• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE ABORDAGEM DO PACIENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE ABORDAGEM DO PACIENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO DE ABORDAGEM DO

PACIENTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE

MEDICINA

Rafaelly Duarte Fernandes¹ Sandra Barreto Fernandes² Raul Rodrigues Barros¹ Kédma Suelen Braga Barros¹ Neylson Gonçalves Almeida¹ Ana Cléa Oliveira Neves da Luz¹

RESUMO: O módulo de Abordagem do Paciente compreende as disciplinas de:

Semiologia, Farmacologia e Anatomopatologia do Curso de Medicina da UFCA, com metodologia teórica e prática, que visa, dentre outros objetivos, o estudo dos sinais, sintomas e das grandes síndromes das doenças, utilizando o treinamento do método clínico como uma base para a iniciação do acadêmico no seu primeiro contato com o paciente. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância deste módulo para a formação acadêmica dos estudantes do Curso de Medicina da UFCA, assim como analisar a sua estrutura metodológica. Para tanto, foi aplicado um questionário para os alunos que já concluiram o 4º semestre do curso. Os resultados mostraram que o módulo de Abordagem do Paciente é avaliado, em sua maioria, como muito importante para a formação acadêmica do estudante de medicina. Conclui-se, portanto, que o módulo tem significativa relevância para despertar no aluno a construção de um raciocínio clínico e para a importância do primeiro contato com o paciente.

Palavras-chave: semiologia; estudante de medicina; formação acadêmica INTRODUÇÃO:

Semiologia vem do grego Semeion (sinal) e Logos (discurso), ou seja, é o estudo dos sinais e sintomas das doenças. Hipócrates, 500 anos a.C, sistematizou o método clínico, dando à anamnese e ao exame físico – este pautado na inspeção e palpação – uma estrutura que difere em quase nada da que encontramos hoje. A pedra angular da medicina ainda é o exame clínico (PORTO, 1987).

Na Semiologia Médica é desenvolvido o estudo e prática da anamnese - entrevista feita com o paciente para oconhecimento da sua queixa e seus antecedentes médicos - e

1 Estudante do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri. Email:

rafinha_ipp@hotmail.com, raulbarros4@gmail.com, kedmasuelen@hotmail.com,

neylson.ce@hotmail.com, anaclea3@hotmail.com.

² Coordenadora do Projeto de Monitoria da Disciplina de Semiologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri. Email: sandrabfernandes@ig.com.br

(2)

também o estudo e prática do exame físico - conjunto de técnicas, através da inspeção, palpação, percussão e ausculta, para avaliação do estado geral do paciente. Tal conteúdo é ministrado em um momento de transição do curso de graduação em Medicina, em que o aluno passa do ciclo básico para o clínico. “O Exame Clínico está na essência da Medicina Baseada em Vivências (MBV) porque seu núcleo luz é representado pela relação do médico com o seu paciente” (CELENO; PORTO, 2004, p.8). Assim sendo, a semiologia torna-se o alicerce para a iniciação clínica e formação do estudante de medicina, através do ensino dos métodos de abordagem do paciente.

O módulo de Abordagem do Paciente do curso de Medicina da UFCA, estrutura-se em um plano de aulas práticas, teóricas, oficinas teórico-práticas, estudo de anamneses e apresentação de casos clínicos. As aulas práticas acontecem nas enfermarias dos hospitais conveniados à Universidade, com a turma divida em subgrupos que são acompanhados por um docente e um monitor, tendo como guias os roteiros de anamnese e exame físico elaborados pela coordenação da disciplina. As oficinas teórico-práticas constituem-se de explanação teórica e demonstração prática de como se devem realizar exames do abdome, cardiorrespiratório, neurológico, sinais vitais e de como fazer uma anamnese. Nos estudos de anamneses, os discentes apresentam uma história coletada durante uma aula prática em enfermaria. Nas apresentações de casos clínicos, os discentes também elaboram e discutem os casos com a turma e com um docente escalado previamente no cronograma de atividades.

Este trabalho possui como objetivo geral analisar a visão do estudante de medicina quanto à importância do Módulo de Abordagem do Paciente para a sua formação acadêmica e como objetivos específicos abordar quais atividades desenvolvidas na disciplina foram mais importantes para o seu aprendizado e quais as habilidades adquiridas após o término do módulo.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Este trabalho é constituido por um estudo transversal, observacional, individualizado e descritivo, realizado por meio da aplicação de um questionário aos 148 alunos que cursaram o Módulo de Abordagem do Paciente no Curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri. O questionário - disponível no anexo 1 - busca avaliar a importância da disciplina no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos, bem como a opinião dos mesmos sobre a sua estrutura metodológica. O estudo foi realizado durante todo o mês de setembro do ano de dois mil e treze. A análise dos dados obtidos foi feita com o auxílio do programa Google Docs e Microsoft Excel 2010.

RESULTADOS:

Dos 79 alunos que participaram da pesquisa, 42 (53%)foram do sexo feminino e 37 (47%) do sexo masculino. Quanto ao semestre no qual se encontram foram 19 (24%) do quinto, 23 (29%) do sexto, 19 (24%) do sétimo, 9 (11%) do oitavo, 7 (9%) do nono e 2 (3%) do décimo.

(3)

O Gráfico 1 mostra que a maioria dos alunos, 87% (69), considera muito importante o Módulo de Abordagem do Paciente para a sua formação. Assim, demonstra-se a relevância do módulo na formação médica e para a entrada do aluno no ciclo clínico do curso de medicina.

Gráfico 1: Importância do Módulo de Abordagem do Paciente para a formação acadêmica do estudante de medicina.

Os resultados ilustrados no Gráfico 2 demonstram que as aulas práticas de Semiologia se destacaram como as atividades que melhor contribuíram no processo de obtenção de conhecimento a cerca da abordagem do paciente, com 37% (47) das respostas, seguidas de todo o conteúdo de atividades realizadas durante o semestre.

Gráfico 2: Atividades que mais contribuiram para o processo de aprendizagem do Módulo de Abordagem do Paciente.

O Gráfico 3 mostra que a maioria dos alunos, 62% (49), considera o módulo importante para o conhecimento de como abordar e interagir com o paciente. Com isso, demonstra-se que o módulo é relevante para o seguimento e conclusão do curso de medicina. 87% 13% 0% 0% MuitoImportante 69 (87%) Importante 10 (13%) Pouco Importante 0 (0%) 15% 37% 14% 3% 5% 26% Aulas teórico-expositivas 19 (15%)

Aulas práticas em enfermaria 47 (37%) Oficinas teórico-práticas 18 (14%) Estudo de anamneses 4 (3%) Elaboração de casos clínicos 7 (5%) Todas 33 (26%)

(4)

Gráfico 3:Habilidades desenvolvidas ao término do módulo de Abordagem do Paciente. CONCLUSÃO:

Conclui-se, portanto, que esse trabalho tem importância por reportar a relevância dos principais quesitos desenvolvidos durante o módulo de Abordagem do Paciente para a formação médica dos estudantes, através das aulas teóricas e práticas desenvolvidas nos leitos hospitalares. Além disso, mostra também que o módulo tem a capacidade de fornecer conhecimentos e habilidades para a construção de um raciocínio clínico a partir da história colhida de cada paciente. Não foram achados dados na literatura que avaliassem os mesmos pontos deste estudo, por isso, concluimos que outros estudos que abordem aspectos quantitativos e objetivos são necessários para corroborar com os achados dessa pesquisa.

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Universidade Federal do Cariri por proporcionar incentivo e aprovação ao projeto, assim como também aos docentes e discentes do módulo de Abordagem do Paciente que foram fundamentais para a concretização dessa pesquisa.

REFERÊNCIAS

PORTO, Celmo Celeno. Exame Clínico Bases para a Prática Médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Ed. Editora Guanabara Koogan S.A, 2008.

DANTAS, Stephanie Galiza; GADELHA, Charles Saraiva; BARACUHI, Larissa Vieira. Material Instrucional de Semiologia Cutânea para alunos de iniciação ao

Exame Clínico. XII Encontro de Iniciação à Docência, Universidade Federal da

Paraíba, 2010.

ANEXO 1: Questionário aplicado aos Estudantes Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 62% 4% 33% 1% Capacidade de abordar eticamente o paciente 49 (62%) Poder integrativo anátomo-clínico 3 (4%) Identificação em peças anatômicas de alterações patológicas 0 (0%) Todas 26 (33%) Nenhuma 1 (1%)

(5)

Semestre:

( ) 5º ( ) 6º ( ) 7º ( ) 8º ( ) 9º ( ) 10º ( ) 11º ( ) 12º

Qual a importância do Módulo de Abordagem do Paciente

(Semiologia/Farmacologia/Anatomopatologia) para a sua formação acadêmica?

( ) Irrelevante ( ) Pouco Importante ( ) Importante ( ) Muito Importante

Cite (até 2 alternativas) as atividades que mais contribuíram no processo de aprendizagem do módulo de Abordagem do Paciente:

( ) Aulas teórico-expositivas do Estudo dos sinais e sintomas e das grandes síndromes

( ) Aulas práticas em Enfermaria (Semiotécnica da anamnese e do exame físico) ( ) Oficinas teórico-práticas ( ) Estudo de anamneses

( ) Elaboração e apresentação de casos clínicos ( ) Todas ( ) Nenhuma

Cite (até 2 alternativas) os pontos negativos referentes ao funcionamento do Módulo de Abordagem do Paciente:

( ) Carga horária de aulas teóricas ( ) Carga horária de aulas práticas ( ) Organização do módulo ( ) Número de docentes

( ) Ausência de alguns docentes durante as aulas práticas ( ) Laboratório de Ambiente Clínico Inapropriado

( ) Atuação dos monitores

( ) Relacionamento com docentes ( ) Tipos de avaliações para a nota ( ) Bibliografia fornecida

( ) Recursos áudio-visuais ( ) Todos

(6)

Você considera importante a presença do monitor de Semiologia durante as aulas práticas em enfermaria?

( ) Sim ( ) Não ( ) Tanto faz

Ao término do Módulo qual a aquisição de conhecimento foi melhor obtida?

( ) Interagir com o paciente para obter história clínica completa: Identificação, HDA, Antecedentes, Interrogatório Sistemático, Exame Físico Geral e Segmentar

( ) Manipular e conhecer o prontuário médico

( ) Elaborar diagnósticos com integração anátomo-clínica ( ) Conhecer os principais sinais e sintomas

( ) Conhecer a terapêutica clínica envolvida nos principais sinais e sintomas ( ) Todas

( ) Nenhuma

Ao término do Módulo quais atitudes foram adquiridas?

( ) Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe

( ) Apresentar atitudes de discernimento na avaliação das diferentes situações ( ) Compromisso de atualização, assumindo posturas críticas e estimulando o desenvolvimento do grupo

( ) Todas ( ) Nenhuma

Ao término do Módulo quais habilidades foram desenvolvidas?

( ) Capacidade de abordar eticamente o paciente para obtenção de história clínica ( ) Poder integrativo anátomo-clínico

( ) Identificação em peças anatômicas de alterações patológicas e sua respectiva patogenia

( ) Todas ( ) Nenhuma

Referências

Documentos relacionados

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +