• Nenhum resultado encontrado

Espancada. Charlinho pode ver o sol nascer quadrado. por covardão. Falcatrua em Itaguaí. Revitalizada mais uma praça em Belford Roxo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Espancada. Charlinho pode ver o sol nascer quadrado. por covardão. Falcatrua em Itaguaí. Revitalizada mais uma praça em Belford Roxo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

facebookjornalhorah www.jornalhorah.com.br

Mulher quis colocar um fim no relacionamento com histórico de agressão

e foi brutalmente atacada com socos e pontapés pelo companheiro. Vítima

segue internada em hospital e não consegue abrir os olhos.

R$ 1

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS

R$ 1

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU RJ qUINTA-fEIRA, 30 DE JULhO DE 2020 ANO XXXII Nº9852

rafael barreto/pmbr

falcatrua em Itaguaí

3

revitalizada

mais uma

praça em

belford roxo

A prefeitura revitalizou e inaugurou a Praça

Pastor Antônio Quintela, no bairro Piam. O

prefeito Wagner dos Santos Carneiro

partici-pou da solenidade ao lado dos deputados

Da-niela do Waguinho (federal) e Márcio Canella

(estadual).

3

charlinho pode ver o

sol nascer quadrado

O prefeito Carlo Busatto Júnior está em maus lençóis. Além de ter o mandato cassado junto com o vice,

Abeilard Goulart, o Abelardinho (ambos ficaram inelegíveis por oito anos), por suspeita em contratação de

empresa de coleta de lixo, Charlinho pode encarar a prisão. Ele é alvo de investigação por supostas

irregu-laridades em licitação para gestão da UPA 24h envolvendo organização social.

Delegada da

58ª Dp promove

novo encontro

7

pf fecha cerco

contra tráfico de

armas no país

7

S. J. de meriti

vai reativar

procon municipal

3

vIolêncIa Sem fIm

7

repr oD ução

espancada

espancada

por covardão

(2)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

2

cultura

FALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 | WHATSApp: 21 98037-1338

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

presidente

José de Lemos

Diretor presidente

José Roberto Ornelas de Lemos

(Im Memorian)

Editoria

Jota Carvalho - DRT/RJ 14798

Jurídico

Gabriella Junqueira Garcez

BAixADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis,

Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica,

Itaguaí. SuL FLuMinEnSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra

do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin.

COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGiÃO SERRA-nA: Teresópolis, Nova Friburgo. RiO DE JAnEiRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

CirCulação

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho novo - RJ

CEp: 26013-190

www.jornalhorah.com.br horahmunicipios@gmail.com

jornalhorah

Jota Carvalho jota.carvalho@yahoo.com

R

esenha

C

ultural

Hora

Vó Candinha, a agen-te sênior da coluna, traz uma interessante para o meio de semana. Sem mais delongas, vamos ao que interessa. “Sabe aquele chefão de cidade que corneou a mulher e depois foi pedir perdão

a ela na frente do pastor evangélico dos dois? Pois bem. O sujeito tá com medão danado de a traída botar a boca no trombone e sujar a sua barra. O cara gosta de ganhar bem e não quer perder a boqui-nha”, conta Vó.

malandro traiu e agora tá com medo

o Sombra

envie sua denúncia ou elogio! horahmunicipios@gmail.com

“Ele quer continu-ar no poder e tem essa sujeira no tapete”, con-tinua Vó Candinha. “A cara-metade dele é bra-va ‘para cacete’ e ame-aça dar uma traidinha em troca da sacanagem recebida. Essa bala tro-cada e o chifre na

cabe-ça pode acelerar o ema-grecimento do cara, sem contar que a ex-amante também quer uma grana por mês para não contar as aventuras do podero-so fora do apartamento de mais de um milhão que os dois dividem”, acrescenta nossa agente.

fez m... e vive uma sinuca de bico

Exp

ED

iE

n

TE

“Se eu fosse ho-mem não queria es-tar na pele do sujeito. Minha amiga chifruda por um tempo vigia o cara direto e até mo-nitora as ligações. Ela não dá mole. Mantém o traidor sob coleira.

Até nos cultos ela fica ligada nos olhares do ‘dominado’. A ex--amante é da igreja e segue frequentando as reuniões”, finali-za Vó Candinha. * O chefão tá lascado. (ri-sos)

ex-amante é da mesma igreja (aff)

Solidariedade

jota carvalho

jota.carvalho@yahoo.com

Abraçar o professor e historiador Paulinho do Leopoldo, de Nova Igua-çu, é sempre um prazer e a Resenha Cultural & Cia o faz nesta quinta-feira (30). Ex-secretário de Cultura da ci-dade que mora, Paulinho apoia e vive a causa desde sempre. O Colégio Leo-poldo é sua assinatura mais importan-te na educação qualificada. Sucesso, Paulinho! Aquele Abraço, Mestre!!!

aquele abraço,

mIcaH

músicas de

apresenta

seu ep

movimentos

culturais

belforD roxo

A Secretaria de Cultura de Belford Roxo está cadastrando artistas, cole-tivos e empresas que atuam no setor cultural e foram prejudicados com a pandemia para que recebam o

au-xílio emergencial de acordo com a Lei Aldir Blanc. A pessoa

fí-sica irá receber três parcelas de 600 reais, enquanto a jurídica, de três a 10 mil reais. O cadastro está sendo realizado de

se-gunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa de Cultura, que fica na Avenida Bob Kenedy, s/n, Nova Piam.

Em dois dias de mapea-mento cultural mais de 30 ca-dastros já foram realizados.

Entre os inscritos estão artistas como Seu

Ma-thias com livro e CD no Município, o

humoris-ta Markinho Belford,

cadastra

artistas

e

a atriz Josy Guedes com mais de oito peças no cur-rículo, cantor de pagode Miguelzinho ex-integrante do grupo Nosso Sentimen-to, bandas de pagode como 100%, associações tipo a de Capoeira do Grande Mestre Chacal, com 28 anos de exercício no muni-cípio, equipes de som, Es-cola de Ballet, dança, além de eventos tradicionais como a festa de São Jorge da dona Vera, e a Cavalga-da do Tanzo.

Segundo a secretária de Cultura, Taís Nunes, Bel-ford Roxo precisa ter al-guns requisitos para que tenha direito ao auxílio. “O cadastro vai nos aju-dar a fazer o mapeamento cultural da cidade e nos preparar em relação à Lei Aldir Blanc. Optamos pelo presencial, pois alguns municípios vizinhos estão relatando erro no cadastro online. Para isso, o artis-ta tem que comprovar que produz cultura há pelo me-nos 24 meses anteriores a data da publicação da lei. Além disso, precisa apre-sentar identidade, CPF ou

CNPJ e comprovante de residência”, explicou a se-cretária.

O Movimento Funk das Antigas (foto), pro-movido pela União das Galeras de Belford Roxo, foi um dos primeiros a re-alizar o cadastro na Casa de Cultura. Para represen-tar o grupo, as integrantes Leidiane de Lima, Verô-nica Alcântara de Souza e Cristina Ferreira dos Santos que assinaram a documentação cadastral. “Com a pandemia não podemos realizar nossos bailes. Mas, enquanto isso, fizemos ações so-ciais visando arrecadar alimentos para as famí-lias que estão passando por dificuldade nessa, pois já era uma ação que fazíamos quando acon-tecia os bailes. O auxílio vai nos ajudar a continuar essa luta e a mostrar que funk é cultura”, destacou Leidiane.

funk das antigas

presente

N

o domingo (2/8), às 19h, a cantora carioca Micah apresenta seu EP “Período Fértil” em um Webshow, com formato pocket, que será exibido em seu canal do YouTu-be . <bit.ly/micah_we-bshow>

A apresentação tem por objetivo arrecadar fundos para a União Co-letiva pela Zona Oeste (@uczonaoeste), movi-mento que une coletivos, lideranças e residentes das comunidades e favelas da baixa ZO (eixo Sepetiba, Santa Cruz e Paciência), que estão fazendo um trabalho de base contra o coronavírus na região, ajudando famílias que es-tão em situação de vulne-rabilidade, precisando de cestas básicas e produtos de higiene. As doações po-dem ser feitas por meio do

link h t t p s : / / w w w . v a k i n h a . c o m . b r / vaquinha/coronavi- rus-nas-periferias- -santa-cruz-pacien-cia-e-sepetiba>.

Micah conta que a turnê de apresen-tação de “Período Fértil”, EP lançado em dezembro do ano passado, foi cancelada por con-ta da pandemia do novo coronavírus e que o primeiro semestre de 2020 foi um período de adaptação, mu-dança nos plane-jamentos e busca de novos forma-tos de produção. Além do we-bshow, Micah prepara para os próximos dias o lançamento de um novo single.

Webshow da cantora vai arrecadar fundos em prol de comunidades necessitadas

(3)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

geral

3

O bairro da Piam, em Bel-ford Roxo, está de cara nova. Além das obras de infraes-trutura nas ruas, a Prefeitura revitalizou e inaugurou na última terça-feira a Praça Pastor Antônio Quintela. A nova área de lazer conta com diversos atrativos como quadra poliesportiva, campo de grama sintética, pista de caminhada, academias ao ar livre, parquinho para as crianças, mesa para jogos, iluminação em led, bancos feitos com fibra ecológica e muito mais.

Durante a solenidade, o

prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, des-tacou também a concreta-gem realizada em algumas partes do bairro. “Além dis-so, não podemos esquecer a ponte que fizemos sobre o rio Maxambomba e a bar-reira de contenção. O bairro já estava recebendo diver-sas melhorias, e agora, uma nova área de lazer para as famílias”, explicou Wagui-nho.

A deputada federal Da-niela do Waguinho e o de-putado estadual Márcio Ca-nella , também marcaram

presença na inauguração. Eles destacaram a parceria em prol de Belford Roxo. “Estou com emendas em Brasília e trabalhando mui-to, agora de maneira virtu-al devido à pandemia, para trazer recursos para Belford Roxo”, resumiu Daniela. “Com a ajuda também da nossa atuação, sempre com projetos para conseguir verbas e convênios para o município, Belford Roxo está funcionando em todos os setores e beneficiando a população”, completou Ca-nella.

O espaço está equipado com brinquedos, academia ao ar livre, bancos e mesas de jogos

rafael barreto/pmbr

antonio carlos

horahmunicipios@gmail.com

inveStigação

Itaguaí: ex-prefeito pode ser preso

Charlinho, que perdeu o mandato com seu vice, é alvo

de comissão por supostas irregularidades em licitação

C

om o mandato cas-sado desde 9 de ju-lho, o ex-prefeito de Itaguaí, Carlo Busatto Júnior, o Charlinho, pode ser preso. Alem de ratificar a cassação, o Legislativo criou mais duas comissões processantes com o objeti-vo de apurar supostas irre-gularidades cometidas por seu governo.

Uma delas é sobre o ex-cesso de gastos de recursos com nomeações de apa-drinhados políticos. A ou-tra e mais grave: segundo denúncias, o ex-prefeito é acusado de supostas irre-gularidades em processo

licitatório de contratação de Organização Social para gerir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ita-guaí.

Suspeita em contrato de coleta de lixo

Além de perderem o mandato, Charlinho e seu vice, Abeilard Goulart, o Abelardinho, ficaram ine-legíveis por oito anos. A Câmara aprovou o impe-achment dos dois por 16 votos a 1 numa sessão que durou cerca de seis horas.

A CP investigou a con-tratação de empresa de coleta de lixo de Itaguaí, onde o terreno da empresa estava em nome da sogra do ex-vice-prefeito.

Explicações sobre OS para administrar UPA

O ex-prefeito vai ter que explicar a contratação de uma OS para adminis-trar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Em março, o Busatto e Abeilard sofreram impe-achment. Sob acusação de nepotismo, a denúncia citava mais de 60 nomes e também afirmava que, somados, os salários pas-savam de R$ 500 mil por mês.

Entretanto, uma liminar do ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tri-bunal Federal (STF), de 2 de abril, devolveu os car-gos aos governantes.

Na última segunda-fei-ra, o ministro Luís Rober-to Barroso negou prosse-guimento de reclamação e descartou a continui-dade do pedido da defesa de Abeilard Goulart de

Sousa (Patriotas), que vi-sava anular a decisão da Câmara de cassação de mandatos.

Barroso foi enfático ao afirmar que todas infor-mações a ele apresentadas

já eram suficientes para barrar a continuidade do pedido e qualquer chan-ce de liminar por parte do ex-governante.

No mesmo dia, o Mi-nistério Público de

Ita-guaí já havia opinado em sua decisão ser contrário ao pedido de liminar feito pela defesa de Charlinho que visava o retorno dele à prefeitura. O MP enten-de que não compete ao

órgão entrar no mérito da decisão dos vereadores e que mesmo tendo poder de anular o processo, não vislumbrou em primeiro momento qualquer ilega-lidade praticada no

pro-cesso administrativo que cassou os mandatos. O MP enviou ao juízo a sua opinião contrária e o pe-dido de indeferimento à liminar da defesa do ex--prefeito.

ex-governanteS Sofrem Dupla Derrota na JuStIça

belford roxo

ganha mais praça

reativar Procon Municipal

São João de Meriti irá

Após ter sido desativado pela gestão anterior, o Procon Municipal

(foto) vai ser

rei-naugurado hoje, às 9h, pelo prefeito João Ferreira Neto, o Dr. João, a fim de solucionar proble-mas na relação de consumo, dentro do município de São João de Meriti. “O objetivo é cuidar dos interes-ses dos consumido-res e do comércio,

com ênfase na mediação entre as partes”, explica o subsecretário de assuntos jurídicos do Procon, Marcio Egger.

Além disso, neste período de pandemia, em que mui-tos podem estar com seus aluguéis atrasados, o novo serviço buscará o consenso para oferta de descontos de aluguéis para comerciantes

e inquilinos, evitando ações de despejo.

“Caso a mediação não seja possível, o Código de Defesa do Consumidor será aplicado, a rigor da Lei”, concluiu.

O serviço também con-tará com atendimento por telefone e via WhatsApp, em números ainda não definidos. O Procon Mu-nicipal vai realizar ainda,

ações de proteção ao con-sumidor (fiscalização) e orientações sobre direitos e deveres.

Com espaço físico re-formado no mesmo ende-reço anterior (Shopping do Jeans), a nova unidade vai funcionar na Rua Egas Mu-niz 22, em Vilar dos Teles, com atendimento de segun-da a sexta-feira, segun-das 9h às 17h.

DIvulgação/pmSJm

MPRJ faz operação contra

fraudes em licitações

O Ministério Público do Estado do Rio de Ja-neiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumpriram ontem sete mandados de bus-ca e apreensão em uma operação contra fraudes em licitações no

municí-pio de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. O prefeito Renato Martins Vianna é um dos alvos da ação.

Além dele, também estão sendo investigados o vereador Ayron Pinto

Freixo e dois servido-res municipais. Foram cumpridos mandados na prefeitura, na Câmara de Vereadores e na casa de Vianna.

O órgão informou que foram apreendidos

docu-mentos e aparelhos ele-trônicos, como computa-dores, laptops e telefones celulares. Por meio de nota, a prefeitura de Ar-raial do Cabo informou que está colaborando

com as investigações. Um dos alvos da ação de hoje é o prefeito Renato Martins Vianna

(4)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

4

geral

covid: omS pede mais

responsabilidade aos

O diretor-regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Eu-ropa, Hans Kluge, disse que o aumento dos casos de infecção pelo novo co-ronavírus entre os mais jovens pode estar por trás dos novos surtos da doença em vários países europeus. Ele pediu mais responsabilidade para esta faixa etária da população.

Em entrevista à emisso-ra britânica BBC4, Kluge disse que as autoridades nacionais devem melhorar suas estratégias de comu-nicação para transmitir suas mensagens sobre a pandemia aos jovens.

“Um número crescente de países está passando por surtos localizados e um aumento de casos. O que sabemos é que é uma consequência de uma mu-dança no comportamento humano”, disse o especia-lista da OMS.

Kluge afirmou que eles estão recebendo “informa-ções de várias autoridades sanitárias” que detectaram “uma alta proporção de novas infecções entre os jovens”.

“Para mim, este é um apelo suficientemente alto para repensarmos como podemos melhorar o en-volvimento dos mais jo-vens”, observou. Kluge disse que, como pai de duas meninas, entende perfeitamente que os jo-vens “não querem perder o verão (europeu)”, mas pediu que eles ajam “com responsabilidade”. “Eles têm uma responsabilida-de consigo mesmos, com seus pais e avós e com suas comunidades. Além disso, agora sabemos como adotar comporta-mentos saudáveis, então vamos aproveitar esse conhecimento”, concluiu Kluge.

Pandemia

O Ministério Público Federal (MPF) cobrou da empresa Eletro-nuclear a retomada do cumprimento de medidas compensatórias para aldeias indígenas das cidades de Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

Sem pagamento há três meses, 30% dos médicos, enfermeiros, téc-nicos e motoristas do Samu decidiram cruzar os braços. E para piorar, os profissionais denunciam que têm de lidar com ambulâncias em péssimo estado de conservação.

A Prefeitura de Itaguaí estendeu o prazo da situ-ação de emergência do decreto 4.435, de 24 de março de 2020, para o pe-ríodo em que permanecer a pandemia. Durante este tempo, será preciso seguir as regras de prevenção.

Enquanto vigorar a medida será obrigatório o uso de máscara, seja ela descartável ou reutilizá-vel, de forma adequada, em qualquer ambiente público e estabelecimen-tos privados com funcio-namento autorizado de acesso coletivo.

prorrogaDo I

meDIDa II

A partir de agora, todo processo licitatório feito pela Assembleia Legis-lativa do RJ (Alerj) será gravado em áudio e vídeo e transmitido via inter-net. A determinação é de um projeto de resolução aprovado em discussão única.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem a criação da nota de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará. O anúncio foi feito pelo Banco Central (BC), que convocou coletiva para apresentar a nova cédula.

tranSparêncIa I

lobo-guará

e

DItorIal

O PR promulgado pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), au-tor original do PR. A norma valerá para todas as licitações nas modalidades con-corrência, tomada ada de preços, convite e pregão presencial.

promulgaDo II

banco De ImagenS/alerJ

O flagrante da coluna mostra a ousadia da ban-didagem na Baixada, mesmo diante da pre-sença da polícia. Mora-dores dos bairros K11 e Coréia e frequentadores do Parque Municipal de Nova Iguaçu têm sido

intimidados por margi-nais da Chatuba de Mes-quita e Roseiral. E como se não bastasse, atacam quem desobedecer a or-dem para abordagem. As ruas de acesso, por exemplo, foram obstru-ídas por pedras, troncos

de árvores e... pasmem, bueiros sem tampa. Tudo para impedir a en-trada da polícia e, por conseguinte serviços essenciais, como ambu-lâncias e caminhões de entrega. Alô, batalhão de Mesquita (20º BPM).

Igor lIma/DIvulgação/pmQ

P

ara evitar a propa-gação do novo coro-navírus na cidade e preservar a vida dos mora-dores, a Prefeitura de Quei-mados, por meio da Secre-taria Municipal de Saúde, deu início à sanitização nos equipamentos de saúde e assistência social do muni-cípio. Ontem foi a vez da Unidade Básica de Saúde Júlio Barros e do Centro de Referência da Assistên-cia SoAssistên-cial (Cras) do bairro Novo Eldorado receberem a iniciativa.

A desinfecção, que é re-alizada com sanitizante, não oferece risco à vida humana e tem como obje-tivo proteger a população e reduzir a circulação do

vírus. “Essa iniciativa faz parte das ações de preven-ção e controle da doença na

cidade, que já beneficiou as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social,

Câmara dos Vereadores, Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mu-lher, além da unidade de saúde e o Cras do bairro Valdariosa”, explicou o Secretário da Pasta, Elton

Teixeira.

Ao longo da semana, as unidades de saúde e os Cras dos bairros São Jorge, Eldorado e Jardim da Fon-te também passarão pelo processo de sanitização.

O cronograma é o seguin-te: hoje, às 15h30, Clínica da Família e Cras do São Jorge; e amanhã, às 15h30, Clínica da Família do El-dorado e Cras do Jardim da Fonte.

assessoria de coMunicaÇÃo

moradores à mercê da bandidagem

Queimados na luta contra à covid

Prefeitura dá início à sanitização de equipamentos de saúde e assistência social

BRASÍLIA - O

minis-tro da Economia, Paulo Guedes, declarou ontem que, com uma base am-pla de tributação – com mais pessoas e empre-sas pagando tributos –, é possível reduzir e até ex-tinguir impostos. Guedes esteve hoje em reunião com o relator da reforma

tributária no Congresso, deputado Aguinaldo Ri-beiro (PP-PB) para dis-cutir o texto enviado pelo governo ao Parlamento. Também participaram do encontro no Palácio do Planalto o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da Repúbli-ca, Luiz Eduardo Ramos,

e o secretário especial da Receita Federal, José Tostes.

Segundo ele, a reforma criará uma redistribuição da carga tributária, am-pliando a base, e assim será possível eliminar e até reduzir tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se

houver uma base ampla nova, ela permitirá ex-tinguir vários impostos, como os cobrados sobre eletrodomésticos como fogões, geladeiras e má-quinas de lavar roupa, além de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda.

Fonte: Agência Brasil.

reforma tributária ampla pode levar à

redução de impostos, diz guedes

(5)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

esporte

5

jota.carvalho@yahoo.com

jota carvalho

O meia fez questão de dizer que o foco nas conquis-tas continua forte como dantes

vasco faz primeiro treinamento no tradicional campo do São cristóvão

DIVULGAçãO / FLU

volante destacou a intensidade

dos treinos comandados

por mauricinho

O

ntem (29), em entrevista co-letiva no Ni-nho do Urubu, o meia Gerson respondeu às perguntas enviadas pela imprensa atra-vés da FlaTV. Em um dos temas abordados, o volante rubro-negro elogiou o trabalho rea-lizado pela diretoria do

Flamengo na busca por um novo técnico para comandar a equipe no restante da temporada.

>> Trabalho de Mau-ricinho - “Ele é um treinador muito inteli-gente. Nós jogadores chegamos a conversar sobre isso, as ativida-des dele são bem inten-sas, bem qualificadas. Está trabalhando na melhor forma possível. Ele sabe que seu

mo-mento vai chegar. Não sei se vai ser agora, mas acredito que está preparado, sim, para assumir a equipe um dia”.

Sobre adaptação ao novo treinador, Gerson se mostrou consciente. “Nós, jogadores, temos sempre que estar dis-postos a nos encaixar no que o técnico pede. Tínhamos um estilo de jogo. Agora,

dependen-do dependen-do profissional que vai chegar, não sabe-mos a maneira que ele gosta de jogar. Mas te-mos que estar prepara-dos e abertos para no-vas mudanças, porque o futebol é assim”.

“A gente acompa-nha pelas redes sociais, onde comentam mui-to sobre a chegada de treinadores. Deixamos essa parte para a di-retoria do Flamengo,

que está fazendo sem-pre um trabalho muito bom”.

“Enquanto isso, nos-so time continua com o mesmo foco, que é sempre de conquistar títulos e alcançar os nossos objetivos. Esta-mos trabalhando a cada dia para quando co-meçar as competições, chegar no objetivo final que é sempre brigar pe-los títupe-los”, destacou.

Jogo-treino contra o Olaria

“Já estamos há bas-tante tempo sem jogar. O bom é que nos ajuda e ajuda a eles. Será um jogo em que vamos tra-balhar o que temos que trabalhar, mas sempre pensando na vitória. A gente vai poder ajudar o Olaria na preparação para as competições que eles vão disputar”.

gerson elogia

trabalho realizado

pela diretoria

rubro-negra

em coletiva

A preparação cruz-maltina para o Brasilei-ro segue a todo vapor. Na última terça-feira (28/07), o Gigante da Colina realizou seu pri-meiro treinamento no Estádio Ronaldo Nazá-rio, casa do tradicional São Cristóvão. A relação do Vasco da Gama com o campo da Rua Figuei-ra de Melo, entretanto, é bem antiga. Foi no local onde encerrará sua pre-paração para o torneio

nacional que o clube conquistou sua primeira vitória no futebol, em 1916, e disputou diver-sas partidas importantes até a construção de São Januário, em 1927.

Além da excelente condição do gramado, o motivo que levou o time vascaíno a optar pela utilização das dependên-cias do tradicional clube da Zona Imperial foi a proximidade. O Está-dio fica a pouco mais de

dois quilômetros de São Januário, o que possi-bilita que os protocolos pré-treino sejam todos realizados na Colina Histórica. O período de atividades no “São Cri--Cri” será importante para a melhor prepara-ção do Caldeirão para a disputa da competição mais importante do país.

Ao término das ativi-dades, durante participa-ção na Live da VascoTV, os pratas da casa Bruno

Gomes e Gabriel Pec elogiaram o temporário local de treinamentos e revelaram a expectati-va para a sequência da temporada. O Vasco da Gama estreia no Brasi-leirão diante do Palmei-ras, em São Paulo, no dia 09 de agosto, mas ainda está vivo em outras duas competições: Conmebol Sul-Americana e Copa do Brasil. A data que o time cruzmaltino entra-rá em campo por essas duas competições, po-rém, ainda não foi divul-gada.

- Estou fazendo um trabalho diferenciado visando essa melhora física. Eu chego mais cedo todos os dias para fazer exercícios na aca-demia, sempre antes do treino. Venho trabalhan-do bastante porque pre-ciso ganhar mais massa muscular para poder me sobressair, ter mais faci-lidade para mostrar meu futebol, assim como fa-zia nos tempos de sub-20. Venho me dedicando

bastante para conseguir ajudar o Vasco a fa-zer grandes campanhas no Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. Procuro conversar muito com os mais experien-tes e com o Ramon, até para eu me posicionar melhor, se mais efetivo quando estiver com a bola no pé. Meu ponto forte é pegar a bola de frente, partir para cima dos adversários. Pegar a bola de costas, facilita para o marcador, difi-culta meu desempenho. Isso tem dado resultado, venho fazendo bons trei-nos, mas sei que preciso fazer isso nas partidas, transferir isso para o jogo, que é o mais im-portante - afirmou Ga-briel Pec, revelando que vem fazendo um traba-lho especial voltado para o fortalecimento muscu-lar.

- Mudou muita coisa de um ano para cá. A par-tir do momento que você inicia o ano no profissio-nal as coisas já são

dife-rentes. Você não começa com aquela preocupação de ter que fazer boas par-tidas na base para subir. Você já está em cima. Ao mesmo tempo, por se tratar de profissional, a cobrança é bem maior. Tenho total consciência disso. Estou vivendo um sonho e me sinto muito feliz com tudo que está acontecendo. Escuto bastante os mais expe-rientes, tento aprender cada detalhe com eles, além de melhorar meu estilo de jogo, ficando mais próximo do que o Ramon pede. A forma do time jogar com ele é um pouco diferente do estilo do Abel, então ve-nho buscando me adap-tar o mais rápido. Assim como o Pec falou, quero fazer um grande segun-do semestre pelo Vasco. Quero muito conquistar títulos e ser um ídolo do clube - declarou Bruno Gomes, respondendo também sobre o desejo de marcar época com a camisa cruzmaltina.

nino elogia postura da diretoria do fluminense com elenco

O Fluminense conse-guiu diminuir a dívida com o elenco ao pagar dois me-ses de salários e parcelas dos direitos de imagem. Com isso, os tricolores podem ter tranquilidade para seguir com a prepa-ração visando o início do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Nino falou sobre o pagamento dos atletas. O defensor destacou que o presidente Mário

Bit-tencourt sempre deixou os jogadores cientes da situa-ção do Fluminense.

“A gente costuma dei-xar isso fora de campo. Todo mundo quer rece-ber em dia, mas sabemos do esforço da direção para cumprir com todos os compromissos. O pre-sidente sempre foi mui-to transparente e corremui-to com todos nós, acho que por isso a coisa caminha

bem”, disse.

Nino ressaltou que os mais experientes do elen-co sabem dosar o momen-to das brincadeiras com o do trabalho sério.

“O ambiente é mara-vilhoso. Eu acredito que o clima que temos aqui é realmente especial e ouço isso dos jogadores mais experientes que já roda-ram bastante e passaroda-ram por muita coisa no

fute-bol. Todo mundo sabe a hora da descontração e a hora de trabalhar duro, dentro de campo é sempre um pelo outro e todos pelo Fluminense”, declarou.

O Fluminense se prepa-ra paprepa-ra o segundo amisto-so contra o Botafogo. A partida será neste sábado, no Nilton Santos. No pri-meiro confronto, os tri-colores levaram a melhor pelo placar mínimo.

Zagueirão disse que o ambiente no elenco não mudou por conta das dívidas

MAILSON SANTANA/FLUMINENSE

Técnico Ramon observa o treinamen-to ao lado do auxiliar

(6)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

6

geral

contra criação de taxaS

Deputada Daniela do Waguinho

defende redução de impostos

Tributação mais justa e eficiente deve ser trabalhada no Congresso

C

om a discus-são da Re-forma Tri-butária, a deputada federal Daniela do Waguinho (MDB--RJ) defende que o Congresso Nacional precisa aprovar uma proposta que reduza o número de impos-tos no país de for-ma que os tributos sejam mais justos para todas as clas-ses sociais.

Nesse sentido, Daniela do Wagui-nho tem defendido a PEC 45, apresen-tada pelo líder do MDB, deputado Ba-leia Rossi, na qual cinco impostos de-vem ser substituí-dos por um único, o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBM).

Na avaliação da deputada, uma tri-butação mais justa e eficiente é

funda-mental para o com-bate das desigual-dades sociais que o sistema atual gera há muitos anos no país.

“Não podemos

mais aceitar a quan-tidade de impostos que pagamos em todos os produtos que consumimos. Com a simplifica-ção tributária,

con-seguiremos garan-tir mais geração de empregos e renda para movimentar a economia e fazer o Brasil crescer”, afirma Daniela do Waguinho. A deputada tam-bém reitera ser con-tra a recriação de taxas. “Sou contra a volta da CPMF ou qualquer outro

imposto que pese ainda mais no bol-so do trabalhador”, conclui Daniela do Waguinho. (com Assessoria de Im-prensa)

“Não podemos mais aceitar a quantidade de impostos que pagamos em todos os produtos que consumimos”, diz a parlamentar de Belford Roxo

DIvulgação

Câmara rejeita mudanças na MP

que rege auxílio a setor cultural

A Câmara dos Depu-tados concluiu ontem (29) a tramitação da Medida Provisória 986, que prevê prazo de 120 dias para que estados e municípios repassem R$ 3 bilhões de recur-sos federais para ações emergenciais no setor cultural. Os valores do auxílio que não forem utilizados devem ser de-volvidos à União.

A matéria segue para sanção presidencial, conforme o texto apro-vado pela Câmara, já que as modificações propostas no Senado fo-ram rejeitadas pelos de-putados para acelerar a tramitação da proposta.

A MP reafirma que a aplicação dos recursos está limitada aos R$ 3 bilhões liberados pela União. Caso municí-pios, estados e Distrito Federal queiram aumen-tar os valores, deverão fazer a complementação com recursos próprios. Uma regulamentação deve informar a forma e o prazo para devolução ao governo federal.

A medida comple-menta a Lei Aldir Blanc, sancionada em junho pelo presidente Jair Bol-sonaro, e prevê o paga-mento de três parcelas

de um auxílio emergen-cial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e peque-nas empresas culturais, cooperativas e organiza-ções comunitárias. Esse subsídio mensal terá va-lor entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, de acordo com critérios estabelecidos pelos gestores locais.

Contrapartidas

Em contrapartida ao auxílio emergencial estabelecido pela Lei Aldir Blanc, após a re-abertura, os espaços

beneficiados com subsí-dios deverão promover atividades gratuitas a alunos de escolas públi-cas, prioritariamente, ou para a comunidade. Não poderão receber o bene-fício espaços culturais criados pela administra-ção pública de qualquer esfera, bem como aque-les vinculados a grupos empresariais e espaços geridos pelos serviços sociais do Sistema S.

Trabalhadores do se-tor cultural, micro em-presas e emem-presas de pequeno porte também terão acesso a linhas de crédito específicas para fomento de atividades e aquisição de

equi-pamentos e condições especiais para renego-ciação de débitos, ofe-recidas por instituições financeiras federais.

De acordo com a lei, poderão ser realizados editais, chamadas pú-blicas e prêmios, entre outros artifícios, para a manutenção e o desen-volvimento de ativida-des de economia criati-va e economia solidária, cursos, manifestações culturais, produções au-diovisuais, bem como atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela inter-net ou por meio de pla-taformas digitais. (Fon-te: Agência Brasil)

secoM / PMBr

Stf

Texto, que complementa Lei Aldir Blanc, segue para sanção presidencial

toffoli defende quarentena

para juízes disputarem eleições

O presidente do STF (Supremo Tribunal Fe-deral), ministro Dias Toffoli, defendeu que o Congresso Nacional aprove um período de quarentena para que juízes e membros do Ministério Público só possam se candidatar a cargos públicos 8 anos depois de deixa-rem de exercer de atu-ar no Judiciário ou no MP. A declaração foi dada nesta 4ª feira (29. jul.2020) durante ses-são do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

“Volto a pedir ao Congresso Nacional que estabeleça prazos de inelegibilidade para membros da magistra-tura e do Ministério Público que deixarem suas carreiras para que não possam fazer dos seus cargos e das suas altas e nobres funções meios de proselitismo e demagogia.”

Para o ministro, a definição da quarente-na para juízes e procu-radores evitaria a “de-magogia” nos cargos públicos. “Quem quer ser candidato tem que deixar a magistratura, tem que deixar o Mi-nistério Público. E há que haver período de inelegibilidade, sim”, defendeu o ministro.

A sessão pautou uma discussão sobre o caso de um juiz do Mara-nhão que foi proibido

de participar de lives de conteúdo político--partidários em função do cargo que ocupa.

Toffoli definiu o caso como “paradig-mático” e explicou que “a imprensa co-meça a incensar deter-minado magistrado e ele já se vê candidato a presidente da Repú-blica, sem nem conhe-cer o Brasil, sem nem conhecer seu Estado, sem nem ter ideia do que é a vida pública”.

A Lei de Inelegi-bilidade determina o prazo de 6 meses para que juízes e promoto-res deixem as funções para se candidatar a 1 cargo público. O prazo de 8 anos é aplicado em 2 ex-ceções: o caso de aposentadoria com-pulsória, na qual o empregado é forçado a deixar o trabalho por motivos de idade, do-ença incapacitante ou determinação judicial; e casos em que o car-go foi perdido em de-corrência de processos disciplinares.

Em comunicado à imprensa, a AMB (As-sociação dos Magis-trados Brasileiros) se manifestou contra a proposta de Toffoli e defendeu que é direito dos membros do Judi-ciário de participar do debate público e vida política do Brasil.

(7)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

polícia

7

gruPo criminoSo

DIvulgação/pf

A

gentes da Polícia Federal desenca-dearam ontem a Operação Mercado das Armas contra o tráfico internacional de armas e acessórios em oito estados brasileiros: Paraná, Ceará, Espírito Santo, Minas Ge-rais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Pau-lo e Sergipe. O objetivo era cumprir um manda-do de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão.

A ação é resultado de

investigações da corpo-ração, que identificaram a atuação de um grupo criminoso na importa-ção, transporte e remessa de armas de fogo e aces-sórios a vários estados brasileiros. As armas de fogo eram importadas do Paraguai, com a ajuda de atravessadores, e trans-portadas, por correios ou transportadoras privadas, para seus destinos no Bra-sil escondidas dentro de equipamentos, como rá-dios, climatizadores e pa-nelas elétricas.

De acordo com nota di-vulgada pela PF, “um dos

acessórios importados do Paraguai e comercializa-do pelos investigacomercializa-dos é o denominado Kit Roni que, em um de seus mo-delos para uso exclusivo com pistolas de airsoft, era transformado para uso com armas de fogo e munições reais, tornando o equipa-mento em uma espécie de submetralhadora, poden-do-se utilizar carregado-res estendidos e seletocarregado-res de rajadas. A importação desse acessório era reali-zada de forma ilegal, sem os certificados necessários e vendidos por plataformas virtuais sem o

fornecimen-to de notas fiscais”.

Os investigados vão responder pelos crimes de

tráfico internacional de ar-mas de fogo e acessórios, associação criminosa,

fal-sidade ideológica, uso de documento falso e lava-gem de dinheiro.

antonio carlos

horahmunicipios@gmail.com

‘mercado das armas’

fecha cerco ao tráfico

polícia federal faz operação em oito estados para cumprir mandados de busca

Mais de 700 agen-tes participaram do Workshop Rede de En-frentamento de Violên-cia contra a Mulher, pro-movido pela Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) na última terça-feira. A ação educa-cional teve como objetivo reforçar o compromisso da Secretaria de Polícia Civil no combate a este tipo de crime.

O evento contou com três painéis distintos, em que delegados de Polícia dialogaram com inte-grantes do sistema de jus-tiça criminal, como Su-perior Tribunal de Justiça

(STJ) e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e especia-listas no tema. O objetivo foi debater as políticas nacio-nais e estaduais de combate da violên-cia de gênero e falar sobre a campanha Sinal Vermelho, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a diretora da Acadepol, delegada Re-nata Teixeira, o evento proporcionou a integração entre as instituições, além de reforçar o papel do po-licial no enfrentamento à violência contra a mulher.

“A importância do Workshop Rede de En-frentamento de Violência contra a Mulher é am-pliar o diálogo interins-titucional das agências integrantes do sistema de justiça criminal e

pro-mover a sensibilização dos policiais civis em relação a seu importante papel enquanto um dos principais atores da rede de enfrentamento da vio-lência contra a mulher”, afirmou.

acadepol promove workshop

contra violência a mulher

Parte do armamento apreendido pelos agentes durante a operação

DIvulgação/polícIa cIvIl

Um homem de 27 anos foi preso ontem por poli-ciais da 105ª DP (Petrópo-lis) acusado de espancar a companheira por não aceitar o término do rela-cionamento. A vítima está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Ser-rana. A Polícia Civil infor-mou que esse é o terceiro registro de violência feito contra o agressor pela mes-ma vítimes-ma. O crime aconte-ceu no dia 22 de julho.

Segundo relatos, por volta das 8h a mulher deu entrada na unidade de saú-de com diversas lesões após ser brutalmente agre-dida no meio da rua.

Os agentes foram até

o hospital e ouviu a víti-ma, que disse ter tido uma discussão com o agressor depois de falar que termi-naria o relacionamento. Por motivos de ciúmes, o homem bateu nela com so-cos e pontapés no rosto, e a ameaçou de morte durante as agressões.

Segundo a Polícia Civil, a violência foi tamanha, que a mulher desmaiou enquanto apanhava e não sabe, se quer, como che-gou ao hospital. “Ela está na UTI e não conseguiu, se quer, abrir os olhos para as-sinar o termo de declaração dela. O depoimento preci-sou ser lido na presença de duas testemunhas”, contou a delegada Juliana Ziehe, titular da 105ª DP.

Homem é grampeado por

espancar companheira

Titular da delegacia da Posse (58ª DP), a delegada Waleska dia Santos Garcez promo-veu na última terça--feira um encontro para apresentação à Rede de Atendimento às mulhe-res de Nova Iguaçu.

Na pauta da reunião, estratégias para aten-dimento da mulher em sede policial com foco na rede de assistência. Também foi traçado a forma de estabelecer comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde e a distrital com o novo protocolo de

no-tificação compulsória. “No encontro discu-timos ainda estratégias para a realização da Es-cuta Especial de criança e adolescente vítimas de violência sexual. Acredito que a reunião alcançou o objetivo do trabalho em rede para um eficaz atendimento prestado a mulher em situação de vulnerabi-lidade”, destacou Wa-leska.

Participaram do en-contro Sônia Lopes (co-ordenadora do CIAM Baixada) e representan-tes do NAV (Núcleo de

Atendimento a Violên-cia), ELLOS (Eman-cipação e luta a livre orientação sexual),

CANVIS (Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual) e CAPS

(Cen-tro de Atenção Psicos-social). Uma nova reu-nião da Rede acontece em setembro. Durante o

evento, será avaliado a conclusão dos trabalhos estabelecidos no último encontro.

Titular da 58ª DP se reúne com Rede de Atendimento às Mulheres

DIvulgação

acusado de matar bebê roda na Zona oeste do rio

Leandro Lopes de Melo, o Leandro Loft, de 36 anos, foi preso, na tarde de on-tem, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Acusado de matar uma bebê de apenas

dois anos de idade, ele foi capturado por agentes da 93ª DP (Volta Redonda). O crime aconteceu em março de 2007, na favela da Vila Vintém. A Polícia Civil

in-formou que a menina foi morta durante uma guerra entre traficantes rivais da comunidade do Fumacê, li-gados ao Terceiro Comando Puro (TCP), e da Vila

Vin-tém, ligados à facção Ami-go dos AmiAmi-gos (ADA).

Na época, os confrontos armados eram frequentes. Loft integrava o tráfico do Fumacê e o padrasto de

Maria Fernanda Guerra de Santana era apontado como membro da quadrilha rival.

De acordo com os agen-tes, a criança foi baleada por Leandro, enquanto

an-dava de bicicleta na comu-nidade. Os disparos tinham como alvo o seu padrasto.

Preso na Rua da Cego-nha, o assassino ainda ten-tou fugir ao cerco.

(8)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

8

geral

prefeitura Municipal de porto Real

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

torta De batata De

frIgIDeIra

6 batatas cortadas em rodelas/ 1 ce-bola cortada em ro-delas/ 100 ml azeite de oliva/ Pimenta do reino/ 100 ml óleo/ 6 ovos/ Sal Ingredientes modo de preparo

Numa frigideira, colo-que o azeite e o óleo. Leve ao fogo forte e deixe aquecer até fi-car bem quente. Acrescente as rodelas de cebola e cozinhe até ficarem levemen-te douradas.

Com uma escumadei-ra retire as cebolas e deixe escorrer o óleo em papel absorvente. Adicione as rodelas de batatas à mistu-ra quente de azeite e óleo e mexa deli-cadamente com 1 colher de pau para que todas as rodelas fiquem cobertas com a gordura.

Frite, mexendo de vez em quando, até as ro-delas ficarem doura-das mas sem tostar. Retire do fogo e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Tire a frigideira do fogo e escorra toda a gordura, mantendo 3 colheres (sopa).

Reserve.

Coloque a cebola e a batata numa tigela, misture bem e tempe-re com sal e pimenta a gosto.

Numa outra tigela, coloque os ovos, junte 1 colher (chá) de sal e bata com um ba-tedor de ovos ou na batedeira elétrica até espumar.

Acrescente a mistura de batata e cebola aos ovos batidos e mexa delicadamente com a colher de pau. Coloque a gordura reservada na frigidei-ra e aqueça em fogo médio até ficar bem quente.

Adicione a mistura de batata, cebola e ovos preparados e, com uma espátula, espa-lhe uniformemente na frigideira.

Cozinhe por 2 a 3 mi-nutos, sacudindo da frigideira de vez em quando para o ovo não grudar.

Quando a parte infe-rior da mistura estiver firme, coloque um prato sobre a frigidei-ra e, em seguida, vire a torta sobre ele cui-dadosamente.

Coloque a torta de volta na frigideira com o lado não cozido vi-rado para baixo. Leve a frigideira nova-mente ao fogo médio e continue o cozimen-to por cerca de 3 mi-nutos ou até dourar. Passe a torta para um prato antes de servir e leve imediatamente à mesa.

HOMOLOGAÇÃO PROCESSO 1057/2020

Depois de cumpridas as exigências legais, de acordo com o Art. 43, VI do Estatuto das Licitações, Lei n° 8.666/93 e art. 1°, II do Decreto Municipal n° 2.100 de 24/02/2017, HOMOLOGO, o resultado da presente li-citação, na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO n° 004/2020 que objetiva a AQUISIÇÃO DE GASES ME-DICINAIS PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL, UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENDIMENTOS DOMICILIARES, proces-so administrativo 1057/2020, na condição de FRACAS-SADA. Ficando desde já autorizado novo procedimento licitatório.

Porto Real, 29 de julho de 2020 Luiz Fernando Curty Jardim Secretário Municipal de Saúde

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 089/2020

O Município de Porto Real /RJ, através da Secretaria Municipal de Licitações Compras e Contratos torna pú-blico que realizará às 14h00min, do dia 12 de agosto de 2020 na Sala de Licitações do Centro Administrativo Municipal no Palácio 5 de Novembro à Rua Hilário Etto-re, 442, Centro Porto Real, RJ, licitação nº. 089/2020 na modalidade Pregão Presencial, tipo menor preço, objeti-vando AQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA REALIZAÇÃO DE CURATIVOS, para atender a SECRETARIA MUNI-CIPAL DE SAÚDE, conforme especificações contidas no edital e seus anexos que é parte integrante do Processo Administrativo nº. 2485/2020. O Edital poderá ser retira-do no portal oficial retira-do município no endereço eletrônico https://www.portoreal.rj.gov.br. Para retirada do edital na Secretaria de Licitações Compras e Contratos os inte-ressados deverão trazer: 1 (uma) resma (500 folhas) de papel sulfite tamanho A4 branco e documentos de identi-ficação civil. VALOR MÁXIMO ADMITIDO: R$43.759,80.

Porto Real, 29 de julho de 2020 KAMAL JAMIL IBRAHIM

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE LICITAÇÕES COM-PRAS E CONTRATOS

DESIGNADO CONFORME PORTARIA Nº 0241 DE 29 DE MAIO DE 2020

pORTARiA nº 0311 DE 29 DE JuLHO DE 2020.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇOES LEGAIS

R E S O L V E: Art. 1º - ExOnERAR, a pedido, a partir de 31 de Julho

de 2020, GiLBERTO DE SOuZA CALDAS do Cargo

em Comissão SM de Secretário Municipal de Governo.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua

publicação, revogando as disposições em contrário.

Ailton Basílio Marques

Prefeito

pORTARiA nº 0312 DE 29 DE JuLHO DE 2020.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PORTO REAL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇOES LEGAIS

R E S O L V E: Art. 1º - ExOnERAR, a pedido, a partir de 31 de Julho

de 2020, ÉLiDA ViLLA VERDE ROSA do Cargo em

Comissão CC2 de Gerente de Compras da Secretaria Municipal de Licitações, Compras e Contratos.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua

publicação, revogando as disposições em contrário.

Ailton Basílio Marques

Prefeito

RESOLuÇÃO nº 004/CMAS/2020

Ementa: Dispõe sobre aprovação do Plano de Ação

para os recursos destinados em razão ao enfrentamen-to à pandemia do COVID-19 - Portaria 369 - Ministério da Cidadania.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Real/RJ, no uso de suas atribuições conferidas pelas legislações vigentes da Política de Assistência Social e considerando sua função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos serviços socioassisten-ciais ofertados (NOB-SUAS), em reunião extraordinária realizada em 28 de julho de 2020,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar o Plano de Ação dos recursos

destina-dos em razão ao enfrentamento ao COVID-19 através da Portaria nº 369 de 29 de abril de 2020 do Ministério da Cidadania;

Art. 2° Dentro das especificações da ATA 03º (terceira) estando em pleno acordo.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Porto Real / RJ, 28 de julho de 2020.

Sonja Maria Silva Holanda

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Porto Real

RESOLuÇÃO nº 005/CMAS/2020

Ementa: Dispõe sobre aprovação do Plano de Ação

para utilização dos recursos de INCREMENTO AO COFINANCIAMENTO ESTADUAL DE BENEFÍCIOS EVENTUAIS – 2020.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Real/RJ, no uso de suas atribuições conferidas pelas legislações vigentes da Política de Assistência Social e considerando sua função de acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos serviços socioassisten-ciais ofertados (NOB-SUAS), em reunião extraordinária realizada em 28 de julho de 2020,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar o Plano de Ação para utilização dos re-cursos de incremento ao cofinanciamento estadual de benefícios eventuais dos recursos destinados em razão ao enfrentamento ao COVID-19;

Art. 2° Dentro das especificações da ATA 03º (terceira) estando em pleno acordo.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Porto Real / RJ, 28 de julho de 2020.

Sonja Maria Silva Holanda

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Porto Real

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

Câmara Municipal de Belford Roxo

pORTARiA nº 044 DE 29 DE JuLHO DE 2020

Conceder Licença Prêmio Por Assiduidade à MARCiA CÂnDiDA nATiViDADE, Auxiliar Administrativo da

Câmara Municipal de Belford Roxo, matr. 100061995, com base no artigo 87, da Lei Complementar nº 014/97, a contar de 01/04/2020 à 29/09/2020, conforme o

Processo nº 00727/2020.

●1ºPeríodo aquisitivo: 02/10/2003 à 01/10/2008. ●2ºPeríodo aquisitivo: 02/10/2008 à 01/10/2013.

pORTARiA nº 045 DE 29 DE JuLHO DE 2020

Conceder Licença Prêmio Por Assiduidade à servidora

MARiA D’AJuDA FiLEnE SiLVEiRA, Auxiliar

Administrativo da Câmara Municipal de Belford Roxo, matr. 100051995, com base no artigo 87, da Lei Complementar nº 014/97, a contar de 01/04/2020 à 29/09/2020, conforme o Processo nº 00795/2020.

●1ºPeríodo aquisitivo: 02/10/2003 à 01/10/2008. ●2ºPeríodo aquisitivo: 02/10/2008 à 01/10/2013.

pORTARiA nº 046 DE 29 DE JuLHO DE 2020

Conceder Licença Prêmio Por Assiduidade à servidora

MEYRE RuTH ROZEiRA LESSA, Técnico Legislativo

da Câmara Municipal de Belford Roxo, matr. 100091995, com base no artigo 87, da Lei Complementar nº 014/97, a contar de 01/04/2020 à 29/09/2020, conforme o

Processo nº 01089/2020.

●1ºPeríodo aquisitivo: 21/10/2003 à 20/10/2008. ●2ºPeríodo aquisitivo: 21/10/2008 à 20/10/2013. A publicação deste ato visa cumprir a obrigação de registro nos assentamentos funcionais.

pORTARiA nº 047 DE 29 DE JuLHO DE 2020

Conceder Licença para tratar de Assuntos Particulares e

sem Remuneração a servidora MiCHELE RODRiGuES DA SiLVA, Técnico Legislativo, matr. 110862007,

de acordo com os termos do artigo 81, inciso VI e artigo 91 da Lei Complementar nº 014/97, no período de 27.07.2020 a 26.07.2020, conforme processo

nº01058/2020.

pORTARiA nº 048 DE 29 DE JuLHO DE 2020

EXONERAR a pedido, de acordo com os termos do artigo 34 da Lei Complementar nº 014/97, ÂnGELO ViAnnA LOREnZini, matricula 115832009 do Cargo

efetivo de Médico, a contar de 28/07/2020, conforme Processo nº01081/2020.

Publique-se e Cumpra-se

Belford Roxo, 29 de Julho de 2020.

nELCi pRAÇA presidente

prefeitura Municipal de Belford Roxo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

P R E F E I T U R A M U N I C I PA L D E B E L F O R D R O X O CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

29 DE JULHO DE 2020. PUBLICADO EM 30/07/2020 – CÓD-PMBR 142. DECRETO N° 4.932, DE 29 DE JULHO DE 2020

Abre em favor do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS, Crédito Extraordinário de R$ 1.279.413,75 (Um milhão, duzentos e setenta e nove mil, quatrocentos e treze reais e setenta e cinco centavos), destinados a despesas urgentes e imprevistas.

O PREFEITO DO MUNÌCIPIO DE BELFORD ROXO, no uso de suas atribuições, com funda-mento no inciso III, do Artigo 41º, da Lei Federal 4.320, de 17 de março de 1964.

Considerando, a Lei Federal n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da corona vírus (COVID-19);

Considerando, a Portaria MC 378, de 07 de maio de 2020, da SNAS 63, de 30 de abril de 2020, Portaria MC 369, de 29 de abril de 2020, a Medida Provisória 953, de 15 de abril de 2020 a Portaria MC 337, de 24 de março de 2020 a Portaria MDS 2.601, de 06 de novembro de 2018 a Portaria MDS 90, de 03 de setembro de 2013 e a Resolução CNAS 109, de 11 de novembro de 2009;

Considerando, o Decreto Estadual n° 46.966, de 11 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da corona vírus, e dá outras providências;

Considerando, o Decreto Municipal n° 4.882, de 16 de abril de 2020 e a Portaria n.004/SE-MASC/2020, de 15 de abril de 2020, qual dispõe sobre a adoção de medidas emergenciais para prevenção, cautela e redução do risco de transmissão de contágio pelo novo corona vírus

– COVID 19 – no âmbito da política municipal de assistência social;

Considerando, a necessidade de assistir de forma eficiente e eficaz a prevenção e o combate da Pandemia do COVID-19;

Considerando, ainda o disposto no art. 44 da Lei 4.320, de 17 de março de 1964, que versa sobre a abertura de crédito extraordinário.

DECRETA: Art. 1º - A autorização de que se trata o caput deste artigo permite a abertura de créditos ex-traordinários até o montante de R$ 1.279.413,75 (Um milhão, duzentos e setenta e nove mil, quatrocentos e treze reais e setenta e cinco centavos);

Art. 2º - Os recursos financeiros necessários à execução das despesas realizados nessas ru-bricas deverão ser provenientes das fontes de recursos especificadas abaixo:

I. Repasse do Ministério da Cidadania, através do Fundo Nacional de Assistência So-cial;

Art. 3º - O presente Decreto deverá ser encaminhado imediatamente ao Poder Legislativo, para conhecimento, devendo ainda ser transformado em Decreto Legislativo, pela Câmara Munici-pal, após a aprovação, conforme rito estabelecido no Art.44, da Lei 4.320/64, e do, Art.62, da Constituição Federal e

Art. 4º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Anexo I

Em R$

ÓRGÃO UNIDADE PROGRAMA DESPESA FONTE SUPLEMENTAÇÃO SEMASC FMAS 56.01.08.244.105.2.139 3.3.90.30.00 17 779.413,75 SEMASC FMAS 56.01.08.244.105.2.139 3.3.90.39.00 17 500.000,00

Wagner dos Santos Carneiro – Waguinho PREFEITO MUNICIPAL

quinta-feira, 30 de julho de 2020

aToS oFiciaiS

(9)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

Sul-FluminenSe

9

prefeitura Municipal de Belford Roxo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

Ingredientes modo de preparo

carapeba

grelHaDa

1 carapeba lim-pa e sem vísceras/ Suco de 1 limão/ Sal a gosto/ 3co-lheres (sopa) de azeite/ 1 folha de alface para deco-rar

Tempere a cara-peba com o suco de limão e o sal. Grelhe-a em uma grelha, untada com o azeite por 20 minutos.

Na metade do tempo, vire o pei-xe, para grelhar por igual.

Arrume a folha de alface em uma travessa e coloque o peixe sobre ela.

Ingredientes modo de preparo

arroZ De forno

4 xícaras (chá) de arroz cozido 100 gramas de quei-jo mussarela rala-da 100 gramas de açaí cortado em cubos pequenos 1 cenoura ralada 2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada 2 unidades de ovo 1 xícara (chá) de leite 1/2 copo de requeijão 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado • sal a gos-to • pimenta-do--reino a gosto

Em uma tigela, mis-ture o arroz, a mus-sarela, o presunto, a cenoura e a sal-sa. Coloque em um refratário untado com margarina. No liquidificador, bata os ovos, o lei-te, o requeijão, o queijo ralado, o sal e a pimenta.

Despeje sobre o arroz e asse no for-no, preaquecido, a 200 °C durante 30 minutos ou até dourar.

arroZ De tacacá

1 xícara (chá) de arroz arbóreo cozi-do/ 1 xícara (chá) de tucupi/ 50g de camarões secos/ 1/4 xícara (chá) de jambu cozido e pi-cado Ingredientes modo de preparo Em uma frigideira, coloque o arroz e acrescente o tucu-pi e os camarões, mexendo sempre. Deixe cozinhar até reduzir o volume à metade e ficar cre-moso.

Acrescente o jam-bu picado, misture bem e sirva.

DECRETO N° 4.933, DE 29 DE JULHO DE 2020

Abre em favor do Fundo Municipal de Saúde – FMS, Crédito Extraordinário de R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil reais), destinados a despesas urgentes e imprevistas.

O PREFEITO DO MUNÌCIPIO DE BELFORD ROXO, no uso de suas atribuições, com funda-mento no inciso III, do Artigo 41º, da Lei Federal 4.320, de 17 de março de 1964.

Considerando, a Lei Federal n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Corona Vírus (COVID-19);

Considerando, a Portaria n° 356, de 11 de março de 2020, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei n° 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Corona Vírus (COVID-19);

Considerando, a Portaria n° 1.666, de 01 de julho de 2020, do Ministério da Saúde, referente ao repasse através do Fundo Municipal de Saúde para Ação e Enfrentamento da Emergência Nacional no valor de R$ 240.000,00 (Duzentos e quarenta mil reais);

Considerando, o Decreto Estadual n° 46.966, de 11 de março de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Corona Vírus, e dá outras providências;

Considerando, o Decreto Municipal n° 4.860, de 2020, que dispõe sobre as medidas para en-frentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Corona Vírus, e dá outras providências;

Considerando a Lei Federal n. 4.320 de 17 de março de 1964 de Finanças Públicas que trata sobre a temática em seu Arts. 41 e 44:

A autorização de que se trata o caput deste artigo permite a abertura de créditos extraordinários até o montante de R$ 10.484.659,00 (Dez milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil, seis-centos e cinquenta e nove reais),

Art. 1º - Os recursos financeiros necessários à execução das despesas realizados nessas ru-bricas deverão ser provenientes das fontes de recursos especificadas abaixo:

I. Repasse do Ministério da Saúde através do Fundo Nacional da Saúde;

Art. 2º - O presente Decreto deverá ser encaminhado imediatamente ao Poder Legislativo, para conhecimento, devendo ainda ser transformado em Decreto Legislativo, pela Câmara Munici-pal, após a aprovação, conforme rito estabelecido no Art.44, da Lei 4.320/64, e do, Art.62, da Constituição Federal.

Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Anexo I

Em R$

ÓRGÃO UNIDADE PROGRAMA DESPESA FONTE SUPLEMENTA-ÇÃO SEMUS FMS 08.01.10.302.104.2.136 3.3.90.39.00 16 240.000,00

Wagner dos Santos Carneiro – Waguinho PREFEITO MUNICIPAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO – SEMAD PORTARIA Nº 2017/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgâ-nica Municipal, MARIA DA CONCEIÇÃO LOPES DA SILVA, para exercer o cargo em comissão de Assessor Executivo, símbolo CC-4, na Secretária Municipal de Saúde.

PORTARIA Nº 2018/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Exonerar, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgâ-nica Municipal, os nomes abaixo relacionados, do cargo em comissão de Assessor de Serviço I, símbolo CC-10, da Secretaria Municipal de Educação.

ELEN ANIELE DOS SANTOS SOUZA EVERTTON MENEZES DA SILVA

PORTARIA Nº 2019/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Or-gânica Municipal, os nomes abaixo relacionados, para exercerem o cargo em comissão de Assessor de Serviço I, símbolo CC-10, na Secretaria Municipal de Educação.

JESSICA DE SOUZA VIEIRA THUANY LORRANY FERREIRA

PORTARIA Nº 2020/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Exonerar, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgânica Municipal, ALINE CASSIA VENTURA DA SILVA OLIVEIRA, do cargo em comissão de Administrador de Unidade Básica, símbolo CC-7, da Secretária Municipal de Saúde. PORTARIA Nº 2021/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgâ-nica Municipal, REGINA DA SILVA MARTINS ALFREDO, para exercer o cargo em comissão de

Administrador de Unidade Básica, símbolo CC-7, na Secretária Municipal de Saúde. PORTARIA Nº 2022/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Exonerar, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgânica Municipal, os nomes relacionados abaixo, do cargo em comissão de Assessor de Serviços II, símbolo CC-11, na Secretária Municipal de Saúde.

BRUNA VENTURA DIONISIO FERREIRA MAYARA CAMARGO DOS SANTOS SILVA

PORTARIA Nº 2023/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Or-gânica Municipal, os nomes relacionados abaixo, para exercerem o cargo em comissão de Assessor de Serviços II, símbolo CC-11, na Secretária Municipal de Saúde.

JESSICA CAROLINE SILVA RIBEIRO ROZILENE OLIVEIRA DOS SANTOS

PORTARIA Nº 2024/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgânica Municipal, JOAS HENRIQUE ALMEIDA DE CARVALHO, para exercer o cargo em comissão de Secretário Executivo, símbolo CC-2, na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. PORTARIA Nº 2025/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Or-gânica Municipal, SILVANA MAIA DO NASCIMENTO, para exercer o cargo em comissão de Assessor de Serviço I, símbolo CC-10, na Secretaria Municipal de Saúde.

PORTARIA Nº 2026/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Exonerar, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgânica Municipal, ADRIANA ALMEIDA DE CARVALHO, do cargo em comissão de Assessor Especial de Ensino, símbolo AES, da Secretaria Municipal de Educação.

PORTARIA Nº 2027/SEMAD/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

Nomear, a contar desta data, com fundamento do disposto no inciso V, do art. 87, da Lei Orgâ-nica Municipal, FRANCISCO JOANATAN DA SILVA MAIA, para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial de Assuntos Comunitários, símbolo AES, na Casa Civil.

RAQUEL DE CARVALHO BASTOS Secretária Municipal de Administração

Matrícula nº 60/60.430 ERRATAS:

NA PORTARIA Nº1997/SEMAD/2020 DE 27/07/2020, publicado em 28/07/2020. ONDE SE LÊ: IVERSON CARLOS BARCELLOS DAMASCEMO;

LEIA-SE: IVERSON CARLOS BARCELLOS DAMASCENO.

NA PORTARIA Nº1999/SEMAD/2020 DE 27/07/2020, publicado em 28/07/2020. ONDE SE LÊ: JANETE HENRIQUE DA SILVA;

LEIA-SE: JANETE DOS SANTOS HENRIQUE DA SILVA. RAQUEL DE CARVALHO BASTOS Secretária Municipal de Administração

Matrícula nº 60/60.430

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED PORTARIA N°032/SEMED/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

O Secretário Municipal de Educação de Belford Roxo, no uso das suas atribuições legais e: Considerando que a SEMED é responsável pelo acompanhamento da aplicação dos recursos públicos destinados à educação;

Designa os servidores abaixo relacionados para fiscais do Contrato 013/SEMED/2020, objeto do processo no 07/66/2019 Contratação de empresas especializada para aquisição de mate-riais didáticos de uso individual, para atender a Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo.

• LINEQUER CHAGAS FERREIRA - MATR.60/069134; • AMILTON MACEDO – MATR.11/18533;

Denis de Souza Macedo Secretário Municipal de Educação PORTARIA N°033/SEMED/2020 DE 29 DE JULHO DE 2020.

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições e, considerando a necessi-dade de regularizar a situação funcional dos servidores,

Resolve: Art. 1° - Ficam CONVOCADOS os servidores relacionados abaixo, lotados na Secretaria Mu-nicipal de Educação, a comparecerem no prazo de 7 (sete) dias à Secretaria MuMu-nicipal de Administração para regularização funcional.

Art. 2° - Os servidores que já efetivaram a regularização funcional mencionada no artigo anterior podem desconsiderar a presente convocação.

Art. 3° - Esta Portaria entra em vigor da data de sua publicação. Denis Macêdo

Secretário Municipal de Educação

(10)

quinta-feira, 30 julho de 2020

Hora

10

10

aToS oFiciaiS

quinta-feira, 30 de julho de 2020

prefeitura Municipal de Belford Roxo

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATOS OFICIAIS

Ingredientes modo de preparo

mInI abóboraS

recHeaDaS com

carne moíDa

1 colher de sopa azeite de oliva; ½ ce-bola picada em cubi-nhos; 1 dente de alho picado; 200g de car-ne bovina moída; Sal a gosto; Pimenta do reino a gosto; 2 colhe-res de sopa de extra-to de extra-tomate; ½ maço de salsinha picada; 2 abobrinhas de tronco redondas. Refogar a cebola e o alho no azeite de oliva.

Juntar a carne moída. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Adicionar o extrato de tomate, em segui-da a salsinha. Misturar e reservar.

Em uma panela, com água fervente, dispor as abobrinhas e dei-xar cozinhar por 15 minutos. A casca e o miolo devem ficar macios. Cuidar para não se desmancha-rem.

Com o auxílio de uma faca, cortar a parte de cima da abobri-nha e com uma co-lher, retirar as semen-tes de dentro.

Rechear com a carne moída e servir.

eStrogonofe

De frango

500 gramas de peito de frango cortado em tirinhas 1/4 xícara (chá) de manteiga 1 unidade de cebola picada 1 colher (so-bremesa) de mostar-da 1 colher (sopa) de ketchup (ou catchup) 1 pitada de pimenta--do-reino 1 unidade de tomate sem pele picado 1 xícara (chá) de cogumelo variado | variados escorridos 1 lata de creme de leite • sal a gosto

Ingredientes

modo de preparo

Derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o frango e tem-pere com o sal.

Mexa até o frango dourar de todos os la-dos.

Acrescente a mos-tarda, o catchup, a pimenta-do-reino e o tomate picado.

Cozinhe até formar um molho espesso. Se necessário, adicio-ne água quente aos poucos.

Quando o molho es-tiver encorpado e o frango macio, adicio-ne os cogumelos e o creme de leite.

Mexa por 1 minuto e retire do fogo.

Sirva imediatamente, acompanhado de ar-roz e batata palha.

Referências

Documentos relacionados

A taxa de glicose foi sempre normal, com exceção de 2 casos em que estava ligeiramente diminuída (45 mg/100 ml). A reação de fixação de complemento para cisti- cerco apresentou

parameters apply to the entire lamp/Due to the complex production process for light-emitting diodes, the typical values shown for the technical LED parameters are purely

1 - Cada uma das Partes readmitirá no seu território, a pedido da outra Parte, e sem mais formalidades do que as previstas no presente Acordo, qualquer pessoa que não satisfaça

11 – O candidato aprovado e classificado na seleção deverá efetuar sua primeira matricula dentro dos prazos fixados pela coordenação do Programa, mediante apresentação

Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do mo- mento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sin- dical ou

A primeira implica uma avaliação do currículo (60% do valor total) para selecionar os candidatos que se deslocam para a fase seguinte; Enquanto a segunda fase consistirá

atingir objectivos Avalia objectivos propostos, opções e alternativas sectoriais, no contexto ambiental e de sustentabilidade Resultado: contexto estratégico para serem

apresentamos o desenvolvimento e a validação de um método es- pectrofotométrico simples e de baixo custo utilizando extrato bruto de rabanete como fonte de peroxidase e a aplicação