• Nenhum resultado encontrado

MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS 2015"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

I.

OBRAS

I.1.

1.1. ORIENTAÇÃO PARA INÍCIO DAS OBRAS

I.1.1

Documentos necessários

Para o início da obra será necessária a apresentação ao Departamento Técnico, dos seguintes documentos que devem permanecer na obra durante sua construção:

 Cópia da Planta Aprovada pela Prefeitura Municipal;  Cópia do Alvará de Execução de Obras;

 Cópia das ARTs devidamente recolhidas;

 Projeto do Canteiro de Obras (esquemático) em 01 folha (A4);

O responsável técnico e o empreiteiro da obra deverão ter conhecimento das cláusulas existentes no Regulamento do Loteamento. (Anexo B). Disponível para download no site www.alphavillegravatai.com/projetos

I.1.2

Autorizações e Cadastramento

Para o acesso dos profissionais e execução de serviços como Levantamento Planialtimétrico Sondagem e terraplenagem se faz necessário encaminhar uma autorização por escrito, assinada pelo proprietário ou responsável pela obra ao Departamento Técnico, o que poderá se dar através do fone / fax (51) 3497-5757 ou 8416-9528; e-mail seguranca@alphavillegravatai.com

Todos os funcionários permanentes deverão ser cadastrados junto ao Departamento Técnico e Guarita de Acesso. O proprietário poderá nomear o Responsável Técnico da Obra como seu representante para cadastramento de funcionários e liberação de acesso das empresas prestadoras de serviço– ANEXO 06

(juntamente com documentação de identidade). Esta ficha cadastral deverá ser assinada pelo proprietário

ou responsável pela obra, atualizando cadastros. Inclusão de novos funcionários ou dispensa avisar o Dep. Técnico e Guarita de Acesso com pelo menos 24h de antecedência.

Todos os funcionários de obras devem apresentar ATESTADO DE BONS ANTECEDENTES, CÓPIA COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA e CÓPIA DO RG ou CNH junto com a ficha cadastral.

I.1.3

Ligações de Água, Esgoto e Energia Elétrica:

(RGE 0800.970.0900) (CORSAN 3431.2222 | 3488.5358) RGE = Av. Dorival de Oliveira, 741. Centro, Gravataí. 3484.8395

| CORSAN =Rua Benjamin Constant, 370 - Passo das Pedras - Gravataí / RS O abrigo de medidores de água e energia deve ser providenciado assim que houver a liberação da obra e obedecendo aos padrões do loteamento – ANEXO 04.

As solicitações de ligação de água, esgoto e energia elétrica deverão ser realizadas diretamente com as concessionárias municipais. *Corsan: Solicitar vistoria por telefone previamente;

LIGAÇÕES ELÉTRICAS (EMENDAS) DEVEM ESTAR PROTEGIDAS POR ELETRODUTO.

Quando houver a necessidade de execução de faixa de servidão de águas pluviais o proprietário interessado deverá solicitar autorização por escrito ao proprietário cedente e executar os pontos de inspeção antes da ligação à rede pública.

Quadras que usarão passagem de servidão deverão apresentar Projeto Hidráulico térreo para ligações de esgoto e pluvial. Ver ANEXO 02. Caixas de Inspeção independentes.

(2)

MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS

2015

I.1.4

Fechamento do Canteiro de Obras

Assim que a obra for iniciada, deverá ser providenciado o fechamento total do lote com tapume nos padrões da Associação (vide Regulamento Interno de Obras). Caso haja a previsão de construção de muros em projeto, os mesmos poderão ser construídos substituindo o tapume, devendo ser revestidos e rebocados.

O início da construção somente poderá se dar após o completo fechamento do canteiro de obras.

Os tapumes, conforme padronizações deverão ser:

A) material: Chapas OSB madeira (mín 8mm) ou Tapume Ecologico

DICA: Material pré-fabricado Ecológico (ver modelo ASSOCIAÇÃO);

B) cor: verde escuro /musgo; Modelos:

SUVINIL Pisos – Verde (Quadras) P051 / RENNER Pisos – Verde (Quadras-7108)

C) altura mínima de 2,00m e máxima de 2,50m;

D) Qualquer material que não seja o OSB deve ser pintado; E) Não é permitido o reaproveitamento de tapumes;

No tapume frontal, deverão ser fixadas placas contendo o nome de autor do projeto e responsável técnico, CREA e endereço da obra, além dos dados exigidos pela municipalidade. Os padrões das placas estão determinados pelo Regulamento do Loteamento, no item 74.11, alínea d. (Max. 1m²)

Os tapumes devem ser mantidos em bom estado de conservação durante o andamento da obra. Não é permitida a personalização de tapumes através de pintura como forma de propaganda. Caso a manutenção não seja realizada será aplicada multa.

Deverá ser depositada pedra brita na área de acesso de veículos, de modo a manter a rua pública sempre limpa ou já prever base de concreto leve para evitar sujeira nas ruas. Instalar portões provisórios para entrada de veículos e pedestres, mantendo-o fechados e cadeados.

O barracão contendo depósito de ferramentas e sanitários devem ser locados no alinhamento frontal do lote para seu interior deixando livre o passeio, com único acesso sem abertura voltada para vias públicas.

Pode ser executado em madeira ou container de metal e deverão ser mantidos sempre limpos e pintados. É de responsabilidade do PROPRIETÁRIO / RESPONSÁVEL DA OBRA os equipamentos e/ou materiais usados na construção ou deixados no canteiro de obras.

O PROPRIETÁRIO responderá financeiramente, pelos danos e prejuízos que pessoalmente, seus dependentes, entregas para obra, funcionários, visitantes e prepostos venham a causar em qualquer área comum do Empreendimento. A administração, a seu critério, poderá promover os reparos ou substituições necessárias à restauração do bem danificado, repassando ao condômino responsável, os custos correspondentes, juntamente com a cobrança da taxa de condomínio.

I.1.5

Acompanhamento das Obras

Quando o gabarito de obra estiver locado, o responsável (proprietário ou engenheiro) deverá comunicar o Departamento Técnico para a realização de vistoria. A EDÍCULA não pode ser construída antes do início da edificação principal.

Durante o andamento das obras as vistorias serão realizadas periodicamente pelo Departamento Técnico ou poderão ser solicitadas pelo responsável da obra ou proprietário, quando necessário.

A faixa de RECUO FRONTAL deve manter a TOPOGRAFIA ORIGINAL nas divisas laterais. Caminhões de Serviço e Caminhões Betoneira deverão atender a obra somente pela frente do lote.

É de responsabilidade do PROPRIETÁRIO / RESPONSÁVEL DA OBRA qualquer e/ou eventual sujeira causada pela entrega de materiais (tipo areia, brita, etc.) nas vias públicas que devem ser limpas diariamente. É expressamente proibida a entrada de carros e caminhões em Lote vizinho.

(3)

I.1.6

Obras (SEG

– SEX: 7h às 18h30min)

Somente é permitido o trabalho em OBRAS no LOTEAMENTO, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 18h30min (horário de verão das 7h00 ás 19h00). Não é permitido qualquer tipo de trabalho aos sábados, domingos e dias considerados por lei, como feriado municipal, estadual ou federal.

Para que as ruas possam ser limpas até às 18h30, nas SEXTAS-FEIRAS entrada de caminhões somente até às 16h (entrada de caminhões com materiais pesados-areia-terra, etc)

Todos os serviços que provoquem ruídos somente poderão ser iniciados após as 8h00; Preservar silêncio entre as 12h00 e 13h00. (Horário de Almoço).

O responsável técnico deverá atentar-se ás NRs – Normas Regulamentadoras de Segurança e Higiene do Trabalho. Toda obra deve estar livre de entulhos, água empoçada, lixo e mato cortado.

Os materiais e equipamentos de construção só poderão ser armazenados no lote da obra ou lote de apoio, sendo proibida sua colocação no passeio, vias públicas, jardins ou área de lazer.

Fora da obra deverá ser mantida a mais completa limpeza, ficando, em conseqüência, vedada a limpeza de equipamentos de qualquer natureza, inclusive caminhões betoneira dentro do empreendimento e nas adjacências. Não será permitida qualquer queima que possa causar poluição ambiental.

É necessário o corte da grama em frente ao lote com obra (calçada).

É terminantemente proibido o preparo de concreto e ou argamassas no passeio, vias públicas, jardins ou áreas de lazer.

I.1.7

Outras considerações

As guias não poderão ser danificadas e, para facilitar o acesso de veículos à obra, poderá ser colocada uma

ripa de madeira em frente ao portão, junto à guia. Nos períodos de chuvas está proibido o acesso de caminhão (concreto, materiais diversos) por cima dos passeios.

A descarga de materiais (pedra, areia e terra) deve ser feita no interior do lote, cercados em caixotes, evitando que se espalhem pelo canteiro e venham a atingir vias públicas; Não pode ser depositados materiais entre o passeio e guias.

A caçamba para retirada de entulhos deverá ser assentada na rua junto ao meio fio e sobre madeirite para

evitar que danifique o asfalto durante a sua colocação ou retirada. Em hipótese alguma será autorizada a colocação das caçambas em passeios públicos, nas esquinas ou em locais de difícil visualização. As caçambas devem estar em bom estado de conservação, pintadas e sinalizadas com tarja fosforescente na cor amarela de 20 cm de largura em toda a sua extensão. Durante o transporte, as caçambas deverão ter a sua capacidade de armazenamento respeitada e deverão estar cobertas com lona, evitando a queda de materiais e detritos.

Respeitar o limite de velocidade e demais regras no interior do empreendimento. É expressamente proibida a retirada dos marcos de lote.

* PARA CONSTRUÇÕES COM RESIDÊNCIAS EM LOTES CONFRONTANTES É NECESSÁRIA A COLOCAÇÃO DE TELA DE PROTEÇÃO DE 8m DE ALTURA PARA NÃO CAUSAR SUJEIRA AS RESIDÊNCIAS VIZINHAS;

(4)

MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS

2015

II.

ANEXOS

II.1.

ANEXO 01 – PASSEIO PÚBLICO PADRÃO DA ASSOCIAÇÃO

O passeio deverá ter a inclinação do alinhamento do lote para o meio-fio de 2% a 3%. PADRÃO COR CINZA.

O material a ser utilizado na faixa de piso pavimentada do passeio deverá ser comunicado para a

Associação AlphaVille Gravataí.

PADRÕES DEFINIDO PELA ASSOCIAÇÃO: (BASALTO ou BLOCO CONCRETO);

(5)

II.1.

ANEXO 02 – CAIXAS DE INSPEÇÃO, ANTES DE LIGAR A REDE PÚBLICA

fig.2

Corte

Obs.: Prever espaçamento entre canos Ø 50mm.

II.1.

ANEXO 02a – LIGAÇÃO HIDRÁULICA (ESGOTO E PLUVIAL)

Fase 1 = F1, U1, T1 Fase 2 = N2, O2, P2, Q2

(6)

MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS

2015

(7)

II.3.

ANEXO 04 – ABRIGO DE MEDIDORES

SITUAÇÃO 01:

Poste Público localizado do lado oposto da Rua.

PROTEÇÃO ELETRODUTO

Observação: A caixa para o medidor vai variar em função da categoria do atendimento, definida em

função da necessidade de cada projeto – Ver Normas RIC/RGE. Portanto, o comprimento do medidor poderá variar, não excedendo, no entanto, a dimensão máxima de 1,35m definida neste padrão.

SITUAÇÃO 02:

Poste Público localizado na mesma quadra do Lote. A entrada de energia poderá ser subterrânea.

Observar altura da Caixa de Inspeção sobre o solo para não ocorrer infiltrações na mesma.

1,35 cm

1,35 cm

(8)

MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS

2015

(9)

Obs.: Estar atento a NBR-5419/2005 ABNT, norma esta que orienta as instalações de sistemas de pára-raios para proteção das casas. (sistema de captação, sistema de descidas, sistema de aterramento, estruturas metálicas que devem ser interligadas aos sistemas de pára-raios)

Obs.: Caixas de Passagem Subterrâneas devem estar atentas as Normas da Concessionária local RIC-RGE, norma esta que orienta as instalações de energia e proteção das casas.

LEVANTAMENTOS PLANIALTIMÉTRICOS, SONDAGENS e FUNDAÇÕES

Item 146 (Reg. Anexo B). São de responsabilidade do ASSOCIADO os serviços de levantamento

planialtimétrico e sondagem do LOTE, bem como projeto estrutural (Fundações), eximindo a

VENDEDORA, a ALPHAVILLE ou a ASSOCIAÇÃO de responsabilidade sobre quaisquer danos que

venham a ocorrer à sua edificação e seus vizinhos em decorrência de problemas de estabilidade

construtiva.

Cabe salientar que grande parte do Loteamento possui aterro, portanto, estudos de solo são

fundamentais;

(10)

MANUAL TÉCNICO DE ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS E OBRAS

2015

II.4.

ANEXO 05 - MUROS DE ARRIMO JUNTO AO MURO DE FECHAMENTO DO

EMPREENDIMENTO – SITUAÇÕES SUGESTIVAS PARA PROJETOS COM CAIMENTO



















2. 00 3. 30 0.50  Muro chanfro máx. 45 Perfil na tural do terreno Perfil na tural do terreno Muro de Fechamento Muro de Fechamento do Loteamento 2.00 2.00 Talude  Canaleta i máx = b:h = 1,5:1 1.50 0.50 Muro de Fechamento do Loteamento





2.00  H m áxi m a M uro de arr im o Canaleta 3. 30 2. 00 1. 50 M u ro d e d ivi sa H m á xi ma Patamar Aterro 2. 00 M uro de di vi sa H m áxi m a Aterro Patamar 2. 00



















(11)

III.

INSPEÇÃO E INTERRUPÇÃO DE OBRA

A ASSOCIAÇÃO poderá realizar inspeções em qualquer OBRA em andamento ou paralisada do LOTEAMENTO, sempre que entender necessário e sem necessidade de comunicação prévia, visando o cumprimento das obrigações contratuais e do REGULAMENTO.

Caso a OBRA seja interrompida por um prazo superior a 120 (cento e vinte) dias corridos, o ASSOCIADO deverá providenciar a retirada de todos os materiais e lixo existente no LOTE:

* ver capítulo V.10 e V.11 INSPEÇÃO E INTERRUPÇÃO DE OBRA. (livro de regulamento)

A obra que desrespeitar o Regulamento e permanecer com o tapume Aberto/Caído/Buracos ao final do expediente será MULTADA e BLOQUEADA; Terá ainda seus funcionários bloqueados para acesso; A liberação somente será permitida APÓS apresentação do MESTRE DE OBRAS/RESPONSÁVEL na Associação AlphaVille Gravataí a partir das 8h para sanar a irregularidade.

* TODAS AS OBRAS DEVERÃO ATENDER AS NORMAS DE SEGURANÇA: (sujeito a vistoria) Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de Proteção Coletiva (EPC);

IV.

INFRAÇÕES

Deverá ser respeitado o limite máximo de velocidade (30km/h) no empreendimento, sob pena de multa e proibição de entrada do veículo no interior do residencial.

A infração às disposições do REGULAMENTO acarretará a pena de MULTA, sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis, inclusive a demolição da OBRA irregular.

Desrespeito aos funcionários da ASSOCIAÇÃO e terceiros serão consideradas infrações graves, permitindo a ASSOCIAÇÃO inclusive impedir o acesso dos infratores.

As MULTAS serão aplicadas pela ASSOCIAÇÃO, levando-se em conta o tipo de infração, conforme previstas em cada item específico do REGULAMENTO.

* ver capítulo VI INFRAÇÕES. (livro de regulamento)

V.

HABITE-SE

Ao término da OBRA, o ASSOCIADO deverá solicitar à ASSOCIAÇÃO, a carta de liberação, para que possa, posteriormente, requerer a expedição do “HABITE-SE” à PREFEITURA. A CARTA DE LIBERAÇÃO somente será concedida pela ASSOCIAÇÃO depois de verificados:

a) O integral cumprimento de todas as disposições previstas neste REGULAMENTO;

b) A remoção e limpeza de todos os restos de materiais, detritos e lixo da OBRA existentes no LOTE ou no LOTE DE APOIO;

c) A reconstituição do LOTE DE APOIO aos padrões do LOTEAMENTO; (Quando houver) d) O pagamento de todas as MULTAS que porventura tenham sido aplicadas.

Deverá ser obtido o HABITE-SE pela PREFEITURA (prazo: +- 20 dias) antes de ocupar a edificação; O ASSOCIADO deverá apresentá-lo à ASSOCIAÇÃO para confrontação dos dados do “HABITE-SE” obtido com os da CARTA DE HABITAÇÃO anteriormente expedida.

A ocupação da edificação somente poderá ocorrer após a obtenção do “HABITE-SE” e respectiva aceitação pela ASSOCIAÇÃO, precedida de comunicação com 05 (cinco) dias de antecedência da data prevista para a ocupação.

(12)
(13)

QUALQUER ALTERAÇÃO NO PROJETO ORIGINAL (ACRÉSCIMO DE ÁREAS, PISCINAS,

PERGOLADOS, PAISAGISMO, PISOS EXTERIOR, ETC.) DEVEM SER PREVIAMENTE

COMUNICADOS À ASSOCIAÇÃO;

(14)

Referências

Documentos relacionados

Comparando-se a freqüência absoluta do total das diferentes espécies fúngicas isoladas nas diferentes estações do ano na floresta ripária em Roca Sales (Tabela 12), pode-se

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

DISTRIBUÍDOS NO SEGUINTE FORMATO: 85% da tiragem para os revendedores de material de construção , entre lojistas, atacadistas e distribuidores em todo território nacional; Lojas

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente