• Nenhum resultado encontrado

Projeto Sinergia Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Sinergia Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Nacional"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Nacional

(2)

Apresentação

O Projeto Sinergia foi criado para prover serviços em ambiente de alta disponibilidade em um data center, recursos tecnológicos suficientes a hospedagem e Integração de Sistemas de Gestão Escolar (MIRA) e Administrativo Financeiro (ERP MXM) que serão para atender a demanda de um convênio de cooperação mútua firmado entre o Senac - Departamento Nacional e alguns Regionais do Sistema, a saber : Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Em resumo é de fundamental importância que o Projeto Sinergia, atualmente hospedado em um data center seja atendido em sua plenitude para que não se comprometa o pleno funcionamento das aplicações do convênio.

(3)

Projeto Sinergia (Anexo 1) – Página 2

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Nacional

Histórico

Com a constante evolução dos procedimentos adotados para atender as necessidades de novas regras de negócio implementadas nos últimos anos, as áreas administrativa e pedagógica dos regionais que participam do consórcio MIRA sofreram profundas transformações na organização de seus trabalhos, provocando uma série de mudanças nas rotinas operacionais, ocasionadas pelo aumento de controles que se fazem necessários na medida em que novos processos vão sendo implantados.

Verificando as rotinas operacionais realizadas nos regionais, é notável a falta de integração entre os demais sistemas, redigitação de dados e o principal, a ausência de informação precisa em tempo real.

Estas situações caracterizam e indicam claramente a necessidade de darmos início a modernização de nossos sistema, em especial ao MIRA, para que o mesmo possa ser integrado ao Sistema de Gestão Administrativo e Financeira MXM-Manager . Porém, para que isso ocorra de uma forma mais segura e rápida, não correndo risco externos, concluiu-se Ter em um único DataCenter e através de uma rede LAN todos estes sistemas trabalhando de forma integrada e garantindo maior segurança, em especial para aqueles regionais que não dispõem de uma estrutura de hardware e software, parque elétrico e de link de internet robusto para operacionalizar as transações.

Além disso, esta estrutura, trará informações para o nível estratégico culminando no enriquecimento de informações em conjunto com as outras soluções existentes, como por exemplo, o sistema que atua na área educacional (MIRA) e o sistema que atua na área de gestão MXM.

(4)

1. .Objetivo

Dar continuidade ao ambiente tecnológico atual de alta disponibilidade do Projeto Sinergia.

2.1.2. Especificações Técnicas para funcionamento do MIRA

Especificação básica para funcionamento do Mira em 10 (dez) regionais com aproximadamente 150 conexões simultâneas.

2.1.2.1. Especificação dos Servidores (ver anexo 3)

2.1.2.2. Servidor de Aplicação - balanceamento de carga (ver anexo 3)

2.1.3. Arquitetura

Os servidores deverão compor a mesma rede física e lógica, sendo que a comunicação entre os servidores de aplicação e o servidor de banco de dados deve ocorrer na velocidade mínima de 1 Gigabit em cada adaptador de rede.

2.1.4. Link de acesso

Para cada 150 conexões simultâneas é necessário um link dedicado na velocidade de 1 Megabit com garantia de banda de 100%, com redundância.

2.1.5. Segurança e acesso

2.1.5.1. Usuário

Os acesso ao servidores de aplicação deverão estar disponíveis via internet exclusivamente pela porta TCP 212.

2.1.5.2. Acesso Remoto para administração do sistema

Exclusivamente para administração do sistema, os analistas (SENAC/MS) e os analistas a serem designados pelo Convênio, deverão possuir acesso por meio de software de controle remoto como Terminal Service ou pcAnywhere (implementados em cima de VPN – Virtual Private Network.)

(5)

Projeto Sinergia (Anexo 1) – Página 4

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Nacional

2.1.6. Firewall

Deverá haver sistema de firewall protegendo os servidores, porém que permita a persistência da conexão Socket.

2.1.7. Backup

2.1.7.1. Sistema de backup completo para os servidores

2.1.8. Especificações técnicas para funcionamento do MXM - Manager

Especificação básica para funcionamento em 12(doze) regionais. 2.1.8.1. Especificação dos Servidores (ver anexo 3)

2.1.8.2. Servidor Terminal Service (145 Cals) – (ver anexo 3)

2.1.9. Arquitetura

Os servidores deverão compor a mesma rede física e lógica, sendo que a comunicação entre os servidores de aplicação com o servidor de Banco de Dados deve ocorrer na velocidade mínima de 1 Gigabit em cada adaptador de rede.

2.1.10. Acesso Remoto para administração do sistema

2.1.10.1. Exclusivamente para administração do sistema, os analistas (SENAC/MS) e os analistas a serem designados pelo Convênio, deverão possuir acesso por meio de software de controle remoto como Terminal Service ou pcAnywhere (implementados em cima de VPN – Virtual Private Network.)

2.1.11. Firewall

2.1.11.1. Deverá haver sistema de firewall protegendo os servidores e fazendo balanceamento de cargas.

2.1.12. Backup

(6)
(7)

!

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

1.1 A contratação dos serviços relacionados neste projeto tem por objetivo o fornecimento da infra-estrutura de hospedagem de equipamentos e aplicações do projeto de Gestão Educacional Mira e Gestão Administrativa e Financeira MXM–Manager, doravante chamado de Projeto Sinergia do SENAC/DR/MS.

1.1.1 Além desse serviço, também será contratado o acesso à Internet, conforme Anexo 1, podendo sofrer alterações no decorrer do contrato firmado.

1.2 Para garantir a interoperabilidade do Projeto sinergia, os serviços fornecidos deverão obrigatoriamente ter características técnicas conforme especificações constantes a partir do item 2 deste Anexo.

2.1 A Licitante deverá disponibilizar um ambiente físico para instalação de equipamentos do SENAC/DR/MS em Internet Data Center.

2.2 Nesse ambiente físico, deve estar contemplado o fornecimento de espaço em bastidor (Rack) para instalação de equipamentos do SENAC/DR/MS descritos abaixo:

Equipamento Detalhes no Anexo 3

Switch SW CISCO 500 Series de 24 portas

Servidor BDM Banco de Dados – Mira

Servidor BDX Banco de Dados MXM-Manager

Servidor AM Aplicação do Middleware - Mira

Servidor TS Terminal Service - MxM Manager

Servidor WEB Webserver

2.3 O SENAC/DR/MS, segundo sua demanda, poderá solicitar a disponibilização de espaços adicionais em rack.

2.4 A Licitante deverá disponibilizar, num prazo máximo de 30 dias, a contar da solicitação oficial, a infra-estrutura necessária para instalação dos sistemas, aplicativos e equipamentos do SENAC/DR/MS.

2.5 As características de infra-estrutura descritas neste anexo deverão ser observadas, sendo necessário o fornecimento de segurança física, lógica, sistemas de gerenciamento, backup dos dados e monitoração, tendo em vista que os equipamentos instalados serão de propriedade do SENAC/DR/MS, que será o responsável pela garantia de funcionamento e manutenção dos mesmos.

2.6 A Licitante deverá garantir a integridade física dos equipamentos instalados no ambiente de Internet Data Center.

(8)

3.1 Os serviços de Hospedagem da LICITANTE deverão ser fornecidos em espaços em racks, adequados a capacidade para armazenamento de equipamentos e a potência elétrica. Os racks devem possuir as seguintes características:

3.1.1 Disjuntores independentes para cada circuito de alimentação de energia; 3.1.2 Portas dianteiras e traseiras ventiladas;

3.1.3 Fechaduras nas portas;

3.1.4 Fornecimento de alimentação elétrica classe em 110V ou 220V por rack, desde que sejam configurados na mesma tensão; e

3.1.5 Alimentação de energia: 2000 VA e disjuntor de proteção de 20A por circuito.

4.1 Dimensões Capacidades Internas requisitadas 4.1.1 Altura: 44U (3907,2mm)

4.1.2 Largura: 19” (482,6 mm) 4.1.3 Profundidade: 800 mm 4.1.4 Limites de Carga

4.1.5 Máximo por bandeja: 50kg 4.1.6 Máximo total: 400kg 4.1.7 Perfil vertical: 50kg !

5.1 O INTERNET DATA CENTER fornecido pela LICITANTE deve utilizar tecnologia de última geração para oferecer a infra-estrutura de alta disponibilidade, cumprindo todas as normas de construção aplicáveis no Brasil (Norma Brasileira Registrada – NBR). Toda tecnologia deve possibilitar que se alcancem os padrões máximos em fornecimento de alimentação elétrica, ar condicionado, segurança física e lógica, prevenção, detecção e extinção de incêndio.

(9)

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

5.2 O funcionamento do INTERNET DATA CENTER fornecido pela LICITANTE deve ser permanentemente monitorado e administrado com o uso de um sistema inteligente de gestão de infra-estrutura , com a supervisão de pessoal habilitado e preparado para garantir sua disponibilidade.

5.3 O INTERNET DATA CENTER fornecido pela LICITANTE e o backbone IP da rede da LICITANTE devem ser totalmente integrados, permitindo a oferta de soluções completas e gerenciadas de ponta-a-ponta pela própria LICITANTE.

" # $

6.1 A alimentação elétrica deve estar preparada para equipamentos que possuem fonte dupla de alimentação. A energia deve ser fornecida através de duas linhas independentes, com UPS redundantes.

6.2 Esta arquitetura de alimentação elétrica deve considerar as seguintes necessidades: 6.2.1 Operação 7 x 24h;

6.2.2 Sem ponto único de falhas; 6.2.3 Disponibilidade: 99,999%; e 6.2.4 Arquitetura 2N.

% $

7.1 O INTERNET DATA CENTER fornecido pela LICITANTE deve contar com um sistema de Ar Condicionado de Precisão que permita manter a temperatura e a umidade relativa ambiente no valor ótimo recomendado para a operação de equipamentos eletrônicos. Os equipamentos do SENAC devem se encontrar em um ambiente controlado a temperaturas de 22º C e 50% de umidade sem condensação, com uma variação de 10%.

7.2 Os sistemas de Ar Condicionado devem ser implementado com equipamentos adequados e de primeira linha, em uma arquitetura N+1 gerenciados por Sistemas de Controle Inteligente por zonas, que garantam um funcionamento contínuo e manutenção das condições ambientais durante as 24 horas do dia dos 365 dias do ano, independentemente das condições climáticas externas.

7.3 O sistema deve atender a:

7.3.1 75 Watts/m2 de dissipação de calor; 7.3.2 Sistema N+1;

7.3.3 Controle de temperatura e umidade através de microprocessadores; 7.3.4 Circuitos independentes de refrigeração;

(10)

7.3.5 Sistema totalmente integrado ;

7.3.6 Insuflamento de ar frio por baixo do piso e retorno-pleno; e 7.3.7 Insuflamento feito através de placas perfuradas do piso elevado.

& '

8.1 O INTERNET DATA CENTER fornecido pela LICITANTE deve contar com sistemas sensíveis para a prevenção de incêndios, que detectem e analisam as partículas geradas como conseqüência do aquecimento de componentes eletrônicos, deve conseguir detectar com antecedência a possibilidade de os equipamentos entrarem em combustão. Estes sistemas devem utilizar sensores que devem ser distribuídos em níveis para uma maior velocidade de detecção (debaixo do piso elevado, no ambiente e sobre o forro).

8.2 O sistema de detecção deve ser permanentemente supervisionado por uma central inteligente que informa à equipe de segurança, integrada por bombeiros e pessoal treinado, a localização exata da emergência, enquanto prepara os sistemas de extinção. Caso haja um evento, a equipe de segurança deve realizar uma inspeção da área afetada, podendo acionar os sistemas localizados de extinção:

8.2.1 Extinção primária baseada em extintores de gás carbônico; e

8.2.2 Extinção secundária acionando manualmente o sistema de gás, que permite a extinção do incêndio ainda com a presença de pessoas dentro da área, sem danos às pessoas ou equipamentos.

8.3 Cabe destacar que em sua totalidade, o INTERNET DATA CENTER fornecido pela LICITANTE deve ser construído em compartimentos corta-fogo de tal maneira que caso focos de incêndio apareçam, ficarão confinados fisicamente sem afetar outras áreas. Por sua vez, todas as exigências da federação estadual e municipal, onde o Internet Data Center fornecido pela LICITANTE estará localizado, são cumpridas, contando com os hidrantes, extintores e cumprindo com as normas de construção exigidas.

(

9.1 O Internet Data Center fornecido pela LICITANTE deve garantir a integridade física dos equipamentos e pessoas localizados dentro do Internet Data Center mediante uma combinação de sistemas de segurança e de rigorosas políticas de acesso. Desta maneira, será possível manter a segurança sem dificultar a interação dos colaboradores SENAC com seus equipamentos e aplicações.

$

10.1 Todos os componentes de cabeamento utilizados devem atender integralmente os requisitos técnicos das normas TIA/EIA 568-A. O esquema de pares utilizado deve ser o T568B.

(11)

3

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

10.2 Os cabos devem ser identificados em ambos os extremos, nos blocos, nas tomadas e na parte frontal dos Patch Panels. Devem ser seguidas as recomendações da norma TIA/EIA 606 a respeito de cores de identificação das etiquetas e outros aspectos.

10.3 Os feixes de cabos devem ser identificados por etiquetas seguindo as recomendações da norma TIA/EIA 606.

10.4 Deve ser utilizado integralmente um Sistema de Cabeamento de Primeira Linha do Mercado, no tangente a cabos, conectores, metodologia de instalação e ferramental. 10.5 O Internet Data Center fornecido pela LICITANTE deve possuir certificado de

garantia do sistema de cabeamento, prevendo conforme o descrito: 10.5.1 Defeitos de fabricação;

10.5.2 Durabilidade dos materiais e componentes; e

10.5.3 Aplicações descritas no Manual de Especificação de performance do Fabricante de Primeira Linha, no tangente a cabos, conectores, metodologia de instalação e ferramental.

10.6 A Infra-estrutura de esteiras deve estar conectada ao sistema de aterramento do prédio onde o Internet Data Center fornecido pela LICITANTE para evitar interferências no cabeamento estruturado.

10.7 A infra-estrutura dedicada a cabos óticos deve ser projetada e instalada respeitando as recomendações da fabricante do Sistema de Cabeamento de Primeira Linha do Mercado responsável pela infra-estrutura de cabeamento do Internet Data Center fornecido pela LICITANTE.

10.8 A Infra-estrutura do Internet Data Center fornecido pela LICITANTE deve ser projetada e instalada para suportar uma densidade de 20.000 (vinte mil) pontos de rede.

11.1 Objetivo

11.1.1 Prover serviços profissionais no Internet Data Center fornecidos pela LICITANTE, visando desempenho, disponibilidade e segurança dos servidores e sistemas Mira e MXM de uso do Sistema SENAC.

(12)

11.2 Responsabilidades primárias da licitante 11.2.1 Operação dos sistemas operacionais 11.2.2 Prover e operar sistema de Firewall

11.2.3 Acompanhar troca de peças dos servidores hospedados no Datacenter quando manutenção for necessária pelo Fabricante dos servidores

11.2.4 Gerar relatórios de "status" com as ocorrências de incidentes e problemas 11.2.5 Categorização dos chamados de Incidentes e Problemas

11.2.6 Designação do Nível de Severidade dos chamados 11.2.7 Aprovar Janelas Técnicas

11.2.8 Manter backup do sistema para recuperação dos equipamentos em caso de desastre

11.2.9 Fornecer local de armazenamento apropriado para as mídias de Backup 11.2.10 Fornecer, ao final do contrato, todas as mídias utilizadas contendo os

Backups realizados para a SENAC

11.2.11 Prover infra-estrutura compartilhada de armazenagem de mídias de backup 11.2.12 Gerenciar e Monitorar Up and Down de Rede, Sistemas Aplicativos, Banco

de Dados e Sistemas Operacionais

11.2.13 Apontar a necessidade de Janelas Técnicas para a realização de manutenção nos Servidores de Aplicação

11.2.14 Informar quando houver atualizações críticas disponíveis

11.2.15 Notificar ocorrências de problemas técnicos, de performance, de capacidade e de segurança

11.2.16 Gerenciar, Administrar e criar usuários TS 11.2.17 Criação de Impressoras para uso no TS 11.2.18 Prover conectividade Internet

(13)

3

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

11.2.19 Atender solicitações relativas a informações sobre os logs de acesso

11.2.20 Atender solicitações relativas a alterações na tabela de roteamento, alterações de endereçamento IP, e cadastro de usuários do servidor

11.2.21 Atender solicitações relativas a inclusão, exclusão e alteração de regras de tradução de endereço

11.2.22 Garantir acesso físico, no período de instalação, de 01 (um) profissional do SENAC/DR/MS ao Centro de Serviços de Computação para conhecimento e verificação das instalações e equipe técnica. Todos os custos desta visita correrão por conta da Licitante.

11.2.23 Permitir aos profissionais do SENAC/DR/MS, durante o transcorrer do contrato, a qualquer momento, acesso local e remoto às aplicações hospedadas no ambiente do centro de Serviços de Computação.

11.2.24 Monitorar e gerenciar os canais de comunicação, visando garantir a sua disponibilidade e performance.

11.2.25 Monitorar e gerenciar a infra-estrutura disponibilizada para o SENAC/DR/MS, no ambiente do centro de Serviços de Computação sob demanda, visando garantir as condições adequadas de fornecimento de energia elétrica, climatização, proteção contra incêndios e segurança física de acesso.

11.2.26 Monitorar e gerenciar os equipamentos disponibilizados para o SENAC/DR/MS, no ambiente do centro de Serviços de Computação sob demanda..

11.2.27 A Licitante será responsável pelo gerenciamento e monitoração da infra-estrutura disponibilizada para o SENAC/DR/MS no ambiente do centro de Serviços de Computação sob demanda, garantindo que a mesma atenda às especificações de instalações, fornecimento de energia, climatização, proteção contra incêndio, segurança física, entre outros, descritas neste Anexo.

11.2.28 Todos os componentes da solução apresentada, sejam eles software, hardware ou qualquer outro dispositivo que trate informações lógicas, devem estar aptos a trabalhar com datas onde o ano deverá ser representado por 4 dígitos. Quando se aplicar, deve realizar a transição do ano 1999 para 2000 e também para os demais, bem como, tratar corretamente anos bissextos.

11.2.29 A instalação de qualquer componente da solução, quando se aplicar, deve prever a aplicação de todas as correções publicadas e divulgadas pelo fornecedor, considerando-se, para isso, a data de referência da primeira instalação.

(14)

registros e patentes relativos ao objeto proposto.

11.2.31 Para o aceite, os equipamentos e seus componentes serão antes submetidos, a critério do SENAC/DR/MS, a testes de desempenho e/ou demonstrações de funcionamento, que verificarão funções e parâmetros especificados neste Anexo.

11.2.32 A forma de cumprimento de qualquer requisito explicitado no edital deverá ser detalhadamente descrita, com menção explícita de limitações e restrições que existirem e de trechos da literatura técnica correspondente onde se encontram referências relevantes ao assunto.

11.3 Monitoração

11.3.1 Monitoração pró-ativa de disponibilidade e dos elementos dos Sistemas Operacionais dos servidores do SENAC.

11.3.2 Monitorar a performance dos recursos sistêmicos: CPU, Memória, IO, Rede com as métricas definidas em conjunto com o SENAC.

11.3.3 Monitoração de alarmes ativos:

11.3.3.1 Esta função deverá disponibilizar alarme de queda para o

acesso de comunicação de dados contratado.

11.3.3.2 No caso dos servidores, todos os componentes da solução

deverão ser gerenciados de forma pró-ativa por ferramentas de monitoração “tipo” BMC Patrol e HP Open View.

11.3.4 Monitoração de status:

11.3.4.1 Esta função deverá disponibilizar o status atual do acesso de

comunicação de dados (UP ou DOWN). 11.3.5 Monitoração e planejamento de capacidade

11.3.5.1 Todos os dados utilizados nos relatórios devem ser coletados

nos equipamentos da Licitante.

11.3.6 Será fornecido pela Licitante, sistema de gerenciamento que permita a disponibilização de informações de desempenho e de falhas, em tempo real.

11.3.7 Todos os sensores instalados na rede deverão ser monitorados por uma Estação de Gerência, que deverá prover gestão centralizada dos sensores.

11.3.7.1 Entende-se por gestão de tarefas do dia-a-dia, entre outras

atividades básicas, a configuração, extração de relatórios e alarme em tempo real de todos os sensores.

(15)

3 / " # $ % $ " # $ % $ " # $ % $ " # $ % $ &&&& $$$$ """" 11.4 Gerência do Ambiente

11.4.1 Manter a disponibilidade do sistema operacional de acordo com os níveis de serviço acordados.

11.4.2 Diagnosticar a causa de um incidente crítico, e desenvolver uma solução aceitável. Isto inclui analisar o ambiente para prevenir problemas.

11.4.3 O licitante será responsável pelo gerenciamento do sistema operacional e monitoramento do banco de dados.

11.4.3.1 A administração do Banco de Dados será de responsabilidade

do SENAC/DR/MS, que manterá sob sua responsabilidade o acesso exclusivo às contas privilegiadas de administração do sistema operacional para esta finalidade.

11.5 Backup - Cópia de segurança

11.5.1 Implementação de rotinas de backup dentro das melhores práticas usuais. 11.5.2 O serviço de cópia de segurança (Backup) consistirá na reprodução, em

fita, do conteúdo de um volume lógico localizado em servidores do SENAC/DR/MS, de acordo com as seguintes características:

a) Disponibilizar toda a infra-estrutura de backup em um sistema do tipo tape library, central e compartilhada (ou equivalente), não sendo aceita solução baseada em unidade de fita individual (interna ou externa) ligada a qualquer dos equipamentos servidores.

b) Os dados a serem copiados serão pré-definidos e passíveis de alteração conforme necessidades do SENAC/DR/MS;

c) As bases de dados das aplicações de execução contínua deverão ser salvas sem parada das mesmas (on line);

d) Os procedimentos de back-up deverão ser: total no dia 1 e incremental nos dias 2, 3, 4, 5, 6 e 7, sendo que dia 1 corresponde ao primeiro dia da prestação dos serviços e assim sucessivamente. A cada 7 dias o ciclo deverá ser repetido;

e) O tempo de retenção dos dados em fita será de 30 dias corridos; f) Séries históricas serão mantidas com a 1ª salva completo (salva

full) de cada mês, durante o período de 1 ano.

g) A cada novo ano o ciclo de reutilização das fitas se repete;

h) As fitas com salvas mensais e anuais deverão ter uma 2ª cópia armazenada em local geográfico diferente dos servidores (clonagem);

i) Os servidores para realização desta atividade deverão ter alta capacidade, unidades robotizadas de manipulação de fitas e programas específicos para implementação automática dos processos de backup/restore;

(16)

j) Deverá ser disponibilizada uma rede de alta velocidade, totalmente independente da rede de dados, evitando que o tráfego de backup afete a operação normal dos sistemas;

k) Os servidores dedicados possuirão interfaces de rede adicionais para se conectar a rede de backup;

l) Uma segunda conexão com os servidores do serviço de backup deverá estar disponível para casos de falha da primeira (ambiente redundante);

m) Testes de recuperação a partir das fitas de backup deverão ser realizados de acordo com programação e procedimentos a serem estabelecidos pelo SENAC/DR/MS.

n) Manter as fitas de backup identificadas e em cofre especial para a guarda de mídias magnéticas e ópticas.

o) Responsabilizar-se pela execução das rotinas de backup, seguindo as instruções especificadas.

p) As mídias correrão por conta do SENAC 11.6 Segurança Lógica

11.6.1 O centro de Serviços de Computação deverá possuir uma robusta estrutura de segurança para o ambiente de produção, através de combinação de softwares e hardwares dedicados a esta atividade.

11.6.2 Garantir que os acessos às informações sejam fornecidos unicamente às pessoas autorizadas, controlando o acesso em nível físico e lógico, bem como controlar e manter sigilosamente as contas de usuários;

11.6.3 Suporte a Solução de Firewalls dentro das políticas estabelecidas pelo SENAC contemplando: a) Manutenção de regras; b) Adição de rotas; c) Exclusão de regras; d) Configuração de NAT; e e) Configuração de VPN.

11.6.4 A Licitante deverá garantir que os servidores de hospedagem de aplicação estarão protegidos do acesso Internet, nas melhores praticas e recomendações, por sistema de firewall, com as seguintes regras:

a) Regras personalizadas que permitam o controle de acesso dos usuários nos servidores;

b) Que seja implementado e administrado por profissionais certificados nas tecnologias adotadas, e que sejam auditados regularmente por profissionais certificados em segurança e em metodologia de projetos;

(17)

3 !

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

c) Que possua suporte a Ipsec, stateful filtering e NAT, e que mantenham registros auditáveis de regras selecionadas;

d) Que suporte grupos de segurança, permitindo ao SENAC/DR/MS personalizar seus alarmes, relatórios e política de segurança para cada grupo.

11.6.5 SENAC/DR/MS será responsável pela proteção e segurança dos seus servidores conectados à Internet.

11.6.6 Garantir que os acessos às informações sejam fornecidos unicamente às pessoas autorizadas, controlando o acesso em nível físico e lógico, bem como controlar e manter sigilosamente as contas de usuários;

11.7 Responsabilidades do SENAC/DR/MS

11.7.1 Definir e informar ao DataCenter até três pessoas de contato para o relacionamento.

11.7.2 Divulgar a relação de contatos e o fluxo para escalar problemas.

11.7.3 Instalação de novos produtos ou componentes; Atualizações não-críticas, homologação de atualizações, ou atualizações complexas (upgrades de versão); Parametrização e otimização; e Ciclo de vida de componentes, regras , processos e procedimentos(Revisão e validação).

11.7.4 A administração do Banco de Dados , manter sob sua responsabilidade o acesso exclusivo às contas privilegiadas de administração do sistema operacional para esta finalidade

11.7.5 Definir a política de segurança para seu ambiente, respeitando as regras de segurança gerais adotadas pelo DataCenter.

11.7.6 Definir Política de Backup e fornecer mídias de backup.

11.7.7 Avaliar Política de Backup definida e propor alterações na Política de Backup baseado em limitações técnicas.

11.7.8 Prover manutenção e upgrade para os equipamentos de sua propriedade envolvidos na prestação do serviço Backup.

11.7.9 Administração Física dos Banco de Dados (Oracle e SQLServer). 11.7.10 Definir a Política específica de Backup para o banco de dados.

11.7.11 DBA Lógico (modelagem, índices, eibições, storage procedures, scripts, etc.).

(18)

11.7.13 Manter registro das alterações realizadas para fins de documentação. 11.7.14 Gerenciar, recuperar e realizar upgrades nas aplicações Mira e MXM . 11.7.15 Adquirir e cobrir custos com a aquisição, manutenção e atualização de

licenças/mídias dos sistemas operacionais e demais aplicativos (monitoramnto e Backup) incluindo licenças e agentes de monitoração para os equipamentos e aplicações hospedadas.

11.7.16 Definir e aprovar os pedidos de ID’s e perfis de usuários. 11.8 Licenciamento dos aplicativos

11.8.1 Serão de responsabilidade do SENAC/DR/MS o fornecimento das licenças de aplicativos necessários ao funcionamento da solução a ser hospedada no centro de Serviços de Computação. Entende-se como Softwares Aplicativos:

I. Correio Eletrônico; II. Banco de Dados;

III. FreeBsd 6.0, ApacheServer e PhpMyAdmin;

IV. Produtos de apoio à tomada de decisão (Business Intelligence);

V. Web Servers e Application Servers;

VI. Produtos para o gerenciamento de transferência e Armazenamento de Arquivos (Backup) de arquivos;

VII. Sistemas de desenvolvimento próprio ou adquirido de terceiros para a automação de processos de negócio;

VIII. Softwares de gerenciamento de conexões tipo dial-up (RADIUS);

IX. Produtos para o gerenciamento de impressoras;

X. Qualquer outro produto, que não os especificados no necessários ao correto funcionamento da solução a ser hospedada no centro de Serviços de Computação.

XI. Sistema Operacional Microsoft Windows 2003/2008.. 11.9 Serviços profissionais eventuais

11.10 Os serviços relacionados serão realizados a medida que forem sinalizados pelo SENAC/DR/MS ou no caso do licitante sempre com a autorização prévia do SENAC/DR/MS. A contratação dos serviços será feito através da modalidade carta convite, tendo o licitante o compromisso de fornecer todas as informações e condições necessárias para a execução do serviço.

11.10.1 Monitoração do desempenho do sistema operacional com relação aos parâmetros de utilização, desde que informados pelo cliente. Análise de possíveis necessidades de ajuste e reconfiguração de plataforma.

(19)

3

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

11.10.2 Coordenar, atribuir prioridades, autorizar, programar recursos para as mudanças no ambiente e avaliar os riscos destas mudanças, tais como configuração de usuário, backups especiais, aplicação de patches do sistema operacional, atualização de firmware.

11.10.3 Planejamento de Capacidade com Analise e controle das capacidades de recursos dos equipamentos para garantir que a infra-estrutura atenda as necessidades estabelecidas pelo SENAC.

11.10.4 Instalação,atualização e configuração do sistema operacional dentro das especificações estabelecidas pelo SENAC,

11.10.5 Suporte a Solução de Firewalls dentro das políticas estabelecidas pelo SENAC contemplando TroubleShooting.

11.10.6 Alterações na base de ativos e componentes de rede

11.10.7 Expurgar eventos antigos em conformidade com as melhores práticas de manutenção de logs

11.10.8 Diagnósticos preliminares e sinalização de possíveis problemas

11.10.9 Administrar e gerir manutenção dos servidores hospedados no Datacenter quando necessária abertura de chamados no Fabricante dos Servidores

11.10.10 Acesso ao Superusuário (root/administrator).

11.10.11 Aprovação dos resultados dos testes de homologação dos patches e

upgrades para aplicação em produção

11.10.12 Desenvolvimento de plano de melhoria, alterações e upgrades de

hardaware e software baseado na monitoração dos indicadores de perfomance disponibilidade e capacidade

11.10.13 Implementar plano de melhoria

11.10.14 Gerenciar e executar a Janela Técnica para simulação de

recuperação de Backup

11.10.15 Gerenciar e recuperar o ambiente com o Backup, em caso de

desastre ou falha irrecuperável de hardware

11.10.16 Preparar, gerenciar e executar a Janelas Técnicas de serviços

eventuais

11.10.17 Definir os critérios de segurança e Manutenção das versões das

(20)

11.10.18 Configuração de ambiente opensource ;

11.10.19 Monitoramento e Gerenciamento de ambiente opensource

11.10.20 Relatório de monitoração e planejamento de capacidade deverá

apresentar as seguintes informações:

a) Revisão dos termos contratuais; descrição do parque de “hardware” fornecido; configuração lógica do ambiente; consulta e configuração de alertas; relatórios de capacidade: “uptime”, utilização de CPU, memória do sistema, espaço em discos rígidos; relatórios de tráfego: banda utilizada, consumo da banda por serviço e “Bytes” transferidos.

b) Os relatórios serão analisados pela equipe do centro de Serviço de Computação e caso sejam detectadas condições que exijam medidas corretivas, estas são apresentadas ao SENAC/DR/MS juntamente com sugestões de soluções que serão analisadas e viabilizadas em conformidade com interesses da empresa.

) $

12.1 Objetivo

12.1.1 Fornecer ao SENAC/DR/MS serviços profissionais para o planejamento e migração (moving) dos servidores e sistemas Mira e MXM de uso do SENAC/DR/MS.

12.1.2 Os serviços consistirão no planejamento e execução das atividades de mudança de ambiente de Internet Data Center.

12.2 Metodologia

12.2.1 O projeto deve ser conduzido dentro das práticas sugeridas pelo PMI – Project Management Institute. A conclusão de cada tarefa deve ser considerada ponto de controle, para melhor avaliação do desempenho do projeto.

12.2.2 Durante a execução do trabalho, as atividades deverão, conforme à necessidade e ao cronograma, ser realizadas tanto nas dependências do Sistema SENAC Nacional como no Internet Data Center, a partir das dependências do SENAC, obedecendo ainda à disponibilidade de cada área.

12.2.3 O serviço deverá ser executado de acordo com os padrões estabelecidos pelo SENAC, e pautado na norma ISO/IEC 27001, itens A.9 Segurança Física e do Ambiente; A.10 Gestão de Comunicação e Operações; A.11 Controle de Acesso e A.15.2 Análise de Conformidade Técnica, e ainda dentro das melhores práticas sugeridas pelos fornecedores do Sistema

(21)

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """" Mira e MXM.

12.2.4 Durante o tempo que durar o serviço, os consultores da LICITANTE devem interagir diretamente com o pessoal técnico dos Regionais do SENAC distribuídas no Território Nacional, e terceiros a serem informados pelo SENAC, de forma a obter as informações necessárias ao andamento deste projeto.

12.2.5 O projeto deve ser conduzido com o acompanhamento de profissionais com experiência em projetos, utilizando como ferramenta de controle o MS-Project (ou equivalente), e através de reuniões diárias com os interessados e contratantes do projeto, a serem realizadas conforme a agendamento a ser definido previamente pelas partes envolvidas.

12.3 Características gerais dos Serviços 12.3.1 Garantias

12.3.2 A LICITANTE deve assumir total responsabilidade pela adequação de seus serviços, oriundos do objeto deste, sendo única responsável por todo e qualquer imprevisto decorrente de alterações da implantação do Ambiente, obrigando-se a efetuar a correção gratuita de defeitos operacionais verificados e eventuais reparos que se fizerem necessários, inclusive nos casos de solicitação de alteração de escopo por parte do SENAC, nos casos que envolvam trabalho de campo e nos casos de incorreção das informações fornecidas pelo SENAC, exceto nos casos em que tais responsabilidades já sejam cobertas pelo fornecedor do produto.

12.3.3 A LICITANTE deve garantir a adequabilidade dos serviços prestados pelo período de 03 (três) meses após a entrega de cada etapa de trabalho correspondente, exceto se alguma modificação, interferência no uso ou manutenção, seja no ambiente, seja na topologia da rede, ocorrer durante ou após as atividades.

12.3.4 A LICITANTE deve obrigar-se a efetuar a reparação de qualquer não-conformidade averiguada, sem qualquer ônus ou encargo extra ao SENAC, desde que: (i) fique comprovado erro na execução ou na orientação profissional da LICITANTE decorrente de não-conformidade com as informações cedidas pelo SENAC ou até mesmo, sem o seu conhecimento; e (ii) for claramente comprovado erro na execução ou na orientação profissional dada pela LICITANTE ao SENAC. A reparação, quando necessária, deverá ser efetuada no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, sempre em horário comercial.

12.3.5 A LICITANTE deve ser responsável por todos os ônus decorrentes de fretes e seguros para transporte de todos os equipamentos envolvidos na operação.

12.3.6 A LICITANTE deve ser responsável pelo ônus de contratação do ambiente de contingência redundante que deverá se manter disponível durante o

(22)

processo de migração e durante a estabilização prevista para os três meses subseqüentes ao termino da migração. O ambiente de contingência deve estar capacitado para assumir o ambiente de produção em iguais condições técnicas e de performance com o ambiente presente.

12.3.7 No caso de utilização do ambiente de contingência, os custos de retorno (roll back) para o ambiente operacional também por conta da licitante. 12.3.8 Todos os custos de estadia, locomoção e alimentação envolvidos na

implantação dos sistemas Mira e MXM nos SENAC Regionais em produção, conforme lista abaixo, em todo território nacional correrão por conta da LICITANTE.

12.4 Relatórios de Progresso

12.4.1 Durante a execução dos serviços deverão ser apresentados relatórios diários de progresso com toda a informação a respeito do andamento da migração. Dentre os relatórios destacamos: atividades desenvolvidas, conclusões intermediárias, problemas e soluções identificados, cronograma e atividades futuras.

12.4.2 Ao longo do fluxo de comunicação entre as partes envolvidas, e quando se aplicar, deve ser gerado documentação composta de: Objetivo; Abrangência; Responsabilidades; Premissas Básicas; Problemas encontrados e alternativas técnicas; Topologia da Solução e Recomendações Gerais.

12.5 Especificação dos Serviços

12.5.1 A LICITANTE deve apresentar e executar projeto de migração dos servidores e sistemas Mira e MXM em produção, de maneira adequada às necessidades computacionais do SENAC.

12.5.2 Coordenar, ao longo da execução, as ações e contatos necessários junto aos Regionais SENAC e todos os fornecedores dos sistemas Mira e MXM, com o objetivo de garantir a migração do ambiente atual de produção, e com isto proporcionar cenário seguro em relação ao atual, com o mínimo de prejuízo ao desempenho e à disponibilidade dos sistemas hoje usados pelo Sistema SENAC.

12.5.3 Ao final destas atividades, a LICITANTE deve documentar e apresentar as configurações e políticas aplicadas durante a implementação, de modo que a equipe SENAC possa dar continuidade ao processo de administração do ambiente.

12.6 Etapas de trabalho

(23)

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

• Planejamento

o Definição dos requisitos e contingências;

o Levantamento de cenários;

o Definição e apresentação dos cenários possíveis com

pontos fortes e fracos para cada cenário;

o Apoio na escolha do cenário mais adequado;

o Validação e levantamento do cenário escolhido;

o Validação e levantamento do cenário escolhido Para

Contingência;

o Elaboração de Plano de Ação de Migração (Moving) para o

SENAC/DR/MS;

o Elaboração de Plano de Ação de Migracão (Moving) para

todas as localidades do Sistema SENAC do Território Nacional que utilizam os sistemas Mira e MXM na atualidade conforme lista abaixo; e

o Elaboração do plano de Roll Back.

• Execução

o Execução e montagem do ambiente de Contingência;

o Elaboração de Plano de Ação de Migração (Moving) para o

SENAC/DR/MS;

o Elaboração de Plano de Ação de Migração (Moving) para

todas as localidades do Sistema SENAC do Território Nacional que utilizam os sistemas Mira e MXM na atualidade conforme lista abaixo; e

o Acompanhamento da execução prevendo todos os itens

listados na seção “Garantias”.

• Conclusão

o Documentação.

12.6.2 Escopo de atuação

12.6.3 Constituem o escopo de atuação deste projeto os Servidores e Sistemas Mira e MXM hoje utilizados pelo convênio de cooperação mútua de alguns Regionais do Sistema SENAC em produção no Data Center da Brasil Telecom no Rio de Janeiro.

12.6.4 O escopo compreende os equipamentos descritos no item 2.2, que são usados pelos Regionais : Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins :

12.7 Papéis e Responsabilidades 12.7.1 Equipe LICITANTE

12.7.2 Deve ser designado pela LICITANTE um Gerente de Projetos e/ou um Coordenador Técnico para assegurar o sucesso na adoção das metodologias ora apresentadas.

(24)

12.7.3 Suas responsabilidades devem incluir, sempre que aplicável: a designação de recursos especializados para cada tarefa, elaboração e acompanhamento de cronograma, agendamento de reuniões, e, quando relevante, a identificação de áreas de risco ao andamento das atividades. 12.7.4 SENAC: Ponto Único de Contato

12.7.5 Para o perfeito entendimento entre as equipes das partes, será eleito pelo SENAC/DR/MS um profissional que será o ponto único de contato para trabalhar em conjunto com o coordenador da LICITANTE nas tarefas de: priorizar atividades, resolver dificuldades e, aprovar serviços prestados. 12.8 Início e Conclusão do Projeto de migração do ambiente de data center

12.8.1 As atividades deverão ser iniciadas conforme data a ser agendada com o SENAC após a conclusão do processo licitatório. No início do projeto de Migração será revisto o cronograma de atividades existentes, validando as datas para execução dos serviços contratos para cada fase do projeto dentro das orientações do SENAC.

12.8.2 O projeto será considerado encerrado após entrega do ambiente de Internet Data Center no novo ambiente, validação e aceite por escrito, conforme às fases do projeto e aos entregáveis estabelecidos. É previsto um prazo de até Trinta (30) dias úteis para a execução dos serviços de Migração do Ambiente.

12.8.3 O cronograma de execução das atividades deverá obedecer as seguintes etapas : 3 & 9 # $ 9 : $ ; < $ & $ " -< ) $ 9 - = $ 4 < $ & $ " - < ) 6& 0 6> = 4 > $ 9 $ ; /* < 6& 0 6> = / ? $ 9 : $ ; 4 < $ - = ) $ $

13.1 Projeto Sinergia será constituído por acessos utilizando a tecnologia acesso à rede mundial de computadores, conforme níveis de serviços estabelecidos neste projeto básico.

(25)

/

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $

" # $ % $ &&&& $$$$ """"

13.2 A LICITANTE deve fornecer uma conexão internet em padrão ethernet, com interface UTP (RJ-45) para Acesso Dedicado à Internet, que deve se constituir da interligação entre o endereço designado pelo cliente e o backbone IP fornecido pela Licitante.

13.3 A LICITANTE deve fornecer Porta IP-DEDICADO que deve se constituir do elemento de interconexão entre o acesso e o backbone IP, para possibilitar conexão aos serviços e informações disponíveis na internet mundial, através da disponibilização de blocos de endereços IP fixos e válidos.

13.4 Nível Básico dos Serviços IP : A Disponibilidade Média da Rede deve referir-se à relação do tempo no qual a rede (backbone) está em operação plena e o tempo em que a operação está prejudicada, durante o período de observação que deve ser mensal. O valor de referência mínimo deve ser de 99,9 %

13.5 Máximo Retardo Introduzido pela Rede deve se referir-se ao maior atraso que a rede venha a introduzir POP a POP do backbone ou a outro ponto especificado.

round trip time ( RTT ) requisitado do backbone Porto Velh o Rio Branc o Curiti

ba Brasília Porto Alegr

e Demai s capitai s Demai s localid ades NAP das America s Porto Velho x 150ms 150ms 150ms 150ms 150ms 150ms 300ms Rio Branco 150ms x 150ms 150ms 150ms 150ms 150ms 300ms Curitiba 150m s 150ms x 80ms 80ms 80ms 120ms 150ms Brasília 150m s 150ms 80ms x 80ms 80ms 120ms 150ms Porto Alegre 150ms 150ms 80ms 80ms x 80ms 120ms 150ms Demais capitais 150ms 150ms 80ms 80ms 80ms x 120ms 230ms Demais localida des 150m s 150ms 120ms 120ms 120ms 120ms x 270ms NAP das America s 300m s 300ms 150ms 150ms 150ms 150ms 230ms x

(26)

13.6 A máxima Perda de Pacotes Introduzida pela Rede deve Referir-se a maior perda de pacotes que a rede venham a introduzir POP a POP do backbone ou a outro ponto especificado. Valor de referência = 2%

14.1 Compreende os serviços de manutenção legal e corretiva nos sistemas que compõem o Projeto Sinergia, demandados pelo SENAC/DR/MS.

14.2 Tem como objetivo garantir que os sistemas que compõem a solução em questão sejam sempre atualizados, visando cumprir as performances contratadas.

14.3 Os serviços de manutenção legal e corretiva serão executados pela Licitante, mediante solicitação do SENAC/DR/MS ao serviço de HELP DESK da Licitante. 14.4 A manutenção obedecerá ao regime de 24(vinte e quatro) horas por dia e 07(sete)

dias por semana.

14.5 Estará incluso no serviço fornecido pela Licitante, sem ônus adicional, conserto e configuração dos equipamentos fornecidos pela mesma.

14.6 A Licitante deverá disponibilizar e operacionalizar um sistema de manutenção sobre a ocorrência de problemas nos circuitos, mediante abertura de chamado em número 0800 disponibilizado pela Licitante unicamente para este fim.

14.7 A Licitante deverá, obrigatoriamente, apresentar infra-estrutura de Manutenção e Assistência Técnica na localidade de hospedagem. A comprovação desta disponibilidade deverá ser feita através de declaração, entregue junto com a proposta, que descreva como será feito o atendimento aos locais de instalação. 14.8 Help desk

14.8.1 Consiste na disponibilização, pela Licitante, de números telefonico para atendimento de solicitações de manutenção dos serviços contratados A localização dos serviços de HELP-DESK será nas instalações da Licitante. 14.8.2 A Licitante disponibilizará posições de atendimento e equipe técnica de

retaguarda em quantidade necessária à prestação do serviço de HELP-DESK, considerando:

14.8.2.1 Abrangência do projeto;

14.8.2.2 Atendimento de 24(vinte e quatro) horas por dia e 7(sete) dias

por semana;

14.8.2.3 Perda de ligação de no máximo 5% (cinco por cento).

14.8.3 A Licitante disponibilizará o número de pontos de atendimento (PA) necessários ao atendimento das demandas, em função dos componentes

(27)

! " # $ % $ " # $ % $ " # $ % $ " # $ % $ &&&& $$$$ """" da solução.

14.8.4 O SENAC/DR/MS é responsável pela manutenção do cadastro das pessoas autorizadas a utilizar o HELP-DESK da Licitante.

14.9 Manutenção corretiva

14.9.1 A manutenção corretiva será realizada em todos os pontos que compõem o Projeto Sinergia.

14.9.2 A Licitante disponibilizará equipe técnica de manutenção corretiva em quantidade necessária à prestação dos serviços, considerando os seguintes tempos para atendimento e horas úteis, contadas a partir da hora de abertura do chamado:

14.9.2.1 Acessos primários de dados - 4 horas

14.9.2.2 Hospedagem de aplicação - 4 horas

14.9.2.3 Hospedagem de equipamentos - 4 horas

14.9.3 A manutenção corretiva será efetuada em regime 24 x 7. Nos casos em que, por solicitação do SENAC/DR/MS, os serviços de manutenção corretiva sejam suspensos, os prazos acima também o serão, sendo retomados quando da autorização para continuação dos serviços.

14.9.4 A Licitante disponibilizará os recursos logísticos necessários à manutenção corretiva, tais como: veículos, telefones celulares, ferramentas e etc.

14.10 A Licitante disponibilizará um Analista de Suporte Compartilhado que ficará à disposição para o Projeto Sinergia sempre que necessário.

! *

15.1 Todos os requisitos e condições constantes deste Anexo revestem-se de caráter obrigatório, devendo os participantes atendê-los integralmente.

15.2 Os valores dos custos de instalação de equipamentos de comunicação, serviços e softwares, caso necessário, deverão estar inclusos nos preços cotados no Anexo 4. 15.3 Os preços unitários cotados no Anexo 4 - Tabela de Preços, deverão ser fornecidos

numa base mensal.

15.4 O preço total da proposta (Anexo 4 - Tabela de Preços) é o somatório de todos os preços totais dos serviços, considerando-se as respectivas quantidades para um período de 12 meses.

(28)

" +

16.1 Instalação

16.1.1 Os prazos para implantação, teste e início da prestação dos serviços, a partir da solicitação formal por parte do SENAC/DR/MS, deverá estar de acordo com o informado no anexo 4 cronograma de instalação:

16.2 Duração do contrato

16.2.1 O contrato será celebrado pelo período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos desde de que não ultrapasse a 60(sessenta) meses.

(29)
(30)

! " # $

Cod Descrição do serviço <<<<

BDM Banco de Dados – Mira 1

BDX Banco de Dados - MxM Manager 1

AM Aplicação do Middleware - Mira 2

TS Terminal Service - MxM Manager 2

sw Switch CISCO 500 Series 1

WEB Servidor WEBSERVER 1

HARDWARE BDM BDX AM TS WEB*

2 Processadores de 3,06 GHz X X

1 Processadores de 3,06 GHz X X X

Memória RAM de 4 GB 400 Mhz PC2-3200 DDR2 X X X

Memória RAM de 8 GB 400 Mhz PC2-3200 DDR2 X X

2 Discos rígidos SATA de 120 GB - RAID 1 HOTSWAP X X X

1 Disco rígido de 120 GB

2 Discos rígidos de 120 GB SCSI - RAID 1 HOTSWAP X X

Placa Mãe do fabricante X X X X X

Arquitetura de Barramento 4 SLOTS PCI X X X X X

Cachê L2 de 2 MB FSB 800 MHZ X X X X X

Controladora RAID X X X X X

Placa de vídeo integrada X X X X X

Drive 3 ½ - 1.44 Mb X X X X X

Unidade de DVD/CD-ROM X X X X X

Hotswap/ alimentação - Redundante e Refrigeração X X X X X

Controladores USB 2.0 Mínimo de 4 portas X X X X X

Gabinete Rack 2 U X X X X X

Fonte de alimentação dupla Hotswap X X X X X

Placa de rede Integrada 10/100/1000 Gb DUAL X X X X X

2 Portas Seriais RS 232-C X X X X X

1 Porta Paralela Padrão Centronics X X X X X

Garantia de 3 anos e reposição em 8 horas X X X X X

SOFTWARE (Fornecido Pelo Senac) BDM BDX AM TS WEB

Sistema Operacional Windows 2003 Server Edition X X X X

145 Cals do Terminal Server X

Banco de dados Oracle X

Banco de dados SQL Server 2000 licença para a quantidade de acessos simultâneos X

(31)

( 6 7 8 ( ( ( 9 ( * 0 - , : ; + 3 % ! & $ ! " # $ $ % " !$ & " " & $ ' & ! ( % ! ! ) *

O modelo de acesso as aplicações no Datacenter deverá obedecer aos seguintes padrões alternativos:

3.1.1- Terminal Services do Windows - Modelo de acesso de aplicações Windows ferramenta da própria Microsoft (Modelo inicial).

3.1.2- VPN – Virtual private network – estabelece um túnel entre a rede do SENAC REGIONAL com os servidores do Data Center. Deverá ser efetivado com ambiente opensource com protocolos padrão de indústria como IPSEC (Recomendado) ou PPTP. Este modelo serve para mapear redes, precisa ser testado para validar a sua utilidade.

3.1.3- Terminal Services do Windows com ferramentas acessórias (Cytrix, Tarantella e outras tecnologias) que se aplicam para aperfeiçoar banda e controlar acessos entre outras facilidades

Caso haja a necessidade da contratação de ferramentas acessórias, o sua aquisição será por conta do Senac.

Sinalizamos que a contratação da ferramenta acessória ocorra somente depois de mapeado o perfil de uso dos regionais com o objetivo de preservar o investimento a ser feito pelo SENAC.

' ! # & ( )

+ , !' - ! $

- ! ! . & $ &- $ & /

! # $ 0 $ $ 1 ! $ !

+ 2 " 3 - ! $ $

(32)

6 7 %

6 7 %

6 7 %

6 7 %

8 9

:

7

&

; 7

8 9

:

7

&

; 7

8 9

:

7

&

; 7

8 9

:

7

&

; 7

& 7

7 < &

:

=

8 ; > 7

& 7

& 7

7 < &

7 < &

:

:

=

=

8 ; > 7

8 ; > 7

(33)

? ( ( @ * 0 %, A !$

8 9

:

7

7

&

; 7

8 9

:

7

7

&

; 7

8 9

:

7

7

&

; 7

8 9

:

7

7

&

; 7

= : == ::

= : & =; > 7& =; > 7& =; > 7& =; > 7 BBBB 8 7 &8 7 &8 7 &8 7 &

= 8 ; > 7 = 8 ; > 7 = 8 ; > 7 = 8 ; > 7 B 8 7 & B 8 7 & B 8 7 & B 8 7 & : 8 :: 88 : 8 + C ( * ( D ( , * ( D ( , * ( D ( , * ( D ( , ! ( ( E = !: 5 ( - ( ( E = + : 5 ( % F 5 ( *! ( ( G F 5 ( , : @ ( ( 0 = +! 0 = +! 0 = +! 0 = +! 7 8 77 88 7 8 & ; 7 < 8 7 8 & ; 7 < 8 7 8 & ; 7 < 8 7 8

& ; 7 < 8 7 8 H =H =H =H = 8 ; > 7 I8 ; > 7 I8 ; > 7 I8 ; > 7 I & 7 ' & 7 ' & 7 ' & 7 ' 7777 : =< &: =< &: =< &: =< & ; > 7 IIII *+! 0 B; > 7; > 7; > 7 *+! 0 B*+! 0 B*+! 0 B 8 7 & :8 7 & :8 7 & :8 7 & : 8 ,8 ,8 ,8 ,

7 5 ( )

7 5 ( )

7 5 ( )

7 5 ( )

7 ( ( - % ( @ ( ( J ( ( @ K ( ( K @ 4 5 ( * ( ( L ( F 5 ,

& 7

7 < &

:

& 7

7 < &

:

& 7

7 < &

:

& 7

7 < &

:

: =< &

: =< &

: =< &

: =< &

; > 7

; > 7

; > 7

; > 7

Marco : Data do ( K ( @

1 Projeto Internet Data Center SENAC DN 45 dias

2 Assinatura do Contrato 1 dia

3

Criação do ambiente de contingência (Documentação , Planejamento da

Migração,ajustes,testes,disponibilização para produção) 20 dias

4 Apresentação do projeto de Migração 10 dias

5 Migração para o novo ambiente 14 dias

( ( ( 8 ( @ K ( ( E ( @ (

( ( ( 8 ( @ K ( ( E ( @ (

( ( ( 8 ( @ K ( ( E ( @ (

(34)
(35)

!" #$

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Departamento Nacional

% & ' ( ! " # $ % &&&&& &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&& '(() ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))) * "+ , % % & *+ '( *+ - .// (01'(() 2 3 -4 5 2 $ % &&&&& &&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&& '(() ))))))))))))))))))))))))))))))))))))))) * "+ , ,- &. *+ / 0 1 2 3 2 2 4 2 1 2 0 2 " 5

Referências

Documentos relacionados

Para essa autora, a Mulher- Maravilha tinha um projeto: inspirar meninas a terem autoconfiança para conquistarem posições especialmente entre as profissões monopolizadas

5.4.1 Apresentação de, no mínimo, 02 (DOIS) atestado de capacidade técnica (cuja data de emissão não será levada em consideração para efeitos de sua validade), impresso

AUTO MATERIAL - PEÇAS PARA AUTOMÓVEL, LDA MAQUIMENTA COMÉRCIO DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS, LDA - IMPORTAÇÃO, EXPORTAÇÃO, AUTO PARQUE DE LAMEGO - AUTOMÓVEIS,. UNIPESSOAL,

Pouco mais da metade (54%) tem nível de escolaridade elevado - superior/ pós-graduação; 54% possui renda familiar de até 5 salários mínimos e 43% têm renda superior a este

Nesse sentido, a proposta deste artigo é discutir as concepções de professores de Matemática sobre esse tema a partir das orientações de Thompson (1992, p.130,

O Comitê Técnico Setorial é composto por profissionais internos e externos ao SENAI, que possam contribuir com suas experiências profissionais, formação e visão de futuro, sendo

As discussões sobre racismo estrutural também foram importantes durante o movimento secundarista, tendo em vista que muitos meninos negros também passaram por um processo

Durante os meses de verão de 1964, férias escolares nos Estados Unidos, um grupo de mais de cem estudantes voluntários pelos direitos civis do norte do país, brancos e