORA

CAPÍTULO 8 - BENEFÍCIOS DO PLANO

CAPÍTULO 9 - SIMULADOR DE BENEFÍCIOS

CAPÍTULO 10 - PORTAL DA SÃO RAFAEL

CAPÍTULO 11 - FATCA

o/18

PÁG 03

PÁG 05

PÁG 06

PÁG 11

PÁG 12

PÁG 13

PÁG 14

PÁG 16

PÁG 19

PÁG 21

PÁG 22

(3)

SEGURIDADE

SOCIAL

Segundo o artigo 194 da nossa Constituição Federal “A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.

REGIME DE PREVIDÊNCIA PÚBLICA

Seguridade Social

Consiste em um mecanismo para acumular reservas destinadas a todos os trabalhadores que exercem atividade remunerada, para que no futuro possam desfrutar de uma aposentadoria. Além disso, esse benefício poderá possibilitar cobertura em casos de morte ou invalidez e a sua filiação é obrigatória.

Para saber melhor as suas regras e metodologias recomendamos que acesse o site da Previdência Social: www.previdencia.gov.br.

Regime Próprio de Previdência Social: Onde estão assegurados os benefícios aos servidores públicos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

1

Regime dos Militares: Sistema que possui regras previdenciárias próprias; 2 Regime Parlamentar: Destinado a parlamentares municipais, estaduais e federais; 3 Regime Geral da Previdência Social (INSS): Onde estão inseridos os demais trabalhadores não abrangidos pelos sistemas anteriores.

4

Consiste em um mecanismo que permite ao trabalhador, facultativamente, acumular reservas para que, no futuro, possa desfrutar de uma complementação na sua aposentadoria proporcionando uma qualidade de vida melhor. Além disso, esse benefício poderá possibilitar cobertura em casos de morte ou invalidez.

(4)

Entidades Fechadas de Previdência

Complementar (EFPC): São Entidades sem fins

lucrativos, constituídas em forma de Fundações ou Sociedades Civis, fiscalizadas pelas PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência

Complementar). Podem administrar somente planos coletivos que são instituídos por empresas em geral ou entidades classistas/setoriais, direcionados a pessoas com vínculo empregatício ou associativo.

São Rafael Sociedade de Previdência Privada - Criada para os empregados da Xerox Comércio e Indústria LTDA. Funpresp - A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo. Criada para os servidores públicos titulares de cargo efetivo da União, suas autarquias e fundações.

Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC):

São Entidades com fins lucrativos,

constituídas em forma de Sociedade Anônima, fiscalizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Podem administrar planos individuais ou coletivos, comercializados por bancos e seguradoras a qualquer pessoa física, e em sua maioria são do tipo PGBL ou VGBL.

PLANOS PGBL e VGBL

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) são planos previdenciários que permitem o acúmulo de recursos por um prazo contratado. Durante esse período, o dinheiro depositado vai sendo investido e rentabilizado pela Instituição Financeira escolhida por você, de acordo com o Perfil de Investimento de sua escolha.

A principal distinção entre eles está na tributação. No PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da base de cálculo da Declaração Anual do Imposto de Renda, com limite

de 12% da sua renda bruta anual. Quando você for receber o benefício, pagará imposto sobre o valor total da sua renda no plano. Já no VGBL você não poderá deduzir as

contribuições no IR no período de acumulação, porém quando você for receber o benefício a tributação ocorrerá apenas sobre o rendimento gerado e não sobre o valor total da sua renda.

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

1 2

Assegura uma Renda Vitalícia ao participante e aos beneficiários definidos no Plano.

Constituído geralmente por contribuições do participante e da patrocinadora. Não assegura uma Renda Vitalícia e o benefício é calculado sobre o saldo acumulado.

Constituído geralmente por contribuições do participante e da patrocinadora. Neste caso, há o acúmulo de saldo, no entanto o Plano se responsabiliza pelo pagamento de seu benefício de forma vitalícia. PLANO DE BENEFÍCIO DEFINIDO: PLANO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA: PLANO DE CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL:

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar podem oferecer os seguintes tipos de Planos de Benefícios:

BD CD CV

EXEMPLOS:

(5)

Governança

GOVERNANÇA

CORPORATIVA

A São Rafael é administrada e fiscalizada por uma estrutura organizacional composta pelos seguintes órgãos estatutários:

É o órgão máximo da governança e é responsável pelo controle, deliberação e superior orientação administrativa da Sociedade. Ele é composto por no máximo oito representantes podendo ter até cinco membros indicados pela patrocinadora incluindo o Presidente do Conselho e três membros eleitos representando os participantes ativos, vinculados e os assistidos. O mandato tem duração de 3 anos.

É o órgão responsável pelo controle interno da Sociedade, cabendo-lhe fiscalizar a gestão econômico-financeira. Ele é composto por três

conselheiros, sendo o presidente e um conselheiro indicado pela patrocinadora e o terceiro será eleito pelos participantes ativos, vinculados e pelos assistidos. O mandato tem duração de 3 anos.

É o órgão responsável pela definição da estratégia a ser aplicada aos investimentos da Entidade, que para ser implementado, precisa da aprovação do Conselho Deliberativo. O Comitê é composto por:

• Membros do Conselho Deliberativo; • Membros da Diretoria-Executiva; • Um representante externo; • Um representante dos empregados da Patrocinadora. CONSELHO DELIBERATIVO CONSELHO FISCAL COMITÊ DE INVESTIMENTOS CÓDIGO DE ÉTICA

É o documento que estabelece o padrão ideal de comportamento e de valores que devem nortear os dirigentes e empregados da Sociedade. ESTATUTO

É o documento que define o objetivo da Sociedade, a estrutura organizacional, função de seus dirigentes e estabelece os direitos e deveres da São Rafael como instituição de previdência complementar.

REGULAMENTO DO PLANO

O documento que tem a finalidade de instituir as regras do Plano Unificado de Aposentadoria da Patrocinadora Xerox Comércio e Indústria Ltda, estabelecendo os direitos e os deveres das Patrocinadoras, dos Participantes, dos Beneficiários e da Sociedade em relação ao Plano instituído sob a modalidade de contribuição definida.

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

(6)

ADESÃO

AO PLANO DE

APOSENTADORIA

Para aderir ao Plano de Aposentadoria da Xerox, administrado pela São Rafael, o empregado deverá preencher a Ficha de Inscrição, disponível na opção “Educa São Rafael/Adesão ao Plano”,

localizada na página principal do portal da Entidade

www.saorafaelprevidencia.com.br. Após o preenchimento e assinatura da Ficha de Inscrição, envie o original para a área de Recursos Humanos da Xerox.

Relacionamos a seguir as contribuições que podem ser realizadas para o Plano.

NO PLANO DE APOSENTADORIA O EMPREGADO DA XEROX TERÁ TRÊS OPÇÕES:

1

2

3

Contribuir mensalmente com 3%, 4% ou 5% do Salário Aplicável a título de Contribuição Básica durante 12 vezes ao ano, via desconto no contra cheque. Sendo que, nesta opção a Patrocinadora efetuará também a Contribuição Ordinária equivalente a 50% do percentual escolhido.

Aderir ao plano sem contribuir mensalmente, sendo que, de acordo com o salário, haverá apenas a Contribuição Principal da Patrocinadora em função do tempo de serviço.

(7)

O Participante Ativo poderá efetuar mensalmente esta contribuição, via desconto no contra cheque, e o percentual deverá ser no mínimo de 3% do Salário Aplicável. Ela é permitida somente para quem já possui a Contribuição Básica de 5%.

Para esta opção, o Participante deverá preencher o

Formulário Alteração de Contribuição disponível no Portal

www.saorafaelprevidencia.com.br em sua área restrita e encaminhar o documento para a Entidade, via e-mail para o endereço:

seguridade@saorafaelprevidencia.com.br.

CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL

O Participante Ativo poderá efetuar esta contribuição para o Plano, via desconto na Folha de Pagamento, na ocorrência de valor pago pela

Patrocinadora a título de “Programa de Participação nos Resultados (PPR)”. O percentual dessa contribuição é o mesmo da Contribuição Básica. Para esta opção, o participante deverá informar esta intenção a São Rafael, na época que houver o pagamento do PPR, abrindo uma solicitação no Fale Conosco no Portal da Entidade.

CONTRIBUIÇÃO ESPORÁDICA

Os Participantes Ativos, Assistidos ou Vinculados poderão efetuar a qualquer tempo esta contribuição, cujo valor mínimo será de 1 UR (Unidade de Referência) que atualmente corresponde a R$ 377,82. Para requerer, preencha o Formulário de Contribuição Voluntária disponível no Portal www.saorafaelprevidencia.com.br em sua área restrita e envie o documento via e-mail para o endereço:

seguridade@saorafaelprevidencia.com.br.

CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA

Adesão ao Plano de Aposentadoria

(8)

A seu critério, a Patrocinadora poderá efetuar esta contribuição com valor e frequência por ela estabelecidos, utilizando-se critérios uniformes e aplicáveis a todos os Participantes Ativos do Plano.

CONTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA

A seu critério, a Patrocinadora poderá efetuar para os Participantes Ativos do Plano, uma Contribuição Variável sobre a Participação nos Resultados. O valor dessa contribuição será a quantidade de salários recebida pelo participante a título de Participação nos Resultados, multiplicada pelo valor da Contribuição Principal.

CONTRIBUIÇÃO VARIÁVEL

Para os Participantes Ativos com Salário igual ou superior a 15 (quinze) UR, a Patrocinadora efetuará mensalmente esta contribuição, cujo percentual será determinado de acordo com o respectivo Tempo de Serviço, incluindo os períodos anteriores de trabalho na Patrocinadora, e aplicado sobre a parcela do Salário do Participante Ativo que exceder a 10 (dez) UR, conforme tabela abaixo:

CONTRIBUIÇÃO PRINCIPAL

Tempo de Serviço (em anos completos)

Percentual de Contribuição 00-04 8% 05-09 10% 10-14 12% 15-19 14% 20-24 16% 25 ou mais 18%

EXEMPLO:

Salário do Participante = R$ 6.000,00 (superior a 15 UR) Valor da UR = R$ 377,82

Base para Cálculo da Contribuição Principal = R$6.000,00 – R$ 3.778,20 = R$ 2.221,80 Tempo de Serviço na Patrocinadora = 4 anos

Percentual a ser aplicado sobre o salário conforme tabela acima = 8%

Contribuição Principal da Patrocinadora = R$ 2.221,80 X 8% = R$ 177,74

15 (quinze) UR = R$ 5.667,30

(limite mínimo para Contribuição Principal)

10 (dez) UR = R$ 3.778,20

(parcela a deduzir do salário)

OUTRAS CONTRIBUIÇÕES DA PATROCINADORA

(9)

Adesão ao Plano de Aposentadoria

CONSIDERE:

Salário do Participante = R$ 6.000,00 e Percentual de 5% Salário Bruto = R$ 6.000,00 2 dependentes

Contribuição Básica do Participante (5%) = R$ 300,00

NESTE EXEMPLO A CONTRIBUIÇÃO DA PATROCINADORA REPRESENTA 109% DA CONTRIBUIÇÃO DO PARTICIPANTE.

Lembre-se: O participante poderá contribuir mensalmente com 12% para a São Rafael! Basta optar em contribuir com 5% na Básica e 7% na Especial!

EXEMPLO DE CONTRIBUIÇÕES BÁSICA,

ORDINÁRIA E PRINCIPAL:

(CONTINUAÇÃO DO EXEMPLO ANTERIOR).

Contribuição Mensal da Patrocinadora: Ordinária (50% da Básica) = R$ 150,00 Principal = R$ 177,74

Total das Contribuições da Patrocinadora = R$ 327,74

INCENTIVO FISCAL

Contribuindo para o Plano de Aposentadoria, o participante poderá aproveitar um importante incentivo fiscal na sua declaração anual do Imposto de Renda e também descontar mensalmente menos imposto de renda. O limite para dedução da contribuição previdenciária na Declaração de Ajuste Anual corresponde a 12% do total de rendimentos recebidos pelo Participante.

Deduções Com previdência complementar Sem previdência complementar

Dependentes 379,18 379,18

INSS 608,44 608,44

Contribuição Básica - 5% 300,00 0,00

Total das Deduções 1.287,62 987,62

Imposto de Renda Com previdência complementar Sem previdência complementar

Base IRFF 4.712,38 5.012,38

Alíquota 27,50% 27,50%

Parcela a deduzir 869,36 869,36

Imposto Devido 426,54 509,04

(10)

ALTERAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES

DO PARTICIPANTE

Para alterar o percentual das contribuições programadas para desconto na Folha de Pagamento, basta preencher o Formulário Alteração de Contribuição, disponível no Portal da São Rafael www.saorafaelprevidencia.com.br em sua área restrita e

encaminhar via e-mail para o endereço: seguridade@saorafaelprevidencia.com.br.

SUSPENSÃO E REINTEGRAÇÃO DAS

CONTRIBUIÇÕES DO PARTICIPANTE

Para suspender ou reativar o desconto de suas contribuições, basta preencher o Formulário Alteração de Contribuição, disponível no Portal www.saorafaelprevidencia.com.br em sua área restrita e encaminhar via e-mail para o endereço:

seguridade@saorafaelprevidencia.com.br.

COMPOSIÇÃO DAS CONTAS DO PLANO

O Saldo Total do participante Ativo, Assistido e Vinculado é composto por duas contas onde são creditadas as contribuições. São elas a Conta Primária Total e a Conta Suplementar Total.

Na Conta Primária Total são alocadas as contribuições realizadas pela Patrocinadora: Principal, Aleatória e Variável. Também são incluidos, quando for aplicável, o valor do Benefício Mínimo e do Crédito de Transferência. Na Conta Suplementar Total são alocadas:

CONTRIBUIÇÕES DO PARTICIPANTE

Básica, Especial, Voluntária, Esporádica e, se aplicável, os Recursos Portados provenientes de outra Entidade.

CONTRIBUIÇÕES DA PATROCINADORA Ordinária.

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

(11)

São as pessoas indicadas na São Rafael pelo participante Ativo, Assistido ou Vinculado com direito a receber um benefício de Pensão por Morte caso ocorra o seu falecimento. Caso o participante não tenha feito nenhuma indicação, serão considerados como

beneficiários os herdeiros legais.

Os Beneficiários são:

A Esposa dependente e/ou Companheira dependente ou Marido financeiramente dependente;

Filhos solteiros dependentes, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade, ou que tenham entre 21 (vinte e um) e 25 (vinte e cinco) anos de idade, cursando estabelecimento de ensino superior oficial. Neste conceito está incluído o enteado e o adotado legalmente. Não há limite de idade para filho total e permanentemente inválido.

BENEFICIÁRIOS

INDICADOS

(PLANO VIGENTE)

BENEFICIÁRIOS DE

RENDA VITALÍCIA

(PLANO FECHADO)

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

Beneficiários do Plano

(12)

REGIME PROGRESSIVO

REGIME REGRESSIVO

O imposto é calculado de acordo com a Tabela Progressiva vigente. Este regime de tributação permite que o Participante faça deduções na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

O imposto é calculado conforme tempo de acumulação de cada contribuição no Plano. Quanto maior for o tempo de acumulação da contribuição no Plano, menor será a alíquota. O imposto é exclusivo na fonte, sem ajuste na declaração anual do IR.

Rendimentos mensais (R$) Alíquota deduzir (R$)Parcela a

Até 1.903,98 Isento 0,00 De 1.903,99 até 2.826,65 7,5% 142,80 De 2.826,66 até 3.751,05 15,0% 354,80 De 3.751,06 até 4.664,68 22,5% 636,13 Acima de 4.664,68 27,5% 869,36 Anos Alíquota do IR

Menor ou igual a 2 anos 35% Maior de 2 e menor ou igual a 4 anos 30% Maior de 4 e menor ou igual a 6 anos 25% Maior de 6 e menor ou igual a 8 anos 20% Maior de 8 e menor ou igual a 10 anos 15% Maior de 10 anos 10%

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

Ao aderir ao Plano o participante deverá fazer a sua opção entre um dos dois regimes de tributação, Progressivo ou Regressivo, para o desconto do Imposto de Renda sobre os valores que for receber do Plano. Lembrando que a escolha do regime de tributação é irretratável, ou seja, não pode ser alterada posteriormente.

(13)

Perfis de Investimentos

PERFIL DE RENDA FIXA

Menor Risco

Primária Total

Renda Mista

Renda Mista

Renda Fixa

Renda Fixa

Renda Mista

Renda Fixa

Renda Fixa

Renda Mista

Primária Total

Primária Total

Primária Total

Suplementar Total

Suplementar Total

Suplementar Total

Suplementar Total

PERFIL DE RENDA MISTA

Maior Risco

Segmento composto por Fundos Passivo CDI, Fundos de Renda Fixa de Investimento no Exterior e de Crédito Privado.

Segmento composto por Fundos de Renda Fixa,

Multimercado, Renda Variável e Investimento no Exterior.

O Participante poderá alterar os seus perfis de investimentos em qualquer intervalo igual ou superior a 6 meses da data da última alteração. Para isso, deverá preencher o Formulário de Alteração de Perfil de Investimentos, disponível no Portal www.saorafaelprevidencia.com.br em sua área restrita e encaminhar o documento para a São Rafael, via correios para o endereço que consta no formulário e também está informado na página inicial do Portal. Sendo este recebido na Entidade até o último dia útil do mês que realizar a solicitação, a rentabilidade do novo perfil será aplicada ao saldo no mês seguinte ao recebimento do formulário.

EXEMPLOS DE COMBINAÇÕES POR TIPO DE CONTA

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

São formas de aplicação financeira oferecidas pela São Rafael que o participante escolhe para investir o seu saldo no Plano.

PERFIS DE

INVESTIMENTOS

ALTERAÇÃO DE PERFIL DE INVESTIMENTOS

As Contas Primária Total e Suplementar Total poderão ter diferentes perfis de investimento, ou seja, um tipo de perfil para cada Conta.

(14)

OPÇÕES

APÓS O

DESLIGAMENTO

DA PATROCINADORA

Na ocorrência de desligamento da patrocinadora, serão oferecidas as seguintes opções ao Participante:

Permanecer contribuindo para o Plano – Autopatrocinio.

1

Permanecer no Plano sem a obrigação de efetuar contribuições – Benefício Proporcional Diferido (BPD).

2

Resgate das contribuições, conforme regras do Regulamento – Perda do vínculo com a São Rafael.

3

Portabilidade das

contribuições, conforme regras do Regulamento – Perda do vínculo com a São Rafael.

4

Permanecer no Plano Sair do Plano

Veja abaixo mais informações sobre cada uma destas opções

AUTOPATROCÍNIO

O participante assume as contribuições mensais que realizava para o Plano e também da Patrocinadora. O pagamento destas contribuições ocorre via boleto bancário.

As contribuições poderão ser corrigidas em janeiro de cada ano pelo IPCA. No momento da aposentadoria, o Participante terá direito a 100% do saldo acumulado nas Contas de Participante e da Patrocinadora, para recebimento da renda mensal.

Nesta condição, o Participante poderá solicitar o resgate a qualquer momento, sendo considerada a data de desligamento para o cálculo da parcela do saldo da Patrocinadora.

BENEFÍCIO PROPORCIONAL DIFERIDO (BPD)

O Participante poderá optar pelo BPD, desde que tenha no mínimo 3 anos de tempo de serviço na Xerox. Nesta condição, é permitido a qualquer momento realizar Contribuições Voluntárias, cujo valor mínimo corresponde a 1 (uma) Unidade de Referência (UR - R$ 377,82). No momento da aposentadoria, o participante terá direito a 100% do saldo acumulado nas Contas de Participante e da Patrocinadora para recebimento da renda mensal.

Nesta condição, o Participante poderá solicitar o resgate a qualquer momento, sendo considerada a data de desligamento para o cálculo da parcela do saldo da Patrocinadora.

(15)

Opções após o desligamento da

Patrocinadora

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

IDADE TEMPO DE SERVIÇO CONTRIBUIÇÃO DO PARTICIPANTE

CONTAS DA PATROCINADORA CONTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA CONTAS PRIMÁRIAS E SUPLEMENTAR CRÉDITO DE TRANSFERÊNCIA

Qualquer idade Menos de 3 anos de tempo de serviço na

Xerox 100% 100% 0% N/A

Qualquer idade No mínimo, 3 anos de tempo de serviço na

Xerox 100% 100% 25% N/A Igual ou superior a 40 anos No mínimo, 10 anos de tempo de serviço na Xerox 100% 100% 25% + percentual de acordo com a parcela

do Tempo de Serviço na Xerox, na data de desligamento, superior

a 10 anos, limitado a 65%.

8% por ano que exceder a 40 anos

de idade, na data de desligamento da Xerox, limitado a 40%.

PORTABILIDADE

Desde que tenha no mínimo 3 anos de tempo de serviço na Xerox, o Participante poderá optar pela Portabilidade, para outra Entidade Fechada de Previdência Complementar ou para uma Entidade Aberta de Previdência Complementar na modalidade PGBL. Na portabilidade não há incidência de imposto de renda.

RESGATE

O participante faz a opção pelo resgate das contribuições conforme as regras do Regulamento do Plano abaixo. Sobre o valor a ser resgatado incidirá o desconto do imposto de renda, de acordo com a opção de tributação.

Regra para o cálculo do saldo da Patrocinadora para as opções de

(16)

APOSENTADORIA

NORMAL

O Participante, ao perder o vínculo empregatício com a Xerox, desde que tenha 55 anos de idade e, no mínimo, 3 anos de tempo de serviço na Patrocinadora, poderá requerer o benefício de Aposentadoria Normal.

INCAPACIDADE

O Participante Ativo, Autopatrocinado ou em Benefício Proporcional Diferido, que estiver elegível a um benefício de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença pelo INSS e desde que a sua Incapacidade seja atestada por clínico credenciado da São Rafael, poderá requerer o beneficio por incapacidade.

PENSÃO

POR MORTE

Em caso de falecimento do Participante Ativo, Autopatrocinado, em Benefício Proporcional Diferido, ou Assistido, seus beneficiários terão direito ao benefício de Pensão por Morte.

(17)

Benefícios do Plano

FORMAS DE PAGAMENTO

Para recebimento dos benefícios de Aposentadoria, Pensão por Morte e Incapacidade, o Participante poderá escolher uma dentre as quatro opções descritas abaixo, que será calculada sobre a totalidade dos saldos do Participante e da Patrocinadora. Essas opções poderão ser alteradas a cada 3 meses:

SAQUE À VISTA

O Participante Assistido poderá realizar um saque de até 25% do seu Saldo Total. Esta opção pode ser solicitada a qualquer tempo, em no máximo cinco parcelas, sendo que cada parcela deverá ser no mínimo de 5%. A soma das parcelas recebidas não poderá ultrapassar o percentual de 25%.

O benefício mensal será calculado com base no saldo remanescente, após a realização do saque à vista.

RENDA

MENSAL EM

PERCENTUAL

O benefício será calculado mensalmente, de acordo com o percentual escolhido pelo Participante ou Beneficiário, que

pode variar entre 0,2% a 1,5%.

RENDA

REDEFINIDA

ATUARIALMENTE

O benefício será calculado de acordo com o fator Atuarial a

ser aplicado sobre o saldo, gerando uma renda mensal, com recálculo no mês de janeiro de cada ano.

PRAZO

CERTO

O benefício será calculado de acordo com o prazo escolhido pelo Participante ou Beneficiário, por um período mínimo de 5 (cinco) anos e máximo de 40 (quarenta) anos.

RENDA

MENSAL FIXA

O benefício será calculado de acordo com percentual escolhido pelo Participante ou Beneficiário, que varia

entre 0,2% a 0,8% do seu saldo. O valor encontrado será mantido

fixo em reais.

$$$$

$$$$$

$$$$

$$$$

$$$$$

$$$$

$$$$$

$$$

$$$$

$$$

Nota: Fique Atento! Se o percentual de retirada

mensal foi superior à média da rentabilidade, a tendência é que o patrimônio do participante tenha uma redução mais rápida.

(18)

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

BENEFÍCIO MÍNIMO

Para os casos de Incapacidade e Pensão por Morte fica assegurado ao Participante Ativo ou Autopatrocinado ou seu Beneficiário, o recebimento do Benefício Mínimo, se o valor do benefício encontrado na Conta Primária Total for inferior ao valor que corresponde a 3 vezes o salário do Participante proporcional ao tempo de serviço limitado a 30 anos.

RESIDENTES NO EXTERIOR

Para os Participantes residentes no exterior, a Declaração de Saída Definitiva é obrigação do contribuinte junto à Secretaria da Receita Federal (SRFB). O Participante deverá apresentar a São Rafael, uma comunicação, por escrito, de Saída Definitiva do Brasil, em formulário próprio disponibilizado pela SRFB para que a Entidade aplique sobre o benefício a alíquota de imposto de renda para residentes no exterior.

IMPOSTO DE RENDA

Os benefícios pagos pela entidade terão mensalmente o desconto do Imposto de Renda, de acordo com a opção de tributação escolhida pelo Participante. Em algumas situações, o assistido tem direito a isenções:

ISENÇÃO POR IDADE - 65 ANOS

O participante assistido que tenha optado pelo Regime de Tributação

Progressivo, e esteja com 65 anos ou mais, terá direito à dedução da parcela de isenção por idade, de acordo com a Tabela Progressiva vigente.

ISENÇÃO POR MOLÉSTIA GRAVE

Portadores de moléstias consideradas graves, conforme Art. 6º da Lei Nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, e suas atualizações, serão isentos do desconto do imposto de renda, desde que realizados os procedimentos para comprovação. O Participante deverá fazer contato com a São Rafael via o Fale Conosco do Portal www.saorafaelprevidencia.com.br, para obter das orientações necessárias para requerer a isenção.

(19)

Simulador de Benefícios

Está disponível na página principal do Portal da Entidade, www.saorafaelprevidencia.com.br, um simulador de benefícios. Nele, o Participante poderá simular o benefício de renda mensal considerando o saldo projetado para a data da aposentadoria, de acordo com as premissas de rentabilidade e contribuição.

Utilizando esta ferramenta, o Participante poderá observar a evolução do saldo em função da

rentabilidade, da escolha da forma de recebimento e das contribuições realizadas durante o período de capitalização.

(20)

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

Exemplo de Simulação para um Participante Assistido

FAÇA A SUA

SIMULAÇÃO!

APROVEITE ESTA

FUNCIONALIDADE!

(21)

PORTAL

DA ENTIDADE

Portal da Entidade

1. PÁGINA PRINCIPAL

O Portal da Entidade está disponível no endereço www.saorafaelprevidencia.com.br. Na página principal, você encontrará as seguintes informações:

Institucional;

Governança Corporativa; Investimentos;

Publicações dos Relatórios Anual e Trimestral; Programa Educa São Rafael;

Fale Conosco;

Simuladores de Benefício; Últimas Notícias;

Calendário de Eventos.

2. CADASTRO DE ACESSO AO PORTAL

Para ter acesso às suas informações confidenciais, você deverá realizar o seu cadastro no Portal da Entidade, www.saorafaelprevidencia.com.br. Para isso, clique na opção

“Quero me Cadastrar” localizada na página principal do Portal, abaixo do campo de

informação da “Senha”, e preencha as informações solicitadas.

3. ÁREA RESTRITA DO PARTICIPANTE

DESBLOQUEIO DA SENHA DO PARTICIPANTE

Caso a sua senha de acesso ao Portal tenha sido bloqueada, você deverá acessar a página principal para realizar o desbloqueio e criar uma senha temporária, que será encaminhada para o seu e-mail cadastrado no site. Para isso, clique na opção “Esqueci minha Senha” localizada na página principal, abaixo do campo de informação do “Usuário”, e preencha as informações solicitadas.

4. DESBLOQUEIO DA SENHA DO PARTICIPANTE

Caso a sua senha de acesso ao Portal tenha sido bloqueada, você deverá acessar a página principal do Portal da entidade para realizar o desbloqueio e criar uma senha temporária, que será encaminhada para o seu e-mail cadastrado no Portal. Para isso, clique na opção “Esqueci minha Senha” localizada na página principal do Portal, abaixo do campo de informação do “Usuário”, e preencha as informações solicitadas.

5. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

A atualização dos dados cadastrais dos Participantes Ativos é realizada com a

intervenção da Xerox. Basta atualizar o cadastro na área de Recursos Humanos da Xerox, que a São Rafael receberá as atualizações.

Para os Participantes Assistidos e Vinculados, a atualização será efetuada acessando a área restrita do Portal da Entidade, www.saorafaelprevidencia.com.br, com o seu usuário e senha. Clique na opção “Formulários” localizada abaixo de “Meu Plano”, selecione o ícone “Alteração de Dados Cadastrais”, assinale os campos que deseja atualizar e faça as suas alterações.

2.

3.

4.

5.

AGUARDE AS PRÓXIMAS EDIÇÕES DA CARTILHA!

Uma boa ideia é imprimir os materiais e guardá-los em um local de fácil acesso para consulta.

(22)

FATCA

O Governo Federal publicou em 24 de agosto de 2015 o Decreto nº 8.506/2015, referente ao acordo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para “Melhoria da Observância Tributária Internacional”, que obriga as entidades de previdência privada complementar a identificar e informar semestralmente se existe algum participante na Entidade considerado “US Person” de acordo com a legislação americana “Foreign Account Tax Compliance Act” (FATCA).

O conceito de “US Person” no FATCA é muito abrangente e considera desde as pessoas residentes nos EUA para fins fiscais, naturalizados norte-americanos, aqueles que permaneceram nos EUA por pelo menos 31 dias durante o ano corrente ou 183 dias durante um triênio e até aqueles que possuem endereços/imóveis nos EUA. O principal objetivo do FATCA é o combate à evasão fiscal dos Estados Unidos. A São Rafael enviará semestralmente para todos os Participantes do

Plano uma comunicação informando sobre a necessidade de atualização das informações sobre o FATCA.

SOMENTE EM CASO DE ALTERAÇÃO OS PARTICIPANTES DEVEM RESPONDER AO COMUNICADO.

(23)

Referências

Documentos relacionados

Ao mesmo tempo, essa profi ssionalização abria a possibilidade para que indivíduos da nascente classe média urbana ingressassem nas Forças Armadas, utilizando-se desse meio

 Supervisor Responsável pelo Estágio, indicando a qualificação acadêmica do mesmo. 5.4 Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão constar do

As sanções previstas nos incisos I, III e IV do item 8.1 poderão ser aplicadas juntamente com a do inciso II, facultada a defesa prévia da CONTRATADA, no prazo de 5

c) Problemas de qualidade do recurso hidromineral de Santa Comba e Três Bicas, que poderão resultar do rebaixamento previsto para a zona do castelo de Moura, da ordem de 0,5 a

36 Para o curso em que resultarem vagas em razão de o número de candidatos classificados e matriculados pelo PSS ser inferior à oferta, as vagas não preenchidas serão acrescentadas

Diferentes espécies e isolados de Metarhizium foram expostos por uma e duas horas à radiação UV-B e foi observado que quanto maior a latitude de origem dos isolados, menor era

I - conteúdos Básicos: estudos relacionados com as Artes Cênicas, a Música, as Ciências da Saúde e as Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Psicologia e

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não